Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Governo prevê multas para consumidores que não peçam factura

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tava3 » 31/10/2011 14:39

Chamar a policia não serve de nada, é a palavra de um contra a de outro. Se queres realmente que o pessoal peça recibo ou factura, a solução passa por deduções no irs, não há outra maneira. Mas como estes ladrões querem comer tudo, vão acabam por perder mais do que recebem.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por Automech » 31/10/2011 14:35

ninja1200 Escreveu:Quando perguntas qual o valor da reparação, dizem-te que é X, mas se pedires factura "Ah e tal, então são mais Y". Ficas de mãos atadas e indeciso entre pagar X, ou pagar X+Y.

Pagas com cheque ou multibanco e só depois de pagar é que pedes a factura. Se disserem que é é mais X para o IVA chamas a polícia. Qualquer valor pago já tem de ter o IVA.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Automech » 31/10/2011 14:33

alvim Escreveu:O problema, é que nos obrigam a pedir facturas do café, mas "aquela malta" continua a fazer negocios esquisitos, duvidosos e nalguns casos...criminosos. E todos esses negocios envolvem milhoes, que vao direitinhos so para os bolsos de alguns.

Esta é uma das desculpas habituais para não se atacar um problema. Geralmente diz-se que ainda há quem roube mais e à grande para justificar não se fazer nada.

É como a outra desculpa de que é preciso reformas, mas é sempre na quinta dos outros.

mapaman Escreveu:Isto, como é obvio está condenado ao fracasso quanto mais não seja porque o valor que o contribuinte vai poder recuperar no IRS será muito reduzido.

Por isso é que querem associar isto a multas. Em Itália, no sector da restauração, sei que funcionou mesmo a sério. De qualquer das formas se as multas não forem aplicadas (o que é habitual em Portugal) será uma medida inconsequente.

Eu concordo com o Lion. Preferia que houvesse coimas muito pesadas para quem não emitir o recibo ou para quem fuja ao fisco, em vez de tornar o comprador num 'bandido' se não pedir factura.

por ninja1200 » 31/10/2011 14:15

Mkpt,

estás a falar de algo totalmente diferente que em nada tem a ver com o facto de aumentares o preço por pedirmos factura.
Entre empresas os valores transaccionados são sempre sem IVA, embora conste na mesma na factura para efeitos de contabilidade.

Esses fornecedores que falas podem até ter os preços assinalados sem IVA, mas pagas-o sempre se quiseres levar o produto para casa, independentemente se pediste factura ou não. O que é bem diferente de ires, por exemplo, a uma oficina e mandares reparar o carro.
Quando perguntas qual o valor da reparação, dizem-te que é X, mas se pedires factura "Ah e tal, então são mais Y". Ficas de mãos atadas e indeciso entre pagar X, ou pagar X+Y.

São casos como estes que me danam, porque tabelas não existem e os preços são sempre a olho. Basicamente eles podem dizer que fizerem isto e aquilo e pedir o que quiserem e se os chateiam muito com a questão dos recibos, então acabam por aumentar os preços no geral e está o assunto arrumado.

Se todos os comerciantes deixassem de ter estes esquemas estúpidos de tentar ganhar mais dinheiro fugindo aos seus deveres, então ninguém andava desconfiado e com a sensação de ter sido enganado.
Porque razão é que eu sou obrigado a pagar os meus impostos em tudo o que compro e eles fogem de o fazer? O que é que eles têm a mais que eu?
Tenho tanta pena deles como tenho de outra pessoa qualquer, por isso não venham cá com a história do coitadinho que a vida está má e que o pagamento de impostos faz mal à carteira.
Pois faz, eu sei... mas não é só para eles com toda a certeza.

Alvim,

O conversar resolve, mas normalmente o que acontece é que sais de lá sem a factura. Basicamente é sempre este o resultado, até porque se fazes muita questão em pedir factura, passas tu a agir com má fé.

No exemplo que dei da oficina não existem valores "acordados", porque só depois do mecânico reparar o carro é que estipulará um preço final.

Registado: 29/11/2007 11:03

por alvim » 31/10/2011 13:46

mapaman Escreveu:Será que as multas tambem passam factura delas próprias?

Se fôr multado pela PSP será que posso exigir factura da multa e se não fôr fornecida posso chamar a policia e denunciar a situação?

A aplicação desta medida é tão surreal que está à partida condenada ao fracasso.

Se querem ser sérios têm de começar a dar o exemplo e se existe algo em que o Estado podia exercer a sua autoridade é em não permitir alguns programas de facturação criados para parecerem facturas mas que depois dizem: "preencha os seus dados para factura"

Isto, como é obvio está condenado ao fracasso quanto mais não seja porque o valor que o contribuinte vai poder recuperar no IRS será muito reduzido.

Claro que sim. Quando pagas algo, podes pedir factura ou recibo. Desde que tenha o numero de contribuinte.
Aliás, as maquinas de "estacionamento" mudaram á uns anos, exactamente por isso. Para te darem um ticket com o nome e o contribuinte da firma responsavel pela exploraçao do estacionamento.

Registado: 29/11/2007 1:52

por mapaman » 31/10/2011 13:31

Será que as multas tambem passam factura delas próprias?

Se fôr multado pela PSP será que posso exigir factura da multa e se não fôr fornecida posso chamar a policia e denunciar a situação?

A aplicação desta medida é tão surreal que está à partida condenada ao fracasso.

Se querem ser sérios têm de começar a dar o exemplo e se existe algo em que o Estado podia exercer a sua autoridade é em não permitir alguns programas de facturação criados para parecerem facturas mas que depois dizem: "preencha os seus dados para factura"

Isto, como é obvio está condenado ao fracasso quanto mais não seja porque o valor que o contribuinte vai poder recuperar no IRS será muito reduzido.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel

Registado: 24/1/2008 22:05

por alvim » 31/10/2011 13:03

ninja1200 Escreveu:Se há coisa que detesto é que digam que aumentam o preço final se eu quiser factura.
Ora, nestes casos e perante o que me estão a fazer só me apetece fazer uma de duas coisas:
1- Chamar a polícia.
2- Ir-me embora sem pagar se continuarem a não querer dar-me a factura sem aumentar o preço.

Como é habitual, acabo por não fazer nenhuma das duas, mas saio de lá com o sentimento que acabei de ser praticamente enganado, mas como por outro lado também não estou totalmente dentro das leis, não sei até que ponto é que esses casos poderiam ser passívels de ser levados à justiça, ou se simplesmente a polícia chegava lá e ia-se embora e ainda me obrigava a pagar o valor sem factura.

Como é que se pode fazer nestes casos mantendo a legalidade? Posso efectivamente chegar ao ponto de chamar a polícia se me voltarem a querer aumentar o valor final do produto/serviço apenas pelo facto de ter pedido factura?

Nao é a policia que deves chamar.
Dizes ao comerciante que o preço acordado foi X, e se ele insistir em pedir um dinheiro extra (seja ele qual for), tu pagas o que ele pedir (ou nao); mas vais dar queixa de ele as finanças.

Isto tambem serve para serviços nao efectuados, mas cobrados.

Finanças ou ASAE !!!!

Mas atençao; muitas vezes as pessoas nao fazem isso por mal. É mesmo para o preço final ficar mais barato.
Quero com isto dizer, que a coisa se pode resolver...conversando. :wink:

por Mkpt » 31/10/2011 13:02

ninja1200 Escreveu:Se há coisa que detesto é que digam que aumentam o preço final se eu quiser factura.

Isso é questão de consultar tabela de preços e verificar se indica 'IVA incluído à taxa em vigor]' se tem algo tipo '+IVA'.

Em caso de serviços que não tenham preço tabelado é perguntar quanto custa antecipadamente e se já incluí IVA ou não.

Em Portugal, normalmente, os preços ao consumidor final já incluem IVA mas a montante disso [fornecedores, fabricantes, ...] os preços referem-se ao valor sem IVA.
Também há lojas/serviços - normalmente mais orientados a clientes 'profissionais' mas que também vendem ao consumidor comum que têm os preços sem incluir o IVA [mas fazem menção que é xxx+IVA]..

Registado: 5/5/2011 12:11

por ninja1200 » 31/10/2011 12:34

Se há coisa que detesto é que digam que aumentam o preço final se eu quiser factura.
Ora, nestes casos e perante o que me estão a fazer só me apetece fazer uma de duas coisas:
1- Chamar a polícia.
2- Ir-me embora sem pagar se continuarem a não querer dar-me a factura sem aumentar o preço.

Como é habitual, acabo por não fazer nenhuma das duas, mas saio de lá com o sentimento que acabei de ser praticamente enganado, mas como por outro lado também não estou totalmente dentro das leis, não sei até que ponto é que esses casos poderiam ser passívels de ser levados à justiça, ou se simplesmente a polícia chegava lá e ia-se embora e ainda me obrigava a pagar o valor sem factura.

Como é que se pode fazer nestes casos mantendo a legalidade? Posso efectivamente chegar ao ponto de chamar a polícia se me voltarem a querer aumentar o valor final do produto/serviço apenas pelo facto de ter pedido factura?

Registado: 29/11/2007 11:03

por Mkpt » 31/10/2011 12:24

GALBA Escreveu:Este tipo lei , é uma ameaça ,às liberdades individuais.

Nomeadamente à liberdade de fuga ao fisco?
Ou seja.. Em Democracia deveríamos todos ter essa fantástica liberdade?

Então porque não fechar tudo o que são serviços públicos - hospitais, escolas, polícia, bombeiros.. etc?

É que se a 'fuga ao fisco' deveria ser um direito, também o 'Estado' deveria ter o direito de não estar a prestar serviço público - porque não recebe. E mais direito ainda o Estado deveria ter de não ouvir reclamações dos seus serviços por parte de uma população que tudo faz para fugir ao fisco.

Muitas pessoas ainda vivem da utopia que o 'Estado' é uma figura riquíssima e paternal, a quem tudo se pode pedir e exigir sem dar nada em troca.
Outros vivem um pouco mais na 'realidade' mas abusam da 'chico-espertice'..

p.s.:
e esta lei da obrigatoriedade de pedir factura já existe à anos.

Registado: 5/5/2011 12:11

por alvim » 31/10/2011 12:08

aaugustobb Escreveu:Para mim esta lei se bem aplicada e bem fiscalizada, será a chave do sucesso do país!!!

O problema, é que nos obrigam a pedir facturas do café, mas "aquela malta" continua a fazer negocios esquisitos, duvidosos e nalguns casos...criminosos. E todos esses negocios envolvem milhoes, que vao direitinhos so para os bolsos de alguns.

Isto nao serve para nada... andar atras de centimos, quando se gasta/perde na ordem de milhares de milhoes (...)

Eu ate chamo atençao para algo onde perdemos milhoes e milhoes por mes. Na gasolina. Os camionistas que fazem internacionais, só mete combustivel em espanha. QQ dia quem andar com combustivel espanhol, tb é multado.

por aaugustobb_69 » 31/10/2011 11:52

Para mim esta lei se bem aplicada e bem fiscalizada, será a chave do sucesso do país!!!

Registado: 29/11/2007 1:39

por Lion_Heart » 31/10/2011 11:52

Com noticias deste tipo eu pergunto-me : para que serve o Estado?

Se nao consegue criar leis que se apliquem a realidade , se nao consegue que os seus funcionarios as cumpram , Para que serve o Estado? (para dar empregos aos boys e girls é claro).

Ja varias vezes disse que isto é uma questão que eu nem colocava. Era obrigatorio, quem nao cumprir e fosse apanhado, fechava ou multa de 100k para cima.

Mas nao, isso é muito complicado , o melhor é mesmo por todos os tugas a pedir factura em qq lado e se nao a pedir paga multa , assim como apanha quem nao a der.

Um amigo meu sempre disse que nao pede facturas pois essa e a função do Estado e nao dele (fazer o trabalho do Estado).

Com esta medida podemos acabar ja com grande parte dos f. das finanças! so se for para isto que ela serve.
Editado pela última vez por Lion_Heart em 31/10/2011 11:54, num total de 1 vez.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por deepo » 31/10/2011 11:36

"Todo aquele que contribui com uma pedra para a edificação das ideias, todo aquele que denuncia um abuso, todo aquele que marca os maus, para que não abusem, esse passa sempre por ser imoral."

Balzac
Nós iremos prevalecer.

Registado: 29/11/2007 2:52

por A330-300 » 31/10/2011 10:52

Ok , é a lei tem que ser cumprida , blá,blá,blá.

Mas o que eu acho mesmo é que com o aumento do IVA e a pagar mais impostos devido à emissão de faturas , os preços dos restaurantes vai se equiparar a outras cidades européias ondefrequentemente em um restaurante banal se paga 45 euros por pessoa.

É de esperar muitos restaurantes a fechar e mais desemprego.
Se calhar o que vão ganhar com as faturas vão perder em arrecadação e subsídios desemprego.

Mas ok , cumpra-se a lei.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

por GALBA » 31/10/2011 10:49

GALBA Escreveu:Amigo Elias , com o aumento IVA , como aprendeste em micro economia ,existe a elasticidade dos preços com reflexos na procura, quando existe um aumento de preço em valores psicológicos como nos almoços, em que um menu custa 6.5 e se passar para 7.00 , a procura diminuiu significativamente .
Essa teoria de que o IVA como é pago pelo consumidor , não afecta a procura é a teoria dos políticos , e afecta também a competitividade turística, muitos restaurantes também "exportam", quando os clientes são turistas.

Elias, almoço todos dias no mesmo restaurante aqui no Porto , na baixa , o preço era 6 euros o menu, o dono aumentou em Junho para 6.5 porque tinha de reflectir os aumentos de matéria prima , o numero clientes diminuiu , e curiosamente na semana passada estava confidenciar que o movimento está a 50% com o período homólogo do ano anterior .
Agora em Janeiro com o aumento do iVA , mais 0.5, mais uma machadada no movimento .

Elias este é um exemplo prático , mas é um sector que vai sofrer muito , só porque um estado é mal gerido , e está falido.

Elias , mesmo 75 euros é dinheiro , para ti pode não ser !!

Mas curiosamente , existem muitas freguesias , em que vivem do rendimento mínimo, casas, electricidade , completamente pagos pela assistente social.

Como dizia um dono de um restaurante , o seu maior concorrente , quando procura empregados , é a segurança social e o estado .

Resumindo , as pessoas que trabalham tem os seus pequenos negócios , restaurantes , etc. Tem alimentar uma parte da população que não quer trabalhar e viver à custa do sistema, e mesmo trabalhando estão ser esmagadas com impostos , e as suas vidas a serem destruídas.

A europa tem de mudar de vida , se não muda , não sei.

Registado: 13/10/2011 13:51

por GALBA » 31/10/2011 10:39

Amigo Elias , com o aumento IVA , como aprendeste em micro economia ,existe a elasticidade dos preços com reflexos na procura, quando existe um aumento de preço em valores psicológicos como nos almoços, em que um menu custa 6.5 e se passar para 7.00 , a procura diminuiu significativamente .
Essa teoria de que o IVA como é pago pelo consumidor , não afecta a procura é a teoria dos políticos , e afecta também a competitividade turística, muitos restaurantes também "exportam", quando os clientes são turistas.

Elias, almoço todos dias no mesmo restaurante aqui no Porto , na baixa , o preço era 6 euros o menu, o dono aumentou em Junho para 6.5 porque tinha de reflectir os aumentos de matéria prima , o numero clientes diminuiu , e curiosamente na semana passada estava confidenciar que o movimento está a 50% com o período homólogo do ano anterior .
Agora em Janeiro com o aumento do iVA , mais 0.5, mais uma machadada no movimento .

Elias este é um exemplo prático , mas é um sector que vai sofrer muito , só porque um estado é mal gerido , e está falido.

Elias , mesmo 75 euros é dinheiro , para ti pode não ser !!

Mas curiosamente , existem muitas freguesias , em que vivem do rendimento mínimo, casas, electricidade , completamente pagos pela assistente social.

Como dizia um dono de um restaurante , o seu maior concorrente , quando procura o empregado , é a segurança social e o estado .

Resumindo , as pessoas que trabalham tem os seus pequenos negócios , restaurantes , etc. Tem alimentar uma parte da população que não quer trabalhar e viver à custa do sistema, e mesmo trabalhando estão ser esmagadas com impostos , e as suas vidas a serem destruídas.

A europa tem de mudar de vida , se não muda , não sei.

Registado: 13/10/2011 13:51

por Automech » 31/10/2011 3:56

Elias Escreveu:
Sinner Escreveu:-----Se esses programas fossem vinculativos e fossem obrigados a referendar todas as decisões que os ultrapassassem, acabava-se esta palhaçada de no dia seguinte às eleições acharem que o país lhes pertence. :evil:

Exacto. Isso chama-se democracia representativa. Mas é uma chatice e as pessoas não querem chatices. Querem que alguém resolva. LOL

As vezes em que houve referendos a participação foi estonteante...

por Sinner » 31/10/2011 3:25

Elias Escreveu:
Sinner Escreveu:Antes de 2015 vai faltar comida na mesa a muita gente e aí vai dar m....

Pois, isso aí é um problema sério.

É essencial que haja Panem et circenses para o povo andar entretido. Mas quando falta o Panem a coisa pode ficar descontrolada...

Quando faltar Panem acaba-se o circenses :( e aí espero que não acordemos um dia num sitio que não reconhecemos do dia anterior. :evil:
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”.
Warren Buffett

Registado: 18/8/2009 22:17

por Elias » 31/10/2011 3:18

Sinner Escreveu:Antes de 2015 vai faltar comida na mesa a muita gente e aí vai dar m....

Pois, isso aí é um problema sério.

É essencial que haja Panem et circenses para o povo andar entretido. Mas quando falta o Panem a coisa pode ficar descontrolada...

Registado: 5/11/2002 12:21

por Sinner » 31/10/2011 3:16

Elias Escreveu:Salvo eleições antecipadas, o povo será chamado a avaliar isso em Outubro de 2015. E votará como sempre votou.

Antes de 2015 vai faltar comida na mesa a muita gente e aí vai dar m....

Abraço
Warren Buffett

Sem juizos de valor sobre as medidas.

por Josytoc » 31/10/2011 3:14

Outro aspecto da questão é que a nossa restauração tradicional (a que tanto gostamos) é baseada em mão-de-obra intensiva, pratos cozinhados na hora e empregados a servir á mesa.
Como os encargos sobre o pessoal são elevados a tendência é o salário mínimo no recibo que depois é completado com um montante adicional através de algum modo de fugas de caixa (á facturação). Tem sido assim que grande parte dos restaurantes tem sobrevivido.
Com as medidas o mecanismo até agora vigente esfuma-se o que implica obrigatoriedade de redução de pessoal e lá vamos nós a caminhar a passos de gigante para o aumento generalizado da fast food.

A conclusão é que não me agrada nada...

Lá se vai aquela boa vida da comidinha que tanto gosto. :shock:

Registado: 15/9/2011 3:42

por Elias » 31/10/2011 3:07

Sinner Escreveu:-----Caro Elias,

-----Desta sua declaração só posso concluir que está a brincar. :lol: Não lhe conhecia esta faceta tão divertida. :oops:

Opá não estou a brincar. Lê "O Príncipe" e vais ver que não estou a brincar.

Sinner Escreveu:-----O que é feito dos programas de governo onde o povo votou? :?

Salvo eleições antecipadas, o povo será chamado a avaliar isso em Outubro de 2015. E votará como sempre votou.

Sinner Escreveu:-----Se esses programas fossem vinculativos e fossem obrigados a referendar todas as decisões que os ultrapassassem, acabava-se esta palhaçada de no dia seguinte às eleições acharem que o país lhes pertence. :evil:

Exacto. Isso chama-se democracia representativa. Mas é uma chatice e as pessoas não querem chatices. Querem que alguém resolva. LOL

Sinner Escreveu:-----Isto no meu país chamasse tomar o poder pela mentira e explorar os seus concidadãos. :?:

-----O programa de governo com que se apresentam a eleições deveria ser uma espécie de bíblia do mandato.:idea:

Em teoria sim.

Na prática tomam-se as medidas duras nos primeiros anos e depois quando se aproxima o ano das eleições dá-se uns aumentos aqui, baixam-se uns impostos ali e a coisa resolve-se.

Abraço

Registado: 5/11/2002 12:21

por Sinner » 31/10/2011 3:02

Elias Escreveu:Há quatro meses o povo votou. O povo escolheu. Era do conhecimento público que ia haver austeridade, imposta por uma 'troika'. A escolha foi consciente. Agora é arcar com as consequências dessa escolha.

Não se culpe os políticos. Culpe-se o povo pelas escolhas que faz.

-----Caro Elias,

-----Desta sua declaração só posso concluir que está a brincar. :lol: Não lhe conhecia esta faceta tão divertida. :oops:

-----O que é feito dos programas de governo onde o povo votou? :?

-----Se esses programas fossem vinculativos e fossem obrigados a referendar todas as decisões que os ultrapassassem, acabava-se esta palhaçada de no dia seguinte às eleições acharem que o país lhes pertence. :evil:

-----Isto no meu país chamasse tomar o poder pela mentira e explorar os seus concidadãos. :?:

-----O programa de governo com que se apresentam a eleições deveria ser uma espécie de bíblia do mandato.:idea:
Warren Buffett

por Automech » 31/10/2011 2:11

GALBA Escreveu:Amigo Elias, o problema é que a AF , não consegue fiscalizar a restauração ,

Esse é um argumento a favor desta medida, com a qual estás contra.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Ferreiratrade, GamesOver, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2 e 269 visitantes