Automóveis a diesel vencem híbridos
EcoTretas, verifico que não estás a ler nada do que eu escrevo. Não vale a pena continuar...
O mais ridículo é que o comparativo que referes está nos meus copy&paste (e já o tinha lido antes de tu falares nele). Tu, por seu turno, não sabias nem reparaste porque não estás a ler nada do que eu escrevo!
Ele faz parte de uma série de comparativos que eu tomei em consideração e não muda nada ao que eu disse...
O mais ridículo é que o comparativo que referes está nos meus copy&paste (e já o tinha lido antes de tu falares nele). Tu, por seu turno, não sabias nem reparaste porque não estás a ler nada do que eu escrevo!
Ele faz parte de uma série de comparativos que eu tomei em consideração e não muda nada ao que eu disse...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
treta mesmo...............
Já afirmei uma vez e digo outra este nick diz tudo
Ainda vamos descobrir aqui no fórum que é acionista da EDPr
Cumps.

Cumps.
Marco,
Continuas a ter pouca razão, e a fugir à argumentação anterior, quando a rebato. Não vou discutir mais contigo, porque obviamente já foste brain-washed.
Agora, lê o teu post das 19:51 e verifica que o Prius só ganha a carros da treta. Como pareces ser bom a pesquisar no Google, pesquisa a corridinha entre o BMW e o Prius.
Obviamente, na vertente da tecnologia tens razão: a BMW Efficient Dynamics é um óptimo exemplo, e por isso é que o BMW520d ganhou!
Over and out!
Ecotretas
Continuas a ter pouca razão, e a fugir à argumentação anterior, quando a rebato. Não vou discutir mais contigo, porque obviamente já foste brain-washed.
Agora, lê o teu post das 19:51 e verifica que o Prius só ganha a carros da treta. Como pareces ser bom a pesquisar no Google, pesquisa a corridinha entre o BMW e o Prius.
Obviamente, na vertente da tecnologia tens razão: a BMW Efficient Dynamics é um óptimo exemplo, e por isso é que o BMW520d ganhou!
Over and out!
Ecotretas
- Registado: 22/10/2008 22:08
Eco Tretas, já não te entendo. Nuns posts dizes que o estudo do IST é uma farsa e noutro pedes-me para lê-lo...
Em que ficamos?
Eu já disse que pelo que li da notícia, aquilo era feito com base em simulações, era um exercício teórico. Ora, há uma data de comparativos práticos que mostram que o Prius bate categoricamente todos os veículos a gasolina no mercado e que fica ao nível (sendo batido por alguns) dos melhores diesel do mercado nos casos onde são incluídos diesel.
Lembro que a Toyota está muito centrada nos Estados Unidos. Lá não se consome gasóleo, praticamente só se consome gasolina que inclusivamente é mais barata (cá na europa também seria, se não fossem os impostos).
É natural que tenham apostado em gasolina nas primeiras gerações e mais do que natural, é eficiente. Pois o que os condutores estão a utilizar em alternativa são veículos a gasolina convencionais!
Por isso, para aferir a utilidade da tecnologia nesta fase, deve comparar-se com veículos a gasolina.
Marcas europeias como a VW e a Peugeot contudo já demonstraram o interesse de desenvolver veículos Hybrid-Diesel com fins comerciais e ambas já apresentaram protótipos no último ano.
Pensa-se que em 2010 já teremos hybrid-diesel no mercado. Nessa altura comparemos esses com os diesel convencionais...
Em que ficamos?
Eu já disse que pelo que li da notícia, aquilo era feito com base em simulações, era um exercício teórico. Ora, há uma data de comparativos práticos que mostram que o Prius bate categoricamente todos os veículos a gasolina no mercado e que fica ao nível (sendo batido por alguns) dos melhores diesel do mercado nos casos onde são incluídos diesel.
Lembro que a Toyota está muito centrada nos Estados Unidos. Lá não se consome gasóleo, praticamente só se consome gasolina que inclusivamente é mais barata (cá na europa também seria, se não fossem os impostos).
É natural que tenham apostado em gasolina nas primeiras gerações e mais do que natural, é eficiente. Pois o que os condutores estão a utilizar em alternativa são veículos a gasolina convencionais!
Por isso, para aferir a utilidade da tecnologia nesta fase, deve comparar-se com veículos a gasolina.
Marcas europeias como a VW e a Peugeot contudo já demonstraram o interesse de desenvolver veículos Hybrid-Diesel com fins comerciais e ambas já apresentaram protótipos no último ano.
Pensa-se que em 2010 já teremos hybrid-diesel no mercado. Nessa altura comparemos esses com os diesel convencionais...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Eco Tretas Escreveu:Marco,
Queres ficar por cima? Fica!
Eu não quero ficar, por cima. Estou é a apresentar uma série de dados concretos. Se não os queres discutir, tudo bem...
Agora, é bem evidente para quem acompanha o tema há algum tempo que a tua descrição da tecnologia é extremamente inadequada.
Quanto aos comentários da assinatura, enfim, não entendes uma brincadeira e mais uma vez fica evidente que a discussão contigo descarrila facilmente para um tipo de discussão que eu não vou alimentar...
Por fim, não me estou a basear na propaganda da Toyota mas numa série de testes práticos governamentais e independentes e em descrições da tecnologia onde nem sempre a fonte é a Toyota.
Mas o mais importante mesmo são os resultados práticos onde se verifica que o ganho com a tecnologia é bem relevante!
Dwer Escreveu:Marco,
Mas o facto é que o estudo do IST demonstra que um carro a gasolina e um híbrido estão ela por ela, nos consumos e nas emissões.
O que é que estás a dizer? Que este estudo foi mal feito?
Eu só li (e na diagonal) uma notícia de jornal, não vi o estudo. E pelo que percebi, o estudo até era uma simulação (ou baseado em simulações).

Já há uma série de comparativos governamentais e independentes com testes práticos, Dwer. Todos eles mostram que o Prius bate categoricamente os outros automóveis a gasolina. E em comparação com os Diesel aparecem ao nível dos melhores (dito de outra forma, é melhor que o Diesel "médio").
Marco,
Mas não faças só buscas no Google, e copy&paste! Lê com atenção o que acabaste de copy&paste da Toyota, e descobre as asneiras que eles propagandeiam. Tem algum espírito crítico!
Já agora, parece não teres lido a notícia do Expresso. Vê a infografia em http://aeiou.semanal.expresso.pt/imagens/ed1879/fotos/pdfs/IPDF-p241.pdf
Ecotretas
PS: A tua assinatura diz tudo: o teu reino é que é pequeno!
Mas não faças só buscas no Google, e copy&paste! Lê com atenção o que acabaste de copy&paste da Toyota, e descobre as asneiras que eles propagandeiam. Tem algum espírito crítico!
Já agora, parece não teres lido a notícia do Expresso. Vê a infografia em http://aeiou.semanal.expresso.pt/imagens/ed1879/fotos/pdfs/IPDF-p241.pdf
Ecotretas
PS: A tua assinatura diz tudo: o teu reino é que é pequeno!
Eco Tretas, continuas a dizer coisas sem interesse nenhum (só falta dizer que os híbridos não têm interesse porque os condutores dizem muitos palavrões). Acho que tens um entendimento muito reduzido da tecnologia e os teus comentários sobre acompanhares o assunto há muito tempo (eu também acompanho e tenho escrito aqui inumeras vezes sobre ele) e sobre a sociedade ser estupida e acreditar no que se lê acaba por cair mal. Pois devolvo-te isso tudo e peço-te para meditares sobre o que escreveste...
Eu não discuto nesses termos, discuto com base em factos, análises e conhecimentos (nomeadamente científicos e tecnológicos).
Sobre a tecnologia, já antes te fiz notar que estás a descrevê-la muito mal. Só a forma como a descreves evidencia o teu desconhecimento da matéria. É claro que depois os "argumentos" que utilizas para "demonstrar" a inutilidade da tecnologia acabam por ser totalmente desadequados (alguns dos pontos que apresentas serviam inclusivamente para argumentar a favor dos híbridos, não contra).
São desadequados porque tu não sabes como funciona realmente um híbrido e baseas-te numa noção de que só faz diferença quando trava sendo esse apenas o momento principal em que o motor eléctrico funciona como gerador. Depois, essa energia e esse motor são utilizados como força motriz noutros momentos, nomeadamente em acelerações!
E também as baterias são carregadas noutros momentos e noutras circunstâncias também...
Descrição/resumo da tecnologia híbrida actualmente utilizada pela Toyota:
Quanto a testes práticos, há uma série deles, incluindo organismos governamentais e organismos independentes:
- Todos eles mostram que os gas-hybrid como o Toyota Prius e o Honda Civic aparecem à frente de todos os outros veículos a gasolina;
- Aqueles que incluem comparativos com diesel mostram que o Prius aparece ao nível dos melhores diesel, sendo ultrapassado por poucos e que por norma são veículos mais pequenos.
O ganho de eficiência de um Híbrido a gasolina na prática (face a um veículo a gasolina equivalente) é da ordem dos 20%, o que é tudo menos irrelevante.
Supõe-se que um Híbrido a Diesel apresentará vantagens ainda maiores (já houve um tópico aqui no forum onde se discutiu isso e o porquê) e os valores que a VW "promete" para o GOLF que planeia vir a produzir lá para 2010 parecem confirma-lo...
Eu não discuto nesses termos, discuto com base em factos, análises e conhecimentos (nomeadamente científicos e tecnológicos).
Sobre a tecnologia, já antes te fiz notar que estás a descrevê-la muito mal. Só a forma como a descreves evidencia o teu desconhecimento da matéria. É claro que depois os "argumentos" que utilizas para "demonstrar" a inutilidade da tecnologia acabam por ser totalmente desadequados (alguns dos pontos que apresentas serviam inclusivamente para argumentar a favor dos híbridos, não contra).
São desadequados porque tu não sabes como funciona realmente um híbrido e baseas-te numa noção de que só faz diferença quando trava sendo esse apenas o momento principal em que o motor eléctrico funciona como gerador. Depois, essa energia e esse motor são utilizados como força motriz noutros momentos, nomeadamente em acelerações!
E também as baterias são carregadas noutros momentos e noutras circunstâncias também...
Descrição/resumo da tecnologia híbrida actualmente utilizada pela Toyota:
Phases of operation
Hybrid Synergy Drive
The HSD operates in distinct phases depending on speed and demanded torque. Here are a few of them:
* Engine start: To start the engine, power is applied to MG1 to act as a starter. Because of the size of the motor generators, starting the engine requires relatively little power from MG1 and the conventional starter motor sound is not heard. Engine start can occur while stopped or moving.
* Low gear (equivalent): When accelerating at low speeds in normal operation, the engine turns more rapidly than the wheels but does not develop sufficient torque. The extra engine speed is fed to MG1 acting as a generator. The output of MG1 is fed to MG2, acting as a motor and adding torque at the driveshaft.
* High gear (equivalent): When cruising at high speed, the engine turns more slowly than the wheels but develops more torque than needed. MG2 then runs as a generator to remove the excess engine torque, producing power that is fed to MG1 acting as a motor to increase the engine speed. In steady state, the engine provides all of the power to propel the car unless the engine is unable to supply it (as during heavy acceleration, or driving up a steep incline at high speed). In this case, the battery supplies the difference. Whenever the required propulsion power changes, the battery quickly balances the power budget, allowing the engine to change power relatively slowly.
* Reverse gear: There is no reverse gear as in a conventional gearbox: the computer feeds negative voltage to MG2, applying negative torque to the wheels. Early models did not supply enough torque for some situations: there have been reports of early Prius owners not being able to back the car up steep hills in San Francisco. The problem has been fixed in recent models. If the battery is low, the system can simultaneously run the engine and draw power from MG1, although this will reduce available reverse torque at the wheels.
* Silent operation: At slow speeds and moderate torques the HSD can drive without running the gasoline engine at all: electricity is supplied only to MG2, allowing MG1 to rotate freely (and thus decoupling the engine from the wheels). This is popularly known as "Stealth Mode." Provided that there is enough battery power, the car can be driven in this silent mode for some miles even without gasoline.
* Neutral gear: Most jurisdictions require automotive transmissions to have a neutral gear that decouples the engine and transmission. The HSD "neutral gear" is achieved by turning the engine off. Under this condition, the planetary gear is stationary (if the vehicle wheels are not turning); if the vehicle wheels are turning, the ring gear will rotate, causing the sun gear to rotate as well (the engine inertia will keep the carrier gear stationary unless the speed is large), while MG1 freewheels so no power is dissipated.
* Regenerative braking: By drawing power from MG2 and depositing it into the battery pack, the HSD can simulate the deceleration of normal compression braking while saving the power for future boost. The regenerative brakes in an HSD system absorb a significant amount of the normal braking load, so the conventional brakes on HSD vehicles are undersized compared to brakes on a conventional car of similar mass.
* Compression braking: The HSD system has a special transmission setting labelled 'B' (for Brake), that takes the place of a conventional automatic transmission's 'L' setting, providing engine braking on hills. This can be manually selected in place of regenerative braking. During braking when the battery is approaching potentially damaging high charge levels, the electronic control system automatically switches to conventional compression braking, drawing power from MG2 and shunting it to MG1, speeding the engine with throttle closed and decelerating the vehicle.
* Electric boost: The battery pack provides a reservoir of energy that allows the computer to match the demand on the engine to a predetermined optimal load curve, rather than operating at the torque and speed demanded by the driver and road. The computer manages the energy level stored in the battery, so as to have capacity to absorb extra energy where needed or supply extra energy to boost engine power.
* Battery charging: The HSD can charge its battery without moving the car, by running the engine and extracting electrical power from MG1. The power gets shunted into the battery, and no torque is supplied to the wheels.
Quanto a testes práticos, há uma série deles, incluindo organismos governamentais e organismos independentes:
- Todos eles mostram que os gas-hybrid como o Toyota Prius e o Honda Civic aparecem à frente de todos os outros veículos a gasolina;
- Aqueles que incluem comparativos com diesel mostram que o Prius aparece ao nível dos melhores diesel, sendo ultrapassado por poucos e que por norma são veículos mais pequenos.
O ganho de eficiência de um Híbrido a gasolina na prática (face a um veículo a gasolina equivalente) é da ordem dos 20%, o que é tudo menos irrelevante.
Supõe-se que um Híbrido a Diesel apresentará vantagens ainda maiores (já houve um tópico aqui no forum onde se discutiu isso e o porquê) e os valores que a VW "promete" para o GOLF que planeia vir a produzir lá para 2010 parecem confirma-lo...
Marco,
Obviamente, a condução é tudo. Se não consideras Portugal um país de aceleras, é porque não tens passado por Espanha, França, Reino Unido, etc. Tirando algumas excepções (eg. Alemanha), e outros que não contam (eg. Marrocos), é evidente que não há respeito pelo outro nas estradas em Portugal...
Como já acompanho o assunto há anos, deixo-te aqui algumas pistas:
-O arranque de um carro consome imenso, e isso é sobretudo função do peso do carro. Um híbrido tem um peso bastante superior, por via do motor extra e baterias associadas.
-Eu basicamente não travo. É uma questão de ver mais à frente; por exemplo, se o semáforo a 100 metros vai ficar amarelo, abranda-se, enquanto o português do lado acelera para ver se passa. A prova disso são as apitadelas que levo...
-Se um Toyota Prius não ganha em consumo a um BMW 520d (um carro nomeadamente pesadíssimo!), a quem achas que ganha? (sugiro-te ver alguns episódios do Top Gear)
-Um diesel híbrido não será melhor que um híbrido, pelas razões expostas acima. Não é por qualquer razão que o estudo do IST dá o mesmo comportamento de um híbrido a um carro a gasolina.
Nesta sociedade cada vez mais estúpida, e onde poucos sabem fazer sequer contas, não acredites em tudo o que possas ler. Importante é a experiência prática, e pouco se faz disso. Nesse aspecto, o estudo do IST é também uma farsa, porque é apenas teórico!
Ecotretas
Obviamente, a condução é tudo. Se não consideras Portugal um país de aceleras, é porque não tens passado por Espanha, França, Reino Unido, etc. Tirando algumas excepções (eg. Alemanha), e outros que não contam (eg. Marrocos), é evidente que não há respeito pelo outro nas estradas em Portugal...
Como já acompanho o assunto há anos, deixo-te aqui algumas pistas:
-O arranque de um carro consome imenso, e isso é sobretudo função do peso do carro. Um híbrido tem um peso bastante superior, por via do motor extra e baterias associadas.
-Eu basicamente não travo. É uma questão de ver mais à frente; por exemplo, se o semáforo a 100 metros vai ficar amarelo, abranda-se, enquanto o português do lado acelera para ver se passa. A prova disso são as apitadelas que levo...
-Se um Toyota Prius não ganha em consumo a um BMW 520d (um carro nomeadamente pesadíssimo!), a quem achas que ganha? (sugiro-te ver alguns episódios do Top Gear)
-Um diesel híbrido não será melhor que um híbrido, pelas razões expostas acima. Não é por qualquer razão que o estudo do IST dá o mesmo comportamento de um híbrido a um carro a gasolina.
Nesta sociedade cada vez mais estúpida, e onde poucos sabem fazer sequer contas, não acredites em tudo o que possas ler. Importante é a experiência prática, e pouco se faz disso. Nesse aspecto, o estudo do IST é também uma farsa, porque é apenas teórico!
Ecotretas
wikipedia Escreveu:Official government data
United States
In the United States, the Environmental Protection Agency (EPA) test results must be posted on new vehicle windows, and are the only fuel consumption figures that can be advertised. EPA testing procedures for all vehicles were revised in 2007 in an attempt to better match what the average driver would achieve.[47] The following data is taken from these figures: 2008 Prius 48 miles per US gallon (20 km/l/58 mpg-imp) for city driving, 45 miles per US gallon (19 km/l/54 mpg-imp) for highway driving, 46 miles per US gallon (20 km/l/55 mpg-imp) combined; 2001 Prius 42 miles per US gallon (18 km/l/50 mpg-imp) city, 41 miles per US gallon (17 km/l/49 mpg-imp) highway.[48] The Prius is the most efficient car available in the U.S. in 2008, based on the official rating.[2]
United Kingdom
The official fuel consumption data, provided by the Department for Transport, rates the Prius as: 56.5 miles per imperial gallon (20.0 km/l/47.0 mpg-US) urban, 67.3 miles per imperial gallon (23.8 km/l/56.0 mpg-US) extra urban and 65.7 miles per imperial gallon (23.3 km/l/54.7 mpg-US) combined.[49] Eleven diesel-powered cars, some of them smaller, have a better fuel-efficiency (by fuel volume) than the Prius for combined use.[50][51]
According to the Department for Transport, the Prius is tied with the MINI Cooper D as the third least CO2-emitting vehicles at 104 g/km, behind the tied Volkswagen Polo 1.4 TDI and SEAT Ibiza 1.4 TDI at 99 g/km - it is the least CO2-emitting petrol-powered car, the Polo and the Ibiza being diesel (being these city cars).[3]
Independent test data and comparisons with other vehicles
Several organisations have tested the fuel economy of the Prius and compared it directly with other cars.
The Prius is the most fuel efficient car that Consumer Reports has tested[52], giving a real-world fuel consumption of 44 miles per US gallon (19 km/l/53 mpg-imp) for the Prius[53].
Consumer tests have shown petrol-electric hybrid cars in general are little more fuel-efficient (by fuel volume) than top of the range diesels.[54] It should be noted that diesel fuel has a significantly higher energy density than the gasoline used by the Prius, and diesel is signficantly more expensive in some parts of the world, including the United States. [55]
The UK's Sunday Times did a comparison of the Prius with another car in long distance town and country driving.[56] The results showed that the other car, a BMW 520d SE with a 177 bhp (132 kW) diesel engine and regenerative braking, averaged 50.3 miles per imperial gallon (17.8 km/l/41.9 mpg-US) whilst the Prius averaged 48.1 miles per imperial gallon (17.0 km/l/40.1 mpg-US) over exactly the same route. The comparison was performed on a journey of 545 miles (877 km) from London to Geneva, including 100 miles (160 km) of urban driving, about 200 miles (320 km) of driving on rural roads, and about 200 miles (320 km) of motorway driving at speeds of up to 78 miles per hour (126 km/h) on one French autoroute.
Auto Express magazine performed independent fuel efficiency tests, on public roads, on a number of hatchbacks, and in August 2007 published their list of the ten most efficient. The Prius achieved 10th place in the list, returning 41.5 miles per imperial gallon (14.7 km/l/34.6 mpg-US). A Citroën C4 Coupé 1.6 HDi got 1st place with 49.6 miles per imperial gallon (17.6 km/l/41.3 mpg-US).[57]
In 2004 Car and Driver tested the Prius along with the Honda Civic Hybrid, Toyota Echo, and Volkswagen Jetta TDI over three seperate routes. The Prius yielded the best mileage on the highway and town routes, while tying the Echo for top spot on the suburban route.[58]
Motor Trend magazine conducted a test comparing the Prius with a Honda Civic Hybrid. The Prius had the better fuel economy achieved 43.8 miles per US gallon (18.6 km/l/52.6 mpg-imp) compared to 39.9 miles per US gallon (17.0 km/l/47.9 mpg-imp) for the Civic.[59] In a similar comparison performed by Edmunds.com, the Prius managed an additional 4.5 mpg–U.S. (0.50 L/100 km / 5.4 mpg–imp) at 48.3 miles per US gallon (20.5 km/l/58.0 mpg-imp).[60]
In a Popular Mechanics magazine diesel versus hybrid comparison of February 2005, the Prius outperformed the Volkswagen Jetta GL TDI diesel in both city and highway fuel economy.[61][62]
The Prius was the overall winner of the Edmunds.com "Gas-Sipper Smackdown" fuel economy test, winning three of the five tests. The 2005 VW Jetta TDI won two of the tests. The other cars tested were the Smart Fortwo and the North American Ford Focus.[63]
Edmunds.com tested the Prius, comparing it to the Honda Fit. The Prius averaged 42 miles per US gallon (18 km/l/50 mpg-imp) while the Fit, which doesn't have regenerative braking, and is powered solely by a gasoline engine, averaged 28 miles per US gallon (12 km/l/34 mpg-imp).[64]
Em todo o caso, isto é uma série de comparativos e análises de consumo e de emissões onde o Prius aparece sempre com bons numeros e no top e onde como concorrentes só aparecem automóveis a gasoleo e a maior parte das vezes são veículos mais pequenos.
Agora, podem imaginar um Prius a Diesel-Hybrid...

A Toyota ainda não fala disso, talvez porque esteja muito orientada para o mercado americano, mas a VW por exemplo já fala e já tem apresentado o seu protótipo em Salões Automóvel:
http://blog.wired.com/cars/2008/03/vws-golf-diesel.html
"As expected, the hybrid has a 1.2 liter three-cylinder diesel engine and a 220V electric motor. The electric motor gets the car moving at low speeds, with the 73 horsepower diesel kicking in only when extra oomph is needed (or wanted) and when cruising at highway speeds. The car also can run either in full-electric or full internal combustion mode, according to VW. Power is transferred through a seven-speed DSG transmission to the front wheels. The car also has start/stop capability and regenerative braking.
Subtle styling tweaks, including a narrower grille and smaller front air intakes, improve aerodynamics. VW says the Golf TDI Hybrid consumes 3.4 liters of fuel per 100 kilometers, which by our math is 71.4 mpg. That's a tad higher than the 69.9 cited in earlier reports, but either figure beats the gas-electric Toyota Prius and Honda Civic Hybrid by better than 20 mpg."
´Os híbridos apenas fazem a diferença quando carregas no travão... Logo com uma condução à la hipermiler, os híbridos portam-se ainda pior... Em Portugal, os híbridos seriam um pouco melhor nas mãos dos nossos "aceleras", mas esses não compram híbridos... Já para não falar em vários prorietários que conheço que dizem muito mal deles!
Desculpa mas isto não faz lá grande sentido: quem acelera tem de travar. A travagem é utilizada para gerar energia eléctrica que carrega a bateria...
Depois, o motor eléctrico é utilizado quando é necessária mais potência ou a baixa velocidade, utilizando a energia armazenada nas travagens. Além disso, a "inteligência" de um híbrido não se fica por aí. Há mais "tweaks" num híbrido, nomeadamente nos start/stop citadinos!
E depois, catalogar os condutores nacionais como aceleras tem que se lhe diga: em primeiro lugar, aceleras há em todo o lado, em segundo lugar os aceleras a que te estás a referir provavelmente não compravam um híbrido e em terceiro lugar todos os dias ando na estrada e vejo centenas e centenas de não aceleras nas mãos dos quais um híbrido apresentaria melhores resultados do que o automóvel que estão a conduzir nas condições que estão a conduzir.
Quanto a proprietários que dizem mal, não falta proprietários a dizer mal de automóveis convencionais. So what? Até de BM's e Mercedes temos proprietários a dizer mal e do pior. Isso não quer dizer absolutamente nada!
Também há muito proprietário satisfeito e o sucesso comercial dos Prius e Civic é crescente (tanto que continuam a evoluir e lançar novos modelos cada vez mais avançados). Quando, note-se muito bem, outros atrevimentos tecnológicos (nomeadamente em eléctricos) no passado tiveram de ser abandonados porque eram fracassos totais.
O Prius e o Civic são sucessos e outras marcas estão a aderir e a seguir as pisadas. A Nissan inclusivamente comprou a licença à Toyota para utilizar a mesma tecnologia...
Tudo somado, sinceramente acho que não disseste nada de relevante.
Os híbridos estão aí, com claras vantagens e cada ano são lançados mais modelos. E os Hybrid-Diesel também já estão para chegar ainda com mais vantagens!
Os híbridos apenas fazem a diferença quando carregas no travão... Logo com uma condução à la hipermiler, os híbridos portam-se ainda pior... Em Portugal, os híbridos seriam um pouco melhor nas mãos dos nossos "aceleras", mas esses não compram híbridos... Já para não falar em vários prorietários que conheço que dizem muito mal deles!
Porque é assim? Porque nomeadamente o peso é muito superior, por ter dois motores em vez de um, e pelo peso adicional das baterias. É física pura, e um pouco de termodinâmica, mas pouca gente percebe disso...
Agora, os carros eléctricos são outra história, mas as baterias são ainda um grande problema, e extremamente "pouco verdes".
Ecotretas
Porque é assim? Porque nomeadamente o peso é muito superior, por ter dois motores em vez de um, e pelo peso adicional das baterias. É física pura, e um pouco de termodinâmica, mas pouca gente percebe disso...
Agora, os carros eléctricos são outra história, mas as baterias são ainda um grande problema, e extremamente "pouco verdes".
Ecotretas
Bom, vocês estão a ser um pouco extremistas: os híbridos em questão são tudo menos uma treta pois eles batem categoricamente os veículos com que se comparam directamente, os automóveis a gasolina.
Para já praticamente só há híbridos a gasolina mas no futuro (e já há protótipos) também teremos híbridos de segunda geração que funcionarão com motores diesel, possivelmente com resultados melhores ainda.
Sobre o Diesel versus Gasolina, os Diesel apresentam uma clara vantagem ao nível do consumo e das emissões. Isso de facto não é novo...
Mas há aqui um problema: as "reservas" de gasóleo são menores que as "reservas" de gasolina. Por cada barril de petróleo sai metade do gasóleo do que sai de gasolina.
É por essa razão que, face ao aumento de automóveis diesel na estrada o preço do gasóleo tem vindo a subir. No passado o gasóleo era um excedente e por isso até se promovia o seu consumo, hoje passa-se o inverso e o excedente começa a ser a gasolina (que é cerca de 40% do produto que se obtém de um barril de petróleo).
Agora, penso que é "misleading" estar a dizer ou dar a entender que os híbridos são um barrete porque não são e a sua tecnologia está já bastante amadurecida, tanto que já se começa a falar de uma segunda geração de híbridos.
Os actuais Civic e Prius são casos de sucesso e não algo a que se deva apontar o dedo como fracassos ou barretes.
Em termos de MPG's eles simplesmente arrasam com os automóveis a gasolina. E logo, em emissões também, como é óbvio...
Para já praticamente só há híbridos a gasolina mas no futuro (e já há protótipos) também teremos híbridos de segunda geração que funcionarão com motores diesel, possivelmente com resultados melhores ainda.
Sobre o Diesel versus Gasolina, os Diesel apresentam uma clara vantagem ao nível do consumo e das emissões. Isso de facto não é novo...
Mas há aqui um problema: as "reservas" de gasóleo são menores que as "reservas" de gasolina. Por cada barril de petróleo sai metade do gasóleo do que sai de gasolina.
É por essa razão que, face ao aumento de automóveis diesel na estrada o preço do gasóleo tem vindo a subir. No passado o gasóleo era um excedente e por isso até se promovia o seu consumo, hoje passa-se o inverso e o excedente começa a ser a gasolina (que é cerca de 40% do produto que se obtém de um barril de petróleo).
Agora, penso que é "misleading" estar a dizer ou dar a entender que os híbridos são um barrete porque não são e a sua tecnologia está já bastante amadurecida, tanto que já se começa a falar de uma segunda geração de híbridos.
Os actuais Civic e Prius são casos de sucesso e não algo a que se deva apontar o dedo como fracassos ou barretes.
Em termos de MPG's eles simplesmente arrasam com os automóveis a gasolina. E logo, em emissões também, como é óbvio...
Nada de novo aqui...
Isto já é conhecido há muito! Os exemplos são mais que muitos, mas os meus preferidos são o programa do Top Gear sobre o Prius e a corridinha entre um BMW 520d e um Prius, entre Londres e Genebra. Vejam mais no meu blogue, para não continuarem enganados!
Ecotretas
Ecotretas
Re: Dwer
Zenith Escreveu:Ainda bem que esclareces, eu estava a pensar que Literato designava um rato de PC em miniatura, a versão de Litemouse para os Palop's
Bom neste caso era 'literata'.
Lite - leve. Mais 'rata'.
Não sei bem o que fazer disto.
Parece-me que não será de bom tom, prosseguir a descoberta do significado oculto da palavra que o(a) Dicea foi desencantar.

Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
Dwer Escreveu:Dicea Escreveu: Para um literata fico admirado!
Um bocadinho de letras para o(a?) Dicea.
Iliteracia é um neologismo. Penso que ainda não entrou no léxico da língua portuguesa.
Ou antes é um anglicismo, que vem do Inglês 'illiteracy'.
Ora 'illiteracy' vem 'literacy' que vem por sua vez de 'literate'.
Aqui podíamos fazer uma equivalência a 'letrado', em português.
Mas se a palavra que o excelentíssimo(a) postador(a) procura é a a palavra latina, então será 'litteratus' de 'litterae', letras.
'Literata' é que, por muito que me esforce, não consigo encontrar em qualquer língua viva ou morta.
Ainda bem que esclareces, eu estava a pensar que Literato designava um rato de PC em miniatura, a versão de Litemouse para os Palop's

- Registado: 29/11/2007 14:36
Dicea Escreveu: Para um literata fico admirado!
Um bocadinho de letras para o(a?) Dicea.
Iliteracia é um neologismo. Penso que ainda não entrou no léxico da língua portuguesa.
Ou antes é um anglicismo, que vem do Inglês 'illiteracy'.
Ora 'illiteracy' vem de 'literacy' que vem por sua vez de 'literate'.
Aqui podíamos fazer uma equivalência a 'letrado', em português.
Mas se a palavra que o excelentíssimo(a) postador(a) procura é a a palavra latina, então será 'litteratus' de 'litterae', letras.
'Literata' é que, por muito que me esforce, não consigo encontrar em qualquer língua viva ou morta.
Abraço,
Dwer
Dwer
Dicea Escreveu:Dwer Escreveu:Dicea Escreveu:Permita-me ao Sr. Ilustre Literata, questionar o estudo, e até a Instituição!
Até quanto ao fabrico, desmantelamento e reciclagem não acredito que um carro eléctrico seja pior que um a gasóleo como é anunciado no jornal expresso.
Cumprimentos
Não é o carro eléctrico, pá. É o híbrido.
A questão não é as pessoas não saberem ler, isso é serem iletradas.
A questão é não saberem interpretar o que está escrito.
Isso é iliteracia.
Como o prova esta brilhante intervenção, de quem não percebeu que se falava dos híbridos e não dos eléctricos, quanto às emissões.
Ai, ai...
Opá Dwer
Eu questionei o estudo e os resultados.
Volto a referir o jornal expresso apresenta os resultados.
Eu tenho bastantes dúvidas, volto a referir, que um carro eléctrico tenha no seu ciclo de vida uma consumo maior de energia que um Diesel.
Já agora pela tua resposta hò Dwer acho que nem sabes o que é o ciclo de vida. Para um literata fico admirado!
abraço
PS: Aqui ninguém se zanga discutem-se difrentes ideias o que é de salutar.
Tu queres dizer um carro híbrido. Vai lá ler o artigo do Expresso outra vez.
O carro eléctrico 'plug in' tem o melhor desempenho de todos os carros do estudo.
Bolas, à iliteracia estás a adicionar a teimosia.
Ou talvez seja a mesma coisa.
A resistência à mudança é uma coisa inacreditável.
Depois de nos convencermos de uma coisa, reconhecer que essa coisa está errada, requer um esforço, pelos vistos, sobre-humano.
Provavelmente parte da iliteracia radica aí.
As coisas são lidas e entendidas pela rama, o pensamento cristaliza num conceito com falhas e às vezes redondamente errado, e a teimosia e a incapacidade de mudar, fazem o resto.
Abraço,
Dwer
Dwer
Dwer
Dwer Escreveu:Dicea Escreveu:Permita-me ao Sr. Ilustre Literata, questionar o estudo, e até a Instituição!
Até quanto ao fabrico, desmantelamento e reciclagem não acredito que um carro eléctrico seja pior que um a gasóleo como é anunciado no jornal expresso.
Cumprimentos
Isso é iliteracia.
Como o prova esta brilhante intervenção, de quem não percebeu que se falava dos híbridos e não dos eléctricos, quanto às emissões.
Ai, ai...
Opá Dwer
Eu questionei o estudo e os resultados.
Volto a referir o jornal expresso apresenta os resultados.
Eu tenho bastantes dúvidas, volto a referir, que um carro eléctrico tenha no seu ciclo de vida uma consumo maior de energia que um Diesel.
Já agora pela tua resposta hò Dwer acho que nem sabes o que é o ciclo de vida. Para um literata fico admirado!
abraço
PS: Aqui ninguém se zanga discutem-se difrentes ideias o que é de salutar.
- Registado: 26/9/2008 11:37
Vá, não se zanguem!
Os híbridos a GASOLINA melhoram o desempenho de automóveis a GASOLINA. Comparar com outro tipo de motores (nomeadamente DIESEL a GASÓLEO) vale o que vale.
Há mais um dado a considerar: em situação do para-arranca citadino o desempenho dos híbridos é muito superior, devido à racional gestão dos fluxos de energia (travagens-arranques).
Agora se quiserem "lixar" os defensores dos híbridos vão com eles para uma auto estrada andar a 150km/h ou mais e aí, uma vez que não há variabilidade de fluxos de energia, o híbrido perde em eficiência até para carros a gasolina bem potentes. Sobretudo porque tem que arrastar o elevado peso das baterias que leva a bordo.
Há que ponderar bem o que se compara, mas também ter a noção que não há milagres nestas questões da energia e emissões de poluentes (ao contrario do que os media e outras entidades mediatizadas - quercus, algoristas, etc. - nos querem fazer crer).
Abraço
Os híbridos a GASOLINA melhoram o desempenho de automóveis a GASOLINA. Comparar com outro tipo de motores (nomeadamente DIESEL a GASÓLEO) vale o que vale.
Há mais um dado a considerar: em situação do para-arranca citadino o desempenho dos híbridos é muito superior, devido à racional gestão dos fluxos de energia (travagens-arranques).
Agora se quiserem "lixar" os defensores dos híbridos vão com eles para uma auto estrada andar a 150km/h ou mais e aí, uma vez que não há variabilidade de fluxos de energia, o híbrido perde em eficiência até para carros a gasolina bem potentes. Sobretudo porque tem que arrastar o elevado peso das baterias que leva a bordo.
Há que ponderar bem o que se compara, mas também ter a noção que não há milagres nestas questões da energia e emissões de poluentes (ao contrario do que os media e outras entidades mediatizadas - quercus, algoristas, etc. - nos querem fazer crer).
Abraço
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Dicea,
O carro híbrido tem motor que combina o eléctrico com o de gasolina.
Carro eléctrico apenas tem motor eléctrico (baterias recarregáveis).
Naturalmente que o carro eléctrico é bem melhor (em vários aspectos) que o carro a gasóleo, o carro híbrido já é outra história (o que está a ser base de estudo pelo Expresso).
Cumprimentos
O carro híbrido tem motor que combina o eléctrico com o de gasolina.
Carro eléctrico apenas tem motor eléctrico (baterias recarregáveis).
Naturalmente que o carro eléctrico é bem melhor (em vários aspectos) que o carro a gasóleo, o carro híbrido já é outra história (o que está a ser base de estudo pelo Expresso).
Cumprimentos
- Registado: 6/6/2008 10:17
Dicea Escreveu:Permita-me ao Sr. Ilustre Literata, questionar o estudo, e até a Instituição!
Cumprimentos
Isso é iliteracia.
Ai, ai...
Abraço,
Dwer
Dwer
Re: Estudo
Dicea Escreveu:A instituição que fez este estudo têm professores que dizem à boca cheia, actualmente, o valor nominal de cada acção das empresas cotadas no PSI20 varia entre 2,5 euros e 5 euros.
Para além disto...
As universidades vivem tempos asfixintes vivem sem dinheiro e fazem tudo para o ganhar nem que seja a aldrabar. Quem pagou este estudo? Gostava de saber.
Também gostava de ver o resultado desta investigação junto da comunidade investigadora. Pois isto é muito sério e quer demostrar que estamos no caminho errado.
cumprimentos
Se gostavas de saber é só entrares em contacto com os autores do estudo que eles te disponibilizam todos os dados, pelo menos os já publicados. Depois de saberes conta aqui o que pensas desses resultados.
Não faz mal!...
Dwer Escreveu:Pronto! Já cá faltava!
Cientistas para a fogueira.
Quem fez o estudo foi o IST. O Instituto Superior Técnico.
Querem entidade mais respeitada e cientificamente capacitada para o fazer?
E qual é a novidade? Os híbridos ainda estão muito verdinhos. São praticamente versões promocionais. Não admira que apresentem resultados pouco melhores ou iguais aos carros a gasolina.
Mas ninguém reparou que, o carro eléctrico era de longe a melhor solução?
Ai, a iliteracia, que praga!
Temo começar a ficar elitista.
Os ignorantes deviam pagar taxa p'ra botar faladura.
Permita-me ao Sr. Ilustre Literata, questionar o estudo, e até a Instituição!
Cumprimentos
- Registado: 26/9/2008 11:37
Quem está ligado: