Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Ursos acima dos 50%

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por creepy » 13/11/2009 20:21

Pata-Hari Escreveu:
creepy Escreveu:e que tal por as coisas ao contrario....

e esta crise so acaba quando o ultimo ser humano nao quizer ouvir falar sequer em bolsa...

penso que foi isso que não atingimos nos minimos de março mas vamos atingir quando realmente isto tiver a bater no fundo....

para mim nem temos que estar muito mais euforicos para os investidores acreditarem que apartir daqui so existem correcções a esta subida...

não!!! correcção foi o que houve e está a haver... quando ninguem mais tiver coragem de olhar para uma acção e os PERs estiverem nos 3 e nos 4 aí sim... vamos bater nos fundo...

agora PERs a 60, 70 , 100... para mim não obrigado a não ser no daytrade...

Creepy, eu vi com os meus olhos gente a levantar cash aos milhões dos bancos. A comprar barras de ouro. A distribuir dinheiro pelos bancos todos. A comprar obrigações de governos com yields negativas. Se isso não é panico, não sei o que é panico.

eu também vi!!!

e ja vi os mesmos a alavancarem milhoes no bull...

são os mesmos Pata... são os mesmos de sempre!!!!

tomara k tenhas razão...

kiss

Registado: 7/6/2008 2:02

por Pata-Hari » 13/11/2009 20:13

creepy Escreveu:e que tal por as coisas ao contrario....

e esta crise so acaba quando o ultimo ser humano nao quizer ouvir falar sequer em bolsa...

penso que foi isso que não atingimos nos minimos de março mas vamos atingir quando realmente isto tiver a bater no fundo....

para mim nem temos que estar muito mais euforicos para os investidores acreditarem que apartir daqui so existem correcções a esta subida...

não!!! correcção foi o que houve e está a haver... quando ninguem mais tiver coragem de olhar para uma acção e os PERs estiverem nos 3 e nos 4 aí sim... vamos bater nos fundo...

Creepy, eu vi com os meus olhos gente a levantar cash aos milhões dos bancos. A comprar barras de ouro. A distribuir dinheiro pelos bancos todos. A comprar obrigações de governos com yields negativas. Se isso não é panico, não sei o que é panico.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Gekkopt » 13/11/2009 20:08

AC Investor Blog, depende do critério de avaliação, da time frame e do indice em questão :wink:
mas a referência que fiz pode ser um dado importante para quem quiser tirar alguma conclusão.

Registado: 16/7/2009 14:03

por creepy » 13/11/2009 20:08

e que tal por as coisas ao contrario....

por AC Investor Blog » 13/11/2009 20:04

Gekkopt Escreveu:Após uma análise exaustiva das sondagens da AAII verifiquei que a quando da recuperação dos mercados em 2003 (inicio do bull market) a euforia foi consideravelmente superior à euforia desta recuperação que alguns chamam de novo bull market.
Conclusões a tirar? :wink:

Estamos em Bull Market..... :wink:
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por Gekkopt » 13/11/2009 20:00

Após uma análise exaustiva das sondagens da AAII verifiquei que a quando da recuperação dos mercados em 2003 (inicio do bull market) a euforia foi consideravelmente superior à euforia desta recuperação que alguns chamam de novo bull market.
Conclusões a tirar? :wink:

Registado: 16/7/2009 14:03

por Pata-Hari » 13/11/2009 19:52

Razer, por acaso eu não concordo. Euforia é quanto todos os clientes dos bancos querem estar investidos. E devi dizer que não é o que vejo agora. Vejo muita gente muito assustada e a garantir que "oh... isto ainda vai demorar uns anos a estabilizar".
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por bolo » 13/11/2009 19:50

Quanto à discussão "Euforia: to be or not to be", estamos perante uma situação de diferentes definições ou interpretaçãoes de Euforia.

Para não prefasiar: "I feel that the direction of the stock market over the next 6 months will be:
Bearish, Neutral, or Bullish", digo que embora isto não esteja a cair a pique também não estamos perante nenhuma corrida às acções, própria das euforias.

Euforia era o clima que se viva no primeiro semestre de 2007, na continuação de 2006.

Estamos com fé?! Podemos estar.
Isso leva-nos a investir. pode levar.
Estamos eufóricos? Não! Estamos borrados com medo que apareça uma negra! Ou que isto ande para baixo e para cima, sem sentido definido.
Editado pela última vez por bolo em 13/11/2009 20:01, num total de 1 vez.
Acabei de me auto-promover a Principiante!
Aaahhgrrr,... os meus dedos não estalam!!!
TAMBÉM QUERO SER RICO! Por onde começo? Estou disposto a deixar de trabalhar!

Registado: 29/11/2007 2:18

por MatildeSerrano » 13/11/2009 19:14

Não há nenhuma euforia.
Sempre que o mercado sobe, há individuos que afirmam que existe euforia.

"Euforia" é o termo utilizado pelos individuos que são teimosos em não aceitar o rumo do mercado.

Registado: 30/6/2008 20:42

Re: E a euforia continua!

por creepy » 13/11/2009 19:10

Lion_Heart Escreveu:Eu até deixei isto andar uns dias para se verificar ainda mais o sentimento de completa euforia que se sente nos mercados.

Os indices americanos estão em maximos de mais de 13 meses e continuam a carburar.

Os dados que saem sao quase sempre muito favoraveis (até o PIB Portugues é dos melhores da Europa neste trimestre. lol)

E os maus não servem para deitar os mercados abaixo.
Alias todas as quedas são logo aproveitadas para comprar.

A euforia para mim é isto:

Depois de uma "crise" que muitos compararam a de 1929 , e em que todos diziam que teria que se encontrar um novo paradigma economico.

Ora esta situação grave na economia exigiria nos mercados uma consolidação em baixa em forma de U para depois sim se arrancar com força confiança e estabilidade, mas o que aconteceu foi um V que levou indices e acçoes (muitas a valorizar 200 e 300% em 7-8 meses).

Ora se isto não é euforia não sei o que será .

O que a mim parece é que esta "crise" foi uma grande treta!

ou treta ou é muito pior do que se julga...

estou contigo...

se a crise existiu não sairia desta maneira...

basta ver o dax que caiu muito mais por menos na outra vez em 2000...

algo está mal explicado.... eu continuo a achar que vai descambar como nunca visto.... so porque teremos que deflacionar o que durante muitas decadas foi inflacionado..

e ja se viu que as pessoas não podem... habitação, etc, etc, etc....

E a euforia continua!

por Lion_Heart » 13/11/2009 18:53

Eu até deixei isto andar uns dias para se verificar ainda mais o sentimento de completa euforia que se sente nos mercados.

Os indices americanos estão em maximos de mais de 13 meses e continuam a carburar.

Os dados que saem sao quase sempre muito favoraveis (até o PIB Portugues é dos melhores da Europa neste trimestre. lol)

E os maus não servem para deitar os mercados abaixo.
Alias todas as quedas são logo aproveitadas para comprar.

A euforia para mim é isto:

Depois de uma "crise" que muitos compararam a de 1929 , e em que todos diziam que teria que se encontrar um novo paradigma economico.

Ora esta situação grave na economia exigiria nos mercados uma consolidação em baixa em forma de U para depois sim se arrancar com força confiança e estabilidade, mas o que aconteceu foi um V que levou indices e acçoes (muitas a valorizar 200 e 300% em 7-8 meses).

Ora se isto não é euforia não sei o que será .

O que a mim parece é que esta "crise" foi uma grande treta!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Neckline » 8/11/2009 17:17

Boa Tarde,
Não faltam por aí é indicadores de sentimento.
Agora não devemos penso eu, é ficarmos agarrados a um único indicador de sentimento. correlacionar dois, três ou mesmo quatro constitui seguramente uma leitura mais correcto.
Cada um segue o que lhe agrada mais.
Eu os que acompanho tirando um ou outro a maioria, apresenta valores com mais bulls do que bears.

Registado: 1/6/2009 22:14

Humm... euforia?!

por CrashXXI » 6/11/2009 17:46

Humm... euforia?!

Sinceramente acho que há aqui um problema semântico, e a língua portuguesa, por vezes... muitas vezes, é traiçoeira e, passe o termo, "lixada" - mas por isso muito rica!

Riqueza da língua à parte, euforia pode ter vários significados, entre os quais:

1- alegria, despreocupação, optimismo, tranquilidade,... todo este tipo de significados relativamente "consensuais" e relativamente "inócuos" no contexto dos mercados, podendo querer dizer que - agora quanto ao comportamento destes - o "sentimento" primário - digo tendência - actual dever-se-ia manter como até aqui, ou seja continuação da tendência vigente!

2- mas também encerra em si outro significado, e aqui é que se encontra a "traição": pode significar um estado "patológico" em que o optimismo sentido/vivido não tem consistência real e objectiva, ou seja, está desfasado da realidade, realidade essa que, neste contexto do significado de euforia, será antipodal ao sentimento!

Por isso, escolham, mas contextualizem o significado que pretendem dar.

É certo, no entanto, que, em vox populi, costuma usar-se o significante com o 2º significado supra referido!

Um abraço a todos

... e passe lá a "seca" linguística :mrgreen:
... e não se esqueçam de tratar bem o NOSSO PORTUGUÊS - o primeiro e major representante da nossa identidade! :wink:

Crash

Registado: 20/5/2009 17:17

por um peao » 6/11/2009 16:28

A euforia do Lion pode traduzir-se como teimosia.

A teimosia que o mercado às vezes tem em contrariar a nossa opinião.

E quando a nossa opinião é lógica e o mercado irracional é porque existe uma euforia desmedida no mercado que o impede de ver racionalmente e fazer o que está certo.

Registado: 2/4/2009 22:13

por Elgenedy » 6/11/2009 16:10

elgenedy Escreveu:Vou ver se consigo fazer o mesmo estudo para o bear/bull anterior e ver se é possível comparar.

Comparando com o período de 2000 a 2008, apanhando o bear de 2000/2003, e o Bull 2003/2008, e assumindo que o que vivemos agora é de facto o início de um novo Bull, as principal diferença que vejo é a ausência de sentimento Bull no arranque.

Entre 2002 e 2003, tivemos 3 picos de sentimento Bearish à volta dos 55%. Esses picos "deram origem" à subida, mas a mesma foi muito "confortada" pelo sentimento positivo que disparou para os 60% ou 70%, onde, em média, ficou durante cerca de ano e meio. Inversamente, o sentimento negativo veio para valores muito baixos.

Esta configuração é completamente oposta aquilo que temos assistido nos últimos meses.

Deixo o gráfico.

Deixo também possíveis conclusões, ao mais experientes :)

Abraço,

Elgenedy
Anexos
analise_sentimento_prev_bull.jpg
analise_sentimento_prev_bull.jpg (197.1 KiB) Visualizado 2466 vezes
"When you have eliminated the impossible, whatever remains, however improbable, must be the truth." [Sherlock Holmes]

Registado: 17/12/2002 22:25

por assunoadr » 6/11/2009 15:49

elgenedy Escreveu:
assunoadr Escreveu:Depois de uma queda mais acentuada, é natural que o número de bears tenha aumentado. Uma leitura de 50% de bears poderá ter um significado idêntico ao que teve em Julho, ou não.

Boa tarde a todos,

Assunoadr, na sequência do que referes, junto um gráfico que, pelo menos a mim, mostra precisamente isso.

É um facto que em Julho, esse sentimento "originou" uma subida simpática. Mas olhando um pouco mais para tras, nomeadamente desde agosto de 2006, situações idênticas ao nível do sentimento Bullish(a verde) e bearish (a vermelho), nem sempre tiverem o mesmo resultado, apesar de tipicamente precederem pequenas subidas.

Vou ver se consigo fazer o mesmo estudo para o bear/bull anterior e ver se é possível comparar.

Abraço,

Elgenedy

Bem visto elgenedy

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

por Elgenedy » 6/11/2009 15:27

assunoadr Escreveu:Depois de uma queda mais acentuada, é natural que o número de bears tenha aumentado. Uma leitura de 50% de bears poderá ter um significado idêntico ao que teve em Julho, ou não.

Boa tarde a todos,

Assunoadr, na sequência do que referes, junto um gráfico que, pelo menos a mim, mostra precisamente isso.

É um facto que em Julho, esse sentimento "originou" uma subida simpática. Mas olhando um pouco mais para tras, nomeadamente desde agosto de 2006, situações idênticas ao nível do sentimento Bullish(a verde) e bearish (a vermelho), nem sempre tiverem o mesmo resultado, apesar de tipicamente precederem pequenas subidas.

Vou ver se consigo fazer o mesmo estudo para o bear/bull anterior e ver se é possível comparar.

Abraço,

Elgenedy
Anexos
analise_sentimento.jpg
analise_sentimento.jpg (161.3 KiB) Visualizado 2585 vezes
"When you have eliminated the impossible, whatever remains, however improbable, must be the truth." [Sherlock Holmes]

Registado: 17/12/2002 22:25

por assunoadr » 6/11/2009 11:56

Lion_Heart Escreveu:Marco,

Eu vejo os três principais indices dos EUA dois a três % abaixo dos máximos do ano. Os volumes andam dentro da média, (não noto grande quedas) e as quedas, algumas fortes são logo aproveitadas para compras que levam os indices para cima novamente.

Mesmo no dia em sai o estudo sobre os BEARS os mercados tiveram fortes valorizaões.

Para mim a euforia continua.

Agora se tu falas no mercado portugues, ja pode ser outra coisa , mas como não estou por dentro não digo nada.

Em minha opinião, a euforia já foi bem maior e isso nota-se bem pela comparação dos volumes que vão fazendo os sucessivos topos (cada vez mais próximos dos anteriores).

Depois de uma queda mais acentuada, é natural que o número de bears tenha aumentado. Uma leitura de 50% de bears poderá ter um significado idêntico ao que teve em Julho, ou não.

Estes indicadores ganham muito mais significado em situações extremas e se forem complementados com outros dados.

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

por MatildeSerrano » 6/11/2009 11:30

O termo euforia é definido pela maior dos individuos como uma subida dos mercados em que o individuo não conseguiu aproveitar a subida.

Registado: 30/6/2008 20:42

por Elias » 6/11/2009 11:17

Lion, acho que é melhor começarmos por definir o que se entende por euforia. Em tua opinião, o que é euforia? E como distingues subidas com euforia de subidas sem euforia?

Registado: 5/11/2002 12:21

por bestbland » 6/11/2009 1:37

Mais um, posso dizer que todos os concursos que a empresa onde trabalho concorreu, não houve manipulação por parte do estado, posso dizer que só uma vez é que houve um acordo palavrado entre os concorrentes de forma a saber quem ficava com a mesma. De qualquer maneira houve um que fugiu as regras e ganhou ,pois sabia entre os preços de cada um.
Não te posso dizer mais sobre isso, de qualquer maneira já lá vão uns 10 anos.
De resto esta é a minha experiencia e nunca notei nada de errado dos talvez +- 80 concursos publicos

abraço best
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por MarcoAntonio » 6/11/2009 1:34

Lion_Heart Escreveu:Marco,

Eu vejo os três principais indices dos EUA dois a três % abaixo dos máximos do ano.

Eu já disse no outro tópico que mercado em alta é uma coisa, euforia é outra.

Lion_Heart Escreveu: Os volumes andam dentro da média, (não noto grande quedas)

Os volumes têm estado a regredir ao longo da subida, tem sido até um dos grandes argumentos dos Bear.

Lion_Heart Escreveu: e as quedas, algumas fortes são logo aproveitadas para compras que levam os indices para cima novamente.

Mais uma vez, uma indicação de que o mercado está em alta e não uma demonstração de euforia em si.

Lion_Heart Escreveu:Mesmo no dia em sai o estudo sobre os BEARS os mercados tiveram fortes valorizaões.

A elevada percentagem de Bears é uma fortíssima indicação de que não se trata de uma euforia.

Lion_Heart Escreveu:Para mim a euforia continua.

Não quererás dizer que para ti a subida continua?

Lion_Heart Escreveu:Agora se tu falas no mercado portugues, ja pode ser outra coisa , mas como não estou por dentro não digo nada.

Não, estou a falar do mercado em geral, especialmente do mercado americano até.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Lion_Heart » 6/11/2009 1:25

Marco,

Eu vejo os três principais indices dos EUA dois a três % abaixo dos máximos do ano. Os volumes andam dentro da média, (não noto grande quedas) e as quedas, algumas fortes são logo aproveitadas para compras que levam os indices para cima novamente.

Mesmo no dia em sai o estudo sobre os BEARS os mercados tiveram fortes valorizaões.

Para mim a euforia continua.

Agora se tu falas no mercado portugues, ja pode ser outra coisa , mas como não estou por dentro não digo nada.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por mais_um » 6/11/2009 1:16

Best,

Lê as conclusões, na pagina 9, ultima frase do 1º paragrafo.

http://www.mai.gov.pt/data/menu_esquerd ... encarg.pdf

Não posso explicar mais porque não quero prejudicar pessoas amigas, mas é suficiente para provar que é possivel manipular um concurso, sem cometer ilegalidades, tanto é que o MP arquivou o processo.

Editado: Este é um exemplo como é possivel prejudicar o Estado (todos nós) sem cometer ilegalidades. Não quero dizer com isto que são todos manipulados, conheço e estive em concursos publicos que defendiam muito bem o interesse do Estado, tudo depende das pessoas que estão à frente dos processos.

Por conhecer bem os meadros da administração publica e por ter trabalhado no meio, antes, durante e depois, afirmo que nunca em tão pouco espaço de tempo o Estado foi prejudicado como no governo do Durão e Santana, não por eles em si, mas por culpa e interesses de alguns ministros dos seus governos.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 6/11/2009 0:49

bestblandina Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Oh Ulisses mas a euforia continua, o que supostamente vai contra esses dados.

A maioria dos dados economicos e dos analistas sobre resultados só servem para manter a tendencia nada mais.Pois ja todos sabem o que vai acontecer antes deles sairem :)

É como por cá, ja todos sabem quem vai ganhar os concursos publicos antes deles terem saido. lol

De todos os concursos publicos que já fui e olha que já foram alguns, as propostas dos varios concorrentes são lacradas e abertas por um jurí diante dos concorrentes presentes e de acesso ao publico.
Agora se existe manipulação entre os concorrentes já é diferente, mas a culpa não é da entidade adjudicadora.
È logico que deve ter hivo fraudes em alguns casos, mas isso nas addjudicação por convite ou por ajuste directo, agora concurso público não creio.
Falo em obras de engenharia civil

abraço best

Estás a ser um pouco ingénuo, há muitas formas de manipular um concurso público ou não, mesmo com as propostas entregues em envelope fechado e sem cometer ilegalidades.

Um exemplo muito falado, o famoso SIRESP, foi aberto concurso publico, cumprindo todas as normas e preceitos legais, no entanto só houve um concorrente, curiosamente um consorcio do qual fazia parte uma empresa do grupo económico (SLN) de onde o ministro que decidia a aquisição trabalhava antes de ser ministro, sabes porquê?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado: