Caldeirão da Bolsa

Ferreira Leite diz que "não há dinheiro para nada"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por James Wheat » 3/7/2008 12:05

Viva a todos !

Eu nunca votei PS.
E nunca como agora pago tantos impostos.
Posto isto, ouvi ontem, mais uma vez, o Socrates e mantenho: não há melhor em Portugal ! E não é de agora, é desde há anos !

Fez uma brilhante entrevista. Em frente a 2 entrevistadores, a ambos respondeu com enorme calma, bom-senso e serenidade. Respondeu a tudo, mesmo num contexto tão complicado como o actual.
Teve um enorme azar com esta crise: financeira, petrolífera, alimentar... americana, europeia, global. Senão iamos crescer quase a 2% este ano, sendo importante lembrar que quando lá chegou andavamos abaixo de 1%. E o déficit, sem ter sido eliminado, está pelo menos controlado.
Fez tudo certo ? Agiu com a rapidez necessária ? Reformou tudo o que disse ? Não. óbvio. Epá... alguém se surpreende ? Isso seria mesmo possível ? Sejamos claros: o País, as pessoas, não dão, isto não dá para mais ! Vamos á velocidade do caracol e mesmo assim é gente na rua todos os dias.
Não se concerta um País destes em 3 anos, isto é um processo que, na melhor das hipóteses, levará 2 décadas, diria mesmo uma geração !

Posto isto, já aqui o descrevi e não vou voltar a fazê-lo: é inquestionável que o Governo Socrates fez obra. Para mim fez mais em tão sómente 3 anos, do que os 3 Governos anteriores... juntos.
Socrates não é infalível, não é perfeito. Agora é quem me merece mais confiança - de longe ! E nem sequer já me parece que estejamos mal servidos - isto não se trata de escolher o menos mal.
A Ferreira Leite está gasta, não tem estaleca para os desafios do Mundo de hoje.
Quanto à esquerda, representada por Louçã, Carvalho da Silva e Jerónimo 'el loco'... fónix, é aterrador !!!!
Os Pacheco Pereiras, os Louçãs deste burgo podem berrar o que quiserem, que a mim passam-me ao lado: os cães ladram e a caravana passa.

Nunca paguei tantos impostos como agora, mas em 2009 o Socrates terá o meu voto, porque quero dar-lhe mais 4 anos de tempo. Estou certo que me trará mais sacrificios, mas... é o preço a pagar, dado aonde chegamos e como as coisas estão.
Votarei nele, é pessoal mesmo, não voto no PS se ele entretanto sair.
Disse.

PS: gosto de ouvir o Prof. Medina Carreira, mas... epá, lamento que continue sem querer entender que um Governo faz aquilo que o povo, as pessoas, deixam. E infelizmente somos o que somos e é com este povo e estas pessoas, é com os portugueses, que se tem que governar o País. Daqui não há volta a dar !!
O Prof. Medina vive na ilusão de que as pessoas querem ouvir a verdade... não podia estar mais enganado ! O que as pessoas querem é que lhes perpetuem a mentira em que vivem - querem subsidios altos, salários altos, empregos fáceis no Estado, juros baixos, auto-estradas de borla, reformas antecipadas, ensino sem lhes chumbar os filhinhos, etc. etc. querem governar-se e viver bem ! E quem vier depois que feche a porta !!!
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por CerealKiler » 3/7/2008 10:57

se virem o mapa nacional...desde a A1 depois a A29 e com a CP e depois com o TGV, na zona entre Albergaria-a-Velha e o Porto, temos km e kms de área destruida, com 4 vias paralelas e para o mesmo fim.

Depois falam do custo da construção mas não falam do custo das expropriações que é do estado. Estado esse que ainda não pagou parte da antiga IP5(A25), nem da A29, e prepara-se para continuar a "sacar" propriedades às familias ao abrigo de um interesse público com pagamento sem data marcada.

Sou contra o TGV Porto Lisboa, tanto mais para ganhas uns 45 minutos, dado que mantém diversas paragens para ser viável!. Quem quer velocidade vai de avião.

Registado: 1/4/2008 17:29

por Camisa Roxa » 3/7/2008 9:28

no limite poderia concordar com o TGV se este fosse rentável

mas não é nem nunca o vai ser sequer em termos de exploração

terá 1 défice anual gigantesco o que significa que os senhores políticos terão de inventar mais taxas e impostos para nos sugarem o dinheiro para sustentar o TGV que servirá apenas uns poucos!
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

TGV vs Linha do Norte

por Pirronico » 2/7/2008 23:05

Para quem não sabe a Linha do Norte está saturada a cerca de 85%, o que quer dizer que frequentem/ os comboios intercidades têm que reduzir a velocidade para não colidirem com as composições que vão à frente, até por se justifica fazer mais uma linha de raiz.
Eu até posso ter dúvidas em relação a algumas das auto-estradas que se vão fazer, mas em relação ao TVG não compreendo pq tanta celeuma. A UE vai ficar toda ligada por alta velocidade e imaginem como seria fantástico Portugal ficar fora...
Suspeito q as pessoas q aqui criticam a opção TGV serão as mesmas que no futuro, se ele não avançar, vão criticar os políticos pq não o fizeram

PS: alguém aqui se queixa q 40euros é mt dinheiro pfazer Porto-Lisboa. Esquecem-se é q se não fosse o Estado a subsidiar todo o tipo de transportes pagaríamos 3euros por uma viagem de metro ou 150 por uma Porto-Lisboa como acontece no Norte da Europa.

Abraço,

Registado: 19/2/2008 18:04

por PJBM2 » 2/7/2008 22:52

Tarzan, o Mario Lino disse que a linha Porto-Lisboa seria a mais rentável de todas incluindo a de Lisboa-Madrid. Por isso, se tens dúvidas na viabilidade económica do TGV entre Porto-Lisboa, deves de ter nas outras.
No entanto, se a justificação da rentabilidade dessa linha está suportada pela cobrança de 40€ para essa viagem, digo puro e simplesmente não ao TGV. E assim, não ao TGV entre Porto e Lisboa implica não ao resto das linhas.
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por mfsr1980 » 2/7/2008 22:45

Aqui não está em causa ser de Esquerda ou de Direita.
Claro, que os investimentos são importantes para o desenvolvimento do País, ninguém o nega!
Agora, temos de analisar se o País precisa de um TGV Lisboa/Porto e que teria de funcionar em paralelo com a linha da CP pois o TGV não servirá todas as localidades. Se, ao custo de construção do TGV, somar os custos de exploração( tem uns custos de manutênção exorbitantes ), irá perceber que a partir desse momento, o Pais passa a ter que sustentar 2 elefantes, a CP e o TGV.
Ora, como para mal dos nossos pecados, a população está a decrescer e nem sequer conseguimos digerir os elefantes passados ( hoje os nossos impostos não cobrem as despesas ) percebe-se que o futuro é negro.
O problema principal do PS é não ter pessoal que saiba fazer contas, já se notava isso no tempo do Guterres.

PS: Temos as SCUTS para pagar ( um bruto elefante )
e o PS está a tratar de criar mais 3 scuts.

CONCLUSÃO: O PS endoidou! Há que interná-los!

PS2: Eles se não sairem pela porta, que saiam pela janela. Até ao fim do ano, isto tem de estar resolvido!

Registado: 3/5/2007 13:55

por bluezib » 2/7/2008 22:21

Não tenho nada a esconder... considero-me de esquerda, mas não daquela esquerda de discurso gasto e que já cheira mal, em que cada vez que abre a boca dá a entender que os "ricos" ou os que ganham mt são uns "bandidos"...
Mas por favor, que credibilidade tem a sra MFL para voltar? vem com o discurso da tanga novamente... não era o Durão Barroso q dizia q não ao TGV enquanto houvesse 1 pessoal em lista de espera nos hospitais? Não voltou atrás? quem era a Ministra das finanças?

Quanto ao voto... faça sol, faça chuva lá estarei nem q seja para deixar em branco...

Registado: 10/3/2008 21:42

por Panizzi » 2/7/2008 17:09

Anda tudo preocupado com TGV e Aeroporto ......

O nosso segredo está no mar ..... e em Sines.

Enfim..... o pior cego é aquele que não quer vêr.

Registado: 26/2/2008 22:11

Camisa Roxa

por tarzan tchetcheno » 2/7/2008 17:07

Compreendo a tua opinião. Em teoria podia até dar-te razão, somos pobrezinhos, no social estamos a anos-luz (20% abaixo do limiar de pobreza, endividamento, etc...).

Não sei se sabes que estes 2 projectos verdadeiramente nacionais e estratégicos, só serão financiados pela CEE se forem feitos na data que agora está prevista. Depois disso não há fundos para ninguém.

Daqui a 30 anos acho que é consensual que tantoo TGV como o Aeroporto farão falta. Achas mesmo que o País pode desperdiçar que sejam os Fundos Comunitários a pagar 50% das obras agora para as fazer com mais 10 anos de atraso pagando 100%. Achas mesmo que isso virá beneficiar o Contribuinte... pensa bem neste ponto e depois dá-me a tua opinião.

No meu ponto de vista devem-se fazer os 2 projectos, o Aeroporto é mais urgente e mais importante, o TGV é de facto um luxo agora mas daqui a 30 anos quem estiver fora dessa rede europeia está fora de vez que a 5 Milhões de Eur o KM...

Quanto às Linhas previstas acho que se devia fazer inicialmente Porto Vigo, e Lisboa Madrid,

Lisboa-Porto é o grande problema da linha pois nunca se justificará economicamente (?) a não ser num país muito mais Moderno em que as pessoas que trabalham no Porto possam viver em Lisboa e estejam a 1 hora de distância do trabalho (ainda vão faltar muitos anos mas um dia acontecerá). No Japão há malta a fazer 300 KM casa-trabalho em 45 minutos e com comboios cheios.

Registado: 19/3/2008 20:29

por CerealKiler » 2/7/2008 16:40

Camisa Roxa Escreveu:
CerealKiler Escreveu:o país nunca cobrou tanto imposto, multa e outras receitas como agora, e o que vez NADA.
Vez a despesa pública sempre a aumentar, os municipios endividados e sem poder negocial com fornecedores, etc.etc. o mal está dentro e não fora do governo.
depois temos uma assembleia da república com gente demais, com demasiados conselhos de adminsitração cheios de avençados e ex-ministros.etc.etc.é o país das cunhas e dos senhores de colarinho branco. vejam o último relatória e vejam os valores do Min Finanças sobre as despesas publicas.
Um descalabro mas interno e por mais que suguem as empresas e os particulares não vão equilibrar as contas, porque o mal vem de cima e de dentro.

o país nunca teve 1 despesa tão grande como agora...

as pessoas têm de se convencer que para haver menos impostos é preciso haver menos despesa

as pessoas pensam que o Estado é 1 poço sem fundo, que o dinheiro cai do céu, se querem menos impostos a despesa do Estado tem de diminuir

não se pode é gastar o que se não tem porque nesse caso o Estado tem de se endividar e depois acontece andarmos a pagar impostos apenas para pagar os encargos da dívida!

Concordo, precisamente excesso de despesa, diferente de investimento.
O país está cheio de despesa, e endividado com estádios do euro,etc,etc, muitos etc.

Mas não pode pôr as pessoas a pedir e as empresas na falência com a austeridade desssa Senhora ex-ministra porque senão vai cobrar impostos a quem ? aos peixinhos.?!

por Camisa Roxa » 2/7/2008 16:20

CerealKiler Escreveu:o país nunca cobrou tanto imposto, multa e outras receitas como agora, e o que vez NADA.
Vez a despesa pública sempre a aumentar, os municipios endividados e sem poder negocial com fornecedores, etc.etc. o mal está dentro e não fora do governo.
depois temos uma assembleia da república com gente demais, com demasiados conselhos de adminsitração cheios de avençados e ex-ministros.etc.etc.é o país das cunhas e dos senhores de colarinho branco. vejam o último relatória e vejam os valores do Min Finanças sobre as despesas publicas.
Um descalabro mas interno e por mais que suguem as empresas e os particulares não vão equilibrar as contas, porque o mal vem de cima e de dentro.

o país nunca teve 1 despesa tão grande como agora...

as pessoas têm de se convencer que para haver menos impostos é preciso haver menos despesa

as pessoas pensam que o Estado é 1 poço sem fundo, que o dinheiro cai do céu, se querem menos impostos a despesa do Estado tem de diminuir

não se pode é gastar o que se não tem porque nesse caso o Estado tem de se endividar e depois acontece andarmos a pagar impostos apenas para pagar os encargos da dívida!
Imagem
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

por CerealKiler » 2/7/2008 15:56

Camisa Roxa Escreveu:
CerealKiler Escreveu:eu não confio nessa Senhora. foi ela que começou a dar cabo disto tudo com as politicas de Bruxelas, de contenção, de defice.

Preocupada com rácios e não com a vida das populações. ´Quero lá saber se estamos em 2 lugar nos cumpridores.

queria era estar no último lugar de Bruxelas mas no 1 .º lugar de crescimento e qualidade de vida.

enquanto as pessoas não perceberem que a qualidade de vida só vem depois das contas equilibradas continuaremos a ser sobrecarregados de impostos e a queixar nos das sucessivas crises

o país nunca cobrou tanto imposto, multa e outras receitas como agora, e o que vez NADA.

por Camisa Roxa » 2/7/2008 15:02

CerealKiler Escreveu:eu não confio nessa Senhora. foi ela que começou a dar cabo disto tudo com as politicas de Bruxelas, de contenção, de defice.

Preocupada com rácios e não com a vida das populações. ´Quero lá saber se estamos em 2 lugar nos cumpridores.

queria era estar no último lugar de Bruxelas mas no 1 .º lugar de crescimento e qualidade de vida.

enquanto as pessoas não perceberem que a qualidade de vida só vem depois das contas equilibradas continuaremos a ser sobrecarregados de impostos e a queixar nos das sucessivas crises
Imagem

Não vale muito a pena

por tarzan tchetcheno » 2/7/2008 14:45

Sequer andar a ouvir a senhora, duvido que consiga sequer chegar às eleições ou então amaioria absoluta do Sócrates está garantida novamente.

O PSD entrou numa espiral interna de procura pelo pior líder possível. Esta senhora foi ministra da educação (resolvia as questões à bastonada), das finanças (vendia património para equilibrar as contas) e de resto que nos lembremos nada. Quais as suas opiniões sobre o Aeroporto, TGV, Investmentos em geral, ficamos a saber que acha que não há massa.

Para piorar as coisas acho que já é consensual entre os tugas que o Aeroporto caro ou barato faz falta e a escolha do local desta vez foi feita com a participação da sociedade civil e bem feita.

O TGV está em projecto desde antes de 1990, no 1º projecto do cavaco iria estar concluída a ligação a Madrid em 1994 (nem 20 anos depois) e a sra era ministra nesse governo. Aliás é uma vergonha que ainda de arraste o processo pois todas as autarquias de lisboa ao Porto querem um apeadeiro à porta.

Enfim, decisões e procedimentos à Portuguesa.

Se a senhora diz que não há dinheiro devia dizer onde vai cortar, ou pensa que alguém que não os indefectíveis do PSD e os insatisfeitos que votam onde calha, a vai colocar no poleiro porque depois de 1 década de acordo com os espanhóis a senhora vai mandar o TGV à vida porque nós contentamo-nos com automotoras (que foi o que o governo dela deixou depois de 12 anos de governo).

Apesar de me definir como de esquerda, posso adiantar que votaria PSD se o Santana Lopes tivesse sido escolhido (o pedro passos coelho é um tipo da minha idade, que liderou a JSD quando eu era um jovem e depois zás, andou a trocar de tacho, como tantos outros e é um profissional da Política, mas comparação com o Santana Lopes fica a anos luz). Não votarei PS nas próximas eleições e farei voto útil. Ou no Garcia Pereira. Ou nem lá meto os pés (é o mais provável).

O PSD precisa de uma vez por todas de cortar com o passado Cavaquista.

De um Governo em que dezenas de ministros e secretários de estado, legislaram a favor de bancos benesses (que se calhar justificam a falta de massa) e depois foram para esses mesmos bancos como administradores honoris causa receber fortunas... juntando-as às reformas das funções desempenhadas nesses 12 anos.

Se não se pode reformar o Regime, que se reforme a exigência moral perante os Políticos.

Dou um exemplo: Jorge Coelho, esperou 7 ou 8 anos e depois sim assumiu um cargo por convite mas para mandar, não foi para figura de corpo presente que só lá está para receber umas coroas. Na inversa temos o PINA MOURA que apesar dos méritos que lhe reconheço pela actuação enquanto ministro acho que se quisesse agora voltar à vida Política eu acharia isso uma falta de vergonha.

As pessoas têm também o direito de se indignarem, comigo cada vez acontece menos, indignar-me para quê??? Não vale a pena num país que nunca efectuou um referendo em que 50% das pessoas votassem. Está-se tudo lixando para isto, eu também já estou nessa fase. Se marcarem eleições num dia de sol, faço-lhes o manguito e vou prá praia. depois às 19h00 vejo o resultado, um pouco do debate, ouço os discursos dos vencedores (ganham sempre todos) e faço-o na perspectiva em que vi o Alemanha-Espanha, é um desafio em que não estou a participar, eventualmente posso ter uma preferênciazita a única diferença é que no Futebol desejo que ganhe o melhor, na Política desejo que ganhe quem o Povo merece. Se votarem PSD e esta Sra for 1ª Ministra o meu desejo passa a ser que reedite o Cavaquistão que nesse caso será o que o Povo merece.

Registado: 19/3/2008 20:29

por sargotrons » 2/7/2008 14:41

Não te preocupes que quando for as eleições é isso que vão vender todos eles, exactamente o que queres ouvir!
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por CerealKiler » 2/7/2008 14:34

eu não confio nessa Senhora. foi ela que começou a dar cabo disto tudo com as politicas de Bruxelas, de contenção, de defice.

por trial » 2/7/2008 12:57

23:10 Negócios da Semana hoje na SIC Noticias com

HENRIQUE MEDINA CARREIRA

Pode haver resposta as questões aqui colocadas

Registado: 18/1/2008 16:20

por sargotrons » 2/7/2008 12:30

O governo Sócrates continuou o que a MFL começou, a contenção do défice. Não por visão política mas por necessidade (insolvência total) e por imposição europeia. Por muito que nos custe é o único objectivo possível, não há outro. Não concordo como é feito, pois a despesa continua a crescer (e há tanto por onde cortar e optimizar) e como nos mentem descaradamente nas eleições, o Durão e o Sócrates sabiam do estado da nação e as promessas foram o deleite do povo. As promessas mentirosas sempre fizeram e sempre farão parte das campanhas políticas mas as duas ultimas eleições foi por demais. Há de vir o dia em que o meu voto tem dono.
Não faz mal!...

Registado: 5/9/2007 15:53

por habanero04 » 2/7/2008 12:24

O que eu tenho visto nos últimos 34 anos, pós 25 de Abril, é exactamente o que o Camisa Roxa disse acima: é mais do mesmo...

É sempre a conversa do agora é que é... nós é que somos os bons...

Registado: 8/11/2007 17:14

por mfsr1980 » 2/7/2008 12:19

Eu não confundo o PSD com a Manuela Ferreira Leite!
No PSD também há "Coelhones" e "Fernandos Gomes" e "Pinas Mouras" que se têem de afastar.
O Governo do Sócrates já não tem mais para dar....agora é BAZAR e dar lugar a outros!
Parece-me que o tempo das falinhas mansas ACABOU!!!

por habanero04 » 2/7/2008 12:10

Até parece que os governos PSD foram uns salvadores da pátria...

Registado: 8/11/2007 17:14

por Camisa Roxa » 2/7/2008 12:09

o Sócrate ou a MFL são farinha do mesmo saco, variam na forma, mas a essência confunde-se

fazem parte do centrão que há 30 anos baralha para ficar tudo na mesma

a minha esperança residia mesmo no Passos Coelho, a única pessoa no PS e PSD que se afirma liberal e que pela 1ª vez propõe políticas verdadeiramente alternativas ao bloco central... enfim, poderá ficar para outras calendas...
Imagem

por mfsr1980 » 2/7/2008 12:04

Para mim, já lá devia estar a Manela há muito!!!
Se olharmos bem para o executivo do Sócrates, eles todos tiveram responsabilidades governativas nos governos do Guterres( esse sim, foi quem lixou isto tudo). A MFL, quando assumiu a pasta das finanças fez o que pôde, com vista a evitar incorrer em sanções por parte da união europeia.
O Sócrates não completou reformas nenhumas e isto agora já está a rebentar pelas costuras. Os cortes nas despesas, que eles chamam pomposamente reformas, são cegos e não permitem sequer que se pague o salários previstos ( caso das universidades ).
Hoje, acho que devia ser designio nacional, tirar o sr.Sócrates do Governo! Se ele nãop quiser sair pela porta que saia pela janela, mas SAIA!!!!
Para além de ser um grande aldrabão, o sr.sócrates está em vias de hipotecar, ainda mais a nação!

Um abraço de Miguel Rodrigues

Re: Viva o Progresso

por Camisa Roxa » 2/7/2008 11:52

Pirronico Escreveu:Construir auto-estadas, barragens, comboios de alta velocidade, aeroportos, ETARs, portos de mar, etc. tudo isto é PROGREESO!!!
Mas se os caros forenses são contra (suspeito q são contra tudo!) podem juntar-se aos amish, nos EUA, andar de carroça e viver em cavernas.
Será q vocês não compreendem q esse discurso ultrapessimista (à laia MFL) é uma dos cancros deste país pq deprime ainda mais a confiança dos agentes económicos?!

PS: Só espero q não venham dizer q a culpa das pessoas estarem endividadas por terem comprado carros de alta cilindrada e casas a preços faraónicos tb é culpa dos polícios...

evidente que não, o dinheiro é das pessoas e elas fazem o que querem com o seu dinheiro (incluindo pedir emprestado, depois têm é de aguentar-se com as consequências)

agora o dinheiro do Estado é de todos, é obtido coercivamente através da imposição de impostos a todos e por isso deve ser aplicado com parcimónia e muito rigor.

e quando o Estado gasta o que não tem (o que faz TODOS os anos!) tem de cobrar AINDA mais impostos!

por isso uma coisa é providenciar infra-estruturas básicas

outra coisa é cobrarem-nos ainda mais impostos para que financiemos elefantes brancos como o TGV ou o novo aeroporto

progresso era diminuir a despesa do Estado e utilizar essa poupança para alguns investimentos racionais

agora meterem-se a fazer elefantes brancos a torto e a direito para enriquecerem meia dúzia de bancos e construtoras deixando o país (ainda mais) na ruína, é pura má fé
Imagem

por Pirronico » 2/7/2008 11:41

Caro Lutav: não faço parte de nenhum partido político! elogio quando acho q o devo fazer e critico em iguais circunstâncias!
Este governo pode ter mt defeitos, mas qd olho (ou ouço) a líder do PSD fico verdadeiram/ arrepiado!...

Abraço,

Registado: 19/2/2008 18:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 100 visitantes