Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A minha toolbox

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por yabadoo » 13/7/2010 0:20

A minha toolbox é 100% simples :
suportes, resistencias e linhas de tendencia.
Como indicadores o único que uso é o advance/decline line.
Finalmente uso um histograma de volumes para caçar melhor os suportes/resistencias.
"Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo..." (Fernando Pessoa)

Registado: 5/3/2010 17:06

A minha toolbox

por Fenicio » 13/7/2010 0:06

Todos temos as nossas ferramentas básicas de análise. Desde as mais simples às mais complexas, todo investidor baseia as suas decisões de compra e venda em algum conjunto básico de indicadores.

Venho propôr a discussão das toolbox que cada um utiliza no seu dia-a-dia nos mercados financeiros e, para começar, deixo a minha:

All-in-One

Trata-se de um conjunto muito básico de 6 indicadores de 5 tipos diferentes, são eles:

- Price ROC: Indicador de momentum. Uma ferramenta que, se bem utilizada, pode ser muito útil na antecipação de mudanças no rumo da acção;

- Aroon: Indicador de tendência. Um dos meus favoritos! :) Mais informações aqui:

http://stockcharts.com/help/doku.php?id ... tors:aroon

- MACD e RSI: Clássicos! Não podem faltar em nenhuma toolbox. Bons indicadores de tendência e de momentum. A conjugação de ambos, quando feita da forma correcta, permite identificar divergências importantes no preço, o que costuma antecipar mudanças na tendência vigente;

- Accumulation/Distribution: O estudo do volume é importante na avaliação da tendência e o A/D permite identificar a direcção do fluxo do capital, ou seja, se o dinheiro está a "entrar" ou a "sair" de um determinado título. Uma boa variação deste indicador é o Chaikin A/D Oscillator;

- Volatility (Chaikin's): Em conjugação com as Bollinger Bands, permite identificar com precisão o nível de volatilidade da acção.

Com base nesses indicadores eu criei uma ferramenta muito básica que me permite ter uma visão imediata da situação técnica de determinado título. A fórmula (Metastock) é a seguinte:

{Mercador Fenicio - www.mercadofenicio.com - 02/03/2009}

wave := 0;
alertPer := 3;

{Price ROC}

indROC := ROC(C,12,%);

wave := wave + (If( Alert( indROC >= 4 AND indROC > Mov( indROC, 9, E),alertPer ),1,-1));

{Aroon UP / Aroon Down}

indAroonUP := AroonUp(14);
indAroonDown := AroonDown(14);

wave := wave + ( If( Alert(indAroonUP > indAroonDown, alertPer),1,-1 ));

{MACD}

indMACD := MACD();

wave := wave + ( If( Alert(indMACD > Mov( indMACD, 14, E ), alertPer),1,-1 ));

{Accumulation/Distribution}

indAD := AD();

wave := wave + ( If( Alert( indAD > Mov( indAD, 14, E ), alertPer),1,-1 ));

{RSI}

indRSI := RSI(C,14);

wave := wave + ( If( Alert(indRSI >= 50, alertPer),1,-1 ));

wave;

O resultado é uma fotografia instantânea que revela muito daquilo que se passa a nível técnico com uma determinada acção. Podem avaliar o que se vê no gráfico pelas imagens abaixo (3 exemplos).

Espero que este tópico sirva de incentivo para que mais pessoas se sintam dispostas a discutir as suas ferramentas de análise / auxílio à decisão.

Até breve!
Anexos
Brisa_Example_01.gif
Brisa_Example_01.gif (89.74 KiB) Visualizado 2184 vezes
EDP_Example_01.gif
EDP_Example_01.gif (51.04 KiB) Visualizado 2187 vezes
Galp_Example_01.gif
Galp_Example_01.gif (45.55 KiB) Visualizado 2182 vezes
"Es gibt keine verzweifelten Lagen, es gibt nur verzweifelte Menschen" - Heinz Guderian

Trad. "Não existem situações desesperadas, apenas pessoas desesperadas"

Cartago Technical Analysis - Blog

Registado: 20/1/2008 20:32

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 135 visitantes