Juros desceram, será que as prestações vão cair?
Ora aqui vai:
3m 4.60 4.78 4.86 4.94 4.96 4.97 5.02 5.11 4.49
6m 4.59 4.80 4.90 5.09 5.15 5.16 5.22 5.18 4.55
Isto são médias mensais, a última columa é o valor corrente e provisório para a média da Euribor em Novembro.
Para quem tem revisões nestes meses correntes, ainda vai ver a prestação subir, para depois descer "brutalmente" na próxima revisão.
É galo, há aqui um factor "totoloto" mas há que notar que o efeito não ocorreu só agora, também ocorreu ao longo da subida onde provavelmente ajudou a prolongar prestações baixas por algum tempo enquanto a euribor subia...
3m 4.60 4.78 4.86 4.94 4.96 4.97 5.02 5.11 4.49
6m 4.59 4.80 4.90 5.09 5.15 5.16 5.22 5.18 4.55
Isto são médias mensais, a última columa é o valor corrente e provisório para a média da Euribor em Novembro.
Para quem tem revisões nestes meses correntes, ainda vai ver a prestação subir, para depois descer "brutalmente" na próxima revisão.
É galo, há aqui um factor "totoloto" mas há que notar que o efeito não ocorreu só agora, também ocorreu ao longo da subida onde provavelmente ajudou a prolongar prestações baixas por algum tempo enquanto a euribor subia...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
- Registado: 18/3/2004 14:09
rcosta Escreveu:Boas!!
Charles, tenho uma folha de calculo em que podes "mexer" no valor do spread, valor da euribor, valor do financiamento e a duraçao do mesmo!!!
Se alguem tiver interesse que apite!
Um abraço,
Rcosta
Boa, chuta se faz favor

Cumpt
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo
MarcoAntonio Escreveu:charles Escreveu:Haverá algum simulador para perceber quanto vai descer a prestação relativamente a quem tem empréstimos, face a estes ultimos ajustamentos da Euribor
A par desta descida felizmente (finalmente) consegui convencer o banco a descer o spread em 2 décimas e passar a euribor para 3 meses...negociação pura não dei nada em troca, portanto além da baixa do juro vou ter que contar com estas baixas tambem
![]()
1Ab
Qual é o Banco, Charles?
Penso que ínteressante divulgar essa informação.
Por exemplo, posso voltar a narrar esta informação: no período quente das quedas (há algumas semanas atrás) o Millennium BCP cancelou uma baixa do meu spread que estava em curso e tinha sido previamente aprovada. Inclusivamente eu tinha subscrito novos produtos e mesmo assim voltaram com a palavra atrás.
Penso que é importante cruzar esta informação para perceber que bancos praticam que práticas, pois manifestamente não são todos iguais.
Marco, não leves a mal mas por agora não posso dizer, eu impus duas condições para continuar cliente:

na ultima conversa que tive com a gestora de conta fui informado que:

não satisfeito com as 2 décimas de baixa no spread, fiz um "ultimato" (desta vez com uma contrapartida de abrir uma segunda conta) , ou aproximavam o spread do que eu pedi ou mudava para a CGD,o processo ainda está a decorrer e ainda estou a aguardar decisão, pelo que neste momento não queria divulgar a instituição

Cumpt
Editado pela última vez por charles em 14/11/2008 0:54, num total de 1 vez.
Cumpt
Sim, é possível, Elias.
Pelo que tenho lido é exactamente esse o procedimento (note-se que isso atrasou a subida das prestações enquanto a Euribor subia, agora ocorrerá o inverso atrasando a descida).
Já agora, coloco já aqui os valores médios mensais para as taxas a 3 e 6 meses para verificarmos.
Pelo que tenho lido é exactamente esse o procedimento (note-se que isso atrasou a subida das prestações enquanto a Euribor subia, agora ocorrerá o inverso atrasando a descida).
Já agora, coloco já aqui os valores médios mensais para as taxas a 3 e 6 meses para verificarmos.
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Elias Escreveu:MarcoAntonio Escreveu: Quanto às prestações dos créditos à habitação, deverão começar a cair a partir de dezembro (dependendo do mês em que é feita a revisão de cada crédito).
Tenho um empréstimo cuja revisão acontece precisamente em Dezembro. Hoje liguei para o banco a saber como era das taxas. Eles disseram-me que na prestação de Dezembro se aplicará a taxa Euribor de Novembro, que é calculada com base na média dos valores de Outubro.
Resultado: no próximo mês vou começar a pagar mais, pois em Outubro as taxas andavam nos máximos.
Será possível????
Mau mau maria, cá para mim já meti água, tendo em conta que pedi a alteração o mês passado para passar a taxa euribor para 3 meses, pelo que entendi se eles aceitassem o efeito seria "imediato", seguindo o teu raciocinio se entrasse já em vigor este mês em ves de baixar vai subir

Cumpt
charles Escreveu:Haverá algum simulador para perceber quanto vai descer a prestação relativamente a quem tem empréstimos, face a estes ultimos ajustamentos da Euribor
A par desta descida felizmente (finalmente) consegui convencer o banco a descer o spread em 2 décimas e passar a euribor para 3 meses...negociação pura não dei nada em troca, portanto além da baixa do juro vou ter que contar com estas baixas tambem
![]()
1Ab
Qual é o Banco, Charles?
Penso que ínteressante divulgar essa informação.
Por exemplo, posso voltar a narrar esta informação: no período quente das quedas (há algumas semanas atrás) o Millennium BCP cancelou uma baixa do meu spread que estava em curso e tinha sido previamente aprovada. Inclusivamente eu tinha subscrito novos produtos e mesmo assim voltaram com a palavra atrás.
Penso que é importante cruzar esta informação para perceber que bancos praticam que práticas, pois manifestamente não são todos iguais.
MarcoAntonio Escreveu: Quanto às prestações dos créditos à habitação, deverão começar a cair a partir de dezembro (dependendo do mês em que é feita a revisão de cada crédito).
Tenho um empréstimo cuja revisão acontece precisamente em Dezembro. Hoje liguei para o banco a saber como era das taxas. Eles disseram-me que na prestação de Dezembro se aplicará a taxa Euribor de Novembro, que é calculada com base na média dos valores de Outubro.
Resultado: no próximo mês vou começar a pagar mais, pois em Outubro as taxas andavam nos máximos.
Será possível????

- Registado: 5/11/2002 12:21
Haverá algum simulador para perceber quanto vai descer a prestação relativamente a quem tem empréstimos, face a estes ultimos ajustamentos da Euribor
A par desta descida felizmente (finalmente) consegui convencer o banco a descer o spread em 2 décimas e passar a euribor para 3 meses...negociação pura não dei nada em troca
, portanto além da baixa do juro vou ter que contar com estas baixas tambem
1Ab

A par desta descida felizmente (finalmente) consegui convencer o banco a descer o spread em 2 décimas e passar a euribor para 3 meses...negociação pura não dei nada em troca

1Ab
Editado pela última vez por charles em 14/11/2008 0:13, num total de 1 vez.
Cumpt
Sim, penso que era útil e interessante e com a ajuda de todos poderiamos conseguir um topico bastante completo. Podia-se criar um tópico separado onde, de cada vez que alguém colocasse info relativa a uma insitituição bancária, se editava e actualizava o post original para manter tudo o mais completo e actualizado possível...
A Euribor continua a responder muito bem às baixas da taxa directora. Aqui fica uma actualização que compara os valores com as duas datas em que houve ajuste na taxa de juros por parte do BCE...
- Anexos
-
- euribor081113.PNG (30.26 KiB) Visualizado 7810 vezes
Forte queda nos dois últimos dias. As taxas a 3 e 6m cairam sensivelmente 0.9% desde o dia 8 de Outubro, data da primeira baixa de juros por parte do BCE.
- Anexos
-
- euribor081107.PNG (44.55 KiB) Visualizado 7936 vezes
Mais um update:
> Tabela desde a baixa da taxa directora;
> Gráfico do year-to-date para as taxas a 3 e 6 meses.
> Tabela desde a baixa da taxa directora;
> Gráfico do year-to-date para as taxas a 3 e 6 meses.
- Anexos
-
- euribor081104.PNG (40.95 KiB) Visualizado 8025 vezes
Atenção que a taxa de refinanciamente desceu 1% e não 0.5% (que foi a descida da taxa de referência). O que interessa para os bancos neste momento é obviamente a taxa de refinanciamento (vulgo "discount window").
Históricamente a EURIBOR encontra-se acima da taxa de referência e abaixo da taxa de refinanciamento (sendo que a diferença entre uma e outra costuma ser 1% e passou agora a ser apenas 0.5%)
Dados oficiais do BCE:
http://www.ecb.eu/stats/monetary/rates/ ... ex.en.html
Históricamente a EURIBOR encontra-se acima da taxa de referência e abaixo da taxa de refinanciamento (sendo que a diferença entre uma e outra costuma ser 1% e passou agora a ser apenas 0.5%)
Dados oficiais do BCE:
http://www.ecb.eu/stats/monetary/rates/ ... ex.en.html
Be Galt. Wear the message!
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Hummmm ok então está ainda a descontar....eu no inicio tive algumas duvidas que um só corte tivesse os efeitos tão "directos" como se vê no movimento da Euribor, mas ainda bem que assim aconteceu, mesmo assim continuo a achar que do ponto de vista estratégico, se calhar Trichet não mexe na taxa directora é cá uma intuição minha, vamos aguardar, se mexer tanto melhor lá se reduz mais uns cobres nas prestações do crédito habitação.
Cumpt
Mas atenção que a Euribor começou a escalar em Setembro (sem subida nenhuma da taxa directora).
Digamos que a Euribor para voltar para níveis normais mais a baixa de 0.5% tinha uns 0.9% para poder cair. Até agora caiu uns 0.7% e portanto ainda está ligeiramente acima do que seria normal.
Tanto que havia quem duvidasse de que a acção concertada do BCE fosse ter reflexos visíveis...
Digamos que a Euribor para voltar para níveis normais mais a baixa de 0.5% tinha uns 0.9% para poder cair. Até agora caiu uns 0.7% e portanto ainda está ligeiramente acima do que seria normal.
Tanto que havia quem duvidasse de que a acção concertada do BCE fosse ter reflexos visíveis...
Curioso podermos concluir que a Euribor desceu mais que as 50 décimas que o BCE fez descer a taxa de referência, eu quase me atrevia a contrariar a tese do Marco no seguinte, eu se estivesse como Presidente do BCE desta vez não mexia já na taxa de referência, não a baixava aguardando ficando assim com uma margem de manobra maior se a coisa se complicar na economia real (o que deve vir a acontecer), isto porque acho que a Euribor já está a recuar "sózinha" !
Por outro lado se baixar as taxas o efeito pode ser de demasiado optimismo repentino e correr-mos o risco de começar a cometer os erros recentes, este equilibrio de segurança economica, pelo que me apercebo está a ser dificil de encontrar !!
Não queria ter estes receios, mas é impossivel passar ao lado de toda a crise fincanceira mundial que é grave, ainda por cima para quem como nós todos os dias lida com os mercados.
1Ab
Por outro lado se baixar as taxas o efeito pode ser de demasiado optimismo repentino e correr-mos o risco de começar a cometer os erros recentes, este equilibrio de segurança economica, pelo que me apercebo está a ser dificil de encontrar !!
Não queria ter estes receios, mas é impossivel passar ao lado de toda a crise fincanceira mundial que é grave, ainda por cima para quem como nós todos os dias lida com os mercados.
1Ab
Cumpt
Sim, sim. Isto é a Euribor. Os bancos depois aplicam um spread conforme o que têm acordado com o cliente (como é sabido, o mesmo banco não pratica o mesmo spread com todos os seus clientes, depende da altura em que o crédito foi feito e das revisões ao contrato que houve eventualmente).
Quanto às prestações dos créditos à habitação, deverão começar a cair a partir de dezembro (dependendo do mês em que é feita a revisão de cada crédito).
Os valores que aqui tens apresentado são em rigor os valores que os bancos irão aplicar + o spread claro?
Cumpt
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: brunoktm, Ferreiratrade, Garfield, GaussSLB47, goncaladas, Google Adsense [Bot], latbal, m-m, malakas, Manchini888, navaldoc, PAULOJOAO, silva_39, trilhos2006 e 532 visitantes