Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT - Plano EDP Continente com 10% desconto da fatura da luz

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 16/1/2012 22:02

silvaxico Escreveu:
Quico Escreveu:Isso depende. Não me parece que haja "cartelização" nas telecomunicações, por exemplo, em que só há 3 ou 4 companhias a operar.
Por outro lado, nos combustíveis há falsa concorrência; há sim um monopólio da única refinadora: a Galp!

Quico, os tarifários das operadoras de telecomunicações móveis são praticamente todos iguais... será apenas por coincidência?

O facto de serem extremamente identicos não significa que sejam combinados. Não é preciso combinar nada uma vez que as tabelas são públicas...

Uma operadora lança um preço/produto e publicita-o. A concorrência para não ficar atrás lança uma oferta extremamente semelhante. Não é preciso reunirem-se numa salinha às escondidas para combinar o preço (cartel) uma vez que a informação não é secreta para ninguém e ninguém está proibido de concorrer com um preço/produto oferecido por outro...

A questão da cartelização está longe de ser líquida ou evidente, não é algo que se veja só a olhar para o preço. E cartel só existe quando existe um pacto de não agressão mútua no qual as partes combinam um preço vantajoso para ambas as partes transpondo para o consumidor um custo mais elevado do que aquele que se obteria com o estabelecimento independente dos preços.

E já que se fala nisto, cruzando este post com o anterior: nos combustíveis as pessoas dizem com elevada frequência que existe um monopólio e uma falsa concorrência mas a mim quer-me parecer que existe uma maior diversidade de preço nos combustíveis do que aquela que existe por exemplo nos canais de TV por cabo. Eu aqui ao meu redor encontro com variações de preço de maios de 10 centimos (cerca de 7% ou mais do preço final, o que se traduz na verdade numa variação na margem de lucro efectiva brutal).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 16/1/2012 21:46

Renegade Escreveu:
Acho que no caso da liberalização da energia, vai ser mais parecido com o que aconteceu nos combustíveis.
Haverá falsa concorrência e uma única produtora de energia: a EDP. Todos os fornecedores de energia estarão condicionados pelos preços que o produtor afixará.

Esta questão da "falsa concorrência" nos combustíveis é uma falsa questão, na verdade.

Aqui fica a fotografia simplificada do mercado que como que ilustra como se trata de uma falsa questão:

Gasolina 95

Preço + baixo - 1.429 (segundo + baixo - 1.458)
Preço médio - 1.577 *
Preço GALP - 1.644 **

Gasóleo

Preço + baixo - 1.299 (segundo + baixo - 1.325)
Preço médio - 1.433 *
Preço GALP - 1.499 **

* inexacto pois é uma média pré-descontos, na realidade a média efectiva é mais baixa

** preço de referência sem descontos

Como se pode ver, os preços variam muito consideravelmente. E não era sequer possível que o preço mais baixo de todos fosse significativamente mais baixo do que isto uma vez que aquilo é praticamente igual ao preço dos combustíveis refinados no mercado internacional Amesterdão-Roterdão-Antuérpia (a "bolsa" das refinadoras) não faltando pelo meio imensos postos com valores diversos (nao é viável colocar aqui uma fotografia completa e exaustiva mas os dados estão disponíveis publicamente para todos para quem se quiser dar ao trabalho).

Ou seja, se formos aos preços mais baixos de todos, se lhes tirarmos uns 5 centimos, depois de subtraídos os impostos chegavamos à conclusão que estavam a praticar dumping.

Resumindo, em praticamente qualquer zona do país os consumidores têm um leque de preços subsancial (no mínimo têm valores sa variar na ordem dos 5 a 10 centimos) salvo as situações onde a oferta é pequena pela própria natureza local do mercado (tipo, um lugar isolado ou tipo uma auto-estrada onde obviamente não há gasolineiras a todo o kilómetro e onde os custos também são mais elevados).

E note-se que o leque de oferta não se limita às marcas brancas. Entre as maiores petrolíferas efectivamente o preço possível varia uma vez que todos têm ofertas diferentes (na maior parte dos casos a diferença deriva essencialmente de diferentes promoções/parcerias).

Muitos não darão conta talvez mas entre o custo da matéria prima e os impostos vão mais de 80% do valor do preço final de um combustível num posto de abastecimento.

Não existe um leque de variação real possível tão grande quanto isso. A alegação de que os preços não variam (ou variam pouco) não tem sustentação e é contradita pelos factos, especialmente quando temos em conta as caracteríscas gerais do mercado e a estrutura do preço, coisa que obviamente não pode ser ignorada.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por silvaxico » 16/1/2012 21:07

Quico Escreveu:Isso depende. Não me parece que haja "cartelização" nas telecomunicações, por exemplo, em que só há 3 ou 4 companhias a operar.
Por outro lado, nos combustíveis há falsa concorrência; há sim um monopólio da única refinadora: a Galp!

Quico, os tarifários das operadoras de telecomunicações móveis são praticamente todos iguais... será apenas por coincidência?

Registado: 30/11/2007 21:12

por Nyk » 16/1/2012 20:59

EDP "conquista" 40 mil clientes com parceria com o Continente

Adesão ao plano tarifário lançado em parceria com a rede de hipermercados da Sonae deverá reforçar a quota da EDP no mercado liberalizado de electricidade

O Plano EDP Continente registou cerca de 40 mil adesões só na primeira semana da campanha lançada pelas duas empresas, que permitirá aos clientes aderentes ganhar cupões do Continente no valor equivalente a 10% da sua factura eléctrica.

Segundo informações avançadas pela EDP, das 40 mil adesões ao fim de uma semana, 14 mil foram feitas pela Internet, no “site” da campanha, cujo tarifário apresenta os mesmos preços que a EDP Serviço Universal pratica no mercado regulado de electricidade.

O volume de adesões, a confirmar-se em contratos efectivos com a EDP Comercial, promete impulsionar a quota de mercado do grupo português no mercado liberalizado de electricidade, onde assume uma quota de cerca de 78% dos 364 mil clientes hoje existentes.

"A partir de 2012, a EDP Comercial irá apresentar um tarifário competitivo, nunca superior ao valor de referência da tarifa regulada que vier a ser fixada pela ERSE para 2013", adiantou fonte oficial da EDP.

No mercado liberalizado de electricidade (para onde, a prazo, todos os consumidores serão obrigados a migrar, com a extinção das tarifas reguladas) a EDP tem como principal concorrente no segmento doméstico a espanhola Endesa.

Em termos de consumo abastecido, a quota da EDP nos fornecimentos a domésticos no mercado liberalizado é de 84,5%, sendo a da Endesa de 14,7%. O restante é repartido por Iberdrola e Gas Natural Fenosa.

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=531901
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por Renegade » 16/1/2012 15:07

Acho que no caso da liberalização da energia, vai ser mais parecido com o que aconteceu nos combustíveis.
Haverá falsa concorrência e uma única produtora de energia: a EDP. Todos os fornecedores de energia estarão condicionados pelos preços que o produtor afixará.

Registado: 12/9/2011 14:15

por Pollito » 16/1/2012 14:58

Nas telecomunicações há sim cartelização camuflada ou chamem-lhe o que quiserem e tem toda a lógica. A maioria por mais voltas que dê não se escapa a uma mensalidade mínima de 10€ seja fixa ou por obrigatoriedade de carregamentos que na minha opinião vai dar ao mesmo.
Acho que na energia é possível que se passe mais ou menos o mesmo no futuro próximo, o que é lógico.
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por Quico » 16/1/2012 14:12

Isso depende. Não me parece que haja "cartelização" nas telecomunicações, por exemplo, em que só há 3 ou 4 companhias a operar.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por teresadecoimbra » 16/1/2012 13:58

MarcoAntonio Escreveu:Então, respondendo à questão do dfviegas, a EDP informa e permite inclusivamente que se volte ao serviço universal mais tarde desde que a potência instalada não seja igual ou superior a 10,35 kVA (acho que a maior parte dos clientes domésticos tem 6.9kVA).

A informação que me deram, foi a seguinte: o mercado regulado vai acabar dentro de muito pouco (e dai esta campanha para captar clientes já). Como fica tudo liberalizado, podemos comparar a EDP comercial, ENDESa ou a IBERDROLA. Como estes últimos dois fornecedores, neste momento, tem mais interesse nos grandes clientes (fabricas e municipios) , não estão a apostar muito no residencial, por isso as "ofertas" são fracas.Quando tiverem interesse nos consumidores domésticos, e só nessa altura, parece-me, o que vai acontecer é uma luta (boas promoções de adesão)pela fidelização anual doas clientes, mas, de seguida, o que acontecerá não é uma diminuição do preço da electricidade mas sim um aumento por uma cartelização dos preços, tal como aconteceu com gasolina e o gasóleo , que está praticamente igual em todos os fornecedores. A desvantagem é que vamos deixar de ser socorridos pelo serviço universal = preço regulado = preço comportável (baixo)!!!!

Reparem que o novo contrato edp/continente exige factura mensal ou bimestral, não sendo possível o pagamento de um valor igual todos os meses durante 1 ano...

Preparemo-nos pois, para o aumento brutal dos preços da energia...semana sim, semana não!

Registado: 15/4/2011 21:24

por MarcoAntonio » 16/1/2012 12:36

Então, respondendo à questão do dfviegas, a EDP informa e permite inclusivamente que se volte ao serviço universal mais tarde desde que a potência instalada não seja igual ou superior a 10,35 kVA (acho que a maior parte dos clientes domésticos tem 6.9kVA).
Imagem

Administrador Fórum

por otangas » 16/1/2012 12:31

Tenho muita dificuldade em perceber o porquê de tanta conversa sobre este assunto, e de tanta gente estar a tentar descobrir qual é o "esquema".

Isto é tão claro, que se explica em 2 frases:
A Endesa, sob determinadas condições, "oferece" um desconto de 5% sobre a eletricidade consumida no 1º ano de contrato. Perante isto, a EDP e o continente oferecem, sob as mesmas condições da oferta da Endesa, um desconto de 10% (provavelmente, 5% suportado por cada uma das empresas) sobre a eletricidade consumida (aparentemente, sem o limite de 1 ano).

Obviamente, se no futuro as condições desta promoção levarem a um aumento da tarifa da eletricidade, o consumidor muda de imediato. Não estamos propriamente a falar de contratos com periodos de fidelização, estamos a falar do fornecimento de eletricidade. O processo de mudança de tarifa/operador é extremamente rápido e fácil.

A questão de não se aplicar ao bi-horário deve-se unicamente ao facto de serem essas as condições da Endesa, para o seu desconto de 5%...

Comparando as 2 opções (Endesa e EDP+Continente), a da Endesa só compensa se o consumidor nunca fizer compras no Continente. E nenhuma delas dificilmente compensa quando comparadas com um bom uso da tarifa bi/tri-horária, apesar de cada utilizador dever pegar numas faturas e fazer umas contas para comprovar isso.

Registado: 25/3/2009 22:02

por Pollito » 16/1/2012 12:26

MarcoAntonio Escreveu:Eu nem sei se isso é verdade, esse texto parece mais escrito por alguém que está a escrever o que acha que se está a passar e qual ele pensa que é o "esquema".

Mesmo que seja verdade que os clientes mudam de tipo de conta, a liberalização vai ser o caminho e a liberalização não é problema nenhum.

O resto dos pormenores como os que agora colocas, eu não vou discutir sem sequer saber se isso é realmente exacto...

Marco, ao clicares nas FAQ's aparece logo esse assunto:

http://edp.continente.pt/index.php?option=faqs

Quanto ao resto é perda de tempo comentar.
Tenho a sensação que para muita gente o verdadeiro "travão" encontra-se (infelizmente) na obrigatoriedade do débito direto.
A única desvantagem em mudar já que encontro e que no meu caso não se aplica é só para quem realmente tira muito proveito da tarifa bi-horária. As restantes limitações suponho que abrangem a maioria dos utentes. Claro que há excepções daí ter começado por opinar que cada caso é um caso que deve ser analisado (algo simples de se fazer...e básico).
Human vs Algorithm

Registado: 3/7/2007 22:28

por MarcoAntonio » 16/1/2012 11:41

Eu nem sei se isso é verdade, esse texto parece mais escrito por alguém que está a escrever o que acha que se está a passar e qual ele pensa que é o "esquema".

Mesmo que seja verdade que os clientes mudam de tipo de conta, a liberalização vai ser o caminho e a liberalização não é problema nenhum.

O resto dos pormenores como os que agora colocas, eu não vou discutir sem sequer saber se isso é realmente exacto...
Imagem

Administrador Fórum

Falta de divulgação

por dfviegas » 16/1/2012 11:38

MarcoAntonio Escreveu:Tenho uma certa desconfiança em relação a essa resposta/texto mas seja como for, qual é o problema?

Se em Janeiro de 2013 a EDP apresentar um valor mais alto para esses clientes, salta-se para a concorrência que tiver preço mais baixo.

A liberalização do mercado é isso mesmo, é para isso que ela serve: o cliente compra onde quiser e as empresas têm a liberdade de colocar diferentes valores para conquistar diferentes mercados.

Admitindo que este texto é verdadeiro, o problema é não informarem que te estão a passar para o mercado liberalizado e que em 2013 vais levar com uma nova tarifa e eles não sabem qual é. Isto parece-me um problema ou não?

Registado: 29/11/2007 2:53

por Rockerduck » 16/1/2012 11:23

Pata-Hari Escreveu:(grande parte da factura vem da potencia do contador, tenho duas coisas em casa que exigem uma potência gigante)

essas duas coisas são os filhos?
parece-me que tens uma oportunidade de redução de custos brutais em tua casa:
- contrata os serviços de uma engomadoria que te vá a casa recolher e levar a roupa; baixas o consumo de energia e podes reduzir horas da empregada ou aproveitar as horas dela para algo útil que não esteja a ser feito ou que esteja a ser feito por empresa externa (ex. limpeza de vidros);
- não sei o que tens que necessita essa potência contratada mas analisa bem a necessidade delas pois a redução da potência contratada é onde podes baixar mais o custo da energia.
"Opportunity is missed by most people because it is dressed in overalls and looks like work." Thomas Edison

Registado: 29/8/2007 17:46

por Automech » 16/1/2012 11:22

MarcoAntonio Escreveu:Tenho uma certa desconfiança em relação a essa resposta/texto mas seja como for, qual é o problema?

Se em Janeiro de 2013 a EDP apresentar um valor mais alto para esses clientes, salta-se para a concorrência que tiver preço mais baixo.

A liberalização do mercado é isso mesmo, é para isso que ela serve: o cliente compra onde quiser e as empresas têm a liberdade de colocar diferentes valores para conquistar diferentes mercados.

Até porque ninguém acredita que o mercado liberalizado tenha preços superiores ao regulado. Caso contrário os liberalizados nunca ganhariam um cliente.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por ruicarlov » 16/1/2012 11:20

Quem escreveu parece que não sabe que já há pessoal no mercado liberalizado, na Endesa. E que se a EDP não apresentar boas condições em 2013, toca a saltar para outra.

Para além disso, acho que a partir de 2013 já vai poder haver bi-horários no mercado liberalizado.

Registado: 18/7/2011 11:04

por MarcoAntonio » 16/1/2012 11:11

Tenho uma certa desconfiança em relação a essa resposta/texto mas seja como for, qual é o problema?

Imagem

Administrador Fórum

acabei de receber este mail

por dfviegas » 16/1/2012 11:07

Retirado de uma resposta no Expresso online...

Há dez minutos atrás, ao preencher o formulário para aderir ao descontinho de 10%, deparo-me com a obrigatoriedade de inserir um NIB para pagamento bancário. Como já tenho pagamento por conta bancária, recorri à menina EDP, através do 808 501 501 (linha dedicada aos patos que querem este descontinho e eu fui um deles).

-Fulana de tal... EDP... em que posso ser útil?

- Estou a tentar preencher online a adesão ao desconto de 10% e não há nenhum campo para indicar que já tenho pagamento pelo banco.

- Este será um novo contrato, por isso tem de introduzir o NIB, mesmo que seja o mesmo.

- Um novo contrato? Porquê?

- Porque a senhora está a deixar de ser cliente da EDP Universal e está a passar a ser cliente da EDP mercado liberalizado.

- E... isso quer dizer o quê???

- Que passa a estar no mercado liberalizado de fornecimento de energia que a TROIKA obrigou.

- E se eu não sair da EDP Universal?

- Mais tarde vai ter de sair, porque o mercado regulado vai acabar, por ordens da TROIKA.

- E vai acabar quando?

- Em 2015 vai deixar de haver.

- Então quer dizer que até 2015 ainda posso estar como cliente do mercado regulado!?

- Sim, mas depois tem de sair.

- E se sair já, o que acontece ao preço que vou pagar?

- Até final da campanha os preços mantêm-se...

- E depois de Dezembro de 2012 (final da campanha)?

_ ????

- JÁ PERCEBI! NÃO QUERO ADERIR, MUITO OBRIGADA.

Espero que os caros comentadores e leitores também consigam perceber a tempo o que aí vem. Cump.

Registado: 29/11/2007 2:53

por sargotrons » 16/1/2012 7:43

Pata-Hari Escreveu:(grande parte da factura vem da potencia do contador, tenho duas coisas em casa que exigem uma potência gigante)

Tens a certeza que precisas da potência contratada que tens? Eu tenho tudo a bombar a electricidade cá em casa, 3 AC (que uso todos ao mesmo tempo), 2 termo-acumuladores e placa de indução para não falar dos restantes electrodomésticos e tenho a potência contratada de 6,9kVA. Nunca consegui disparar o quadro!
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por Automech » 16/1/2012 2:41

Pata-Hari Escreveu:devo ter! tenho dois putos e uma empregada que tem a mania que engoma. E o aquecimento é a gaz!

:shock:
Eu quando li o teu primeiro post nem perguntei. Fiquei convencido que tinhas daqueles aculumadores electricos e daí os 250€ / mês. Bolas ! É quase uma cliente industrial :lol:
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por _urbanista_ » 15/1/2012 22:49

Nyk Escreveu:
moppie85 Escreveu:
Nyk Escreveu:Aproveito o tópico para perguntar se é verdade que existe um documento na EDP para não autorizar que a mesma faça a cobrança do valor do Audiovisual?

Recebi um mail de uma pessoa amiga que passo a trascrever

EXISTE UM DOCUMENTO NA EDP QUE VOCÊS PODEM PEDIR E PREENCHER, A NÃO
AUTORIZAR QUE A EDP FAÇA ESSA COBRANÇA.
ISTO JÁ EXISTE HÁ MUITO TEMPO, BASTA PREENCHER O DITO DOCUMENTO, N.º
DO CONTRIBUINTE E B.I., E JÁ ESTÁ!
NO MÊS SEGUINTE JÁ NÃO VEM O AUDIOVISUAL PARA PAGAR

Será verdade???!!!

É mentira.
A Lei determina que apenas podes pedir para não te ser cobrada a taxa de audiovisual se tiveres um consumo anual ridiculamente baixo (400kw.h/ano).

Ok. bem me parecia, obrigado pela resposposta.

Ou se for um contador como existem nas quintas, só para rega, tambem se pode pedir essa isenção.

Registado: 29/6/2009 12:38

por carf2007 » 15/1/2012 22:47

economy Escreveu:Este é mais um golpe da EDP/Continente para não deixar fugir os clientes para outro operador e só "beneficiará" os clientes até 31/12 e os de facturação mensal ou bi-mensal com potência até 20,7 kva.
Não se esqueçam que quem se mantiver na EDP Universal está no mercado regulado até 2015, caso contrário irá passar ao mercado livre e depois logo se verá.......

ELES NÃO DÃO PONTO SEM NÓ !.......

Todo o cuidado é pouco......

A minha dúvida é saber se ficar no mercado regulado é melhor que mudar para o liberalizado.

Tenho um vizinho que trabalha na EDP e disse-me que quem ficasse no regulado ia levar com aumentos ...

Fiquem sem perceber ...
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por keromais » 15/1/2012 22:06

Este é mais um golpe da EDP/Continente para não deixar fugir os clientes para outro operador e só "beneficiará" os clientes até 31/12 e os de facturação mensal ou bi-mensal com potência até 20,7 kva.
Não se esqueçam que quem se mantiver na EDP Universal está no mercado regulado até 2015, caso contrário irá passar ao mercado livre e depois logo se verá.......

ELES NÃO DÃO PONTO SEM NÓ !.......

Todo o cuidado é pouco......

Registado: 29/11/2007 9:33

por MarcoAntonio » 15/1/2012 18:15

Mesmo assim... a tua factura não será bi-mensal?

Muitos clientes têm factura bi-mensal (a factura só vem de dois em dois meses e a cobrança corresponde a esses dois meses). Penso mesmo que é a maior parte dos casos embora julgue ser possível pedir factura mensal.

Edit: só para confirmar que dá para alterar e o formulário encontra-se aqui

http://www.edp.pt/pt/particulares/apoio ... tuais.aspx
Imagem

Administrador Fórum

por Nyk » 15/1/2012 18:09

moppie85 Escreveu:
Nyk Escreveu:Aproveito o tópico para perguntar se é verdade que existe um documento na EDP para não autorizar que a mesma faça a cobrança do valor do Audiovisual?

Recebi um mail de uma pessoa amiga que passo a trascrever

EXISTE UM DOCUMENTO NA EDP QUE VOCÊS PODEM PEDIR E PREENCHER, A NÃO
AUTORIZAR QUE A EDP FAÇA ESSA COBRANÇA.
ISTO JÁ EXISTE HÁ MUITO TEMPO, BASTA PREENCHER O DITO DOCUMENTO, N.º
DO CONTRIBUINTE E B.I., E JÁ ESTÁ!
NO MÊS SEGUINTE JÁ NÃO VEM O AUDIOVISUAL PARA PAGAR

Será verdade???!!!

É mentira.
A Lei determina que apenas podes pedir para não te ser cobrada a taxa de audiovisual se tiveres um consumo anual ridiculamente baixo (400kw.h/ano).

Ok. bem me parecia, obrigado pela resposposta.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carrancho_, Google [Bot], IX Hispana e 178 visitantes