Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Chegou-se ao cumulo... o desespeero é tanto

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Fingerspitzengefuhl » 17/5/2010 4:30

Há outros meios para equilibrar as contas públicas:

->Cortar o subsídio de desemprego a quem recuse empregos perto de zona de residência.

->Reservar o RSI apenas para aqueles que dele necessitam.

->Acabar com os subsídios para as energias renováveis.

->Adiar a nova ponte e o TGV por tempo indefinido.

Se o governo está tão interessado em fazer investimento público porque não investir em algo realmente útil, como uma central nuclear?
Editado pela última vez por Fingerspitzengefuhl em 17/5/2010 4:35, num total de 2 vezes.

Registado: 9/2/2010 6:36

por MarcoAntonio » 17/5/2010 4:29

Pode ser que esta imagem ajude a vislumbrar quais seriam os reais efeitos de não taxar bens de luxo!

Imagem

Acham mesmo que esta malta está preocupada com o preço de um Mercedes S600?

E que é baixando o preço ou taxas sobre os bens de luxo que esta malta vai acalmar ou sentir-se mais rica?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 17/5/2010 4:17

Atomez e Fitz, isso não faz sentido nenhum.

Vocês só estão a esquecer o mais importante: que não é a troco de nada que fica mais difícil adquirir bens de luxo, é a troco de alguma coisa: dinheiro. Dinheiro que é preciso recolher de algum lado ou cortar noutro sítio!

Quais são as alternativas aos impostos sobre o luxo?

Mais imposto sobre o IVA, IRS, etc (que já subiram). Mais austeridade ainda no sector público (salários ainda mais baixos para um grande número da população) ou cortes aos pensionistas (que já estão congelados).

Argumentam portanto que cortar nesses lados aumenta o equilibrio social?

Tá bem!
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por atomez » 17/5/2010 4:13

What the Greeks have to cut

Here are some of the details agreed upon by the Greek government, which hopes to reduce its annual deficit to 8.1% of its gross domestic product this year, compared to 13.6% in 2009:

Salaries: Wages will be cut to save the government € 1.1 billion in 2010. A spokeswoman for the Greek Finance Ministry declined to provide a flat percentage, because the cuts will vary depending on a worker's salary. Two rounds of wage cuts have already occurred this year.

Retirement: Pensions will also be cut, except for those in the lowest income bracket. The retirement age will be set at 65. This is quite a contrast from the current system, which allows some workers to retire at 61. The government will toughen eligibility for disability, and for any other type of early retirement.

Sales taxes: The nation's value-added tax will be increased by a tenth, meaning that a 10% tax will get notched up to 11%, and a 21% tax will be increased to 23%, to use examples provided by the IMF. This is expected to save the government € 800 million in 2010.

Excise taxes: Special taxes will be imposed on fuel and cigarettes, each of which will provide estimated revenue of € 200 million this year.

A tax will also be imposed on alcohol (including the traditional Greek liquor ouzo), providing estimated revenue of € 50 million in 2010. And the government will slap an excise tax on luxury items, such as yachts and private jets.

This luxury tax targets the wealthy, said Orenstein. But that doesn't help the fact that the working and middle classes will bear the brunt of the hardship, he said.

"The Greek context is one in which there's been a lot of tax evasion," said Orenstein. "It seems to me that people who can't hide their income -- public workers, teachers -- are the ones who are going to pay the price. That's the downside of the austerity program."
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por Fingerspitzengefuhl » 17/5/2010 4:10

Seaman Escreveu:tá na hora de dormir...

Enquanto falamos de piscinas gregas o EURUSD baixou para 1.225... :wink:
Editado pela última vez por Fingerspitzengefuhl em 17/5/2010 4:14, num total de 1 vez.

por Seaman » 17/5/2010 4:05

tá na hora de dormir...

Registado: 4/4/2009 0:57

por MarcoAntonio » 17/5/2010 4:01

Já agora, um novo imposto sobre o luxo era uma das medidas que Bruxelas pedia/exigia que a Grécia tomasse para conceder a ajuda pedida:

http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t= ... ut=10&tm=6
Imagem

Administrador Fórum

por Fingerspitzengefuhl » 17/5/2010 4:00

Tens razão Atomez, até porque para que são verdadeiramente ricos estes 800 euros por ano não fazem grande diferença.

Pela lógica do MarcoAntónio seria legítimo criar uma taxa para quem tem uma TV de 2000eur, para quem tirou umas férias no estrangeiro, telemóvel de 300eur, etc.
Editado pela última vez por Fingerspitzengefuhl em 17/5/2010 4:02, num total de 1 vez.

por atomez » 17/5/2010 3:53

MarcoAntonio Escreveu:Taxar o luxo para mim faz sentido. Não porque tenha algo contra o luxo mas porque é necessário atingir equilibrios. E equilibrio é coisa que não existe na Grécia...

Pois eu acho o contrário. Taxar o "luxo" ou ter impostos altamente progressivos vai é criar desequilíbrios e aumentar o fosso entre camadas sociais.

Isto porque quem quiser ter uma piscina ou um carro de um pouco mais cilindrada tem de pagar muito mais por isso e portanto fica só ao alcance dos muito ricos. Cria-se um fosso entre as duas camadas e desincentiva-se o esforço para criar mais valor pois o pessoal pensa logo "para que é que eu me hei-de esforçar mais se mesmo assim não chego lá?"

Na prática destroi-se a classe média e a possibilidade de subir gradualmente na escala social ainda por cima sem grandes ganhos nos impostos porque o que recolhem por essa via é uma ninharia face ao total.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli

por joao bravo » 17/5/2010 3:36

MarcoAntonio Escreveu:
Fingerspitzengefuhl Escreveu:Este tipo de taxas acabam por ser péssimas para a economia a longo prazo, neste caso vão prejudicar as empresas ligadas ao ramo das piscinas.

Isso não é necessariamente mau. Se calhar, a Grécia precisa de menos pessoas dedicadas a construir piscinas e mais pessoas dedicadas a construir ou produzir outras coisas mais produtivas...

É precisamente por isso que eu escrevi aquilo acima no meu primeiro post. É exactamente onde agora estás a apontar mais potenciais aspectos negativos que eu vejo o principal e potencial aspecto positivo.

Esta história de "dá emprego" na verdade sempre me fez grande confusão: até a ladroagem dá emprego (a polícias, seguranças, funcionários de seguradoras, etc, etc). E nem por isso a ladroagem é uma coisa positiva para a economia porque é destrutiva e não produz nada!

Ora... a Grécia tá enterrada em dívida. Os Gregos consomem mais do que produzem. Se calhar devem pensar mais noutras coisas e menos em piscinas!

Concordo e sou da opinião que é preciso reduzir profissões não auto-sustentáveis (ex: emprego criados para construção do TGV e depois?) e apoiar criação de empregos que tragam riqueza real e que possibilitem exportação e criação de mais valias e riqueza a longo prazo.

Registado: 20/1/2007 2:00

por MarcoAntonio » 17/5/2010 3:33

Fingerspitzengefuhl Escreveu:Tens razão quando dizes que uma piscina não é algo produtivo, mas que sentido faz uma pessoa ter de pagar 800 eur ao estado só porque tem uma?

O sentido é taxar esse bem de luxo, a que não é alheio o que eu disse, mesmo que não seja a única e principal motivação. E esse imposto não se aplica (estou certo embora ainda não tenha visto a informação discriminada) só sobre piscinas mas outros também. E além de muitas outras medidas austeras (incluindo importantíssimas medidas de redução de despesa, bem mais acutilantes do que estas que tivemos cá).

Vão-me desculpar mas na situação que a Grécia se encontra, com os problemas que se depara e no estado que está a Economia Grega não acho disparate (nem propriamente desespero, é tão desespero como outras medidas que tomaram que ninguém vai comentar em tópico próprio aqui no Caldeirão).

Estão a sugerir em vez de taxar bens de luxo, aumentar outros impostos que vão interferir sobre outras actividades mais produtivas? Ou o Estado despedir uma data de pessoal? Era mais positivo que taxar o luxo?

O que estas Economias precisam é de consumir menos e produzir mais, importar menos e exportar mais, etc!

Taxar o luxo para mim faz sentido. Não porque tenha algo contra o luxo mas porque é necessário atingir equilibrios. E equilibrio é coisa que não existe na Grécia...
Imagem

Administrador Fórum

por joao bravo » 17/5/2010 3:32

O cenário poderá ser muitas piscinas transformadas em canteiros ou pequenos terrenos agrícolas =P (até que esses sejam também taxados).
Sou a favor da proporcionalidade de pagamento, uma piscina grande paga mais.
O que não trás uma verdadeira riqueza para o país pois deverá ser taxados em especial o luxo.

Registado: 20/1/2007 2:00

por Fingerspitzengefuhl » 17/5/2010 3:25

Tens razão quando dizes que uma piscina não é algo produtivo, mas que sentido faz uma pessoa ter de pagar 800 eur ao estado só porque tem uma?

Eu acho que a principal causa da crise e da desvalorização do EUR é a falta de poder central, não faz sentido termos uma moeda única e não termos um organismo central que tenha poder sobre as políticas económicas dos diferentes países da UE.

Não se percebe bem quem manda na Europa, precisamos de um governo central, de um parlamento central, de uma verdadeira política comum, todos tinhamos a ganhar, principalmente nós, os Espanhóis e os Gregos..

por atomez » 17/5/2010 3:19

No site do IMI até está descriminado os factores que entram no tal "Coeficiente de Qualidade e Conforto"

Queres ter qualquer coisa para lá do mínimo de "qualidade e conforto"? Pagas!
Anexos
cimi.PNG
cimi.PNG (15.78 KiB) Visualizado 3414 vezes
Niccolò Machiavelli

por MarcoAntonio » 17/5/2010 3:13

Fingerspitzengefuhl Escreveu:Este tipo de taxas acabam por ser péssimas para a economia a longo prazo, neste caso vão prejudicar as empresas ligadas ao ramo das piscinas.

Isso não é necessariamente mau. Se calhar, a Grécia precisa de menos pessoas dedicadas a construir piscinas e mais pessoas dedicadas a construir ou produzir outras coisas mais produtivas...

É precisamente por isso que eu escrevi aquilo acima no meu primeiro post. É exactamente onde agora estás a apontar mais potenciais aspectos negativos que eu vejo o principal e potencial aspecto positivo.

Esta história de "dá emprego" na verdade sempre me fez grande confusão: até a ladroagem dá emprego (a polícias, seguranças, funcionários de seguradoras, etc, etc). E nem por isso a ladroagem é uma coisa positiva para a economia porque é destrutiva e não produz nada!

Ora... a Grécia tá enterrada em dívida. Os Gregos consomem mais do que produzem. Se calhar devem pensar mais noutras coisas e menos em piscinas!
Imagem

Administrador Fórum

por atomez » 17/5/2010 3:09

kpt Escreveu:Na prática cá também se taxam as piscinas com a diferença de que a piscina é taxada tal como qualquer outra obra que aumente o valor da habitação. Ou seja, não há uma discriminação só para piscinas.

Não é bem assim.

Para além de contar o valor de construção da piscina há um tal "coeficiente de qualidade e conforto" que no fundo penaliza essa mesma "qualidade e conforto" que inclui a existência de piscina.

A avaliação do Código do IMI, resulta da seguinte expressão:

Vt = Vc x A x C a x C l x Cq x Cv

em que:
Vt = valor patrimonial tributário
Vc = valor base dos prédios edificados
A = área bruta de construção mais a área excedente à área de implantação
Ca = coeficiente de afectação
Cl = coeficiente de localização
Cq = coeficiente de qualidade e conforto
Cv = coeficiente de vetustez

O valor patrimonial tributário apurado é arredondado para a dezena de euros imediatamente superior.
Niccolò Machiavelli

por MarcoAntonio » 17/5/2010 3:04

Haa, tens razão. O lapso foi meu então porque eu "li" precisamente o inverso...
:oops:
Imagem

Administrador Fórum

por Supermann » 17/5/2010 3:04

Atomez Escreveu:Qual é a admiração?

Por cá é o mesmo. Se tiveres uma piscina:

- passas logo a pagar a água pelo escalão mais alto independentemente do consumo

- o IMI sobe

- as câmaras por cá também já aprenderam a usar o Google Earth para ver quem tem piscina (descoberta), é um rectângulo azul claro bem fácil de identificar

Como dizia um grego -- "a Grécia é um país pobre cheio de gente rica"

tenho em crer que na Grécia já haverá concerteza esse tipo de impostos... mas toca lá a taxar mais um bocadinho só porque sim... Tens piscina? Tão dá ca mais 800 €

Já estás a ser taxado pelos rendimentos porque razão há que dar lugar a ainda mais impostos... ?
Editado pela última vez por Supermann em 17/5/2010 3:06, num total de 1 vez.

Registado: 18/12/2009 18:54

por Fingerspitzengefuhl » 17/5/2010 3:02

Uma piscina de 60 metros quadrados ou mais não é assim tão pequena... na verdade, para um particular, já é uma piscina bem avantajada!

Sim, mas no artigo falam em 800 eur para piscinas até 60 metros quadrados, ou seja, quem tenha uma pequena piscina de 15 ou 20 m^2 também vai pagar...

Este tipo de taxas acabam por ser péssimas para a economia a longo prazo, neste caso vão prejudicar as empresas ligadas ao ramo das piscinas.

Há algumas décadas nos EUA criaram uma taxa especial para barcos de recreio, que na altura já pagavam impostos bem elevados, argumentavam que quem tem dinheiro para comprar um barco pode pagar mais, o resultado foi uma grande quebra na venda dos barcos, acabaram por recolher menos impostos do que anteriormente, algumas empresas tiveram de fechar portas, e os mais prejudicados foram os operários que construiam os barcos...

Elevadas cargas fiscais são o suficiente para inviabilizar muitos negócios, os governos sabem isso perfeitamente, mas o título do tópico diz tudo, é o desespero...
Editado pela última vez por Fingerspitzengefuhl em 17/5/2010 3:09, num total de 1 vez.

por MarcoAntonio » 17/5/2010 2:59

Fingerspitzengefuhl Escreveu:Eu discordo destas medidas, uma pequena piscina não é um bem de luxo, e quem as tem sabe bem a fortuna que se paga por uns míseros M^3 de água do cano e uns poucos de KW de energia...

O estado social faliu e a culpa não foi das pequenas piscinas.

Uma piscina de 60 metros quadrados ou mais não é assim tão pequena... na verdade, para um particular, já é uma piscina bem avantajada!
Imagem

Administrador Fórum

por atomez » 17/5/2010 2:56

Qual é a admiração?

Por cá é o mesmo. Se tiveres uma piscina:

- passas logo a pagar a água pelo escalão mais alto independentemente do consumo

- o IMI sobe

- as câmaras por cá também já aprenderam a usar o Google Earth para ver quem tem piscina (descoberta), é um rectângulo azul claro bem fácil de identificar

Como dizia um grego -- "a Grécia é um país pobre cheio de gente rica"
Niccolò Machiavelli

por Fingerspitzengefuhl » 17/5/2010 2:46

Eu discordo destas medidas, uma pequena piscina não é um bem de luxo, e quem as tem sabe bem a fortuna que se paga por uns míseros M^3 de água do cano e uns poucos de KW de energia...

O estado social faliu e a culpa não foi das pequenas piscinas.

por kpt » 17/5/2010 2:41

Quando a carga fiscal é excessiva começa a ser totalmente contraproducente. Quem pode e tem muito certamente estará a arranjar maneiras de voar com os seus rendimentos e algum património para uns certos sítios que cá sei. Só falta taxarem quem tiver mais que uma casa de banho em casa, é sinal de luxo também.

mais_um, cá, supostamente, as Finanças sabem se a habitação tem ou não piscina. Se uma pessoa construir uma piscina o valor patrimonial tributário da casa vai ser reavaliado (para cima) logo o IMI sobe em consequência disso mesmo.

Na prática cá também se taxam as piscinas com a diferença de que a piscina é taxada tal como qualquer outra obra que aumente o valor da habitação. Ou seja, não há uma discriminação só para piscinas.

É que por essa ordem de ideias, os gregos também deviam agora taxar mais ainda quem tivesse campos de ténis ou outro tipo de instalações em casa.

Registado: 11/5/2007 23:19

Re: Chegou-se ao cumulo... o desespeero é tanto

por MarcoAntonio » 17/5/2010 2:40

Eu não acho que seja assim tão ridículo. Muito embora a motivação possa ser essencialmente a de obter receita onde houver sinais que a possam obter, pode ter diversos efeitos positivos...

Agora alguém pensará duas vezes antes de construir uma piscina e possivelmente acabará por encaminhar o capital para algo mais positivo/produtivo. Não é que eu tenha nada contra as piscinas e bens de luxo em si, o que se passa é que estas economias que estão enterradas em dívida e consomem mais do que produzem têm de ser repensadas e se reorganizarem!

Isto não é bem cumulo e desespero. É mais sinais dos tempos...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 17/5/2010 2:41, num total de 1 vez.
Imagem

Administrador Fórum

Re: Chegou-se ao cumulo... o desespeero é tanto

por mais_um » 17/5/2010 2:30

Supermann Escreveu::shock: :shock:

Gregos ricos escondem piscinas do Fisco

Económico
17/05/10 00:05

A Grécia atravessa uma grave crise.
Comunidade
Partilhe:

Ter piscina em casa é um luxo a que poucos se podem dar. Não é crime, mas na Grécia pode dar problemas.

Os habitantes dos bairros ricos de Atenas estão a esconder as suas piscinas com tendas de lona próprias da cor da relva ou do cimento para impedir a visão dos mirones. Só que os mirones são as Finanças gregas, que estão a utilizar imagens de satélite para ver quem tem piscina em casa.

É que o Governo criou um novo imposto sobre o luxo, segundo o qual por uma piscina até 60 metros quadrados, o proprietário tem que pagar 800 euros por ano.

Apenas 300 gregos no norte de Atenas declararam ter uma piscina, mas o Fisco descobriu 17 mil piscinas nessa área, avança o jornal francês 'Le Monde'.

Toca lá a taxar por haver um buraco no chão...

Em portugal também se paga, mas como é habitual os portugueses tornearam a lei (ou será que é a lei que não está bem feita?..) e pedem licença para construir um tanque de rega.... :mrgreen: :mrgreen:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], HFCA, Jonas74, Kury Yozo, m-m e 245 visitantes