Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Amiais » 5/12/2012 11:19

Estava a tentar utilizar o mui útil site do TrustnetOffshore para construir um portfólio de análise, mas estranhamente metendo 500 euros num fundo à um ano diz-me que hoje teria cerca 100000 euros (claramente bug!), alguém mais tem/teve problema similar?
E já agora existe alguma maneira rápida e limpa de adicionar fundos a um portfólio sabendo o ISNI?

(eu sei que esta thread não é sobre aquele site, mas pode ser que mais alguém use/saiba).

Registado: 17/11/2011 18:37

por Amiais » 5/12/2012 11:09

E o que acham deste fundo?

BNY Mellon Emerg Mkts Dbt A USD

Desv.Padrão(3a.) 10.12 %
Rentabilidade média 16.44 %
Rácio de Sharpe -

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR05XMC

Comercializado no BIG.

Registado: 17/11/2011 18:37

por VirtuaGod » 4/12/2012 19:01

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por chico_laranja » 4/12/2012 15:37

Não

Vou fazer um reset a grande parte da carteira dela, que está alocada na área das bonds para separar o trigo do joio (obrigada VirtuaGod por este tópico estrondoso).

A carteira acima referida será equivalente a aprox 75% do total dela.

25% estão em fundos de acções, que mesmo não sendo estrondosos também não são muito maus atendendo aos valores padrão que se fala aqui de DP e RS.

Esses 25% estão partidos em 40% Pictet Security R EUR - LU0270905242
Desv.Padrão(3a.) 12.65 %
Rentabilidade média 15.90 %
Rácio de Sharpe 1.20
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000000LE

e 60% Pictet Water R EUR
Desv.Padrão(3a.) 10.46 %
Rentabilidade média 11.92 %
Rácio de Sharpe 1.07
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04K4A

Neste momento e segundo morningstar:

Security:
Ano 13.15
1 ano 16.01
3 anos anualiz. 16.23
5 anos anualiz. 4.60

Water:
Ano 11.27
1 ano 14.21
3 anos anualiz. 12.00
5 anos anualiz. 0.47
10 anos anualiz.6.43

Sei que são sectoriais e com forte pendor americano (Water - 44.2%, Security 61.4%) mas olhando para os indicadores com que aqui se avaliam fundos (Rácio Sharpe e Desvio Padrão) não me parecem muito maus dentro da oferta do Millenium em fundos de acções com subscrições pequenas: 1UP (na altura era lá que tinha os trocos). Rendibilidade > Desvio Padrão e RS > 1 :twisted:

Se há melhores? Certamente que sim. Mas para a minha Maria colocar o dinheiro todo num "banco virtual" faz-lhe confusão e para mim é positivo também não ter tudo no mesmo sítio mesmo que isso tenha alguma penalidade a nível de rendimentos (desde que não se entre em exageros).

Registado: 29/11/2007 2:37

por VirtuaGod » 4/12/2012 13:21

Sou sempre a favor da diversificação. Prefiro o 66+16.5+16.5.

Porque não 60+15+15+10 acões (eurizon/fidelity)? Uma vez que é para médio/longo prazo parece-me que 10% de acções faz sentido!!

Há assim tanta aversão a acções?
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Serrano » 4/12/2012 13:20

Penso que pode ter interesse para os leitores deste tópico:

http://www.expansion.com/encuentros/mig ... index.html

Registado: 4/11/2002 23:35

por chico_laranja » 4/12/2012 11:40

Uma pessoa tem sempre que estar bem alerta com esses marmelos dos bancos e suas taxas.

O problema é que já não posso ser considerado novo cliente :roll:

Para já não tenho tempo nem conhecimento para me aventurar nesse mundo embora esteja tentado desde que li o tópico do LTCM de cabo a rabo há coisa de 1 ano.

Aquilo também era bem educativo. Tenho que tentar arranjar ebooks sobre essa matéria e em vez de ver o Pocoyo com a miúda começar a ler algo para salvaguardar o futuro dela.

Vou avançar agora com uma carteira com as poupanças dela, talvez 66% PIMCO DI e 33% num desses 2 fundos especiais: Carmignac ou Invesco ou se possível partir isso em 2 e colocar uma parte ou no Eurizon ou no Fidelity (tenho que ver os mínimos de subscrição disso tudo pois não é assim tanto dinheiro como isso) :P

Carteira tipo:
66.6% PIMCO DI
16.5% Carmignac ou Invesco
16.5% Eurizon ou Fidelity

Ou
66.6% PIMCO DI
33.3% Carmignac ou Invesco

Que me dizem disto para carteira de longo prazo? Por qual das 2 opções devo avançar atendendo a que é uma carteira de longo prazo e que por isso aceita-se alguma volatilidade?

por majomo » 4/12/2012 0:35

fcpfc Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Aumentei o "cantinho da educação" com uma secção: "Biblioteca Financeira" como resposta ao pedido que eu colocasse a minha wishlist de livros. Infelizmente ainda nem li 90% daquilo mas pretendo. (pesquiso muito sobre livros por isso podem estar descansados que embora não tenha lido eles têm qualidade)

Alterei um pouco o TOP para acrescentar fundos mistos, onde entrou o carmignac e o Invesco.

Aproveito para informar que o Invesco é o 3º fundo misto mais subscrito da Europa este ano :wink:

P.S. Aceito opções/opiniões para a alteração do título "Livros de "leitura leve"" que não gosto. Obrigado!

Podes divulgar onde consegues ver que o Invesco foi o 3º fundo misto mais subscrito da Europa ?
Obrigado.

Para acrescentar que em 3 semanas e depois de um começo negativo, tenho uma valorização de 0,71% neste fundo.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por VirtuaGod » 3/12/2012 23:44

Treasury Scarcity to Grow as Fed Buys 90% of New Bonds

e o que é que acontece quando um bem é escasso? :mrgreen: :twisted:

Vamos a ver até quando eles conseguem manter estas tx. históricamente baixas nas Treasuries!!

por Midas » 3/12/2012 22:45

VirtuaGod Escreveu:(...)

Aproveito para informar que o Invesco é o 3º fundo misto mais subscrito da Europa este ano :wink:

(...)

Morningstar Escreveu:Bond Focus: Why do they Keep Coming?

Drilling deeper into the bond-fund realm, we note that risky bond funds were the most sought after in October. Topping the list were high-yield, corporate, and emerging-markets bond funds as well as flexible, go-anywhere vehicles investing across countries, credit quality, maturities, and issuers. This ongoing trend is mirrored by sizable outflows from EUR and GBP government-bond categories.

Investors stuck to well-established names, buying flagship funds offered by PIMCO, AllianceBernstein, M&G, AXA, and Templeton, several of which carry Gold and Silver Morningstar Analyst Ratings.

Title table 2: Top 10 and Bottom 5 Bond Funds

PIMCO GIS Total Return Bond Fund

AB American Income Portfolio

PIMCO GIS Global Investment Grade Credit

AXA IM FIIS US Short Duration Hi Yld

PIMCO GIS Diversified Income Fund

Allianz US High Yield

AB Global High Yield Portfolio

AXA WF US High Yield Bonds

Sterling Liquidity

Muzinich Short Duration High Yield

As High Yield e os EUA prevalecem...
Para além dos PIMCOs. :lol:

Para quem quiser aprofundar. 8-)
:arrow: Morningstar DirectSM Asset Flows Commentary: Europe

http://www.fundspeople.pt/system/media/ ... r_2012.pdf
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por VirtuaGod » 3/12/2012 20:31

Chico_laranja Escreveu:Isso é interessante mas estou a achar muita fruta :roll: :twisted:

Muita fruta?? Estás mal habituado ai tás tás...

O que o Ledisi diz é verdade!!

por Ledisi » 3/12/2012 19:57

Quantas vezes é preciso repetir :twisted:

Vai consultar o preçário e vês, para além de que estão com uma promoção que oferecem para novos clientes até 300€ em transações, o que dá para adquirir um portfolio diversificado de etfs sem custos.

Registado: 2/10/2009 10:36

por chico_laranja » 3/12/2012 19:41

:lol:

Então se tiver conta BTP posso comprar ETF's tendo apenas o custo de transação?

Só pago mesmo o custo da operação de ocmpra e depois o custo de operação de venda?

Isso é interessante mas estou a achar muita fruta :roll: :twisted:

por Ledisi » 3/12/2012 18:03

Chico_laranja Escreveu:Mas no BTP não pagas guarda de títulos mas paga-se uma mensalidade que deve ficar nos mesmos preços não?

Não há qualquer encargo adicional.

por VirtuaGod » 3/12/2012 17:31

Em forex nunca faria. Usaria opções :mrgreen:

É um peso muito grande na rentabilidade da carteira.

por Figueiraa1 » 3/12/2012 17:10

VirtuaGod Escreveu:A fidelity (que falei na página anterior) ou o serviço BTP do Best/Saxo não cobram "guarda de títulos". O que me impede, mais que as comissões/guarda de títulos é eu viver com euros. Sem o problema câmbial já estava muito provavelmente em ETFs (nem que fosse em BOND \:D/ )

Qual a razão porque não pôes a hipótese de fazer hedging da posição em forex?
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por chico_laranja » 3/12/2012 17:02

Mas no BTP não pagas guarda de títulos mas paga-se uma mensalidade que deve ficar nos mesmos preços não?

por VirtuaGod » 3/12/2012 14:34

A fidelity (que falei na página anterior) ou o serviço BTP do Best/Saxo não cobram "guarda de títulos". O que me impede, mais que as comissões/guarda de títulos é eu viver com euros. Sem o problema câmbial já estava muito provavelmente em ETFs (nem que fosse em BOND \:D/ )

por Ledisi » 3/12/2012 14:34

Se optares em PT pelo Best e usares para negociação a plataforma Best Trading Pro, não pagas custódia de títulos. Nos States há brokers que nem os custos de transação pagas em ETFs.

por chico_laranja » 3/12/2012 14:11

VG e demais.

Falamos muito de comissões dos ETFs e para mim a maior de todas e que impede muitos de nós de avançar por esse mundo é mesmo a comissão de custódia pois é fixa quer tenham 1 ETF de 12€ quer tenham milhares de € investidos em ETFs.

A minha questão é simples. Existe algum broker que não cobre comissões de guarda, mesmo que estrangeiro? Algum que apenas cobre, nem que cobre um pouco mais ou tenha menos oferta, pelas movimentações? Isso é que era de saber.

Preferia pagar 10€ por movimento, sabendo que iria fazer uns 3 a 5 movimentos num ano que pagar 15€/trimestre = 60€ano.

A história dos mesmos ETFs terem 50 nomes é, como disseram, um por gestora, tal como nos fundos é a mesma coisa.

Por fundos de Acções EUA existem milhentos fundos. Casas diferentes, subsecções diferentes (Small Caps, Big Caps, etc) e alguns também têm nomes diferentes por domiciliações diferentes e alguns países têm exigências diferentes e o fundo tem que ter um específico para o país.

Caso concreto: Pictet e os fundos -P, que são para investidores qualificados italianos e empregados da Pictet.

Código: Selecionar todos
Italy

In Italy, P shares of Pictet sicav are offered by the Pictet Group in its role of General Distributor only to the Pictet Group's employees and to "Qualified Investors" as defined by art. 100 of Legislative Decree no. 58/1998.
in Disclaimer do site da Pictet

Vou parar por aqui que isto já está grande :oops:[/i]

por VirtuaGod » 3/12/2012 12:00

por fcpfcp » 3/12/2012 11:45

VirtuaGod Escreveu:Aumentei o "cantinho da educação" com uma secção: "Biblioteca Financeira" como resposta ao pedido que eu colocasse a minha wishlist de livros. Infelizmente ainda nem li 90% daquilo mas pretendo. (pesquiso muito sobre livros por isso podem estar descansados que embora não tenha lido eles têm qualidade)

Alterei um pouco o TOP para acrescentar fundos mistos, onde entrou o carmignac e o Invesco.

P.S. Aceito opções/opiniões para a alteração do título "Livros de "leitura leve"" que não gosto. Obrigado!

Podes divulgar onde consegues ver que o Invesco foi o 3º fundo misto mais subscrito da Europa ?
Obrigado.

Registado: 27/9/2011 10:22

por VirtuaGod » 2/12/2012 23:50

Pequeníssima actualização da primeira página com uma secção de brochuras da CMVM no "Cantinho da educação" e uma brochura de "cuidados que o investidor deve ter" logo no início da página.

Acrescentei níveis de dificuldade no "cantinho da educação" :wink:

por Manushe » 2/12/2012 23:16

Rick Lusitano Escreveu:É impressão minha, que existe mais informação (e entusiasmo) nos ETF do que nos "mutual funds" (MF)? Dava para fazer outro tópico novo, só sobre ETFs.

Discordo/tenho igual entusiasmo/eu acho que ficam bem aqui, afinal são primos diretos :lol:

Rick Lusitano Escreveu:COMISSÕES:
Quando falam dos ETFs, aparece sempre o tema das comissões (compra, guarda de títulos, reforços, vendas) e despesas (do ETF).
Estas comissões "obrigam" a um montante mínimo de investimento na compra, elevado, para ser rentável, e os reforços terão de ser também elevados, para compensar retorno vs. comissões.

É o maior problema: a necessidade de se investir a maior quantia possível tentando maximizar o investimento com minimização de custos.
Nos fundos temos mais liberdade e podemos facilmente investir, sempre que pudermos, pequenas quantias. É uma questão de planificar de forma sensata as aplicações nuns e noutros.

Rick Lusitano Escreveu:MOEDA:
Sendo, grande parte dos ETFs, em USD, não irá trazer o risco cambial para a equacção? Sei que existe maneiras de evitar, mas irá trazer complexidade e custos?

Como são investimentos a longo prazo esse risco, segundo o que li, não será determinante e será "amaciado" (VG) ao longo do tempo e muitos dos ativos são europeus embora em USD.

Rick Lusitano Escreveu:CARACTERÍSTICAS:
Os ETFs podem ser de gestão activa ou passiva ("trackers"), não-alavancados ou alavancados em 2x ou 3x ("leveraged"), a apostar nas subidas (mercados em "bull") ou nas descidas (mercados em "bear").

Restrinjo-me aos "trackers": tudo o resto me parece demasiada engenharia que a prudência não aconselha a leigos e não só.

Rick Lusitano Escreveu:Poderei estar enganado, mas em comparação dos ETFs vs. MF:
> O investidor terá fazer mais contas, devido as comissões dos ETFs.
> O mundo dos ETFs exige mais informação, tempo e dinheiro por parte do investidor. Logo tem de ser um investidor de gestão activa.

pelo que li, não! O problema é escolheres os ETFs: BONS ETFs que mimetizem o mercado do modo mais diversificado possível e com boas prestações.
Depois disso, é uma questão de reforçares(venderes) onde necessário de modo a manter as % iniciais. Vais mexer bem menos nos ETFs que nos fundos, dado que mexidas implicam custos. Logo, o primeiro passo é mesmo o mais importante.

ghorez Escreveu:Rick,
Quanto ao tempo e informação, não concordo contigo... se compro o da Vanguard que replica o índice mundial de ações...que mais informação preciso? Nada. Já diz tudo. O mesmo para as obrigações.

A mim, por mais que eu queira neste momento, ainda não me diz muito (vá lá, confesso: não me diz nada - falta-me a v/ cultura financeira)
O que seria de mim sem a v/ ajuda!!! Obrigada pelo ETF Screener!!! \:D/

VirtuaGod Escreveu:Os livros de "leitura leve" não são de iniciação e muitos nem são de leitura ligeira/leve. Contudo, como não são técnicos/académicos não os queria incluir na mesma secção que os outros.

Livros de Cultura Geral Financeira :?:
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare

Registado: 9/10/2012 15:19

por ghorez » 2/12/2012 23:04

Manushe Escreveu:
ghorez Escreveu:ComStage
db (deutsche Bank) x-trackers (...)
são entidades que gerem ativos, sendo que algumas têm se especializado mais em ETF que outras.

É mesmo destas explicações mais básicas que eu preciso antes de passar às mais complicadas. Parece-me mais confuso do que com os fundos que O mesmo ETF seja comercializado por tantas entidades... Será o mesmo? E em caso afirmativo, venderão todas ao mesmo preço ou não?

Nenhum ETF é gerido por mais que 1 entidade. Cada ETF que tu vês, tem uma e apenas uma entidade que o gere. Pode no máximo ser comercializado por vários intermediários tipo BEST, GoBulling, IB, etc.

Outra coisa que pode acontecer é uma entidade ter 2 ETF que têm o mesmo objectivo (por exemplo seguir o S&P500) mas serem domiciliados em países diferentes. Por questões fiscais, ou outras que desconheça. Mas ainda assim..para cada ETF, há 1 só entidade que o gere, 1 só ticker que o identifica e 1 só ISIN que o identifica.

Também tens um ETF screener como tens para os fundos...tens é que dar a volta ao bilhar grande para encontrá-lo!

http://int.tddirectinvesting.com/en-gb/ ... -screener/

:lol: :wink:

Registado: 25/9/2012 10:49

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, latbal, macau5m, MPAM, OCTAMA, Pmart 1 e 423 visitantes