off topic - Enfermeiros, os licenciados de 2ª
Lixo!
Com todo respeito pelos funcionários de recolha de lixo, quero dizer que não sendo estes licenciados, ganham mais que muitos enfermeiros, pelo menos em Lisboa. 1200 no mínimo. Por trabalharem de noite? Enfim, mal acabam o trabalho de recolha começa o descanso e muitas vezes algumas horas antes do final do turno. Deixo mais uma dica. Hoje em dia fazer o 12 com as novas oportunidades é das coisas mais fáceis que pode haver. Portanto, em vez de usar o etofenamato toca a fazer pela vida, claro que depois de entrarem num curso superior a facilidade já não é mais a mesma. Note-se, por último, que a minha opinião não é de alguém que tenha que ver com os Enfermeiros, embora esteja solidário com eles. Cumprimentos
Eu tenho uma proposta vejam as tabelas de vencimento de países como a Holanda , Bélgica, França Espanha , calculem qual o salário médio multipliquem pelos Paridade do poder aquisitivo (PPA)
E tem o vencimento justo . Aceitam?
Obs: Há 5 anos recebi num pais europeu um grupo de professores , como tinham por perto uma Instituição Europeia disseram que era boa altura para protestar por melhores salários .
Perguntei a um qual era o seu escalão era o 10° , é melhor não protestarem aqui pois um professor neste pais recebe pouco mais de metade e na reforma metade.( em Portugal existem 14 meses)
Nos países normais estas profissões começam com melhor salário e acabam com muito menos ,
Em muitos casos há uma progressão no esstado que se aproxima dos 300% , nos países normais é metade .
O que o B A diz na Visão sobre salários e justo.
E tem o vencimento justo . Aceitam?
Obs: Há 5 anos recebi num pais europeu um grupo de professores , como tinham por perto uma Instituição Europeia disseram que era boa altura para protestar por melhores salários .
Perguntei a um qual era o seu escalão era o 10° , é melhor não protestarem aqui pois um professor neste pais recebe pouco mais de metade e na reforma metade.( em Portugal existem 14 meses)
Nos países normais estas profissões começam com melhor salário e acabam com muito menos ,
Em muitos casos há uma progressão no esstado que se aproxima dos 300% , nos países normais é metade .
O que o B A diz na Visão sobre salários e justo.
- Registado: 14/3/2009 0:19
Pata-Hari Escreveu:Ti, dou-te a resposta de outro modo: achas que faltando um que são insubstituíveis por outros?
A questão é mesmo essa: existem profissões que por natureza são exercidas por poucas pessoas com capacidades muito acima das do humano médio e dificilmente substituíveis. Ou exercidas com características pessoais muito raras. Os enfermeiros precisam de características pessoais e humanas muito especiais mas que existem num universo relativamente alargado de pessoas.
O mesmo para um bom educador de infância. O mesmo para uma boa empregada doméstica (a minha trata os meus filhos como se fossem netos, por essa razão lhe dou um valor enorme). O mesmo para uma infinidade de outras profissões.
Estamos a desviar-nos do tema de qualquer modo.
Não estamos não. Olha. Já te falei de um sem numero de tarefas que provavelmente nem tu sonhavas que era o enfermeiro o responsável . Agora adicionas ao que te disse, tudo aquilo que um médico transmite a um enfermeiro para realizar ao seu paciente
- Registado: 29/11/2007 2:05
Ti Salvador Mano Escreveu:Pata-Hari Escreveu:ti salvador, não está a ser dito que não se precisa dos enfermeiros, apenas te está a ser apontado que existem muitas outras profissões sem as quais não poderias sobreviver. Desejar a morte por paragem cardio-respiratória a alguém por apontar isso, acho um pedaço excessivo.
Caríssima. Dá-me um exemplo de uma profissão que possa substituir a tua família durante um período de internamento. Que cuida de ti com todo o carinho. Que te dá banho. Que te dá de comer na boca. Que te aspira quando te vê aflita, Que te muda as fraldas. Que sofre com o teu sofrimento tanto de dia como de noite. Quer seja Domingo ou feriado. Quer seja dia de Páscoa ou de Natal. E um sem numero de tarefas mais que desempenha............ e no finalzinho só ganha 1020,00 euros por mês
Diz - me qual é essa profissão?
Posso acrescentar que em caso de internamento é ao enfermeiro a quem cabe dar a família a pior noticia. É a ele quem cabe fazer a múmia. É o enfermeiro, em caso de alta hospitalar, o responsável por saber se determinado doente tem casa e família que o acolha. Em caso negativo passará a informação à assistente social que GANHA MAIS que um enfermeiro[/i]
Ti, dou-te a resposta de outro modo: achas que faltando um que são insubstituíveis por outros?
A questão é mesmo essa: existem profissões que por natureza são exercidas por poucas pessoas com capacidades muito acima das do humano médio e dificilmente substituíveis. Ou exercidas com características pessoais muito raras. Os enfermeiros precisam de características pessoais e humanas muito especiais mas que existem num universo relativamente alargado de pessoas.
O mesmo para um bom educador de infância. O mesmo para uma boa empregada doméstica (a minha trata os meus filhos como se fossem netos, por essa razão lhe dou um valor enorme). O mesmo para uma infinidade de outras profissões.
Estou assustado , tenho fortes possibilidades de acabar com um enfermeiro a olhar para mim 10/1 ou 10/0 não tenho safa , posso a menos escolher enfermeira.
Este tipo ameaça ,e inaceitável e grave por onde anda o amor a profissão, vocação não existe, se querem ganhar muito mesmo muito mudem de Profissão .
Este tipo ameaça ,e inaceitável e grave por onde anda o amor a profissão, vocação não existe, se querem ganhar muito mesmo muito mudem de Profissão .
- Registado: 14/3/2009 0:19
Pata-Hari Escreveu:ti salvador, não está a ser dito que não se precisa dos enfermeiros, apenas te está a ser apontado que existem muitas outras profissões sem as quais não poderias sobreviver. Desejar a morte por paragem cardio-respiratória a alguém por apontar isso, acho um pedaço excessivo.
Caríssima. Dá-me um exemplo de uma profissão que possa substituir a tua família durante um período de internamento. Que cuida de ti com todo o carinho. Que te dá banho. Que te dá de comer na boca. Que te aspira quando te vê aflita, Que te muda as fraldas. Que sofre com o teu sofrimento tanto de dia como de noite. Quer seja Domingo ou feriado. Quer seja dia de Páscoa ou de Natal. E um sem numero de tarefas mais que desempenha............ e no finalzinho só ganha 1020,00 euros por mês
Diz - me qual é essa profissão?
whitebala Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:galfarragem Escreveu:Arre, que estes enfermeiros são arrogantes! Estes senhores pensam que a profissão deles é melhor que a dos outros?? Mas será que a a sua extraordinária formação não os faz ver que não há profissões melhores do que outras? É tudo uma questão de mercado!
Se houvesse montes de médicos (como o há por exemplo na Alemanha) haveria montes de médicos desempregados! E aí o sr. Doutor para pouco mais iria servir que limpar caixotes! E aliás, até a profissão de limpar os caixotes do lixo é socialmente tão importante como enfermeiro ou qualquer outra. Imaginem uns meses sem recolha de lixo como iria ficar a cidade onde vivemos. Se uma dada profissão é exigida pelo mercado é socialmente tão necessária como qualquer outra. Não pensem que a vossa é melhor que a dos outros!
É uma pena não seres apanhado numa medicina e com uma paragem cardio-respiratória.
Se um dia te acontecer isso, vais ver que a tua vida depende de um simples enfermeiro e para isso é preciso que ele seja um SAV com prática.
Até chegar a equipa de ressuscitação tu dependes daquele enfermeiro
Podes dispensar o tal professor, o tal juíz, o tal fiscal, mas não podes dizer que naquele momento dispensas o tal enfermeiro. Se ele correr o biombo e esperar até chegar uma equipa de ressuscitação provavelmente , já eras :-)
Ou seja: Somos muito importantes porque salvamos vidas.
E um condutor de um autocarro não as salva com a sua pericia.
E um especulador não as salva com os impostos que paga e que permitem que existam um sistema nacional de saude?
E um investigador quando descobre uma vacina não as salva!
etc,etc,etc
Todos desempenhamos a nossa função na sociedade e se existem classes que não se pode queixar em Portugal da sua situação (relativa à média nacional) são todas as classes ligadas à saúde (médicos, farmaceuticos à cabeça e os enfermeiros atrás a ver se apanham algumas migalhas do banquete)
Existe uma coisa que se chama mercado de trabalho e que certas classes em Portugal ainda insistem em contrariar chantageando com o seu poder os Governos!. Mas amigos "the party is over!!!!"
Já vi que és um homem do coragem e com eles no "sítio".
Votos que essa mesma coragem te surpreenda, mas não aqui neste fórum.
Vou gostar de ver essa coragem é quando precisares dos serviços dos tais "arrogantes" no público ou no privado (que ainda é pior)
Só espero é que venhas com a informação de : NÃO RESSUSCITAR em caso de paragem cardio-respiratória :-) :-).. a sorrir se dizem umas verdades
boa sorte, bem vais precisar dela...
Faltou-me acrescentar que a probabilidade de morreres aos olhos de um enfermeiro, ou de um médico é de 10/1 no público. Se for no privado é de 10/0.......... mais uma vez boa sorte
Ti Salvador Mano Escreveu:É uma pena não seres apanhado numa medicina e com uma paragem cardio-respiratória.
Se um dia te acontecer isso, vais ver que a tua vida depende de um simples enfermeiro e para isso é preciso que ele seja um SAV com prática.
Podes dispensar o tal professor, o tal juíz, o tal fiscal, mas não podes dizer que naquele momento dispensas o tal enfermeiro. Se ele correr o biombo e esperar até chegar uma equipa de ressuscitação provavelmente , já eras
Isso é como tudo na vida, se a tua casa estiver arder, precisas de um bombeiro, se estiveres a ser assaltado precisa de um polícia, se estiveres a morrer um médico, se fores acusado de um crime, um advogado, etc..., isso só para te dizer que todas as profissões são necessárias e tem o seu valor. Agora que umas estão mais bem remuneradas que outras, isso também é verdade, o ideal era todos termos o mesmo salário, mas isso nunca irá acontecer por egoísmo de todos nós.
Editado pela última vez por Nyk em 31/1/2010 22:44, num total de 1 vez.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
@whitebala e @galfarragem e outrso!
Admitindo que a Enfermagem não vale nada, que somos uns criados dos médicos e tudo o que vos passe pela cabeça! O que vocês pensam realmente não me interessa e estou plenamente tranquilo na minha profissão da qual tenho muito orgulho. na minha mão passaram milhares de doentes queimados, milhares de vidas, milhares de sorrisos, alegrias, tristezas, vitórias e derrotas na fase mais difícil na vida de qualquer pessoa. A doença!
Isso nunca ninguém me irá tirar. É meu e sempre que me levanto levanto-me de queixo erguido pelo trabalho respeitável que tenho. Apesar de não ter as condições de trabalho que deveria.
Mas pergunto a todos vós! Imaginando que não ganhamos como licenciados, que somos empregados dos médicos, etc... é, na vossa opinião, justificável que uma classe profissional faça greve porque está há 5 anos à espera de uma carreira?
Ou acham que nem carreira devemos ter e devemos ganhar todos o ordenado mínimo?
Porque eu garanto-vos que eu sei trabalhar para merecer 1500€ e sei trabalhar 450€ por mês e vocês nem notam a diferença!
Gostava mesmo que respondessem à minha questão
Obrigado
Admitindo que a Enfermagem não vale nada, que somos uns criados dos médicos e tudo o que vos passe pela cabeça! O que vocês pensam realmente não me interessa e estou plenamente tranquilo na minha profissão da qual tenho muito orgulho. na minha mão passaram milhares de doentes queimados, milhares de vidas, milhares de sorrisos, alegrias, tristezas, vitórias e derrotas na fase mais difícil na vida de qualquer pessoa. A doença!
Isso nunca ninguém me irá tirar. É meu e sempre que me levanto levanto-me de queixo erguido pelo trabalho respeitável que tenho. Apesar de não ter as condições de trabalho que deveria.
Mas pergunto a todos vós! Imaginando que não ganhamos como licenciados, que somos empregados dos médicos, etc... é, na vossa opinião, justificável que uma classe profissional faça greve porque está há 5 anos à espera de uma carreira?
Ou acham que nem carreira devemos ter e devemos ganhar todos o ordenado mínimo?
Porque eu garanto-vos que eu sei trabalhar para merecer 1500€ e sei trabalhar 450€ por mês e vocês nem notam a diferença!
Gostava mesmo que respondessem à minha questão
Obrigado
whitebala Escreveu:Ti Salvador Mano Escreveu:galfarragem Escreveu:Arre, que estes enfermeiros são arrogantes! Estes senhores pensam que a profissão deles é melhor que a dos outros?? Mas será que a a sua extraordinária formação não os faz ver que não há profissões melhores do que outras? É tudo uma questão de mercado!
Se houvesse montes de médicos (como o há por exemplo na Alemanha) haveria montes de médicos desempregados! E aí o sr. Doutor para pouco mais iria servir que limpar caixotes! E aliás, até a profissão de limpar os caixotes do lixo é socialmente tão importante como enfermeiro ou qualquer outra. Imaginem uns meses sem recolha de lixo como iria ficar a cidade onde vivemos. Se uma dada profissão é exigida pelo mercado é socialmente tão necessária como qualquer outra. Não pensem que a vossa é melhor que a dos outros!
É uma pena não seres apanhado numa medicina e com uma paragem cardio-respiratória.
Podes dispensar o tal professor, o tal juíz, o tal fiscal, mas não podes dizer que naquele momento dispensas o tal enfermeiro. Se ele correr o biombo e esperar até chegar uma equipa de ressuscitação provavelmente , já eras :-)
E um especulador não as salva com os impostos que paga e que permitem que existam um sistema nacional de saude?
etc,etc,etc
Todos desempenhamos a nossa função na sociedade e se existem classes que não se pode queixar em Portugal da sua situação (relativa à média nacional) são todas as classes ligadas à saúde (médicos, farmaceuticos à cabeça e os enfermeiros atrás a ver se apanham algumas migalhas do banquete)
Existe uma coisa que se chama mercado de trabalho e que certas classes em Portugal ainda insistem em contrariar chantageando com o seu poder os Governos!. Mas amigos "the party is over!!!!"
Torna-se rísivel que um dos elementos mais participativos neste tópico consiga postar inúmeros posts e conseguiu a proeza de não exprimir nenhumn argumento . Mas talvez funcione como uma espécie de catarse para com este brilhante elemento da nossa sociedade.
Será e utilizando uma das suas expressões recorrentes-"frustração-" temos aqui alguém que gostaria de ter sido enfermeiro ou funcionário público , mas as circuntâncias da vida não o permitiram?
Porquê toda essa misantropia ?
Ti Salvador Mano Escreveu:galfarragem Escreveu:Arre, que estes enfermeiros são arrogantes! Estes senhores pensam que a profissão deles é melhor que a dos outros?? Mas será que a a sua extraordinária formação não os faz ver que não há profissões melhores do que outras? É tudo uma questão de mercado!
etc,etc,etc
EALM Escreveu:Diz-me o que achas da proposta do governo dos 1200€ daqui a 4 anos.
Não seria de considerar? Mas eu não sei como está a ser a negociação... quem é o interlocutor? Há sindicato?
A proposta actual, não é como dizes, os 1200 daqui a 4 anos, pelo que entendi das declarações do José Carlos Martins do sindicato dos enfermeiros portugueses, os 1200 são para agora. A informação que tenho e que posso partilhar contigo neste momento, podes ver através do link.
http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portug ... id=1482318
Quanto á primeira pergunta que me fazes, se acho correcta a proposta actual, acho, que o recuo da ministra só demosntra que afinal o nosso trabalho merece ser valorizado. Eu nem queria falar dos professores, porque não gosto de falar das lutas dos outros quando não conheço os pormenores dessas lutas, mas repara na velocidade da cedência da parte do governo entre nós enfermeiros e os professores, parece-me que houve mais celeridade no nosso caso, e porquê?...
Mas no que toca a números, há muita coisa por esclarecer, como por exemplo, qual é o horário semanal? 35 ou 40 horas?, em que escalão vou ficar, eu que tenho 8 anos de serviço e ainda não progredi nada na carreira porque esta até aqui nem sequer existia?
Pelo que entendo das anteriores negociações, para além de ver zero de retroactivos desses 8 anos, ainda querem que eu com 8 anos de serviço, com a actual carreira começe pelo inicio da grelha, ou seja a receber o mesmo que um recém formado, o que não é justo parece-me e assim, a proposta é insuficiente, ou consoante o que for negociado, incompleta
galfarragem Escreveu:Arre, que estes enfermeiros são arrogantes!
Continuam-lhe a dar... dizem que somos arrogantes, que enojamos, que somos pseudo virgens ofendidas, atrozes, chupistas, chorões, analfabetos, com falta de humildade, com falta de juizo, empregados dos médicos,inferiores, com falte de argumentos, neste
tópico até hienas nos chamaram, enfim... E depois ainda vêm criticar a minha postura.
Gostariam era de ficar sem resposta, mas se depender de mim, não ficam, quer gostem delas quer não gostem. Façam uns RX aos cotovelos se lhes doi assim tanto e se não tiverem nenhuma fractura basta uma uma pomadinha de etofenamato, vão ver que alivia.
galfarragem Escreveu: Imaginem uns meses sem recolha de lixo como iria ficar a cidade onde vivemos. Se uma dada profissão é exigida pelo mercado é socialmente tão necessária como qualquer outra. Não pensem que a vossa é melhor que a dos outros!
Chega-lhe mais pomada, parece que a dor ainda não passou. Já vi comparações com a enfermagem a determinados niveis mas com a recolha de lixo não, essa é nova. Pára um pouco e imagina que és o maior e mandas em tudo, e uma vez que és o maior, decides parar a recolha de todo o lixo de Portugal num mês, e ao mesmo tempo decides que nenhum enfermeiro põe os pés no hospital nem nos centros de saúde em um mês também, depois não precisas de esperar um mês, diz-me apenas ao fim de um dia o que é que provocou mais mossa.
whitebala Escreveu: a minha opinião é que se estes senhores se consideram de 2ª
Ainda não vi ninguém neste tópico considerar-se de 2ª, o que está em causa, não é o que nos consideramos, mas sim o que nos consideram.
whitebala Escreveu: Para mim trata-se de uma orda de médicos frustrados
Apenas falo por mim, e não faço generalizações como o whitebala faz, por isso, o que lhe tenho a dizer é muito simples: Quando um dia vier cá á serra pergunte á minha mãe o que é que eu queria ser quando fosse grande, vai ver o que ela lhe responde. Não se acanhe, temos cá boa pinga.
whitebala Escreveu: E se não fossem bem pagos não vinham tantas "enfermeras españolas" para cá.
Mais uma frase onde podemos ver que se tem escrito por aqui muita coisa sem se saber minimamente do que se está a escrever e sem ao menos terem a procupação de confirmar, as afirmações que fazem, se são ou não verdadeiras. No final deste tópico fariamos um bom apanhado de afirmações do género.
Quer um trabalhinho de pesquisa? Então faça assim, procure na net o número de enfermeiros espanhóis a trabalhar nos hospitais portugueses, por ano, por exemplo a partir de 2002, que foi quando eu começei a trabalhar e tenho conhecimento da realidade, depois traçe um gráfico com essa pesquisa, poste aqui no tópico e depois veja lá se consegue acrescentar ao gráfico a afirmação que fez anteriormente. Depois pode ainda fazer o inverso, ou seja com os enfemeiros portugueses que foram para a espanha, também a partir da data que lhe disse. Para ter uma ideia do gráfico, vou-lhe dar uma pista... se juntar lado a lado os dois gráficos obtém um U, tipo vale glaciar, inspirado no seu avatar.
Nyk Escreveu: Sem papas na língua
Médico Espanhol dá Cabo de Listas de Espera
Porque é que existem listas de espera?
Em 6 dias operou tanto como 5 médicos num ano e por metade do preço cobrado na privada.
Em seis dias, um oftalmologista espanhol realizou 234 cirurgias a doentes com cataratas no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, num processo que está a "indignar" a Ordem dos Médicos. Os preços praticados são altamente concorrenciais, tendo sido esta a solução encontrada pelo hospital para combater a lista de espera. O paciente mais antigo já aguardava desde Janeiro de 2007, tendo ultrapassado o prazo limite de espera de uma cirurgia. No ano passado chegaram a existir 616 novas propostas cirúrgicas em espera naquela unidade de saúde. Os sete especialistas do serviço realizaram apenas 359 operações em 2007 (cerca de 50 por médico num ano).
No final do ano passado, a lista de espera era de 384, e foi entretanto reduzida a 50 com a intervenção do médico espanhol.
passagem pelo Barreiro durante o mês de Março - onde garante regressar nos próximos dois anos, embora o hospital não confirme - foi a segunda experiência em Portugal do oftalmologista José Antonio Lillo Bravo, detentor de duas clínicas na Extremadura
espanhola - em Dom Benito (Badajoz) e Mérida. Entre 2000 e 2003 já havia realizado 1500 operações no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, indiferente às "críticas" de que diz ter sido alvo dos colegas portugueses."Eu percebo a preocupação deles e sei
porque há listas de espera tão grandes em Portugal. É que por cada operação no privado cobram cerca de dois mil euros", diz ao DN o oftalmologista espanhol, inscrito na Ordem dos Médicos portuguesa, que cobrou 900 euros por cada operação realizada
no Barreiro. As 234 cirurgias realizadas no Barreiro, por um total de 210 mil euros, foi o limite possível sem haver necessidade de abrir concurso público internacional, sendo que o médico fez deslocar a sua equipa e ainda o microscópio e o facoemulsificador. O hospital disponibilizou somente um enfermeiro para prestar apoio.
E depois ainda aparece por aí pessoal a dizer: "vocês acham que trabalham muito"
Só para que não haja confusões, uma vez que o Nyk, nos deu este exemplo, convém clarificar, que a questão das listas de espera em Portugal, não tem nada a ver com os enfermeiros, excepto nas greves como pudemos constatar.
EuroVerde Escreveu: Não conheço um único enfermeiro(a) que não seja boa pessoa.
Ganda mentiroso, acabaste de conhecer um neste tópico, que nem sequer sabe escrever o granda matarruano do caraças

Bem vindo Paionense, já tinha pensado cá para comigo: Aquele moço e o Tiagopt ainda não viram o tópico, ainda não vieram cá escrever um post á maneira, e eis que chega o Paionense e bota uns posts 5 estrelas. Muito bom.

Re: Mente brilhante
lunas99 Escreveu:whitebala Escreveu:Não tive paciência para ler todo o tópico mas a minha opinião é que se estes senhores se consideram de 2ª então que vão pensem na "catrefada" de licenciados que começa a trabalhar com um ordenado quase sempre inferior a 1000 euros.
Para mim trata-se de uma orda de médicos frustrados e que querem viver acima da realidade do Pais. E se não fossem bem pagos não vinham tantas "enfermeras españolas" para cá.
Tenham Juizo!!!
Ora aqui está um post brilhante vindo muito provavelmente de uma pessoa mais brilhante ainda
A riqueza do conteúdo , a sintaxe ,a semântica a lógica...
Penso que com este post terminamos a discussão sobre este tópico , por tão brilhante e conciliador
Infelizmente não serei um licenciado de 2ª. Mas pago os impostos de Licenciado de primeira para vos dar de comer a todos. Não estão bem? No problem EMIGREM!!!!
Esta é e será muito provavelmente a minha única particpaçãp neste tópico.
1 - Nada contra as reivindicações dos enfermeiros.
2 - Como já dito por alguns, tudo contra a altura para reivindicar, onde estiveram nos últimos 10 anos.
3 - Tudo contra andar a empatar a vida de outras pessoas nas manifestações que fizeram durante a semana passada.
3 - Os argumentos apresentados pela maioria dos enfermeiros neste espaço estão a tornar-se redutores. Basicamente passa por repetirem exaustivamente que estão lá para salvar vidas, ainda bem que assim é pois trata-se da vossa função.
Como é função do cantoneiro diariamente efectuar a recolha de todos os resíduos produzidos, como é função da policia proteger a sociedade, como é função do eng. civil projectar, como é função do pedreiro levantar paredes, como é função de um empregado de mesa servir, como é função...como é função. Cada um com a sua, e a única coisa que se espera é eficiência e eficácia no desempenho das suas funções.
1 - Nada contra as reivindicações dos enfermeiros.
2 - Como já dito por alguns, tudo contra a altura para reivindicar, onde estiveram nos últimos 10 anos.
3 - Tudo contra andar a empatar a vida de outras pessoas nas manifestações que fizeram durante a semana passada.
3 - Os argumentos apresentados pela maioria dos enfermeiros neste espaço estão a tornar-se redutores. Basicamente passa por repetirem exaustivamente que estão lá para salvar vidas, ainda bem que assim é pois trata-se da vossa função.
Como é função do cantoneiro diariamente efectuar a recolha de todos os resíduos produzidos, como é função da policia proteger a sociedade, como é função do eng. civil projectar, como é função do pedreiro levantar paredes, como é função de um empregado de mesa servir, como é função...como é função. Cada um com a sua, e a única coisa que se espera é eficiência e eficácia no desempenho das suas funções.
galfarragem Escreveu:Arre, que estes enfermeiros são arrogantes! Estes senhores pensam que a profissão deles é melhor que a dos outros?? Mas será que a a sua extraordinária formação não os faz ver que não há profissões melhores do que outras? É tudo uma questão de mercado!
Re: ...
Alex Tomás Escreveu:Já ganharam alguma coisa com a greve.
O governo está a propor uma subida de 1020 Eur para 1200 Eur no inicio de carreira... mas pelo que percebi, os enfermeiros querem mais.
Afinal nem todos os FP vao ter aumento zero.
Não se esqueça dos professores, dos médicos que vão negociar carreira
http://economico.sapo.pt/noticias/medicos-exigem-aumento-salarial-na-ordem-dos-1700-euros_79311.html
e de todas as outras carreiras especiais que tiveram de ser revistas após o 12A/2008 e que o terão de ser ainda este ano!
Não fomos nós que pedimos isto. Por mim estava na antiga carreira e estaria a ganhar mais do que vou ganhar agora
Antes de começar a responder a toda a esta gente, temos de reportar ao inicio de tudo: 1999! Governo Guterres!
Nessa altura foi assinado junto de várias estruturas sindicais alterações a vários cursos superiores, entre os quais Educadores de Infância, Professores, Enfermeiros, etc.. Nessa altura ficou acordado com os Professores e com os Educadores de Infância que à medida que fossem adquirindo o titulo de licenciado era-lhes AUTOMATICAMENTE atribuída uma remuneração adequada.
Aos enfermeiros, FOI PROPOSTO pelo GOVERNO o regresso às escolas para mais um ano de formação que lhes conferia o grau de licenciado, sem ganho automático.
Actualmente os Professores dos Ensinos Básico e secundário e dos Educadores de Infância irão auferir em inicio de carreira 1518€ (proposta do ministério a 28/12/2009 com o tempo em cada escalão de 4 anos.
Reparem nesta comparação http://3.bp.blogspot.com/_rOOnoIDfU9M/SrfT3P8VOMI/AAAAAAAADuE/HPM9WVr--NU/s1600-h/Prof_sal.jpg
Os médicos irão negociar também a carreira também agora e querem apenas e só 1700€ de aumento. Querem ver que ninguém vai ouvir falar de negociações nem de problemas em lhes pagar? Os EPE´s vieram destruir completamente o nosso SNS. Vieram vender Saúde à peça... como se fosse um talho.
Olhem havia tanta coisa para dizer mas não vale a pena... não vale a pena esclarecer quem não quer...
Não percebem que não temos carreira neste momento e que precisamos de uma segundo o 12A/2008
Não percebem que o Artigo 38.º da Lei do Orçamento de Estado para 2009 (Lei n.º64-A/2008 de 31 de Dezembro), intitulado de “Recrutamento de candidatos licenciados na carreira geral de técnico superior”, diz que “(…) a entidade empregadora pública não pode propor a primeira posição remuneratória quando o candidato seja titular de licenciatura ou de grau académico superior a ela.”, sendo por isso necessário atribuir a segunda posição remuneratória aos licenciados, tais como os enfermeiros.
Não percebem que existem inúmeros estudos lá fora que dão os enfermeiros como uma das mais prestigiadas profissões lá fora e que isso influencia a prestação de cuidados
Não percebem o trabalho de um Enfermeiro por exemplo numa área de pré-hospitalar
http://www.youtube.com/watch?v=DjIPZFURRFs&feature=player_embedded
Para os iluminados que acham os Enfermeiros uns craidos dos médicos e outras atrocidades que tais deixo-vos alguns links para que se possam cultivar e subir ligeiramente o nivel da argumentação. Em TODOS os países da Europa os Enfermeiros saem de cursos superiores.
http://www.elperiodico.com/default.asp?idpublicacio_PK=46&idioma=CAS&idnoticia_PK=631628&idseccio_PK=1021
http://www.lshtm.ac.uk/news/2005/nursesandreform.html
http://www.bmj.com/cgi/content/full/331/7529/0-a
http://www.nursingtimes.net/nursing-practice-clinical-research/nurse-led-triage-in-general-practice/201348.article
http://www.library.nhs.uk/TRAUMA_ORTHOPAEDICS/ViewResource.aspx?resID=300954
NHS é o SNS de Portugal
http://abcnews.go.com/Politics/wireStory?id=7179709
<object width="560" height="340"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/HsDsKPiVr1Y&hl=pt_PT&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/HsDsKPiVr1Y&hl=pt_PT&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="560" height="340"></embed></object>
Se concordo com todas as politicas dos sindicatos? Não, principalmente com a parte de não dizerem a verdade no que diz respeito ao inicio da carreira de alguns licenciados. Temos de aprender a falar verdade. Agora o que é certo é os trabalhadores da Administração Pública não são a ralé do Sistema. São trabalhadores honestos, resposnsáveis (tão ou mais do que nos privados) e têm o direito de lhes ser dada uma carreira na qual possam atingir o topo ao longo dos anos em que servem o Estado.
Isso de atribuir as culpas do estado do pais ao trabalhadores da Administração Pública não é argumento para a massa cinzenta que aqui circula, pela menos a maioria dela!
Abraço
JP
Nessa altura foi assinado junto de várias estruturas sindicais alterações a vários cursos superiores, entre os quais Educadores de Infância, Professores, Enfermeiros, etc.. Nessa altura ficou acordado com os Professores e com os Educadores de Infância que à medida que fossem adquirindo o titulo de licenciado era-lhes AUTOMATICAMENTE atribuída uma remuneração adequada.
Aos enfermeiros, FOI PROPOSTO pelo GOVERNO o regresso às escolas para mais um ano de formação que lhes conferia o grau de licenciado, sem ganho automático.
Actualmente os Professores dos Ensinos Básico e secundário e dos Educadores de Infância irão auferir em inicio de carreira 1518€ (proposta do ministério a 28/12/2009 com o tempo em cada escalão de 4 anos.
Reparem nesta comparação http://3.bp.blogspot.com/_rOOnoIDfU9M/SrfT3P8VOMI/AAAAAAAADuE/HPM9WVr--NU/s1600-h/Prof_sal.jpg
Os médicos irão negociar também a carreira também agora e querem apenas e só 1700€ de aumento. Querem ver que ninguém vai ouvir falar de negociações nem de problemas em lhes pagar? Os EPE´s vieram destruir completamente o nosso SNS. Vieram vender Saúde à peça... como se fosse um talho.
Olhem havia tanta coisa para dizer mas não vale a pena... não vale a pena esclarecer quem não quer...
Não percebem que não temos carreira neste momento e que precisamos de uma segundo o 12A/2008
Não percebem que o Artigo 38.º da Lei do Orçamento de Estado para 2009 (Lei n.º64-A/2008 de 31 de Dezembro), intitulado de “Recrutamento de candidatos licenciados na carreira geral de técnico superior”, diz que “(…) a entidade empregadora pública não pode propor a primeira posição remuneratória quando o candidato seja titular de licenciatura ou de grau académico superior a ela.”, sendo por isso necessário atribuir a segunda posição remuneratória aos licenciados, tais como os enfermeiros.
Não percebem que existem inúmeros estudos lá fora que dão os enfermeiros como uma das mais prestigiadas profissões lá fora e que isso influencia a prestação de cuidados
Não percebem o trabalho de um Enfermeiro por exemplo numa área de pré-hospitalar
http://www.youtube.com/watch?v=DjIPZFURRFs&feature=player_embedded
Para os iluminados que acham os Enfermeiros uns craidos dos médicos e outras atrocidades que tais deixo-vos alguns links para que se possam cultivar e subir ligeiramente o nivel da argumentação. Em TODOS os países da Europa os Enfermeiros saem de cursos superiores.
http://www.elperiodico.com/default.asp?idpublicacio_PK=46&idioma=CAS&idnoticia_PK=631628&idseccio_PK=1021
http://www.lshtm.ac.uk/news/2005/nursesandreform.html
http://www.bmj.com/cgi/content/full/331/7529/0-a
http://www.nursingtimes.net/nursing-practice-clinical-research/nurse-led-triage-in-general-practice/201348.article
http://www.library.nhs.uk/TRAUMA_ORTHOPAEDICS/ViewResource.aspx?resID=300954
NHS é o SNS de Portugal
http://abcnews.go.com/Politics/wireStory?id=7179709
<object width="560" height="340"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/HsDsKPiVr1Y&hl=pt_PT&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/HsDsKPiVr1Y&hl=pt_PT&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="560" height="340"></embed></object>
Se concordo com todas as politicas dos sindicatos? Não, principalmente com a parte de não dizerem a verdade no que diz respeito ao inicio da carreira de alguns licenciados. Temos de aprender a falar verdade. Agora o que é certo é os trabalhadores da Administração Pública não são a ralé do Sistema. São trabalhadores honestos, resposnsáveis (tão ou mais do que nos privados) e têm o direito de lhes ser dada uma carreira na qual possam atingir o topo ao longo dos anos em que servem o Estado.
Isso de atribuir as culpas do estado do pais ao trabalhadores da Administração Pública não é argumento para a massa cinzenta que aqui circula, pela menos a maioria dela!
Abraço
JP
"
é verdade q muitos começam a trabalhar com ordenados inferiores a 1000 euros. tambem é verdade q muitos enfermeiros começam a trabalhar e tambem recebem menos d 1000 euros.passam os anos e nem sao aumentados, n ha uma carreira q foi prometida ha muito. ninguem s lembrou agora d fazer greve e ir para a rua só porque sim. como muitas outras profissoes, alguns, sao contratados a recibos verdes e muitas vezes a receber até menos d 5 euros/hora. e ha tambem quem n tenha trabalho, como noutras profissoes. mas acho q n é por isso q n tem o direito d lutar por melhores condiçoes.
quanto aos espanhois, cada vez sao menos por ca. no hospital onde trabalho, n ha nem um. e tenho colegas portugueses q foram trabalhar para espanha.
n sei s é por acaso, mas os enfermeiros portugueses tem saida em varios paises. ha hospitais do reino unido q vem cá, varias vezes por ano, para contratar enfermeiros portugueses.
euroverde, és o MAIOR!
obrigado
"whitebala Escreveu:Não tive paciência para ler todo o tópico mas a minha opinião é que se estes senhores se consideram de 2ª então que vão pensem na "catrefada" de licenciados que começa a trabalhar com um ordenado quase sempre inferior a 1000 euros.
Para mim trata-se de uma orda de médicos frustrados e que querem viver acima da realidade do Pais. E se não fossem bem pagos não vinham tantas "enfermeras españolas" para cá.
Tenham Juizo!!!
é verdade q muitos começam a trabalhar com ordenados inferiores a 1000 euros. tambem é verdade q muitos enfermeiros começam a trabalhar e tambem recebem menos d 1000 euros.passam os anos e nem sao aumentados, n ha uma carreira q foi prometida ha muito. ninguem s lembrou agora d fazer greve e ir para a rua só porque sim. como muitas outras profissoes, alguns, sao contratados a recibos verdes e muitas vezes a receber até menos d 5 euros/hora. e ha tambem quem n tenha trabalho, como noutras profissoes. mas acho q n é por isso q n tem o direito d lutar por melhores condiçoes.
quanto aos espanhois, cada vez sao menos por ca. no hospital onde trabalho, n ha nem um. e tenho colegas portugueses q foram trabalhar para espanha.
n sei s é por acaso, mas os enfermeiros portugueses tem saida em varios paises. ha hospitais do reino unido q vem cá, varias vezes por ano, para contratar enfermeiros portugueses.
euroverde, és o MAIOR!

obrigado
- Registado: 8/1/2010 2:08
whitebala Escreveu:Não tive paciência para ler todo o tópico mas a minha opinião é que se estes senhores se consideram de 2ª então que vão pensem na "catrefada" de licenciados que começa a trabalhar com um ordenado quase sempre inferior a 1000 euros.
Tenham Juizo!!!
Tenho muita pena que o ilustre tenha uma mentalidade tão tacanha e redutora.
O problema de Portugal é que existe muita gente que fala o que não sabe e pensa que sabe o que está a dizer (o que é ainda mais grave)
Vá com calma informe-se, leia, interesse-se e depois quando tiver um pouco mais de certeza do que fala use argumentos de uma pessoa civilizada!
Ora bem, vou dar a minha opinião (cheio de razão) tal como toda gente tem o direito de dar a sua!
1- Que eu saiba, não é nenhum disparate uma pessoa licenciar-se e aprofundar os seus conhecimentos especializando-se! Nem é disparate nenhum exigir um salário compativel com os conhecimentos práticos e teóricos que tem. Portanto, força enfermeiros(as)! Continuem a ambição e motivados acima de tudo!
2- Os enfermeiros(as) não têm culpa do dinheiro queimado que o Estado andou a enfiar no BPP, BPN, Qimondiii e outras parecidas, bem como a esbanjar dinheiro em estradas que custam 16milhões/km. Se os administradores e os senhores que se dizem de altas finanças, que actuam pela calada e por detrás das costas fizeram disparates, só têm que assumir a culpa e consequências e serem julgados em tribunal. Bem julgados. - E admiram-se de alguem ir abastecer um carro numa bomba de gasolina e não pagar e não ser considerado nem roubo, nem crime, nem furto. Coitados, vêem só o que lhes interessa. - Os trabalhadores dessas instituições pura e simplesmente deviam vir para o desemprego. Assim, o Estado tinha mais dinheiro.
3- Pode faltar tudo, imaginemos em caso de catástrofe médicos e enfermeiros fazem muita falta, e fora disso fazem muita falta na mesma. São talvez das poucas profissões que mais falta fazem, mesmo quando não estão presentes, tudo resto pára. Os enfermeiros são das pessoas mais humanas e verdadeiras que existe. Não conheço um único enfermeiro(a) que não seja boa pessoa.
1- Que eu saiba, não é nenhum disparate uma pessoa licenciar-se e aprofundar os seus conhecimentos especializando-se! Nem é disparate nenhum exigir um salário compativel com os conhecimentos práticos e teóricos que tem. Portanto, força enfermeiros(as)! Continuem a ambição e motivados acima de tudo!
2- Os enfermeiros(as) não têm culpa do dinheiro queimado que o Estado andou a enfiar no BPP, BPN, Qimondiii e outras parecidas, bem como a esbanjar dinheiro em estradas que custam 16milhões/km. Se os administradores e os senhores que se dizem de altas finanças, que actuam pela calada e por detrás das costas fizeram disparates, só têm que assumir a culpa e consequências e serem julgados em tribunal. Bem julgados. - E admiram-se de alguem ir abastecer um carro numa bomba de gasolina e não pagar e não ser considerado nem roubo, nem crime, nem furto. Coitados, vêem só o que lhes interessa. - Os trabalhadores dessas instituições pura e simplesmente deviam vir para o desemprego. Assim, o Estado tinha mais dinheiro.
3- Pode faltar tudo, imaginemos em caso de catástrofe médicos e enfermeiros fazem muita falta, e fora disso fazem muita falta na mesma. São talvez das poucas profissões que mais falta fazem, mesmo quando não estão presentes, tudo resto pára. Os enfermeiros são das pessoas mais humanas e verdadeiras que existe. Não conheço um único enfermeiro(a) que não seja boa pessoa.
Sem papas na língua
Em 6 dias operou tanto como 5 médicos num ano e por metade do preço cobrado na privada.
Em seis dias, um oftalmologista espanhol realizou 234 cirurgias a doentes com cataratas no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, num processo que está a "indignar" a Ordem dos Médicos. Os preços praticados são altamente concorrenciais, tendo sido esta a solução encontrada pelo hospital para combater a lista de espera. O paciente mais antigo já aguardava desde Janeiro de 2007, tendo ultrapassado o prazo limite de espera de uma cirurgia. No ano passado chegaram a existir 616 novas propostas cirúrgicas em espera naquela unidade de saúde. Os sete especialistas do serviço realizaram apenas 359 operações em 2007 (cerca de 50 por médico num ano). No final do ano passado, a lista de espera era de 384, e foi entretanto reduzida a 50 com a intervenção do médico espanhol.
passagem pelo Barreiro durante o mês de Março - onde garante regressar nos próximos dois anos, embora o hospital não confirme - foi a segunda experiência em Portugal do oftalmologista José Antonio Lillo Bravo, detentor de duas clínicas na Extremadura espanhola - em Dom Benito (Badajoz) e Mérida. Entre 2000 e 2003 já havia realizado 1500 operações no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, indiferente às "críticas" de que diz ter sido alvo dos colegas portugueses."Eu percebo a preocupação deles e sei porque há listas de espera tão grandes em Portugal. É que por cada operação no privado cobram cerca de dois mil euros", diz ao DN o oftalmologista espanhol, inscrito na Ordem dos Médicos portuguesa, que cobrou 900 euros por cada operação realizada no Barreiro.
As 234 cirurgias realizadas no Barreiro, por um total de 210 mil euros, foi o limite possível sem haver necessidade de abrir concurso público internacional, sendo que o médico fez deslocar a sua equipa e ainda o microscópio e o facoemulsificador. O hospital disponibilizou somente um enfermeiro para prestar apoio.
Em seis dias, um oftalmologista espanhol realizou 234 cirurgias a doentes com cataratas no Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, num processo que está a "indignar" a Ordem dos Médicos. Os preços praticados são altamente concorrenciais, tendo sido esta a solução encontrada pelo hospital para combater a lista de espera. O paciente mais antigo já aguardava desde Janeiro de 2007, tendo ultrapassado o prazo limite de espera de uma cirurgia. No ano passado chegaram a existir 616 novas propostas cirúrgicas em espera naquela unidade de saúde. Os sete especialistas do serviço realizaram apenas 359 operações em 2007 (cerca de 50 por médico num ano). No final do ano passado, a lista de espera era de 384, e foi entretanto reduzida a 50 com a intervenção do médico espanhol.
passagem pelo Barreiro durante o mês de Março - onde garante regressar nos próximos dois anos, embora o hospital não confirme - foi a segunda experiência em Portugal do oftalmologista José Antonio Lillo Bravo, detentor de duas clínicas na Extremadura espanhola - em Dom Benito (Badajoz) e Mérida. Entre 2000 e 2003 já havia realizado 1500 operações no Hospital de Santa Luzia, em Elvas, indiferente às "críticas" de que diz ter sido alvo dos colegas portugueses."Eu percebo a preocupação deles e sei porque há listas de espera tão grandes em Portugal. É que por cada operação no privado cobram cerca de dois mil euros", diz ao DN o oftalmologista espanhol, inscrito na Ordem dos Médicos portuguesa, que cobrou 900 euros por cada operação realizada no Barreiro.
As 234 cirurgias realizadas no Barreiro, por um total de 210 mil euros, foi o limite possível sem haver necessidade de abrir concurso público internacional, sendo que o médico fez deslocar a sua equipa e ainda o microscópio e o facoemulsificador. O hospital disponibilizou somente um enfermeiro para prestar apoio.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
Mente brilhante
whitebala Escreveu:Não tive paciência para ler todo o tópico mas a minha opinião é que se estes senhores se consideram de 2ª então que vão pensem na "catrefada" de licenciados que começa a trabalhar com um ordenado quase sempre inferior a 1000 euros.
Tenham Juizo!!!
Ora aqui está um post brilhante vindo muito provavelmente de uma pessoa mais brilhante ainda
A riqueza do conteúdo , a sintaxe ,a semântica a lógica...
Penso que com este post terminamos a discussão sobre este tópico , por tão brilhante e conciliador
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, iniciado1, latbal, m-m, malakas, Manchini888, marketisnotefficient, Masterchief, MR32, navaldoc, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, SalvaFP, Shimazaki_2, TTM62, yggy e 146 visitantes