Caldeirão da Bolsa

Carteira de warrant's

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 18/8/2008 20:33

Eu não quereria colocar a questão nesses termos porque, primeiro não se trata exactamente disso e por outro lado algumas pessoas tenderão a sentir-se incomodadas ou inferiorizadas.

Não interessa quem sabe mais ou quem sabe menos nem sequer os que *eventualmente* sabem menos devem sentir-se desmotivados a escrever, participar (com medo de serem corrigidos, chamados à atenção ou etc).

O que é importante é estar disponível para debater (discutir opiniões, análises, estratégias, etc). É para isso que o forum serve, só assim tem interesse e só assim se conseguem chegar a algum lado...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Navete » 18/8/2008 20:28

Tarzan, o forum é um local de debate com argumentos validos, há partida somos todos adultos e com alguma experiencia na coisa... Se a experiencia não existir, acho que se deve acatar ou ouvir o que os outros nos explicam... :wink:

Não serás o ultimo a cometer erros!
Como diz o cego, a ver vamos...

Registado: 29/10/2007 16:09

Re: MARCO

por MarcoAntonio » 18/8/2008 20:20

tarzan tchetcheno Escreveu:Já começo a perceber que possivelmente é um erro apresentar carteiras e de warrant's muito mais.

Tarzan, só tem interesse apresentar carteiras se for para discutir as opções e estratégias de investimento. Se não estiveres disposto a discutir as tuas opções e estratégias então, certamente, apresentar uma carteira no forum é um erro.

Se estiveres disponível então não é erro nenhum e o objectivo terá sido atingido.
:wink:

tarzan tchetcheno Escreveu:Já agora alguém me explica o mecanismo de actuação do MM quando uma ordem de compra de 30.000 destes warrant's é feita.

O MM sente-se obrigado a comprar acções??? Não faz nada ?? Está-se nas tintas porque andou a vender a coisa a 1 Euro há mês e meio ??

Que eu tenha conhecimento, o market maker não está obrigado a nada a não ser cumprir as regras dos warrants (por exemplo, tem de estar xis horas por dia no mercado a garantir a liquidez).

Agora, o "negócio" do market maker é o spread bid/ask. Portanto, ele tenderá a cobrir o risco em função dos movimentos dos investidores nos warrants. Ele não tem que assumir o risco inverso ao dos investidores (que era no que resultaria se não cobrisse o risco).

Mas há aqui pessoal com mais experiência e mais informado para te responder em relação à actuação "interna" do market maker.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

MARCO

por tarzan tchetcheno » 18/8/2008 20:13

Já começo a perceber que possivelmente é um erro apresentar carteiras e de warrant's muito mais.

Vou tentar só comentar esta carteira aos fins-de-semana. E se vier a vender aposição ou reforçar só irei comunicar nessas circunstâncias (fim desemana). A razão será não influenciar minimamente outros.

Já agora alguém me explica o mecanismo de actuação do MM quando uma ordem de compra de 30.000 destes warrant's é feita.

O MM sente-se obrigado a comprar acções??? Não faz nada ?? Está-se nas tintas porque andou a vender a coisa a 1 Euro há mês e meio ??

Comentário à carteira fica marcado para sábado.

Para terminar, a cotação do warrant no pós 16h30 é de 13/14 logo estarei a levar no lombo potencialmente 700 heróis...

Registado: 19/3/2008 20:29

Re: Marco António

por MarcoAntonio » 18/8/2008 19:47

tarzan tchetcheno Escreveu:A 4,50 até 30 de setembro mais que duplico a massa ou seja 100% (e desta vez não quero tanto, mas também não digo que não :mrgreen: por mim estará tudo bem)

Mas a probabilidade de estar a 4.50 em 30 de Setembro é ainda inferior. Eu sinceramente acho que estás a cometer erros clássicos...

Claro que poder valer mais pode vir a valer, mas não é assim que se avalia a expectativa de um trade.

Tu estás a banalizar as perdas, não estás a fazer comparações equilibradas entre o que podes ganhar e perder e estás a por "muito fácil" saires a ganhar.

tarzan tchetcheno Escreveu:Ou seja o potencial de ganho já seria superior ao de perda...

O potencial de ganho, nesse prisma, é sempre superior ao da perda. Num warrant nunca podes perder mais de 100% e é claro que podes ganhar mais de 100%. Não estamos a discutir a mesma coisa...

Eu estava a discutir a expectativa de ganho (o ganho esperado). E o ganho esperado não é o que achamos que podemos ganhar, é o ganho médio num conjunto alargado de trades nessas condições (ou se quiseres, um valor de ganho e a respectiva probabilidade).

Repara que no teu exercício (e em linha do que já disse no outro parágrafo) tu praticamente só apresentas cenários vantajosos na cotação. Posto assim parece muito fácil que vais conseguir uma das coisas...

Por muito simples e fáceis que pareçam esses excercícios, o trading real mostra-nos que afinal é muito mais fácil acontecer aquilo que não prevemos. E logo em warrants com tanta variável em jogo...

Basta que esses valores não sejam atingidos nessas datas mas noutras datas ou mudem outras variáveis do warrant como a volatilidade implícita (e esta irá mudar de certeza e em princípio para baixo se a cotação subir).

Não leves a mal estas observações que são feitas com o maior sentido construtivo. Só assim interessa apresentar carteiras, discutindo estes aspectos (eu não sou do género de vir dar os parabéns se correr bem ou "cair em cima de ti" depois se correr mal).
:wink:
Imagem

Administrador Fórum

Viva

por pericos » 18/8/2008 19:29

Viva Tarzan,

Caso tivesses colocado a mensagem das 18:19, logo no início, terias evitado tantas dúvidas.

Além disso, o tópico tinha ficado com fundamento desde a sua criação, concordemos ou não com as ideias.

Não entendas como critica. É apenas uma observação de quem lê todas as mensagens neste forum desde à muito.
Mais vale um razoável dia de bolsa que um bom dia de trabalho.

Registado: 29/8/2005 12:13

Marco António

por tarzan tchetcheno » 18/8/2008 19:29

MarcoAntonio Escreveu:

O que significa que, em termos muito gerais, para fazeres lucro a cotação tem de chegar acima dos 4.50 (e venderes nessa altura) dentro do prazo do warrant.

Em contrapartida, se correr mal (qualquer valor abaixo disso dará prejuízo) perderás entre 0 e 100%. Contabilizemos 50%...

Para compensar essa perda terás de conseguir vender em média nos trades ganhadores na ordem dos 4.70 euros ou mais numa base de 50/50.

Não creio que a probabilidade de conseguires vender a 4.70 ou mais seja da ordem dos 50%...

Estes valores são muito por alto e ignorei o valor temporal, a ideia é estabelecer algo muito básico na elaboração de um trade: comparar as expectativas de ganho com as expectativas de perda.

Não é com os 4.50 que deves estabelecer uma comparação ou expectativa (isso é o valor de um trade em que sais "even" com a cotação do subjacente a subir). Estas a comparar um trade onde a acção sobe e sais a "zero" com um potencial de perda entre os 0% e 100% (de perda).

A 4,50 até 30 de setembro mais que duplico a massa ou seja 100% (e desta vez não quero tanto, mas também não digo que não :mrgreen: por mim estará tudo bem)

Ou seja o potencial de ganho já seria superior ao de perda...

por MarcoAntonio » 18/8/2008 19:25

Muita atenção à utilização das calculadoras/simuladores dado que não dão um valor definitivo, apenas uma estimativa e por vezes acabam por funcionar como uma grande rasteira para os investidores.

Por exemplo, se a cotação do subjacente subir, a volatilidade implícita do warrant tenderá a baixar.
Imagem

Administrador Fórum

Re: ...

por tarzan tchetcheno » 18/8/2008 19:19

Alex Tomás Escreveu:Olá,

nao quero assustar-te muito mas há vários meses que fiz uma AT a Mota-Engil onde apontava para target minimo de descida nos 3,10 €.

Em segundo lugar, estás a comprar um warrant out-of-money, o que quer dizer que quanto mais tempo passar nessa situacao, mais dificil vai ser ele subir.
Se descer 1 centimo apenas, para voltares a recuperar esse centimo, a Mota-Engil vai ter que subir 2 ou 3 centimos mais do que pensavas antes.

Conclusao: é um negocio com um risco muitissimo elevado, que nao aconselho a ninguem assumir.
Boa sorte... porque vais precisar!

PS: Atencao que nao sei a quanto é que cotou hoje esse warrant mas pela descida do subjacente, certamente que já desceu 1 centimo. Agora rapara quanto vai precisar de subir a mota-engil para que tu recuperes esse centimo.

Vamos lá tentar explicar o potencial deste warrant por A+B.

O potencial de descida vai de 0 a 100%.

Agra o de subida também tem o seu quê de interessante:

Vamos arranjar uma data onde eu supostamente teria que vender (por algum motivo) ou por achar que o risco tinha deixado de compensar ou para manter o capital ou para realizar mais valias. Uma das datas que analisei para uma hipotética situação deste tipo era 30 de setembro (saida de resultados mais um mês e com uma secreta esperança que o concurso do aeroporto yenha novidades já nesta fase)

Cotações do bicho em 30 de setembro

Mota 3,50 - warrant 0.07
Mota 3,67 - warrant 0.09
Mota 3,83 - warrant 0,12
Mota 4,00 - warrant 0.16
Mota 4,16 - warrant 0.20

E ainda nem entrámos no warrant in the money:

4,30 (valor que considerei como possível resistência forte) - warrant 0,24
4,50 - 0,31 warrant.

para o break even semanal à 6ª feira necessito que uma das seguintes situações venha a acontecer:

22-08 3,72
29-08 3,78
05-09 3,83
12-09 3,89

Pode haver alguma imprecisão mas deve-se à calculadora e às variações intrinsecas ao warrant que possam acontecer.

Não estou com esta carteira a querer influenciar ninguém nem nas Acções nem muito menos nos warrant's (que aconselhei por PM a um dos participantes do fórum) que são instrumentos de elevado risco.

Para mim os trigger's da Mota são:

-Martifer (posição invejável numa empresa que será das mais ecléticas no PSI e com elevado potencial a meu ver, aliás a subida da Martifer desde os mínimos pura e simplesmente não se reflectiu na MOTA);
- Resultados da Martifer dia 28/8
- Resultados da Mota dia 29/8
- Anúncio do lançamento de Alcochete (prometido para a reentré mas que poderá ser mais tarde - porém o timing do Governo para este lançamento estará a esgotar-se pois o desgaste é grande e prás eleições começa a faltar pouco tempo);
- Anúncio do lançamento do concurso para 3 das linhas TGV, Lisboa-Porto, Porto-Vigo, Lisboa Madrid (idem aspas com a agravante de se não se lançar este concurso as verbas debruxelas vão à vida-tem que ser até ao fim do ano ou já não é!)~

Depois há tudo o resto que são os fundamentais da Mota que todos conhecem e cada um lhes dará o valor que entender.

E já agora alguém coloca aqui um gráfico com Macd e RSI acualizado com a queda de hoje...

obrigado

por Navete » 18/8/2008 18:44

Tarzan, o pensamento do Alex, está correcto.

A não ser que nos tempos mais próximos a Mota suba todos os dias, o mais certo é a subida que a Mota tenha seja para pagar o valor temporal, já para não falar na variação da volatilidade...

Estas warrants, chamadas autonomas são piores do que os turbos, não levas KO mas desesperas cada dia que a Mota marcar passo, já para não dizer que alguns dias irá perder terreno... :cry:

Enfim, tambem tens direito a arriscar... :lol:

Re: Depreciação temporal

por MarcoAntonio » 18/8/2008 18:44

tarzan tchetcheno Escreveu:Depreciação temporal faz parte das regras do jogo. Estou a contar com mas também estou a contar com uma cotação superior a 4,5 Eur antes de Dezembro e nesse caso 4,50 no último dia do warrant daria exactamente o preço que paguei.

A depreciação temporal nesta fase não me coloca qualquer tipo de problema. Vou ser paciente e esperar pela altura certa para vender (altura certa não é um topo é quando achar que está meu ponto de profit taking).

Como isto é para dezembro estou mesmo descansado.

O que significa que, em termos muito gerais, para fazeres lucro a cotação tem de chegar acima dos 4.50 (e venderes nessa altura) dentro do prazo do warrant.

Em contrapartida, se correr mal (qualquer valor abaixo disso dará prejuízo) perderás entre 0 e 100%. Contabilizemos 50%...

Para compensar essa perda terás de conseguir vender em média nos trades ganhadores na ordem dos 4.70 euros ou mais numa base de 50/50.

Não creio que a probabilidade de conseguires vender a 4.70 ou mais seja da ordem dos 50%...

Estes valores são muito por alto e ignorei o valor temporal, a ideia é estabelecer algo muito básico na elaboração de um trade: comparar as expectativas de ganho com as expectativas de perda.

Não é com os 4.50 que deves estabelecer uma comparação ou expectativa (isso é o valor de um trade em que sais "even" com a cotação do subjacente a subir). Estas a comparar um trade onde a acção sobe e sais a "zero" com um potencial de perda entre os 0% e 100% (de perda).
Imagem

Administrador Fórum

...

por Negocios Mendes » 18/8/2008 18:21

Olá,

nao quero assustar-te muito mas há vários meses que fiz uma AT a Mota-Engil onde apontava para target minimo de descida nos 3,10 €.

Em segundo lugar, estás a comprar um warrant out-of-money, o que quer dizer que quanto mais tempo passar nessa situacao, mais dificil vai ser ele subir.
Se descer 1 centimo apenas, para voltares a recuperar esse centimo, a Mota-Engil vai ter que subir 2 ou 3 centimos mais do que pensavas antes.

Conclusao: é um negocio com um risco muitissimo elevado, que nao aconselho a ninguem assumir.
Boa sorte... porque vais precisar!

PS: Atencao que nao sei a quanto é que cotou hoje esse warrant mas pela descida do subjacente, certamente que já desceu 1 centimo. Agora rapara quanto vai precisar de subir a mota-engil para que tu recuperes esse centimo.
Cumprimentos,
Alex Tomás

Registado: 3/5/2005 12:47

Depreciação temporal

por tarzan tchetcheno » 18/8/2008 17:25

Navete Escreveu:Tarzan, Não tens medo da depreciação pelo valor temporal?

Depreciação temporal faz parte das regras do jogo. Estou a contar com mas também estou a contar com uma cotação superior a 4,5 Eur antes de Dezembro e nesse caso 4,50 no último dia do warrant daria exactamente o preço que paguei.

A depreciação temporal nesta fase não me coloca qualquer tipo de problema. Vou ser paciente e esperar pela altura certa para vender (altura certa não é um topo é quando achar que está meu ponto de profit taking).

Como isto é para dezembro estou mesmo descansado.

Abraço

por Navete » 18/8/2008 15:38

Tarzan, Não tens medo da depreciação pelo valor temporal?

por tarzan tchetcheno » 16/8/2008 16:51

Onorio Escreveu:tarzan :

34800? uma oscilaçao de 1cts no warrant da 350€ da carteira... :shock:

Tinha insonias eu..

Vou ficar atento a este topico pa ver o desenvolvimento da tua estrategia.

Abraço e boa sorte!

A partir da cotação 4,20 é um warrant a que cada 2 cts corresponde a 1 tick. Como me parece que a Mota Engil vai cotar muito acima de desse valor conto apanhar aqui um excelente negócio (se calhar ao mesmo nível ou superior ao do GALP 14 dez).

Quanto ao dormir descansado este warrant é para dezembro até lá ainda muita agua correrá debaixo das pontes. Vamos ter resultados da MARTIFER e da MOTA, espero que o Petromax se mantenha abaixo de 120 dls mais uns tempos, vai haver o lançamento dos concursos do TGV e do Aeroporto, pode haver mais novidades da TAP e da ANA. Enfim dormir descansado não é mesmo um problema para os 2 próximos meses por causa deste warrant. Só se for não dormir descansado porque atingiu o valor que eu pretendia cedo demais :mrgreen:

por Laaz Rockit » 16/8/2008 16:29

Onorio Escreveu:tarzan :

Tinha insonias eu..

Abraço e boa sorte!

Depende Onorio. Se for para cima o Tarzan até dorme melhor. :mrgreen:
O cérebro tem uma capacidade tão grande que hoje em dia, praticamente, toda a gente tem um.

Registado: 30/11/2007 21:12

por Onorio » 16/8/2008 16:21

tarzan :

Tinha insonias eu..

Abraço e boa sorte!

Registado: 4/3/2008 23:31

Carteira de warrant's

por tarzan tchetcheno » 16/8/2008 16:01

Começa hoje aqui a minha participação com uma singela carteira de warrant's.

Nesta carteira vou tentar apanhar warrant's de elevado potencial e depois vão-se fazendo as contas.

A 1ª compra já abrangida pela carteira foi na Mota Engil.

Posição actual 34800 no EGL4.2Dec08C Z a 0,15 com 24 euros de comissões.

A ver se entalo o MM num warrant que chegou a valer mais de 1 Eur em Maio.

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Google [Bot], iniciado1, navaldoc, PAULOJOAO, sobedesce e 183 visitantes