Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT- Ulrich e as asneiras

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por nuuuuno » 6/2/2013 14:22

carrancho Escreveu:
QuimPorta Escreveu:
carrancho Escreveu:13- O que acontecia ao BPI se o povo português não tivesse avalizado tal empréstimo?

A questão que ainda não abordaste: "o que aconteceria ao povo português sem esse Aval do Estado" . Ora faz lá um esforço?

Não abordei nem tenho que abordar, o tópico não é sobre isso, mas por ti vou fazer o esforço. :wink:

Nunca me viste dizer aqui que não concordava com o apoio à banca, concordo, não pela banca, accionistas ou funcionários, mas porque penso que seria ainda pior para todos dexá-la cair.

Ok, o nosso (povo português) aval à banca é interesseiro, bem o podes dizer. Já a mãozinha ao BPN tenho sérias dúvidas que fosse do interesse do povo mas apenas de uma franja.

A questão aqui é...

Por quem avaliza esta operação não ter outra opção e ter interesse no seu sucesso, isso dá o direito a quem recebe o apoio de vir a público menosprezar o esforço de quem avaliza?

Ele sabe lá o que é aguentar! Ele nem sabe que muitos houve já que não aguentaram até aqui sequer! Ele que vá dizer na cara de quem viu a família destroçada, que perdeu um próximo que se suicidou por vergonha de não conseguir dar aos seus o que eles necessitam, que viu um familiar morrer por falta de medicamentos que não conseguia comprar, a quem teve de fechar o negócio a que dedicou uma vida e ter mesmo de despedir o irmão, filho, primo que sabe vão ficar em situações complicadas, do pai que não consegue colocar na mesa do pequenbo almoço algo para os filhos comerem e à noite quando volta a mesa está na mesma...

Ele sabe lá o que isso é!!!

Se ele tivesse tomates para dizer o que disse na cara de alguém que passou ou passa por isso, queria ver se ele aguentava.

É preciso pachorra!!!!

Ele nao disse que sabe o que é! ele disse que se for preciso todos aguentamos! E a verdade é essa, aguentamos! Tu lá sabes o que é ter fome a sério, eu também não sei felizmente, mas sei que se aguenta muito pior do que isto, basta viajar 1 pouco para fora de portugal, ir a africa, ir á america do sul, para se perceber a diferença dum carenciado lá e dum carenciado cá!

Registado: 10/11/2011 10:05

por Rantamplan » 6/2/2013 14:01

QuimPorta Escreveu:
carrancho Escreveu:13- O que acontecia ao BPI se o povo português não tivesse avalizado tal empréstimo?

A questão que ainda não abordaste: "o que aconteceria ao povo português sem esse Aval do Estado" . Ora faz lá um esforço?

Desde quando isso legitima o cidadão a achincalhar quem se encontra socialmente marginalizado?

O cidadão deveria era vir publicamente agradecer a todos os contribuintes o terem possibilitado a viabilidade do seu banco e com isso a manutenção do seu salário!!!

A educação vem do berço. Lá berço o cidadão teve, de ouro, ao que consta. A educação é que me parece que houve ali qualquer falha...
"Caminante, no hay camino, se hace camino al andar", Antonio Machado

Registado: 4/1/2008 15:57

por carrancho » 6/2/2013 13:45

QuimPorta Escreveu:Achas então que por o tópico ser sobre "asneiras" não se pode dizer outra coisa ?!:twisted:

Não, não, até acho que tens estado em sintonia com o assunto do tópico :twisted:
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Quimporta » 6/2/2013 13:35

carrancho Escreveu:Não abordei nem tenho que abordar, o tópico não é sobre isso, mas por ti vou fazer o esforço. :wink:

Achas então que por o tópico ser sobre "asneiras" não se pode dizer outra coisa ?!:twisted:

Mas essa gentileza foi muito apreciada. :wink:
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg

Registado: 9/5/2009 18:57

por fernandoinveste » 6/2/2013 13:32

nuuuno Escreveu:
finveste Escreveu:
Mcmad Escreveu:Mas alguém no seu perfeito juízo faria uma declaração do teor da de Ulrich, a não ser comprometido com o governo até aos dentes?

Santa paciência

Nem mais. :clap:

Paciência temos de ter nós com o populismo barato. Os nossos deputados em vez de perguntarem o que anda o BPI a fazer com os €uros emprestados pelo estado e como vai o BPI ajudar a economia, NAO, caem no politiquismo barato do diz que disse, do respeito pelos cidadão e por mais não sei o quê que não interessa objectivamente para nada!

Para saberes o que anda a fazer o BPI com o teu dinheiro, basta olhares para o IRS do Fernandinho. Já nem falo das off-shores...

Registado: 27/5/2011 15:57

por carrancho » 6/2/2013 13:26

QuimPorta Escreveu:

Não abordei nem tenho que abordar, o tópico não é sobre isso, mas por ti vou fazer o esforço. :wink:

Nunca me viste dizer aqui que não concordava com o apoio à banca, concordo, não pela banca, accionistas ou funcionários, mas porque penso que seria ainda pior para todos dexá-la cair.

Ok, o nosso (povo português) aval à banca é interesseiro, bem o podes dizer. Já a mãozinha ao BPN tenho sérias dúvidas que fosse do interesse do povo mas apenas de uma franja.

A questão aqui é...

Por quem avaliza esta operação não ter outra opção e ter interesse no seu sucesso, isso dá o direito a quem recebe o apoio de vir a público menosprezar o esforço de quem avaliza?

Ele sabe lá o que é aguentar! Ele nem sabe que muitos houve já que não aguentaram até aqui sequer! Ele que vá dizer na cara de quem viu a família destroçada, que perdeu um próximo que se suicidou por vergonha de não conseguir dar aos seus o que eles necessitam, que viu um familiar morrer por falta de medicamentos que não conseguia comprar, a quem teve de fechar o negócio a que dedicou uma vida e ter mesmo de despedir o irmão, filho, primo que sabe vão ficar em situações complicadas, do pai que não consegue colocar na mesa do pequenbo almoço algo para os filhos comerem e à noite quando volta a mesa está na mesma...

Ele sabe lá o que isso é!!!

Se ele tivesse tomates para dizer o que disse na cara de alguém que passou ou passa por isso, queria ver se ele aguentava.

É preciso pachorra!!!!
Abraço,
Carrancho

por nuuuuno » 6/2/2013 13:23

finveste Escreveu:
Mcmad Escreveu:Mas alguém no seu perfeito juízo faria uma declaração do teor da de Ulrich, a não ser comprometido com o governo até aos dentes?

Santa paciência

Paciência temos de ter nós com o populismo barato. Os nossos deputados em vez de perguntarem o que anda o BPI a fazer com os €uros emprestados pelo estado e como vai o BPI ajudar a economia, NAO, caem no politiquismo barato do diz que disse, do respeito pelos cidadão e por mais não sei o quê que não interessa objectivamente para nada!

Registado: 10/11/2011 10:05

por Quimporta » 6/2/2013 13:13

mais_um Escreveu:E se o BES e o Santander não são bancos principais... não sei o que é para ti um banco "principal".

O Santander não é Português. É de ... Santander.
E já há 100 biliõezinhos a postos para ver o que isso vai dar...

Realmente a questão do BES é interessante.
Tendo um problema semelhante ao BPI pelos testes de stress , foi-se escapando, sem se perceber muito bem como ou porquê.
Já perguntei a quem por lá anda e a resposta que me foi dada vendo-a a preço de custo: se houvesse CoCo's no BES não haveria distribuição de dividendos, de que vivem "várias famílias".
8-)

por mais_um » 6/2/2013 13:03

QuimPorta Escreveu:
Sobre o que vinha a ser discutido encontrei um artigo que regista para a história o que eu defendo como tese: em Portugal foi o Estado que afundou os Bancos. (os principais)
A história destes dias será feita, mas os dados disponíveis apontam para aí.

October 7, 2011 10:21 am
Moody’s downgrades nine Portuguese banks

FT, By Peter Wise in Lisbon (...)

Moody’s has downgraded the credit ratings of nine Portuguese banks, citing increased asset risk resulting from their holdings of Portuguese government debt, the impact of austerity measures and strains on their liquidity.

The move, which affects all Portugal’s main banks, comes as European leaders are examining ways of strengthening the continent’s financial sector, including a continent-wide recapitalisation plan, amid the deepening eurozone debt crisis.
Moody’s also downgraded 12 UK banks on Friday.

The Portuguese downgrades follow a cut by Moody’s in the country’s sovereign debt rating to junk status in July. The ratings of all but one of the downgraded banks – Spanish-owned Santander Totta – were cut to below junk status.
(...)
http://www.ft.com/intl/cms/s/0/43f687b8 ... z2K70oMlHY

O mundo não começou em 2011....e usando o mesmo argumento que tu usaste, a Moddys é apenas uma agência! :P

E se o BES e o Santander não são bancos principais... não sei o que é para ti um banco "principal".
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Quimporta » 6/2/2013 12:55

carrancho Escreveu:Em vez de estar grato ao povo, ao dizer uma vez o que disse ele foi infeliz, ao insistir, foi uma grandessíssima besta quadrada!

Touché...

por mais_um » 6/2/2013 12:52

...
Anexos
DQoiZHqFs7I0iFTa-ZRVRgVA_.jpg
DQoiZHqFs7I0iFTa-ZRVRgVA_.jpg (373.29 KiB) Visualizado 5067 vezes
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Quimporta » 6/2/2013 12:48

mais_um Escreveu:Não foi só o BCP, como podes ver no link que deixei no comentário anterior, os maiores bancos portugueses (excepto o BPI) sofreram redução dos ratings em Abril de 2009.

Para mim é claro que o problema de Portugal não foi a banca, assim como o problema dos bancos portugueses não foi o Estado. Fraco crescimento económico, recessão, crise internacional e défices sucessivos são as principais causas de Portugal estar como está.

Os artigos referem só os ratings da S&P. O panorama geral não creio que seja esse.

Essa do “problema de Portugal é...” é do tipo de frases que os tugas gostamos.
O que daí resulta é apenas o apontar de dedo a pessoas (normalmente políticos) sem se saber muito bem identificar realmente o problema.

Há livros inteiros escritos sobre as crises da dívida (ex. o excelente “Boomerang”, do Michael Lewis ) que passam completamente ao lado do caso português, provavelmente porque não é simples nem especialmente interessante de contar.
O caso Irlandês por exemplo, conta-se em poucas palavras: “Os Bancos foram apanhados no rebentamento da bolha do subprime , e o Estado resgatou-os com o pêlo dos Irlandeses.”
Mas quando toca a Portugal, é o que tu dizes (fraco crescimento, défices, recessão - já “a crise” foi igual para os outros) que se não fossem já consequências, que para explicar se requerem não frases ou livros, mas tratados, ainda para mais marcadamente ideológicos.

Sobre o que vinha a ser discutido encontrei um artigo que regista para a história o que eu defendo como tese: em Portugal foi o Estado que afundou os Bancos. (os principais)
A história destes dias será feita, mas os dados disponíveis apontam para aí.

October 7, 2011 10:21 am
Moody’s downgrades nine Portuguese banks

FT, By Peter Wise in Lisbon (...)

Moody’s has downgraded the credit ratings of nine Portuguese banks, citing increased asset risk resulting from their holdings of Portuguese government debt, the impact of austerity measures and strains on their liquidity.

The move, which affects all Portugal’s main banks, comes as European leaders are examining ways of strengthening the continent’s financial sector, including a continent-wide recapitalisation plan, amid the deepening eurozone debt crisis.
Moody’s also downgraded 12 UK banks on Friday.

The Portuguese downgrades follow a cut by Moody’s in the country’s sovereign debt rating to junk status in July. The ratings of all but one of the downgraded banks – Spanish-owned Santander Totta – were cut to below junk status.
(...)
http://www.ft.com/intl/cms/s/0/43f687b8 ... z2K70oMlHY

por MiamiBlue » 6/2/2013 12:45

carrancho Escreveu:Mas que raio interessa a este tópico se foi a banca que arrastou o estado ou se foi o estado que arrastou a banca ou outra coisa qualquer? Fosse qual fosse o caso o que se discute neste tópico são as asneiras do Ulrich, e que asneiras!!!

A Pata e o Quim bem podem pintar a coisa como quiserem, "que não fomos nós que emprestamos mas a troika", "que as regras para os bancos foram mudadas a meio do jogo", "que os bancos são importantes para a economia", "que compraram divida pública", "que a sua desvalorização foi o que os colocou com necessidades brutais de financiamento", " que lhes estão a cobrar juros de 8.5%", e por aí fora...

Factos:

1- Os bancos nunca se queixaram de que eram obrigados a comprar dívida pública enquanto as coisas correram bem;

2- Não se ficaram pela dívida portuguesa e foram comprar lá fora também (até grega);

3- A compra de dívida faz parte da sua actividade sendo os únicos responsáveis pela sua gestão;

4- Se alavancar a minha carteira e ficar em maus lençois, o estado não me ajuda com um empréstimo, nem a 8.5 nem a 18.5;

5- Muitas empresas já faliram porque os clientes não lhes pagaram ou por não terem liquidez para manter a produção (mesmo cheios de encomendas) porque ninguém lhes emprestou, nem a 8.5 nem a 18.5

6- As regras do jogo estão sempre a ser alteradas, seja para os bancos seja para outra actividade qualquer.

7- As regras para o BPI não foram diferentes das aplicadas aos outros bancos;

8- Quando iniciei a minha atividade as regras éram completamente diferentes das atuais, hoje as exigências são muito maiores. O Carrancho tem aguentado mesmo sem acesso a empréstimos de 8.5 (aguentaria o BPI?), mesmo com um crescimento em 2012 de 6% mas a sofrer uma austeridade brutal que deixa no bolso migalhas mesmo com o dobro do trabalho.

9- O Jorge Jesus (Treinador do Benfica) Não veio para a televisão dizer que "os benfiquistas aguentam mais austeridade, ai aguentam, aguentam! Se os mendigos aguentam eles também."

10- Pior que ter que emprestar a alguém que está em apuros o dinheiro que se tem é emprestar o que não se tem.

11- A troika disponibilizou o dinheiro, não foi o estado português que emprestou o que éra seu, é verdade, mas se a banca não pagar quem paga é o povo português.

12- Isto é bem pior que avalizar um empréstimo normal, se a banca falhar além do povo ter de aguentar ainda mais austeridade para saldar esse valor ainda vai ter de ficar sócio do devedor em apuros e sabe-se lá o que mais terá de pagar além desse valor.

13- O que acontecia ao BPI se o povo português não tivesse avalizado tal empréstimo?

14- Mais alguém emprestaria o dinheiro necessário ao BPI? A que taxa?

15- Há verdades que não se devem dizer em público, neste caso nem é líquido que se trate de uma. Se é certo que mesmo com mais austeridade a maioria vai aguentar, também é certo que muita gente e empresas já sucumbiu à actual.

Em vez de estar grato ao povo, ao dizer uma vez o que disse ele foi infeliz, ao insistir, foi uma grandessíssima besta quadrada!

:clap:

Registado: 17/10/2010 19:32

por mfsr1980 » 6/2/2013 12:44

O Homem (Ulrich) disse umas verdades mas num País de toscos invejosos repleto de gente que nunca soube discernir. A esquerdalha é perita em retirar frases do contexto para "matar" o mensageiro, o mesmo já aconteceu com a Manuela Ferreira Leite ao dizer que "se calhar o País deveria suspender a Democracia" e que é o que na prática está a ser feito!

Registado: 3/5/2007 13:55

por JMHP » 6/2/2013 12:25

Santa paciência

Num país que está acostumado ao fracasso económico, três vezes intervencinado pelo FMI em quase 4 décadas, com uma sociedade desequilibrada, dividida e rodeada de tabus... Torna-se difícil perceber ou até imaginar que a razão esteja do lado da multidão, dado que ao fim de 4 décadas por comunhão da multidão o país bateu no fundo e encontra-se na bancarrota.

É por isso que admiro quem se oponha e se distancia do senso comum que hoje impera no seio da nossa sociedade. Uma mente, uma voz diferente não faz a diferença tal como uma andorinha não faz a primavera, mas é bom saber que para além do monólogo que impera no senso e mentalidade portuguesa, existem pessoas que se recusam alinhar com o pensamento e a atitude que nos fez cair na miséria e perda de soberania.

Sobre as declarações do Ulrich, já disse e volto a dizê-lo, não vi nada de errado nas suas declarações para além de constatar que estão de acordo com a realidade e com os riscos do futuro que serão uma ameaça para os portugueses nos próximos anos.

Não ouvi nem sinto como as suas palavras podem ser uma ofensa aos sem-abrigo, concerteza existem muitos críticos que tem por habito virar a cara quando tem um sem-abrigo pela frente porque não gostam de ver a miséria que os rodeia.

Estou certo que existem muitos sem-abrigo que se sentem mais ofendidos com a exclusão social de quem passa por eles do que com as palavras do Ulrich.

Por ventura existem sem-abrigo e muitos outros portugueses a viver com muita dificuldade que até concordam com o Ulrich.... "Se eu aguento com pouco porque razão outros com muito, não se sentem capazes?!"

Registado: 19/5/2009 18:26

por carrancho » 6/2/2013 11:57

Mas que raio interessa a este tópico se foi a banca que arrastou o estado ou se foi o estado que arrastou a banca ou outra coisa qualquer? Fosse qual fosse o caso o que se discute neste tópico são as asneiras do Ulrich, e que asneiras!!!

A Pata e o Quim bem podem pintar a coisa como quiserem, "que não fomos nós que emprestamos mas a troika", "que as regras para os bancos foram mudadas a meio do jogo", "que os bancos são importantes para a economia", "que compraram divida pública", "que a sua desvalorização foi o que os colocou com necessidades brutais de financiamento", " que lhes estão a cobrar juros de 8.5%", e por aí fora...

Factos:

1- Os bancos nunca se queixaram de que eram obrigados a comprar dívida pública enquanto as coisas correram bem;

2- Não se ficaram pela dívida portuguesa e foram comprar lá fora também (até grega);

3- A compra de dívida faz parte da sua actividade sendo os únicos responsáveis pela sua gestão;

4- Se alavancar a minha carteira e ficar em maus lençois, o estado não me ajuda com um empréstimo, nem a 8.5 nem a 18.5;

5- Muitas empresas já faliram porque os clientes não lhes pagaram ou por não terem liquidez para manter a produção (mesmo cheios de encomendas) porque ninguém lhes emprestou, nem a 8.5 nem a 18.5

6- As regras do jogo estão sempre a ser alteradas, seja para os bancos seja para outra actividade qualquer.

7- As regras para o BPI não foram diferentes das aplicadas aos outros bancos;

8- Quando iniciei a minha atividade as regras éram completamente diferentes das atuais, hoje as exigências são muito maiores. O Carrancho tem aguentado mesmo sem acesso a empréstimos de 8.5 (aguentaria o BPI?), mesmo com um crescimento em 2012 de 6% mas a sofrer uma austeridade brutal que deixa no bolso migalhas mesmo com o dobro do trabalho.

9- O Jorge Jesus (Treinador do Benfica) Não veio para a televisão dizer que "os benfiquistas aguentam mais austeridade, ai aguentam, aguentam! Se os mendigos aguentam eles também."

10- Pior que ter que emprestar a alguém que está em apuros o dinheiro que se tem é emprestar o que não se tem.

11- A troika disponibilizou o dinheiro, não foi o estado português que emprestou o que éra seu, é verdade, mas se a banca não pagar quem paga é o povo português.

12- Isto é bem pior que avalizar um empréstimo normal, se a banca falhar além do povo ter de aguentar ainda mais austeridade para saldar esse valor ainda vai ter de ficar sócio do devedor em apuros e sabe-se lá o que mais terá de pagar além desse valor.

13- O que acontecia ao BPI se o povo português não tivesse avalizado tal empréstimo?

14- Mais alguém emprestaria o dinheiro necessário ao BPI? A que taxa?

15- Há verdades que não se devem dizer em público, neste caso nem é líquido que se trate de uma. Se é certo que mesmo com mais austeridade a maioria vai aguentar, também é certo que muita gente e empresas já sucumbiu à actual.

Em vez de estar grato ao povo, ao dizer uma vez o que disse ele foi infeliz, ao insistir, foi uma grandessíssima besta quadrada!
Abraço,
Carrancho

por fernandoinveste » 6/2/2013 11:06

Santa paciência

por MiamiBlue » 6/2/2013 9:45

alexandre7ias Escreveu:
BES conseguiu 825 milhões com venda de dívida pública
O BES gerou lucros de 825 milhões de euros em 2012 com transacções com dívida pública, principalmente portuguesa, disse esta terça-feira o administrador financeiro da instituição, Amílcar Morais Pires.
Lusa ECONOMIA
22:00 - 05 de Fevereiro de 2013 | Por Lusa

O responsável disse que, no ano passado, o banco conseguiu resultados de 825 milhões de euros com dívida pública e taxas de juro.

"A nossa exposição à dívida pública é fundamentalmente em Portugal e alguma coisa em Espanha. Chegámos a ter em Junho 5,5 mil milhões de euros [em dívida pública] e temos hoje menos de 3,5 mil milhões", disse Morais Pires na conferência de impressa de apresentação dos resultados anuais do BES, sublinhando que este valor tem em conta tanto a detida pelo banco como pela companhia de seguros.

E o lucro foi inferior a 100M??

De onde vieram as imparidades??

Registado: 17/10/2010 19:32

por mais_um » 6/2/2013 7:30

QuimPorta Escreveu:Estas notícias apenas referem os downgrades da s&p, sendo que se conclui que há um downgrades de apenas um banco ( o BCP) para A- , antes de o mesmo acontecer ao estado.

Sei que não és propriamente o bibliotecário de serviço :) mas para já vou manter a ideia que tenho.

Não foi só o BCP, como podes ver no link que deixei no comentário anterior, os maiores bancos portugueses (excepto o BPI) sofreram redução dos ratings em Abril de 2009.

Para mim é claro que o problema de Portugal não foi a banca, assim como o problema dos bancos portugueses não foi o Estado. Fraco crescimento económico, recessão, crise internacional e défices sucessivos são as principais causas de Portugal estar como está.

A Banca que tem tido problemas, sofreu de alavancagem excessiva, falta de capital por parte dos accionistas para acompanhar as novas exigências dos reguladores europeus, excesso de incentivo ao consumo, etc...

por alexandre7ias » 6/2/2013 3:59

BES conseguiu 825 milhões com venda de dívida pública
O BES gerou lucros de 825 milhões de euros em 2012 com transacções com dívida pública, principalmente portuguesa, disse esta terça-feira o administrador financeiro da instituição, Amílcar Morais Pires.
Lusa ECONOMIA
22:00 - 05 de Fevereiro de 2013 | Por Lusa

O responsável disse que, no ano passado, o banco conseguiu resultados de 825 milhões de euros com dívida pública e taxas de juro.

"A nossa exposição à dívida pública é fundamentalmente em Portugal e alguma coisa em Espanha. Chegámos a ter em Junho 5,5 mil milhões de euros [em dívida pública] e temos hoje menos de 3,5 mil milhões", disse Morais Pires na conferência de impressa de apresentação dos resultados anuais do BES, sublinhando que este valor tem em conta tanto a detida pelo banco como pela companhia de seguros.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Mcmad » 6/2/2013 3:24

Mas alguém no seu perfeito juízo faria uma declaração do teor da de Ulrich, a não ser comprometido com o governo até aos dentes?

Santa paciência
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por Las_Vegas » 6/2/2013 1:29

Concluindo e resumindo ficaríamos mais bem servidos se ainda cá estivesse o Socras e o camarada Vara, esse sim, o verdadeiro paladino da gestão bancária.

Registado: 4/11/2002 23:12

por fernandoinveste » 6/2/2013 0:46

QuimPorta Escreveu:O ponto é este: em países como a Irlanda e a Islândia foi a banca que afundou o Estado. Em Portugal foi o Estado que afundou os Bancos. (as excepções são conhecidas).

Uma verdadeira pérola.

por Quimporta » 6/2/2013 0:42

Estas notícias apenas referem os downgrades da s&p, sendo que se conclui que há um downgrades de apenas um banco ( o BCP) para A- , antes de o mesmo acontecer ao estado.

Sei que não és propriamente o bibliotecário de serviço :) mas para já vou manter a ideia que tenho.

por Elias » 6/2/2013 0:40

mais_um Escreveu:Fiz uma analise rápida ao BCP, começou a sofrer downgrades a partir de 2009, Portugal começou em 2010:

A Fitch colocou Portugal com outlook negativo logo em Setembro de 2009, ainda que a baixa de rating para AA- só tenha ocorrido em Março de 2010.

Registado: 5/11/2002 12:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Pmart 1 e 186 visitantes