[Off-topic] Ensitel enxovalhada nas redes sociais
QuimPorta Escreveu:Las_Vegas Escreveu:A MOB que vai editar a wiki pode ser diferente da MOB que vai para o facebook insultar a mãe dos administradores da Ensitel, mas continua a ser MOB ou multidão.
Isso é que não me parece argumento nenhum...![]()
Ainda que fosse verdade, e não é. É "arrojado" comparar a mob que fala o Marco, com a comunidade da wikipedia, que produziu o maior e fiável centro de conhecimento da História... A trabalhar à borla ainda por cima...
Então e se a MOB de ignorantes resolvesse mobilizar-se contra as empresas detidas ou geridas por políticos ou ex-políticos envolvidos em casos de corrupção em que o estado saiu lesado?
Já era menos fútil?
A MOB não actuaria da mesma forma nesse caso?
Com recurso exactamente aos mesmos suportes?
Quem decide o que é futil e banal? eu, tu ou o MA?
Las_Vegas Escreveu:A MOB que vai editar a wiki pode ser diferente da MOB que vai para o facebook insultar a mãe dos administradores da Ensitel, mas continua a ser MOB ou multidão.
Qual é o teu ponto ao certo, para lá de dizer que são ambas grandes quantidades de pessoas (algo que eu próprio inclusivamente já tinha dito)?
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 30/12/2010 20:31, num total de 2 vezes.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Las_Vegas Escreveu:A MOB que vai editar a wiki pode ser diferente da MOB que vai para o facebook insultar a mãe dos administradores da Ensitel, mas continua a ser MOB ou multidão.
Isso é que não me parece argumento nenhum...

Ainda que fosse verdade, e não é. É "arrojado" comparar a mob que fala o Marco, com a comunidade da wikipedia, que produziu o maior e fiável centro de conhecimento da História... A trabalhar à borla ainda por cima...
"In God we trust. Everyone else, bring data" - M Bloomberg
uma mob a preocupar-se com banalidades e futilidades.
Banalidade e futilidades para ti ou para alguns, parece que outros não acham banal ou futil.
Assim sendo continuo a achar como na história das touradas que não é pelo facto de existir gente a passar fome no mundo que não se pode pensar em acabar com as touradas ou puxar as orelhas a uma empresa que tratou mal um cliente.
Las_Vegas Escreveu:Já foi referido no fórm acerca dos mais variados temas e eu concordo plenamente que o facto de existirem causas muito mais importantes e nobres não é argumento nenhum.
O que é que queres dizer com "não é argumento nenhum"?
Não é um argumento, é um facto (eventualmente discutível/disputável) e uma observação: trata-se de uma mob a preocupar-se com banalidades e futilidades.
Se eu disser que as camisolas do Benfica são vermelhas, ou cor de laranja ou whatever, isso não é um argumento.
É um facto/consideração/observação.
Seguramente ninguém que fala disto (do aspecto futil/banal) o está a utilizar para dar ou retirar razão à senhora, antes a classificar o comportamento das massas ou a caracterizar aspectos desse comportamento!
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Las_Vegas Escreveu:Já foi referido no fórm acerca dos mais variados temas e eu concordo plenamente que o facto de existirem causas muito mais importantes e nobres não é argumento nenhum.
É argumento para defender que há algo de futilidade neste tipo de casos de paixão cega e passageira.
Usas mal o que já foi, e bem, dito no fórum aplicando-o aqui.
Las Vegas Escreveu:Não sou entendido na matéria, mas julgava que o sucesso da wikipedia estava relacionada com a grande quantidade de "editores" que sempre que detectam um erro procedem como referes.
O sucesso do wikipédia deriva, na minha opinião, de três coisas:
1. Das características do meio de suporte;
2. Do modelo de funcionamento implementado;
3. Da quantidade de editores existente e disponível para contribuir para os conteúdos.
Las Vegas Escreveu:O que eu quero dizer é que se fossem só meia dúzia de entendidos a wiki não tinha nem um milésimo da informação que tem nem tão pouco a quase ausência de gralhas actual.
Sim, mas felizmente no mundo inteiro não há só uma meia dúzia de entendidos. Isto é o que o wikipédia demonstra nessa matéria.
Em que é que isso sustenta as virtudes de uma "mob ignorante" e o seu (suposto) contributo positivo para o wikipédia, queres explicar?
Las Vegas: a "mob ignorante" não se sente atraída para produzir conteúdos e quando o faz, tendencialmente, esbarra com o modelo e é afogada pela comunidade de pessoas que contribui positivamente para o wikipédia. Ali, nos editores, está em minoria!
Até pode estar em maioria nos leitores, seguramente nos editores está em minoria...
QuimPorta Escreveu:MarcoAntonio Escreveu:Está lá para complicar... desde o primeiro momento.
Provavelmente tens razão e provavelmente foi isso que pensaram os da Ensitel... Analisada friamente, a questão começa assim.
Mas, como dizes isso é acessório na história. A Jonanuts deve ser uma rapariga porreira e isso inspirou a simpatia das massas, que o expressam pelas redes sociais de forma a esmagar uma empresa constituída por gente que ganha o seu salário a trabalhar.
Isso vale o quê?! Nuts!
Há um aspecto de futilidade nisto tudo, de facto. Não creio que esteja nas redes sociais, mas no comportamento social, que as redes sociais e as empresas atentas aproveitam.
É mais fácil angariar simpatia para causas como esta (uma luta desigual de uma mulher determinada com uma empresa por causa de um telemóvel e de uns posts num blog) que por causas verdadeiramente importantes, como a ajuda a quem precisa ou os direitos fundamentais dos cidadãos.
Por casualidade contei este caso a uma pessoa de família que ontem passou 8 horas na urgência do Hospital de Sto. António e saiu de lá à sucapa sem que a porcaria do raio x fosse sequer feito. A quantidade de cenas degradantes que viu encheria páginas aqui do caldeirão. Resumo apenas em que já chegavam a pedir a sinistrados que ficassem na sala de espera para poder libertar a cadeira de rodas (esgotadas…)
Essa pessoas perguntou-me se eu não queria lançar um movimento parecido ao “ENSITELGATE” sobre a urgência do Hosp. Santo António. Alguém acha que isso gerava algum movimento de simpatia?! É difícil de explicar mas eu acho que não… Mais facilmente o conseguiria se desse um par de estalos em algum enfermeiro (com o devido respeito) e estivesse a lutar em tribunal pelo direito à indignação…
São sinais dos tempos… Dos nossos tempos…
Já foi referido no fórm acerca dos mais variados temas e eu concordo plenamente que o facto de existirem causas muito mais importantes e nobres não é argumento nenhum.
Então e nalguns países africanos? não havia cadeiras de rodas no St António? pois, nalguns países nem há hospitais.
MarcoAntonio Escreveu:Está lá para complicar... desde o primeiro momento.
Provavelmente tens razão e provavelmente foi isso que pensaram os da Ensitel... Analisada friamente, a questão começa assim.
Mas, como dizes isso é acessório na história. A Jonanuts deve ser uma rapariga porreira e isso inspirou a simpatia das massas, que o expressam pelas redes sociais de forma a esmagar uma empresa constituída por gente que ganha o seu salário a trabalhar.
Isso vale o quê?! Nuts!
Há um aspecto de futilidade nisto tudo, de facto. Não creio que esteja nas redes sociais, mas no comportamento social, que as redes sociais e as empresas atentas aproveitam.
É mais fácil angariar simpatia para causas como esta (uma luta desigual de uma mulher determinada com uma empresa por causa de um telemóvel e de uns posts num blog) que por causas verdadeiramente importantes, como a ajuda a quem precisa ou os direitos fundamentais dos cidadãos.
Por casualidade contei este caso a uma pessoa de família que ontem passou 8 horas na urgência do Hospital de Sto. António e saiu de lá à sucapa sem que a porcaria do raio x fosse sequer feito. A quantidade de cenas degradantes que viu encheria páginas aqui do caldeirão. Resumo apenas em que já chegavam a pedir a sinistrados que ficassem na sala de espera para poder libertar a cadeira de rodas (esgotadas…)
Essa pessoas perguntou-me se eu não queria lançar um movimento parecido ao “ENSITELGATE” sobre a urgência do Hosp. Santo António. Alguém acha que isso gerava algum movimento de simpatia?! É difícil de explicar mas eu acho que não… Mais facilmente o conseguiria se desse um par de estalos em algum enfermeiro (com o devido respeito) e estivesse a lutar em tribunal pelo direito à indignação…
São sinais dos tempos… Dos nossos tempos…
MarcoAntonio Escreveu:Las_Vegas Escreveu:E já agora se não fosse o comportamento em manada dos internautas a wikipedia não servia para nada.
Ou só os intelectuais é que lá vão actualizar e escrever artigos?
Acho que é mesmo isso, o facto de existirem milhões de pessoas a moverem-se num determinado sentido facilitado agora pelos wikis , redes sociais, etc que torna isto tão interessante.
Apesar de detestar a proliferação das teorias da conspiração que circulam na net acho que o futuro é isto, a manada está à solta para o bem e para o mal.
Las Vegas, o Wikipédia é a antítese de uma "mob" que embala numa cruzada baseada na história narrada por um internauta.
Vai ao wikipédia e coloca uma história narrada por ti. Assim que a comunidade que compõe o wikipédia detecte a tua história, vai expurga-la dos conteúdos subjectivos não enciclopédicos, assinalar todos os aspectos que não estão devidamente fundamentados e as fontes em falsa que sustentem o que é contado ou no limite simplesmente remover o artigo por não ser digno do wikipédia.
Se não entendes isto, então não sabes o que é realmente o wikipédia (ie, o que se pretende, como funciona, etc) muito embora conheças o produto acabado.
Não sou entendido na matéria, mas julgava que o sucesso da wikipedia estava relacionada com a grande quantidade de "editores" que sempre que detectam um erro procedem como referes.
O que eu quero dizer é que se fossem só meia dúzia de entendidos a wiki não tinha nem um milésimo da informação que tem nem tão pouco a quase ausência de gralhas actual.
Las_Vegas Escreveu:E já agora se não fosse o comportamento em manada dos internautas a wikipedia não servia para nada.
Acho que é mesmo isso, o facto de existirem milhões de pessoas a moverem-se num determinado sentido facilitado agora pelos wikis , redes sociais, etc que torna isto tão interessante.
Apesar de detestar a proliferação das teorias da conspiração que circulam na net acho que o futuro é isto, a manada está à solta para o bem e para o mal.
Las Vegas, o Wikipédia é a antítese de uma "mob" que embala numa cruzada baseada na história narrada por um internauta.
Vai ao wikipédia e coloca uma história narrada por ti. Assim que a comunidade que compõe o wikipédia detecte a tua história, vai expurga-la dos conteúdos subjectivos não enciclopédicos, assinalar todos os aspectos que não estão devidamente fundamentados e as fontes em falsa que sustentem o que é contado ou no limite simplesmente remover o artigo por não ser digno do wikipédia.
Se não entendes isto, então não sabes o que é realmente o wikipédia (ie, o que se pretende, como funciona, etc) muito embora conheças o produto acabado.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 30/12/2010 19:49, num total de 1 vez.
MarcoAntonio Escreveu:Las_Vegas Escreveu:Na minha opinião a desconfiança relativamente à senhora pelo tal primeiro paràgrafo tambem não faz grande sentido.
Las Vegas, esta tua referência é paradigmática!
Ora, eu disse especialmente.
Porque desconfiança eu teria sempre, ora essa!
A que propósito é que eu esbarraria com uma história contada por um internauta e iria partir do princípio que aquilo é tudo verdade e exacto?
Eu disse especialmente, aquele primeiro parágrafo serve imediatamente para perceber, pelo ignorância e parvoíce manifestada logo no primeiro contacto com a empresa e narrada pela própria como se estivesse a contar um grande feito, que tipo de cliente se trata e meramente reforça uma desconfiança inerente a uma qualquer história narrada por um internauta.Las_Vegas Escreveu:Não entendo qual a importancia do problema com o telemóvel ser de software, hardware ou mau olhado.
Segundo a visada o telemóvel não acendia a luz ao que o cavalheiro da Ensitel responde que o problema é software... e depois? o que é que isso interessa?
Exactamente. O que é que interessa?
Ele está lá para dizer o que faz na vida e mostrar que percebe ou não (no caso até mostra que não percebe nada mas quer fazer-se passar por perceber, um cliente-tipo que eu por experiência própria já conheço) ou para resolver o problema?
Está lá para complicar... desde o primeiro momento.
Pois, mas se não fossem os clientes complicados ninguém precisava de contratar um tipo para os atender.
Bastava uma máquina, do género do tabaco, metia-se moeda e saia um telemóvel.

MarcoAntonio Escreveu:rmachado Escreveu:Marco
Vamos supor que a Galp te colocava um processo para apagares todos os teus tópicos sobre o preço do combustivel. Isto pq algures tu referiste algo que um juiz considerou menos exacto ou mesmo difamatório.
Era coisa para ficares irritado e a malta aqui do Caldeirão chamar a Galp uma série de nomes, ou não?
E o que está relatado no queixas.pt tb recebeu intimação?
Se a GALP o fizesse, eu seguramente não ia acenar com a bandeira da "liberdade de expressão", qual despropósito ignorante e muito menos iniciar uma cruzada!
Tinha mais coisas a responder sobre o teu post e como eventualmente eu veria e reagiria à situação (diferente em toda a linha da da pesonagem da história deste tópico) mas não faz sentido estar aqui a escalpelizar um caso hipotético que com 99.99% de certeza não vai acontecer. Sem sentido, né?
Olha que nunca se sabe...

A questão chave aqui é que os senhores fizeram uma gestão da situação péssima e levaram com os exaltados todos em cima, que interpretaram como uma atitude de afronta a liberdade de expressão.
Talvez não seja assim tão exagerado mas se vão por ai mais valia intimar todas as pessoas que relataram situações semelhantes.. ou não?
Enfim deram vários tiros nos pés.
E a dita Senhora nem sequer teve grande "culpa" apenas relatou a situação...

- Registado: 24/8/2004 10:42
Las_Vegas Escreveu:Na minha opinião a desconfiança relativamente à senhora pelo tal primeiro paràgrafo tambem não faz grande sentido.
Las Vegas, esta tua referência é paradigmática!
Ora, eu disse especialmente.
Porque desconfiança eu teria sempre, ora essa!
A que propósito é que eu esbarraria com uma história contada por um internauta e iria partir do princípio que aquilo é tudo verdade e exacto?
Eu disse especialmente, aquele primeiro parágrafo serve imediatamente para perceber, pelo ignorância e parvoíce manifestada logo no primeiro contacto com a empresa e narrada pela própria como se estivesse a contar um grande feito, que tipo de cliente se trata e meramente reforça uma desconfiança inerente a uma qualquer história narrada por um internauta.
Las_Vegas Escreveu:Não entendo qual a importancia do problema com o telemóvel ser de software, hardware ou mau olhado.
Segundo a visada o telemóvel não acendia a luz ao que o cavalheiro da Ensitel responde que o problema é software... e depois? o que é que isso interessa?
Exactamente. O que é que interessa?
Ele está lá para dizer o que faz na vida e mostrar que percebe ou não (no caso até mostra que não percebe nada mas quer fazer-se passar por perceber, um cliente-tipo que eu por experiência própria já conheço) ou para resolver o problema?
Está lá para complicar... desde o primeiro momento.
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 30/12/2010 19:39, num total de 1 vez.
E já agora se não fosse o comportamento em manada dos internautas a wikipedia não servia para nada.
rmachado
Antecipaste-te! Estava para chamar a "atenção" ao MarcoAntónio para o facto de ele esperar que os seus leitores sobre a polémica do preços dos combustíveis o lessem antes de fazerem afirmações/perguntas precipitadas mas que neste caso ele não estaria disposto a fazer o mesmo. Será que a persistência do outros desvaloriza a sua própria persistência?!
Antecipaste-te! Estava para chamar a "atenção" ao MarcoAntónio para o facto de ele esperar que os seus leitores sobre a polémica do preços dos combustíveis o lessem antes de fazerem afirmações/perguntas precipitadas mas que neste caso ele não estaria disposto a fazer o mesmo. Será que a persistência do outros desvaloriza a sua própria persistência?!
- Registado: 4/2/2010 19:57
MarcoAntonio Escreveu:A confiança aparente depositada pelas massas na história da senhora, que logo no primeiro parágrafo do texto mostra logo de que tipo de cliente se trata
Na minha opinião a desconfiança relativamente à senhora pelo tal primeiro paràgrafo tambem não faz grande sentido.
Não entendo qual a importancia do problema com o telemóvel ser de software, hardware ou mau olhado.
Eu não percebo puto de telemóveis, se der para fazer e receber chamadas perfeito, senão é porque está avariado.
QuimPorta Escreveu:Porquê negro, Marco? Porque não azul, amarelo, verde (quantas são as do arco iris?!?). Ou seja... a realidade é como é, e as redes sociais só lhe fazem eco.
Para um Benfiquista seria o lado azul da net!

Editado pela última vez por MarcoAntonio em 30/12/2010 19:29, num total de 1 vez.
rmachado Escreveu:Marco
Vamos supor que a Galp te colocava um processo para apagares todos os teus tópicos sobre o preço do combustivel. Isto pq algures tu referiste algo que um juiz considerou menos exacto ou mesmo difamatório.
Era coisa para ficares irritado e a malta aqui do Caldeirão chamar a Galp uma série de nomes, ou não?
Se a GALP o fizesse, eu seguramente não ia acenar com a bandeira da "liberdade de expressão", qual despropósito ignorante e muito menos iniciar uma cruzada!
Tinha mais coisas a responder sobre o teu post e como eventualmente eu veria e reagiria à situação (diferente em toda a linha da da pesonagem da história deste tópico) mas não faz sentido estar aqui a escalpelizar um caso hipotético que com 99.99% de certeza não vai acontecer. Sem sentido, né?
MarcoAntonio Escreveu:Isto é o que eu chamo o lado negro da era da informação: o lixo na internet propaga-se a uma velocidade superior à da luz com o conluio da maioria da massa de internautas.
Porquê negro, Marco? Porque não azul, amarelo, verde (quantas são as do arco iris?!?). Ou seja... a realidade é como é, e as redes sociais só lhe fazem eco.
Por natureza não sou grande fã das redes sociais. Ganhei um pouquinho mais de respeito quando encontrei por lá gente de quem tinha saudades, e perdido o rasto faz tempo. Passei a observador atento quando me facilitam o networking profissional. Estou convencido que cedo ou tarde adiro de vez e pronto...

Embora não seja capaz de fazer o teu julgamento rápido sobre a razão ou não das massas, concordo e já tinha dito antes, que é o que verdadeiramente tem interesse: as massas (duplo sentido)
As redes sociais entram quase sem pedir nas nossas vidas. Um exemplo: ofereceram-me um telemóvel e fui trocar (Worten, muito satisfeito, sorry Pata

Não gostas, eu também não. Mas vamos ter que nos habituar à ideia... Parece-me...

Abraço
Las_Vegas Escreveu:Até há pouco tempo tambem achava que 99% daquilo não servia para nada, mas parece que serve, se assim não fosse para que carga de água andavam as empresas a perder tempo com relações publicas, fóruns, blogues, facebooks, etcs...
As empresas tentam chegar às pessoas, no local onde elas estão: é a mesma razão porque os Estádios (do exemplo que citaste) estão cheios de paneis publicitários!
As redes sociais são um espaço em que esse público tem uma participação activa dominante e o que este caso mostra é que as empresas, na sede de chegar ao público, por vezes entram em espaços para os quais não estão preparados, com os quais não conseguem lidar de forma conveniente.
Porque aqui a única coisa que vejo de mal do lado da Ensitel e que posso dizer com segurança (pois da história do telemóvel e da providência cautelar eu não estou qualificado para decidir nem me vou juntar à manada que quer decidir) é que a Ensitel não soube gerir a coisa da melhor maneira e actuou de uma forma que provavelmente só piorou as coisas (o que não quer dizer que tenha feito algo de realmente mal, apenas não mediu que aquilo que fez e que estava no direito de fazer não era naquele caso o mais ajuizado a fazer).
MarcoAntonio Escreveu:Las Vegas, como já disse não li a história toda, porque não me interessa (tenho mais com que me chatear do que com uma história sobre um telemóvel escrita por alguém onde, depois de ler o primeiro parágrafo, não vou depositar grande confiança) mas assim sendo como dizes, corrigindo essa "pequena" imprecisão, torna toda a peixeirada em que as pessoas estão a embarcar ainda mais claramente ridicula e non-sense:
> A revolta sobre a empresa querer forçar a retirada dos posts é pateta: dou de barato que provavelmente não foi a acção mais ajuizada da Ensitel mas a revolta em nome da "liberdade de expressão" é uma revolta da treta, própria da massa de "analfabetos" que não têm mais nada que fazer e que pululam as redes sociais... a "liberdade de expressão" não é ter todo o direito de dizer o que nos apetece, qualquer pessoa com um mínimo de cultura e bom-senso deverá sabê-lo). Portanto, em relação a isso, deixem os tribunais decidir e revoltem-se com coisas relevantes em lugar de passarem o tempo a fazer julgamentos populares próprios de uma "mob"!
> A revolta por causa de uma troca ou não troca de um telemóvel, baseada na história contada por um internauta é um completo e banal fait-diver. Mais uma vez, a malta não tem mais nada de relevante com que se preocupar do que embalar numa cruzada por causa de um "telemóvel" (!!!!?).
É precisamente por este tipo de coisa que num dos meus posts atrás e eu referi que o que havia aqui de "interessante" não era a história em si mas a perversidade da dimensão do caso. É o lado perverso das redes sociais. Jamais me convencerão que 99% do tempo não é lá gasto com tretas, coisa própria para quem não tem mais nada que fazer e não consegue encontrar nada mais relevante com que se preocupar...
Então que dizer dos adeptos de futebol que se sujeitam a apanhar chuva e frio num estádio, vestidos e pintados da mesma côr enquanto berram a plenos pulmões golo ou insultos contra a equipa adversária?
Nunca fui adepto do "comportamento em manada", o que não impede que ache muitissimo interessante o fenómeno, especialmente em casos como o da Ensitel.
Até há pouco tempo tambem achava que 99% daquilo não servia para nada, mas parece que serve, se assim não fosse para que carga de água andavam as empresas a perder tempo com relações publicas, fóruns, blogues, facebooks, etcs...
Marco
- Registado: 24/8/2004 10:42
QuimPorta Escreveu:Nota mental... Há uns anos também ouvi muito isso a propósito da própria Internet...
Sendo uma força viva há que lidar com ela, de preferência procurando ganhar dinheiro.
E aplica-se. O que eu estou a dizer estende-se a outras coisas e tem outros reflexos, como acabei até de exemplificar...
Naturalmente a internet tem imensas utilidades: ao lado do facebook e outros passatempos de inutilidade tens outras coisas extremamente úteis no sentido de cultivar e informar as pessoas, promovido pelas pessoas, como o wikipédia por exemplo.
Mas isto estende-se a outras coisas: da mesma forma que o e-mail é uma ferramenta poderosa, que muito te auxilia no contacto com outras pessoas, no desempenho da tua actividade profissional, etc, etc também serve para uma massa de e-mails inúteis de spam, histórias da treta, etc (retira os filtros e provavelmente, por dia, recebes mais mails inúteis do que úteis).
Eu sou a favor da internet. Mas ela tem esse lado negro... que no fundo só mostra a natureza das massas.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, bigest, Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, latbal, lito, m-m, malakas, Masterchief, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, peterteam2, PMP69, SalvaFP, Shimazaki_2, trilhos2006 e 192 visitantes