Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Estranho tempo, este, em que vivemos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por gorgo » 13/6/2012 22:12

Zundy Escreveu:Em relação ao carvão também já tinha reparado que neste mau ano hídrico andamos a recorrer bastante ao carvão e quase nada ao gás, não sei as razões, e faz-me um bocado de impressão tanto que se investiu em modernas centrais de cogeração e serem tão pouco usadas, se calhar uma das razões para a Endesa andar descontente. O preço do carvão compensa assim tanto mais em relação ao gás ?

Já agora Marco, com costuma saber dessas coisas, qual é índice/mercado que devemos consultar para ver os preços do gás que consumimos cá ? Sei que nos EUA devido ao shale o gás descolou do petróleo e tem vindo a baixar, ou subir menos, mas na Europa ou dos nossos fornecedores, suponho que não ?
E já agora do carvão também.

Ideias a ter em conta;

As centrais de cogeração a GN estão a produzir a 100% visto a remuneração da eletricidade ser regulada. A partir de agora é que se vai alterar, visto terem sido afetadas pela renegociação das "rendas excessivas". Quem tem estas centrais são as indústrias (portucel, Galp, covina, texteis, altri, etc) e não as eléctricas.

As centrais de ciclo combinado a GN; Pego (2 grupos), Figueira da Foz, Carregado e Tapada do Outeiro arrancam sequencialmente. A Central do Pego e Figueira perderam a remuneração que tinham para estarem prontas a arrancar, se necessário. Estão paradas a maior parte do tempo e a rentabilidade é fraca, por isso recebiam uma renda de disponibilidade. A Endesa tem o Pego e por isso não ficou satisfeita.

O preço do GN em Portugal está indexado a cabaz de crudes, visto os contratos de fornecimento com a Argélia e Nigéria são a 20 anos com fórmulas que pagam o investimento em gasodutos desde o centro da Argélia e navios butaneiros no transporte da Nigéria.

O Japão (problema com as centrais nucleares) e o oriente estão a consumir mais GN, logo puxam pelos preços do mercado spot ligado ao GNL.

O carvão tem uma oferta mais livre vistos os navios carvoeiros serem flexíveis, podendo transportar graneis sólidos; carvão, minérios e cereais. Por outro lado as centrais a carvão estão em declíneo por questões ambientais, resultando uma grande pressão na oferta de carvão e equilibrio via preços.

Registado: 26/8/2007 20:40

por gorgo » 13/6/2012 21:36

MarcoAntonio Escreveu:Em tempo real e gratuito, não sei (e como julgo que já sabes, os preços para o gás natural diferem um pedaço entre os Estados Unidos e a Europa portanto as cotações dos States não são grande referência).

http://ec.europa.eu/energy/index_en.htm

Os preços mais elevados do gás natural são no Japão. Quase o dobro da Europa. Assim, a Galp está a exportar/trading de GN da Nigéria para o Japão visto o mercado português não estar a consumir o valor contratado de aquisições à Nigéria e Argélia

A dificuldade de transporte no GN leva a estas diferenças.

por mais_um » 13/6/2012 20:01

Obrigado Marco e Krupper ;)

Embora por vezes viesse espreitar num ou outro tópico "técnico", foi importante estar afastado este tempo para "esquecer" o motivo porque me afastei (e na verdade esqueci :) ). E depois de ler no Jornal de Negócios o excelente artigo do Ulisses sobre o BCP, pensei, o que eu tenho andado a perder...;)
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Krupper » 13/6/2012 9:59

MarcoAntonio Escreveu:
mais_um Escreveu:
Não sei,mas era interessante saber se é uma metodologia internacional ou se é uma "pancada" nossa.

De qualquer forma, também exportamos bastantes combustíveis e outros refinados do petróleo.

É bom ver-te de volta, mais_um. As tuas participações eram em regra bastante bem fundamentadas e enriqueciam os debates, é agradável ver-te de regresso após uma prolongada ausência...

Estou de acordo, de facto é bom ver o mais_um de regresso. :wink:

Só falta o Elias regressar. :roll:

Registado: 30/9/2010 13:54

por MarcoAntonio » 13/6/2012 0:04

mais_um Escreveu:
Não sei,mas era interessante saber se é uma metodologia internacional ou se é uma "pancada" nossa.

De qualquer forma, também exportamos bastantes combustíveis e outros refinados do petróleo.

É bom ver-te de volta, mais_um. As tuas participações eram em regra bastante bem fundamentadas e enriqueciam os debates, é agradável ver-te de regresso após uma prolongada ausência...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por mais_um » 12/6/2012 22:09

MarcoAntonio Escreveu:A parte de retirarem os combustiveis e lubrificantes - um exercício recorrente, diga-se - chateia-me um bocado. Ao certo o que é que se pretende demonstrar com isso?

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por alexandre7ias » 12/6/2012 22:03

Atomez Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Há anos que os bancos deixaram de desempenhar o seu papel, financiar a economia, hoje estão ao serviço da dívida soberana enquanto as poucas empresas viáveis estão a falir.

Deixem-se de tretas.

O papel dos bancos é o mesmo de qualquer outra empresa num mercado livre e concorrencial -- ganhar dinheiro, proporcionando bens e/ou serviços a clientes que, por sua livre vontade, pagam por eles.

Ou será que estamos no comunismo? Ou os bancos e empresas são associações de beneficência sem fins lucrativos???

Deve ser por isso que estao a ser salvos...quase todos...
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por MarcoAntonio » 12/6/2012 21:45

Em tempo real e gratuito, não sei (e como julgo que já sabes, os preços para o gás natural diferem um pedaço entre os Estados Unidos e a Europa portanto as cotações dos States não são grande referência).

Serviço pago, há a Platts.

E com um atraso de semanas/meses, tem os relatórios periódicos no site da Energia da Comissão Europeia:

http://ec.europa.eu/energy/index_en.htm
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Quico » 12/6/2012 21:44

Atomez Escreveu:
Blue Epsilon Escreveu:Disseste tudo. A palavra de ordem de hoje em dia é só uma: Money.

Tudo funciona em redor do dinheiro e atingiu-se já um ponto em que é á ÚNICA coisa que realmente conta na politica internacional.

E... quando é que não foi assim?

Exacto! :lol:
Adoro essa narrativa do "Houve um tempo em que tudo era puro e bom! Hoje em dia..." Give me a break! :roll:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Zundy » 12/6/2012 21:38

Eu sempre atribui ao facto de se poder comparar assim melhor a nossa performance com outros países que tem recursos energéticos próprios, mas a volatilidade que disseram mais acima também pode ser uma boa explicação. Mas claro que na prática de pouco serve a separação.

Em relação ao carvão também já tinha reparado que neste mau ano hídrico andamos a recorrer bastante ao carvão e quase nada ao gás, não sei as razões, e faz-me um bocado de impressão tanto que se investiu em modernas centrais de cogeração e serem tão pouco usadas, se calhar uma das razões para a Endesa andar descontente. O preço do carvão compensa assim tanto mais em relação ao gás ?

Já agora Marco, com costuma saber dessas coisas, qual é índice/mercado que devemos consultar para ver os preços do gás que consumimos cá ? Sei que nos EUA devido ao shale o gás descolou do petróleo e tem vindo a baixar, ou subir menos, mas na Europa ou dos nossos fornecedores, suponho que não ?
E já agora do carvão também.

Em relação às exportações, os números foram bastante desanimadores em Abril, era a única coisa que me animava ainda neste país. Aguardemos por Maio.

Registado: 26/2/2011 23:03

por MPC_finance » 12/6/2012 21:34

Atomez Escreveu:O papel dos bancos é o mesmo de qualquer outra empresa num mercado livre e concorrencial -- ganhar dinheiro, proporcionando bens e/ou serviços a clientes que, por sua livre vontade

Acho que não vale a pena extremar posições, pois acho que é consensual.
Os bancos não estão a conseguir desempenhar o seu papel, por falta de liquidez ou por falta de confiança ou por outra razão qualquer …..

Registado: 23/12/2011 1:41

por atomez » 12/6/2012 20:56

Blue Epsilon Escreveu:
Atomez Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Há anos que os bancos deixaram de desempenhar o seu papel, financiar a economia, hoje estão ao serviço da dívida soberana enquanto as poucas empresas viáveis estão a falir.

Deixem-se de tretas.

O papel dos bancos é o mesmo de qualquer outra empresa num mercado livre e concorrencial -- ganhar dinheiro, proporcionando bens e/ou serviços a clientes que, por sua livre vontade, pagam por eles.

Ou será que estamos no comunismo? Ou os bancos e empresas são associações de beneficência sem fins lucrativos???

Disseste tudo. A palavra de ordem de hoje em dia é só uma: Money.

Tudo funciona em redor do dinheiro e atingiu-se já um ponto em que é á ÚNICA coisa que realmente conta na politica internacional.

E... quando é que não foi assim?
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por MarcoAntonio » 12/6/2012 20:14

nunoand99 Escreveu:Boas Marco,

Estive aqui a pensar uns minutos, e não me consigo lembrar de certeza.

Mas com mais de 90% de probabilidade é por causa da elevada volatilidade dessa rúbrica, devida a variações de preço, e não de quantidade.

Certo (eu já tinha referido que há uma diferença entre consumo e custo devido à cotação). Mas o que eu tenho estado a assinalar é o enfase dado ao facto da balança passar para positivo...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 12/6/2012 20:03

Muffin Escreveu:Penso que a lógica é a de retirar uma rúbrica que não pode ser substituida.

Se não é substituível, essa é uma boa razão para não tirar a parcela fora, né?

Nós temos de ter uma balança comercial positiva já incluindo essa parcela, o que conseguimos sem essa parcela é irrelevante. Sem ovos, não há omoletes...
Imagem

Administrador Fórum

por gorgo » 12/6/2012 20:02

MarcoAntonio Escreveu:Já agora, curioso e ainda não tinha dado conta, o consumo de carvão disparou nos últimos meses (ver tabela em anexo até Março).

Segundo o report:

Esta estabilização global deve-se ao aumento muito significativo do consumo de carvão que apresentou um crescimento de +60,4%, resultante de uma
maior utilização pelas centrais térmicas a carvão desde junho de 2011, enquanto que nos restantes produtos se verificam reduções significativas no consumo.

Quando se fala em combustíveis não podemos esquecer o GN e o carvão. As cotações de carvão têm sido competitivas com GN na produção de eletricidade. O ano hídrico fraco levou a uma maior importação de carvão para as duas centrais: Pego e Sines. Em condições favoráveis as centrais a carvão são as primeiras a entrar em produção, ficando as de GN em stand by.

Há uma lógica de que temos uma balança equilibrada excepto combs. Claro que as exportações têm energia incorporada e não se chega a nenhuma conclusão útil. Também temos energia incorporada na balança positiva dos serviços (turismo, transportes internacionais,etc)
A nossa balança negativa dos combs. é das piores da UE, mesmo com muitas renováveis na electricidade, todavia a eletricidade representa apenas cerca de 20% de toda a energia consumida.

por MPC_finance » 12/6/2012 20:01

Muffin Escreveu:Penso que a lógica é a de retirar uma rúbrica que não pode ser substituida. Mais ou menos como dizer que, sendo um vicíado em tabaco, os meus gastos domésticos (excluindo o tabaco) seriam de...

Pois lá está, cada um vê o que quer!

Nos primeiros quatro meses do ano, a taxa de cobertura das importações pelas exportações já vai em 81,8 por cento! Há quantas décadas não acontecia isto?

Será isto realmente assim? Não é bom mas estamos a melhorar? Ou não..... :(

por nunoand99 » 12/6/2012 20:01

Boas Marco,

Estive aqui a pensar uns minutos, e não me consigo lembrar de certeza.

Mas com mais de 90% de probabilidade é por causa da elevada volatilidade dessa rúbrica, devida a variações de preço, e não de quantidade.

É a mesma razão pela qual, nos Duradouros dos States, dão sempre o número em várias análises, sendo que uma delas é sem os Auto, e outra sem Auto e Defense ;9

Saudações

Registado: 16/5/2005 21:38

por Pantone » 12/6/2012 19:36

MarcoAntonio Escreveu:
Quico Escreveu:Como disse, não sei. Presumo que os "combustíveis e lubrificantes" que refere sejam relativos - grosso modo - às importações de petróleo. O seu consumo não se limita à utilização como combustível em veículos.

Existe uma diferença entre consumo e valor: o valor está a subir porque o petróleo subiu. O consumo está a cair contudo e o mais importante é mesmo os combustíveis auto (nós nem sequer utilizamos petróleo para produzir energia eléctrica, portanto o que comanda as importações é o consumo rodoviário).

Mas a minha questão nem é essa: a questão é porque é que se retira a parcela dos combustiveis e lubrificantes para dizer que fora isso temos uma balança positiva? Isso interessa para quê?

Nem sequer é de agora que a Balança Comercial passa para positiva se tirarmos fora essa parcela, já era assim antes.

Penso que a lógica é a de retirar uma rúbrica que não pode ser substituida. Mais ou menos como dizer que, sendo um vicíado em tabaco, os meus gastos domésticos (excluindo o tabaco) seriam de...

Enfim, a lógica que não podendo produzir a matéria-prima a teremos que importar, portanto aí não podemos cortar...

O Senhor deve estar traumatizado pela crise do petróleo dos anos 70 e das suas consequências para a economia nacional... penso eu de que...

Registado: 4/1/2004 22:32

por Pantone » 12/6/2012 19:33

Pois eu vou destoar dos comentários anteriores, o artigo está bem escrito mas confunde a febre com a doença, e depois mete os pés pelas mãos.

Infelizmente para ele, e para nós, o que escreve aplica-se quase integralmente a Portugal.

Trata Estados como famílias.
Trata o sistema financeiro como um papão malvado
Trata o leitor por tonto.

Este Senhor quer uma coisa e o seu oposto...

E quer tanta coisa ao mesmo tempo que não haverá ninguém que não concorde com alguma (segundo os casos muita) coisa do que escreve.

Pena que não se detenha no nosso país e tenha que meter os outros ao barulho... é a fronteira por onde começa a sair o disparate!

Registado: 4/1/2004 22:32

por Blue Epsilon » 12/6/2012 19:27

Atomez Escreveu:

Deixem-se de tretas.

Disseste tudo. A palavra de ordem de hoje em dia é só uma: Money.

Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por atomez » 12/6/2012 19:23

Deixem-se de tretas.

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por MarcoAntonio » 12/6/2012 19:22

Já agora, curioso e ainda não tinha dado conta, o consumo de carvão disparou nos últimos meses (ver tabela em anexo até Março).

Segundo o report:

Esta estabilização global deve-se ao aumento muito significativo do consumo de carvão que apresentou um crescimento de +60,4%, resultante de uma
maior utilização pelas centrais térmicas a carvão desde junho de 2011, enquanto que nos restantes produtos se verificam reduções significativas no consumo.

Anexos
combustiveis-consumo-interno.PNG
combustiveis-consumo-interno.PNG (46.89 KiB) Visualizado 1864 vezes
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 12/6/2012 19:26, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

por MPC_finance » 12/6/2012 19:20

mfsr1980 Escreveu:Artigo muito bom!
O essêncial está lá!
Há anos que os bancos deixaram de desempenhar o seu papel, financiar a economia, hoje estão ao serviço da dívida soberana enquanto as poucas empresas viáveis estão a falir.

Subscrevo

por mfsr1980 » 12/6/2012 19:15

Artigo muito bom!
O essêncial está lá!
Há anos que os bancos deixaram de desempenhar o seu papel, financiar a economia, hoje estão ao serviço da dívida soberana enquanto as poucas empresas viáveis estão a falir.

Registado: 3/5/2007 13:55

por MarcoAntonio » 12/6/2012 19:08

Quico Escreveu:Como disse, não sei. Presumo que os "combustíveis e lubrificantes" que refere sejam relativos - grosso modo - às importações de petróleo. O seu consumo não se limita à utilização como combustível em veículos.

Existe uma diferença entre consumo e valor: o valor está a subir porque o petróleo subiu. O consumo está a cair contudo e o mais importante é mesmo os combustíveis auto (nós nem sequer utilizamos petróleo para produzir energia eléctrica, portanto o que comanda as importações é o consumo rodoviário).

Mas a minha questão nem é essa: a questão é porque é que se retira a parcela dos combustiveis e lubrificantes para dizer que fora isso temos uma balança positiva? Isso interessa para quê?

Nem sequer é de agora que a Balança Comercial passa para positiva se tirarmos fora essa parcela, já era assim antes.
Imagem

Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Burbano, caganixo7, CORTIÇA, Google [Bot], PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 337 visitantes