Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OPA à Brisa?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por PAFS » 30/3/2012 0:35

Na minha modesta opinião esta OPA só acontece por obrigação como aliás está explicito no documento: Anuncio preliminar de OPA sobre a Brisa" e passo a citar o ponto 4:
"A Oferta é geral e obrigatória nos termos do n.º 1 do artigo 187.º do Código dos Valores
Mobiliários, em consequência de acordo entre as sociedades José de Mello e AEIF Apollo
com vista ao seu lançamento obrigando-se a Oferente, nos termos e condições que se
encontram neste anúncio preliminar e nos demais documentos relativos à Oferta, a adquirir a
totalidade das ações objeto da Oferta que, até ao termo do respetivo prazo, sejam objeto de
válida aceitação pelos respetivos destinatários.
Por isso penso que apenas serve para cumprir a lei.
Em relação ao prémio implícito penso ser ridículo pois descontado o dividendo (2,66-0,31=2,35) fica quase igual ao fecho de hoje (2,346) e isto também está explicado no documento (ponto 10) citado anteriormente e que está acessível no JN (http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd23444.pdf)
Por tudo isto e mais alguma coisa penso que não vão chegar ao 90% que obrigaria a uma OPA potestativa sobre o restante capital.

Curioso foi o facto de hoje a Brisa fechar em mínimos do dia.

Registado: 29/11/2007 11:26

por FerroPT » 30/3/2012 0:03

AC Investor Blog Escreveu:
the mind Escreveu:Ja agora, que compras? :)

Ando de olho na Mota.... e esta OPA vai-me despertar ainda mais esse interesse.... acho q já tens reparado que não sou unico a olhar pra ela :wink:

Já agora AC, porque é que andas de olha na MOTA ? Dá para explicares ?
"Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se." - Soren Kierkegaard

Registado: 25/11/2011 13:33

por FerroPT » 29/3/2012 23:36

Tenho acções da BRISA e sinceramente não sei o que fazer com elas, vai depender muito da valorização amanhã. Mas com o fecho da posição short vai ser capaz de ser lucrativo fechar a posição já e procurar investir noutro título.

Não sei até que ponto eles vão subir a parada, esta OPA parece mais uma obrigação que uma vontade... mas o que parece nem sempre é. Esta aparente não vontade de fazer a OPA pode ser apenas para comprar mais barato.
"Ousar é perder o equilíbrio momentaneamente. Não ousar é perder-se." - Soren Kierkegaard

Registado: 25/11/2011 13:33

por L.S.S » 29/3/2012 23:29

Ulisses Pereira Escreveu:"O Grupo José de Mello e o fundo de investimento Arcus vão anunciar um acordo, apurou uma investigação do Negócios. Na calha estará o lançamento de uma OPA sobre a Brisa.

O Grupo José de Mello e o fundo de investimento Arcus vão anunciar um acordo, sendo que na calha estará o lançamento de uma OPA sobre a Brisa, apurou uma investigação do Negócios.

O Grupo José de Mello e a Arcus são, actualmente, os dois maiores accionistas da Brisa. A José de Mello tem 30,5% do capital, estando nas mãos da Arcus 19,09% da empresa.

Uma aliança entre os dois grupos leva ao controlo de 49,59% do capital da empresa (e de 53,79% dos direitos de voto). É assim ultrapassado o limite legal de um terço de capital acima do qual é necessário o lançamento de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA).

Este acordo entre accionistas da Brisa deixa de fora da Abertis, terceiro maior accionista da empresa, que ultrapassou esta semana os 15% do capital, afirmando que não venderia a sua posição ao actual preço de mercado.

Todas estas informações foram apuradas pelo Negócios. A confirmação oficial terá de ser comunicada ao mercado através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Esta informação será actualizada pelo Negócios ao longo das próximas horas."

(in www.negocios.pt)

Boa noite aos Ilustres Caldeireiros.

Os meus parabéns ao Negócios que deu conta da "marosca" e a divulgou no seu fórum
(podem levar ripada da CMVM ou não se aplica neste caso!? Espero bem que não! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:) através de um dos seus administradores quando a sessão de bolsa ainda se encontrava aberta!

SMALL1969 Escreveu:Interessante é isto:

7/10/2011 7:05 Assunto: AKO Capital assume posição curta equivalente a mais de 0,9%
--------------------------------------------------------------------------------
A firma de investimentos AKO Capital comunicou hoje à concessionária que acumula uma posição curta nas suas acções equivalente a mais de 0,9% do seu capital.
O fundo AKO Master Fund detém uma posição curta na Brisa que equivale a 0,918% do seu capital, segundo comunicado que a Brisa recebeu da AKO Capital e que remeteu para a Comissão do Mercado e Valores Mobiliários (CMVM).

A exposição da gestora de fundos que apostou na desvalorização da Brisa foi obtida através da celebração de um contrato de "SWAP" em que a contraparte é o Crédit Suisse.
A aposta do AKO Master Fund na queda do valor de mercado da Brisa já vai em 5,506 milhões de acções da Brisa. O equivalente a 0,918% do capital social da cotada liderada por Vasco de Mello.

Pergunto se O fundo AKO Master Fund é obrigado a comunicar a CMVM o fecho da posição Curta que detém na Brisa?

Se esta posição de 5,506 milhões ainda não foi fechada pode ajudar a festa!

Depois digam mal do Shorts...
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Cumprimentos
Bull And Bear Markets
O jogo da especulação é o mais fascinante do mundo. Mas não é um jogo para os estúpidos, para os mentalmente preguiçosos, para aqueles com fraco balanço emocional e nem para os que querem ficar ricos rapidamente. Esses vão morrer pobres. Jesse Livermore

Registado: 29/11/2007 13:03

por Ulisses Pereira » 29/3/2012 22:47

Mas para poder lançar uma OPA potestativa para as retirar da Bolsa necessitam de conseguir 90% das acções, o que não me parece muito provável neste contexto.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por rsacramento » 29/3/2012 22:46

Ulisses Pereira Escreveu:Se tens quase a totalidade das acções, o que te interessa é ficares com a totalidade e, nesse caso, qual é o interesse em ter a empresa cotada?

Um abraço,
Ulisses

hmm, então era por isso que o elias dizia que após as opas elas saiam da bolsa...

Registado: 29/11/2007 12:50

por Ulisses Pereira » 29/3/2012 22:39

Se tens quase a totalidade das acções, o que te interessa é ficares com a totalidade e, nesse caso, qual é o interesse em ter a empresa cotada?

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por COFRES » 29/3/2012 22:38

rsacramento Escreveu:só para ver se alguém me elucida
rsacramento Escreveu:não entendo quais as vantagens de retirá-la de bolsa

alguém me esclarece, sff?

Acho que nao se explica

COFRES

Registado: 1/3/2011 12:05

por rsacramento » 29/3/2012 22:34

só para ver se alguém me elucida
rsacramento Escreveu:não entendo quais as vantagens de retirá-la de bolsa

por Ulisses Pereira » 29/3/2012 22:28

Artista, o preço é acima disso...

Drecksack, não está condenada ao insucesso porque não tem obrigatoriedade de adquirir uma determinada percentagem.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Opcard » 29/3/2012 21:03

Abertis 'vai estudar' OPA sobre a Brisa

29 de Março, 2012

O grupo espanhol Abertis «vai estudar» a oferta pública de aquisição (OPA) anunciada hoje sobre a Brisa, onde controla 15,003 por cento do capital, recusando-se para já a fazer qualquer comentário ou avaliação.
«Vamos estudar a oferta. Temos que analisar o documento», afirmou à Lusa fonte oficial do grupo.

A empresa reagia assim ao anúncio de que a Tagus, detida pela José de Mello Investimentos e pela AEIF APOLLO, lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Brisa, segundo um comunicado enviado hoje à Comissão do Mercado de Valores Mobiliário (CMVM).

«Torna-se pública a decisão de lançamento pela Tagus Holdings S.à r.l. («Oferente») de uma oferta pública geral e obrigatória de aquisição sobre as acções representativas do capital social da Brisa – Auto-estradas de Portugal, S.A., nos termos e condições seguintes («Oferta»)», lê-se no comunicado.

A contrapartida oferecida, a pagar em dinheiro, é de 2,66 euros por acção, o que representa uma valorização de 13 por cento face ao valor da cotação da Brisa hoje que rondava os 2,35 euros.

Na terça-feira, antes da junta de accionistas da Abertis, o conselheiro delegado do grupo espanhol, Francisco Reynés, considerou que “financeiramente a Brisa não é um activo disponível para venda e enquanto estiver neste valor” não seria vendida.

Questionado pela Lusa sobre o reforço recente no capital da empresa, Reynés explicou que a Abertis tinha aumentado a sua participação para 15,003 por cento para se «envolver mais» na empresa e ajudá-la a recuperar algum do valor que perdeu em bolsa nos últimos meses.

«Sempre dissemos que as nossas participações são estratégicas enquanto houver espaço para desenvolver a nossa vontade que é, como sócio industrial, de ter um papel relevante na gestão, participando e ajudando a consolidá-la», afirmou à Lusa em Barcelona.

Questionado sobre se a participação pode ser vendida, Reynés insistiu que esse objectivo não está na mente da Abertis.

«Financeiramente a Brisa não é um activo disponível para venda e enquanto estiver neste valor não a venderemos», disse Reynés.

«Sobre o futuro, só o futuro dirá», acrescentou o presidente da empresa espanhola, Salvador Alemany.

No caso da Brisa, Reynés considerou que as «participações não industriais têm que ter sentido de oportunidade», sendo que a Brisa «perdeu, nos últimos meses, mais de 50 por cento do seu valor em bolsa».

«Queremos trabalhar conjuntamente com o resto de accionistas para recuperar esse valor em bolsa. Dentro desse marco e de estratégia a curto prazo, a vontade da Abertis é envolver-se mais na empresa para a tentar ajudar a recuperar o valor que intrinsecamente têm todos e cada um dos seus activos», disse.

Ainda que o reforço não seja significativo do ponto de vista financeiro, «não mudando o valor de exposição na Brisa» é significativo, explicou, «do ponto de vista de querer recuperar o valor intrínseco da participação».

Lusa/SOL

Tags: BRISA, Abertis, OPA, Economia

http://sol.sapo.pt/inicio/Economia/Inte ... t_id=45397

Registado: 14/3/2009 0:19

por MatildeSerrano » 29/3/2012 20:45

Mais uma OPA com probabilidade de insucesso de 100%.

Registado: 30/6/2008 20:42

por sargotrons » 29/3/2012 20:36

mfsr1980 Escreveu:Não será esta OPA jogada? Não quero lançar falsos testemunhos mas o ano passado, li algures que os Melos tiveram que arranjar garantias adicionais junto à banca porque as acções da Brisa tinham-se desvalorizado muito.
Algum dos forenses, confirma?

Sim houve essas noticias.
Há uns poucos nomes de familias em Portugal que não tem problemas em arranjar crédito em Portugal e fora, e os Mellos são uns deles. O mesmo se passou no pós 25 de Abril.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por artista_ » 29/3/2012 19:53

Parabolic Escreveu:Agora dizem que não há margem para subir a oferta. Eles não querem mesmo comprar!!! :mrgreen:

Com o desconto do dividendo estão a comprar ao preço de mercado... mas quando se lança uma OPA não se está obrigado a oferecer um preço 10% (ou outra percentagem qualquer que não me lembro) acima do preço médio dos últimos não sei quantos meses?!

Eu sinceramente gostava era de uma OPA do género desta ao BPI, ficaria extremamente curioso em ver o incómodo que isso causaria ao Ulrich! :lol:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por AC Investor Blog » 29/3/2012 19:48

the mind Escreveu:Ja agora, que compras? :)

Ando de olho na Mota.... e esta OPA vai-me despertar ainda mais esse interesse.... acho q já tens reparado que não sou unico a olhar pra ela :wink:
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por the mind » 29/3/2012 19:41

Ja agora, que compras? :)

AC Investor Blog Escreveu:

7/10/2011 7:05 Assunto: AKO Capital assume posição curta equivalente a mais de 0,9%
--------------------------------------------------------------------------------
A firma de investimentos AKO Capital comunicou hoje à concessionária que acumula uma posição curta nas suas acções equivalente a mais de 0,9% do seu capital.
O fundo AKO Master Fund detém uma posição curta na Brisa que equivale a 0,918% do seu capital, segundo comunicado que a Brisa recebeu da AKO Capital e que remeteu para a Comissão do Mercado e Valores Mobiliários (CMVM).

A exposição da gestora de fundos que apostou na desvalorização da Brisa foi obtida através da celebração de um contrato de "SWAP" em que a contraparte é o Crédit Suisse.
A aposta do AKO Master Fund na queda do valor de mercado da Brisa já vai em 5,506 milhões de acções da Brisa. O equivalente a 0,918% do capital social da cotada liderada por Vasco de Mello.

Finalmente amanhã vou seguir o PSI20 muito de perto e possivelmente vou ás compras....

Registado: 5/1/2012 13:12

por AC Investor Blog » 29/3/2012 19:26

Finalmente amanhã vou seguir o PSI20 muito de perto e possivelmente vou ás compras....
AC Investor Blog
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

por SMALL1969 » 29/3/2012 19:18

Interessante é isto:

Registado: 3/2/2009 12:21

por Lion_Heart » 29/3/2012 19:11

Ora, segundo a propia Brisa (para aqueles que nem pesquisam :mrgreen: ) a estrutura é a seguinte:
Anexos
brisa.JPG
brisa.JPG (33.33 KiB) Visualizado 3534 vezes
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por mfsr1980 » 29/3/2012 19:10

Não será esta OPA jogada? Não quero lançar falsos testemunhos mas o ano passado, li algures que os Melos tiveram que arranjar garantias adicionais junto à banca porque as acções da Brisa tinham-se desvalorizado muito.
Algum dos forenses, confirma?

Registado: 3/5/2007 13:55

por Parabolic » 29/3/2012 19:07

Agora dizem que não há margem para subir a oferta. Eles não querem mesmo comprar!!! :mrgreen:

Registado: 21/3/2009 16:16

por rsacramento » 29/3/2012 19:05

não entendo quais as vantagens de retirá-la de bolsa

por Lion_Heart » 29/3/2012 19:03

Elias Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Lembro que as duas ultimas opa´s nem sairam do "armario" ao BCP e a PT.

Que OPA foi essa ao BCP? Não estou recordado... :roll:

Foi ao BPI, erro meu.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Elias » 29/3/2012 19:03

Registado: 5/11/2002 12:21

por AC Investor Blog » 29/3/2012 19:02

Ulisses Pereira Escreveu:Não tenho aqui a estrutura accionista. Eu acho que é uma jogada de mestre pois, efectivamente, já detêm metade da empresa e assim acabam por determinar um "floor" para a cotação.

Um abraço,
Ulisses

Concordo 100%
AC Investor Blog

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Burbano, caganixo7, PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 359 visitantes