Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Saldo da minha Vida na Bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Saldo da minha Vida na Bolsa

por Eurouro » 9/12/2013 20:46

Eu quando comecei não tinha estratégia nem plano nem nada que me fizesse ser disciplinado.
Comecei a ler e reunir info sobre mercados e empresas no 11 Setembro 2001 e a partir dai foi sempre a estudar. Até que investi pela primeira vez em 2008 no crash. O meu primeiro investimento foi de Fevereiro a Maio desse ano na Altri. e tirei 7% de rendibilidade com 100% do dinheiro da carteira. Os restantes 8 trades que fiz durante esse ano foram todos positivos e em 2008 quando a bolsa estava a cair consegui 42% de rendibilidade apanhando ressaltos do lado longo.

Em 2009 tive o meu primeiro trade negativo na ING Groep em Março quase no minimo absoluto dos 666p do SP500. Mas o resto do ano foi positivo, mas nada com que se pareça a 2008.

Em 2010 deixei as acções para me dedicar ao forex. Perdi 33% da carteira e desisti do forex para sempre.
Em 2011 voltei às acções com lucros e perdas consecutivas e residuais, nada de over trading.
Em 2012 voltei a retirar uns 10% do mercado de acções, mas desta vez o metodo já era bastante apurado em comparação com 2008/2009 e alguns pequenos trades em crude positivos.
Em 2013 estou positivo e aprendi muito com alguns mestres do Caldeirao.

Pior trade ING em Março 2009
Melhor trade Alcatel em 2010.

Registado: 18/7/2013 16:01

por NOX » 9/12/2013 20:03

Amigos,

Acho este post de grande valia porque estas historias de vida que aqui deixamos servem para que todos vejam que se alguns hj em dia ganham bem na bolsa tb ja fizeram asneiras colossais mas o mais importante é aprender com os erros e sobretudo ganhar a disciplina para seguir um plano e evitar as emeçoes exacerbadas, como diz mais acima o Valete.

Deixo-vos tb a minha curta historia de bolsa:

Iniciei em 2008 quando sai da faculdade e nem ordenado tinha, comprei BES a 12€ e Sonae industria a 4€. Achava q investir era simples e que as recomendações da internet eram seguras. Como constatei, n eram...um mês depois houve o crash e perdi quase o dinheiro todo..desanimei completamente e decidi que a bolsa era so para profissionais e nunca mais iria meter-me noutra. Mesmo assim ainda cometi outro erro ao participar no aumento de capital do BES...mais um tiro e mais um melro!
Passei quase 5 anos fora, no entretanto ia lendo o forum e aprendendo um pouco de analise técnica,so voltando a entrar em 2012, de novo com o BES (estava decidido que havia de ganhar €€ com aquilo), a Sonae e o BCP. Fiz algum dinheiro mas nada q se visse. Este ano iniciei-me nos CFD's, primeiro em modo DEMO onde "ganhei" imenso €€ e depois em modo real, onde não correu tao bem, mas como criei alguma disciplina segui o plano e safei-me (o termo é mesmo este, porque tive alguma sorte à mistura). Os titulos subiram e em 6 meses recuperei todo o dinheiro que tinha perdido em 2008 mais uns cobres para ir jantar fora!
Ainda não domino a disciplina fria do trading e hoje ainda hesito antes de vender pensando que pode subir mais em vez de sair no ponto definido, mas acho que com o tempo vou lá. Ja fiz alguns trades interessantes com a Mota Engil para depois perder tudo no mesmo dia, por ter esticado demais a corda mesmo sendo avisado aqui no forum que ia inverter e neste momento estou no vermelho com algumas posições mas o nervoso q sentia antes ja está mais dominado....
Leio com muita atenção os topicos, pois há aqui malta que sabe muito e é generosa o suficiente para partilhar com quem não se safa tão bem. A tdos eles o meu MUITO OBRIGADO!
A quem começa digo o que muitos ja disseram, calma, estudo e disciplina são as armas mais poderosas e so o tempo trás a experiencia!

Cumprimentos a todos!

Registado: 6/6/2008 13:45

por zecatreca_1 » 9/12/2013 19:28

IzNouGuud Escreveu:

PS: aproveito para te agradecer os teus ensinamento. A ti e a mais meia dúzia de pessoas que não vale a pena nomear

Fica registado. :mrgreen:
Mas não sou responsável por sucessos ou fracassos, de contas alheias á minha, caso os meus bitaites ocorram mal (ou bem).
:shame: :mrgreen:

Quanto ao assunto que apresentaste anteriormente, não leves a mal mas não vou fomentar esse tema. Esse tipo de questoes deverão ser tratadas nas instituições apropriadas.

Cumprimentos

Registado: 17/2/2012 14:31

por artista_ » 9/12/2013 18:52

Telmacosta Escreveu:Eu tenho ainda pouca experiência na bolsa, entrei em 2011 e com o BCP perdi quase 60% do capital investido, com a esperança que ia subir deixei andar e por fim acabei por vender já com um enorme prejuízo mas ainda bem que o fiz. Afastei-me da bolsa durante um ano e tal não me conformando por ter perdido tanto dinheiro, andei muito decepcionada comigo. Acompanhei a bolsa, tentei aprender e conhecer melhor o mercado e no final de 2012 voltei a tentar já melhor preparada, 2013 foi o ano da recuperação recuperei os 60% do capital perdido ( se bem que agora tenho de pagar mais valias) e já estou com 2000€ de lucro e espero continuar assim calmamente sem entrar em loucuras. Invisto sempre o mesmo valor e coloco sempre de lado os ganhos (é a minha regra), recuperei o perdido com o BES e com a Mota.

Olá Telma, peguei no teu post mas nem é para te reponder diretamente a ti, acho que és apenas mais um caso.

Acho que todos nós pensamos que estamos muito mais preparados para lidar com os mercados quando estamos a ganhar dinheiro, parece-nos tudo mais fácil. A realidade é que, em muitos casos, isso é apenas uma ilusão, mais tarde ou mais cedo voltam mais ou menos ao mesmo, quando os mercados invertem, quando começa tudo a correr mal outra vez... felizmente há muitos que aprendem e mudam de uma forma decisiva que lhes permite tirar alguma coisa disto, ainda assim, não há ninguém que, por mais preparado que esteja, não volte a passar por fases menos boas em que voltam a colocar tudo em causa.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por IzNouGuud » 9/12/2013 18:01

zecatreca_1 Escreveu:Iz
Acredito que às vezes é uma questão de espera por parte de quem entrega $$ nas mãos de alguém e até pode correr mal a um ou outro.
Todavia, relatas apenas um caso. Podes até ser o único, como ate pod3m haver outros relatos.
Se a pessoa em questão tiver 100 clientes satisfeitos e 5 não satisfeitos, diria que continua a ser um bom/excelente "trader " (como tu indicas ). O contrário é que já seria mau. Se trabalhar numa instituição , duvido que seja a última opção apresentada. Digo eu.... :wink:

Não percebi o que queres dizer com "uma questão de espera". Estamos a falar de uma soma relativamente elevada que ficou nas mão do gestor de carteira até atingir valores inferiores ao que ele aceita negociar. Não vejo o que havia mais para esperar (para isso teria que reforçar e acho que 2 anos e meio - 1 em bear market - e 90% da carteira suficientes).

Acreditas que um trader com 100 carteiras faz os trades diferentes para cada conta? não me parece lógico, nem é politica da pessoa que estamos a falar que, nas primeira conversas que teve comigo, afirmou que, basicamente, as carteiras dos seus clientes tinham os mesmos titulos.
Na altura em que passei a carteira havia um comentário, numa análise do jornal de negócios, denunciar uma situação identica, e vária respostas a dizer que tinha acontecido o mesmo. Mas sempre acreditei que eram más linguas e inveja...
Posteriormente soube que houve mais gente com o mesmo problema. Se não me engano, pelo menos um dos casos chegou a tribunal (não tenho a certeza).

Quanto à instituição para o qual esse senhor trabalha, preocupa-se tanto com os clientes que não se dignou responder às minhas reclamações.

Um abraço

PS: aproveito para te agradecer os teus ensinamento. A ti e a mais meia dúzia de pessoas que não vale a pena nomear
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um

Registado: 18/7/2013 20:59

por u3lk5 » 9/12/2013 15:24

Valete Escreveu: gera emoções muito dispares

Olá,

há uns anos estava a ler e bati numa frase que dizia mais ou menos, quem conseguir eliminar as emoções no trading tem uma grande vantagem.

Temos que tentar ser neutros, atualmente olhando para um gráfico tento abstrair-me pensando que isto não passa de um jogo com o objectivo de apanhar a onda, tentando comparar a sensação com qualquer jogo (carros, snooker, seja qual fôr).

É preciso muita preparação mental para chegar lá, o tempo resolve.

Registado: 20/8/2009 12:27

por Telmacosta » 9/12/2013 15:13

Eu tenho ainda pouca experiência na bolsa, entrei em 2011 e com o BCP perdi quase 60% do capital investido, com a esperança que ia subir deixei andar e por fim acabei por vender já com um enorme prejuízo mas ainda bem que o fiz. Afastei-me da bolsa durante um ano e tal não me conformando por ter perdido tanto dinheiro, andei muito decepcionada comigo. Acompanhei a bolsa, tentei aprender e conhecer melhor o mercado e no final de 2012 voltei a tentar já melhor preparada, 2013 foi o ano da recuperação recuperei os 60% do capital perdido ( se bem que agora tenho de pagar mais valias) e já estou com 2000€ de lucro e espero continuar assim calmamente sem entrar em loucuras. Invisto sempre o mesmo valor e coloco sempre de lado os ganhos (é a minha regra), recuperei o perdido com o BES e com a Mota.

Registado: 6/12/2013 18:17

por zecatreca_1 » 9/12/2013 14:38

IzNouGuud Escreveu:
andre.vez Escreveu:

Fiquei curioso..... que brooker e que falas?

Prefiro não mencionar nomes... até porque rapidamente o post seria apagado.
Posso dizer que é um nome muito conhecido (e admirado) aqui no caldeirão

um abraço

PS: onde disse brooker devia dizer trader

Iz
Acredito que às vezes é uma questão de espera por parte de quem entrega $$ nas mãos de alguém e até pode correr mal a um ou outro.
Todavia, relatas apenas um caso. Podes até ser o único, como ate pod3m haver outros relatos.
Se a pessoa em questão tiver 100 clientes satisfeitos e 5 não satisfeitos, diria que continua a ser um bom/excelente "trader " (como tu indicas ). O contrário é que já seria mau. Se trabalhar numa instituição , duvido que seja a última opção apresentada. Digo eu.... :wink:

Registado: 17/2/2012 14:31

por Eurouro » 9/12/2013 13:42

Valete Escreveu:Uma das coisas que ao longo dos anos tem ficado mais claro para mim, é que um € ganho ou perdido nos mercados, gera emoções muito dispares de o mesmo € ganho ou perdido noutras circunstâncias. E isso, é a maior ameaça a qualquer trader, quer gere emoções exacerbadas, quer de relativa indiferença (penso que não preciso de detalhar os efeitos resultantes).

Dito isto, a regra mais importante de um trader, e talvez a mais difícil de cumprir, é ter um plano e segui-lo sem hesitações. Só um plano, te dará a verdadeira tranquilidade para poder olhar para um € nos mercados e um no bolso e ver a mesma coisa.

Olá,
Acho que a tua visão é bastante relevante.
Sem esse plano andas à deriva, perdido.
Mas mesmo com um plano, por vezes dás contigo a não conseguir cumpri-lo. A actuares de forma completamente diferente da inicialmente prevista.
Nem todos os planos dão certo. E quem os tem nem sempre ganha sustentadamente. Se se não tiver plano é o que se vê nos relatos de quem aqui escreve.

por zunga26 » 9/12/2013 13:38

Excelente tópico, fez-me refletir sobre o que tem sido a minha experiência bolsista ao longo dos anos.
Pois é, parece que foi ontem mas já lá vão mais de 20 anos a investir na bolsa.
A primeira memória que me vem à cabeça, ainda não investia na bolsa, é a célebre frase do então primeiro-ministro Cavaco Silva: "à pessoas que andam a comprar gato por lebre" em 1987. Lembro-me de ações como a Papelaria Fernandes, Lisnave, Locapor, Cisf, Rádio Marconi, Caima terem tido valorizações absolutamente astronómicas. Toda a gente, mas mesmo toda a gente falava sobre a bolsa.
Em Outubro desse ano há o crash de Wall Street e por conseguinte dá-se uma prolongada correção na bolsa portuguesa. Salvo erro nessa altura as cotações só podiam subir ou descer 5% ao dia.
Os meus primeiros investimentos na bolsa acontecem em 89/90, pequenos investimentos na Lusomundo, Sumolis, BCP.
Neste início dos anos 90, há o aparecimento do teletexto, o que representava à altura um enorme avanço na difusão das cotações.
Na segunda metade dos anos 90, há o boom da internet, das corretoras online, dos fóruns, etc. Nesta altura sempre que podia, ia para a sala de mercados da Fincor.
É também nesta altura que começo a interessar-me a sério pela AT. Lembro-me da compra de inúmeros livros de analise técnica e de candlesticks(Nison), sendo que o meu 1º livro(ainda o tenho) foi o "Ganhar em Bolsa" comprado em 93.
Lembro-me de começar a fazer umas análises técnicas para um dos primeiros sites portugueses que houveram sobre bolsa, e em troca disponibilizavam-me um serviço de cotações online(bridge).
Lembro-me com especial emoção das horas a fio passadas no canal de Bolsa do MIRC(muitos não sabem mas foi a plataforma pioneira no chat). Foi verdadeiramente o 1º canal de partilha de experiências e conhecimento em tempo real. Lembras-te panoramix?
Belos investimentos nesta altura, onde houve uma fase em que quase todos os dias havia um título que disparava(ibersol, cin, pararede, etc).
Lembro-me também da sorte, sim bastante sorte, de devido à mudança da minha atividade profissional e consequente falta de tempo, ter desinvestido bastante a partir de 2006 e ter estado praticamente 100% líquido até fins de 2010.
Melhor negocio - Felizmente foram vários, mas destacaria as 1º fases das OPV´s da EDP e Telecom e também da PTM em que abri uma conta num banco de propósito para ir adicionado vários titulares amigos. Eu subscrevia por eles, entrava com o dinheiro e assumia o risco em caso de perda. Em caso de ganho dava-lhes uma percentagem. Felizmente tive sempre que lhes pagar.
Pior negocio - Também foram muitos, muitos mesmos, mas não me consigo esquecer de um investimento feito na Somague em 97 ou 98. Vinha de uma série de ganhos espetaculares(CIN, Sumolis e Ibersol) e já pensava que era o maior do mundo. Resultado, neste investimento perdi num dia quase 2 mil contos.
Resumindo, e não tendo os dados todos, pois perdi alguma informação ainda feita no saudoso Lotus 123(para quem não sabe foi uma espécie de antecessor do excel), posso felizmente dizer que estou "confortavelmente" positivo, durante esta caminhada de aprendizagem que tem sido a bolsa.
Posso ainda adiantar que neste momento dou cada vez mais importância a aspetos mais "simples" da AT, como sejam as resistências/suportes e volume.
Desde já peço desculpa por algumas imprecisões, especialmente nas datas mas há episódios que realmente já foram há muito tempo.

Registado: 13/2/2013 14:09

por Valete » 9/12/2013 13:28

Uma das coisas que ao longo dos anos tem ficado mais claro para mim, é que um € ganho ou perdido nos mercados, gera emoções muito dispares de o mesmo € ganho ou perdido noutras circunstâncias. E isso, é a maior ameaça a qualquer trader, quer gere emoções exacerbadas, quer de relativa indiferença (penso que não preciso de detalhar os efeitos resultantes).

Dito isto, a regra mais importante de um trader, e talvez a mais difícil de cumprir, é ter um plano e segui-lo sem hesitações. Só um plano, te dará a verdadeira tranquilidade para poder olhar para um € nos mercados e um no bolso e ver a mesma coisa.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por flypes » 9/12/2013 13:17

Bom Dia!

Apesar de não ser muito activo no caldeirão , comecei a investir nos mercados em finais de 2007. Não me recordo muito bem o que me terá transportado para este mundo, já que não tinha liquidez própria. Talvez terá sido conversas sobre umas ações que os meus pais teriam já há vários anos da EDP, e cansado de o ver agarrado ao teletexto a ver o tiki taka diário durante vários anos sem nunca saber o que fazer, decidi envolver me estudar até ao ponto que passei a gerir essa pequena carteira só com EDP. A venda da EDP a 4,5 foi óptima, mas o mundo da bolsa para quem chega assim é muito perigoso.

Alerto para os gurus, na altura acreditava que havia pessoas acima do mercado e fui atrás de um tal osvaldo que recomendava Inapa e a riqueza eterna. Depois em contraponto também conheci o caldeirão e sábios ensinamentos como os do Ulisses e outros como o Elias, que muito agradeço.

Graças a outras personagens que fui conhecendo abri conta nos states e lá tive os meus piores negócios 5 falencias e os melhores negócios. valorizações de grandes em poucos dias nalgumas ações como a JKS ou até de mais de 300% na TCX ou na MCZ no longo prazo. Nos states devo estar em casa na rentabilidade.Este ano destaco o negócio que fiz na BIDU.

Internamente fechei o ano de 2012 a perder 90 % da carteira desde 2007 , devido ao uso de CFDs e ao posterior afastamento da bolsa por desanimo mas com posições abertas. Quando se desanima penso que o ideal é deixar a carteira 100% liquida.

Em 2013, internamente estou com rentabilidade de 300% graças ao uso de cfds e à recuperação da banca , ainda assim acumulo perdas de 70% desde 2007.
Pior negocio : INAPA, BCP, SONI, Thqi, ALif, CEU, BEST, UTA
Melhor neg´cio: BCP Galp, TCX, MCZ, LVS, BIDU, BES, JMT, SON

Registado: 29/11/2007 3:24

por Afonso80 » 9/12/2013 12:52

Iniciei-me na Bolsa em 2006 tendo estoirado integralmente o 1.º e 2.º ordenados num total de 1500 euros na OPV da Galp, o que acabou por ser o melhor negócio de sempre. Mantive as acções da Galp até aos 15 euros (descoberta dos poços no Brasil) e tive uma mais valia de 3000 euros.
A partir daí só asneiras, fiando-me nas recomendações da revista Carteira comprei em 2007 e 2008 Sonae, Sonae Indústria, Cimpor. O resultado foram menos valias na casa dos 1000 euros porque me agarrava estupidamente às acções para não aceitar o meu erro enquanto dizia que haviam de subir. Em percentagem penso que o pior negócio foi a Sonae Indústria, com uma queda de mais de 70%.
Estive vários anos a lamber as feridas e a repetir para mim mesmo que não havia de fazer a mesma coisa...até que em 2012 o BCP teve aquela subida que nem um foguete a caminho dos 20 cêntimos. Numa decisão claramente emocional investi 10.000 euros e cometi um erro fatal: fui uma semana de férias na Páscoa sem colocar stops e longe do computador...Houve aquele mini-crash da Páscoa e os meus 10.000 transformaram-se em 5.000. Penso que foi a maior lição de todas, perder 5000 euros numa semana. Não voltei aos mercados durante um ano.

Hoje sou um investidor diferente, percebi que não tenho tempo para acompanhar os mercados, pelo que a actuação tem que ser muito diferente.
Li e reli o post "Enriquecer Devagar" do LTCM e o livro do John Bogle (fundador da Vanguard) e estou a criar uma carteira de longo prazo de ETFs. Optei por ETFs europeus pela questão da tributação dos dividendos e actualmente tenho apenas o iShares MSCI World Monthly EUR Hedged e o iShares MSCI Emerging Markets que reforço de 3 em 3 meses. Conto adicionar um ou dois ETFs de obrigações (de momento tenho o Fundo PIMCO Total Return) e não mais do que isso. Quero construir uma carteira de muito longo prazo com apenas 4 ou 5 ETFs, à semelhança dos Lazy Portfolios que tantos americanos seguem.
"Too much of a good thing is wonderful" Mae West

Registado: 12/10/2007 17:50

por IzNouGuud » 9/12/2013 12:05

andre.vez Escreveu:

Prefiro não mencionar nomes... até porque rapidamente o post seria apagado.
Posso dizer que é um nome muito conhecido (e admirado) aqui no caldeirão

um abraço

PS: onde disse brooker devia dizer trader

por ruimat0 » 9/12/2013 10:48

Tá explicado. Eu começei em Novembro 2012, e com uma exposição a acções de 65%.
Não fosse o ETF MSCI Emerging Markets, e estava bem melhor. Mas lá está, diversificação ;)

Registado: 27/11/2013 11:37

por Tridion » 9/12/2013 10:32

ruimat0 Escreveu:
Tridion Escreveu:Enquanto divagava das minhas ineptidões num tópico do caldeirão, o LTCM na sua imensa sabedoria ia colocando artigos que demonstravam que tinha todas as probabilidades contra mim, então resolvi que em vez de enriquecer à bruta iria tentar enriquecer devagar...e tem corrido muito melhor estamos quase no fim do ano e estou muito perto dos 0% (bem se contar-mos com o câmbio estou ligeiramente negativo :-" ), mas a melhoria na performance de -10% para 0% é assinalável... :)

Eu desde que começei a seguir a estratégia do LTCM, estou com +5%.
De forma simples e pragmática.

Eu comecei a estratégia em maio deste ano. Julgo que se tivesse começado em janeiro estava positivo. De qualquer forma o horizonte temporal são no mínimo 30 anos, por isso não estou preocupado a performance do primeiro ano.

Mas o tempo despendido, a ansiedade e o estudo envolvido neste sistema coaduna-se muito mais com o tipo de vida que tenho actualmente. No futuro quem sabe...o bichinho do trading continua bem vivo!
Editado pela última vez por Tridion em 9/12/2013 11:19, num total de 1 vez.

Registado: 13/5/2010 17:53

por ruimat0 » 9/12/2013 10:18

Tridion Escreveu:Enquanto divagava das minhas ineptidões num tópico do caldeirão, o LTCM na sua imensa sabedoria ia colocando artigos que demonstravam que tinha todas as probabilidades contra mim, então resolvi que em vez de enriquecer à bruta iria tentar enriquecer devagar...e tem corrido muito melhor estamos quase no fim do ano e estou muito perto dos 0% (bem se contar-mos com o câmbio estou ligeiramente negativo :-" ), mas a melhoria na performance de -10% para 0% é assinalável... :)

Eu desde que começei a seguir a estratégia do LTCM, estou com +5%.
De forma simples e pragmática.

Registado: 27/11/2013 11:37

por Andre.pt » 9/12/2013 10:03

IzNouGuud Escreveu:A minha história na bolsa é estranha e diferente...

comecei em 2009, e contrariamente a quase toda a gente, naquela altura, ganhei dinheiro (em 6 meses, fiz mais de 15%).
Este primeiros lucros deixaram-me desconfiado e achei que um profissional conseguiria gerir muito melhor a carteira. Pensei que, se eu consegui o que consegui, um profissional facilmente conseguiria 10-15% ao ano.
Pensado assim, entreguei 2/3 da carteira a um dos brokker mais conhecidos em Portugal (pelo menos aqui no caldeirão!). O outro terço ficou para eu gerir, assumindo que mais tarde ou mais cedo teria perdas devido ao meu amadorismo, mas acreditando que os lucros compensavam as minhas perdas.

Passados pouco mais de dois anos (um dos quais em bull market), verifiquei que o dito profissional, conseguiu perdas acumuladas de 90%, até a carteira atingir valor abaixo do nivel minimo exigido pelo brooker. Várias vezes falei com o brooker, e de todas obtive promessas que ia mudar de estratégia e ia conseguir inverter os resultados. Várias vezes estive para anular a conta, mas desisti acreditando que as coisas iam mudar. Às vezes quando me decidia, começava a ver ganhos e não avançava. No fim a carteira acabou com apenas 10% do inicial e fiquei com forte desconfiança na honestidade de quem a controlava (provavelmente sem razão).
No 1/3 da carteira que mantive em meu controlo, apesar de ter estado quase 3 anos parada, apresenta ganhos de 25%. Utilizo uma estratégia cautelosa (apesar de por vezes seguir uns impulsos) e nunca deixo as perdas serem elevadas.
Há coisas irónicas... ou não!!!

Esta foi a minha história na bolsa, espero que sirva de lição a todos os que pensam que é boa ideia entragar o seu dinheiro a outros, mesmo aos mais famosos profissionais.

Abraço
André

Registado: 25/5/2009 14:38

por Andre.pt » 9/12/2013 10:00

IzNouGuud Escreveu:A minha história na bolsa é estranha e diferente...

comecei em 2009, e contrariamente a quase toda a gente, naquela altura, ganhei dinheiro (em 6 meses, fiz mais de 15%).
Este primeiros lucros deixaram-me desconfiado e achei que um profissional conseguiria gerir muito melhor a carteira. Pensei que, se eu consegui o que consegui, um profissional facilmente conseguiria 10-15% ao ano.
Pensado assim, entreguei 2/3 da carteira a um dos brokker mais conhecidos em Portugal (pelo menos aqui no caldeirão!). O outro terço ficou para eu gerir, assumindo que mais tarde ou mais cedo teria perdas devido ao meu amadorismo, mas acreditando que os lucros compensavam as minhas perdas.

Passados pouco mais de dois anos (um dos quais em bull market), verifiquei que o dito profissional, conseguiu perdas acumuladas de 90%, até a carteira atingir valor abaixo do nivel minimo exigido pelo brooker. Várias vezes falei com o brooker, e de todas obtive promessas que ia mudar de estratégia e ia conseguir inverter os resultados. Várias vezes estive para anular a conta, mas desisti acreditando que as coisas iam mudar. Às vezes quando me decidia, começava a ver ganhos e não avançava. No fim a carteira acabou com apenas 10% do inicial e fiquei com forte desconfiança na honestidade de quem a controlava (provavelmente sem razão).
No 1/3 da carteira que mantive em meu controlo, apesar de ter estado quase 3 anos parada, apresenta ganhos de 25%. Utilizo uma estratégia cautelosa (apesar de por vezes seguir uns impulsos) e nunca deixo as perdas serem elevadas.

Esta foi a minha história na bolsa, espero que sirva de lição a todos os que pensam que é boa ideia entragar o seu dinheiro a outros, mesmo aos mais famosos profissionais.

Bom dia,
Bom post, tambem me revejo, so que eu nao entreguei a nenhum brooker, foi a fundo e pensei o mesmo que tu, eles vao gerir melhor que eu.... sao profissionais, tem outras ferramentas que eu nao tenho..., tem outros conhecimentos....... outra dedicacao...... puro engano.as percas no fundo bem superiores as minhas.
Abraço
André

Registado: 25/5/2009 14:38

por rocheiro » 9/12/2013 8:27

mais uma ... ;)

bem comecei por 2006 devia ter uns 19/20 anos na altura, investi num fundo e varias empresas portuguesas (investido a volta de 18mil euros), nao tendo experiencia nenhuma (julgava que era entrar e ganhar o euromilhoes) jogava ao centimo e por acaso ate safei me.... entretanto em 2008 ganhei a volta de 2700 euros na sonae vendi e tornei a comprar ..... resumindo na minha carteinha possuia o fundo chines, bcp a 1.06, sonae a 0,96 e tdu . naquele altura fiquei contnte com o ganho e pus me em 2 viagens para os EUA em fevereiro e em junho nunca usando stop nas açoes.
Num dia vou ver a minha linda carteira e vejo que estou perder ja algum valor consideral, mas minha politica sempre foi nao vender a perder e pronto . elas cairam cairam cairam e nunca mais pararam.... chegando a o ponto de estar a perder a volta de 13/14 mil de 20mil euros.

actualmente

ja recuperei da sonae e ate ganhei 700 euros
no BCP ainda perco a volta de 87%
fundo ainda perco 33%
e tdu tb ja recuperei

de momento tenho a volta de 7 mil euros que mt sinceramente estou a pensar investir no BCP a médio longo prazo a ver se consigo pagar minha casinha daqui a 3 anos ;)

um bem haja ;)

Registado: 29/11/2007 12:43

por IzNouGuud » 9/12/2013 0:48

A minha história na bolsa é estranha e diferente...

por Tridion » 8/12/2013 23:48

Parabéns pvg80713, mais um excelente tópico do caldeirão, deve ser da época de natal :D

Os meus primeiros negócios na bolsa foram na primeira metade da década de 2000, em 2005 desfiz-me de todas as posições (entre as quais uma posição ganhadora na pararede :mrgreen:) e com o capital inicial e com os lucros comprei um smart. Tive uma sorte do caraças porque ainda tenho o smart, se tivesse continuado a investir sem perceber nada e sem plano provavelmente tinha tido maiores dissabores.

Nessa altura já vinha cá ao caldeirão, mas não participava nem ligava muito ao que diziam (ai os 20 e poucos anos)!

Em 2010, cheio de filhos (na realidade são só dois, mas juro que há alturas que parecem 7 :D ) comecei a pensar no destino que o País levava com o aumento de imposto e quebra de rendimento, concluí precisava de um rendimento extra. Mais humilde, lembrei-me do caldeirão que me podia ensinar umas coisas, afinal se o Ulisses conseguia fazer dinheiro, porque é que eu não conseguiria (mais humilde , portanto!? 8-) )

Mas desta vez li o caldeirão com vontade de aprender e durante um ano fui me apercebendo que isto não era assim tão fácil, que o Ulisses percebe mesmo disto e que trabalha muito obter resultados.

Com alguns conceitos em mente, em 2011 tracei um plano (mais ou menos rigoroso) com money management que previa uma potencial perda até 10% do capital inicial. Em novembro tinha cumprido o plano, perda de 10% do capital inicial (nada de especial para os mais preocupados comigo). Parei para reflectir e percebi que ainda não tenho o que é necessário para ser trader... é uma pena mas é a verdade. :oops:

Enquanto divagava das minhas ineptidões num tópico do caldeirão, o LTCM na sua imensa sabedoria ia colocando artigos que demonstravam que tinha todas as probabilidades contra mim, então resolvi que em vez de enriquecer à bruta iria tentar enriquecer devagar...e tem corrido muito melhor estamos quase no fim do ano e estou muito perto dos 0% (bem se contar-mos com o câmbio estou ligeiramente negativo :-" ), mas a melhoria na performance de -10% para 0% é assinalável... :)

Contudo, a ideia é enriquecer devagar e desta vez tenho as probabilidades do meu lado. :D

O trading!? Talvez num futuro próximo quando tiver mais tempo e maturidade emocional, com apenas 5% a 10% do dinheiro que tenho no meu portefólio diversificado.

Registado: 13/5/2010 17:53

por luma60 » 8/12/2013 22:52

Então vou também dar o meu contributo:
Um belo dia, por volta de 2006, resolvi que queria fazer uma carteirinha de ações. Peguei em cerca de 10.000 euros e investi em ações. Comprei EDP e já não me lembro quais foram as outras. Depois de algum tempo fiquei reduzida a 3.000. Fechei a loja, apanhei tanto medo, que nunca mais quis saber de bolsa.
Há cerca de 2 anos voltei à carga, comecei a estudar, a ler o caldeirão e disse para mim mesma: Não me admira ter perdido dinheiro, pois quase tudo para mim era novo. Suportes, resistências, tendências, análises técnicas, fundamentais, manipulações de mercado, bears e bulls....e aí é que tive mesmo consciência do que é a bolsa.
Há dois anos ganhei algum principalmente com BCP. (Ajudou-me muito ler o caldeirão e sentir o sentimento que se formava em torno do BCP, pois o ultimo trade saí a zeros mas foi providencial, pois a partir daí foi a derrocada).
No ano passado fiz um mau trade no commerzbank. Isto de sair a perder custa muito, mas temos que assumir as perdas antes que elas se tornem maiores, o que eu não fiz em devido tempo. Assumi-as mais tarde, mas ainda bem, pois estava com o dinheiro preso e ainda hoje não chegaram a metade d que eu as comprei.
Conheci entretanto o tópico das obrigações e comecei a pesquisar sobre o assunto. Fiz uns bons trades em obrigações, nomeadamente em dívida portuguesa, Parpublica e EDP finance. Fechei o ano com um saldo ligeiramente negativo.
Este ano por enquanto está bem, positivo, embora não tenha corrido muito bem este mês, pois assumi pequenas perdas, mas que fiz muito bem, pois em tudo que assumi, se tivesse deixado hoje estaria a perder muito mais.
Isto é um aprendizado constante, espero ir aprendendo cada vez mais e não repetir erros do passado. Ah, só tenho usado cerca de 10% do meu património.
O segredo do sucesso é fazer do seu dever o seu lazer - "Mark Twain"

Registado: 23/8/2011 17:38

por artista_ » 8/12/2013 22:35

Eurouro Escreveu:
artista Escreveu:
asrael Escreveu:Pelo que li dos testemunhos de fato as estatísticas não falham e quem lê o caldeirão e tem experiência até não fica escandalizado. A pergunta que se impõe é: Se as pessoas têm conhecimento destes números e até já os sentiram na pele, porque continuam a investir?

Pela mesma razão que milhares de pessoas vão aos casinos perder dinheiro mas voltam lá, ou que milhões de pessoas jogam no euromilhões, não ganham nada, mas continuam a jogar... no fundo todos acreditam que um dia podem ganhar. No caso das bolsas é um pouco diferente mas vai dar no mesmo, o que leva as pessoas a não deixar de investir mesmo depois de perderem muito é porque pensam que no futuro poderá ser diferente. Algumas estão mais conscientes do que outras das suas limitações, mas ass razões para continuar a investir são as mesmas, esperam ganhar dinheiro, de preferência muito! :D

Um excelente trader tem de ter a humildade suficiente para não esperar/exigir nada do mercado. Limita-se a não questionar nada e apenas segue os sinais. De qualquer das formas nunca poderá perder muito só num ou dois trades, se tiver em conta o risco.

Não percebo o que é que o teu comentário tem a ver com o meu ou o do asrael?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Eurouro » 8/12/2013 21:49

artista Escreveu:
asrael Escreveu:Pelo que li dos testemunhos de fato as estatísticas não falham e quem lê o caldeirão e tem experiência até não fica escandalizado. A pergunta que se impõe é: Se as pessoas têm conhecimento destes números e até já os sentiram na pele, porque continuam a investir?

Pela mesma razão que milhares de pessoas vão aos casinos perder dinheiro mas voltam lá, ou que milhões de pessoas jogam no euromilhões, não ganham nada, mas continuam a jogar... no fundo todos acreditam que um dia podem ganhar. No caso das bolsas é um pouco diferente mas vai dar no mesmo, o que leva as pessoas a não deixar de investir mesmo depois de perderem muito é porque pensam que no futuro poderá ser diferente. Algumas estão mais conscientes do que outras das suas limitações, mas ass razões para continuar a investir são as mesmas, esperam ganhar dinheiro, de preferência muito! :D

Um excelente trader tem de ter a humildade suficiente para não esperar/exigir nada do mercado. Limita-se a não questionar nada e apenas segue os sinais. De qualquer das formas nunca poderá perder muito só num ou dois trades, se tiver em conta o risco.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bruno8526, Gold Stock, Google [Bot], Goya777, niceboy, OCTAMA e 245 visitantes