Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por 654235 » 6/12/2012 2:18

VirtuaGod Escreveu:
Luxor Escreveu:Mas achas que por estares pouco exposto ao mercado de acções, tens menos risco ? Penso que isso é pura ilusão. O mercado obrigacionista tem os mesmos riscos

Luxor Escreveu:Eu não entendo nada do mercado obrigacionista. Para mim é um mistério. Não entendo como os preços saõ estabelecidos.

Não entendes ou achas que tem o mesmo risco que o de acções? Eu não costumo achar nada daquilo que não entendo!!

Aquilo que leio aqui e o titulo do proprio tópico, sugere isso mesmo. Investir com risco baixo.
Mas como já referi, a minha experiencia diz o contrario.
No entanto pelo que tenho lido a PIMCO parece ser lider neste tipo de produtos e as rentab bastante estáveis.
Só que lá está, invisto num fundo da PIMCO só pq vejo o historial e aquilo que dizem, mas não entendo pq variam os preços. Isso será ainda mais arriscado. Não concordas ? Ou investes apenas pelo historial e nome ?
Ao invês, se investir num fundo de accções por ex. do PSI 20, consigo entender pq os preços variam.

Edit: o meu timing para entrar e sair é muito mais aguçado, se souber no que me estou a meter.
Editado pela última vez por 654235 em 6/12/2012 2:23, num total de 2 vezes.
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)

Registado: 10/4/2006 13:55

por VirtuaGod » 6/12/2012 2:12

Luxor Escreveu:Entaõ parece que estamos em sintonia. Queres renatb altas, tens de procurar fundos com maior risco.

Nunca disse que não há relação entre risco e rentabilidade. Só disse que o risco não se mede pela rentabilidade.

Para mim há dois grandes "coisas" que medem o risco. Desvio padrão/volatilidade e risco de crédito. Arranjo outrs 10 tipo de risco e acredita que nenhum se mede pela rentabilidade.

Há uma relação, ng pode negar, isso é diferente de dizer que o risco se mede pela rentabilidade.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por VirtuaGod » 6/12/2012 2:06

Luxor Escreveu:Mas achas que por estares pouco exposto ao mercado de acções, tens menos risco ? Penso que isso é pura ilusão. O mercado obrigacionista tem os mesmos riscos

Luxor Escreveu:Eu não entendo nada do mercado obrigacionista. Para mim é um mistério. Não entendo como os preços saõ estabelecidos.

Não entendes ou achas que tem o mesmo risco que o de acções? Eu não costumo achar nada daquilo que não entendo!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Elias » 6/12/2012 2:04

VirtuaGod Escreveu:não ir para fundos sem um bom historial

Tenho ideia de ter lido algures um post teu no qual dizias que o historial de rentabilidade de um fundo não garante coisa nenhuma.

A mensagem que agora cito parece sugerir o contrário.

Poderias esclarecer melhor este aspecto?

1 abraço

Registado: 5/11/2002 12:21

por 654235 » 6/12/2012 2:03

VirtuaGod Escreveu:
Luxor Escreveu:Edit : Vrtuagod a sério. Procuro um fundo que tenha um historial de rentab. aprox. 17% mas de risco baixo. Se souberes, coloca-me um link sff. Obgd

Se soubesse provavelmente não teria de trabalhar. Mas "historial de rentab. aprox. 17% mas de risco baixo" fico sem saber se estás a falar a sério ou no gozo. As tuas expectativas talvez não sejam as mais realistas e isso pouco tem a haver com o risco dos fundos!!

Entaõ parece que estamos em sintonia. Queres renatb altas, tens de procurar fundos com maior risco.

Eu não entendo nada do mercado obrigacionista. Para mim é um mistério. Não entendo como os preços saõ estabelecidos. Coloquei daquela vez por aconselhamento apenas. Dizia que era um fundo pouco risco e sem grandes variações pela propria rentab. baixa.
Youtube

por VirtuaGod » 6/12/2012 1:59

Luxor Escreveu:Edit : Vrtuagod a sério. Procuro um fundo que tenha um historial de rentab. aprox. 17% mas de risco baixo. Se souberes, coloca-me um link sff. Obgd

Se soubesse provavelmente não teria de trabalhar. Mas "historial de rentab. aprox. 17% mas de risco baixo" fico sem saber se estás a falar a sério ou no gozo. As tuas expectativas talvez não sejam as mais realistas e isso pouco tem a haver com o risco dos fundos!!

por VirtuaGod » 6/12/2012 1:56

Luxor Escreveu:Falo por experiencia propria. Há muitos anos por conselho de um gestor, coloquei algum dinheiro num fundo obrigacionista com 4-5 % de rentabilidade.
Passado uns meses fui lá ver e tiinha menos dinheiro do que lá tinha posto. Daí para a frente nunca mais meti nesse tipo de fundos.
BPI taxa fxa

Há muitos casos desse tipo infelizmente. Mais recentemente vimos a implosão do Santander Global. Por isso eu digo que há que ter sempre muito cuidado ao analisar os fundos e não ir para fundos sem um bom historial e/ou demasiado esotéricos.

Não podes falar por todos os fundos. Seria como dizeres que não fazes depósitos a prazo e estes são muito arriscados porque tinhas $ no BPP. :mrgreen:

por 654235 » 6/12/2012 1:54

VirtuaGod Escreveu:
Luxor Escreveu:Os riscos medem-se pelas rentabilidades.

:shock: Os riscos medem-se quase por tudo e mais alguma coisa menos pelas rentabilidades.

Há uma tendência em as coisas "seguras" darem menos rentabilidade mas nunca deves medir o risco pela rentabilidade. Então os DPs eram o investimento muito arriscado. Ou eu não estou a perceber isso de medir o risco pelas rentabilidades!!

AGora não estou eu a perceber.
Um fundo que dá 19 % de rentab. anual é menos arriscado do que um que dá 4% ?
diz-me quais ? E vou já atras deles.

Edit : Vrtuagod a sério. Procuro um fundo que tenha um historial de rentab. aprox. 17% mas de risco baixo. Se souberes, coloca-me um link sff. Obgd
Youtube

por 654235 » 6/12/2012 1:51

Falo por experiencia propria. Há muitos anos por conselho de um gestor, coloquei algum dinheiro num fundo obrigacionista com 4-5 % de rentabilidade.
Passado uns meses fui lá ver e tiinha menos dinheiro do que lá tinha posto. Daí para a frente nunca mais meti nesse tipo de fundos.
BPI taxa fxa
Youtube

por VirtuaGod » 6/12/2012 1:50

Luxor Escreveu:Os riscos medem-se pelas rentabilidades.

:shock: Os riscos medem-se quase por tudo e mais alguma coisa menos pelas rentabilidades.

Há uma tendência em as coisas "seguras" darem menos rentabilidade mas nunca deves medir o risco pela rentabilidade. Então os DPs eram o investimento muito arriscado. Ou eu não estou a perceber isso de medir o risco pelas rentabilidades!!

por 654235 » 6/12/2012 1:46

VirtuaGod Escreveu:

Achas que o mercado obrigacionista e o acionista têm os mesmo riscos?

Os riscos medem-se pelas rentabilidades.
Portanto aí fica claro essa questão. No mercado obrigacionista existem rentabilidades baixas, portanto de menor risco, e mesmo essas perde-se dinheiro.
E estou a falar de rentabiliades quase equiparadas a DP.
Youtube

por VirtuaGod » 6/12/2012 1:42

Achas que o mercado obrigacionista e o acionista têm os mesmo riscos?

por 654235 » 6/12/2012 1:38

Azul10 Escreveu:Obrigado pelo esclarecimento.

Em princípio vou avançar para a composição em cima, 10% dá-me alguma exposição accionista e ao mesmo tempo permite-me dormir descansado caso a coisa corra mal.

Mas achas que por estares pouco exposto ao mercado de acções, tens menos risco ? Penso que isso é pura ilusão. O mercado obrigacionista tem os mesmos riscos
Youtube

por Azul10 » 6/12/2012 1:33

Obrigado pelo esclarecimento.

Em princípio vou avançar para a composição em cima, 10% dá-me alguma exposição accionista e ao mesmo tempo permite-me dormir descansado caso a coisa corra mal.

Registado: 4/10/2010 11:29

por VirtuaGod » 6/12/2012 1:17

[url]@Manushe[/url] Sou eu que vos dou a papinha toda. O mundo dos ETFs é mais simples que o dos fundos (mutual funds) :wink:

[url]@Azul10[/url] Gosto da carteira. Sim, o eurizon é sem hedge câmbial. O com hedge câmbial é este EEF Equity Consumer Staples RH Acc.

P.S. Hoje foi bom. Para quem usa a bloomberg/morningstar e já viu a actualização os fundos subiram bem :wink:

por Azul10 » 6/12/2012 1:01

Eu estou a planear entrar com uma pequena percentagem em fundos accionistas.

Actualmente tenho

PIMCO DI 50%
PIMCO GLobal Bond 33.33%
F&C Emerging 16.67%

Estava a pensar em

PIMCO DI 45,45%
PIMCO GLobal Bond 30.30%
F&C Emerging 15.15%
EEF Equity Consumer Staples 9.09%

Estive a ver alguns fundos de acções uns globais outros asiáticos que senti-me tentado a entrar nestes mercados mas tudo que encontrei foi com uma volatilidade enorme nos asiáticos.

O EEF que está na 1ª página também me apareceu indicado na matriz risco rendibilidade no Best quando pesquisava outros fundos, parece ser o que se enquadra mais no que estou disposto a arriscar nesta fase.

Acham uma boa distribuição?

Ah, o EEF não tem cobertura cambial pois não?

Registado: 4/10/2010 11:29

por Manushe » 5/12/2012 22:46

VirtuaGod Escreveu:PIMCOs em máximos e se tudo continuar assim hoje vão subir mais uns pozinhos :wink: Este ano foi de facto muito bom. Esperemos que 2013 o seja tb.

\:D/ :pray:

Acabei de ler o tópico do LTCM e estou :-s :arrow: :shock: :?: :-k
Sinto-me como se na minha cabeça tivesse aterrado uma tonelada de fruta à espera de ser espremida!!! :lol:Mas eu chego lá!
E das duas uma: ou o VG é claríssimo e espreme realmente 90% da fruta para/por nós ou realmente o mundo dos fundos é muitíssimo mais claro e transparente do que o dos ETFs.
Basta ver que as rentabilidades que nos são apresentadas já são líquidas e nos ETFs, apesar das comissões serem mto mais reduzidas, há um monte de variáveis envolvidas(e algumas imponderáveis, como o câmbio)que fazem com que a forma como afeta a rentabilidade a longo prazo, seja mais uma incógnita que uma certeza, apesar dos melhores resultados...
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare

Registado: 9/10/2012 15:19

por VirtuaGod » 5/12/2012 21:31

PIMCOs em máximos e se tudo continuar assim hoje vão subir mais uns pozinhos :wink:

Este ano foi de facto muito bom. Esperemos que 2013 o seja tb. Com 40 milhões mensais de um QE3 + possível extensão da "operation twist" isto possívelmente vai ser bonito :mrgreen:

Deixo-vos com um gráfico porreiro sobre os efeitos do QE3 nas MBS, Bill Gross este ano fez uma aposta correctíssima.
Anexos
Capture.JPG
Capture.JPG (37.01 KiB) Visualizado 7489 vezes

por Midas » 5/12/2012 15:36

PIMCO's Bill Gross Escreveu:With globalization, technological and demographic changes restricting growth, investors should seek returns from commodities such as oil and gas, U.S. inflation-protected bonds, high-quality municipal debt and non-dollar emerging market stocks, Gross said, reiterating earlier recommendations.

Long maturity developed country bonds in the U.S., U.K. and Germany should be avoided, as well as high-yield debt and financial stocks of banks and insurance companies, Gross wrote.

Investors should anticipate annual returns of 3 percent to 4 percent from bonds at best and equity returns only a few percentage points higher, Gross wrote.

Gross Says Structural Headwinds May Drop Growth Below 2% (Dec 4, 2012)
http://www.bloomberg.com/news/2012-12-0 ... -2-1-.html
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por fcpfcp » 5/12/2012 12:43

Dentro em breve irei aplicar umas poupanças em 2 fundos com uma percentagem de 50% para cada um.
Ora queria uma opiniao acerca dos fundos que tenho estado a observar e numa parte da carteira estou indeciso entre os Templeton GB e TR e na outra parte entre Schroder ISF Euro Bond (LU0106235707)e JPM Global Enhanced Bond (LU0115105586).Qual a vossa opiniao acerca dos fundos a escolher para cada metade da carteira ?
De salientar que vou fazer atraves do banco BIG, no qual ja tenho conta aberta o que me reduz as opçoes de escolha relativamente aos fundos da 1ª pagina.
Obrigado.

Registado: 27/9/2011 10:22

por ghorez » 5/12/2012 12:39

Porque ao adicionares um fundo, estás só adicionar ao "basket"...fazes assim, quando fizeres adicionar, vai aparecer um pequeno menu azul com 3 separadores. Não dês logo "ok"...vai ao segundo separador, seleciona o portfolio que queres adicionar, e só depois dá ok. Ele vai direitinho para o "basket" e para o portfolio que desejas.

Registado: 25/9/2012 10:49

por Amiais » 5/12/2012 11:48

ghorez Escreveu:Creio que na quantidade, não pede o preço que queres colocar (500 EUR), mas sim a quantidade de unidades de participação (UP) que queres comprar. Imagina que cada UP está cotada a 250 EUR, então, se queres investir 500 EUR, tens de colocar 2 na quantidade...e não 500.

Obrigado, era isso (vê o post anterior).

Já agora, sabes de uma forma rápida de adicionar um fundo a partir do ISIN. Eu procuro, clico no botão verde (+) e adiciono ao portfólio, mas 90% das vezes qd vou ao portfólio não me aparece nada.

Registado: 17/11/2011 18:37

por ghorez » 5/12/2012 11:46

Creio que na quantidade, não pede o preço que queres colocar (500 EUR), mas sim a quantidade de unidades de participação (UP) que queres comprar. Imagina que cada UP está cotada a 250 EUR, então, se queres investir 500 EUR, tens de colocar 2 na quantidade...e não 500.

Registado: 25/9/2012 10:49

por Amiais » 5/12/2012 11:37

Amiais Escreveu:Estava a tentar utilizar o mui útil site do TrustnetOffshore para construir um portfólio de análise, mas estranhamente metendo 500 euros num fundo à um ano diz-me que hoje teria cerca 100000 euros (claramente bug!), alguém mais tem/teve problema similar?
E já agora existe alguma maneira rápida e limpa de adicionar fundos a um portfólio sabendo o ISNI?

(eu sei que esta thread não é sobre aquele site, mas pode ser que mais alguém use/saiba).

Já percebi o meu erro: Estava a introduzir UPs invés de Euros :P

Registado: 17/11/2011 18:37

por VirtuaGod » 5/12/2012 11:29

Amiais do fundo prefiro o Templeton Glbl Total Return N Acc €

Tenho de experimentar esse TrustnetOffshore que ainda não experimentei!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bruno8526, Gold Stock, Google [Bot], Goya777, niceboy, OCTAMA e 249 visitantes