Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os combustíveis e o frango assado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Elias » 27/7/2012 23:17

Então e a petroibérica é onde?
E a auto julio?

Registado: 5/11/2002 12:21

por mais_um » 27/7/2012 23:12

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Estava a demonstrar ao Elias (ele decidiu publicar uma tabela e eu disse-lhe que não precisava dela para nada) porque a tabela não tinha utilidade para mim, basicamente apenas tinha que decidir se queria combustíveis de marca ou sem marca, já que a diferença entre cada segmento é mínima.
:wink:

Já tínhamos chegado à conclusão que a diferença não é mínima, mas sim de 5 cêntimos.

Mas tu até preferiste criar mais sectores, de modo a que a diferença dentro de cada um deles continue a ser mínima :lol: :lol: :lol:

Lamento, mas estás enganado, nas caldas da rainha não existe diferença de 5 cêntimos. E não criei mais sectores. Agradeço-te que não deturpes o que eu escrevi, o meu raciocínio e a minha argumentação é clara. Não és obrigado a concordar com ela mas não inventes. Como referi desde de inicio apenas existe 2 segmentos, e expliquei porque não faz sentido incluir a bomba da AE e as duas que estão demasiado longe para poderem ser úteis para a maioria da população do concelho das Caldas da Rainha.
Editado pela última vez por mais_um em 27/7/2012 23:18, num total de 1 vez.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 27/7/2012 23:12

Elias Escreveu:
Marco, se queres dar o exemplo dos hotéis (que, como bem referes, se diferenciam pelo serviço)

Óbvio! É o eles vendem! Até estão segmentados formalmente, já que as estrelas significa serviços/caracteristicas mínimos que tem que ter.

http://dre.pt/pdf2sdip/2008/04/080000000/1853718548.pdf

Eu quando escolho um hotel de 4* em Portugal sei o que vou encontrar como mínimo.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Elias » 27/7/2012 23:11

mais_um Escreveu:Estava a demonstrar ao Elias (ele decidiu publicar uma tabela e eu disse-lhe que não precisava dela para nada) porque a tabela não tinha utilidade para mim, basicamente apenas tinha que decidir se queria combustíveis de marca ou sem marca, já que a diferença entre cada segmento é mínima.

Já tínhamos chegado à conclusão que a diferença não é mínima, mas sim de 5 cêntimos.

Mas tu até preferiste criar mais sectores, de modo a que a diferença dentro de cada um deles continue a ser mínima :lol: :lol: :lol:

por MarcoAntonio » 27/7/2012 23:10

mais_um Escreveu:Não concordo contigo, não são difusas, pelo contrário, tem havido um grande esforço das marcas a vincar essa diferença.

São tão difusasas que tu acabaste por ter de definir uns quatro grupos e ao falar-se de uma bomba em particular, tens de ir ao local para saber em qual dos grupos (conforme os definiste) o vais colocar.

E depois eu a seguir podia agrupar de uma forma diferente e arranjar diferentes definições.

mais_um Escreveu:Não sei se é exceção, nos dois concelhos que o Elias colocou inicialmente (Óbidos e Caldas da Rainha) a BD tem erros, não analisei mais nenhum mas dou-te o beneficio da duvida e pode ser só azar meu, ou melhor do Elias! :mrgreen:

Tem um o outro erro. Mesmo nesses casos em particular, são excepções e não a regra e não mudam nada de dramático...

mais_um Escreveu:O cidadão comum ( e não aquele que vem discutir preços de combustíveis para fóruns) vai ver a tabela para quê? Não é para tentar ter informação para que possa escolher o melhor local para abastecer? Acontece que a tabela com erros e sem indicar a localização os postos com mais detalhe não dá informação útil para essas pessoas. Supostamente foi com esse fim que a BD foi criada.

A tabela tem erros pontuais, muito pontuais, os quais passas o tempo a destacar.

A localização também está lá, é só clicar no + e tens quer a morada quer uma pequena applet do googlemaps.

Além disso tudo tem os horários dos postos e mais informações sobre os mesmos.

De que raio estás a falar?

mais_um Escreveu:Estás a ser mauzinho, tirei uma bomba das de marca porque estava na AE e duas de marca branca devido à distância, nem que fizessem 12 cêntimos mais barato compensava ir lá de propósito abastecer, isto não contabilizando o tempo e desgaste do carro.

Não estou nada a ser mauzinho, uma das tuas "fatias" acabava no final por referir-se a dois postos!

E eu passei o tempo a dizer que nem sequer percebia o sentido de andar a partir tudo às fatias para no final dizer que em cada fatia as diferenças são pequenas...

O que eu fiz agora foi replicar o processo para chegar a uma fatia (no caso, com hoteis).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por mais_um » 27/7/2012 23:03

Elias Escreveu:
A conclusão lógica é que nas Caldas o mercado de combustíveis é diferente do que existe no resto do país.

Não sei se é mas também não vou perder tempo para saber se é ou não. :twisted:

Mas pelo que vi no de Alcobaça, parece-me muito idêntico (forma), a duvida é saber se alguns valores "esquisitos" na tabela que colocaste são reais ou são erro.(não, não vou telefonar! :lol: :lol: )

por alexandre7ias » 27/7/2012 22:58

Elias Escreveu:
alexandre7ias Escreveu:Mas eu como consumidor gostava de saber porque estou a pagar mais na Galp/ BP do que no Jumbo!!!
Gostava de saber se é mesmo uma questão de preço ou de qualidade. Sem talões, sem descontos eu ao abastecer na Galp não sei se estou a pagar mais pelo mesmo combustível ou se efectivamente o combustível é diferente?

alexandre, duas questões:

1 - Já pensaste que se os preços na GALP / BP e no Jumbo fossem iguais, imediatamente surgiriam as acusações de cartel, e de que as gasolineiras andam a roubar e que os grandes hipermercados andam também a meter ao bolso?

2 - Como explicas que o café seja 50 cêntimos nuns sítios, mas noutros seja a 60, 70, 80 ou até 90? Não é o mesmo produto?
.

Lol alguns cafés levam aditivos mas não faz aumentar o preço!!! Se disser que o café é mais caro porque leva aditivo eu vou gostar de saber qual é.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por mais_um » 27/7/2012 22:51

MarcoAntonio Escreveu:Eu não defendi em lado nenhum que não existia segmentação, o que disse é que as linhas divisórias são difusas e que nem vale a pena estar a perder grande tempo em torno de exercícios desse tipo.

Não concordo contigo, não são difusas, pelo contrário, tem havido um grande esforço das marcas a vincar essa diferença.

MarcoAntonio Escreveu:A tabela não é duvidosa, é bastante fiável no que diz respeito aos preços tabelados nos postos.
Claro que tu podes alegar que a tua experiência em particular te diz que não é fiável, ficaríamos aqui o tempo todo porque eu, com uma elevada frequência de utilização daquele site, não posso de forma nenhuma concordar contigo, só consigo ler aí um tremendo exagero onde super se valoriza a excepção à regra.

Não sei se é exceção, nos dois concelhos que o Elias colocou inicialmente (Óbidos e Caldas da Rainha) a BD tem erros, não analisei mais nenhum mas dou-te o beneficio da duvida e pode ser só azar meu, ou melhor do Elias! :mrgreen:

MarcoAntonio Escreveu:
A localização e a segmentação do mercado é o mercado a funcionar. Eu nem sei ao certo o que é que tu afinal queres dizer com "sem ter em conta «isto» não me diz absolutamente nada", a sério!

O cidadão comum ( e não aquele que vem discutir preços de combustíveis para fóruns) vai ver a tabela para quê? Não é para tentar ter informação para que possa escolher o melhor local para abastecer? Acontece que a tabela com erros e sem indicar a localização os postos com mais detalhe não dá informação útil para essas pessoas. Supostamente foi com esse fim que a BD foi criada.

MarcoAntonio Escreveu:
É óbvio que se tu retiras (ou isolas) aquilo que tende a diferenciar o preço, este tende a aproximar-se. Qual é o ponto do exercício mesmo?

É o mesmo que olhares para os preços de hoteis: ao principio existe uma enorme diversidade mas depois agrupas em hoteis de 3, 4 e 5 estrelas e em cada segmento os preços passam a estar mais próximos.

A seguir limitas a uma dada modalidade (por exemplo, pensão completa) e os preços ficam mais próximos entre si.

A seguir, limitas a uma zona (por exemplo, Algarve) e os preços ficam ainda mais próximos.

A seguir, limitas a uma cidade/praia e eles possivelmente tendem a aproximar-se ainda mais (ou então já nem tens uma lista de hoteis, tens um ou dois).

Que de tanto limitar, a tabela tem tendência a evaporar-se...

Estás a ser mauzinho, tirei uma bomba das de marca porque estava na AE e duas de marca branca devido à distância, nem que fizessem 12 cêntimos mais barato compensava ir lá de propósito abastecer, isto não contabilizando o tempo e desgaste do carro.

MarcoAntonio Escreveu:

Espero ter sido claro a transmitir por que é que nem entendo a pertinência do aspecto que tu estás a apontar.

Estava a demonstrar ao Elias (ele decidiu publicar uma tabela e eu disse-lhe que não precisava dela para nada) porque a tabela não tinha utilidade para mim, basicamente apenas tinha que decidir se queria combustíveis de marca ou sem marca, já que a diferença entre cada segmento é mínima.

por alexandre7ias » 27/7/2012 22:30

PT_Trader Escreveu:
alexandre7ias Escreveu:Mas eu como consumidor gostava de saber porque estou a pagar mais na Galp/ BP do que no Jumbo!!!
Gostava de saber se é mesmo uma questão de preço ou de qualidade. Sem talões, sem descontos eu ao abastecer na Galp não sei se estou a pagar mais pelo mesmo combustível ou se efectivamente o combustível é diferente?

É diferente, é mesmo a questão da qualidade...
.

Isso todos dizem mas nas bombas onde posso confirmar?
Android Mobile
Imagem

por Elias » 27/7/2012 22:30

alexandre, duas questões:

1 - Já pensaste que se os preços na GALP / BP e no Jumbo fossem iguais, imediatamente surgiriam as acusações de cartel, e de que as gasolineiras andam a roubar e que os grandes hipermercados andam também a meter ao bolso?

2 - Como explicas que o café seja 50 cêntimos nuns sítios, mas noutros seja a 60, 70, 80 ou até 90? Não é o mesmo produto?

por PT_Trader » 27/7/2012 22:28

É diferente, é mesmo a questão da qualidade...

Registado: 20/6/2011 21:48

por alexandre7ias » 27/7/2012 22:25

Mas eu como consumidor gostava de saber porque estou a pagar mais na Galp/ BP do que no Jumbo!!!
Android Mobile
Imagem

por MarcoAntonio » 27/7/2012 20:48

É verdade que no seu todo, ocorre bastantes vezes oferecerem diferentes serviços (mas é mais oferecerem diferentes serviços que ofererecem um diferente serviço na venda de combustíveis em concreto sendo que é o preço dos combustíveis que estamos a discutir).

Contudo, um tipo que vai meter gasosa e quer tomar um café e comprar um jornal, mete a gasosa, toma o café (que paga) e compra o jornal (que também paga).

Tendo a assumir que aquilo que referes está na sua maior parte diluido no próprio preço dos bens e serviços acessórios que praticam e qual deve ser o efeito no preço do combustível em si, não é claro: deve o combustível ser mais caro porque também vende cafés no local e vende revistas e jornais?

A tua observação é no entanto mais pertinente no caso da abertura 24h mas que no fundo é uma extensão do resto (como a localização por exemplo): há diferenças quer de investimento quer de conveniência (cujo impacto no preço, julgo, é mais directo) e lá está, lá chegamos ao tal mercado segmentarizado.

E não há surpresa nenhuma, creio, que dentro de cada segmento os preços difiram menos (e até pouco no total se tivermos em linha de conta que chega a ir uns 90% do preço para a matéria prima e impostos).

Aqui o meu ponto é este: qual é o interesse de estar a partir o mercado todo às fatias para dizer que em cada fatia, varia pouquinho? Eu, pelo menos, é precisamente disso que estou à espera.

O que interessa é que existem segmentos e, de facto, os preços efectivamente variam substancialmente, mostrando que o mercado funciona...

Perturbador e problemático é que não existissem segmentos e os preços não variassem. Isso é que era esquisito e estranho, né?
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Elias » 27/7/2012 20:35

MarcoAntonio Escreveu:Claro que tu podes alegar que a tua experiência em particular te diz que não é fiável, ficaríamos aqui o tempo todo porque eu, com uma elevada frequência de utilização daquele site, não posso de forma nenhuma concordar contigo, só consigo ler aí um tremendo exagero onde super se valoriza a excepção à regra.

A conclusão lógica é que nas Caldas o mercado de combustíveis é diferente do que existe no resto do país.

Desde logo é diferente do mercado de Óbidos, onde existe a Petrocoisa.

MarcoAntonio Escreveu:A grande diferença entre um caso e outro é que para além dos factores que eu disse, ainda existem outros que permitem diferenciar o preço (os hoteis de 5 estrelas não têm todos exactamente o mesmo serviço mas as gasolinas são extremamente parecidas, quanto muito existe uma diferença de aditivos com peso marginal)

Marco, se queres dar o exemplo dos hotéis (que, como bem referes, se diferenciam pelo serviço), não podes deixar de referir que os postos de marca também se diferenciam pelo serviço. Concretamente, têm lojas de conveniência onde é possível comprar tabaco, jornais, snacks, tomar um café... os postos de marca branca não têm nada disso. Pagas pois o melhor serviço. Por outro lado, os postos 24 horas são todos de marca - os de marca branca não funcionam de noite (há excepções mas poucas); pagas assim o serviço em horário alargado, isto é, pagas pela possibilidade de abastecer a qualquer hora.

por mais_um » 27/7/2012 20:31

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:A BD da DGEG , alem de não estar correcta também não espelha estas diferenças, por isso para mim é inútil utiliza-la para o que quer que seja.

Pode ter alguns erros de actualização porque existe uma regra idiota que diz que os postos mais pequenos não são obrigados a actualizar diariamente.

Isto para mim não faz sentido nenhum. Poderiam não querer lá estar mas a partir do momento em que estão deveriam ter de actualizar sempre.

Não sei como funciona a actualização de preços na BD mas o que me levou a desconfiar do preço e a ligar foi o facto de essa bomba estar entre Óbidos e as Caldas da rainha, em que ambas as extremidades dessa estrada (cerca de 4,5km) tem bombas muito mais baratas do que o valor indicado para essa bomba na BD, ou seja se esse valor fosse real ninguém colocava combustível nessa bomba, porque até nem é de marca.

por MarcoAntonio » 27/7/2012 20:28

mais_um Escreveu:
Há segmentação no mercado de combustíveis (já havia antes das marcas brancas, com os combustíveis premium), assim como há em muitos outros produtos e as empresas tentam tirar partido dessa segmentação.

Eu não defendi em lado nenhum que não existia segmentação, o que disse é que as linhas divisórias são difusas e que nem vale a pena estar a perder grande tempo em torno de exercícios desse tipo.

Em termos simples, foi isto que eu disse, não valia a pena aquele post todo.

mais_um Escreveu:Como já referi ao Elias, dizer que a diferença (minimo-maximo num determinado concelho) é x, baseado numa tabela duvidosa, sem ter em conta a localização dos postos de combustível e a segmentação do mercado não me diz absolutamente nada.

Bom, essa discussão era com o Elias mas já agora, eu aproveito: estar a fazer todas essas distinções para minimizar as diferenças é um exercício que para mim não tem nexo. Essas diferenças (ou falta delas se limitarmos os cenários ou circunscrevermos as situações) são o mercado a funcionar.

O que eu quero saber é que as diferenças existem quando as pessoas alegam que elas não existem (e antes que me respondas com um longo post outra vez, desnecessariamente, eu nem sequer me estou a referir a ti em particular).

mais_um Escreveu:Como já referi ao Elias, dizer que a diferença (minimo-maximo num determinado concelho) é x, baseado numa tabela duvidosa, (...)

A tabela não é duvidosa, é bastante fiável no que diz respeito aos preços tabelados nos postos.

Claro que tu podes alegar que a tua experiência em particular te diz que não é fiável, ficaríamos aqui o tempo todo porque eu, com uma elevada frequência de utilização daquele site, não posso de forma nenhuma concordar contigo, só consigo ler aí um tremendo exagero onde super se valoriza a excepção à regra.

mais_um Escreveu:sem ter em conta a localização dos postos de combustível e a segmentação do mercado não me diz absolutamente nada.

A localização e a segmentação do mercado é o mercado a funcionar. Eu nem sei ao certo o que é que tu afinal queres dizer com "sem ter em conta «isto» não me diz absolutamente nada", a sério!

É óbvio que se tu retiras (ou isolas) aquilo que tende a diferenciar o preço, este tende a aproximar-se. Qual é o ponto do exercício mesmo?

É o mesmo que olhares para os preços de hoteis: ao principio existe uma enorme diversidade mas depois agrupas em hoteis de 3, 4 e 5 estrelas e em cada segmento os preços passam a estar mais próximos.

A seguir limitas a uma dada modalidade (por exemplo, pensão completa) e os preços ficam mais próximos entre si.

A seguir, limitas a uma zona (por exemplo, Algarve) e os preços ficam ainda mais próximos.

A seguir, limitas a uma cidade/praia e eles possivelmente tendem a aproximar-se ainda mais (ou então já nem tens uma lista de hoteis, tens um ou dois).

Que de tanto limitar, a tabela tem tendência a evaporar-se...

A grande diferença entre um caso e outro é que para além dos factores que eu disse, ainda existem outros que permitem diferenciar o preço (os hoteis de 5 estrelas não têm todos exactamente o mesmo serviço mas as gasolinas são extremamente parecidas, quanto muito existe uma diferença de aditivos com peso marginal) e ainda no caso dos combustíveis existe o constrangimento de a matéria prima e os impostos representarem uns 80 ou mais % (em exacto, depende de cada caso) do preço final por isso eles nunca poderiam variar muito, tanto como ocorre noutros sectores.

Espero ter sido claro a transmitir por que é que nem entendo a pertinência do aspecto que tu estás a apontar.

Editado pela última vez por MarcoAntonio em 27/7/2012 20:34, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por mais_um » 27/7/2012 20:14

Elias Escreveu:
mais_um Escreveu:Ainda hoje quando fui ao PD, onde existe uma bomba da Prio, com o gasoleo a 1,36 e uns pós, estavam 5 carros a abastecer, ao lado existe uma bomba da BP, que tinha o gasoleo a 1,45 e tinha 3 carros a abastecer.

Ou seja há pessoas que estão dispostas a pagar mais por um produto em relação a outro, supostamente por este ter mais qualidade (é essa a mensagem que as empresas de marca passam).

Essa é uma interpretação possível mas não é a única. Aqui fica outra:

- Ou seja há pessoas que como têm senhas de desconto de 10 cêntimos ao abrigo da promoção LIDL / BP e por isso o preço final / desconto acaba por anular a diferença entre postos e essas pessoas pensam assim «porra se o desconto é igual prefiro abastecer no posto de marca»

Ou seja, ao abrigo desta interpretação, as pessoas que tu achas que estão dispostas a pagar mais não estão dispostas a pagar porra nenhuma, simplesmente andam atentas âs promoções e abastecem no posto de marca a preço de marca branca. :P

E as que vão à GALP e REPSOL também.... :mrgreen:

É mais um motivo que torna a BD inútil já que o valor que as pessoas pagam na realidade não corresponde ao que está na tabela! :mrgreen: :mrgreen:

No meu caso não é, ou melhor para o Passat coloco sempre combustível de marca (independentemente do preço), no jipe é irrelevante, por vezes coloco no PD.

por Elias » 27/7/2012 20:07

mais_um Escreveu:Ainda hoje quando fui ao PD, onde existe uma bomba da Prio, com o gasoleo a 1,36 e uns pós, estavam 5 carros a abastecer, ao lado existe uma bomba da BP, que tinha o gasoleo a 1,45 e tinha 3 carros a abastecer.

Ou seja há pessoas que estão dispostas a pagar mais por um produto em relação a outro, supostamente por este ter mais qualidade (é essa a mensagem que as empresas de marca passam).

Essa é uma interpretação possível mas não é a única. Aqui fica outra:

- Ou seja há pessoas que têm senhas de desconto de 10 cêntimos ao abrigo da promoção LIDL / BP e por isso nesse caso o preço final / desconto acaba por anular a diferença entre posto; essas pessoas pensam assim «porra se o desconto é igual prefiro abastecer no posto de marca»

Ou seja, ao abrigo desta interpretação, as pessoas que tu achas que estão dispostas a pagar mais não estão dispostas a pagar porra nenhuma, simplesmente andam atentas âs promoções e abastecem no posto de marca a preço de marca branca. :P

por mais_um » 27/7/2012 19:59

MarcoAntonio Escreveu:
AutoMech Escreveu:Vocês querem é arranjar maneira de por o mais_um a ligar para todas as bombas a confirmar preços. :mrgreen: :mrgreen:

Desde que no final ele não me apresente a conta...

:mrgreen:

:lol: :lol: :lol:

As chamadas para a rede fixa são de borla!

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por mais_um » 27/7/2012 19:58

MarcoAntonio Escreveu:
mais_um Escreveu:E acabei por não conseguir passar por lá.

Xi, mais_um, não te chateies com isso!

A única parte da tabela das caldas que realmente me interessa é que os preços vão dos 1.364 aos 1.489, com 1.376, 1.439, 1.449, 1.454 e 1.459 pelo meio (para o gasóleo e já eliminando o preço que estará desactualizado).

São 14 centimos de tabela do mais barato para o mais caro e 7 níveis diferentes de preços e este é o facto que para mim é realmente relevante.

Eu inclusivamente já transmiti que toda a divisão "de marca" e "linha branca" diz-me pouco, em particular nesta passagem:

MarcoAntonio Escreveu:Eu quando atrás disse que dependia do conceito de "de marca" ou de "linha branca" era para sugerir/transmitir que esta definição é livre e depende de como cada um a define.

Eu acho que é altmente problemática a divisão quando seja a BP, seja a Prio, seja a Alves Bandeira, seja a Intermarché, etc, etc, etc na verdade compram a generalidade dos combustíveis em Portugal Continental à GALP.

A minha impressão é que as pessoas normalmente falam dos "de marca" como sendo a Repsol, Cepsa, BP e GALP sendo que o termo foi muito promovido pela comunicação social, apesar de se tratar de uma definição pouco clara.

No ambito desta discussão, não faz grande sentido estares com o trabalho de verificar em exacto em que grupo é que vais encaixar este ou aquele posto.

Aliás, eu disse logo lá mais atrás que era todo o exercício que para mim nem fazia sentido (além destes pontos ainda recordo que as marcas praticam geralmente - ou por vezes - promoções que para clientes específicos tornam os preços ainda mais diferenciados, o que também já escrevi mais atrás).

Toda esta discussão para mim não é importante nem nunca foi (o que tentei esclarecer e se eventualmente escrevi outra coisa qualquer que deu a entender o contrário, peço desculpa desde já).

É que não faz sentido mesmo andares com esse trabalho, não se justifica de todo!

Antes de mas não quero que concordes comigo, não estou a tentar-te convencer, apenas estou a explicar o meu ponto de vista. :wink:

Há segmentação no mercado de combustíveis (já havia antes das marcas brancas, com os combustíveis premium), assim como há em muitos outros produtos e as empresas tentam tirar partido dessa segmentação.

Ainda hoje quando fui ao PD, onde existe uma bomba da Prio, com o gasoleo a 1,36 e uns pós, estavam 5 carros a abastecer, ao lado existe uma bomba da BP, que tinha o gasoleo a 1,45 e tinha 3 carros a abastecer.

E para essas pessoas não interessa o preço das marcas brancas. Assim como as pessoas que tem como critério de escolha apenas o preço estão a borrifar-se para as marcas. E por haver estes dos tipos de segmentos é que por exemplo as cadeias de distribuição (SONAE, PINGO DOCE, etc...) passaram a oferecer os dois tipos de produtos.

Aqui nas Caldas da Rainha (não tenho tempo, nem pachorra para ir analisar outros concelhos, até porque não confio na BD), dentro das estações de serviço que estão próximas umas das outras, existe um equilíbrio muito próximo dos valores de venda dentro destes dois segmentos. Nas de marca isso só não acontece na que está na AE. Nas chamadas de marca branca isso supostamente não acontece nas que estão longe do centro urbano, digo supostamente porque não sei se os valores que estão na tabela estão correctos (e não vou ligar para mais postos de abastecimento.... :lol: :lol: ). Mas mesmo essas duas que estão afastadas, tendo em conta a diferença de preço para as do centro não compensa a deslocação para ir encher o deposito.

Como já referi ao Elias, dizer que a diferença (minimo-maximo num determinado concelho) é x, baseado numa tabela duvidosa, sem ter em conta a localização dos postos de combustível e a segmentação do mercado não me diz absolutamente nada.

Eu sou da opinião que há concorrência nos combustíveis, até basta ver o histórico das caldas da rainha mas neste momento atingiu um ponto de equilíbrio (aqui nas caldas), ou seja as de marca não precisam de baixar mais os preços para evitar a fuga dos clientes de um segmento para o outro. Não quer dizer que isso não se altere no futuro.

Espero ter sido claro a explicar o meu ponto de vista! :mrgreen:

por MarcoAntonio » 27/7/2012 19:46

AutoMech Escreveu:Vocês querem é arranjar maneira de por o mais_um a ligar para todas as bombas a confirmar preços. :mrgreen: :mrgreen:

Desde que no final ele não me apresente a conta...

:mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

por Automech » 27/7/2012 19:43

Vocês querem é arranjar maneira de por o mais_um a ligar para todas as bombas a confirmar preços. :mrgreen: :mrgreen:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por MarcoAntonio » 27/7/2012 19:39

mais_um Escreveu:A BD da DGEG , alem de não estar correcta também não espelha estas diferenças, por isso para mim é inútil utiliza-la para o que quer que seja.

Isto é uma manifesto exagero, a actualização dos preços é o que ocorre na esmagadora maioria dos casos e erros de valor são excepções (aliás, já inúmeras vezes usei o site para escolher um posto - particularmente quando estou longe daqui mas também até para os postos da minha zona - e até hoje que me recorde nunca encontrei um posto a valor diferente do que estava no site).

Não quer dizer que não existam erros, certamente existem e sei que existem pontualmente. Mas pegar na excepção para dizer que a BD é inútil é um manifesto e tremendo exagero...
Imagem

Administrador Fórum

por Elias » 27/7/2012 19:32

Pode ter alguns erros de actualização porque existe uma regra idiota que diz que os postos mais pequenos não são obrigados a actualizar diariamente.

Isto para mim não faz sentido nenhum. Poderiam não querer lá estar mas a partir do momento em que estão deveriam ter de actualizar sempre.

por mais_um » 27/7/2012 19:16

Elias Escreveu:De qualquer forma, qualquer que seja o grupo em que coloques a Petro-coisa, lá se vai a tua teoria do 1% :P

Não, essa bomba é no concelho de Óbidos. E se for de marca está dentro do valor de +/- 1%. A de marca nas caldas está a 1,44/1,45 e essa está a 1,43.

E como referi anteriormente, há condicionalismos geográficos que podem alterar a politica de preços. Eu não vou andar 40km (20 para cada lado), para poupar 10 centimos (se por hipote fosse essa a diferença) em 45 litros (um deposito), já que gastava mais do que poupava, sem considerar o tempo e o desgaste do carro.

A BD da DGEG , alem de não estar correcta também não espelha estas diferenças, por isso para mim é inútil utiliza-la para o que quer que seja.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Burbano, caganixo7, CORTIÇA, Google [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 331 visitantes