França e Itália preparam-se para banir short selling
Mares Escreveu:Vendo estes números isoladamente, não poderemos concluír muito, visto que estas variações percentuais, ocorreram num intervalo de tempo muito curto.
Concordo. Em linha aliás com o que escreveu o Seaman há pouco.
Mares Escreveu:O que podemos dizer é que as variações das cotações são próximas, podendo dizer-se que as perdas ocorrídas nas cotações dos bancos europeus não deveu-se à introdução da medida de proíbição de "short selling".
Sem dúvida.
Mares Escreveu:Isso demonstra que o efeito das quedas nas bolsas (e mais fortemente no sector bancário) é um efeito mais global e que não está aparentemente associado a algum efeito preverso ao mercado pela medida tomada na europa.
Nem mais.
Isto de proibir o short selling serve acima de tudo para mostrar que as autoridades estão a fazer alguma coisa (ainda que seja completamente inútil). É um pouco como os helicópteros nos incêndios. De pouco servem (o combate faz-se principalmente em terra), mas a sua presença tranquiliza as populações.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Elias Escreveu:Mares Escreveu:Elias Escreveu:Mares Escreveu:o sector bancário do outro lado do atlântico, onde não foram introduzídas medidas de proibição do "short selling", não observaram-se quedas até mesmo maiores que essas?
Podes concretizar? Que títulos são esses que caíram mais do lado de lá?
Bank of America, Citigroup, Regions Financial Corporation, por exemplo.
Bank of America caiu 4% no período em análise - isto é desde o fecho de 11 de Agosto até ao fecho de sexta-feira (ou seja, caiu o mesmo que o Crédit Agricole).
Citigroup caiu 11% (o mesmo que a Société Générale)
Regionals Finance caiu 14%
(Nota: os dados acima colocados, embora totalmente correctos e verdadeiros, estão "armadilhados"- esta nota serve para enquadrar a pergunta que se segue)
E agora pergunto: o que achas que podes concluir a partir destes números?
Vendo estes números isoladamente, não poderemos concluír muito, visto que estas variações percentuais, ocorreram num intervalo de tempo muito curto.
O que podemos dizer é que as variações das cotações são próximas, podendo dizer-se que as perdas ocorrídas nas cotações dos bancos europeus não deveu-se à introdução da medida de proíbição de "short selling".
Isso demonstra que o efeito das quedas nas bolsas (e mais fortemente no sector bancário) é um efeito mais global e que não está aparentemente associado a algum efeito preverso ao mercado pela medida tomada na europa.
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.
Tenho acompanhado a discussão. Sobre as comparações entre os "2 lados do Atlântico" lembro apenas que os efeitos destas medidas só podem ser aferidos a médio e longo prazo (meses). Penso que faz pouco sentido tirar conclusões apenas com uma semana...
.
.
- Registado: 4/4/2009 0:57
Quico Escreveu:Esta conversa de culpar o "short selling" pelas quedas tem a ver com aquele preconceito ERRADO que leva as pessoas a dizer que as cotações sobem porque houve mais compras que vendas, ou que caem porque houve mais vendas que compras.
Dizê-lo assim é incorrecto, de facto. As cotações sobem quando a quantidade procurada excede a quantidade oferecida e descem quando ocorre o inverso.
Quico Escreveu:Porque culpam quem "shorta"? Não deviam também culpar quem lhe compra?
Na medida em que shortar faz aumentar a quantidade oferecida num determinado momento, é fácil os políticos culparem estes maléficos especuladores, esquecendo-se das vantagens que traz para o mercado:
- é um aviso para todos os participantes do mercado. Se alguém shorta é porque vê uma razão para tal;
- contribui para a descoberta do valor de mercado mais rapidamente;
- o fecho de posições curtas causa ressaltos no preço, impedindo o sentido único de queda;
- um mercado com muita liquidez é um mercado mais eficiente do que um mercado com pouca liquidez.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits
AutoMech Escreveu:Quico Escreveu:Porque culpam quem "shorta"? Não deviam também culpar quem lhe compra?
Se algum político iluminado te lê, ainda se vai lembrar de legislar para que o comprador possa ver, antes de comprar, se a ordem de venda foi metida por um vendedor ou por um short seller.
Para quem quer comprar é indiferente que seja alguém que já as tinha ou alguém que pediu emprestadas. Quem quer comprar acredita que vai subir e apenas quer ficar com elas, sejam de quem forem. Mesmo que pudessem ver quem vende, marimbavam-se nisso...

---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Mares Escreveu:Elias Escreveu:Mares Escreveu:o sector bancário do outro lado do atlântico, onde não foram introduzídas medidas de proibição do "short selling", não observaram-se quedas até mesmo maiores que essas?
Bank of America caiu 4% no período em análise - isto é desde o fecho de 11 de Agosto até ao fecho de sexta-feira (ou seja, caiu o mesmo que o Crédit Agricole).
Citigroup caiu 11% (o mesmo que a Société Générale)
Regionals Finance caiu 14%
(Nota: os dados acima colocados, embora totalmente correctos e verdadeiros, estão "armadilhados"

E agora pergunto: o que achas que podes concluir a partir destes números?
Elias Escreveu:Mares Escreveu:o sector bancário do outro lado do atlântico, onde não foram introduzídas medidas de proibição do "short selling", não observaram-se quedas até mesmo maiores que essas?
Quico Escreveu:Porque culpam quem "shorta"? Não deviam também culpar quem lhe compra?
Se algum político iluminado te lê, ainda se vai lembrar de legislar para que o comprador possa ver, antes de comprar, se a ordem de venda foi metida por um vendedor ou por um short seller.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Esta conversa de culpar o "short selling" pelas quedas tem a ver com aquele preconceito ERRADO que leva as pessoas a dizer que as cotações sobem porque houve mais compras que vendas, ou que caem porque houve mais vendas que compras.
Existe imensa gente (mesmo com alguma experiência e conhecimentos dos mercados) que parece pensar que as vendas (ou as compras) são colocadas "no vazio". Esquecem que por cada venda há fatalmente uma compra; por cada um que aposta nas queda há outro que aposta na subida. Será que é assim tão difícil de perceber?!
Porque culpam quem "shorta"? Não deviam também culpar quem lhe compra?
Existe imensa gente (mesmo com alguma experiência e conhecimentos dos mercados) que parece pensar que as vendas (ou as compras) são colocadas "no vazio". Esquecem que por cada venda há fatalmente uma compra; por cada um que aposta nas queda há outro que aposta na subida. Será que é assim tão difícil de perceber?!
Porque culpam quem "shorta"? Não deviam também culpar quem lhe compra?

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Mares Escreveu:o sector bancário do outro lado do atlântico, onde não foram introduzídas medidas de proibição do "short selling", não observaram-se quedas até mesmo maiores que essas?
Elias Escreveu:Panorama da banca que não se pode shortar...
Desde que foram proibidos os shorts em vários países europeus, a banca não pára de cair.
Concretamente, desde que foi imposta a proibição (fecho de 11 de Agosto), o BNP Paribas já caiu mais 9% e a Société Générale caiu 10%, o ING caiu 6%, o Intesa Sanpaolo caiu 5%, o Ageas (ex-Fortis) caiu também 5% e o Crédit Agricole 4%.
Deixo dois gráficos actualizados dos dois casos mais gritantes: BNP e SocGen.
Elias,
o sector bancário do outro lado do atlântico, onde não foram introduzídas medidas de proibição do "short selling", não observaram-se quedas até mesmo maiores que essas?
Como explicas isso?
Abraço,
Mares.
Parece que o estou a ver dizer o que citaste com aquele sorriso e olhos arregalados de quem quer parecer de que sabe do que fala.
A falar de mercados o Soros ao pé do MRS é um menino...
JCS

A falar de mercados o Soros ao pé do MRS é um menino...

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
AutoMech reproduzindo resposta do Marcelo Rebelo de Sousa Escreveu:
Porque,além da desilusão com as propostas Sarkozy-Merkl e de previsões negativas do Morgan e do Citi sobre as economias americana e mundial,alguns dos países,pressionados pelos sectores financeiros,aligeiraram a proibição
do shortselling.
Cordiais cumprimentos,
MRS
Será que ele se apercebeu que numa resposta curtíssima, ele "encontrou" um montão de razões para justificar as quedas dos mercados?
Se o objectivo dele é mostrar que o shortselling é acessório nesta história dos mercados e das quedas, está no bom caminho!
É só continuar a fazer o mesmo para outras sessões...

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
As respostas que obtiveram do Prof. Marcelo só reforçam o meu anterior comentário:
Quico Escreveu:Muitas vezes fico perplexo com a estupidez/ignorância de políticos e jornalistas. Sobretudo em assuntos em que estou minimamente "por dentro".
Fico a pensar em como será quando falam ou decidem nas áreas que não domino.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Parece que ele é o único a saber que foi "aligeirado"... O resto de Portugal não sabe. Vai saber hoje à noite pois... Esse "aligeirado" parece mas é desculpa de mau pagador... Essa informação, a ser verdadeira, deveria ter chegado pelo menos às plataformas de quem negoceia da mesma forma que foram transmitidos todos os pormenores aquando da proibição.
JCS

JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
AutoMech Escreveu:Pickbull Escreveu:Não se queixem que eu nem resposta obtive!
Recebi uma msg automática do Pedro Mourato a dizer que estava ausente, lol.
Eu também recebi essa, mas passados 20 minutos veio a resposta que coloquei acima.
Eu idem.
Epá, AutoMech, tiveste direito a uma resposta mais elaborada que a minha. Já me estou a sentir discriminado!!!
Agora mais a sério: que pressão terá sido essa dos sectores financeiros? E será que ele considera mesmo que foi esse alegado aligeirar da proibição que atirou a banca para baixo novamente?
(P.S. - as iniciais são as dele... se é ele ou um "delegado" não sei...)
Agora mais a sério: que pressão terá sido essa dos sectores financeiros? E será que ele considera mesmo que foi esse alegado aligeirar da proibição que atirou a banca para baixo novamente?
(P.S. - as iniciais são as dele... se é ele ou um "delegado" não sei...)
Epá, então não é que acabei de receber resposta. Será mesmo ele ?
Porque,além da desilusão com as propostas Sarkozy-Merkl e de previsões negativas do Morgan e do Citi sobre as
economias americana e mundial,alguns dos países,pressionados pelos sectores financeiros,aligeiraram a proibição
do shortselling.
Cordiais cumprimentos,
MRS
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Acabei de receber uma resposta ao meu e-mail!
Na minha mensagem, enviada hoje às 16h45m para o endereço supracitado, eu perguntava se face às quedas da banca que se registaram esta semana, o Prof. considera que a proibição do short selling foi uma boa medida?
A resposta diz isto:
Tanto quanto me apercebi, e conforme notícia que oportunamente aqui coloquei, a única alteração de relevo a nível de restrições foi a autorização, por parte do regulador francês, para fazer roll-over dos futuros sobre índices que abrangiam títulos da banca... o resto continua tudo proibido.
Aconteceu alguma coisa que me possa ter passado ao lado?
Na minha mensagem, enviada hoje às 16h45m para o endereço supracitado, eu perguntava se face às quedas da banca que se registaram esta semana, o Prof. considera que a proibição do short selling foi uma boa medida?
A resposta diz isto:
"Como saberá essa proibição já foi aligeirada em vários dos países que,pontualmente,a tinham adoptado.
Com os cordiais cumprimentos,
MRS"
Tanto quanto me apercebi, e conforme notícia que oportunamente aqui coloquei, a única alteração de relevo a nível de restrições foi a autorização, por parte do regulador francês, para fazer roll-over dos futuros sobre índices que abrangiam títulos da banca... o resto continua tudo proibido.
Aconteceu alguma coisa que me possa ter passado ao lado?