Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Bloco de Esquerda rejeita suspensão do TGV

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Com TGV ou sem TGV...

por bboniek33 » 4/5/2010 22:57

...eu quero ee saber como vai o Paiis crescer a 3%, que "paradigma", ou "desiignio", ou "visao estrateegica" ou o que lhe queiram chamar vai ser (porque visivelmente nao estaa) trac,ada para o futuro prooximo.

Vamos proo mar como disse o PR ? Mas vamos proo mar fazer o quee ? Nadar ?

Andam todos a discutir o sexo dos anjos enquanto esta treta se desfaz em diividas crescentes e uma economia paraliitica.

Eu quero laa saber do TGV... :roll:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por mais_um » 4/5/2010 22:45

Godfather Escreveu:Mais_um,

A questão não é se temos ou não dinheiro para realizar a obra (não te esqueças que temos capacidade de emprestar 2 mil milhões de € à Grécia...).
A questão é se neste momento o investimento de milhares de milhões de € num TGV tem custo/beneficio positivo?

Temos que ligar o País à linha de alta velocidade Europeia, mas não creio que este seja este o momento certo.

Existem diversos outros investimentos que em termos de médio prazo seriam bem mais produtivos para o País e com isso daqui a alguns anos quando tivermos as contas equilibradas continuar com esta obra (faraónica alguns dirão, mas que tem a sua importância).

Parece-me que o argumento utilizado tem sido que não há dinheiro:

Antes, o líder parlamentar do PSD, Miguel Macedo, tinha defendido que «o país não tem dinheiro» para «obras como o TGV, o aeroporto, a terceira travessia sobre o Tejo e concessões rodoviárias» e que estas «devem ser adiadas».

Na prática querem convencer o Governo de que a situação das contas públicas, da economia, das empresas e famílias não suporta obras como o TGV ou a terceira travessia sobre o Tejo

Não só compreendo o teu ponto de vista como concordo com ele DESDE que o demonstrem, ou seja que o dinheiro que se vai gastar na construção do TGV tem melhor retorno aplicado noutra area,mas digam como!

É que eu ouvi o Medina Carreira na RTP1, há uns tempos e ele não disse nada de concreto refugiou-se em generalidades e em que não conhecia os numeros em detalhe para sugerir medidas concretas.

Digam algo do genero, em 2012 está previsto gastar x no TGV, com esse x devemos fazer isto e aquilo que é mais produtivo, é assim tão dificil, se estão tão certos que o TGV é um erro? É que não continuo a perceber , se é tão mau negocio, não deve ser dificil prova-lo, certo? Os estudos são publicos, rebatem-nos, se estão errados, expliquem onde.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

Re: Bloco de Esquerda rejeita suspensão do TGV

por Marco Martins » 4/5/2010 22:44

canguru Escreveu:Nem me passa pela cabeça defender o BE mas ainda assim conseguem ter uma posição, aparentemente, mais sensata que o Governo.

O BE defende ainda o adiamento para 2022 da conclusão do novo aeroporto de Lisboa (prevista para 2017), considerando que esta obra não é prioritária, uma vez que "a crise económica reduz a procura de voos internacionais e altera também o prazo em relação ao qual a Portela poderia ficar com dificuldades na gestão do tráfego".

Gostava de saber os verdadeiros cálculos de lucro do novo aeroporto para o país!

O que é que Lisboa vai fazer com dois aeroportos, quando o da Portela ainda não está próximo da capacidade máxima?

O mais certo será colocarem Low-Costs para o novo aeroporto o que directamente afectará o Porto e o Algarve, até que esses deixem de justificar a sua existência e assim empobrecer mais o resto do país e enriquecer Lisboa.

Se não for isso, então Lisboa terá dois aeroportos a dar prejuízo!!

Registado: 7/4/2007 17:13

por hmaavv » 4/5/2010 22:41

jeso Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
PequenoInvest Escreveu:Esta aprovação do TGV é completamente aberrante. Ainda por cima sendo ele doutorado em economia :|

Se calhar doutorou-se num domingo...

Por FAX :wall:

O mais grave é que não foi ao Domingo ,o homem tem se saber mesmo do assunto,
isso implica que muitas vezes no seu discurso ele tem pleno conhecimento de que não está a falar verdade e continua e tentar recolher frutos dessas situações.

O BE assume-se claramente como um partido incapaz de assumir um compromisso sério e responsável.

Registado: 14/1/2008 0:05

Re: Bloco de Esquerda rejeita suspensão do TGV

por canguru » 4/5/2010 22:34

Nem me passa pela cabeça defender o BE mas ainda assim conseguem ter uma posição, aparentemente, mais sensata que o Governo.

O BE defende ainda o adiamento para 2022 da conclusão do novo aeroporto de Lisboa (prevista para 2017), considerando que esta obra não é prioritária, uma vez que "a crise económica reduz a procura de voos internacionais e altera também o prazo em relação ao qual a Portela poderia ficar com dificuldades na gestão do tráfego".

Registado: 6/4/2008 22:41

Incoerência!!

por rufa » 4/5/2010 22:32

Nunca o fiz mas hoje vou comentar a actuação do BE. Considero-o um partido sem matriz política que se apoderou de algumas franjas epistomológicas livres ou em crise de aceitação. Como tal sempre olhei para ele sem grande legitimidade política, como dizia o Dr. Carvalhas (está a falar na TVi24 sobre investimentos :lol: )pisca o olho aqui e ali.... No entanto hoje fiquei estupefacto que um partido defenda uma obra destas, quando tanto fala da mão de obra ilegal nas grandes obras ou das críticas aos grupos privados, então acordaram hoje e defendem ainda mais o endividamento do país :?: Acho na minha humilde opinião que o PRD da extrema esquerda morreu hoje, a única surpresa para mim foi terem tantos votos nos últimos actos eleitorais, tanta gente enganada :shock:

Cumps.

Registado: 29/11/2007 12:52

por PequenoInvest » 4/5/2010 22:29

try Escreveu:
PequenoInvest Escreveu:Arrependido estou eu de ter votado neles nas últimas legislativas.
Garanto que não levam mais com nenhuma cruz minha.

Penso que deves ser muito novo,o Louça é um demagogo que fala bonito,e as pessoas gostam do que ele diz,mas é uma pessoa que não interessa a ninguém,Deus nos livre que o BE fosse governo.

É como disse: aprendi com o erro.
A idade faz destas coisas e tens razão no que dizes :wink:

Registado: 24/7/2009 12:13

por try » 4/5/2010 22:28

PequenoInvest Escreveu:Arrependido estou eu de ter votado neles nas últimas legislativas.

Penso que deves ser muito novo,o Louça é um demagogo que fala bonito,e as pessoas gostam do que ele diz,mas é uma pessoa que não interessa a ninguém,Deus nos livre que o BE fosse governo.

Registado: 29/5/2009 22:05

por TheTraveler » 4/5/2010 22:26

Marco Martins Escreveu:Hoje falou-se no telejornal o TGV não ter ligação até Lisboa e parar antes do Tejo, não sendo assim necessário fazer a ponte sobre o Tejo.

A estação ficaria a 20 minutos de Lisboa.

Com isso seriam poupados 2 mil milhões e em vez de serem gastos 3,4 mil milhões, seriam apenas gastos 1,4 mil milhões.

Achei a sugestão bastante interessante e assim já não me importaria com o TGV e até o aceitaria (embora continua a dizer que o facto de não ser pensado para cargas é uma borrada).

Temos um aeroporto na cidade e numa excelente localização e querem-no mudar para fora da cidade.
Agora o TGV parece que tem que vir mesmo até à cidade senão ficam amuados...
Imagem

Registado: 10/10/2003 10:04

por Godfather » 4/5/2010 22:23

Mais_um,

A questão não é se temos ou não dinheiro para realizar a obra (não te esqueças que temos capacidade de emprestar 2 mil milhões de € à Grécia...).

A questão é se neste momento o investimento de milhares de milhões de € num TGV tem custo/beneficio positivo?

Temos que ligar o País à linha de alta velocidade Europeia, mas não creio que este seja este o momento certo.

Existem diversos outros investimentos que em termos de médio prazo seriam bem mais produtivos para o País e com isso daqui a alguns anos quando tivermos as contas equilibradas continuar com esta obra (faraónica alguns dirão, mas que tem a sua importância).

E claro tal como aconteceu neste caso com o Bloco de Esquerda, algumas (ou muitas) vezes os interesses falam mais alto que as ideologias do partido.

Parece mentira, mas a politica ainda continua a brindar-nos com combinações altamente improváveis. Aqui nunca há crise!
The simplest answer is usually the correct answer - Occam's razor
Experience is not what happens to a man; it is what a man does with what happens to him - Aldous Huxley

Registado: 19/1/2009 23:08

por bolo » 4/5/2010 22:22

Por isso é que defendo que a governação deveria ser feita fora do expectro e conflito esquerda/direita.

Ao escolhermos um lado, estamos a abdicar da coerência do todo, e mais tarde ou mais cedo vamos desequilibrar-nos. Mesmo que se escolha o centro, o equilíbrio que se encontra é mais uma vez pela limitação e não pela melhor amplitude.

O BE tem que defender as pessoas por si, normalmente defendendo e oferecendo-lhes a capota do Estado todo protector. Numa situação destas, de crise, mesmo nas contas do Estado, e porque na política o que conta é a camisola, como se vê pela pouca ou nenhuma colaboração e condições que os partidos dão ao governo, eleito democraticamente, o BE continua cegamente a defender que o Estado deve criar as condições para alimentar toda a gente, pondo os meninos a trabalhar por conta dele.

Ao discutir assuntos como política, religião e futebol, vê-se, e eu não sou isento, que a cada cabeça cabe a sua sentença, e por mais que tenhamos convicção de uma ideia, ela é a mais errada para quem é contra ela. Por isso... venha o diabo e escolha pelo melhor!

Quanto aos partidos, o MMS, por defender o levantamento do expectro tradicional esquerda/direita parece-me que poderia trazer alguma mais valia às proposta políticas, mas estou apenas a supor porque ainda não se deu muito a conhecer.

Il n'ya pas de subsventions de l'État pour les petits partis!
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por PairOfJacks » 4/5/2010 22:20

Diversas pessoas com quem já falei sobre o assunto TGV utilizam esse argumento da carga/transporte de mercadorias. Sinceramente é um ponto de vista que ainda não consegui encaixar.

A minha humilde impressão é que salvo raras excepções não faz grande sentido transportar carga num comboio de grande vitesse, nem de média e talvez nem de moderadamente pequena. Epá, se estivermos a falar de orgãos vitais para transplante ainda papo... agora transporte de mercadoria?!

Transportar um sofá, ou peixe congelado, ou cortiça, ou coisa que o valha daqui para espanha e ganhar umas horas em relação a um transporte marítimo, aumentando exponencialmente o custo desse transporte com o impacto resultante sobre o preço do produto para o consumidor não me parece pura e simplesmente viável.

Atenção que eu não estou irredutível e aceito ouvir argumentos, mas ainda não consegui ver a lógica por trás do transporte de mercadorias por TGV.

Cumprimentos,
PoJ
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por Marco Martins » 4/5/2010 22:09

Hoje falou-se no telejornal o TGV não ter ligação até Lisboa e parar antes do Tejo, não sendo assim necessário fazer a ponte sobre o Tejo.

A estação ficaria a 20 minutos de Lisboa.

Com isso seriam poupados 2 mil milhões e em vez de serem gastos 3,4 mil milhões, seriam apenas gastos 1,4 mil milhões.

Achei a sugestão bastante interessante e assim já não me importaria com o TGV e até o aceitaria (embora continua a dizer que o facto de não ser pensado para cargas é uma borrada).

Registado: 7/4/2007 17:13

por mais_um » 4/5/2010 21:58

Em relação ao TGV (Lisboa -Madrid, a unica ligação que defendo), gostava que quem diz que não temos dinheiro para o fazer o demonstrasse, não é dificil, já que os estudos e a calendarização dos custos estão disponiveis em:

http://www.rave.pt/

Já agora, não esquecer que o Sr. Presidente promulgou em 13 de Abril:

TGV: Cavaco promulga diploma sobre concessão do troço Poceirão-Caia
O Presidente da República promulgou hoje o decreto-lei que aprova as bases de concessão do troço ferroviário de alta velocidade Poceirão-Caia.

O Presidente da República, Cavaco Silva, promulgou o decreto-lei que aprova as bases de concessão do troço ferroviário de alta velocidade Poceirão-Caia, anunciou hoje a Presidência, em comunicado.

O chefe de Estado decidiu promulgar o diploma, tendo em conta que "o Governo comunicou que irá proceder à certificação por entidade independente da última análise custo-benefício realizada sobre este projeto", embora "as informações recebidas não esclareçam todas as dúvidas".

Face "à dimensão do investimento em causa", adianta a mesma nota, "sempre o Presidente da República considerou de crucial importância que a decisão de avançar com o projeto estivesse suportada em estudos independentes que comprovassem, na medida do razoável, a viabilidade do projeto no atual quadro económico-financeiro".

http://aeiou.expresso.pt/tgv-cavaco-pro ... ia=f576323

E claro que ficando demonstrado que actualmente é prejudical estarei contra o projecto, mas dizer só que não temos dinheiro para mim não chega, demonstrem, por favor.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por jeso » 4/5/2010 21:57

Sr_SNiper Escreveu:
PequenoInvest Escreveu:Esta aprovação do TGV é completamente aberrante. Ainda por cima sendo ele doutorado em economia :|

Por FAX :wall:

Registado: 24/6/2006 12:52

por Sr_SNiper » 4/5/2010 21:32

Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por PequenoInvest » 4/5/2010 21:29

MarcoAntonio Escreveu:

Admitir que já se votou neles é de "homem"!
:mrgreen:

Para mim, pela coragem, passaste a ser GrandeInvest...
:wink:

Apenas o fiz porque não vi, nos dois grandes partidos, alguém capaz de me representar. Alguém em que me revia sempre que aparecia.
Ok, confirmei que o Louçã e o BE estão-me a desiludir a cada dia que passa não me revendo em nada daquilo que eles dizem, mas felizmente aprendi com este erro.

Esta aprovação do TGV é completamente aberrante. Ainda por cima sendo ele doutorado em economia :|

por MarcoAntonio » 4/5/2010 21:20

Admitir que já se votou neles é de "homem"!

Para mim, pela coragem, passaste a ser GrandeInvest...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por PequenoInvest » 4/5/2010 21:17

Arrependido estou eu de ter votado neles nas últimas legislativas.

por Quico » 4/5/2010 21:12

Há que taxar as grandes fortunas, que há dinheiro para criar os paraíso na terra e os amanhãs que cantam!

Como sabem, taxar as grandes fortunas é como dar tiro aos patos... eles não fogem! :roll:
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Sr_SNiper » 4/5/2010 20:59

Qual é a novidade???
O BE, por ele fazia mais 2 TGV´s, duas autoestrdas e umas casas de chuto... alguèm havia de pagar...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Pata-Hari » 4/5/2010 20:53

O mundo fala da falência potencial de Portugal. O bloco de esquerda acha que se deve esbanjar. Serei eu a unica a achar que deveriam ser interditados?? esta é exactamente a mentalidade que acabou com a ideologia de esquerda....

Obras públicas

04.05.2010 - 18:00 Por Lusa

O líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, afirmou-se hoje contra a proposta do CDS-PP de suspender a construção do TGV, defendendo a necessidade de investimento público, mas "muito controlado", para enfrentar os problemas da economia nacional.
O Governo conta com o apoio do PCP e do BE para o TGV (Enric Vives-Rubio/arquivo)

"Estou certo que esse pedido de suspensão ou anulação do investimento na alta velocidade para a ligação à Europa não tem qualquer condição de viabilidade parlamentar", declarou o dirigente bloquista em conferência de imprensa no Parlamento, a propósito do agendamento, solicitado pela bancada do CDS, de uma apreciação parlamentar sobre o decreto-lei sobre a concessão Poceirão-Caia da ligação ferroviária de alta velocidade, marcada para dia 28 deste mês.

Louçã sublinhou que "o projecto do CDS morreu, não tem coerência, viabilidade nem nenhuma resposta à economia nacional", pelo que terá o voto contra da bancada bloquista, uma posição que o Bloco de Esquerda já transmitiu ao Governo, adiantou o líder partidário, sem no entanto esclarecer qual foi a reacção do Executivo a esta posição.

O responsável do BE justifica a sua posição com dois argumentos: o país "precisa de um reforço de investimento que crie emprego, controlado, qualificado, ponderado, mas que seja decisivo na animação económica" e necessita da ferrovia, "por razões ambientais, económicas e por uma estratégia de desenvolvimento do sistema de transportes.

Citando números do boletim da primavera do Banco de Portugal que apontam para uma redução do investimento em 2009 e 2010 na ordem dos 6400 milhões de euros e uma queda de 6300 milhões de euros no próximo ano, Francisco Louçã referiu que "Portugal está a ser estrangulado pela falta de investimento, pela falta de estratégia de desenvolvimento, pela falta de criação de emprego".

Se, na actual "situação de incerteza, não há investimento privado", o Bloco de Esquerda considera que "a única resposta coerente para uma economia que responde às suas prioridades é um investimento público, que tem de ser muito controlado".

"Estamos a tomar decisões em nome da economia nacional, não fazemos discussões políticas pondo no prato da balança a criação de desemprego, que é o que a direita está a fazer. A direita quer fazer disto uma zaragata política para discutir estratégicas económicas que conduzem à criação de desemprego. O PSD e o CDS dão-se muito bem com uma economia que promove o desemprego, porque é uma economia de salários baixos e de grandes negócios", sustentou Francisco Louçã.

O Bloco de Esquerda coloca três condições à construção do TGV: exige "um bom investimento na ferrovia", rejeitando "concessões de ramais da CP a privados, o que prejudicaria os consumidores e a economia nacional"; o projecto deve ter uma incorporação pela indústria nacional na ordem de 75 por cento, pelo menos, e, finalmente, reclama poupanças na obra, propondo nomeadamente que a linha sirva simultaneamente para transporte de passageiros e para mercadorias, poupando assim 250 milhões de euros.

Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], HFCA, Jonas74, m-m, varinho11, zulu404 e 410 visitantes