Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise provoca o maior aumento da economia paralela em 35anos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Branc0 » 9/12/2010 12:51

Como se pode ver nem tudo o que o Governo faz é mau.

E com o aumento do IVA, para o ano há mais.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore

Registado: 8/8/2007 14:38

por bolo » 9/12/2010 12:49

isto acontece porque é o mais natural.
qualquer dúvida em relação à realidade, os factos estão aí para os provar.

a perfeição é o mundo natural, com o bem e o mal. Aquilo que procuramos construir por ser mais adequado para nós, como uma estrutura social que nos abrigue no conforto, comodidade e prazer é algo que temos que construir, manter e defender constantemente. Mesmo quando conseguimos um determinado nível, encontramos novas perpestivas de desenvolvimento que procuramos alcançar.

a economia e neste caso a economia paralela é a mesma coisa: uma reacção natural de todos, não vale a pena negar. haverá sempre quem, pelos seus valores, esteja disposta a cumprir a sua parte naquilo que acredita, quer seja dentro da economia ou por fora, na parelela. A visão das coisas, o sentido de justiça, ou ambas, de cada determinam o comportamento de cada um.

nós aqui falamos como se o mundo perfeito tivesse desaparecido momentaneamente em vez de entendermos que precisamos de procurar a forma de o tornar mais "perfeito" para nós.

isso não é um dado adquirido. é uma construção na qual nada está garantido. o que vier por acréscimo é um ganho.

tendo em conta a nossa natureza, desde a educação que recebemos, às prioridade que estabelecemos e a forma como lidamos com as coisas, eu considero que isto até está muito bem.

devido às nossas dúvidas sobre o funcionamento eficiente da nossa sociedade, estamos num dilema entre desenrascarmo-nos sozinhos ou pagar a nossa quota nessa sociedade.

sabemos também que mesmo que ela fosse eficiente, haveria quem, por isso, viesse a achar que ela não precisaria de contribuição, o que lhe tiraria eficiência, o que levaria a uma progressiva descredibilização.

como vemos, é um equilíbrio difícil de manter. vamos fazendo a nossa parte.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por Lion_Heart » 9/12/2010 4:11

Foi a crise ou a Democracia ?

E que a crise serve para muitas desculpas.

Eu penso que foi a democracia e tudo o que ela representa de bom e de mau.

Nos ultimos tempos sao os impostos. Quanto mais altos mais tendencia para a fuga.

Ja aqui disse que o propio Estado facilita a fuga.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Automech » 9/12/2010 3:15

Mcmad Escreveu:Isto acontece porque as pessoas se sentem roubadas \ exploradas. :evil:

A atribuição de prestações sociais também ajuda a incentivar a economia paralela. E elas cresceram bastante depois do 25 de Abril.

Registado: 4/6/2010 12:12

por Mcmad » 9/12/2010 2:08

Isto acontece porque as pessoas se sentem roubadas \ exploradas. :evil:
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

Crise provoca o maior aumento da economia paralela em 35anos

por Elias » 9/12/2010 1:34

Crise provoca o maior aumento da economia paralela em 35 anos
09 Dezembro 2010 | 00:01
Filomena Lança - filomenalanca@negocios.pt

Entre 1974 e 2009, a economia não registada quase duplicou, a um ritmo que foi praticamente sempre de crescimento. Em 2009 era já de 24,2% do PIB.

Com o País em crise, a economia paralela deu o maior salto desde o 25 de Abril, disparando para um valor equivalente a um quarto do Produto Interno Bruto. Os números são de um estudo elaborado pelo economista Nuno Gonçalves, que elaborou o “Índice de Economia não Registada” e concluiu que desde o início dos anos 70 do século passado a economia paralela mais do que duplicou, passando de 9,3% do PIB em 1970 para 24,2% em 2009. Entre 2008 e 2009 o salto foi de 1,67%.

O estudo de Nuno Gonçalves, elaborado no âmbito da sua tese de mestrado, será apresentado hoje, Dia Internacional da Luta Contra a Corrupção, na Faculdade de Economia do Porto.

Registado: 5/11/2002 12:21

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: richardj e 236 visitantes