Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OFF-TOPIC - Recebi o meu primeiro ordenado reduzido

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 28/1/2011 16:44

mais_um Escreveu:Quando digo que há FP a mais e que devem ser despedidos os que estão a mais, refiro-me a situações em que eles estarem ou não a trabalhar, não tem impacto na qualidade dos serviços prestados, nas autarquias então é talvez o sector que mais sofre desse problema mas há mais, por exemplo professores com horario zero.

O problema é que isso dificilmente chegará para grande coisa, não serão assim tantos os funcionários que não estão a trabalhar ou que trabalham mal, pelo menos sem motivos justificados... digo eu!

Penso que o estado terá obrigatoriamente que oferecer menos, não há dinheiro para tanto... aliás na educação para o ano já vai oferecer menos duas "disciplinas", área de projecto e Estudo acompanhado! E, pelos vistos, os professores com redução de horário vão perder essa regalia, não estou sequer a fazer considerações sobre a justeza desta medida, apenas estou a dizer que se fará o mesmo com menos profissionais, dificilmente será possível manter a qualidade da oferta dos seriviços!

Por exemplo, em relação ao exemplo que deste, eu sei que há professores com horário zero, mas nunca conheci nenhum, nem sequer sei ao certo em que situações é que isso acontece... até tenho a idéia que neste momento já não haverá nenhum, mas para ser sincero desconheço por completo os dados sobre este assunto! Obviamente à partida não concordo com estas situações a não ser que haja algo que o justifique que sinceramente não estou a ver o que possa ser!?
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por JMHP » 28/1/2011 16:34

Nahoot Escreveu:Neste país, hoje em dia, acha-se perfeitamente natural trabalhar essas horas todas sem receber por isso.

Trabalhar para além do horário normal e não receber em função das horas é também comum e norma em muitos países desenvolvidos e que muitas vezes são usados como referência e comparação.

Os portugueses não gostam nada de dar mais do aquilo que acreditam que devem receber. O problema é que querem sempre mais independentemente do resultado e da produtividade.

Basta olhar para a divida publica, consumo privado e das empresas para perceber facilmente a nossa natureza humana e mentalidade.

Registado: 19/5/2009 18:26

por Tridion » 28/1/2011 16:33

mfsr1980 Escreveu:Caro Tridion,
Não sei se terás razão! Se se optar pelos despedimentos na função pública, dúvido que fossem os incompetentes a sair, acho até que quem tivesse o cartão do partido teria muito mais hipóteses de permanecer no cargo.

Um incompetente depende muito dos competentes, por isso apesar de se aproveitarem vão manter sempre os bons trabalhadores, se não própria sobrevivência dos incompetentes estará em jogo. Porque um serviço/governo/autarquia não sobrevive muito tempo só com incompetentes.

Ehehehehehhe...mesmo o Sócrates tem um gabinete de imagem e comunicação super competente! :lol:

Registado: 13/5/2010 17:53

por mais_um » 28/1/2011 16:31

artista Escreveu:Até acho caricato que a grande maioria dos que relamente mais beneficiaram já estejam reformados e não sejam atingidos por isto (ou foram? penso que os cortes não foram para pensionistas?! olha agora surgiu-me essa dúvida?!)

Sem duvida que os FP que se reformaram nos ultimos anos são os que beneficiaram mais, sobre os que estão no activo actualmente, há diferenças em função da data de admissão.

Os cortes não atingiram as reformas mas deviam. E colocar os reformados (publicos e privados) a pagar o mesmo IRS que os que estão no activo.

artista Escreveu:
Pois, o problema está ai, há funcionários a mais, em certa medida o estado não pode dar tanto como está a dar até aqui... mas a grande questão é se é os funcionários ganham mais do que deviam ou se o estado tem estado a dar serviços a mais dos que pode dar?!

Quando digo que há FP a mais e que devem ser despedidos os que estão a mais, refiro-me a situações em que eles estarem ou não a trabalhar, não tem impacto na qualidade dos serviços prestados, nas autarquias então é talvez o sector que mais sofre desse problema mas há mais, por exemplo professores com horario zero.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por nahoot » 28/1/2011 16:23

xtech Escreveu:
moppie85 Escreveu:
Cada hora que um médico trabalha está a ser pago. Se faz um banco de 24h está a ser pago, se faz cirurgias ao fim de semana para recuperação de listas está a ser pago. Outras profissões em que também se trabalha muito, ninguém recebe um tostão por noitadas ou fins de semana.

Eu li isto, ri-me e fiz algum esforço para não te insultar...

1 - "Se faz um banco de 24h está a ser pago"

Pois, devia fazê-lo de borla, queres ver?

2 - "se faz cirurgias ao fim de semana para recuperação de listas está a ser pago"

Pessoalmente, não conheço SIGIC ao fim-de-semana, mas se o está a fazer fora do seu horário (e não é "meia hora" no final do seu horário de trabalho - estamos a falar de tardes de bloco), porque não há de ser pago?

3 - "Outras profissões em que também se trabalha muito, ninguém recebe um tostão por noitadas ou fins de semana"

Dúvido, mas queres dar exemplos?

EDIT:
Esqueci-me da cereja em cima do bolo:

"Cada hora que um médico trabalha está a ser pago."

Não é verdade, mas devia ser...

Caro Moppie, há muitas profissões em que se esfola o corpo e ninguém paga a mais por isso. Fale com consultores a trabalhar para as empresas de consultoria, e vão-lhe dizer que o horário deles não é das 9 às 18, mas sim das 9 às 22. E trabalham em casa no fim de semana em frente ao computador. E essas horas nunca são contadas nem como extras nem como normais. É prática comum na indústria portuguesa, infelizmente.

Já agora, para dar mais exemplos, qualquer pessoa da área de informática: Eng Software, Administrador de sistema, Programador, Administrador de base de dados, etc.. Todos trabalham para lá das 8 horas e dos 5 dias por semana.
E isso é o "mínimo" exigido para quem quer trabalhar nessa área...

E posso dar mais exemplos de pessoas que conheço: Publicidade & Marketing, Arquitectos, Design, etc, etc..

Neste país, hoje em dia, acha-se perfeitamente natural trabalhar essas horas todas sem receber por isso.

E já agora, um comentário aos "médicos de segunda que ganham €35/hora".
Eu ganho pouco mais de €10/hora (não tenho presente o valor exacto) e penso que sou das pessoas que fizeram o curso comigo com melhor ordenado.
Não vou estar aqui com falsas modéstias (portanto nem vou falar de mim) mas posso-te dizer que durante o curso me deparei com gente muito competente e que são actualmente excelentes profissionais.

Registado: 1/10/2008 16:20

por mfsr1980 » 28/1/2011 16:21

Caro Tridion,
Não sei se terás razão! Se se optar pelos despedimentos na função pública, dúvido que fossem os incompetentes a sair, acho até que quem tivesse o cartão do partido teria muito mais hipóteses de permanecer no cargo.

Abraço mfsr1980

Registado: 3/5/2007 13:55

por JMHP » 28/1/2011 16:21

djovarius Escreveu:
E para que sejam salvaguardados os subsídios de férias e de natal, é muito provável que os salários permaneçam congelados e até sejam reduzidos novamente, assim como certas pensões e prestações sociais. Parece inevitável.

Sinceramente custa-me a entender a necessidade dos subsídios de Natal e de Férias e da sua eficácia.

Com a fragilidade das economias de hoje em dia, com dinheiro cada vez mais escasso e mais caro, Agosto e Dezembro são um pesadelo para a liquidez das empresas e nomeadamente para os trabalhadores de empresas que sobrevivem no limiar da falência, dado que não tem garantias de como e quando receberam esses subsídios.

Registado: 19/5/2009 18:26

por Tridion » 28/1/2011 16:14

Eu também tive o meu ordenado reduzido e penso que é incorrecto, preferia mil vezes que se pudesse despedir na função pública, porque sendo um bom funcionário não seria despedido, e não teria que pagar com a perda de 3.5% a incopetência de muitos!

Aliás a FP tem um grande estigma, que é o de não haver despedimentos, e enquanto assim for vai haver lugar ao corte de regalias, porque vão sempre argumentar que se tem emprego garantido! E por isso mais cortes e restrições devem estar na calha!

Já trabalhei no privado e agora trabalho púlbico, que por uma série de motivos (um deles por opção ter comprado casa ao lado de onde trabalho)torna-se muito competitivo em relação ao privado.

Também gosto de pensar que sou uma nova face do funcionalismo público, sem vícios e com uma consciência de serviço público e que sobretudo estou a servir as pessoas e o meu País.

Sim, porque também estive a estudar no estrangeiro, e apesar de uma oportunidade de trabalho lá, achei que o meu dever era dar o melhor de mim ao meu País (podem-me chamar tonto).

Muitos dos que emigram fazem sacrifícios que nunca fariam em Portugal, mas como estão lá fora têm que provar que aquilo é só maravilhas para serem o maiores da festa quando retornam em Agosto.

Relativamente aos privados fico triste quando as empresas nos oferecem serviços/produtos falando apenas meias verdades, mentindo, sendo pouco profissionais para levarem a sua parte do dinheiro do Estado. Aí posso concordar com a falta de competência das chefias para tomarem certas decisões, pois acreditam na banha da cobra que os privados estão a vender.

E as empresas de consultadoria, muitas vezes o trabalho de sapa é todo feito pelos FP e depois eles só compilam e põem o seu logotipo nas folhas, e são pagos por isso! E de vez enquando aparecem os presidentes destas empresas na TV a explicar o que está mal com o País. :roll: :roll:

Infelizmente o mal está nas pessoas deste País, uma inveja medonha e uma falta de civismo inacreditável!

Bem vou continuar a batalhar por mim e por vocês, e espero que não me enxovalhem mais só por funcionário público.

P.S. - Este post foi na sua maioria escrito durante a minha hora de almoço!!

Registado: 13/5/2010 17:53

por artista_ » 28/1/2011 16:04

mais_um Escreveu:Claro que a responsabilidade é de todos nós (uns mais que outros, é certo) agora também é certo que os FP tem beneficiado bastante (bem mais do que a restante população)dos "erros" dos vários governos.

Pois aqui não concordo contigo, embora não seja FP...

Até acho caricato que a grande maioria dos que relamente mais beneficiaram já estejam reformados e não sejam atingidos por isto (ou foram? penso que os cortes não foram para pensionistas?! olha agora surgiu-me essa dúvida?!)

mais_um Escreveu:É necessário reduzir a despesa do Estado, o Estado está gordo (tem funcionários a mais, já que não os pode despedir, baixa os vencimentos).

Pois, o problema está ai, há funcionários a mais, em certa medida o estado não pode dar tanto como está a dar até aqui... mas a grande questão é se é os funcionários ganham mais do que deviam ou se o estado tem estado a dar serviços a mais dos que pode dar?!

E o país chegou a uma situação insustentável não pelo que ganham estes funcionários mas sim por uma má gestão que inclui gastos em várias áreas de que já falei (Scut's, RSI, BPN, etc) e também por o estado estar a oferecer serviços que manifestamente não pode dar. Mas resolver esta situação de emergência acho que é do interesse de todos, e neste momento houve uns que foram muito mais atingidos que outros, quanto a mim injustamente!

mais_um Escreveu:A unica forma que eu conheço de os que não são FP contribuirem é pagarem mais impostos, mas isso não reduz a despesa publica, não resolve o problema de fundo, dai essa sugestão ter sido uma "cavacada". Mas se tens alguma forma de reduzir a despesa publica com a contribuição dos que não são FP aponta-a.

A despesa pública terá de ser reduzida pela redução do peso do estado, como já disse (e tu também) lá atrás. Seria preferível que isso fosse feito gradualmente mas provavelmente será feito de uma forma radical este ano.

A minha única questão é que neste momento estes cortes servem sobretudo para o controle do déficit e aí deviam contribuir todos de igual forma, porque é algo que interessa a todos e é responsabilidade de todos... se fizéssemos o que era necessário o estado teria de mandar já uma série de FP's para o desemprego e deixava de oferecer alguns serviços, ou passaria a oferecer serviços de menor qualidade. Como seria muito difícil por isso já em prática (impossível até em muitos casos, onde há contratos estabelecidos) eu vejo estas medidas como uma resposta a uma situação de emergência, penso que deveriam ser todos a contribuir...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por artista_ » 28/1/2011 15:46

Lion_Heart Escreveu: Ja aqui referi e provei que em Portugal existem dois tipos de trabalhadores : os do publico e os do privado , e com regalias muito diferentes (obviamente elas vao diminuindo , mas ainda não são iguais) . No dia em que as condições de trabalho sejam iguais para TODOS os cidadão eu concordo contigo (a despesa tera que ser dividida por todos) mas até esse dia acontecer quem tem mais regalias tem que pagar mais.

Eu acho que estás a fazer aquilo que muitos fazem, olham para o que lhes interessa. Condições iguais para todos é uma utopia... falas com os médicos e eles nem querem ouvir falar de trabalhar no estado, até os estão a obrigar a trabalhar no público! Falas com os bancários e provavelmente não verás muitos que preferem trabalhar na CGD em vez de num privado. Falas nos professores e actualmente ganham um pouco mais em alguns colégios privados, mas penso que se pode dizer que, neste momento, não haverá grandes diferenças... Obviamente tu estás a pensar apenas nos que têm mais regalias no público que provavelmente teriam no privado!

Lion_Heart Escreveu:Depois aqui estamos a falar em deficit do Estado , ora se o deficit é no Estado cabe ao Estado fazer os cortes que ache necessario para equilibrar as contas.

Estamos? o maior problema de Portugal é a dificuldade de acesso ao crédito e esse não tem a ver só com o Défice do Estado, tem a ver com todos, tem a ver com o endividamente externo do país... mas mesmo partindo do princípio que o maior problema é o deficit do estado, estás a misturar duas coisas, se calhar porque te dá jeito! Então diz-me uma coisa, o deficit foi criado porque os FP ganham muito, ou porque os sucessivos governos fizeram uma má gestão dos dinheiros do país? o deficit está descontrolado por causa do que eles ganham, ou por causa de RSI's, Scut's, BPN's, submarinos, e outros?. Estas medidas são de emergência, e estão uns a pagar bem mais por todos... sendo que eu me incluo nos que menos contribuiem, embora ache que também devia contribuir alguma coisa, trabalho essencialmente para o estado mas também no privado, por isso contra mim falo!

Lion_Heart Escreveu:Os privados também fazem isso e não os estou a ver pedir ao Estado que contribua para isso também.

Isso fará parte da gestão de cada empresa, aqui estamos a falar de algo do país, algo que afecta todos...

Lion_Heart Escreveu:... Em Portugal a média dos salarios no sector privado é de 750 euros (ou a volta disto) . Aqui falamos de quem ganha o dobro no minimo.

O porque será que te estás a esquecer que todos estes, que ganham o dobro no mínimo são funcionários altamente qualificados?! Deve ser porque te dá jeito... :roll:

Sabes os Portugueses são muito exigentes, gostam de muito por pouco. Querem ter uma saúde boa mas barata, não querem pagar muito mas querem ter médicos que ganhem meia dúzia de tostões, mesmo que tenha que se obrigar estes a trabalhar por o salário que lhe interessa pagar. Querem ter uma educação competente mas pagar pouco aos que lá trabalham... e por ai fora!

Lion_Heart Escreveu:Ja te respondi a esta parte no primeiro paragrafo , quanto ao Cavaco Silva, eu digo isso porque conheço varios f. publicos e o que eles querem é isso mesmo.
Claro que é uma opinião minha generalizar mas não devo estar muito longe da realidade.

Mas se quiseres (tu e todos os outros) que não concordam com a minha opinião façamos o seguinte:

Alguém abra uma proposta de petição para que TODOS os trabalhadores neste País tenham direitos e deveres iguais , que sejamos todos iguais perante a Constituição e o mercado de trabalho.

Em relação a isto não concordo com a tua opinião, acho que a maioria dos funcionários públicos não pensa assim... mas nem eu nem tu podemos afirmar o que quer que seja sobre isso, podemos apenas ter uma opinião que será sempre pouco fundamentada já que se baseia apenas nas pessoas que conhecemos, dificilmente poderão ser considerados uma representação da globalidade... de qualquer forma, eu não penso assim, acho que tudo o que país não precisa e de instabilidade, admito que as coisas possam chegar a um ponto onde o Cavaco não terá outra alternativa que não passe por dissolver a AR, mas não me parece que isso seja do interesse de ninguém em Portugal. Penso que a todos interessaria que este governo conseguisse resolver os problemas do país e levar a sua governação até ao fim, nessa altura seria julgado nas urnas...

por PAFS » 28/1/2011 13:52

mapaman Escreveu:"Reza a História, que pouco depois do 25 de Abril de 1974, num encontro entre Otelo Saraiva de Carvalho e Olof Palme, o primeiro ministro Sueco que viria a ser assassinado, este perguntou-lhe o que pretendiam agora os Portugueses fazer com a revolução, ao que Otelo terá respondido "Acabar com os ricos". Olof Palme terá retorquido "Nós na Suécia estamos a tentar acabar com os pobres"...

Otelo reflectiu nessa altura uma postura que ainda hoje impera na sociedade portuguesa... o eterno nivelar por baixo!
Trinta e seis anos após o 25 de Abril, os ricos não foram extintos, mas em contrapartida há cada vez mais pobres..."

Neste cantinho quem ganha bem não se pode queixar pois vêm logo ao de cima aquele triste fadinho do " bem bom ,antes assim do que pior",pois, realmente o homem podia ganhar 2000 euros que ainda ganhava muito.

A mim o que me incomoda é existir muita gente neste País que ganha isso e muito mais á conta de um telefonema e da colagem de cartazes cheios de ranho no nariz como conheci alguns lá na terra e que agora são uns "doutores".

É o que chamo de ordenados sem responsabilidade.

Caminhamos para a eterna recessão e não é só económica.

Totalmente de acordo, pois eu penso que ainda existe muita gente com a ideia que se existem pessoas a ganhar 1000 e outras que só ganham 500 está mal mas se passarem todas para os que 500 já está certo, chama-se a isto nivelar por baixo, tendo em conta que existe muita gente de acordo com este corte salarial eu penso que esta gente só ficava totalmente satisfeita era se os funcionários públicos e trabalhadores do sector empresarial do estado ficassem todos a ganhar o ordenado mínimo isto sim é que era justo e politicamente correcto.

Registado: 29/11/2007 11:26

por djovarius » 28/1/2011 13:38

Boa tarde,

O pessoal que anda a reclamar do corte do seu salário, tem legitimidade para fazê-lo.
Mas, esses, e não são poucos, deveriam aceitar o facto consumado e ser os primeiros a exigir ao Governo, repito, exigir ao Governo, que ponha as contas públicas em ordem rapidamente, de modo a que estes episódios não se repitam, quer dizer, para que não haja necessidade de cortes adicionais.

Mas desconfio bem que, perante o que se vê no mercado, com o dinheiro cada vez mais caro (até para os países de risco zero), o Estado tenha de fazer ainda mais cortes. E para que sejam salvaguardados os subsídios de férias e de natal, é muito provável que os salários permaneçam congelados e até sejam reduzidos novamente, assim como certas pensões e prestações sociais. Parece inevitável.

O país até pode ir-se aguentando, mas continua pobre, sem dinheiro nos cofres, pelo que não se pode pagar com aquilo que não existe.
A não ser que o cem consiga ser o "trader" do ano com o Fundo de investimento secreto :lol: :lol: :lol: :lol:

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Lion_Heart » 28/1/2011 13:23

artista Escreveu:Em relação a isto eu já te perguntei a ti e a outros mas tenho ficado normalmente sem resposta...

The "Million dollar question", não é esta, porque se o estado não pode pagar simplesmente não oferece, as pessoas que foram contratadas para prestar serviços ao país, seja em que área for, são mais responsáveis que os outros pelo situação a que o país chegou? Esta é a pergunta que tem ficado sem resposta, são estes mais responsáveis que os outros dos governos terem criado o RSI, ou as Scut's, ou da nacionalização do BPN, ou do facto de os portugueses se endividarem para tudo e mais alguma coisa?!

E não vale a pena responderem-me com o facto de os que ganham mais de 1500 euros estarem lá todos por cunha, porque isso não é minimamente verdade, esses representarão uma pequena percentagem, já aqui falei disso também, mas há gente que continua a preferir enfiar as "talas" e continuar a ver o que lhe interessa...

Queres a minha opinião, eu ja a dei mas repito : em parte são , infelizmente para eles. Não é por terem ido para o Estado (a maioria não tem culpa, só queria um emprego) . Ja aqui referi e provei que em Portugal existem dois tipos de trabalhadores : os do publico e os do privado , e com regalias muito diferentes (obviamente elas vao diminuindo , mas ainda não são iguais) . No dia em que as condições de trabalho sejam iguais para TODOS os cidadão eu concordo contigo (a despesa tera que ser dividida por todos) mas até esse dia acontecer quem tem mais regalias tem que pagar mais.

Depois aqui estamos a falar em deficit do Estado , ora se o deficit é no Estado cabe ao Estado fazer os cortes que ache necessario para equilibrar as contas.

Os privados também fazem isso e não os estou a ver pedir ao Estado que contribua para isso também.

artista Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:O mal do povo Português é não ser solidario e ser invejoso , é por isso que o País não avança.

Concordo parcialmente, acho que tens razão na inveja e falta de solidariedade, mas isso não é motivo para que as pessoas afectadas por estes cortes não tenho direito a reclamar... pelo que disse anteriormente até acho que têm razão em fazê-lo...

Obvio , mas se notares bem quem reclama é sempre quem tem mais regalias e mais direitos. Portugal é um País que foi empobrecendo (na sua maioria para uma minoria ficar mais rica e poderosa) , mas em Portugal é perfeitamente possivel ter um nivel de vida muito razoavel com salarios de 2.000 eur. Se notares o que diz a Pata , nos Paises nordicos existe um minimo do qual ninguem baixa , mas esse minimo (saude,educação,regalias) é feito a custa de tectos e impostos a quem mais ganha. E quem não quiser , emigra. Em Portugal a média dos salarios no sector privado é de 750 euros (ou a volta disto) . Aqui falamos de quem ganha o dobro no minimo.

artista

artista Escreveu:PS: Para que não restem dúvidas, eu não sou FP mas trabalho para o estado (também trabalho no privado embora pouco), mas o meu vencimento é inferior a 1500 euros mensais pelo que não fui afectado por estes cortes. Já escrevi aqui que até achava que poderiam ter estendido os cortes a quem ganha entre 1000 e 1500 euros (2% por exemplo) o que já me afectaria, embora ache que também se deveria arranjar uma forma de os privados que têm vencimentos equivalentes contribuirem para a resolução dos problemas que são de todos..

Ja te respondi a esta parte no primeiro paragrafo , quanto ao Cavaco Silva, eu digo isso porque conheço varios f. publicos e o que eles querem é isso mesmo.
Claro que é uma opinião minha generalizar mas não devo estar muito longe da realidade.

Mas se quiseres (tu e todos os outros) que não concordam com a minha opinião façamos o seguinte:

Alguém abra uma proposta de petição para que TODOS os trabalhadores neste País tenham direitos e deveres iguais , que sejamos todos iguais perante a Constituição e o mercado de trabalho.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Mcmad » 28/1/2011 13:19

Toda esta conversa está enviesada! Porque acham que os ordenados diferem de país para país nas diferentes actividades profissionais?

Querem produzir 5 batatas e ganhar 10?

Impossível!
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por mais_um » 28/1/2011 13:14

artista Escreveu:Mais_um, eu próprio acabei por levar esta conversa para onde nem valia muito a pena ir... não concordamos muito no que se tem estado a discutir, eu acho que há 20 anos atrás só em poucos grupos excecionais (como o de história) é que um professor que tivesse um curso via ensino não conseguia entrar em poucos anos (cerca de 5) para a carreira docente! De qualquer forma acho que até tu concordarás que as coisas têm piorado muito ao longo dos tempos, sobretudo nos últimos anos, por isso ninguém sabe bem ao que vai...

É verdade que as coisas tem vindo a piorar e a tendencia nos proximos anos será essa, mas para quem pensou um pouco sobre o assunto não foi supresa.
Aumento do nº de vagas de cursos de ensino e diminuição acentuada da taxa de natalidade não começou agora.

artista Escreveu:
Até porque, a idéia que tenho é que a grande maioria dos jovens escolhe um curso (aos 18/20 anos) por vocação e não por terem mais ou menos saída. Pelo menos há muitos que o fazem, se não fosse assim eu seria o único candidato ao curso de arquitectura na FAUTL, e a verdade é que todos os anos eram mais de mil...

Infelizmente tens razão, mas depois não podem vir queixarem-se que nao tem emprego, já que escolhem cursos com baixa empregabilidade.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Re: OFF-TOPIC - Recebi o meu primeiro ordenado reduzido

por sargotrons » 28/1/2011 13:01

vitcosta Escreveu:Neste momento votarei em qualquer partido que proponha acabar com estes cortes

Matar o doente com a cura!

Espero que nos teus diagnósticos não faças a mesma confusão entre sintomas e causas. Os tratamentos devem ser dirigidos às causas e não aos sintomas.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por mais_um » 28/1/2011 12:56

artista Escreveu:Em relação a isto eu já te perguntei a ti e a outros mas tenho ficado normalmente sem resposta...

The "Million dollar question", não é esta, porque se o estado não pode pagar simplesmente não oferece, as pessoas que foram contratadas para prestar serviços ao país, seja em que área for, são mais responsáveis que os outros pelo situação a que o país chegou? Esta é a pergunta que tem ficado sem resposta, são estes mais responsáveis que os outros dos governos terem criado o RSI, ou as Scut's, ou da nacionalização do BPN, ou do facto de os portugueses se endividarem para tudo e mais alguma coisa?!

Claro que a responsabilidade é de todos nós (uns mais que outros, é certo) agora também é certo que os FP tem beneficiado bastante (bem mais do que a restante população)dos "erros" dos vários governos.

É necessário reduzir a despesa do Estado, o Estado está gordo (tem funcionários a mais, já que não os pode despedir, baixa os vencimentos).

A unica forma que eu conheço de os que não são FP contribuirem é pagarem mais impostos, mas isso não reduz a despesa publica, não resolve o problema de fundo, dai essa sugestão ter sido uma "cavacada". Mas se tens alguma forma de reduzir a despesa publica com a contribuição dos que não são FP aponta-a.

Um abraço,

Alexandre Santos

por artista_ » 28/1/2011 12:53

Mais_um, eu próprio acabei por levar esta conversa para onde nem valia muito a pena ir... não concordamos muito no que se tem estado a discutir, eu acho que há 20 anos atrás só em poucos grupos excecionais (como o de história) é que um professor que tivesse um curso via ensino não conseguia entrar em poucos anos (cerca de 5) para a carreira docente! De qualquer forma acho que até tu concordarás que as coisas têm piorado muito ao longo dos tempos, sobretudo nos últimos anos, por isso ninguém sabe bem ao que vai...

Mas tirando os aspectos anteriores, que me parecem "arrumados", o que eu achei foi despropositado aquele comentário inicial. O aaugustobb estava a comparar várias profissões e referiu um inconveniente forte que a profissão de professor tinha, a tua resposta a esse comentário foi que quem vai para um curso via ensino "já sabe ao que vai"! E eu pergunto-me, qual é a pertinência desse comentário, não te ofereceu dizeres mais nada sobre isso?! Ou seja, como as pessoas "já sabem ao que vão" não se pode dizer que é um incoveniente? sinceramente não compreendi o comentário, como disse, parece-me completamente despropositado...

Até porque, a idéia que tenho é que a grande maioria dos jovens escolhe um curso (aos 18/20 anos) por vocação e não por terem mais ou menos saída. Pelo menos há muitos que o fazem, se não fosse assim eu seria o único candidato ao curso de arquitectura na FAUTL, e a verdade é que todos os anos eram mais de mil...

por mais_um » 28/1/2011 12:21

artista Escreveu:É normal que as pessoas se sintam atingidas, não precisas de referir isso, já o fizeste algumas vezes, acho que te fica mal porque isso não interessa para nada... a não ser que te faltem argumentos, e sintas necessidade de atacar directamente o teu Interlocutor!

Não pretendo atacar ninguém, sou um gajo pacifico :mrgreen: , se por vezes possa parecer isso, tem a ver com o facto de conversarmos por escrito.

artista Escreveu:
Não me parece, se há 20 anos atrás se podia leccionar com o 12º, não me parece que tenha sido em 10 anos que a coisa mudou assim tanto... não esquecer que quem entrou para esses cursos há 10 anos só começou a leccionar há cerca de 5! E o aaugustobb falava em professores que "estão 10 anos ou mais para entrar para os quadros", ou seja, está a referir-se a quem entrou para esses cursos há pelo menos há 15 anos...

Leccionar com o 12º ano era excepção e não a regra, e andava eu no 7º ano, já havia na comunicação social reportagens de licenciados em História que não conseguiam dar aulas por não existir vagas.
e andavam a trabalhar em cafés e restaurantes.

Eu sei bem o que a minha irmã passou até ter concluido a via de ensino, porque há alguma confusão para quem desconhece o sistema, entre quem faz uma licencatura em via de ensino, ou seja estuda para ser professor e é professor e quem faz o curso sem ser via de ensino e depois vai dar aulas, claro que todos os que tem a via de ensino passam-lhe à frente e como é obvio houve areas em que esgotaram mais rapidamente as vagas do que outras, mas esse problema vem de longe não é recente.

Posso dizer-te que quando tive que optar no 9º ano, escolhi electricidade, embora a minha area preferida fosse historia, gostava de ter sido arqueologo ou algo parecido, mas já na altura esse mercado estava saturado, dai eu ter optado pela electricidade no 9 ano (ES Marquês de Pombal, em Belém) para depois saltar para electronica no 10º ano (Fonseca Benevides em Alcantara), fiz as minhas escolhas considerado o potencial do mercado de trabalho futuro e não o que eu gostava de fazer.

artista Escreveu:Tu é que deves estar no mundo da lua, dizes-me para ser objectivo mas nem leste o que escrevi... eu há vinte anos estava a entrar para a faculdade e podia ter leccionado com o 12º ano, porque havia falta de professores. Um amigo meu lecionou muitos anos apenas com o 12º (educação física) e estás a dizer-me que há vinte anos já sabiam ao que iam?!?!

Sim claro que já sabiam (o sistema é o mesmo que agora), só que de alguma forma desleixaram-se (a minha irmã foi um desses casos), não acabaram o curso ou não tinham a via de ensino e quem ia acabando o curso em via de ensino passava-lhes à frente, até que de repente não há vagas...temos pena!

por artista_ » 28/1/2011 12:20

Lion_Heart Escreveu:Million dollar question: O Estado pode pagar , o Estado tem dinheiro? Se esta malta que anda ai na peixeirada (com providencias , manifs e etc.) estivesse a trabalhar nao seria melhor? (eu so vejo a reclamar pessoas de barriga cheia, ainda nao vi ninguem desempregado sem subsidios , pessoas a ganhar 750 eur ou menos e etc.a fazer barulho).

Em relação a isto eu já te perguntei a ti e a outros mas tenho ficado normalmente sem resposta...

E não vale a pena responderem-me com o facto de os que ganham mais de 1500 euros estarem lá todos por cunha, porque isso não é minimamente verdade, esses representarão uma pequena percentagem, já aqui falei disso também, mas há gente que continua a preferir enfiar as "talas" e continuar a ver o que lhe interessa...

Lion_Heart Escreveu:O mal do povo Português é não ser solidario e ser invejoso , é por isso que o País não avança.

Concordo parcialmente, acho que tens razão na inveja e falta de solidariedade, mas isso não é motivo para que as pessoas afectadas por estes cortes não tenho direito a reclamar... pelo que disse anteriormente até acho que têm razão em fazê-lo...

Lion_Heart Escreveu:Se em vez de reclamar a malta estivesse a trabalhar e a jaudar a criar riqueza para o País seria melhor.

Uma coisa não impede a outra... as pessoas não deixam de trabalhar para reclamar! Mas mesmo que o façam, quer gostemos quer não, estão no seu direito!

Lion_Heart Escreveu:Se em vez de se queixar pq lhe cortam o salario , estivessem a apontar os verdadeiros podres do País onde se deveria mesmo cortar seria outra coisa boa.

Mas bastou ver a campanha para as presidenciais para se perceber que o povo ainda não percebeu nada.

Agora todos (em especial os f. publicos) rezam para o Cavaco derrubar o governo rapidinho para quem quiser ganhar as proximas eleiçoes lhes prometa uns aumentos , e andamos nisto.
Entendam de uma vez: Portugal pede todos os anos 10% do PIB para pagar regalias , benesses e salarios a uma quantidade de gente que foi sempre crescendo.

Como qualquer endividado o limite algum dia bate a porta e o credito é cortado.

O momento chegou. As hipoteses são duas: ou aceitam os cortes ou arriscam-se a ficar é sem salarios. Se o FMI entra ai nao sao de 5 a 10% os cortes, é mais.

Pois, isso já todos percebemos... mas as pessoas continuam a ter direito de se mostrar insatisfeitas!

Não percebo a tua interpretação de que os funcionários públicos em especial estarão interessados em que o Cavaco dissolva a assembleia, parece-me uma interpretação muito pessoal e pouco fundamentada, nem tu nem ninguém pode saber quem está a pensar dessa forma, nem se serão mais o FP a pensar assim...

artista

PS: Para que não restem dúvidas, eu não sou FP mas trabalho para o estado (também trabalho no privado embora pouco), mas o meu vencimento é inferior a 1500 euros mensais pelo que não fui afectado por estes cortes. Já escrevi aqui que até achava que poderiam ter estendido os cortes a quem ganha entre 1000 e 1500 euros (2% por exemplo) o que já me afectaria, embora ache que também se deveria arranjar uma forma de os privados que têm vencimentos equivalentes contribuirem para a resolução dos problemas que são de todos..

por mais_um » 28/1/2011 11:15

MarcoAntonio Escreveu:O tempo vai passando e acho que merece uma actualização, portanto aqui vai um update do aumento versus inflacção e variação:

2000 +2.5% +2.8% -0.3%
2001 +3.7% +4.4% -0.7%
2002 +2.8% +3.7% -0.9%
2003 =0.0% +3.3% -3.2%
2004 =0.0% +2.5% -2.4%
2005 +2.2% +2.1% +0.1%
2006 +1.5% +3.0% -1.5%
2007 +1.5% +2.4% -0.9%
2008 +2.1% +2.7% -0.6%
2009 +2.9% -0.9% +3.8%
2010 +0.8% +1.4% -0.6%
2011*-5.0% +2.7% -7.5%

* Os valores de 2011 são a redução da massa salarial (a redução não é homogenea nem se estende a todos os trabalhadores) e a previsão da inflação avançada em Janeiro

Cumulativo s/ 2011 -7.1%
Cumulativo c/ 2011 -14.1%

Os anos da década de 90 terão sido anos de vacas gordas mas esse período já ficou para trás há bastante tempo e é inadequado falar de 2009, que é uma excepção na última década, sem considerar o que ocorreu nos outros anos, anteriores e imediatos.

Prevê-se que continuem com aumentos abaixo da inflação pelo menos até 2013.

Já agora, caso tenhas tempo e pachorra seria interessante juntar os anos em que a progressão nas carreiras esteve congelada.

É que em algumas carreiras que eu vi, assim por alto temos aumentos superiores a 10% quando sobem de escalão.

Um abraço,

Alexandre Santos

por Valete » 28/1/2011 10:53

De 1500€ para cima, não se pode dizer que sejam maus ordenados, atendendo à realidade do nosso país. Portanto não me peçam para ter pena dessas pessoas, que na maior parte dos casos estão onde estão por cunhas ou favores.

Mas, no meio disto tudo, o que mais me espanta é os partidos de esquerda virem fazer destes cortes o seu cavalo de batalha. Não me parece que quem ganhe mais de 3 salários mínimos se enquadre na definição de proletariado oprimido. Principalmente, quando ao mesmo tempo se aumenta criminosamente a contribuição para a ss dos desgraçados a recibos verdes (grande parte dos jovens).
Mas disso não falam eles. Não estarão sindicalizados, não farão parte de nenhum corporativismo, não terão dinheiro para quotas...
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por Pata-Hari » 28/1/2011 8:47

Risco_ apesar de concordar e entender as pessoas que escrevem os posts que colaste dos BBs estrangeiros, o facto é que nos países do sul as coisas simplesmente funcionam assim. É chocante, aberrante e verdadeiro e comum a vários países do sul (frança incluída). Agravado pelo facto de ao sermos um país pequeno "toda a gente" se conhece. O problema é "ser-se gente" de acordo com este padrãozinho triste. No entanto os países do norte têm outras questões que não foram abordadas. Sim, na Finlandia sobes por mérito. Ganhas mais por mérito. Mas és despedido quando há crise com uma enorme facilidade (com acordo ou sem acordo), a empresa onde trabalhas pode fechar metade do ano se necessário for e passas a ter metade do ordenado, e pagas tanto em impostos que não interessa teres muito ou pouco mérito: in the end of the day recebes o mesmo que toda a gente via impostos (existe uma diferença grande, no entanto, para a fiscalidade de capital gains, ou seja, na pratica o empreendorismo está "a salvo")

Mas isso não muda grande coisa no que concerne a classe médica, ou muda?

Na minha experiência, só senti uma verdadeira facilidade de mobilidade profissional via mérito nos estados unidos onde há espaço e mobilidade laboral suficiente para tudo e para todos terem oportunidades.

(acho que estamos a desvirtuar o tópico mudando o tema ....)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Lion_Heart » 28/1/2011 3:25

Ja aqui vamos em 4 paginas de discussão (mais uma) , sobre um assunto que ja deveria estar arrumado.

Independentemente dos motivos de ambos os lados (pro e contra red. salarios dos f. publicos) a verdade é esta:

Million dollar question: O Estado pode pagar , o Estado tem dinheiro? Se esta malta que anda ai na peixeirada (com providencias , manifs e etc.) estivesse a trabalhar nao seria melhor? (eu so vejo a reclamar pessoas de barriga cheia, ainda nao vi ninguem desempregado sem subsidios , pessoas a ganhar 750 eur ou menos e etc.a fazer barulho).

O mal do povo Português é não ser solidario e ser invejoso , é por isso que o País não avança.

Se em vez de reclamar a malta estivesse a trabalhar e a jaudar a criar riqueza para o País seria melhor.

Se em vez de se queixar pq lhe cortam o salario , estivessem a apontar os verdadeiros podres do País onde se deveria mesmo cortar seria outra coisa boa.

Mas bastou ver a campanha para as presidenciais para se perceber que o povo ainda não percebeu nada.

Agora todos (em especial os f. publicos) rezam para o Cavaco derrubar o governo rapidinho para quem quiser ganhar as proximas eleiçoes lhes prometa uns aumentos , e andamos nisto.

Entendam de uma vez: Portugal pede todos os anos 10% do PIB para pagar regalias , benesses e salarios a uma quantidade de gente que foi sempre crescendo.

Como qualquer endividado o limite algum dia bate a porta e o credito é cortado.

O momento chegou. As hipoteses são duas: ou aceitam os cortes ou arriscam-se a ficar é sem salarios. Se o FMI entra ai nao sao de 5 a 10% os cortes, é mais.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por MarcoAntonio » 28/1/2011 3:10

O tempo vai passando e acho que merece uma actualização, portanto aqui vai um update do aumento versus inflacção e variação:

2000 +2.5% +2.8% -0.3%
2001 +3.7% +4.4% -0.7%
2002 +2.8% +3.7% -0.9%
2003 =0.0% +3.3% -3.2%
2004 =0.0% +2.5% -2.4%
2005 +2.2% +2.1% +0.1%
2006 +1.5% +3.0% -1.5%
2007 +1.5% +2.4% -0.9%
2008 +2.1% +2.7% -0.6%
2009 +2.9% -0.9% +3.8%
2010 +0.8% +1.4% -0.6%
2011*-5.0% +2.7% -7.5%

* Os valores de 2011 são a redução da massa salarial (a redução não é homogenea nem se estende a todos os trabalhadores) e a previsão da inflação avançada em Janeiro

Cumulativo s/ 2011 -7.1%
Cumulativo c/ 2011 -14.1%

Os anos da década de 90 terão sido anos de vacas gordas mas esse período já ficou para trás à bastante tempo e é inadequado falar de 2009, que é uma excepção na última década, sem considerar o que ocorreu nos outros anos, anteriores e imediatos.

Prevê-se que continuem com aumentos abaixo da inflação pelo menos até 2013.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Musus, rg7803, Shimazaki_2 e 199 visitantes