BES - Tópico Geral
Re: BES - Tópico Geral
Deixando de parte as críticas à actuação do BdP, como é que vocês teriam resolvido a situação do BES (visto que as coisas já estavam tão mal que o BCE cortou a linha de liquidez depois de quarta-feira)?
- Registado: 14/6/2012 15:31
Mas como o feitiço normalmente vira-se com o feitiçeiro, se este sell off se agravar e espalhar aos bancos dos paises fortes (alemanha, UK e outros) ou contagiar demasiado os juros das dividas dos paises débeis ainda vamos ver uma alteração à lei dos resgastes a dizer que apenas os accionistas institucionais e os de referência é que ficam a zero protegendo-se os pequenos accionistas. Vamos ver o que as cabeças (i)responsáveis pensam quando a Merkel lhes começar a telefonar....[/quote]
Portanto, passaríamos a ter acções, de um sector da economia (financeiro), onde os pequenos accionistas poderiam ganhar o mesmo que os institucionais e de referência, mas com o risco e perdas controladas!!!!!!!!!!!!!
Cumprimentos
Portanto, passaríamos a ter acções, de um sector da economia (financeiro), onde os pequenos accionistas poderiam ganhar o mesmo que os institucionais e de referência, mas com o risco e perdas controladas!!!!!!!!!!!!!
Cumprimentos
- Registado: 9/7/2009 14:46
als17 Escreveu:Tio_Moedas Escreveu:als17 Escreveu:Boa tarde,
A minha mãe tem obrigações do BES london 5% com o isin xs0772553037, pelo descritivo é Dívida Sénior, e tentou resgatá-las hoje num balcão e foi-lhe negato o resgate por impedimentos do banco de portugal, segundo informação do gestor.´Alguém sabe se este impedimento do bdp é verdade? O que é que significa, estarão a analisar se podem ou não ser negociadas? Com a venda do Novo Banco que assume o pagamento no fim da maturidade em 2019?
A ultima transação feita registada foi em 2012, era o bes que mantinha a liquidez disso
O que é que isso significa sniper, que não vai ser possível resgatá-las?
É possivel na data de vencimento.
- Registado: 4/2/2014 2:39
Sr_SNiper Escreveu:Boa tarde,
A minha mãe tem obrigações do BES london 5% com o isin xs0772553037, pelo descritivo é Dívida Sénior, e tentou resgatá-las hoje num balcão e foi-lhe negato o resgate por impedimentos do banco de portugal, segundo informação do gestor.´Alguém sabe se este impedimento do bdp é verdade? O que é que significa, estarão a analisar se podem ou não ser negociadas? Com a venda do Novo Banco que assume o pagamento no fim da maturidade em 2019?
Mas essas obrigações não estão cotadas em bolsa? Numa bolsa internacional?
Se sim, deveria ser possível dar uma ordem de venda e transaccioná-las a preço de mercado.
A ultima transação feita registada foi em 2012, era o bes que mantinha a liquidez disso
Uiiii

Isso quer dizer que só serão reembolsadas no fim da maturidade por quem venha a adquirir o Novo Banco....

- Registado: 18/2/2010 15:30
Sr_SNiper Escreveu:Tio_Moedas Escreveu:als17 Escreveu:Boa tarde,
Se sim, deveria ser possível dar uma ordem de venda e transaccioná-las a preço de mercado.
O que é que isso significa sniper, que não vai ser possível resgatá-las?
- Registado: 6/8/2014 14:16
mp69 Escreveu:artista_ Escreveu:mp69 Escreveu:Passos Coelho no dia 11/7/2014
"Uma coisa são os negócios que a família Espirito Santo tem e outra coisa é o banco. É muito importante que os agentes portugueses e os investidores externos consigam, não apenas perceber bem esta diferença, mas estar tranquilos relativamente à situação do banco", sublinhou
Mas este já nos habituou a mentiras, deste já ninguém tem qualquer argumentação ao dizer que foi enganado por ele!
Sim, sem dúvida. Mas eu separo os nomes dos cargos. O que aqui é grave é que BdP e PM de uma assentada gastaram o capital de confiança que deveriam ter.
Se PM foi devidamente informado do grave estado então foi anjinho e nesse seu acto arrastou / tranquilizou muitos dos pequenos investidores que pensaram "isto safa-se". Se nesse mesmo dia o BdP já tinha falado ele deveria escudar-se e guardar o discurso para mais tarde se e quando necessário para acalmar as hostes.
Se PM não sabia com rigor a dimensão da tempestade em formação então não se compreende como todos continuam nos seus lugares.
Bom mas isto sou eu a pensar alto, eu que ainda estou habituado a ver nos states alguem a levar com as algemas e no dia seguido a aparecer de fato macaco perante o juiz. E ainda me lembro de alguns com insucesso nos negócio que colocaram a corda no pescoço. Mas isso era no tempo em que um ladrão se chamava ladrão e um aldrabão aldrabao era. Agora somos todos gestores de...
Mas o PM ainda tem algum capital de confiança?!???? Ou tinha antes do estouro do BES?

O governador do BP é que deveria ter sido mais cuidadoso ao falar. Assim, como conduziu o processo, fica muito mal na fotografia....
mp69 Escreveu:artista_ Escreveu:mp69 Escreveu:Passos Coelho no dia 11/7/2014
"Uma coisa são os negócios que a família Espirito Santo tem e outra coisa é o banco. É muito importante que os agentes portugueses e os investidores externos consigam, não apenas perceber bem esta diferença, mas estar tranquilos relativamente à situação do banco", sublinhou
Mas este já nos habituou a mentiras, deste já ninguém tem qualquer argumentação ao dizer que foi enganado por ele!
Sim, sem dúvida. Mas eu separo os nomes dos cargos. O que aqui é grave é que BdP e PM de uma assentada gastaram o capital de confiança que deveriam ter.
Se PM foi devidamente informado do grave estado então foi anjinho e nesse seu acto arrastou / tranquilizou muitos dos pequenos investidores que pensaram "isto safa-se". Se nesse mesmo dia o BdP já tinha falado ele deveria escudar-se e guardar o discurso para mais tarde se e quando necessário para acalmar as hostes.
Se PM não sabia com rigor a dimensão da tempestade em formação então não se compreende como todos continuam nos seus lugares.
Bom mas isto sou eu a pensar alto, eu que ainda estou habituado a ver nos states alguem a levar com as algemas e no dia seguido a aparecer de fato macaco perante o juiz. E ainda me lembro de alguns com insucesso nos negócio que colocaram a corda no pescoço. Mas isso era no tempo em que um ladrão se chamava ladrão e um aldrabão aldrabao era. Agora somos todos gestores de...
Concordo inteiramente contigo e até aplaudo, não tenho dito eu outra coisa! Apenas fiz aquele comentário porque é a essência daquilo em que estamos metidos, aceitamos as mentiras com naturalidade, a diferença é que, aqui nos mercados uma mentira pode levar a perdas imediatas de muito dinheiro, no dia à dia, a coisa vai-se entranhando de forma mais calma... mas uma mentira é uma mentira, e estes tipos são tão mentirosos, e nós aceitamos tão facilmente as mentiras que isto tudo já é "normal"...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Tio_Moedas Escreveu:als17 Escreveu:Boa tarde,
Lose your opinion, not your money
als17 Escreveu:Boa tarde,
mp69 Escreveu:Passos Coelho no dia 11/7/2014
O GES não é o BES! LOL Outra história da carochinha para acalmar depositantes e investidores...

Viu-se no que deu....

Mas, vindo de quem vem, quem se espantará?
Agora é que estou mesmo convencido que a malta anda sem cheta no bolso. Se isto fosse em Inglaterra , havia um bank run e aqui não se passa nada
http://www.channel4.com/news/the-great- ... k-bank-run
http://www.channel4.com/news/the-great- ... k-bank-run
- Anexos
-
- northernrock.jpg (88.2 KiB) Visualizado 8910 vezes
Editado pela última vez por Bart Simpson em 6/8/2014 16:43, num total de 1 vez.
Os profetas do mercado enchem os novos ouvidos, mas nunca encherão as nossas carteiras - Warren Buffett
Os patos voam em bando.
Os patos voam em bando.
- Registado: 29/11/2007 4:09
artista_ Escreveu:mp69 Escreveu:Passos Coelho no dia 11/7/2014
- Registado: 12/12/2008 1:13
AT2014 Escreveu:
Acrescento a dizer que corre a informação que a proposta do BCE, Bancos portugueses (ou a operar em Portugal) e alguns governantes era de deixar falir o banco para "servir de exemplo". Apenas o BDP teve a clarividência suficiente de se opor. Por ai se vê o lunatismo que reina na cabeça de muita gente (i)responsável. Não há-de estar a haver um sell off das acções de bancos na Europa. Com gente desta.....
Mas como o feitiço normalmente vira-se com o feitiçeiro, se este sell off se agravar e espalhar aos bancos dos paises fortes (alemanha, UK e outros) ou contagiar demasiado os juros das dividas dos paises débeis ainda vamos ver uma alteração à lei dos resgastes a dizer que apenas os accionistas institucionais e os de referência é que ficam a zero protegendo-se os pequenos accionistas. Vamos ver o que as cabeças (i)responsáveis pensam quando a Merkel lhes começar a telefonar....
Esta malta que nos governa (em Portugal e na Europa) é lunática! Basta ver o que fizeram em Chipre. Não são minimamente confiáveis.
Desde essa altura que todas as minhas contas bancárias foram reduzidas para valor inferior a 100.000 euros. Não confio nada neles. Nada! Daí que, quando algum iluminado, abre a boca e diz que o banco está sólido, para mim, esse é o sinal de alarme para resguardar rapidamente todas as posições...
als17 Escreveu:iront Escreveu:als17 Escreveu:Boa tarde,
Algumas aplicações estão congeladas pelo Banco de Portugal desde 6ª feira passada, e essas obrigações são uma delas. Sabes o valor a que estão a cotar neste momento?
Não faço a mínima, só informaram que estava a perder valor.
Porquê que estas são umas das que ainda não estão descongeladas ? Haverá algum problema associado?
iront Escreveu:als17 Escreveu:Boa tarde,
Algumas aplicações estão congeladas pelo Banco de Portugal desde 6ª feira passada, e essas obrigações são uma delas. Sabes o valor a que estão a cotar neste momento?
Não faço a mínima, só informaram que estava a perder valor.
als17 Escreveu:Boa tarde,
- Registado: 27/3/2010 12:50
Conclusão, quem comprou obrigações BES International, rio forte etc tem hipóteses de ser reembolsado?
- Registado: 11/7/2014 11:34
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Boa tarde,
mp69 Escreveu:Passos Coelho no dia 11/7/2014

Passos Coelho no dia 11/7/2014
- Registado: 12/12/2008 1:13
atenção que tem-se ouvido e lido que o bes subiu 20% por causa de palavras de alguém. mas isso é um mito difícil de provar. para quem acompanha AT das subidas e descidas sabe que há uma lógica e procurar explicações parece-me falacioso. recorde-se que a ESFG nas últimas semanas em bolsa sofreu quedas violentas e houve um dia que corrigiu das quedas com uma subida de 30% (se não me engano) por se ter afastado em demasia da MA. como é sabida as barras não podem estar muito tempo longe da MA...
excalibur2000 Escreveu:Até concordo que a actuação do regulador não foi a melhor! Mas alguém pensou já quais seriam as alternativas? Avisava que o BES estava em risco de falir e não suspendia a negociação? isto acabava igual, não?
Do meu ponto de vista as mensagens de calma do Bp dirigiam-se essencialmente aos depositantes. Os investidores têm obrigação de ter outro tipo de conhecimentos e saber ler nas entrelinhas: Estava lá tudo: Exposição ao GES e ESI, incerteza, BESA, Senão vejamos:
excalibur, eu não sei o que ele devia dizer, mas sei que não podia dizer algo que não correspondia minimamente à verdade, algo que levou o BES a subir 26% num único dia. Se ele pretendia apenas acalmar os depositantes não teria dito algo muito diferente do que disse... mas ele disse aquilo porque na realidade não sabia o que se passava! Aliás, seria um erro muito mais grave se ele já soubesse que o BES estava mal e tivesse dito aqui apenas para acalmar os depositantes, não faz qualquer sentido!
excalibur2000 Escreveu:Sinceramente, embora sejam 375 páginas, aconselho que leiam o prospecto da CMVM, de 20 de Maio, antes de opinar. Pois as opiniões bem informadas serão sempre mais valiosas.
Aqui está tudo! Desde a possibilidade da perda da totalidade do capital, até ao risco do BESA e exposição às empresas do ES (em reestruturação...) e ás novas regras da união bancária.
Não é preciso ler isso, basta ouvir o que ele nos disse, na comunicação de domingo à noite. Ele próprio assumiu que não eram verdadeiras as informação que tinham prestado ao mercado 2/3 semanas antes. Desculpou-se com "fraudes que são muito dificeís de detetar, a não ser quando as coisas rebentam" ... A minha pergunta é, enganado ou não, tem condições de permanecer no cargo?! Para mim não, ainda para mais quando já lhe tinha sido entregue no ano passado, pelo PQP, um relatório que alertava para as fraudes no BES, mas como não conheço esse relatório até lhe dou de barato que possa não ter nada verificável, mas agora fica a dúvida. Assim como tenho muitas dúvidas em relação à capacidade de regulação dele, afinal o BdP pode garantir alguma coisa aos investidores? Pelo vistos não e isso é muito grave, não há mercado que se aguente nestas condições, sobretudo quando não há sequer pessoas que assumam a responsabilidade!
AT2014 Escreveu:yaya Escreveu:O que eu acho que vai acontecer é dividir o banco novo e distribuí-lo em partes proporcionais por todos os bancos portugueses para não interferir na concorrência. o Santander se entrar fica com 30% mercado já demasiado exposto à nossa economia.
Estou mesmo a ver o Manel da caixa da agência a ir ao BCP de manhã abrir a caixa, ao BPI à tarde e ao Santander à noite tratar do fecho da tesouraria. Se tudo na vida fosse tão simples como as contas matemáticas.....
Se ninguém comprar o banco novo este não servirá de colateral para os bancos portugueses que vão meter 600 milhões no fundo resolução?

Enquanto existirem dúvidas sobre esqueletos e divisão da activos e passivos na teia complexa de holding duvido que haja investidores que queiram entrar.
O BIC quando comprou o BPN (por 40 milhões) e ficou com as instalações. o lixo foi para a parvalorem.
[quote="setas1"]Satander e Bradesco sondam regulador para investir no BES
Grupos espanhóis e brasileiros contactaram supervisor para discutir entrada no BES. Clarificação é essencial para decisão final.
O Banco de Portugal (BdP) foi contactado por pelo menos cinco bancos internacionais potencialmente interessados em investir no BES, apurou o Económico. O brasileiro Bradesco e o espanhol Santander encontram-se entre as instituições que têm mantido contactos com o supervisor, que tenta promover uma solução que permita reforçar os rácios de solvabilidade do banco sem necessidade de recorrer à linha de capitalização do Estado.
Segundo várias fontes financeiras, estes bancos terão sondado o supervisor quanto à possibilidade de comprarem participações no banco com a benção das autoridades portuguesas, numa altura em que o Banco de Portugal assumiu as rédeas na transição em curso no BES. Estes contactos exploratórios explicam as declarações do governador do BdP, Carlos Costa, na semana passada, sobre o potencial interesse de investidores no BES.
"O que está a acontecer é uma espécie de leilão: o Banco de Portugal deixou claro ao mercado que quer novos investidores no BES e vários bancos estão a olhar com atenção para o dossier", disse ao Diário Económico um responsável de um banco de investimento em Londres.
Não foi possível apurar se houve contactos entre estes potenciais interessados e a gestão do BES, que desde a semana passada passou a ser liderada por Vítor Bento.
O jornal espanhol "El Economista" avançou na sexta-feira que o Banco de Portugal terá contactado o Santander para o "convidar" a estudar um investimento no BES. O jornal espanhol refere que também o BPI e o BCP "poderão" ter sido contactados pelo supervisor. Algumas fontes avançaram ao Económico que o BBVA também poderá estar na corrida.
Questionadas pelo Diário Económico, fontes oficiais do BdP, Santander, BBVA e Bradesco não quiseram fazer comentários.
A entrada de novos investidores no capital do banco será crucial para reforçar os rácios de solvabilidade sem necessidade de recorrer à linha de capitalização do Estado. Tal como o Diário Económico noticiou, a nova administração do BES está a trabalhar nesta solução. Além de bancos estrangeiros, estarão a avaliar investimentos no BES fundos internacionais como o Apollo e o KKR, que foram convidados a analisar o dossier ainda pela administração liderada por Ricardo Salgado.
Na sexta-feira, no Parlamento, Carlos Costa avançou que se trata de vários "bancos de investimento e fundos europeus". Referiu, porém, que a eventual entrada destes investidores no terceiro maior banco português apenas terá lugar após a clarificação da situação do BES e da sua exposição às empresas do Grupo Espírito Santo (GES), que estão no limiar da insolvência.
"É muito provável que haja uma solução privada para reforçar o capital", disse Carlos Costa perante os deputados, frisando que é "evidente" que isso só poderá acontecer quando "se eliminarem as incertezas" e que, por essa razão, o Banco de Portugal pediu a realização de duas auditorias independentes ao Grupo BES.
Supervisor pediu ao BES plano de capitalização
O governador assegurou que os elementos disponíveis indicam que o BES está devidamente capitalizado e que a sua exposição ao GES e os problemas no BES Angola não deverão comprometer os rácios mínimos de capital. Porém, Carlos Costa acrescentou que isto não é suficiente para acabar com a incerteza em relação ao banco e que, por essa razão, solicitou à nova gestão do BES um plano de recapitalização. Recorde-se que, na sexta-feira à noite, a ESI fez o pedido de gestão controlada. Isto permitir-lhe-á avançar com o plano de reestruturação sob protecção da Justiça, plano este que será aprovado pelos accionistas da ESI numa assembleia-geral marcada para 29 de Julho.
O BES é um dos principais credores da ESI, que tem sede no Luxemburgo e é a holding de topo do Grupo Espírito Santo, detendo 100% da Rio Forte e 49% na Espirito Santo Financial Group, de forma indirecta.
http://economico.sapo.pt/noticias/santa ... 98022.html
Pergunto se isto não foi feito tudo propositadamente.?
Uma vez que já sabiam que havia interessados[/quote
Ainda agora na TVI24 se dizia que ja existe um interessado em ficar com 20% do Novo Banco....
Grupos espanhóis e brasileiros contactaram supervisor para discutir entrada no BES. Clarificação é essencial para decisão final.
O Banco de Portugal (BdP) foi contactado por pelo menos cinco bancos internacionais potencialmente interessados em investir no BES, apurou o Económico. O brasileiro Bradesco e o espanhol Santander encontram-se entre as instituições que têm mantido contactos com o supervisor, que tenta promover uma solução que permita reforçar os rácios de solvabilidade do banco sem necessidade de recorrer à linha de capitalização do Estado.
Segundo várias fontes financeiras, estes bancos terão sondado o supervisor quanto à possibilidade de comprarem participações no banco com a benção das autoridades portuguesas, numa altura em que o Banco de Portugal assumiu as rédeas na transição em curso no BES. Estes contactos exploratórios explicam as declarações do governador do BdP, Carlos Costa, na semana passada, sobre o potencial interesse de investidores no BES.
"O que está a acontecer é uma espécie de leilão: o Banco de Portugal deixou claro ao mercado que quer novos investidores no BES e vários bancos estão a olhar com atenção para o dossier", disse ao Diário Económico um responsável de um banco de investimento em Londres.
Não foi possível apurar se houve contactos entre estes potenciais interessados e a gestão do BES, que desde a semana passada passou a ser liderada por Vítor Bento.
O jornal espanhol "El Economista" avançou na sexta-feira que o Banco de Portugal terá contactado o Santander para o "convidar" a estudar um investimento no BES. O jornal espanhol refere que também o BPI e o BCP "poderão" ter sido contactados pelo supervisor. Algumas fontes avançaram ao Económico que o BBVA também poderá estar na corrida.
Questionadas pelo Diário Económico, fontes oficiais do BdP, Santander, BBVA e Bradesco não quiseram fazer comentários.
A entrada de novos investidores no capital do banco será crucial para reforçar os rácios de solvabilidade sem necessidade de recorrer à linha de capitalização do Estado. Tal como o Diário Económico noticiou, a nova administração do BES está a trabalhar nesta solução. Além de bancos estrangeiros, estarão a avaliar investimentos no BES fundos internacionais como o Apollo e o KKR, que foram convidados a analisar o dossier ainda pela administração liderada por Ricardo Salgado.
Na sexta-feira, no Parlamento, Carlos Costa avançou que se trata de vários "bancos de investimento e fundos europeus". Referiu, porém, que a eventual entrada destes investidores no terceiro maior banco português apenas terá lugar após a clarificação da situação do BES e da sua exposição às empresas do Grupo Espírito Santo (GES), que estão no limiar da insolvência.
"É muito provável que haja uma solução privada para reforçar o capital", disse Carlos Costa perante os deputados, frisando que é "evidente" que isso só poderá acontecer quando "se eliminarem as incertezas" e que, por essa razão, o Banco de Portugal pediu a realização de duas auditorias independentes ao Grupo BES.
Supervisor pediu ao BES plano de capitalização
O governador assegurou que os elementos disponíveis indicam que o BES está devidamente capitalizado e que a sua exposição ao GES e os problemas no BES Angola não deverão comprometer os rácios mínimos de capital. Porém, Carlos Costa acrescentou que isto não é suficiente para acabar com a incerteza em relação ao banco e que, por essa razão, solicitou à nova gestão do BES um plano de recapitalização. Recorde-se que, na sexta-feira à noite, a ESI fez o pedido de gestão controlada. Isto permitir-lhe-á avançar com o plano de reestruturação sob protecção da Justiça, plano este que será aprovado pelos accionistas da ESI numa assembleia-geral marcada para 29 de Julho.
O BES é um dos principais credores da ESI, que tem sede no Luxemburgo e é a holding de topo do Grupo Espírito Santo, detendo 100% da Rio Forte e 49% na Espirito Santo Financial Group, de forma indirecta.
http://economico.sapo.pt/noticias/santa ... 98022.html
Pergunto se isto não foi feito tudo propositadamente.?
Uma vez que já sabiam que havia interessados[/quote
Ainda agora na TVI24 se dizia que ja existe um interessado em ficar com 20% do Novo Banco....
- Registado: 23/7/2013 12:01
Quem está ligado: