Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Está tudo preparado para um Crash !!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 27/6/2008 0:28

Adelin, a primeira vez avisámos porque podia ter sido um lapso. Repetires a brincadeira segunda vez faz com que a tua participação no Caldeirão termine aqui.

Buypoint, um "crash" é um movimento brusco de 1/2 dias, não é de um mês. Podemos discutir tudo mas isto não já que, por definição, "crash" é aquilo mesmo.

O que eu vejo é que muitos investidores não viveram "Bear Markets" e quedas fortes fazem com que a palavra "crash" ecoe por todo o lado quando isto é apenas mais um "Bear Market". Com todas as características deles.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por maverick » 27/6/2008 0:08

Mas estas quedas acentuadas não podem vir a prevenir um crash? Visto que a pressão vendedora já existe ha muito...
Cumprimentos

Registado: 25/10/2007 11:17

por carrancho » 27/6/2008 0:07

Shame on you! Então não é que foste mesmo capaz de escrever o mesmo Ulisses :shock:

Um "crash" é algo que fica para a história. Algo que um investidor só pode ver uma ou duas vezes na vida. Umq aueda de um índice de 15 ou 20% num dia é um "crash". Quedas de 5% já assisti imensas ao longo da minha vida de investidor. É uma queda forte, nada mais do que isso.

O que está a acontecer é um "Bear Market", tal como venho sugerindo há alguns meses. E a dimensão deste é ainda incomparavelmente menor do que aquele que se iniciou em 2000. ´Há "bear Markets" para todos os gostos: Fortes, suaves, curtos, longos. "Crashes" não. É um movimento brutal de um dia.

Um abraço,
Ulisses

Mas pronto, relevamos... afinal é a 1ª vez! Todos erramos

Adelin escreveu:
Que os mercados não estão famosos já toda a gente sabe. Que os EUA entraram em recessão, também não é novidade. Que os mercados bolsistas transaccionam em modo "bear" não é notícia. Agora que vá haver um crash, só pode ser anedota... Aliás, em que é que se baseia o RBoS para dizer isso? Desde quando é que se conseguem prever crashes? Ainda por cima com a precisão de meses... Tenham juízo. O que o RBoS deveria ter previsto era, sim, os seus resultados desastrosos, e como tal devê-los-ía ter evitado. Este banco não tem credibilidade nenhuma na praça. Perdeu-a toda quando os seus depositantes um dia resolveram ir levantar as suas poupanças e depararam-se com uma longa fila de espera à porta de um Banco FALIDO! Dediquem-se ao break-dance...

Sr. Adelin e demais users e leitores:
Quero apenas denunciar que a citação supracitada é da MINHA autoria (Torgeist) in Jornal de Negócios (do dia de hoje) em forma de comentário quando a notícia saiu. Aliás, o espaço horizontal que ocupa denota logo que foi copy-paste. Ao comentário acrescentei ainda a seguinte pergunta: «Será que os senhores do RBoS já ouviram falar no Trading Program Curb?».

Por isso senhor Adelin, tenha bom-senso e retrate-se publicamente, já que não sabe atribuir a autoria às coisas.

Ass: Torgeist

De qualquer forma, os comentários que citei têm tudo que ver com este tópico :wink:
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por zguibz » 27/6/2008 0:02

BuyPoint Escreveu:
Totalmente errado!!!

um crash pode apareçer num espaço de 1mês

É disto que eu gosto, opiniões contrárias!

Já agora Buy, poderias explicar melhor essa tua afirmação?

abraços
zguibz
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!

Registado: 30/8/2006 19:09

por BuyPoint » 26/6/2008 23:52

Adelin Escreveu:Infelizmente as pessoas só sabem mencionar a palavra crash. Mas será que sabem o que é ? Parece que não.

Uma queda de um índice de 15 ou 20% num dia é um "crash". Quedas de 5% já assistimos imensas vezes. É uma queda forte, nada mais do que isso.
Um crash é algo que fica para a história. Algo que um investidor só pode ver uma ou duas vezes na vida.

Para que fique portanto claro:
Um crash é uma queda violenta em 1/2 dias e não uma correcção violenta ou um "Bear Market".

Totalmente errado!!!

um crash pode apareçer num espaço de 1mês

Registado: 12/6/2008 19:25

por carrancho » 26/6/2008 23:32

Adelin Escreveu:Infelizmente as pessoas só sabem mencionar a palavra crash. Mas será que sabem o que é ? Parece que não.

Uma queda de um índice de 15 ou 20% num dia é um "crash". Quedas de 5% já assistimos imensas vezes. É uma queda forte, nada mais do que isso.
Um crash é algo que fica para a história. Algo que um investidor só pode ver uma ou duas vezes na vida.

Um crash é uma queda violenta em 1/2 dias e não uma correcção violenta ou um "Bear Market".

Sabem aquela sensação déjà vu... era capaz de jurar que vi o Ulisses dizer o mesmo recentemente, quase palavra por palavra.

Nahhh, o Ulisses nunca diria isto

Desisto. Não vale a pena.

:-k
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Negoci8er » 26/6/2008 23:26

Acredito que se tivesse de ocorrer já teria ocorrido após o conhecimento das fortes percas de subprime, que diga-se só não ocorreu mesmo porque desta vez os bancos centrais não o permitiram.

Concordo plenamente!
Os crashes por norma ocorrem no topo da bolha especulativa... e nem existiu nenhuma bolha especulativa (a subida das cotações foi sustentada com os resultados das empresas).
Crash a existir só se for no crude... e já vou esperando por ele! É só aguardar pela noticia de um governo a dizer que vai incentivar a produção de veiculos elécticos ou a hidrogénio... e temos o rebentar da bolha do petróleo! 15 a 20% num dia... lá chegará... este preço é insustentável para as economias!
Bons negócios!
Na bolsa nunca há certezas... apenas convicções! ;)

Registado: 29/2/2008 13:22

.....

por AC Investor Blog » 26/6/2008 23:11

Palavras sábias

"Most investors are going to sit on the sidelines until they're more certain the sharks have left the waters and it's safe to go back in''. :wink:
AC Investor Blog
www.ac-investor.blogspot.com -
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

Registado: 8/12/2007 23:01

por empirico1 » 26/6/2008 23:05

Quanto mais se fala em crash menor é a possibilidade de acontecer na minha opinião.
Acredito que se tivesse de ocorrer já teria ocorrido após o conhecimento das fortes percas de subprime, que diga-se só não ocorreu mesmo porque desta vez os bancos centrais não o permitiram.

O que está a acontecer parece-me ser uma trend de baixa tipica quando o mercados corrigem dos excessos que por vezes têm algumas sessões com "mini-crash".

Nestas fases ou se fica fora e aguarda-se por sinais concretos ou sabendo distinguir algumas oportunidades que aparecem, aproveitá-las.

Não tenham dúvidas que mesmo que este bear market se prolongue por um tempo alargado existe sempre acções que a qualquer momento os investidores vão reconhecer valor em algumas empresas e fazê-las subir.

Registado: 5/6/2008 22:23

crash

por Clinico » 26/6/2008 23:04

Querem mesmo ver que o tipo do Royal Bank of Scotland que previu um crash nos próximos 3 meses tem mesmo razão?? :lol: :lol: :oops:

Estou curioso para ver a abertura aqui do Psi amanha.

Noto que os futuros nos States já estão positivos.

Como já disse, habitualmente após dias como este, há sempre uns tipos que aproveitam o que pensam ser saldos e "a coisa" lá vai ressaltando...
Abraços
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

Re: Crash: que importa a palavra?

por Rabbi_Steinsaltz » 26/6/2008 23:03

Pirronico Escreveu:Eu já estou à espera dele há cerca de 12 meses!
Podemos aqui discutir a semântica da palavra "crash", se são 20% num dia ou 30% em 2 dois meses, mas eu não acho q seja isso o cerne da questão. O q é realm/ relevante é q estamos num período de quedas fortíssimas e continuadas, sem fim à vista! Senão repare-se nos seguintes factores:
1) Petróleo a $140 e tudo indica q vai continuar a sua escalada.
2) Preços das matérias-primas com subidas absolutamente descontroladas.
3) Gravíssima crime na banca mundial (e não apenas na banca de investimento), sem nenhum indício sério de q o pior já tenha passado.
4) Crise sem precedentes nos mercados imobiliários dos EUA, UK, Irlanda e Espanha, tb sem fim à vista.
5) Índices de confiança dos investidores, consumidores e empresários em mínimos de décadas, o q se reflete de imediato tanto no investimento privado como no consumo.
6) Inflação c tendência p continuar a aumentar.
Apesar da FED e do ECB dizerem o contrário não entendo como podem as pressões inflacionistas vir a diminuir se os preços da energia, alimentação e dos salários têm tendência p continuar a subir.
Podemos não estar num "crash" de características idênticas ao de 2000 com a bolha das dotcom, mas eu ainda temo algo bem mais dantesco: um cenário parecido com a Grande Depressão de 1929! Esta perspectiva, de momento, é obviam/ exagerada, mas se o petróleo continuar com esta subida meteórica a recessão económica a nível mundial é mais do q inevitável.

Olá Amigos, :oops:

Venho por este meio visão dar,
Não creio que,
seja um motivo para crash
nem para uma viagem de Grande Depressão,
mas apenas fortes desvalorizações.
Eu previa o que está a acontecendo
É inevitável!
Penso que em Julho a bolsa continuará a ceder mas,
de uma forma menos pronunciada.

As bolsas têm que,
aproximadamente descontar -40% desde o
último máximo histórico atingido em o
Verão passado. E isso,
coincide com o petróleo nos 100 euros.

Só perde dinheiro quem o quer,
em este momento!
Penso que não existe absolutamente
algo de irracionalidade
mas,
poderá em tempos futuros ela
entrar, onde?
no mercado.
Conselhos do Rabbi Steinsaltz*
http://www.youtube.com/watch?v=LTEvZlv8Pfk
Lembremo-nos que investimos para nossa qualidade de vida melhorar, e que o dinheiro nos dá a oportunidade de melhorar não somente a nossa vida, mas também serve para contribuir e apoiar diversas causas nobres. Investir representa uma estrada em nossas vidas que nos leva a algum lugar, e é importante ter certeza que o destino vale a pena.

Poder-se-ia pensar que a falta de Deus somente aflige os Judeus, mas na realidade com este exílio, o mundo inteiro está em crise porque sua ausência afecta todos.

Registado: 14/3/2008 3:46

por corvo47 » 26/6/2008 23:02

Concordo perfeitamente.
O Cenário está montado, os actores já há muito que entraram em palco , só não se sabe o fim da história.

Num cenário Dantesco não acredito ,porque vendo bem não interessa a ninguém,uma coisa é não haver petróleo suficiente-que não é o caso.Outra coisa é o momento que se vive, que além da especulação há o aumento da procura, mas repito chega para todos, aliás mais do que nunca.

Todo esta situação vai levar alguém tempo a estabelecer o seu equilíbrio, tanto no petróleo como nas matérias primas, mas depois tudo se repõe. O mundo actual tem condições para o fazer, e nestas como noutras vezes tudo passa.

A nível dos mercados financeiros ,se haviam algumas duvidas- parece-me que não- Era tudo uma questão de teimosia , informação e contra-informação. Agora acabaram as duvidas. Os ursos tomaram conta da situa ção e os touros estão prostrados por terra sem força. Simplesmente desistiram de lutar.

Mas um dia vão reanimar e voltar em força, como sempre.

E quem ainda não tirou os seus filhotes de dentro do lago é melhor fazê-lo pq ele já há muito que anda cheio de crocodilos.

E nada de desânimos . O nosso dia chegará. e possivelmente mais depressa do que esperamos. Bem ...este regresso penso que dependerá não só da velocidade da queda , mas também da capacidade de recuperação da economia.Penso que será mais rápida que noutras vezes, por irónico que possa parecer.

Registado: 14/3/2008 22:39

por Vencer na Bolsa » 26/6/2008 22:50

A título de curiosidade informo que para uma queda de 20% será preciso uma subida de 25% para a recuperação.

Estas coisas por vezes passam despercebidas, mas é importante realçar.

Aqui fica a tabela:
http://escoladebolsa.blogspot.com/2008/ ... eraes.html
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

Re: Crash: que importa a palavra?

por AC Investor Blog » 26/6/2008 22:50

Pirronico Escreveu:Eu já estou à espera dele há cerca de 12 meses!
Podemos aqui discutir a semântica da palavra "crash", se são 20% num dia ou 30% em 2 dois meses, mas eu não acho q seja isso o cerne da questão. O q é realm/ relevante é q estamos num período de quedas fortíssimas e continuadas, sem fim à vista! Senão repare-se nos seguintes factores:
3) Gravíssima crime na banca mundial (e não apenas na banca de investimento), sem nenhum indício sério de q o pior já tenha passado.
4) Crise sem precedentes nos mercados imobiliários dos EUA, UK, Irlanda e Espanha, tb sem fim à vista.
5) Índices de confiança dos investidores, consumidores e empresários em mínimos de décadas, o q se reflete de imediato tanto no investimento privado como no consumo.
Apesar da FED e do ECB dizerem o contrário não entendo como podem as pressões inflacionistas vir a diminuir se os preços da energia, alimentação e dos salários têm tendência p continuar a subir.
Podemos não estar num "crash" de características idênticas ao de 2000 com a bolha das dotcom, mas eu ainda temo algo bem mais dantesco: um cenário parecido com a Grande Depressão de 1929! Esta perspectiva, de momento, é obviam/ exagerada, mas se o petróleo continuar com esta subida meteórica a recessão económica a nível mundial é mais do q inevitável.

Caro Pirronico,

Excelente visão. Levantas-te todos os problemas que estão neste momento presentes no mercado e que os Bancos Centrais andam á uns meses a tentar suavizar. Onde vai isto parar ainda ninguém sabe, agora se o crude atingir os $150 o caldo vai entornar. Mais, ainda quando temos o BCE a fazer aquilo que todos temem, subir os juros. Quais serão as implicações :

Queda do Dólar - Aumento do crude
Aumento do custo dos empréstimos - Mais hipotécas
Consumo retrai ainda mais = RECESSÃO
Editado pela última vez por AC Investor Blog em 26/6/2008 22:52, num total de 2 vezes.
AC Investor Blog
Análises Técnicas de activos cotados em Wall Street. Os artigos do AC Investor podem também ser encontrados diariamente nos portais financeiros, Daily Markets, Benzinga, Minyanville, Solar Feeds e Wall Street Pit, sendo editor e contribuidor. Segue-me também no Twitter : http://twitter.com/#!/ACInvestorBlog e subscreve a minha newsletter.

por mlra » 26/6/2008 22:46

Boas!

Concordo com o que dizes, excepto:

Os salarios tem tendencia para continuar a subir?!!!!

Mas não é aqui em Portugal de certeza. :) Se subissem acima da inflação já não era mau. Agora a maior parte das empresas nem dão aumentos.

Cumps

[/b]

Registado: 24/12/2007 12:02

Crash: que importa a palavra?

por Pirronico » 26/6/2008 22:37

Eu já estou à espera dele há cerca de 12 meses!

Registado: 19/2/2008 18:04

por mlra » 26/6/2008 22:26

Boas!

Devia ter saltado hoje fora!!!!

Com o petroleo a superar os 140.00 dolares, o dolar a desvalorizar....os indices com estas desvalorizacoes....

Depois ainda vem este gajo da libia dizer que vai reduzir a produção do petroleo e outro da opec dizer que o petroleo pode chegar aos 170.00 este verão.
Estes tiranos estão a destruir a economia mundial e ainda por cima ajudam a especulação...

cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

por Vencer na Bolsa » 26/6/2008 22:16

O de 1929, foi a 29 de Outubro.
O de 1987, foi a 19 de Outubro.

O de 2008, será a 09 de Outubro??? :)
Abraço
Vencer na bolsa (Livro online): http://vencernabolsa.blogspot.com/
A busca da liberdade financeira: http://vencernabolsa.blogspot.com/2008/10/procura-da-liberdade-financeira.html
Em carteira: SEM ACTIVOS.

Registado: 2/12/2007 20:01

por AC Investor Blog » 26/6/2008 22:16

Adelin Escreveu:Desisto. Não vale a pena.

Não é necessário agires assim, repara no que eu escrevi

"Sinceramente até a mim este cenário me está assustar, espero que não aconteça"

- significa que as condições actuais do mercado estão a transmitir uma degradação brutal do sentimento dos investidores que poderá levar a um crash. Não vale a pena desistires. A conversar é que a gente se entende.
AC Investor Blog

por Adelin » 26/6/2008 22:12

Desisto. Não vale a pena.
Imagem

Registado: 13/5/2008 13:07

por AC Investor Blog » 26/6/2008 22:10

As melhores definições de crash que eu considero http://www.businessdictionary.com/defin ... crash.html

Eu já assiti a um 1987 e tu ?
AC Investor Blog

por bboniek33 » 26/6/2008 22:04

Adelin Escreveu:

Faz-me lembrar aquela do tipo que garantia que o lume nao era chama ou labaredas, era um calor assim a modos que quente podendo atee pegar fogo e queimar.

Mas que raio de tecnicismos ! Pode haver um crash em 3 minutos... :idea:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Adelin » 26/6/2008 21:46

Infelizmente as pessoas só sabem mencionar a palavra crash. Mas será que sabem o que é ? Parece que não.

Imagem

Registado: 13/5/2008 13:07

Está tudo preparado para um Crash !!!

por AC Investor Blog » 26/6/2008 21:35

O sentimento é arrasador nesse sentido, o mercado está muito delicado, e este fecho dos States não deu nenhuns sinais de inversão nem de ressalto. Nem os suportes aguentam tamanha pressão vendedora. Será que vamos assitir a um Black Friday !!! Aqui fica mais um boneco assustador, com possiveis cenários. Sinceramente até a mim este cenário me está assustar, espero que não aconteça, mas muitos estão á espera dele.
Anexos
sc.jpg
sc.jpg (40.03 KiB) Visualizado 4199 vezes
2008-06-26_1458.png
2008-06-26_1458.png (66.22 KiB) Visualizado 4156 vezes
AC Investor Blog

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], icemetal e 144 visitantes