PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
salvador_guru Escreveu:Docinhotrader não achas mais provável essa retração apenas se der apos Maio?
Olá, desculpa só responder agora,fica difícil falar no timing desse acontecimento,por enquanto no curto prazo (gráfico horário) existe uma pausa nas compras, mas sem entrada efectiva ainda na tendência de venda nos indicadores,embora o adx esteja já a pressionar nesse sentido

"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
O PSI em termos técnicos apresenta neste momento indicadores em estado elevado e sobrecomprado e pouco habituais no mesmo em termos técnicos, conforme visível no gráfico anexo.
Para já leva 2 velas vermelhas de correcção, não ultrapassando para já a zona dos 5000, mas fruto de subidas súbitas e elevadas subiu dos 4600 até 5000 sem respirar ( com ajuda euforia OPA EDPR) , e poderá ter espaço para em termos técnicos continuar a correção.
A ultrapassagem em subida da zona dos 5000 invalidaria este cenário embora eu considere pouco provável neste momento .
Temos RSI em uns pouco habituais 74.58 e MACD também em máximos .
O expectável será que brevemente alivie estes indicadores técnicos e o extremo estado de sobrecompra .
Como em termos dos pesos pesados alguns apresentam fundamentais fortes e neste momento vistos como atrativos pelo mercado , como GALP, EDP e JMT , penso que para baixar estes elevadíssimos níveis técnicos , teria de existir alguma correção por parte dos índices internacionais, que para já também se estão a aguentar num patamar elevado, embora em níveis técnicos muito inferiores .
PSI RSI = 74.58 e MACD em máximos
SP500 RSI = 52 e MACD próximos mínimos
DAX RSI= 65 e MACD ainda não muito elevado
Até ao adágio " SELL in MAY" e com época de dividendos , pode ser que índices se consigam aguentar a flutuar neste níveis .
Para já leva 2 velas vermelhas de correcção, não ultrapassando para já a zona dos 5000, mas fruto de subidas súbitas e elevadas subiu dos 4600 até 5000 sem respirar ( com ajuda euforia OPA EDPR) , e poderá ter espaço para em termos técnicos continuar a correção.
A ultrapassagem em subida da zona dos 5000 invalidaria este cenário embora eu considere pouco provável neste momento .
Temos RSI em uns pouco habituais 74.58 e MACD também em máximos .
O expectável será que brevemente alivie estes indicadores técnicos e o extremo estado de sobrecompra .
Como em termos dos pesos pesados alguns apresentam fundamentais fortes e neste momento vistos como atrativos pelo mercado , como GALP, EDP e JMT , penso que para baixar estes elevadíssimos níveis técnicos , teria de existir alguma correção por parte dos índices internacionais, que para já também se estão a aguentar num patamar elevado, embora em níveis técnicos muito inferiores .
PSI RSI = 74.58 e MACD em máximos
SP500 RSI = 52 e MACD próximos mínimos
DAX RSI= 65 e MACD ainda não muito elevado
Até ao adágio " SELL in MAY" e com época de dividendos , pode ser que índices se consigam aguentar a flutuar neste níveis .
- Anexos
-
- PSI GRAFICO 2017 ABRIL.PNG (48.13 KiB) Visualizado 8920 vezes
- Registado: 4/3/2008 9:17
Àlvaro Escreveu:JohnyRobaz, fará sentido ver um duplo topo no DAX e estar optimista no PSI? Um duplo topo?!
É assim, na minha opinião, o duplo topo não está sequer confirmado ainda, e como o rsacramento frisou, tem 2 anos e possivelmente nem tem validade técnica. Para além disso, só seria activado por definição com o preço a passar dos 8700 para baixo, o que ainda está a milhas. A única coisa que vimos hoje foi o DAX a não furar o máximo histórico à primeira mas pode fazê-lo mais dia menos dia, pois o clima económico na Europa parece favorável (mas admito que isto a mim não me diz nada). Ou seja, o melhor a fazer é esperar para ver o que dá, não creio que o dia de hoje no DAX tenha condenado o futuro do PSI.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Àlvaro Escreveu:JohnyRobaz, fará sentido ver um duplo topo no DAX e estar optimista no PSI? Um duplo topo?!
do meu ponto de vista um duplo topo com mais de 2 anos (!) de formação não é razoável de todo
JohnyRobaz, fará sentido ver um duplo topo no DAX e estar optimista no PSI? Um duplo topo?!
- Registado: 31/5/2014 23:07
Espirraram nos EUA. Já vem aí a tal retração, que a meu ver até é positiva neste momento, para ganhar novo folgo. Podia ficar a marinar uns dias aqui pela zona dos 4970-5000.
- Registado: 11/1/2012 17:40
Não sei, não sou vidente. Vou vendo o que os gráficos me vão dizendo. Neste momento o DAX está a rejeitar esse máximo histórico, e se fechar assim um dia é um sinal de alguma fraqueza, podendo fazer um duplo topo. Quanto ao PSI, vejo sinais positivos nos gráficos.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
E axas que vai fazer maximos 2-3 anos que será o normal num bull do psi?
.
.
.
É preciso viver..nao apenas existir.
- Registado: 19/2/2007 10:01
luislobs Escreveu:Para mim a questao é simplesmente se o psi consegue ficar bull e por quanto tempo se os mercados internacionais começarem a respirar deste longo bull.
Desde 2000 que acompanho os mercados nunca vi o psi em contraciclo
Porque haverão de respirar? Vamos ver se o DAX faz máximos históricos ou se faz duplo topo. A resposta estará aí, na MMO.
Para mim a questao é simplesmente se o psi consegue ficar bull e por quanto tempo se os mercados internacionais começarem a respirar deste longo bull.

.
Docinhotrader não achas mais provável essa retração apenas se der apos Maio?
- Registado: 31/3/2017 13:26
É com alegria que venho a este tópico para indicar que a meu ver demos o pontapé de saída para bull market como já referido á uns meses atrás
Contudo é provável que haja uma retração á zona do gap dos 4700pts mas que a meu ver não deverá comprometer o caminho ascendente de médio e longo prazo,a ver vamos...
O gráfico semanal ficou completamente agulhado na compra tanto no Adx como nas MMs, trix a descolar do eixo 0 no sentido ascendente.
O gráfico diário igualmente na mesma situação e desta forma as posições em relação a este mercado são de compra e não de venda e qq descida deverá será encarada como oportunidade para comprar
Aproveitem pois o psi 20 poderá subir muito mais que outros índices e descer menos nas alturas de correçao como diz e bem o colega perseu.
Bons negócios a todos.

Contudo é provável que haja uma retração á zona do gap dos 4700pts mas que a meu ver não deverá comprometer o caminho ascendente de médio e longo prazo,a ver vamos...
O gráfico semanal ficou completamente agulhado na compra tanto no Adx como nas MMs, trix a descolar do eixo 0 no sentido ascendente.
O gráfico diário igualmente na mesma situação e desta forma as posições em relação a este mercado são de compra e não de venda e qq descida deverá será encarada como oportunidade para comprar

Aproveitem pois o psi 20 poderá subir muito mais que outros índices e descer menos nas alturas de correçao como diz e bem o colega perseu.
Bons negócios a todos.
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
A "Força" está com o Sul da Europa
Se está ao sol, é que está a bronzear-se. E se está calor e a ficar de tez escura, está a vestir a pele de Touro!
Há alguns anos que não se comparava favoravelmente o gráfico trimestral do Psi20 com o S&P500, mas é o que agora acontece. A "Força" (relativa) está com o Psi20 - rompendo os 4750, a RF nos 5100 aproxima-se do target potencial nos 5600 - e nos movimentos de curto prazo, pode subir mais que o S&P500 e cair menos que aquele. Claro que todos os índices de referência seguem, em graús diferentes, a performance de médio/longo prazo do S&P500 (pai de todos os índices).
O Psi e o Mib (Itália) são "followers" do Ibex35, e os 3 índices a 3 meses estão a overperformar o S&P500 (primeiro gráfico) - gap médio do Sul da Europa de 130% de valorização face ao S&P500 a 10 anos.
razões do Sul: Banca (limpeza a 3/4), controlo sobre défice orçamental, suavização das tensões Macro, crescimento do PIB, exportações, liquidez em máximos de 9 anos/nova expansão do crédito imobiliário. The great rotation (switch moderado mas contínuo das obrigações para ações)
sectores do Sul: pró-cíclicas no geral, Banca, Seguros, Distribuição, tecnológicas, Construção, e muito do resto por arrasto (Automóvel, Industria transformadora, elétricas).
Atenção no curto/médio prazo no Sul - epifenómenos políticos internos+França/USA, "sell in may". Olhar para Espanha (Ibex) antes de olhar para Portugal (Psi)

Há alguns anos que não se comparava favoravelmente o gráfico trimestral do Psi20 com o S&P500, mas é o que agora acontece. A "Força" (relativa) está com o Psi20 - rompendo os 4750, a RF nos 5100 aproxima-se do target potencial nos 5600 - e nos movimentos de curto prazo, pode subir mais que o S&P500 e cair menos que aquele. Claro que todos os índices de referência seguem, em graús diferentes, a performance de médio/longo prazo do S&P500 (pai de todos os índices).
O Psi e o Mib (Itália) são "followers" do Ibex35, e os 3 índices a 3 meses estão a overperformar o S&P500 (primeiro gráfico) - gap médio do Sul da Europa de 130% de valorização face ao S&P500 a 10 anos.
razões do Sul: Banca (limpeza a 3/4), controlo sobre défice orçamental, suavização das tensões Macro, crescimento do PIB, exportações, liquidez em máximos de 9 anos/nova expansão do crédito imobiliário. The great rotation (switch moderado mas contínuo das obrigações para ações)
sectores do Sul: pró-cíclicas no geral, Banca, Seguros, Distribuição, tecnológicas, Construção, e muito do resto por arrasto (Automóvel, Industria transformadora, elétricas).
Atenção no curto/médio prazo no Sul - epifenómenos políticos internos+França/USA, "sell in may". Olhar para Espanha (Ibex) antes de olhar para Portugal (Psi)
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Serra Lapa Escreveu:Hoje fui à praia da Barra e imaginem quem vi...O Ulisses, o próprio, mas sem fato de urso...O nosso homem estava deitado ao sol (qual lagosta espanhola) de calções ...
também me falaram nisso!
que ele andou por lá enrolado com o urso Misha como croquetes ao sol

"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill
Hoje fui à praia da Barra e imaginem quem vi...O Ulisses, o próprio, mas sem fato de urso...O nosso homem estava deitado ao sol (qual lagosta espanhola) de calções ... 

Royal_Flush Escreveu:Celsius-reloaded Escreveu:Mais um belo dia![]()
Será que podemos tirar o facto de urso Ulisses?
![]()
de fato podemos tirar o facto
Era um trocadilho pah!

The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
(https://pt.investing.com/analysis/dados-económicos-em-portugal-continuam-a-surpreender-pela-positiva-200180729)
Fundamentos. As coisas começam a ficar mais risonhas.
Fundamentos. As coisas começam a ficar mais risonhas.
"Quem desdenha quer comprar"
De facto o fato ainda não esta fora do prazo de validade. 

- Registado: 17/12/2013 1:15
Celsius-reloaded Escreveu:Mais um belo dia![]()

de fato podemos tirar o facto

"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill
JohnyRobaz Escreveu::clap:
Bom gráfico!

“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Segunda publicarei um artigo sobre o tema 
Abraço,
Ulisses

Abraço,
Ulisses
Celsius-reloaded Escreveu:Mais um belo dia![]()
dava jeito porque já começa a ficar calor

A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
Mais um belo dia

The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
Em duas semanas o BCP subiu 30% (9,91 -> 12,91) no peso do índice ...
Cumprimentos e bons negócios
Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 54 visitantes