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Caldeirão da Bolsa

Off topic- Metro do Porto em risco

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Estado

por JCS » 29/7/2010 10:06

A ideologia do "Estado Social" em que os investimentos do estado não têm de gerar lucros mas sim servir apenas as populações dá nisto... agora ninguém quer pagar. É mais um para juntar à longa lista de investimentos insustentáveis do estado que nada mais fazem que serem completos sorvedouros de impostos e consequentemente do esforço da população e das empresas tornando-as mais pobres. O buraco já são 2000 milhões... Venham mais destes que o país precisa :clap:

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por pocoyo » 29/7/2010 9:53

Este metro está cãodanado ao fracasso.

Só serve para turistas, senão vejamos:

É lento, quer dizer é muito lento.
É caro, quer dizer é muito caro, tendo em conta o factor anterior. Tempo é dinheiro.


Eu diria serve para ir ao Dragão e ao S. João.
Dará prejuizo para sempre.


PS. Na zona da Maia se um gajo for a mais de 50 ultrapassa o metro. Claro que quase toda gente acelera mais um bocadinho quando está lada a lado com o metro, só para humilhar quem vai lá dentro. :lol:
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por atomez » 29/7/2010 1:20

Quem não tem dinheiro, não tem metros...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
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Off topic- Metro do Porto em risco

por lunas99 » 29/7/2010 1:06

Metro do Porto está em ruptura financeira e pode parar se Estado não pagar
Alerta é do presidente da empresa. "Não há emergência", diz o Governo
2010-07-29
HUGO SILVA E PEDRO IVO CARVALHO in "jn"
O metro do Porto está em risco de parar por falta de dinheiro. A ruptura na tesouraria da empresa pode pôr em causa investimentos já em curso, avisa Ricardo Fonseca, presidente do Conselho de Administração, numa carta enviada ao Ministério das Obras Públicas.

Na missiva em forma de ultimato, datada de anteontem, e a que o JN teve acesso, o cenário traçado pelo gestor da empresa não podia ser mais sombrio: ou o Estado injecta rapidamente 200 milhões de euros até ao final do ano ou as debilidades financeiras da Metro poderão "pôr em causa o cumprimento de compromissos assumidos, quer no que respeita a investimentos em curso [extensão a Gondomar e Santo Ovídio], quer no que respeita ao serviço da dívida, da qual uma parte significativa tem garantia da República".

Contactado pelo JN, o Ministério das Obras Públicas, tutelado por António Mendonça, rotulou a carta de "informação de rotina" entre Ministério e empresa tutelada e assegurou, através da assessora de Imprensa, que "vai ser tudo tratado. Não há nenhuma situação de emergência".

Na argumentação usada por Ricardo Fonseca para alertar o Governo pesa o facto de ter acabado, no ano passado, o período de cinco anos em que a empresa teve capacidade de recorrer à Banca sem a ajuda do Estado. Mas "este modelo de actuação revela--se agora impraticável", escreve Ricardo Fonseca.

Basicamente, a Metro já não consegue sequer financiar-se junto da Banca. Para o corrente ano, precisa de encaixar cerca de 280 milhões de euros. Até à data, só conseguiu amealhar um total de 75 milhões.

Circunstância que tem obrigado a empresa a pagar mais tarde aos fornecedores - a dívida a estes ascende, já, a 62 milhões de euros. Por isso, Ricardo Fonseca pede "máxima urgência" ao ministro das Obras Públicas e dos Transportes, António Mendonça.

Marco António Costa, administrador da Metro do Porto e vice-presidente da Câmara Municipal de Gaia, faz mesmo um ultimato ao Governo: exige uma resposta no prazo de oito dias.

Há cinco anos que o projecto não merece qualquer financiamento a fundo perdido por parte do Estado. Sobrevive às custas de empréstimos bancários. E mantém-se em situação de falência técnica. No final de 2009, o passivo da empresa superava os dois mil milhões de euros.

A asfixia financeira da Metro do Porto dura há anos, sucedendo-se os alertas nos relatórios de contas anuais, nas frequentes auditorias e, até, pela voz de responsáveis da empresa.

"O metro é, hoje, um projecto insustentável", sublinhava, em Dezembro de 2006, o então presidente da Comissão Executiva, Oliveira Marques. Já na ocasião, a empresa corria o risco de esgotar a capacidade de endividamento, podendo ser forçada a parar a operação comercial.

Desde essa altura, e passados quatro anos, pouco ou nada mudou. As transferências a fundo perdido são praticamente nulas e as indemnizações compensatórias (pelos preços sociais praticados) são insuficientes.
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