Referendo escocês
Re: Referendo escocês
moppie85 Escreveu:Raposo Tavares Escreveu:Tenho a impressão (repare-se que sublinho a expressão atrás) que só hoje é que as bolsas começaram a deixar de descontar a possibilidade de os independentistas ganharem o referendo. Entretanto, é curioso que os partidos nacionais britânicos tenham acordado apenas há dois dias para este assunto.
Como dizia o moppie no post anterior, os escoceses já estão a ganhar no caso de o não vencer. Veremos como ficarão se o sim for o mais votado...
Outra coisa me parece previsível se o não vencer: o Reino Unido compreenderá que tem algo a ganhar se acelerar a sua integração na Europa. É o receio de saída do espaço europeu que contribui fortemente para a retração de muitas nações a abandonarem os países em que se inserem. Refiro-me aos bascos, catalães, bretões, corsos, lombardos, etc.
interessante o teu argumento... mas tens um problema nele - o Governo Escocês (e o povo Escoces) são mais Europeístas que o de Inglaterra... Aliás, um dos grandes debates é a (re)entrada da Escocia na UE, enquanto o UK anda a planear referendos à UE para daqui a dois anos...
Não tinha essa informação. De qualquer forma, se é como dizes, se os escoceses são mais europeístas do que os outros britânicos, isso não enfraquece o meu argumento. Quando o Cameron, quanto a mim como forma de combater o eixo franco-germânico e a deriva nacionalista que se reforça em Inglaterra, apostou na realização de um referendo acabou por se afastar do grande patronato e, equaciono-o agora, dos escoceses.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
moppie85 Escreveu:
Falar de maiorias acima de 66% e 75% nas verdadeiras democracias pode ser um bocado como acreditar nas eleições democráticas a 99% em alguns países africanos...
Nos 3 referendos que até hoje se realizaram em Portugal, as maiorias nunca chegaram aos 2/3. E votaram sempre menos de 50% dos eleitores:
http://www.ionline.pt/artigos/portugal/tres-referendos-nacionais-hoje-portugal-nenhum-vinculativo
Texano Bill Escreveu:moppie85 Escreveu:Texano Bill Escreveu:Decisões importantes como estas deveriam precisar de uma supermaioria (p.ex. 2/3 ou mesmo 3/4). Achariam satisfatório que o "Yes" ganhasse com 51% e a Escócia ficasse independente? Então, tira-se assim a nacionalidade a metade da população contra a sua vontade? Ou criar-se um novo país em que metade da população se opõe à sua existência?
Não... isto fica tudo entre irmãos, uma vez que ficam com dupla nacionalidade...
Quanto ao quererem... erm... é um pau de dois bicos: então previne-se um país de existir porque uma minoria não o quer?
Quem quer fazer alterações de grande envergadura é que tem de se afirmar a procurar consensos alargados e sólidos. Antes desta crise os apoiantes da independência eram bem minoritários e assim que passar aposto em como voltam ao mesmo. É mais voto de protesto que outra coisa.
Decisões importantes requerem ponderação e cabeça fria. Não é por acaso que em muitos países (Portugal incluído), alterações à Lei Fundamental requerem supermaiorias.
não sei se será só de protesto... nem afirmaria assim levianamente como o fazes. Em 2012 eram 30% e agora uns 40%... mais 10% - 15%? Por outro lado, o SNP (o partido nacionalista) obteve uma maioria de 55% nas últimas eleiçoes escocesas e tinha ganho (não com maioria absoluta) as anteriores em 2007...
Falar de maiorias acima de 66% e 75% nas verdadeiras democracias pode ser um bocado como acreditar nas eleições democráticas a 99% em alguns países africanos...
- Registado: 15/4/2008 14:12
EuroSexy Escreveu:A separação da Escócia do Reino Unido seria o passo para muitas outras independências dentro da Europa, inclusive a Catalunha, País Basco, Crimeia, etc
Só Portugal não mexe nas fronteiras há mais de 850 anos salvo o caso de Olivença.
É? E Macau 1999 não era Portugal?

moppie85 Escreveu:Texano Bill Escreveu:Decisões importantes como estas deveriam precisar de uma supermaioria (p.ex. 2/3 ou mesmo 3/4). Achariam satisfatório que o "Yes" ganhasse com 51% e a Escócia ficasse independente? Então, tira-se assim a nacionalidade a metade da população contra a sua vontade? Ou criar-se um novo país em que metade da população se opõe à sua existência?
Não... isto fica tudo entre irmãos, uma vez que ficam com dupla nacionalidade...
Quanto ao quererem... erm... é um pau de dois bicos: então previne-se um país de existir porque uma minoria não o quer?
Quem quer fazer alterações de grande envergadura é que tem de se afirmar a procurar consensos alargados e sólidos. Antes desta crise os apoiantes da independência eram bem minoritários e assim que passar aposto em como voltam ao mesmo. É mais voto de protesto que outra coisa.
Decisões importantes requerem ponderação e cabeça fria. Não é por acaso que em muitos países (Portugal incluído), alterações à Lei Fundamental requerem supermaiorias.
A separação da Escócia do Reino Unido seria o passo para muitas outras independências dentro da Europa, inclusive a Catalunha, País Basco, Crimeia, etc
Só Portugal não mexe nas fronteiras há mais de 850 anos salvo o caso de Olivença.
- Registado: 16/6/2014 0:01
Raposo Tavares Escreveu:Tenho a impressão (repare-se que sublinho a expressão atrás) que só hoje é que as bolsas começaram a deixar de descontar a possibilidade de os independentistas ganharem o referendo. Entretanto, é curioso que os partidos nacionais britânicos tenham acordado apenas há dois dias para este assunto.
Como dizia o moppie no post anterior, os escoceses já estão a ganhar no caso de o não vencer. Veremos como ficarão se o sim for o mais votado...
Outra coisa me parece previsível se o não vencer: o Reino Unido compreenderá que tem algo a ganhar se acelerar a sua integração na Europa. É o receio de saída do espaço europeu que contribui fortemente para a retração de muitas nações a abandonarem os países em que se inserem. Refiro-me aos bascos, catalães, bretões, corsos, lombardos, etc.
interessante o teu argumento... mas tens um problema nele - o Governo Escocês (e o povo Escoces) são mais Europeístas que o de Inglaterra... Aliás, um dos grandes debates é a (re)entrada da Escocia na UE, enquanto o UK anda a planear referendos à UE para daqui a dois anos...
Texano Bill Escreveu:Decisões importantes como estas deveriam precisar de uma supermaioria (p.ex. 2/3 ou mesmo 3/4). Achariam satisfatório que o "Yes" ganhasse com 51% e a Escócia ficasse independente? Então, tira-se assim a nacionalidade a metade da população contra a sua vontade? Ou criar-se um novo país em que metade da população se opõe à sua existência?
Decisões importantes como estas deveriam precisar de uma supermaioria (p.ex. 2/3 ou mesmo 3/4). Achariam satisfatório que o "Yes" ganhasse com 51% e a Escócia ficasse independente? Então, tira-se assim a nacionalidade a metade da população contra a sua vontade? Ou criar-se um novo país em que metade da população se opõe à sua existência? 

Este tipo de votações ou referendos são demasiado importantes para que sejam decididas apenas porque um lado do povo começa a ter avanço quando historicamente não era o vencedor.
O SIM pode estar a ser influenciado positivamente por factores temporários (política, economia, etc...), no entanto, um pais tornar-se independente acarreta em impactos significativos, muitos deles irreversíveis. É mais prudente deixar o momento consolidar e garantir que o SIM lidera com consistência e se possível com uma margem mais folgada.
Cumps.
O SIM pode estar a ser influenciado positivamente por factores temporários (política, economia, etc...), no entanto, um pais tornar-se independente acarreta em impactos significativos, muitos deles irreversíveis. É mais prudente deixar o momento consolidar e garantir que o SIM lidera com consistência e se possível com uma margem mais folgada.
Cumps.
- Registado: 26/1/2007 17:07
Tenho a impressão (repare-se que sublinho a expressão atrás) que só hoje é que as bolsas começaram a deixar de descontar a possibilidade de os independentistas ganharem o referendo. Entretanto, é curioso que os partidos nacionais britânicos tenham acordado apenas há dois dias para este assunto.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
Ainda não sei no que vou votar ... Provavelmente votarei no Não, embora compreenda a posição de quem decida votar Sim. De se notar, que neste momento muita gente já votou - no UK é permitido votar por correspondência.
Acho que há um pouco de demagogia da parte dos independentistas - parece um certo país que eu cá conheço em que vale tudo para caçar votos. Creio que grande parte das promessas feitas pelos independentistas são, de facto, impossiveis de realizar. Não se pode esperar que o dinheiro estique e dê para tudo. Quanto à libra, duvido que não a continuem a usar... por muito que o rUK estrebuche, podem sempre usar a libra à revelia - perdem é uma certa autonomia estatal (algo que não seria inédito, basta ver o Euro). Creio que a conversa do "são independentes não podem usar a libra" é só para assustar o transeunte - conversa que não tem conseguido cativar a população.
Mesmo que a Escócia se mantenha no UK, vão ganhar com o referendo. De facto, já há planos para uma maior devolução de poderes ao parlamento escocês (devo max) e garantir uma maior autonomia do mesmo. De recordar que a Escócia já tem SNS, sistema de educação e algumas leis diferentes da do rUK. Pessoalmente inclino-me para esta solução - segurança de um Estado que é um player mundial com vantagens alargadas na autonomia e estabilidade do sistema.
Quanto ao resto (catalunha e cia) não acredito que esse cenário ocorra - vejamos que há muita coisa diferente quando comparado com essas situações, começando por a Escócia em si deter 50% das reservas petroliferas da UE - a Escócia independente seria o 14º país do mundo com mais GDP por habitante e o 8º maior da OCDE, passando pelo Acordo de Edinburgh (que não existe nos outros casos) e terminando no completo descrédito de Westminster entre os Escoceses e entre os próprios Ingleses (muitos Ingleses, especialmente os do norte, preferiam pertencer à Escócia do que a Inglaterra). Aliás, na brincadeira muitas vezes defendem a "independência de Londres" - acreditam que todas as politicas existentes se centram em Londres e se esquecem do resto do país.
Hoje ouvi uma barbaridade na RTP1 em que referiam que a raínha Isabel II deixaria de ser raínha da Escócia... No caso de independencia ela continuará a ser a raínha da Escócia, uma vez que está previsto que a Escócia adopte um sistem semelhante ao rUK - Monarquia Constitucional.
Acho que há um pouco de demagogia da parte dos independentistas - parece um certo país que eu cá conheço em que vale tudo para caçar votos. Creio que grande parte das promessas feitas pelos independentistas são, de facto, impossiveis de realizar. Não se pode esperar que o dinheiro estique e dê para tudo. Quanto à libra, duvido que não a continuem a usar... por muito que o rUK estrebuche, podem sempre usar a libra à revelia - perdem é uma certa autonomia estatal (algo que não seria inédito, basta ver o Euro). Creio que a conversa do "são independentes não podem usar a libra" é só para assustar o transeunte - conversa que não tem conseguido cativar a população.
Mesmo que a Escócia se mantenha no UK, vão ganhar com o referendo. De facto, já há planos para uma maior devolução de poderes ao parlamento escocês (devo max) e garantir uma maior autonomia do mesmo. De recordar que a Escócia já tem SNS, sistema de educação e algumas leis diferentes da do rUK. Pessoalmente inclino-me para esta solução - segurança de um Estado que é um player mundial com vantagens alargadas na autonomia e estabilidade do sistema.
Quanto ao resto (catalunha e cia) não acredito que esse cenário ocorra - vejamos que há muita coisa diferente quando comparado com essas situações, começando por a Escócia em si deter 50% das reservas petroliferas da UE - a Escócia independente seria o 14º país do mundo com mais GDP por habitante e o 8º maior da OCDE, passando pelo Acordo de Edinburgh (que não existe nos outros casos) e terminando no completo descrédito de Westminster entre os Escoceses e entre os próprios Ingleses (muitos Ingleses, especialmente os do norte, preferiam pertencer à Escócia do que a Inglaterra). Aliás, na brincadeira muitas vezes defendem a "independência de Londres" - acreditam que todas as politicas existentes se centram em Londres e se esquecem do resto do país.
Hoje ouvi uma barbaridade na RTP1 em que referiam que a raínha Isabel II deixaria de ser raínha da Escócia... No caso de independencia ela continuará a ser a raínha da Escócia, uma vez que está previsto que a Escócia adopte um sistem semelhante ao rUK - Monarquia Constitucional.
Artista Romeno Escreveu:
se isso acontecer, tretas nao te espantes se aparecer em 2024 a catalunha, o pais basco a lombardia etc como independentes.....
É natural que sim, a Espanha e a Itália são mantas de retalhos, não são países unidos.
Dr Tretas Escreveu:O Estóico Ocioso Escreveu:(...) Não me interesso pelo resultado, apenas pelas consequências imediatas.
Tem piada que a mim o imediato pouco interessa, tenho mais curiosidade nos resultados a médio/longo prazo de uma Escócia independente.
se isso acontecer, tretas nao te espantes se aparecer em 2024 a catalunha, o pais basco a lombardia etc como independentes.....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 20/3/2015 21:17, num total de 1 vez.
- Registado: 27/7/2014 0:32
O Estóico Ocioso Escreveu:(...) Não me interesso pelo resultado, apenas pelas consequências imediatas.
Tem piada que a mim o imediato pouco interessa, tenho mais curiosidade nos resultados a médio/longo prazo de uma Escócia independente.
.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 20/3/2015 21:17, num total de 1 vez.
Cá para mim, quanto mais depressa o RU sair da UE, melhor. Não fazem falta nenhuma e só chateiam. Uma Escócia independente devia era aderir ao Euro, como fez a Irlanda,e deixarem-se do anacronismo da Libra, isso é passado.
Fugas de capital... Isso é para rir? Uma Escócia independente com o euro ia ter acesso a um sem fim de investimento estrangeiro, como aconteceu na Irlanda. Os Escoceses que abram os olhinhos.
Fugas de capital... Isso é para rir? Uma Escócia independente com o euro ia ter acesso a um sem fim de investimento estrangeiro, como aconteceu na Irlanda. Os Escoceses que abram os olhinhos.
Perguntas:
Qual é a probabilidade de a Escócia aderir ao Euro?
Ou à Zona Euro?
Uma libra mais fraca não dá mais influencia ao euro?
Uma libra mais fraca não pressiona mais o UK em juntar-se ao Euro?
Qual é a probabilidade de a Escócia aderir ao Euro?
Ou à Zona Euro?
Uma libra mais fraca não dá mais influencia ao euro?
Uma libra mais fraca não pressiona mais o UK em juntar-se ao Euro?
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
honestamente há 1 mes este cenário não estava quase na mesa...mas não é liquido que se concretize
se se concretizar é mau sem duvida.. mas por agora ainda é muito especulação..a concretizar-se retiro em parte as minhas previsões para a libra vs eur

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 20/3/2015 21:16, num total de 1 vez.
p3droPT Escreveu:Nesse caso foi o orgulho que tornou Portugal uma nação independente
Sim, o orgulho de 1 homem, meio francês-meio espanhol. E foi o orgulho de outro homem, este já nascido português, que em 1580 fez o reverso.

trend=friend Escreveu:Quanto ao último parágrafo, mais do que centralismo, que pressupõe a discussão da problemática do regionalismo numa única nação (ex: Norte face a Lisboa), aqui estamos perante duas nações com vários séculos de história e que partilharam "apenas" os últimos 300 anos, e não por associação mas por subjugação de uma a outra.
Regionalismos... Olhemos primeiro para as actuais regiões autónomas antes de criarmos outras novas.
PS: sou nortenho.

p3droPT Escreveu:Texano Bill Escreveu:
Estas balburdias todas bem podem 'matar' a economia deles a curto prazo. A vontade separatista dos escoceses baseia-se mais em orgulho que outra coisa.
Nesse caso foi o orgulho que tornou Portugal uma nação independente, e agora muito poucos defenderiam uma integração na coroa de Espanha, que afinal, também, nada mais é do que uma união das coroas de Navarra, Aragão, Castela, Leao e Galiza.
Um movimento independista é legitimo se as populações se sentirem prejudicadas com o centralismo, penso eu. Ainda para mais no caso da Escocia, pobre William Wallace
Sem dúvida quanto a Portugal.
Quanto ao último parágrafo, mais do que centralismo, que pressupõe a discussão da problemática do regionalismo numa única nação (ex: Norte face a Lisboa), aqui estamos perante duas nações com vários séculos de história e que partilharam "apenas" os últimos 300 anos, e não por associação mas por subjugação de uma a outra. Tal como a Catalunha, ainda que com mais algum tempo de união...
Convém lembrar que a Escócia/Caledonia nem os romanos conquistaram... Era a norte da Britannia.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
p3droPT Escreveu:Um movimento independista é legitimo se as populações se sentirem prejudicadas com o centralismo, penso eu.
E que são bem influenciadas pelo que os políticos lhes vendem...
Texano Bill Escreveu:
Estas balburdias todas bem podem 'matar' a economia deles a curto prazo. A vontade separatista dos escoceses baseia-se mais em orgulho que outra coisa.
Nesse caso foi o orgulho que tornou Portugal uma nação independente, e agora muito poucos defenderiam uma integração na coroa de Espanha, que afinal, também, nada mais é do que uma união das coroas de Navarra, Aragão, Castela, Leao e Galiza.
Um movimento independista é legitimo se as populações se sentirem prejudicadas com o centralismo, penso eu. Ainda para mais no caso da Escocia, pobre William Wallace

Quem está ligado: