Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Empréstimos bancários

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Empréstimos bancários

por MarioAndre » 21/7/2017 12:24

Goya777 Escreveu:Um banco vai-te fazer mais perguntas que uma Cetelem...

"porta para a situação dar lucro é o juro do crédito ser sempre inferior ao do investimento." -> isso e vender os carros, cobrar o dinheiro, e que a margem no carro te compense o que pagas em juros.

Já que para investir em bolsa o vais fazer através de um paraíso fiscal, faz o mesmo com este negocio...Assim tambem nao pagas impostos...

Sim é verdade mas desde que comprove que tenho formas de pagar o crédito não vejo grandes impedimentos a que cada um consiga o que pretende.

Se um carro se vender num mês que é um prazo beeeeem aceitável para um carro que seja popular no mercado e esteja com um preço aceitável, e tirar 10% de lucro em cada um, tiro bastante mais ao fim do ano que o que pago em juros no mesmo periodo.

Já ouve altura em que pensava tirar 2000 euros por cada carro de 5000 :lol: :lol: :lol: mas cheguei à conclusão que isso é irreal.

Não faço ideia se é possivel comercializar carros em portugal através dum paraiso fiscal... será possivel? :D
Alguém inteligente usa constantemente o seu património e recursos financeiros para investir no que lhe parecer mais produtivo, sendo que o único ou um dos investimentos a fazer serão certamente as acções.

É errado dizer que se a bolsa fosse fácil as pessoas estavam ricas com ela porque a maioria nem domina os conceitos básicos, logo nunca pode ter uma opinião isenta sobre ela, vai ser sempre levada por preconceitos.

Registado: 14/7/2017 18:27

por MarioAndre » 21/7/2017 12:21

Ingenting Escreveu:Não foi isso que eu afirmei. O que eu disse foi que qualquer pessoa tem o livre arbítrio para fazer o que bem entende, desde que dentro da legalidade e do respeito das liberdades individuais dos outros. Se quiseres pedir dinheiro emprestado para investires no quer que seja é lá contigo e com a entidade credora. Não estou a tecer quaisquer julgamentos acerca de quem o faz - eu não o faço por princípio e/ou necessidade. Muitas vezes as pessoas são demasiadamente optimistas em relação ao tipo de investimentos que fazem e investir na bolsa é um investimento arriscado com a agravante de o risco não ser fácil de mensurar quantitativamente e com a ainda maior agravante de que o mercado é facilmente manipulável, distorcido e destruído por produtos financeiros complexos criados para mascarar coisas atrás de coisas atrás de coisas. Nós somos apenas a arraia miúda que investe uns trocos em acções e quejandos e ficamos com as sobras dos grandes investidores. Por vezes a coisa até corre bem e temos ganhos consistentes. Mas o risco subsiste. E pedir dinheiro emprestado para este tipo de investimentos é algo que deve ser bem doseado. Mas repito-o: cada um sabe o que faz. Eu convivo bem com o livre arbítrio dos outros.

O caso do crédito mal parado prende-se apenas com o facto das actividades financeiras estarem mal reguladas e a ganância oca dar para tudo porque todos nós sabemos que, em última análise, quem paga sempre as contas das instituições bancárias é o contribuinte. Somos a derradeira apólice de seguros deles.

Pois mas isso é uma análise simplista o que falas no inicio do post.

O mercado move-se por claras tendências, falo claro no geral, logo na minha opinião o risco para quem sabe o que faz está num nivel aceitável.
Alguém inteligente usa constantemente o seu património e recursos financeiros para investir no que lhe parecer mais produtivo, sendo que o único ou um dos investimentos a fazer serão certamente as acções.

É errado dizer que se a bolsa fosse fácil as pessoas estavam ricas com ela porque a maioria nem domina os conceitos básicos, logo nunca pode ter uma opinião isenta sobre ela, vai ser sempre levada por preconceitos.

por Goya777 » 21/7/2017 12:18

MarioAndre Escreveu:
Goya777 Escreveu:E esses negócios como particular estás a pensar declará-los ou nem por isso?

Pedir créditos a Cetelem e afins para negocio de compra e venda de carros, nao augura muito de bom...

Como eu tenciono recorrer sempre que possivel a novos empréstimos terei de declarar as coisas para ter irs para os credores avaliarem os meus rendimentos.

Se investir na bolsa e tal for possivel fá-lo-ei com recurso a um paraiso fiscal para minimizar ou eliminar o pagamento de impostos.

Os empréstimos serão feitos nos prazos mais longos possivel para ficar com uma prestação tão baixa quanto possivel em relação ao capital que consigo obter.

Parece suicidio mas o que importa para a situação dar lucro é o juro do crédito ser sempre inferior ao do investimento.

Se isso acontecer o que vais lucrar com o crédito vai ser muito superior ao que perdes nos juros.

Como pelos vistos este buraco no sistema que o user falou é geral não tenho que recorrer aos juros mais altos de cetelems e afins, posso ir mesmo a um banco.

Um banco vai-te fazer mais perguntas que uma Cetelem...

"porta para a situação dar lucro é o juro do crédito ser sempre inferior ao do investimento." -> isso e vender os carros, cobrar o dinheiro, e que a margem no carro te compense o que pagas em juros.

Já que para investir em bolsa o vais fazer através de um paraíso fiscal, faz o mesmo com este negocio...Assim tambem nao pagas impostos...

Registado: 17/7/2014 22:33

por Ingenting » 21/7/2017 12:17

MarioAndre Escreveu:
Ingenting Escreveu:Esclarecimento: eu não estou a afirmar que é um "buraco". Só comentei a forma como o CRC agrupa essa informação. Como me causa sempre muitos pruridos pedir dinheiro emprestado (nunca o fiz na minha vida) nem sequer irei comentar essa estratégia - cada um é soberano para saber o que faz.

Nem eu disse que disseste isso, mas para mim é efectivamente um buraco porque as coisas deviam ser diferentes.

Pedir dinheiro emprestado é uma ferramenta como outra qualquer, quanto melhor souberes o que fazes mais podes pedir para o mesmo nivel de risco.

Cada um é soberano para saber o que faz não é bem assim, no caso do crédito mal parado ele afecta as pessoas que não estão directamente envolvidas, nomeadamente no aumento do custo do dinheiro para compensar as imparidades.

Não foi isso que eu afirmei. O que eu disse foi que qualquer pessoa tem o livre arbítrio para fazer o que bem entende, desde que dentro da legalidade e do respeito das liberdades individuais dos outros. Se quiseres pedir dinheiro emprestado para investires no quer que seja é lá contigo e com a entidade credora. Não estou a tecer quaisquer julgamentos acerca de quem o faz - eu não o faço por princípio e/ou necessidade. Muitas vezes as pessoas são demasiadamente optimistas em relação ao tipo de investimentos que fazem e investir na bolsa é um investimento arriscado com a agravante de o risco não ser fácil de mensurar quantitativamente e com a ainda maior agravante de que o mercado é facilmente manipulável, distorcido e destruído por produtos financeiros complexos criados para mascarar coisas atrás de coisas atrás de coisas. Nós somos apenas a arraia miúda que investe uns trocos em acções e quejandos e ficamos com as sobras dos grandes investidores. Por vezes a coisa até corre bem e temos ganhos consistentes. Mas o risco subsiste. E pedir dinheiro emprestado para este tipo de investimentos é algo que deve ser bem doseado. Mas repito-o: cada um sabe o que faz. Eu convivo bem com o livre arbítrio dos outros.

O caso do crédito mal parado prende-se apenas com o facto das actividades financeiras estarem mal reguladas e a ganância oca dar para tudo porque todos nós sabemos que, em última análise, quem paga sempre as contas das instituições bancárias é o contribuinte. Somos a derradeira apólice de seguros deles.

Registado: 11/4/2017 23:13

por MarioAndre » 21/7/2017 11:47

Ingenting Escreveu:Esclarecimento: eu não estou a afirmar que é um "buraco". Só comentei a forma como o CRC agrupa essa informação. Como me causa sempre muitos pruridos pedir dinheiro emprestado (nunca o fiz na minha vida) nem sequer irei comentar essa estratégia - cada um é soberano para saber o que faz.

Nem eu disse que disseste isso, mas para mim é efectivamente um buraco porque as coisas deviam ser diferentes.

Pedir dinheiro emprestado é uma ferramenta como outra qualquer, quanto melhor souberes o que fazes mais podes pedir para o mesmo nivel de risco.

Cada um é soberano para saber o que faz não é bem assim, no caso do crédito mal parado ele afecta as pessoas que não estão directamente envolvidas, nomeadamente no aumento do custo do dinheiro para compensar as imparidades.

por Ingenting » 21/7/2017 11:44

MarioAndre Escreveu:
Goya777 Escreveu:E esses negócios como particular estás a pensar declará-los ou nem por isso?

Pedir créditos a Cetelem e afins para negocio de compra e venda de carros, nao augura muito de bom...

Como eu tenciono recorrer sempre que possivel a novos empréstimos terei de declarar as coisas para ter irs para os credores avaliarem os meus rendimentos.

Se investir na bolsa e tal for possivel fá-lo-ei com recurso a um paraiso fiscal para minimizar ou eliminar o pagamento de impostos.

Os empréstimos serão feitos nos prazos mais longos possivel para ficar com uma prestação tão baixa quanto possivel em relação ao capital que consigo obter.

Parece suicidio mas o que importa para a situação dar lucro é o juro do crédito ser sempre inferior ao do investimento.

Se isso acontecer o que vais lucrar com o crédito vai ser muito superior ao que perdes nos juros.

Como pelos vistos este buraco no sistema que o user falou é geral não tenho que recorrer aos juros mais altos de cetelems e afins, posso ir mesmo a um banco.

Esclarecimento: eu não estou a afirmar que é um "buraco". Só comentei a forma como o CRC agrupa essa informação. Como me causa sempre muitos pruridos pedir dinheiro emprestado (nunca o fiz na minha vida) nem sequer irei comentar essa estratégia - cada um é soberano para saber o que faz.

por MarioAndre » 21/7/2017 11:30

por Goya777 » 21/7/2017 11:27

E esses negócios como particular estás a pensar declará-los ou nem por isso?

Registado: 17/7/2014 22:33

por MarioAndre » 21/7/2017 11:07

Com fonte oficial isto tem outra categoria!!! :D

Obrigado!!!

por Ingenting » 21/7/2017 11:03

por MarioAndre » 21/7/2017 10:47

Ingenting Escreveu:
MarioAndre Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Mario, duvidas por inexperiência. Mal era se empresas que fazem disso o seu "core business" não fizessem o trabalho de casa.

Eu baseio-me na quantidade de sobrendividados que as noticias falam.

As coisas já não estão assim tão más para haver uma data de gente a perder o emprego ou sofrer grandes cortes de salário, ai era normal que existissem muitos sobreendividados.

A informação constante da Central de Responsabilidades de Crédito é centralizada apenas mensalmente. Assim, quem peça créditos no período correspondente não vê essa informação actualizada. Daí as empresas de crédito solicitarem informações sobre os outros créditos.

Opá então está ai um buraco no sistema que posso um dia aproveitar. :D

Noutro fórum disseram-me que isso era instantâneo. :?

por Ingenting » 21/7/2017 9:14

MarioAndre Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Mario, duvidas por inexperiência. Mal era se empresas que fazem disso o seu "core business" não fizessem o trabalho de casa.

As coisas já não estão assim tão más para haver uma data de gente a perder o emprego ou sofrer grandes cortes de salário, ai era normal que existissem muitos sobreendividados.

A informação constante da Central de Responsabilidades de Crédito é centralizada apenas mensalmente. Assim, quem peça créditos no período correspondente não vê essa informação actualizada. Daí as empresas de crédito solicitarem informações sobre os outros créditos.

por MarioAndre » 20/7/2017 19:40

por Ulisses Pereira » 20/7/2017 19:07

Mario, duvidas por inexperiência. Mal era se empresas que fazem disso o seu "core business" não fizessem o trabalho de casa.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por MarioAndre » 20/7/2017 19:04

Tem que haver uma falha no sistema que eu possa aproveitar :D se não houvesse, não haviam aqueles casos de pessoas que se sobreendividam pedindo empréstimos para pagar outros empréstimos.

por MarioAndre » 20/7/2017 18:56

Pelo menos no casos das financeiras que só conheço 4 a operar em portugal: cetelem, cofidis, credibom e capital mais, duvido que tenham forma de verificar o que quer que seja, porque sempre que o meu pai faz novos empréstimos na cetelem ou cofidis eles perguntam-lhe se tem mais créditos!

Edit: só agora reparei que já tinha dito isto, mas parece-me importante repetir porque tenho elevada certeza da minha suspeita. :?

por Green_Hawk » 20/7/2017 11:02

Claro que têm e claro que o fazem.

Não trabalho, nem nunca trabalhei na área do core financeiro das instituições financeiras, mas já desenhei várias soluções de reporte de crédito para bancos centrais de alguns países, incluindo Portugal. E é obrigatório todas as instituições financeiras reportarem os vários créditos que fazem com os clientes ao banco central de cada país, para posteriormente este poder informar as outras instituições financeiras dos créditos que os potenciais clientes têm, por forma a estes poderem atribuir ou não, novos créditos. E por instituições financeiras, falo em tudo, desde Cofidis, Cetelem, Fnac, Worten, CGD, Millenium, etc... Tudo o que seja crédito tem que ser reportado.

Em Portugal o sistema chama-se CRC, Central de Responsabilidades de Crédito e este sistema existe já desde os anos 90 ( desconheço se não será mais cedo ). Qualquer país que queira aceder a empréstimos bancários noutros países, sobretudo no mercado europeu, americano, chinês, japonês, tem um conjunto de regras definidas pelo Banco Mundial e pelo FMI. Daí os bancos centrais de cada país, obrigarem por lei a que as várias instituições financeiras desse país, tenham sistemas de reporte de crédito.

Desconheço o que acontece se não o tiverem, mas imagino que sejam impedidos simplesmente de emprestar dinheiro. Tal como se fizerem más avaliações dos seus clientes, a própria instituição financeira vê o seu rating descer. Não é à toa que grande parte das instituições financeiras em Portugal e o próprio estado português têm rating's de lixo.

Em nota final, não são só as instituições financeiras que têm acesso a toda a informação de crédito, o próprio estado através do banco de Portugal tem acesso a toda a informação detalhada de cada entidade com créditos bancários. ( Big Brother xD )

Registado: 30/6/2010 19:47

Empréstimos bancários

por MarioAndre » 20/7/2017 4:17

Olá amigos.

Esta minha questão é tão invulgar, e até mesmo estúpida para a maioria dos users, que tenho a certeza que não é repost ao contrário doutros tópicos que abri.

Alguém sabe se um banco tem forma de ver que estamos a pedir vários empréstimos ao mesmo tempo a credores diferentes acima da nossa capacidade de endividamento?

Eu sei que têm forma de ver se a gente já tem empréstimos a decorrer, se tem prestações em atraso ou mesmo calotes, não é disso que se trata, trata-se de pedir vários ao mesmo tempo como falei acima.

As financeiras como cofidis e cetelem tenho quase a certeza que nem sequer têm formas de ver que empréstimos temos noutras instituições pois o meu pai diz que sempre que lhes pede novos empréstimos elas lhe perguntam se ele já tem créditos.

O objectivo seria investir na bolsa e/ou comercializar carros como particular, sem stand e os empréstimos acima da capacidade de endividamento seriam pagos com parte do valor conseguido até ao momento em que os lucros dos investimentos começassem a cobrir essas prestações mensais.

Eu sei que fazer o que falo neste tópico pode ser muito perigoso se as coisas correm mal, mas o tópico não é brincadeira, por isso peço que apenas se foquem nele, não me tentem consciencializar para os perigos deste comportamento porque quase de certeza que eu não vou mudar de opinião sobre isto.

Cumprimentos.

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, Goya777, PAULOJOAO, rg7803, Shimazaki_2 e 144 visitantes