Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BPN vendido ao BIC (acabou a especulaçao) >>

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pantone » 1/8/2011 14:54

JCS Escreveu:
Muffin Escreveu:
JCS Escreveu:... Pior seria correr o risco de novo resgate no futuro.

JCS

E desde quando um Banco tem por obrigação ser resgatado?

Não tem, mas é o que acontece não? Basta olhar por esse mundo fora (Irlanda, etc, etc)

JCS

E vê-se em que estado está a irlanda. Para todos os efeitos, e para casos como este(s), prefiro olhar para o Norte da Europa e para os EUA.

Um Banco falir deveria ser algo natural... e próprio de uma sociedade capitalista...

Enquanto os Bancos forem vistos como vacas sagradas não arredamos pé. Um Banco precisa ser eficazmente supervisionado e desincentivado de incorrer em riscos.

Se é mal gerido, que se assumam as consequências, mas os contribuintes não deverão ser chamados para cobrir a incompetência de particulares.

Volto a recordar que todos os meses são várias as falências de Bancos nos USA.

Registado: 4/1/2004 22:32

por JCS » 1/8/2011 14:38

Muffin Escreveu:

JCS

Não tem, mas é o que acontece não? Basta olhar por esse mundo fora (Irlanda, etc, etc)

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Pantone » 1/8/2011 14:33

JCS

Venda do BPN

por Palmix » 1/8/2011 13:33

Em primeiro lugar, o problema do contágio foi uma coisa que só os teóricos conseguiram "ver", e apenas alguns, e, se foi para o bem, ainda bem que impediu de cair o BPN. Embora eu duvide um pouco, uma vez que a expressão do BPN no nosso país é muito diferente à do Lehman Brothers nos EUA. Parece-me a mim que houve aqui mais uma "azelhice" do Sr. Sócrates, Sr. Teixeira dos Santos e restante companhia.

Em segundo lugar, espero que as propostas sejam publicadas agora, após ser tomada a decisão de escolha, para que todos nós possamos ver o porquê da escolha. Embora admita que seja perigoso porque os concorrentes podem sempre aproveitar para criarem alarido.

Em terceiro lugar, a venda do BPN faz-me lembrar a colocação em venda da Docapesca, com um pequena grande diferença, é que na 2ª ninguém apareceu a fazer propostas.
O Estado consegui-se desfazer de mais um elefante branco. Claro que, bem gerido e com pessoas competentes, capacidades que reconheço no Dr. Mira Amaral, este é um negócio que pode trazer lucros muito intressantes para o investidor. Para já nem falar que, do ponto de vista estratégico, esta é uma hipotese de ouro do capital angolano entrar a sério na banca portuguesa.
O BPN a continuar nas mãos do Estado apenas representaria mais um peso para o mesmo, e de pesos já está o Estado farto.
Se foi mais bem entregue a A do que a B, só avaliando as propostas. Certo é que a venda a fazer-se por 1€ simbólico, já seria uma boa venda.

Por fim, deixo uma gracinha, já estou a ver a fusão do BPN, ou do BIC, como lhe queiremos chamar, com o BCP ou com o BPI. Ou até uma fusão dos 3 bancos criando uma grande instituição financeira, com maior poder financeiro e económico, mas nas mãos do capital angolano...
Era bom termos empresários portugueses que não deixassem estas "coisas" sairem-nos das mãos...

Registado: 29/11/2007 11:27

por fooman » 1/8/2011 12:57

O comentário que o porta-voz do NEI disse foi:

"Reforçámos, sexta-feira, o valor da nossa proposta, que engrandece o BPN. Os jornais têm escrito que as ofertas andam entre os 30 milhões de euros e os 100 milhões de euros, mas não é verdade. A nossa oferta não está nesse intervalo"

Em nenhum momento ele diz que paga acima de 100Mio... para mim podem ter oferecido qualquer coisa abaixo dos 30 milhões, por exemplo, 1 euro...

Há muita parvoíce a ser escrita hoje em dia nos jornais e há muita falta de cultura e de capacidade de interpretação que levam a que pessoas leiam as mentiras dos jornais e comentem as maiores barbaridades...

Registado: 29/11/2007 3:26

por JCS » 1/8/2011 11:43

Parece que ninguém sabe mesmo...além da bacurada de vir para os jornais pré-anunciar OPAs... Daí eu acreditar que o que moveu a venda do BPN ao BIC foi mesmo a confiança nos accionistas que são sólidos e garantem que não voltam a bater à porta do estado. O Amorim que resolva.

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

por SMALL1969 » 1/8/2011 11:39

Para receber 40 milhões, o estado aceitou ir pagar (o estado somos nós)indeminizações a mais de 750 funcionários que o BIC vai despedir.

Não sei há quantos anos lá trabalham e quanto recebem em média, para isto cheira-me a uma relativa parte dos 40 milhões.

Registado: 3/2/2009 12:21

por PIKAS » 1/8/2011 11:25

.

JCS Escreveu:A proposta do NEI apesar de maior (segundo consta) ...

JCS

Quem é o NEI? quem são os senhores? que património tem?

Já vi esta pergunta inumeras vezes e até hoje ainda ninguem a conseguiu esclarer. Alguém viu uma lista com os nomes dos membros do NEI? a que empresas estão ligados? Para além de um senhor com uma bigodaça tipo Jorge Gonçalves não se sabe de mais nada.

Diz-se por aí que parte do NEI são os anteriores proprietários da SLN, então dona do BPN, e que levaram o banco ao estado a que chegou com negociatas atrás de negociatas fraudulentas.

Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por urukai » 1/8/2011 11:23

Penso que já chegámos à conclusão que os regastes não servem para nada a não ser perder dinheiro.

O BPN tal como está, se cair não contagia nada. Assim, deviam era ter encaixado o dinheiro (100 milhões) e se caisse caía.

Registado: 11/5/2007 14:09

por JCS » 1/8/2011 11:01

A questão e ter vendido ao BIC (que pertence ao Amorim, e à filha do presidente Angolano, entre outros) deve ter sido devido à solidez accionista do BIC, maior que a do BCP na minha opinião... A proposta do NEI apesar de maior (segundo consta) deve ter posto o governo a pensar se não estaria a vender agora melhor ao NEI para depois ter de voltar a resgatar o banco novamente e a injectar novos milhares de milhões. Penso que foi por confiar mais nos accionistas do BIC. E vendo as coisas assim talvez até tenha uma certa lógica. Pior seria correr o risco de novo resgate no futuro.

JCS
"Every trade is a test"

por urukai » 1/8/2011 10:36

Fiquei desiludido com esta decisão do governo...

Registado: 11/5/2007 14:09

por Mares » 1/8/2011 10:04

- Os primeiros fazem um rombo colossal (de milhares de milhões de euros) com indícios de uma gestão danosa e criminosa.

- Os segundos cobrem o rombo, com o dinheiro dos contribuintes, com a justificação de evitar-se o risco sistémico no sistema financeiro.

- Vem os os terceiros, conhecídos dos primeiros, e compram o banco por uns milhões (ao preço da banana), e ainda receberão ainda mais algumas centenas de milhões nesse tempo.

- No final vende-se ao povo que "o governo fez o que prometeu" e todos ficam felizes....
- A ganância dos outros poderá gerar-lhe lucros.
- A sua ganância poderá levá-lo à ruína.

Registado: 20/10/2010 17:33

por Pantone » 1/8/2011 9:48

Portugal pierde 2.400 millones con la nacionalización de un banco

http://www.lavanguardia.com/economia/20 ... banco.html

por A330-300 » 1/8/2011 6:36

E como o banco já não pertence ao estado ,a imprensa já não vai tocar no assunto e agora é esperar que prescreva o processo contra os que causaram prejuízos de 5,3 mil milhões ao banco e ao estado.

É assim.

A330

Registado: 30/1/2005 12:51

LOL

por bboniek33 » 31/7/2011 23:14

"acabou a especulac,ao..." LOL

COMEC,OU !!! POURRA !!! :mrgreen:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Viegaspinto » 31/7/2011 23:09

Quem olha para esta noticia, pensa logo que existe algo supeito.

O NEI supostamente oferece 100M€ para a compra, que seria um bom valor, agora é o BIC a ficar com o BPN só por 40M€ e o estado têm que pagar as custas.

Ou o estado não valorizou a oferta do NEI, tendendo que não é nenhuma instituição bancária.

Ou existe favorecimento ao BIC, pois que já tinha retirado a sua proposta, pois só pretendia ficar com parte do banco e não a sua totalidade.

Espero que não tenha nada haver com aspectos partidários, pois sabe-se que Mira Amaral veste a cor do Governo.

E ninguém fala sobre o dinheiro 3500M€ que a CGD têm lá enterrado.

Qualquer maneira acho que é um mau negocio.

Registado: 6/1/2006 1:17

por Pimenta79 » 31/7/2011 21:35

Fiquei surpreendido com o comprador pois a oferta da "NEI" era de 100 milhões. Dá a entender que foi mais um favor que se fez...

Não acredito em bruxas mas que as há ....há

Registado: 20/7/2010 9:46

por PequenoInvest » 31/7/2011 20:48

Felizmente não foi o Montepio. Que ideia ridícula a de querer ficar com o BPN!!!
Ufa...

Registado: 24/7/2009 12:13

BPN vendido ao BIC (acabou a especulaçao) >>

por Luka! » 31/7/2011 20:43

BPN sera vendido ao BIC
acabou a especulaçao do NEI e da OPA sobre o BANIF...

domingo, 31 de Julho de 2011 | 20:29

Ministério das Finanças: Banco BIC será o novo dono do BPN

O Banco Bic será o novo dono do BPN, avançou hoje o Ministério das Finanças, em comunicado, divulgando que a proposta de aquisição de 100 por cento das ações do banco pelo angolano BIC é de 40 milhões de euros.

«O Governo comunica que tomou hoje a decisão de selecionar a proposta do Banco BIC Português, S.A. com vista a negociar, em condições de exclusividade, um acordo para a alienação das ações representativas do capital social do BPN», avança o comunicado do Ministério das Finanças.

A proposta de aquisição de 100 por cento das ações do BPN pelo Banco BIC é de 40 milhões de euros, a realizar na data de transmissão das ações.

(felizmente nao tenho titulos do BANIF ...)
:!:
Anexos
bpn.jpg
bpn.jpg (7.9 KiB) Visualizado 3025 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot] e 458 visitantes