Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Os portugueses ganham menos do que há 25 anos ?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Lion_Heart » 16/7/2010 12:14

patacas Escreveu:Porque há 25 anos atrás (parra além d maior parte desses produtos não existirem) eram vendidos a preços proibitivos.Leembro-me que qunado comprei o meu primeiro computador desembolsei 300 contos ( 1500 euros). Por esse preço, hoje comprava duas "bombas" e portáteis.
Perceber o que "não bate certo neste filme" acho que é o grande X da questão para resolvê-la.

A questão é que 25 atras ninguém vendia a crédito ou os juros eram proibitivos.

Logo ter uma casa ou um carro ja era um bom luxo.

Hoje em dia todos tem tudo mesmo sendo a crédito.

Se hoje em dia é melhor? Duvido , as pessoas tem um sentimento que vivem melhor mas se calhar não é verdade.

Na altura pouco tinham, mas também não tinham dividas , hoje podem dizer que tem muito, mas estão cheio de dividas e se venderem tudo ainda ficam com dividas na mesma!

Não são os bens que determinam a riqueza de uma pessoa ou de um País , é a liquidez.
Com liquidez tens acesso a tudo rapidamente e a bom preço.
Se tenho bens e precisar de liquidez rapido esses bens tem que ser vendido bem abaixo do chamado "valor de mercado". Porque senão não vendo!

E para finalizar uma coisa que o tuga não tem (ou tinha ) noção , porque todos os vendedores (carros, imovies, banca)não lhe avisaram é que a grande maioria dos bens (Todo o tipo de bens) desvalorizam .

E o dinheiro a partida permanece estavel!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por patacas » 16/7/2010 12:06

Porque há 25 anos atrás (parra além d maior parte desses produtos não existirem) eram vendidos a preços proibitivos.Leembro-me que qunado comprei o meu primeiro computador desembolsei 300 contos ( 1500 euros). Por esse preço, hoje comprava duas "bombas" e portáteis.
Perceber o que "não bate certo neste filme" acho que é o grande X da questão para resolvê-la.

Registado: 3/4/2008 11:50

por Lion_Heart » 16/7/2010 12:04

helderjsm Escreveu:Essas contas são todas muito bonitas.
Mas se olharmos bem à nossa volta, hoje (quase) toda a gente tem um LCD ou plasma, um carro, um apartamento todo catita, e ainda tem o frigorífico cheio de vários tipos de iogurtes, carnes, pizzas, bebidas com gás sem gás, máquina de café expresso (ou não).

Alguém me diz o que está mal neste cenário? ;)

Mas isso é tudo a crédito !
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

por Elias » 16/7/2010 12:04

helderjsm Escreveu:Essas contas são todas muito bonitas.
Mas se olharmos bem à nossa volta, hoje (quase) toda a gente tem um LCD ou plasma, um carro, um apartamento todo catita, e ainda tem o frigorífico cheio de vários tipos de iogurtes, carnes, pizzas, bebidas com gás sem gás, máquina de café expresso (ou não).

O que está mal é que uma grande percentagem da população tem biscates, rendimentos não declarados, segundos empregos e por aí fora e por isso o ordenado base não serve de termo de comparação.

Registado: 5/11/2002 12:21

por helderjsm » 16/7/2010 12:01

Essas contas são todas muito bonitas.

Registado: 23/10/2009 8:52

por patacas » 16/7/2010 11:59

Gosto de fazer o exercico ao contrário para saber quanto, de facto, se ganha (isto numa altura em que se fala de corte de ordenados) o que, para mim, é o mesmo que tirar cilindrada a um motor.

por Elias » 16/7/2010 11:58

Lion_Heart Escreveu:Antes do final do escudo, uma saida a noite (gasolina, jantar, cafe e bar/discoteca ) ficava no maximo por 5.000$

Hoje em dia o mesmo nao custa menos de 50€ ou seja o dobro.

E os salarios nem 25% aumentaram!

Sim, mas a procura por saídas à noite aumentou bué, logo é natural que os preços subam mais.

por Lion_Heart » 16/7/2010 11:56

O indice Bitoque é interessante , eu vou dar o Indice da Saida a noite.

Antes do final do escudo, uma saida a noite (gasolina, jantar, cafe e bar/discoteca ) ficava no maximo por 5.000$

Hoje em dia o mesmo nao custa menos de 50€ ou seja o dobro.

E os salarios nem 25% aumentaram!

Lion_Heart

por Elias » 16/7/2010 11:56

por outras palavras, há 25 anos recebias para 200 almoços e hoje a mesma função recebe para 100 almoços :)

Os portugueses ganham menos do que há 25 anos ?

por patacas » 16/7/2010 11:47

Resolvi fazer um exercíco depois de ter criado o Índice do Bitoque.:lol:
Há 25 anos quando começei a trabalhar ganhava 20 contos (100 euros) por M~es (ordenado de principiante). Uma refeição (bitoque,sopa,bebida e café)custava 100$oo ( 50 centomos).
Hoje uma refeição equivalente custa, no minímo 5 euros 10 vezes mais), pelo que os tais 100 euros (20 contos) equivaleriam hoje a 1000 euros.
Lembro-me que na altura um colega sénior ganhhva à volta de 70 contos (350 euros) ou seja, pelo índice bitoque 3500 euros.
O tipo de trabalho que fazia como iniciante hoje é pago, no máximo, a 500 euros, sendo que pelo índice bitoque eu recebia 1000 euros.

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], macau5m, PMP69 e 83 visitantes