Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austeridade

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mais_um » 13/9/2012 12:18

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Portugal não é pouco competitivo na agricultura, é pouco competitivo em determinados sectores agricolas, noutros é competitivo, por exemplo floresta, vinho, legumes, azeite, frutas, etc..

Tens alguma razão, eu generalizei um pouco... mas olha que aquilo que escreves não é inteiramente verdade. Se fôssemos competitivos nas frutas não entrava cá tanta fruta estrangeira.

mais_um Escreveu:Os motivos são essencialmente a qualidade dos solos, o clima pouco adequado para algumas produções intensivas, a dimensão das explorações e as limitações dos nossos agricultores.

De acordo. Falta escala. A escala dá competitividade.

Também entra vinho, azeite, etc... o facto de seres competitivo não quer dizer que tenhas o mercado todo ou quase todo, até porque não produzes o suficiente para seres autosuficiente.

Para mim a competitividade é visivel na capacidade de exportar e tu exportas fruta, claro que não é todos os tipos de fruta.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por TRSM86 » 13/9/2012 12:18

Lion_Heart Escreveu:Existem politicos que mais valia estar calados : um é o papa Mario Soares e outros são pessoas como a Manuela Ferreira Leite.

Pessoas que sempre viveram a custa do contribuintes e das negociatas dentro dos partidos.

O Mario Soares por exemplo se fosse uma pessoas decente já tinha fechado a sua fundação, devolvido o carro, o motorista, os seguranças e etc. . Mas não, reclama sempre mas ta sempre por cima da carne seca.

A Manuela Leite tem ódio ao Passos Coelho , já não é de hoje. Agora uma pessoa que aldrabou as contas deliberadamente para disfarçar mais um deficit astronómico (quando vendeu créditos ao citibank), devia estar caladinha la no seu canto porque é culpada de grande parte do que aconteceu a este País. Ah e deixe de ser moça de recados do PR.

até pensei que ias falar das celebres acções do teu clube, aceites como garantia :lol: :lol:
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por Elias » 13/9/2012 12:12

mais_um Escreveu:Portugal não é pouco competitivo na agricultura, é pouco competitivo em determinados sectores agricolas, noutros é competitivo, por exemplo floresta, vinho, legumes, azeite, frutas, etc..

Tens alguma razão, eu generalizei um pouco... mas olha que aquilo que escreves não é inteiramente verdade. Se fôssemos competitivos nas frutas não entrava cá tanta fruta estrangeira.

mais_um Escreveu:Os motivos são essencialmente a qualidade dos solos, o clima pouco adequado para algumas produções intensivas, a dimensão das explorações e as limitações dos nossos agricultores.

De acordo. Falta escala. A escala dá competitividade.

Registado: 5/11/2002 12:21

por JMHP » 13/9/2012 12:11

Lion_Heart Escreveu:Existem politicos que mais valia estar calados : um é o papa Mario Soares e outros são pessoas como a Manuela Ferreira Leite.

Pessoas que sempre viveram a custa do contribuintes e das negociatas dentro dos partidos.

O Mario Soares por exemplo se fosse uma pessoas decente já tinha fechado a sua fundação, devolvido o carro, o motorista, os seguranças e etc. . Mas não, reclama sempre mas ta sempre por cima da carne seca.

A Manuela Leite tem ódio ao Passos Coelho , já não é de hoje. Agora uma pessoa que aldrabou as contas deliberadamente para disfarçar mais um deficit astronómico (quando vendeu créditos ao citibank), devia estar caladinha la no seu canto porque é culpada de grande parte do que aconteceu a este País. Ah e deixe de ser moça de recados do PR.

:clap:

Registado: 19/5/2009 18:26

por mais_um » 13/9/2012 12:09

Elias Escreveu: Portugal é pouco competitivo (na agricultura, na pecuária e noutros sectores)

Portugal não é pouco competitivo na agricultura, é pouco competitivo em determinados sectores agricolas, noutros é competitivo, por exemplo floresta, vinho, legumes, azeite, frutas, etc..

Os motivos são essencialmente a qualidade dos solos, o clima pouco adequado para algumas produções intensivas, a dimensão das explorações e as limitações dos nossos agricultores.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por PT_Trader » 13/9/2012 12:09

mais_um Escreveu:
Elias Escreveu:
PT_Trader Escreveu:Desde que não ameace a extinção de um determinado recurso, diria que sim.

E tens noção que o fim das quotas tal como está planeado pode acabar com o que resta do sector leiteiro e de outros, não tens?

Claro que não tem, ouviu em algum lado que as quotas eram más e como português tipico que é, propaga a mensagem sem verificar a veracidade do seu conteudo.

Já dei a minha opinião em resposta ao Elias.

E tu, és a favor das quotas porquê?

Registado: 20/6/2011 21:48

por Elias » 13/9/2012 12:09

Sim eu concordo contigo. Aliás é bom lembrar que Portugal tem 11% da população no sector primário, mas que produzem apenas 3% do PIB, no resto da Europa o sector primário tem 2-3% da população.

Isto dá uma noção da nossa produtividade!

por PT_Trader » 13/9/2012 12:06

Elias Escreveu:
PT_Trader Escreveu:Não acompanho muito o tema. Mas podes mostrar números que o fundamentem?

Tal como disse anteriormente, diria que sou a favor porque estamos a proteger factores produtivos que são menos eficientes e limitar os mais eficientes, ao mesmo tempo que limitamos a concorrência, o que promove preços mais elevados.

Números não tenho. Mas o que vai acontecer é exactamente aquilo que descreves: com o fim das quotas, os mais eficientes deixarão de ter limitações. Ora os mais eficientes são os franceses e quejandos, Portugal é pouco competitivo (na agricultura, na pecuária e noutros sectores), logo o fim das quotas poderá:
- pressionar os preços em baixa
- rebentar com o negócio de muitos agricultores por falta de competitividade

Para que fique claro:
- não sou a favor de quotas de qualquer espécie
- não estou ligado à produção de nenhuma espécie de bem agrícola nem tenho interesses no sector

Não me choca.

Estamos a apostar em algo no qual não somos competitivos. Estamos a adiar uma inevitabilidade. Mais vale ir abaixo uma série de produções, e focarmo-nos em meia-dúzia, nas quais sejamos realmente competitivos e possamos nós causar estragos a outros.

Para além de estarmos a colocar em causa a competitividade da UE como um todo, perante a concorrência das outras regiões...

por Elias » 13/9/2012 12:00

PT_Trader Escreveu:Não acompanho muito o tema. Mas podes mostrar números que o fundamentem?

Tal como disse anteriormente, diria que sou a favor porque estamos a proteger factores produtivos que são menos eficientes e limitar os mais eficientes, ao mesmo tempo que limitamos a concorrência, o que promove preços mais elevados.

Números não tenho. Mas o que vai acontecer é exactamente aquilo que descreves: com o fim das quotas, os mais eficientes deixarão de ter limitações. Ora os mais eficientes são os franceses e quejandos, Portugal é pouco competitivo (na agricultura, na pecuária e noutros sectores), logo o fim das quotas poderá:
- pressionar os preços em baixa
- rebentar com o negócio de muitos agricultores por falta de competitividade

Para que fique claro:
- não sou a favor de quotas de qualquer espécie
- não estou ligado à produção de nenhuma espécie de bem agrícola nem tenho interesses no sector

por mais_um » 13/9/2012 11:59

Elias Escreveu:
PT_Trader Escreveu:Desde que não ameace a extinção de um determinado recurso, diria que sim.

E tens noção que o fim das quotas tal como está planeado pode acabar com o que resta do sector leiteiro e de outros, não tens?

Claro que não tem, ouviu em algum lado que as quotas eram más e como português tipico que é, propaga a mensagem sem verificar a veracidade do seu conteudo.

por Lion_Heart » 13/9/2012 11:59

Existem politicos que mais valia estar calados : um é o papa Mario Soares e outros são pessoas como a Manuela Ferreira Leite.

Editado pela última vez por Lion_Heart em 13/9/2012 12:00, num total de 2 vezes.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por PT_Trader » 13/9/2012 11:56

Elias Escreveu:

Não acompanho muito o tema. Mas podes mostrar números que o fundamentem?

por TRSM86 » 13/9/2012 11:51

Ferreira Leite desafia deputados a travarem Orçamento
Para a social-democrata, «só por teimosia» é que o Governo pode «insistir numa receita que já se viu que não cumpre os seus objetivos». Por isso, «alguma coisa tem de ser mudada»

http://www.tvi24.iol.pt/politica/ferrei ... -4072.html
uma passagem para a outra margem

http://trsm87.blogspot.pt/

Registado: 29/11/2007 2:05

por JMHP » 13/9/2012 11:45

MFL na TVI 24, algumas frases marcantes:

"Os modelos do ministro das finanças não têm qualquer relação com a realidade"

Está a referir-se aos aumentos dos impostos?!... Já estamos habituados desde que existe democracia, independentemente do panorama.

" Todas estas medidas vão agravar o desemprego"

Como todas as outras desde há 15 anos.

" Temos que aceitar as orientações dos nossos credores, mas não podemos aceitar a aplicação de medidas que destruam o país"

Todos os anteriores governos nos últimos 15 anos(inclusive o seu do qual foi ministra das finanças) conduziram o país para a bancarrota.

" Nunca vi um ministro gerir empresas privadas ( a propósito do controlo das verbas da TSU que este governo decidiu reduzir aos patrões) Estamos onde? Em que país? Isto é uma medida soviética!"

Também não... Mas diga lá então, como classifica quando no passado as taxas sobre as empresas subiram?!... Eram ministros a gerir empresas?!... Isto era a Venezuela?

" O governo nunca explicou onde é que estas medidas nos vão levar. Nunca explicou ao país os resultados que espera atingir e, em minha opinião, os resultados serão desastrosos porque vão agravar o desemprego"
"Só por teimosia se insiste numa medida que não está a resultar"

Olhe... Durante décadas os nossos governantes também não davam grandes explicações e quando o faziam diziam que a nossa economia era uma seta apontada ao céu. Tanto resultou que acabamos na bancarrota.

" Pede-se aos trabalhadores que paguem mais 7 pontos (percentuais) para a segurança social. Mas o que acontece se as empresas falirem?"

Falência como em qualquer outro pais civilizado e desenvolvido, a não ser que tenha a brilhante ideia de fazer um decreto que impeça as falências à custa do contribuinte.

" Muitos reformados estão a ficar apenas com 20 ou 30 por cento das suas reformas. Essas pessoas trabalharam toda a vida. Agora devem sentir que caíram no conto do vigário".

Para lá caminha não é verdade?!... Eu tenho 41 anos e tenho a certeza que quando chegar a minha vez receberei muito abaixo disso ou mesmo nada e continuo a pagar todos meses... Devo revoltar-me já contra os reformados?!

" Nenhum doente consegue tomar uma segunda dose de xarope quando percebe que a primeira não lhe melhorou a saúde"

Onde é que esteve durante os últimos 15 anos?!... Já vamos na enésima dose e estamos quase zombies, não deu por nada?!

" Que país teremos em 2014? O governo tem de dizer as metas que pretende atingir, mas não são de certeza as metas do crescimento. Repare que ontem e hoje, o ministro das finanças não falou uma única vez em crescimento!"

Fale-nos de crescimento.... Que medidas?!... Ah e o dinheiro vem de onde... Quem paga?!

" Que país quer este governo? Um país de pobreza e incapaz de se levantar?"

O mesmo país que aceitou a vilanagem provocada pelos seus políticos ao longo de décadas.... A senhora já foi ministra ou deputada?!

" A função do PR não é lavar a consciência dos deputados. Cada um tem de assumir as suas responsabilidades e votar este OE de acordo com a sua consciência".

Finalmente... um ponto em que concordamos. :roll:

Registado: 19/5/2009 18:26

por mais_um » 13/9/2012 11:43

PT_Trader Escreveu:
mais_um Escreveu:afinal as quotas são boas ou más?..... :roll: :roll:

Más.

Hum...os produtores açorianos têm uma opinião diferente.... :roll: :roll:

Confirmado fim das quotas do leite produtores exigem apoios

A Comissão Europeia confirmou o final das quotas leiteiras a partir de 30 de Março de 2015
A informação foi revelada por Dacian Ciolos, comissário europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, na sequência de um requerimento apresentado pelo deputado europeu do CDS-PP, Nuno Melo.

A resposta do comissário europeu da Agricultura não deixa margem para mais dúvidas e confirma o fim do regime de quotas, uma ferramenta que limitava a produção de leite nos países da União Europeia para garantir o equilíbrio no preço pago aos produtores.

“As perspectivas a longo prazo para o sector leiteiro continuam a ser positivas, não sendo possível voltar atrás no processo de reforma da PAC dos últimos 20 anos, em que se enveredou por uma maior orientação para o mercado, pela maior competitividade dos agricultores e pelo abandono gradual dos apoios ao mercado, que falseiam o comércio”, declarou o comissário europeu da Agricultura.

Jorge Rita, presidente da Federação Agrícola dos Açores, não ficou surpreendido com esta decisão da União Europeia, mas defendeu o aumento dos apoios para os produtores de leite da Região. “Lutámos sempre contra esta posição e lamentamos que o comissão de agricultura mantenha esta posição. Agora vamos lutar, porque a fileira do leite é muito importante nos Açores em termos económicos e sociais. Devem ser canalizados mais apoios para os Açores, porque somos uma região ultraperiférica e vamos defender em Bruxelas uma diferenciação na Região”, salvaguardou este dirigente associativo.

Jorge Rita considera que o modelo de quotas leiteiras defendia os interesses dos Açores por haver um estilo de produção de leite em qualidade, em detrimento da quantidade.

“As quotas leiteiras são o melhor instrumento para regular o mercado, mas infelizmente os políticos pensam de forma diferente. A Região precisa de salvaguardar os seus interesses com mais apoios adicionais, porque nos falta dimensão para produzir em grandes quantidades”, sublinhou.

O dirigente pediu união a todos os partidos políticos, solicitando que se “deixem de politiquices” e lutem para garantir ajudas adicionais junto da União Europeia.

Jorge Rita indicou que o final das quotas leiteiras vai prejudicar os países com menor produção de leite na União Europeia.

Leia esta notícia na íntegra no jornal Açoriano Oriental de sábado,
Dia 14 de Agosto de 2010

http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/207244

Há um conjunto de mitos associados a estes temas, infelizmente a maior parte das pessoas continua a "emprenhar" pelos ouvidos ou olhos. Mas só é enganado quem quer. E pelo que tenho lido por aqui há malta que continua a querer ser enganada.

por Elias » 13/9/2012 11:41

por PT_Trader » 13/9/2012 11:36

Elias Escreveu:
PT_Trader Escreveu:

Más.

Então concordas com o fim das quotas certo?

Desde que não ameace a extinção de um determinado recurso, diria que sim.

A China tem quotas de produção?

por Elias » 13/9/2012 11:34

PT_Trader Escreveu:

Más.

Então concordas com o fim das quotas certo?

por PT_Trader » 13/9/2012 11:31

Más.

por Figueiraa1 » 13/9/2012 11:30

IMO
Países que beneficiaram com abate de barcos pesqueiros, arranque das árvores e vinha e desmantelamento da indústria (CUF) estaleiros navais etc.

Espanha - agricultura e pescas
França - agricultura
Alemanha - indústria
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..

Registado: 26/3/2011 9:55

por mais_um » 13/9/2012 11:26

rmachado Escreveu:
mais_um Escreveu:
rmachado Escreveu:Mas achas que uma pessoa é irracional ao ponto de "utilizar as terras para outras culturas" se não tem (dada a PAC) de vender a produção?
Se os custos são brutais?

Tu cultivarias outra coisa?

Eu não porque não tenho terras (mas foi algo que já me passou pela cabeça), mas os dados mostram que os espanhois e outros estrangeiros sim, tanto que tem comprado terrenos para cultivar.

Por isso, se é rentavel para os estrangeiros terem o custo da aquisição e mesmo assim é rentavel, para os antigos proprietarios não era?

é rentável pq muitos deles tem maiores apoios a produção... vai lá ver em Espanha e na França.

HUmm..está a dizer que o governo espanhol e francês dão dinheiro aos seus agricultores para virem cultivar terras em Portugal?..... :roll: :roll:

por rmachado » 13/9/2012 11:26

mais_um Escreveu:
rcostab Escreveu:
mais_um Escreveu:
rcostab Escreveu:Boas,

Dinheiro comunitário para abate de barcos de pesca!! Não foram tão poucos como isso!!!

Sim e como parece-me que não sabes o motivo dou-te umas luzes....

- ao ritmo que os recursos estavam a ser explorados (o mais alto do mundo) em 20 anos a maior parte das especies exploradas comercialmente nas aguas da UE desapareciam, do ponto de vista comercial.

O abate foi imposto a todos os paises e não só a Portugal, por exemplo a Espanha foi o pais mais afectado já que tem a maior frota pesqueira da UE.

Se quiseres aprofundar mais o tema:

http://ec.europa.eu/fisheries/documenta ... 008_pt.pdf

sim, sim a sustentabilidade da sardinha, carapau e cavala!!

HUmm.. desculpa, pensei que estava a falar com alguém interessado em ter uma discussão séria.

E sabes por exemplo que se um pescador "apanhar" mais do que o permitido ele é pago por isso?
Pq não controla a rede?
E que tens preços de retirada em primeira lota?
e que um cabaz de 11 ou 22 kg é capaz de custar 1 euro mas tu comprar a 4/5 o kg?
Que enterras imenso peixe por ter tamanho minimo ou que vai para ração "animal"?
and so on...

Registado: 24/8/2004 10:42

por mais_um » 13/9/2012 11:25

PT_Trader Escreveu:Ou do leite que os açorianos não podem vender...

É o que dá falar do que não se sabe.....

Quotas leiteiras acabam em 2015
Publicado na Sábado, dia 14 de Agosto de 2010, em Actualidade

A Comissão Europeia acaba de confirmar ao Deputado Europeu do CDS-PP, Nuno Melo, que no dia “30 de Março de 2015” acabará o actual regime de quotas leiteiras, facto que leva o parlamentar popular em Bruxelas a assumir que tal facto “poderá ser fortemente penalizador para os produtores portugueses”, em especial para os açorianos.

Numa resposta a um requerimento de Nuno Melo, o Comissário Europeu da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Dacian Cioloº, diz que “as perspectivas a longo prazo para o sector leiteiro continuam a ser positivas”, não sendo, porém, “possível voltar atrás no processo de reforma da PAC (Política Agrícola Comum) dos últimos 20 anos, em que se enveredou por uma maior orientação para o mercado, maior competitividade dos agricultores e pelo abandono gradual dos apoios ao mercado, que falseiam o comércio. Significa isto que o sistema de quotas leiteiras terminará em definitivo em 30 de Março de 2015”.

Ora, o Deputado Europeu popular tinha interpelado a Comissão Europeia sobre “a inevitabilidade do fim das quotas leiteiras”, lembrando que “93% do leite produzido na União Europeia é comercializado no mercado europeu e assume um peso elevado nas receitas das empresas lácteas” europeias, assim como que “este sistema permitiu a manutenção e desenvolvimento sustentado da produção leiteira na totalidade dos países da UE”.

Nuno Melo salienta que “o sistema de quotas ao longo dos seus mais de 20 anos contribuiu para a adequação da oferta à procura no sector lácteo e permitiu a estabilização dos preços e a sustentabilidade dos rendimentos ao longo da fileira”, bem como, frisou, as “organizações ligadas ao sector da Dinamarca ou da Holanda já foram perfeitamente claras nas suas intenções, indicando que do desmantelamento do sistema de quotas deverá implicar um abandono produtivo maciço nos países cuja produção é considerada menos competitiva, onde Portugal é enquadrado”.

Ora, para o Comissário Europeu do sector existe “a necessidade de ser mais competitivo num mundo liberalizado”, pelo que considera “claro que a integração do mercado leiteiro da UE no mercado mundial irá prosseguir e, nessa circunstância, não tem cabimento uma limitação artificial da produção”.

Dacian Cioloº refere ainda, na resposta a Nuno Melo, que “em 2008, fez-se uma avaliação geral para determinar se eram necessários ajustamentos na PAC” e que “o principal resultado desse exercício, no que respeita ao sector do leite e dos produtos lácteos, foram cinco aumentos anuais de um por cento das quotas leiteiras no período 2009/2010-2013/2014”. O objectivo desses aumentos, prossegue o comissário romeno, “foi permitir uma transição suave, evitando um ajustamento excessivo após o fim das quotas em 2015”.

Por outro lado, acrescenta, “no âmbito do regime de pagamentos directos (Regulamento (CE) n.º 73/2009 do Conselho), pode ser concedido um apoio específico aos produtores de leite, precisamente para amenizar as consequências do fim das quotas leiteiras”.

Perante esta posição clara da Comissão Europeia o Deputado centrista considera que “poderemos estar a assistir a um processo que será fortemente penalizador para os produtores portugueses”.

http://www.auniao.com/noticias/ver.php?id=20990

afinal as quotas são boas ou más?..... :roll: :roll:

por rmachado » 13/9/2012 11:23

mais_um Escreveu:
rmachado Escreveu:Mas achas que uma pessoa é irracional ao ponto de "utilizar as terras para outras culturas" se não tem (dada a PAC) de vender a produção?
Se os custos são brutais?

Tu cultivarias outra coisa?

Eu não porque não tenho terras (mas foi algo que já me passou pela cabeça), mas os dados mostram que os espanhois e outros estrangeiros sim, tanto que tem comprado terrenos para cultivar.

Por isso, se é rentavel para os estrangeiros terem o custo da aquisição e mesmo assim é rentavel, para os antigos proprietarios não era?

é rentável pq muitos deles tem maiores apoios a produção... vai lá ver em Espanha e na França.

Registado: 24/8/2004 10:42

por rcostab » 13/9/2012 11:22

mais_um Escreveu:
rcostab Escreveu:
mais_um Escreveu:
rcostab Escreveu:Boas,

Dinheiro comunitário para abate de barcos de pesca!! Não foram tão poucos como isso!!!

Sim e como parece-me que não sabes o motivo dou-te umas luzes....

- ao ritmo que os recursos estavam a ser explorados (o mais alto do mundo) em 20 anos a maior parte das especies exploradas comercialmente nas aguas da UE desapareciam, do ponto de vista comercial.

O abate foi imposto a todos os paises e não só a Portugal, por exemplo a Espanha foi o pais mais afectado já que tem a maior frota pesqueira da UE.

Se quiseres aprofundar mais o tema:

http://ec.europa.eu/fisheries/documenta ... 008_pt.pdf

sim, sim a sustentabilidade da sardinha, carapau e cavala!!

HUmm.. desculpa, pensei que estava a falar com alguém interessado em ter uma discussão séria.

Estou a falar do abate da frota pesqueira local, nao a de costeira e internacional que estava na mão de meia duzia de armadores!!

Registado: 7/4/2009 16:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 311 visitantes