Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Aumento de Capital - BANIF - 2014

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Banif - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 21/5/2014 17:32

Quem está de fora, só terá interesse se a cotação estiver acima desse euro...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por inspite » 21/5/2014 17:19

ricardmag Escreveu:Não me parece que tenhas a garantia de comprar a 0,01€ no mercado.
Fica o gráfico desde o inicio do aumento de capital.

Desculpe lá caro ricardmag se em vez que não recorrer ao aumento de capital a 0,01 cêntimos posso ir ao mercado pagar 0.101! É que a diferença é efetivamente insignificante. Isto se não comprar a 0,01 ou mesmo a menos (+ barato) no mercardo...

Eu sou dos que estou entalado no Banif com ações e, para mim, este aumento de capital vai ser um fiasco e a razão é que não existe nenhuma especie de benefício nas aquisição de novas ações.... Quem me dera poder vender as minhas quanto mais ainda ter de compar mais, só se não estivesse lúcido!

Ulisses, podes explicar, por favor, se existe algum tipo de benefício para um acionista ou mesmo uma pessoa que esteja de fora em recorrer ao aumento de capital?

Espero bem que este banco se aguente para bem dos meus tostões...

Obrigado

Registado: 11/11/2008 0:58

Aumento de Capital - BANIF - 2014

por MarcoAntonio » 21/5/2014 16:52

(reservado)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Artista Romeno » 21/5/2014 15:04

bernaspc Escreveu:Se o aumento de capital é a 0,01€ e as acções estão a 0,01€, que interesse é que um accionista tem em recorrer ao aumento de capital em vez de comprar diretamente no merrcado??? :roll:

no worry! account managers make it possible
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Ulisses Pereira » 21/5/2014 14:48

bernascp, esse é um problema e por isso é que alguém vai ter que defender a cotação com unhas e dentes acima de 1 cêntimo enquanto houver aumento de capital, sob pena do AC falhar.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por ricardmag » 21/5/2014 13:28

Não me parece que tenhas a garantia de comprar a 0,01€ no mercado.
Fica o gráfico desde o inicio do aumento de capital.
Anexos
banif-AC.PNG
banif-AC.PNG (29.69 KiB) Visualizado 7191 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por inspite » 21/5/2014 12:34

Se o aumento de capital é a 0,01€ e as acções estão a 0,01€, que interesse é que um accionista tem em recorrer ao aumento de capital em vez de comprar diretamente no merrcado??? :roll:

Registado: 11/11/2008 0:58

por dbass » 19/5/2014 17:46

Esta noiticia vale o que vale.....mas Banif seque inalterado e o Bes subiu em contraciclo com o resto da banca!!!

http://theportugalnews.com/news/moodys- ... ntee/31606

http://www.dnoticias.pt/actualidade/eco ... es-e-banif

Abraço

Registado: 16/1/2014 19:56

por richardj » 17/5/2014 20:26

uma questão como é que o banif vai lidar com os DTA?

qual é a quantidade de DTA que está no balanço e que vai deixar de poder estar a partir deste ano?

EDIT: ja vi são 240 M

Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!

DUNE 2

Registado: 25/4/2011 22:36

por Dr Tretas » 17/5/2014 19:06

:>Lafs Escreveu:Fazendo as contas isto dá qq coisa como 0,0148797994/ação, ou seja a ação está muito subvalorizada relativamente ao "real" valor da mesma, agora basta saber se o BANIF vale 1.720.700,000€!!!!! :!:

Já olhaste sequer para o balanço do Banif? Tem quase 1000 M€ de resultados transitados negativos!!!
Continua encaminhado para prejuízos de mais de 100M€ por ano.

Prevejo uma hipotética notícia como esta em tempos vindouros:

Banif anuncia reverse split e redução de capital

O Banif, Banco Internacional do Funchal, S.A. aprovou em assembleia extraordinária de accionistas, a redução de capital de 1.720.700,000€ para 578.200.000€ para cobertura de prejuízos com contrapartida na rubrica de resultados transitados. Adicionalmente, cada accionista detentor das actuais 115.640.000.000 acções irá receber uma nova acção com valor nominal de 5€ por cada 1000 acções sem valor nominal actualmente detidas, passando o capital social a ser constituído por 115.640.000 acções com o valor nominal de 5€, sendo extintas as anteriores acções.

E para quem acha que é disparate pegado, voltemos alguns anos atrás:

O Banif – Banco Internacional do Funchal, SA, foi constituído no dia 20 de Março de 2002 com
produção de efeitos a 1 de Abril de 2002, com o capital social de Eur.: 200.000.000,00, representado
por 40.000.000 acções com o valor nominal unitário de 5 euros.

Durante o mês de Dezembro de 2002, o Banif – Banco Internacional do Funchal, SA procedeu ao
aumento do seu capital social de Eur.: 200.000.000,00 para Eur.: 240.000.000,00 através da emissão de
8.000.000 novas acções, ordinárias, escriturais, nominativas com o valor nominal unitário de 5 euros.

E tenho impressão que o Banif de 2002 valia mais que o de agora...

Registado: 29/10/2013 12:15

por :>Lafs » 17/5/2014 18:02

dbass Escreveu:
:>Lafs Escreveu:
informador Escreveu:O BANIF não distribuiu direitos aos accionistas!!

No meu caso como detenho 8 ações tenho direito a 1 ação no AC, e isso ninguém me pode tirar, agora posso é passar esse direito para um outro investidor que tenha sede tremenda de me comprar a minha ação no AC ou seja, os meus direitos... e tenho de levar 0,01€ em "dinheiro" pois é a única forma de pagamento :twisted: :twisted: :twisted: ( que que queria fazer um Bes express Bill) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

\:D/ \:D/ \:D/

Entretanto uma vista de olhos mais atenta ao Gigantesco prospeto publicado no site da CMVM constatei o seguinte:

Pag 85
"Caso se verifique a subscrição completa do aumento de capital, o capital social do Banif ascenderá a €1.720.700.000, representado por 115.640.000.000 acções"

Fazendo as contas isto dá qq coisa como 0,0148797994/ação, ou seja a ação está muito subvalorizada relativamente ao "real" valor da mesma, agora basta saber se o BANIF vale 1.720.700,000€!!!!! :!:

"No meu caso como detenho 8 ações tenho direito a 1 ação no AC, e isso ninguém me pode tirar, agora posso é passar esse direito para um outro investidor que tenha sede tremenda de me comprar a minha ação no AC ou seja, os meus direitos... e tenho de levar 0,01€ "

Se tem 8 ações....Mantenha a posição!!! É provável que no curto/médio prazo possa comer uns caracóis e beber uma cerveja numa esplanada qlq na capital com o "capital" investido !

Se assim for será realmente um grande investimento :!: e certamente nunca farei melhor investimento como este \:D/

Registado: 16/12/2013 23:39
Localização: Algures no Pacifico Sul à deriva em cima de um bote

por :>Lafs » 17/5/2014 17:58

Artista Romeno Escreveu:

No meu caso como detenho 8 ações tenho direito a 1 ação no AC, e isso ninguém me pode tirar, agora posso é passar esse direito para um outro investidor que tenha sede tremenda de me comprar a minha ação no AC ou seja, os meus direitos... e tenho de levar 0,01€ em "dinheiro" pois é a única forma de pagamento :twisted: :twisted: :twisted: ( que que queria fazer um Bes express Bill) :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Entretanto uma vista de olhos mais atenta ao Gigantesco prospeto publicado no site da CMVM constatei o seguinte:

Pag 85
"Caso se verifique a subscrição completa do aumento de capital, o capital social do Banif ascenderá a €1.720.700.000, representado por 115.640.000.000 acções"

Fazendo as contas isto dá qq coisa como 0,0148797994/ação, ou seja a ação está muito subvalorizada relativamente ao "real" valor da mesma, agora basta saber se o BANIF vale 1.720.700,000€!!!!! :!:

também acredita que o bcp ainda pode ir aos 1,2 euros? se a resposta a minha pergunta é sim então pra si o banif tb poderá ir concerteza aos 1,7mm e viva ao carnaval madeirense

Quando o BCP chegar aos 0,12€ ai começo a pensar em entrar no BCP.... 8-)

por Artista Romeno » 16/5/2014 23:33

Pag 85

também acredita que o bcp ainda pode ir aos 1,2 euros? se a resposta a minha pergunta é sim então pra si o banif tb poderá ir concerteza aos 1,7mm e viva ao carnaval madeirense
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por dbass » 16/5/2014 23:28

Pag 85

"No meu caso como detenho 8 ações tenho direito a 1 ação no AC, e isso ninguém me pode tirar, agora posso é passar esse direito para um outro investidor que tenha sede tremenda de me comprar a minha ação no AC ou seja, os meus direitos... e tenho de levar 0,01€ "

Se tem 8 ações....Mantenha a posição!!! É provável que no curto/médio prazo possa comer uns caracóis e beber uma cerveja numa esplanada qlq na capital com o "capital" investido !

Registado: 16/1/2014 19:56

por :>Lafs » 16/5/2014 20:32

Pag 85

por Artista Romeno » 16/5/2014 19:01

katolo Escreveu:Resposta do gabinete de relação com investidores:

Exmo Sr. ...,
Muito obrigado pelas suas observações, que serão devidamente encaminhadas. Relativamente às questões que levanta, cumpre esclarecer que a presente oferta publica de subscrição das acções do Banif sem direito de preferência dos accionistas está ao abrigo das deliberações dos accionistas na Assembleia Geral do dia 25 de Junho de 2013, quando foram definidas as condições para os aumentos de capital no âmbito da 2ª fase da recapitalização do Banif (ou seja, até perfazerem o montante total de 450 milhões de euros). Nessa ocasião os accionistas deliberaram (é importante referir que naquela data o Estado Português era o acionista maioritário, com 99,2% do capital social) realizar os aumentos de capital com supressão do direito de preferência dos accionistas. Esta operação está portanto enquadrada pela autorização concedida naquela AG e, como tal, vinculada aos termos então definidos.

Com os melhores cumprimentos,
Investor Relations
Direcção de Comunicação Corporativa
Av. Jose Malhoa, 22 1099-012 Lisboa
Tel. +351 217 211 970 Fax: +351 217 211 971
Ir@banif.pt | http://www.banif.pt

Mt bom a roménia no seu melhor... muitos arderam no BCP... lembrar meu que na minha familia as acções foram despachadas ali no incio de 2001 quando o bcp mais uma x enviou uma cartinha a pedir um AC e o senso comum de quem tinha herdado as acções disse tantos ac vou ja largar..... a carta do engenheiro era glamorosa e tudo falava em sistemas informaticos...http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... marco.html pois era agora os que nao venderam nessa altura ficaram todos informatizados...... na verdade tiveram ainda uma oportunidade quando apareceu o comendador.... custuma-se dizer não há duas sem 3 sorry nao vai haver uma 3ª so se for por um RSS mas essa nao conta é batota! QT ao banif= bcp 1 centimo parece me exagerado o pequeno aforrador vai se queimar.. SE aparecer uma notica a dizer que uma das morgans a goldman a ML o CS ou o DB tomaram posição no banif mudo de ideias.... cheira me k vou ter k manter a minha posição

por katolo » 16/5/2014 18:51

Resposta do gabinete de relação com investidores:

Exmo Sr. ...,
Muito obrigado pelas suas observações, que serão devidamente encaminhadas. Relativamente às questões que levanta, cumpre esclarecer que a presente oferta publica de subscrição das acções do Banif sem direito de preferência dos accionistas está ao abrigo das deliberações dos accionistas na Assembleia Geral do dia 25 de Junho de 2013, quando foram definidas as condições para os aumentos de capital no âmbito da 2ª fase da recapitalização do Banif (ou seja, até perfazerem o montante total de 450 milhões de euros). Nessa ocasião os accionistas deliberaram (é importante referir que naquela data o Estado Português era o acionista maioritário, com 99,2% do capital social) realizar os aumentos de capital com supressão do direito de preferência dos accionistas. Esta operação está portanto enquadrada pela autorização concedida naquela AG e, como tal, vinculada aos termos então definidos.

Com os melhores cumprimentos,

Investor Relations
Direcção de Comunicação Corporativa
Av. Jose Malhoa, 22 1099-012 Lisboa
Tel. +351 217 211 970 Fax: +351 217 211 971
Ir@banif.pt | www.banif.pt

Registado: 20/2/2014 22:01

por informador » 16/5/2014 18:45

O BANIF não distribuiu direitos aos accionistas!!

Registado: 23/7/2013 12:01

por ricardmag » 16/5/2014 15:40

Desculpem a minha ignorância mas como é que se processa a venda de direitos?

Cumprimentos.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por :>Lafs » 16/5/2014 14:40

ttrodrigues Escreveu:
:>Lafs Escreveu:Para que ir ao aumento do capital se já posso comprar ações a 0,01€. !!!!! =; =;

Está visto que este aumento de capital tem apenas um objetivo sacar mais dinheiro ao Zé Povinho para depois efetuar o reserse stock split e deixar resvalar a ação novamente quando esta estiver a 0,1€, para depois comprar com desconto de 70 a 80 % a quem comprou no aumento de capital a 0,01/0,1.

Pois neste momento alguém anda manifestamente a segurar a ação nos 0,01 pois caso contrario com a razia que se tem visto nos outras cotadas muito certamente o valor já estaria mesmo abaixo do valor do AC.

Penso que com o RSS o valor vai sempre sofrer a curto prazo, mas quedas de 70%?

Há quem defenda que os AC são benéficos porque traz capital para o banco e a longo prazo estabiliza a situação financeira. Apesar dos prejuízos do 1º trimestre, os valores até estão ligeiramente melhores do que no ano passado.

Assim, como vês este AC? É simplesmente para enganar o Zé Povinho? E a supervisão?

O BANIF não está a fazer nenhuma ilegalidade, está tudo publicado no site da CMVM, o que que de bradar aos ceus é o esquema que está a ser aqui montado para tentar ludibriar as pessoas menos prevenidas.

Eu cá já comprei as minhas 8 ações ( a 0,01€) que é para reclamar os meus direitos ou então vende-los. :idea: \:D/

por ttrodrigues » 16/5/2014 14:16

:>Lafs Escreveu:Para que ir ao aumento do capital se já posso comprar ações a 0,01€. !!!!! =; =;

Está visto que este aumento de capital tem apenas um objetivo sacar mais dinheiro ao Zé Povinho para depois efetuar o reserse stock split e deixar resvalar a ação novamente quando esta estiver a 0,1€, para depois comprar com desconto de 70 a 80 % a quem comprou no aumento de capital a 0,01/0,1.

Pois neste momento alguém anda manifestamente a segurar a ação nos 0,01 pois caso contrario com a razia que se tem visto nos outras cotadas muito certamente o valor já estaria mesmo abaixo do valor do AC.

Penso que com o RSS o valor vai sempre sofrer a curto prazo, mas quedas de 70%?

Há quem defenda que os AC são benéficos porque traz capital para o banco e a longo prazo estabiliza a situação financeira. Apesar dos prejuízos do 1º trimestre, os valores até estão ligeiramente melhores do que no ano passado.

Assim, como vês este AC? É simplesmente para enganar o Zé Povinho? E a supervisão?

Registado: 5/9/2012 0:00

por :>Lafs » 16/5/2014 13:13

Para que ir ao aumento do capital se já posso comprar ações a 0,01€. !!!!! =; =;

por Artista Romeno » 13/5/2014 18:26

Dr Tretas Escreveu:Aí é que está o problema: não sei quanto "vale" o Banif, porque a maior parte das acções não estão cotadas, logo não têm um preço transparente; Estão nas mãos do estado, o seu valor depende de decisores políticos... mau sinal...

Discordo parcialmente, pelo seguinte está cotada 33% do capital e o mercado avalia 33% no que se sabe... o lloyds bank e o rbs por exemplo também tinham e tem capital publico la enfiado, controlando o rbs salvo erro... dito isto não me parece que a questão seja essa a questão é psicoloico-comportamental.... muitos artistas julgam tá a um centimo ta barato :clap: :mrgreen: :!: :arrow: , quanto ao tangible book value por acção é de apenas 0,0078 logo o banif cota acima de bancos em termos relativos como sabadell, caixabank, BES, POPular, só BBVA E SAN cotam acima deste racio na iberia e por outro topico que abri qualquer banco frances cota mais barato que o banif, faz isto algum sentido...???? enfim não sei o impacto da saida de espanha nos racios de capital mas nao tenho grandes duvidas que BANIF :arrow: CARNAVAL MADEIRENSE :idea:

por Dr Tretas » 13/5/2014 18:08

Aí é que está o problema: não sei quanto "vale" o Banif, porque a maior parte das acções não estão cotadas, logo não têm um preço transparente; Estão nas mãos do estado, o seu valor depende de decisores políticos... mau sinal...

Registado: 29/10/2013 12:15

por Artista Romeno » 13/5/2014 18:00

Dr Tretas Escreveu:
perseu Escreveu:
A participação do estado deverá fazer parte do total de acções oficializado em Portugal (CMVM+Euronext), sob pena de ser uma posição que nunca desvalorizaria (porque se é um investimento não representado em acções não é legal nem transaccionável. Se se traduz em acções tem de estar oficializado nas entidades reguladoras brasileira e portuguesa e o que existe é o nº que anexo).
O nº de acções oficiais praticamente coincide ( no site da CMVM, Reuters e no site da CVM brasileira - a posição maioritária do Estado faz parte das acções consideradas).

NOTA - Quando falava do capital social nominal era para indicar o valor considerado investido -1.175.000.000 € versus 330.610.000 € de capitalização bolsista actual.

LPA-0,13
Capitalização Bolsista330,61M
Retorno 1 ano -92,88%
Acções Total - 101.788.956.469

Abraço, perseu

O investimento do estado é representado por acções, mas são de uma classe diferente das que estão admitidas à negociação no mercado regulamentado (Euronext). Não quer dizer que não sejam transaccionáveis, creio que o estado as irá vender um dia.

Ou seja:
Total de acções: 101.789.522.043
Acções preferenciais do Estado: 70.000.000.000 (não admitidas à cotação)
Acções ordinárias: 31.789.522.043 (Cotadas na Euronext)

A capitalização bolsista que a euronext indica resulta de multiplicar a cotação do Banif pelo número de acções ordinárias, ou seja 31.789.522.043 x 0,0104 = 330.611.029,2472 €

Mas faltam as acções do Estado, que não sendo cotadas podemos avaliar pelo seu valor de aquisição (seria politicamente inaceitável o Estado vender por menos) que foi 700M€, pelo que no total dá 1030 M€ de capitalização accionista.

Isto é preciso ter atenção quando há várias classes de acções, a Inapa é um bom exemplo, tem 2 classes de acções cotadas na Euronext, ordinárias e PSV. A capitalização bolsista da Inapa é a soma das 2 classes.

A inapa é um bom exemplo claro que é ....A Soni tb( eu acho piada ao ticker faz me lembrar a Sony k tb ja teve os seus dias de ouro ) e o banif é tudo o que se pode designar de acções Deluxe, empresas deluxe.... o banif vale 1030M eu tenho as minhas duvidas mas está bem :mrgreen: O BPI vale 2,45 MM, pouco mais do dobro e tem uma operação em angola com alta rentabilidade, mas o burro sou eu... como dizia o scolari

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], m-m, PAULOJOAO e 228 visitantes