off topic - Isto é Inacreditável, a educação que os nossos .
AikyFriu Escreveu:Engraçado...
num tópico de 2 páginas a condenar a professora ninguém referiu o seguinte: "Espinho: Professora suspensa é «espectacular», dizem alunos"
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?s ... ews=388951
Isto, mais o facto da situação ter sido premeditada (um gravador não é um objecto normal nas aulas) fazem-me pensar que a história não estará toda contada.
Um abraço
[/b]
Mas isso não quer dizer que ela não tenha problemas graves, e que não deva estar a leccionar...
Como eu disse ontem, também tive um Prof. "assim" no 10º ano, e também todos os alunos gostavam dele e o acarinhavam;
Mas isso não invalida que as aulas não levavam a direcção certa, e que as denúncia tenham partido de quem o acarinhava... por perceberem que estava ali qualquer coisa de errado, e que assim não aprendiam o que estavam ali para aprender.
Será que é assim tão difícil perceber porque é que há alunos que a acham espetacular?
Pergunta retórica, naturalmente...

Pergunta retórica, naturalmente...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
otangas Escreveu:Foram dois alunos de 18 e 19 anos (que pelos vistos ainda estão no 7º/9º ano!!!) que apelidaram a "professora" de "espetacular".
O que a noticia diz é: Dezenas de alunos da Escola EB 2/3 Sá Couto de Espinho descrevem a docente, que foi suspensa devido à acusação de manter conversas impróprias nas aulas, como «a professora mais espectacular na escola»
{b]Dezenas[/b] de alunos, não apenas 2.
Nota que não estou a desculpar o comportamento da professora, apenas acho que se deve instigar tudo e não se ficar pelo mais obvio...
Um abraço
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Re: off topic - Isto é Inacreditável, a educação que os noss
mais_um Escreveu:
Compreendo-te, mexe na ferida e é incomodo…como professor é preferível continuar a sacudir a agua do capote e dizer que a culpa é dos outros.
Por mim já chega, contigo dá sempre nisto... eu nunca disse que os professores não têm culpa, sobretudo no sucesso dos alunos! Onde é que viste isso?
O que eu aqui tenho defendido, e que texto do rMachado reflectiu bem, é que a indisciplina está a aumentar e a parece-me que a tendência será para piorar, sobretudo se não se fizer nada, se fingirmos que não vemos! As causas e os culpados são várias... tu é que disseste que não há dados concretos sobre isso, e agora respondes com algo que tem tanto de ofensivo como de descabido?!
Mas deixo uma pergunta no ar, eu próprio tenho dificuldades em responder com certezas! Lidar com situações de indisciplina generalizada será obrigatoriamente uma das competências exigidas a um professor?! Tenho algumas dúvidas sobre isso, afinal a escola é um local de aprendizagem ou é um esquadra de polícia?! Se um professor for bom em todas as áreas (ciêntifica, pedagógica, etc) mas não conseguir lidar com alunos mal comportados é incompetente??! Tenho muitas dúvidas sobre isto... afinal são os professores que têm de saber lidar com a indisciplina ou são os alunos que devem cumprir os regulamentos internos das escola e o Estatuto do aluno??! Sinceramente gostava que me respondessem a isto, até posso estar equivocado na minha forma de ver as coisas...
abraços
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Não me vou pronunciar mt sobre o tema e vou por certo repetir o que já mts disseram:
> A pessoa em causa tem problemas psicológicos graves e evidentes;
> A pessoa em causa não pode estar ao serviço do ensino, ainda para mais perante alunos daquelas idades;
> A classe profissional em causa não deve ser avaliada em função deste ou outro caso concreto e específico; naturalmente e como em todas as classes há os competentes e os incompetentes, os capazes e os incapazes.
E dito isto, que me parece perfeitamente evidente, nem creio que haja mt mais a dizer sobre o assunto. Hoje em dia faz-se um circo mediático a partir de qualquer assunto e o resultado final, na minha opinião, é as questões realmente importantes acabarem por não ser devidamente endereçadas...
> A pessoa em causa tem problemas psicológicos graves e evidentes;
> A pessoa em causa não pode estar ao serviço do ensino, ainda para mais perante alunos daquelas idades;
> A classe profissional em causa não deve ser avaliada em função deste ou outro caso concreto e específico; naturalmente e como em todas as classes há os competentes e os incompetentes, os capazes e os incapazes.
E dito isto, que me parece perfeitamente evidente, nem creio que haja mt mais a dizer sobre o assunto. Hoje em dia faz-se um circo mediático a partir de qualquer assunto e o resultado final, na minha opinião, é as questões realmente importantes acabarem por não ser devidamente endereçadas...
Editado pela última vez por MarcoAntonio em 20/5/2009 18:25, num total de 1 vez.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Também vi essa notícia ontem, mas bastante mais completa (entretanto o diario digital apagou o que não interessa).
Foram dois alunos de 18 e 19 anos (que pelos vistos ainda estão no 7º/9º ano!!!) que apelidaram a "professora" de "espetacular". Do que foi dito (e por quem foi dito) a generalização do título da notícia vai uma grande distância.
Já agora fica a minha opinião, parece-me que a "professora" tem alguns desequilíbrios mentais pois aquilo não é maneira de falar com ninguém. Por muito que tenha sido "provocada", nunca poderia agir assim.
E a verdade é que se esta stuação acontecesse noutra escola era a "professora" corria um claro risco de ser agredida pelo(s) aluno(as), e agora estávamos todos a condenar os alunos e a sentir "pena" pela "professora".
Foram dois alunos de 18 e 19 anos (que pelos vistos ainda estão no 7º/9º ano!!!) que apelidaram a "professora" de "espetacular". Do que foi dito (e por quem foi dito) a generalização do título da notícia vai uma grande distância.
Já agora fica a minha opinião, parece-me que a "professora" tem alguns desequilíbrios mentais pois aquilo não é maneira de falar com ninguém. Por muito que tenha sido "provocada", nunca poderia agir assim.
E a verdade é que se esta stuação acontecesse noutra escola era a "professora" corria um claro risco de ser agredida pelo(s) aluno(as), e agora estávamos todos a condenar os alunos e a sentir "pena" pela "professora".
Engraçado...
num tópico de 2 páginas a condenar a professora ninguém referiu o seguinte: "Espinho: Professora suspensa é «espectacular», dizem alunos"
Isto, mais o facto da situação ter sido premeditada (um gravador não é um objecto normal nas aulas) fazem-me pensar que a história não estará toda contada.
Um abraço
[/b]
Um abraço
[/b]
A bolsa é um mundo cheio de oportunidades...
... de perder dinheiro
... de perder dinheiro
Boas,
Normalmente não participo em off-topics, mas é chocante o estado de saúde de muita gente.
Está-se a falar demais de um caso que é simplesmente o de uma pessoa que está sob forte "stress" ou está com algum outro problema pessoal, sendo pois incapaz por ora de exercer a sua profissão.
Ainda por cima numa profissão onde se lida com muitas pessoas e de tenra idade.
Não fiquei chocado com a gravação clandestina, pois os fins justificavam os meios, mas fiquei chocado sobre o facto de alguém poder estar a lecionar naquelas condições.
Ainda hoje estaria se o assunto não chegasse à imprensa.
Abraço
djovarius
Normalmente não participo em off-topics, mas é chocante o estado de saúde de muita gente.
Está-se a falar demais de um caso que é simplesmente o de uma pessoa que está sob forte "stress" ou está com algum outro problema pessoal, sendo pois incapaz por ora de exercer a sua profissão.
Ainda por cima numa profissão onde se lida com muitas pessoas e de tenra idade.
Não fiquei chocado com a gravação clandestina, pois os fins justificavam os meios, mas fiquei chocado sobre o facto de alguém poder estar a lecionar naquelas condições.
Ainda hoje estaria se o assunto não chegasse à imprensa.
Abraço
djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
rmachado Escreveu:
A culpa é de todos, pais, professores, governo, alunos (e não necessariamente por esta ordem).
Boas!
É exactamente ai que eu quero chegar, tirava os alunos pelo menos enquanto menores, devem ser os pais, os reponsaveis por eles.
Estaria a chamar estupido a mim proprio se concordasse que os professores não tem responsabilidades, não só na indisciplina como no insucesso escolar, que ao contrario do que muitos querem fazer crer não existe só nos ultimos 10 ou 15 anos, já vem bem antes.
Em cerca de 180 mil docentes, há de certeza docentes muito bons, bons, assim-assim e maus, lamento é os docentes não assumirem esta realidade.
Ainda há bem pouco tempo existiu um problema numa visita de estudo em que uma aluna levou um garrafa de vodka e causou problemas, os pais querem imputar responsabilidades à escola, quando ela trouxe a garrafa do supermercado, como é obvio estou do lado da escola, agora não vejo é os professores ter o mesmo tipo de atitude quando é ao contrario, ou calam-se ou então minimizam as asneiras dos colegas.
Um abraço,
Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Amigos
Não vale a pena centrarem a discussão entre vocês os dois.
"Casa onde não há pão, todos ralham e ng tem razão".
Isto é o estado da nossa educação e já foi debatido inúmeras vezes aqui.
A culpa é de todos, pais, professores, governo, alunos (e não necessariamente por esta ordem).
Temos imensos casos de indisciplina, sempre tivemos e vamos continuar a ter.
A grande diferença é que no meu tempo (xiça que me irrita dizer isto) eu era "julgado" muito mais rapidamente e tanto os porfessores como os pais tinham armas terriveis, agora não...
Ai do professor que levantar a voz aos meninos, faltas a vermelho (o que isso?), reprovar?, ir para a rua?, respeito?... etc.
Enquanto não derem uma volta a isto, podemos estar aqui o ano todo a falar...
E cada escola, cada professor, cada aluno é um caso.
Não vale a pena centrarem a discussão entre vocês os dois.
"Casa onde não há pão, todos ralham e ng tem razão".
Isto é o estado da nossa educação e já foi debatido inúmeras vezes aqui.
Temos imensos casos de indisciplina, sempre tivemos e vamos continuar a ter.
A grande diferença é que no meu tempo (xiça que me irrita dizer isto) eu era "julgado" muito mais rapidamente e tanto os porfessores como os pais tinham armas terriveis, agora não...
Ai do professor que levantar a voz aos meninos, faltas a vermelho (o que isso?), reprovar?, ir para a rua?, respeito?... etc.
Enquanto não derem uma volta a isto, podemos estar aqui o ano todo a falar...
E cada escola, cada professor, cada aluno é um caso.
- Registado: 24/8/2004 10:42
artista Escreveu:Só este ano já dei aulas em três escolas... o ano passado fiz o estágio onde tinha colegas de todo o país e discutíamos regularmente estes e outros assuntos... participo em foruns e conferências onde também se debatem estes assuntos!!
Por isto tudo penso que a minha visão é bastante abrangente!!!
Eu acrescentaria, alem do abrangente, parcial, um dos estudos que foi-me apresentado, baseado num inquérito aos professores de uma determinada escola, estes consideravam que os pais eram os mais responsáveis pela indisciplina, enquanto eles os professores eram o menos responsáveis, o que não deixa de ser curioso já que os mesmos alunos tem aulas com professores onde não há problemas e com outros professores há, os pais não mudam de aula para aula, continuam a ser os mesmos, penso que os professores deveriam meditar porque é que com determinados colegas há problemas e com outros não há.
artista Escreveu:Pois pelos vistos a minha visão será mais abrangente que a tua... além do que a tua será pouco a dos professores e mais a dos pais!
Já dei aulas, tenho familiares professores, tenho amigos professores e acompanho um universo de 2000 alunos, sou um dos representantes no conselho geral do agrupamento e acompanho o conselho pedagógico do agrupamento, parece-me significativo, embora seja um ambiente de província e onde não há bairros problemáticos mas sim situações problemáticas. Parece-me que a indisciplina ou há, ou não há, não se trata do ponto de vista de pai ou professor.
artista Escreveu:Não é preciso, quando eu estudava a indisciplina era claramente menor, até porque se não fosse disciplinado levava umas bolachadas, ou do professor ou do meu pai!
Curiosamente afirmas de uma forma categórica que existia menos indisciplina quando eras aluno, baseado apenas na tua experiencia pessoal, porque se o fosses apanhavas bolachadas do professor ou do teu pai! Fantástica conclusão!
artista Escreveu:Não??? dizes isso baseado no quê? Pois olha que te enganas, no 3º ciclo é onde começa a diminuir a indisciplina que quase acaba no secundário...
Vais me dizer que a indisciplina está nos alunos dos 3 aos 12, são estes que ameaçam os professores????
artista Escreveu:No teu outro post chamaste incompetente à professora no caso do video do telemóvel... incompentente porquê??! Porque não lidou da melhor forma com uma situação que nem devia acontecer?? e se ela for uma excelente professora no resto das componentes (científica, pedagógica, etc)???? é incompetente porque não sabe lidar com alunos indisciplinados??!
Exacto! A atitude da professora não foi a correcta para enfrentar um acto de indisciplina. Dito e explicado por muitos colegas teus, não é difícil perceber, a senhora esteve requisitada durante anos, sem dar aulas, voltou à escola e deu no que deu, alem disso o saber manter a disciplina na sala de aula é uma componente pedagógica, parece-me….
artista Escreveu:Se queres que te diga és "mais_um" que assobia para o lado e finge que está tudo bem, tudo na mesma. Com as funções que tens isso pode ser grave, embora a tua zona até possa ser uma onde não há aumento significativo da indisciplina! Ainda assim devias estar atento ao que se passa...
Estás enganado, nunca disse que estava tudo bem, e não assobio para o lado já que sou o presidente de uma associação de pais, se fingisse ou pensasse que estava tudo bem ficava em casa.
artista Escreveu:Ah, o texto que citaste... enfim, nem li tudo, é muito bonito em teoria!!
Compreendo-te, mexe na ferida e é incomodo…como professor é preferível continuar a sacudir a agua do capote e dizer que a culpa é dos outros.
Um abraço,
Alexandre Santos
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
mais_um Escreveu:Compreendo o teu comentário presumindo que o fazes baseado na tua vivência, mas não concordo contigo, já que a tua escola ou a zona onde está inserida não é o espelho do país.
Só este ano já dei aulas em três escolas... o ano passado fiz o estágio onde tinha colegas de todo o país e discutíamos regularmente estes e outros assuntos... participo em foruns e conferências onde também se debatem estes assuntos!!
Por isto tudo penso que a minha visão é bastante abrangente!!!
mais_um Escreveu:Como presidente da associação de País de um agrupamento de escola, sou informado e acompanho os problemas da escola/agrupamento. Posso dizer-te que em quase 2000 alunos temos casos muito pontuais de indisciplina, agora também tenho consciência que é um agrupamento de província, com uma faixa etária entre os 3 e os 15 anos sendo 75% entre 6 e os 12, logo é natural que assim seja, mas não é por isso que vou afirmar que há pouca indisciplina a nível nacional..
Pois pelos vistos a minha visão será mais abrangente que a tua... além do que a tua será pouco a dos professores e mais a dos pais!
mais_um Escreveu:Existe indisciplina, já existia quando fui aluno, agora se é mais ou menos, ou se está muito ou pouco generalizada não sei, nem sei se alguém o sabe. Eventualmente pelo número de faltas disciplinares/processos de averiguação/suspensão de alunos pudéssemos chegar a uma conclusão baseada em factos em vez de ser baseada em percepções, até porque é bem mais fácil lembrar-nos dos aspectos negativos, como tu bem sabes.
Não é preciso, quando eu estudava a indisciplina era claramente menor, até porque se não fosse disciplinado levava umas bolachadas, ou do professor ou do meu pai!
mais_um Escreveu:Uma curiosidade, no ano lectivo de 2006/2007 (ultimo ano que encontrei de estatísticas da educação) temos a distribuição dos alunos da seguinte forma:
20,08% ensino secundário, 22,45% 3º ciclo, 14,40% 2ºciclo, 28,20 1ºciclo e 14,87% pré escolar, ou seja quase 60% da população escolar terá 12 anos ou menos, parece-me que não será aqui que haverá os maiores problemas de indisciplina.
Não??? fizes isso baseado no quê? Pois olha que te enganas, no 3º ciclo é onde começa a diminuir a indisciplina que quase acaba no secundário...
Arranja lá os dados concretos, os tais registos de participações disciplinares e depois falamos... sendo certo que muitos dos casos que originavam uma participação disciplinar à poucos anos passa hoje com uma repreensão oral à qual o aluno se está perfeitamente a borrifar...
No teu outro post chamaste incompetente à professora no caso do video do telemóvel... incompentente porquê??! Porque não lidou da melhor forma com uma situação que nem devia acontecer?? e se ela for uma excelente professora no resto das componentes (científica, pedagógica, etc)???? é incompetente porque não sabe lidar com alunos indisciplinados??!
Se queres que te diga és "mais_um" que assobia para o lado e finge que está tudo bem, tudo na mesma. Com as funções que tens isso pode ser grave, embora a tua zona até possa ser uma onde não há aumento significativo da indisciplina! Ainda assim devias estar atento ao que se passa...
Ah, o texto que citaste... enfim, nem li tudo, é muito bonito em teoria!!
abraço
artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Dramalhão!Dramalhão!! UUUUUffffff!!!!
Pelo menos,aqui, a justiça foi célere e implacável. Pumba, mata-se essa gaja porque os nossos filhinhos estão a ser objecto de destruição. " inacreditável! Má educação! Arrogância! "Altismo"...( de tanto altismo, devia estar na tendência bull mode...)
O comportamento e a linguagem desta professora são reprováveis.Não tenho dúvidas.Mas eu quero saber como são os alunos desta dita cuja, como são os pais dos alunos e como é o meio onde vive esta gente.Querem crucificar-me por isto? Então crucifiquem-me mas, por mais que vos custe, não abdico destas premissas.
Do que eu gostava de ver era estes puristas da justiça dentro de uma sala de aulas. blá, blá, blá, mas enquanto os filhinhos estão entregues a uns bárbaros professores, o juíz da caca está online com a cotação do SP500, do PSI, do Dow, etc. O filhinho está entregue. Na Escola só lhe devem dar a educação que, talvez, não tenha em casa...
Há 4 anos, pousou aí um corvo, colado a uns valters, pedreiras, margaridas moreiras e orientado por um pistoleiro absoluto que, duma penada, fizeram a escola nova. O povo aplaudiu! O povo aplaude a estatística, o povo aplaude e enternece-se com o diploma do 12º ano, dado ao simpático velhinho de 85 anos. O povo aplaude quando uma turma só tem positivas. E o homem da escola nova vem dizer que é fruto da sua admirável política... Esse homem que acabou a sua saga estudantil num belo domingo de Agosto. E porque é que o povo não reconhece que esta gente é criminosa? Porque é que esta gente não reconhece que a demência e o crime educacional são duas realidades que se entrelaçam? Têm medo de chamar criminosos aos capangas da política socretina?Têm medo de lhes reconhecer a demência? Ah, pois,mas não tenhem vergonha nem pejo nenhum em suspender uma prof só porque afirma que é melhor que a mãe de uma aluna...Reprovar a afirmação, compreender-se-ia, mas o purista aponta logo à cabeça, PUUUmmmm!
Somos a gente que faz peregrinação à divina virgem de fátima. somos a gente que se perde em folclore divino perante o cristo rei de Almada, somos os provincianos que fazemos peregrinação à praia da Luz, somos os cobardes que, desprezando a educação na família, remetemos para os professores a tarefa que nos diz respeito. somos a gente da conversa politicamente palhaça do " eixo do mal " somos a gente das telenovelas, somos a gente da foleira bandeirinha da nação na janela por causa de uns chutos na bola, somos a gente que se sente feliz por ter aceite a mensagem de um mentiroso, de um cínico, de um rancoroso primeiro ministro: espalhar o confronto e semear o ódio entre esta populaça portuguesa...e o povo aceitou e desenvolveu esta ideia genial.
O comportamento desta professora é reprovável.Que se analisem as causas.Que se tenham em consideração todos os factos que levaram a este comportamento. Que se atente ao meio, aos alunos, aos pais. Que se atente ao contexto e nunca ao juízo simplório e rasca como o que é feito por certos juízes clarividentes. No fim, esta senhora que suporte as consequências com justiça.
Há anos escrevi neste fórum uma frase de que me não esqueci: " isto vai acabar mal" Só que, infelizmente, tinha razão.
E para os defensores desta escola nova, das estatísticas, dos diplomas dos novos oportunismos distribuídos como são distribuídas as bíblias pelos mormons, das positivas, dos patéticos objectivos individuais no fim do ano, da linguagem estado-novista...de todas estas coisas horrorosamente boas, para os seus defensores, os meus carinhosos parabéns.
Sejam felizes.
Eu também procuro ser.
Pelo menos,aqui, a justiça foi célere e implacável. Pumba, mata-se essa gaja porque os nossos filhinhos estão a ser objecto de destruição. " inacreditável! Má educação! Arrogância! "Altismo"...( de tanto altismo, devia estar na tendência bull mode...)
O comportamento e a linguagem desta professora são reprováveis.Não tenho dúvidas.Mas eu quero saber como são os alunos desta dita cuja, como são os pais dos alunos e como é o meio onde vive esta gente.Querem crucificar-me por isto? Então crucifiquem-me mas, por mais que vos custe, não abdico destas premissas.
Do que eu gostava de ver era estes puristas da justiça dentro de uma sala de aulas. blá, blá, blá, mas enquanto os filhinhos estão entregues a uns bárbaros professores, o juíz da caca está online com a cotação do SP500, do PSI, do Dow, etc. O filhinho está entregue. Na Escola só lhe devem dar a educação que, talvez, não tenha em casa...
Há 4 anos, pousou aí um corvo, colado a uns valters, pedreiras, margaridas moreiras e orientado por um pistoleiro absoluto que, duma penada, fizeram a escola nova. O povo aplaudiu! O povo aplaude a estatística, o povo aplaude e enternece-se com o diploma do 12º ano, dado ao simpático velhinho de 85 anos. O povo aplaude quando uma turma só tem positivas. E o homem da escola nova vem dizer que é fruto da sua admirável política... Esse homem que acabou a sua saga estudantil num belo domingo de Agosto. E porque é que o povo não reconhece que esta gente é criminosa? Porque é que esta gente não reconhece que a demência e o crime educacional são duas realidades que se entrelaçam? Têm medo de chamar criminosos aos capangas da política socretina?Têm medo de lhes reconhecer a demência? Ah, pois,mas não tenhem vergonha nem pejo nenhum em suspender uma prof só porque afirma que é melhor que a mãe de uma aluna...Reprovar a afirmação, compreender-se-ia, mas o purista aponta logo à cabeça, PUUUmmmm!
Somos a gente que faz peregrinação à divina virgem de fátima. somos a gente que se perde em folclore divino perante o cristo rei de Almada, somos os provincianos que fazemos peregrinação à praia da Luz, somos os cobardes que, desprezando a educação na família, remetemos para os professores a tarefa que nos diz respeito. somos a gente da conversa politicamente palhaça do " eixo do mal " somos a gente das telenovelas, somos a gente da foleira bandeirinha da nação na janela por causa de uns chutos na bola, somos a gente que se sente feliz por ter aceite a mensagem de um mentiroso, de um cínico, de um rancoroso primeiro ministro: espalhar o confronto e semear o ódio entre esta populaça portuguesa...e o povo aceitou e desenvolveu esta ideia genial.
O comportamento desta professora é reprovável.Que se analisem as causas.Que se tenham em consideração todos os factos que levaram a este comportamento. Que se atente ao meio, aos alunos, aos pais. Que se atente ao contexto e nunca ao juízo simplório e rasca como o que é feito por certos juízes clarividentes. No fim, esta senhora que suporte as consequências com justiça.
Há anos escrevi neste fórum uma frase de que me não esqueci: " isto vai acabar mal" Só que, infelizmente, tinha razão.
E para os defensores desta escola nova, das estatísticas, dos diplomas dos novos oportunismos distribuídos como são distribuídas as bíblias pelos mormons, das positivas, dos patéticos objectivos individuais no fim do ano, da linguagem estado-novista...de todas estas coisas horrorosamente boas, para os seus defensores, os meus carinhosos parabéns.
Sejam felizes.
Eu também procuro ser.
- Registado: 19/2/2008 23:19
Não se zanguem por causa deste problema!!
Os alunos é que vão sair denegridos e a professora vai levar uma medalha!
A aluna gravou conversas sem dar conhecimento à professora logo tem de ser punida e como "não" existem provas (a gravação não é prova) logo a professora pede uma indminização aos pais da aluna e compra o jipe que ela precisa para ir dar aulas!!!
É sempre assim o bom da fita é sempre o punido o mau tem de ser louvado.
É assim e sempre será.
Os alunos é que vão sair denegridos e a professora vai levar uma medalha!
A aluna gravou conversas sem dar conhecimento à professora logo tem de ser punida e como "não" existem provas (a gravação não é prova) logo a professora pede uma indminização aos pais da aluna e compra o jipe que ela precisa para ir dar aulas!!!

É sempre assim o bom da fita é sempre o punido o mau tem de ser louvado.

É assim e sempre será.
- Registado: 7/12/2007 0:29
Não estou a defender ninguém mas não se poder tirar elações graves a toda uma classe ,devido a algumas situações que acredito que sejam excepcção .
Existe bons e maus profissionais em todas as areas mas não se pode julgar todos pela mesma bitola ou mesmo toda uma classe.
Imagino o que alguns deles passam nomeadamente professores, agressões fisicas verbais de alunos pais etc etc .
Imaginem também médicos enfermeiros bombeiros policias etc que por vezes tão fácil é de apontar o dedo mas só eles sabem o que por vezes aguentam, já pensaram um pouco nisso?
Existe bons e maus profissionais em todas as areas mas não se pode julgar todos pela mesma bitola ou mesmo toda uma classe.
Imagino o que alguns deles passam nomeadamente professores, agressões fisicas verbais de alunos pais etc etc .
Imaginem também médicos enfermeiros bombeiros policias etc que por vezes tão fácil é de apontar o dedo mas só eles sabem o que por vezes aguentam, já pensaram um pouco nisso?
artista Escreveu:Aqui não posso concordar contigo, um clima generalizado de constantes agressões talvez não haja, mas um clima generalizado de indisciplina há com toda a certeza... e quanto mais depressa as pessoas tomarem consciência disso mais próximos estaremos de encontrar formas de resolver (ou ir resolvendo) os problemas... ou então continuamos a assobiar para o lado até um dia em que algo de extremamente grave inevitavelmente acontecerá!
Boas!
Compreendo o teu comentário presumindo que o fazes baseado na tua vivência, mas não concordo contigo, já que a tua escola ou a zona onde está inserida não é o espelho do país. Como presidente da associação de País de um agrupamento de escola, sou informado e acompanho os problemas da escola/agrupamento. Posso dizer-te que em quase 2000 alunos temos casos muito pontuais de indisciplina, agora também tenho consciência que é um agrupamento de província, com uma faixa etária entre os 3 e os 15 anos sendo 75% entre 6 e os 12, logo é natural que assim seja, mas não é por isso que vou afirmar que há pouca indisciplina a nível nacional.
Existe indisciplina, já existia quando fui aluno, agora se é mais ou menos, ou se está muito ou pouco generalizada não sei, nem sei se alguém o sabe. Eventualmente pelo número de faltas disciplinares/processos de averiguação/suspensão de alunos pudéssemos chegar a uma conclusão baseada em factos em vez de ser baseada em percepções, até porque é bem mais fácil lembrar-nos dos aspectos negativos, como tu bem sabes.
Uma curiosidade, no ano lectivo de 2006/2007 (ultimo ano que encontrei de estatísticas da educação) temos a distribuição dos alunos da seguinte forma:
20,08% ensino secundário, 22,45% 3º ciclo, 14,40% 2ºciclo, 28,20 1ºciclo e 14,87% pré escolar, ou seja quase 60% da população escolar terá 12 anos ou menos, parece-me que não será aqui que haverá os maiores problemas de indisciplina.
Um artigo de opinão, com o qual concordo
http://www.escolainfo.net/index.php?option=com_content&task=view&id=202&Itemid=3
Na infância o mundo divide-se quase alegremente entre bons e maus, o que facilita imenso o nosso crescimento, pois a escolha é reduzida. Mas depois crescemos. E crescer significa entender a realidade numa complexidade maior que diversifica o modo como os factos podem ser entendidos e devolve às pessoas uma amplitude de agir que ultrapassa uma dicotomia ética estereotipada entre bons e maus.
No entanto, cada vez crescer parece tarefa mais difícil e o facto de se ser adulto não significa nada, ou seja, não significa ter alguém diante de nós capaz de analisar simplesmente as circunstâncias presentes num acontecimento. E na verdade isso também não interessa muito, a mediatização de toda a vida pública exige que a informação seja reduzida a uma dimensão minimalista que raramente nos possibilita a compreensão do que quer que seja, mas incentiva muito o juízo de valor, um julgamento sumário das pessoas e das coisas. O que interessa é saber quem são os criminosos e quem são as vítimas. Vigiamos e punimos e o resto pouco interessa, são esses os instrumentos do controlo social.
Os últimos telejornais têm aberto com notícias de julgamentos, numa mediatização sem precedentes dos casos de justiça, mas a informação é tão reduzida que apenas se sabe qual a acusação e qual a pena obtida e quem ficou satisfeito ou insatisfeito, raramente somos confrontados com alguma diversidade das perspectivas presentes, com a espessura da história das personagens envolvidas ou com as razões que justificam a contenda que as levou até ali. Do mesmo modo, a violência e indisciplina nas escolas é reduzida à ideia da procura da culpa tão frequente em Portugal, é nela que se centram as análises sobre o tão apregoado aumento da indisciplina. Não há duvida que a indisciplina existe e será grave, mesmo que não represente o drama que está encenado. Veja-se a seguinte participação disciplinar que consta do estudo de Cruz[1] sobre a disciplina no liceu de Santarém:
“Comunico a Vª Exª que os alunos…tentaram impedir-me de abrir a porta duma sala, o que será escusado dizer não conseguiram. Há as seguintes agravantes: já terem feito o mesmo a um empregado que saíra segundos antes da mesma sala; saberem que era um professor que necessitava de abrir a porta; alguns alunos de classes mais avançadas em vez de condenarem aquela ousada tentativa, manifestaram o seu aplauso por uma certa vozearia onde distingui um dos meus apelidos.”
(Cruz, 2003, p. 23)
Provavelmente os leitores pensaram que esta participação ocorreu há pouco tempo, mas não, aconteceu algures entre 1925 e 1956, ou seja em pleno Estado Novo. É a indisciplina nesse período que é objecto de estudo da autora e se o lerem, verão que, tirando o telemóvel, estão lá os mesmos ingredientes da indisciplina que têm agora lugar.
O que é interessante é que cada qual instrumentaliza a ideia do aumento da indisciplina na escola para o que pretende afirmar, sem mostrar qualquer análise que fundamente o que afirma, produzindo assim verdades a partir de um incidente numa escola[2] (ou mesmo que sejam dois, três) sem sequer se debruçar sobre a compreensão do que de lá facto aconteceu. De quem é a culpa? A culpa é das Ciências da Educação porque incentivaram a mudança de modelos pedagógicos autoritários e centrados no professor; a culpa é do Ministério da Educação que criou dificuldades à penalização sumária dos alunos; a culpa é dos pais que já não educam os filhos nem respeitam a escola; a culpa é da sociedade que desvaloriza os professores e lhes paga mal; a culpa é … Isto pode tornar-se num óptimo exercício de imaginação em que as culpas se disseminam para todos os lados, conforme interessar à perspectiva que cada um quer criar.
Contudo, pensar os factos e a controvérsia que neles está envolvida exige outro rigor, um rigor que deve ser em primeiro lugar centrado no acontecimento em si. Só depois disso são possíveis outras análises. Ou seja existe uma escola, a turma, os alunos envolvidos, a professora, a aluna em questão, os pais dos alunos, os pais daquela aluna, estas são as pessoas que têm uma relação que está construída naquele contexto, uma relação que interessa desmontar, compreender, encontrar lá dentro as raízes do problema. Mas isso não interessa. Resolver o problema exige que se pense e isso dá muito trabalho. Verdadeiramente importante parece ser vigiar e punir, uma vez que a adolescente foi condenada a mudar de escola e que a pena foi socialmente aceite pela maioria (mesmo que continuem a discutir, é na pena que se incide, na sua leveza ou no seu exagero). Tudo acabará por se esfumar, este e outros acontecimentos do mesmo género. E tudo acabará por não se resolver, como este caso não foi resolvido.
Resolver um problema ou um conflito significa encontrar soluções que permitam que ele não se manifeste mais mediante um compromisso que é assumido por todos os que estão envolvidos. No compromisso, as cedências no que cada um deseja e quer são obviamente reguladas por aquilo que é considerado o bem comum, ou seja o que não é centrado no interesse desta ou da outra parte, mas nos interesses de ambos. Não me parece que isso tenha sido discutido ou que algum compromisso tenha existido, puniu-se simplesmente. O que irá mudar na vida das pessoas envolvidas que as leve a um novo equilíbrio? O que aprenderam com este problema? Que soluções saíram daqui para entender ou resolver a indisciplina na escola? Em que lugar se discutiu e se procurou entender esta sociedade cada vez mais presa ao telemóvel 24h por dia, em que os jovens representam apenas o expoente máximo da tendência? Já repararam na publicidade agressiva e especialmente vocacionada para os jovens das campanhas de consumo das várias operadoras de telemóvel? Onde estão apontadas soluções concretas para aquela escola e para outras em que se passam fenómenos idênticos? Onde estão as soluções que envolvam os professores, os alunos, os pais num compromisso em prol de uma escola onde se possa aprender, evoluir, crescer? Pouco, todos aprendemos pouco.
Um abraço,
Alexandre Santos
luis.live Escreveu:kingkong, obviamente nao conheço todas as situaçoes, mas conheço algumas e ainda hoje ve lá a coincidencia, soube de uma situaçao em que uma aluna filha de uns amigos está há meses , repito há meses sem matematica. os encarregados de educaçao queixaram-se á directora da escola e a directora disse que nao podia fazer nada porque a professora estava de atestado médico.
Luís isso não pode ser assim, ela pode faltar muito mas se está de atestado médico há muito tempo já teriam arranjado um substituto! Além disto, o sistema é que não está muito correcto poir devia permitir em alguns casos a contratação de um professor substituto de uma forma mais celere e em outros casos mais específicos que não só os de atestado médico prolongado... mas não permite!!!
E, como te disse, se fosse um funcionário das finanças, de um banco, dos correios, etc, alguém acabaria por fazer o serviço dele e não se notava que estava a faltar... nos professores não é assim, aliás basta chegar 10 ou 15 minutos atrasado e já têm falta!
Já agora, os professores do público são teoricamente os melhores, porque é para ai que vão os que têm melhores notas... o que o ensino privado tem é armas mais eficazes e melhor matéria prima! Mas com as pessoas a pensar da forma como tu pensas (não é uma critica é uma constatação porque não és só tu a pensar assim) o ensino público será cada vez mais para os sem recursos, marginalizados, será a escola dos pobres! Obviamente que isso interessa, a despesa da educação desce e ficamos todos contentes... mas há danos colaterais!
abraço
artista
Este caso é deveras interessante.
Estamos perante uma pessoa que não devia estar a ensinar, que tem um notório complexo de inferioridade e que não é exemplo para a classe. Só pela demonstração de "eu tenho estudo logo só melhor que a mãe da aluna" já bastava para a suspender no meu entender, demonstra uma clara falta de educação.
Eu em 18 anos de ensino e se bem me lembro só tive um professor que tinha problemas e os professores mais caricatos só encontrei na Universidade.
O que é ainda mais engraçado é que a aluna pode ser punida, mas se não gravasse o que aconteceu como podiam provar cabalmente as declarações da professora?
Mas o mais certo é a prova não ser válida e fica tudo na mesma. É uma das coisas mais engraçadas na lei portuguesa.
Estamos perante uma pessoa que não devia estar a ensinar, que tem um notório complexo de inferioridade e que não é exemplo para a classe. Só pela demonstração de "eu tenho estudo logo só melhor que a mãe da aluna" já bastava para a suspender no meu entender, demonstra uma clara falta de educação.
Eu em 18 anos de ensino e se bem me lembro só tive um professor que tinha problemas e os professores mais caricatos só encontrei na Universidade.
O que é ainda mais engraçado é que a aluna pode ser punida, mas se não gravasse o que aconteceu como podiam provar cabalmente as declarações da professora?
Mas o mais certo é a prova não ser válida e fica tudo na mesma. É uma das coisas mais engraçadas na lei portuguesa.
- Registado: 24/8/2004 10:42
Bom dia,
Hoje, o absentismo que outrora se verificava no ensino público já não acontece de uma forma generalizada. Isto é, no exemplo dado em que uma aluna já não tinha Prof. de Matemática por esta estar de atestado médico, a história não pode estar bem contada. Passo a explicar: quando um docente apresenta um atestado médico (por prazo superior a 2 semanas, julgo), é imediatamente colocado o seu horário nas ofertas de escola e geralmente há sempre concorrentes ao lugar (dependerá, como é óbvio, do número de horas em causa para leccionar).
Claramente esta Sra. Professora estava (está?) perturbada com alguma situação e merece acompanhamento psicológico, já que tem uns anos dedicados à profissão sem ter, aparentemente, mais nenhuma queixa.
Penso que temos a tentação de linchar publicamente qualquer pessoa que é "acusada" pelos meios de comunicação social de uma qualquer situação. Agora a dúvida que coloco é muito simples: não conhecendo nós todo o contexto do episódio, poderemos seguramente afirmar que tudo se passou como contam as duas encarregadas de educação? Foi coincidência a conversa ter sido gravada naquele dia? Ou a aluna já levava o gravador para a aula há muito tempo?
Condeno o que ouvimos e a forma infeliz como a Sra. Professora abordou os assuntos em causa, parecendo em algumas partes uma discussão entre colegas, mas também não me parece correcto crucificar a docente sem ter o resultado do respectivo processo disciplinar. Senão, para que é que temos processos disciplinares e tribunais?
Cumprimentos
eperes
Hoje, o absentismo que outrora se verificava no ensino público já não acontece de uma forma generalizada. Isto é, no exemplo dado em que uma aluna já não tinha Prof. de Matemática por esta estar de atestado médico, a história não pode estar bem contada. Passo a explicar: quando um docente apresenta um atestado médico (por prazo superior a 2 semanas, julgo), é imediatamente colocado o seu horário nas ofertas de escola e geralmente há sempre concorrentes ao lugar (dependerá, como é óbvio, do número de horas em causa para leccionar).
Claramente esta Sra. Professora estava (está?) perturbada com alguma situação e merece acompanhamento psicológico, já que tem uns anos dedicados à profissão sem ter, aparentemente, mais nenhuma queixa.
Penso que temos a tentação de linchar publicamente qualquer pessoa que é "acusada" pelos meios de comunicação social de uma qualquer situação. Agora a dúvida que coloco é muito simples: não conhecendo nós todo o contexto do episódio, poderemos seguramente afirmar que tudo se passou como contam as duas encarregadas de educação? Foi coincidência a conversa ter sido gravada naquele dia? Ou a aluna já levava o gravador para a aula há muito tempo?
Condeno o que ouvimos e a forma infeliz como a Sra. Professora abordou os assuntos em causa, parecendo em algumas partes uma discussão entre colegas, mas também não me parece correcto crucificar a docente sem ter o resultado do respectivo processo disciplinar. Senão, para que é que temos processos disciplinares e tribunais?
Cumprimentos
eperes
- Registado: 20/5/2009 8:21
Este é um caso lamentável mas como certamente concordam há casos de psiquiatria em todas as profissões.
No caso dos professores é chocante quando isso acontece pois eles têm um relacionamento muito próximo com os nosso filhos (ainda em formação em todos os aspectos da vida), isto é preocupante e deve ser alvo de preocupação de todos.
Quando digo todos são mesmo todos, desde os colegas professores, directores da escola e claro está os pais dos alunos. Esta última é importantíssima, os pais deveriam ter um papel muito mais activo no percurso escolar dos seus filhos, coisa que não acontece em muitos caso.
Pelo que li parece que todos nós achamos que o papel dos professores é importantíssimo na sociedade, certo? Pois eu penso que será talvez dos mais importantes pois são os (formadores) "educadores" da sociedade do futuro e têm um papel, muitas vezes irreversível, no desenvolvimento das crianças.
Mas para quem tanto os critica digo: só quem não foi (ou é) professor (do ensino público) é que não entende a frustração a que essa profissão tão nobre é sujeita ano após ano. E mais, penso que o ensino público em muitas escolas tem uma qualidade excepcional (ao nível ou melhor que o do privado) devido a nada mais do que o sacrifício e amor desses que ensinam por paixão.
Talvez quando a sociedade reconhecer o valor inestimável que esta profissão tem as coisas melhorem naturalmente. Eu não sou professor mas reconheço as dificuldades e absurdos pelo que a maior parte deles têm que passar simplesmente para ensinar os nosso filhos.
Abraço
No caso dos professores é chocante quando isso acontece pois eles têm um relacionamento muito próximo com os nosso filhos (ainda em formação em todos os aspectos da vida), isto é preocupante e deve ser alvo de preocupação de todos.
Quando digo todos são mesmo todos, desde os colegas professores, directores da escola e claro está os pais dos alunos. Esta última é importantíssima, os pais deveriam ter um papel muito mais activo no percurso escolar dos seus filhos, coisa que não acontece em muitos caso.
Pelo que li parece que todos nós achamos que o papel dos professores é importantíssimo na sociedade, certo? Pois eu penso que será talvez dos mais importantes pois são os (formadores) "educadores" da sociedade do futuro e têm um papel, muitas vezes irreversível, no desenvolvimento das crianças.
Mas para quem tanto os critica digo: só quem não foi (ou é) professor (do ensino público) é que não entende a frustração a que essa profissão tão nobre é sujeita ano após ano. E mais, penso que o ensino público em muitas escolas tem uma qualidade excepcional (ao nível ou melhor que o do privado) devido a nada mais do que o sacrifício e amor desses que ensinam por paixão.
Talvez quando a sociedade reconhecer o valor inestimável que esta profissão tem as coisas melhorem naturalmente. Eu não sou professor mas reconheço as dificuldades e absurdos pelo que a maior parte deles têm que passar simplesmente para ensinar os nosso filhos.
Abraço
"Every solution breeds new problems." Murphy's Law
kingkong, obviamente nao conheço todas as situaçoes, mas conheço algumas e ainda hoje ve lá a coincidencia, soube de uma situaçao em que uma aluna filha de uns amigos está há meses , repito há meses sem matematica. os encarregados de educaçao queixaram-se á directora da escola e a directora disse que nao podia fazer nada porque a professora estava de atestado médico.
de qualquer maneira, já escrevi e volto a escrever que no ensino publico há bons profissionais, que fique bem claro isto porque por vezes e nao é o teu caso , mas aqui no caldeirao por vezes deturpa-se um bocado o que eu escrevo.
há profissoes que tem maior impacto na vida diria até de geraçoes futuras, e a de professor é uma delas.
se os professores , num ano lectivo , estiverem constantemente a faltar , esse facto vai influenciar a vida futura de muitos jovens...
de qualquer maneira, já escrevi e volto a escrever que no ensino publico há bons profissionais, que fique bem claro isto porque por vezes e nao é o teu caso , mas aqui no caldeirao por vezes deturpa-se um bocado o que eu escrevo.
há profissoes que tem maior impacto na vida diria até de geraçoes futuras, e a de professor é uma delas.
se os professores , num ano lectivo , estiverem constantemente a faltar , esse facto vai influenciar a vida futura de muitos jovens...
luis.live Escreveu: ao menos eu tenho uma certeza , está sempre presente e se faltar vem outra. no ensino publico isso nao acontece... há alunos que passsam um ano lectivo com muito poucas aulas de algumas disciplinas devido ao absentismo elevado dos professores. podem ser muito bons professores mas se nao ensinam , de que vale isso?
Estas mal informado sobre o ensino publico, luís, pois o que dizes que não acontece, acaba por acontecer em alta escala.
Os miudos dos nossos dias invejam os pais por terem deixado de ter feriados.
- Registado: 4/5/2009 18:49
corvo47 Escreveu:Certamente que esta é uma excepção à regra.
Continuo a pensar que é no ensino público que estão os melhores professores.
O ensino privado é muito maquilhado.No ensino privado existem várias ilusões.Com mais tempo e noutra altura poderei explicar essas ilusões.![]()
O que me preocupa mais no ensino público, neste momento é a insegurança.
Continuo também a pensar que se tivéssemos de classificar em paralelo pais, alunos e professores, os professores ganhavam com larga vantagem.
Nota: Não sou professor, sou pai.
Um abraço.
Corvo, se estamos a falar do ensino superior, estou de acordo contigo. no ensino secundário e na primária nao concordo, ou melhor até pode ser que o ensino publico tenha os melhores professores, mas qual a probabilidade de um aluno apanhar um professor desses? no ensino privado , podem nao ser bons professores, embora sinceramente acho a professora do meu filho muito boa

kingkong Escreveu:...todos nós como pais e cidadãos, deveriamos de reflectir e perguntar aos nossos filhos como se relacionam com os professores, como eles se relacionam com os alunos, quanto tempo útil de aprendizagem se consegue em 90 minutos, disciplina a disciplina, como também se portam os alunos na sala de aula e como reagem e agem os professores a maus comportamentos. Quem se preocupar, talvez venha a ser confrontado com grandes surpresas.
Isto é das coisas mais úteis que já li aqui sobre isto, acho que todos devem perguntar aos seus filhos e tentar perceber o que se passa nas escolas... e participar activamente, a escola pode e deve ser cada vez mais um espaço aberto a todos, obviamente que cada um no seu lugar!
Luis, isso do "intelectualmente superior" não tem nada a ver, nem foi por ai que eu fui... eu referi-me sobretudo ao facto de o ser humano ter uma tendência natural para valorizar os aspectos negativos!
abraços
artista
Quem está ligado: