Caldeirão da Bolsa

Conclusão do estudo da Autoridade da Concorrência

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por atomez » 3/6/2008 23:33

charles Escreveu:o que é importante que não vejo discutido, é saber a que preço se pagava o crude em Dolares -e quanto valia o Euro face ao Dolar- há 3 ou 4 anos atrás a quanto se pagava a gasolina na bomba....e qual é a proporção para a data de hoje sabendo nós que o crude anda nos 126 dolares e o Euro vale perto 1,55, eu não consegui até agora cruzar estes dados por isso tenho as minhas duvidas

Aqui tens:
Anexos
crude.PNG
crude.PNG (122.9 KiB) Visualizado 1713 vezes
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por carf2007 » 3/6/2008 23:31

Bom , isto esta interessante, mas amanha tenho que trabalhar (espero que um dia a bolsa me sustente :lol: )

Só vejo uma soluçao "se não podes vence-los junta-te a eles" fiz umas contas por alto e se investir em 11200 acoes da EDP , 100000 da SONAE e 3800 da GALP, todos os meus gastos anuais com Electricidade, Alimentaçao e Combustivel, me seriam devolvidos em dividendos :mrgreen:

E está heim ??

Registado: 9/3/2007 23:32

por charles » 3/6/2008 23:31

Se a Europa pretende a harmonização fiscal, a Europa e os nossos governantes têm de encontrar soluções para os ordenados vergonhosos que em geral se praticam, de forma a que estes subam para niveis europeus, seja pela via da produtividade, seja porque via fôr....os nosso politicos não podem alegar que neste caso o ISP é igual aos parceiros Europeus, quando os rendimentos globais são muito inferiores

mesmo que isso custe mais postos de trabalho, mesmo que o desemprego aumente,protegam-se esses possiveis desempregados com medidas de apoio de forma, a que se consigam reintegrar mais tarde, mas aproximem os ordenados de valores europeus

talvez nessa altura se consiga suportar,as subidas IMCOMPORTAVEIS dos combustiveis para a nossa economia em geral, e para a maioria dos portugueses que diariamente necessitam verdadeiramente de utilizar viatura própria, e não podemos esquecer as consequencias em todos os sectores da economia em especial o sector alimentar

acho até uma certa "piada" os Alemães terem feito subir muito a percentagem de utilizadores dos comboios, então nós teriamos de estar neste momento a fazer uma especie de revolução, eles ganham em média de certeza mais do dobro de nós e queixam-se da gasolina a 1,50€ ora nós com muito menos rendimentos pagamos o mesmo, logo por aqui se vê a nossa "pobreza" e nossa distância da Europa

sobre a ADC acho normal a conclusão deles, isto sem qq especie de teorias conspirativas, o Ministro pediu e eles fizeram o trabalho deles, a haver algo a descobrir esse alho não é descobrivel, a GALP é que tem os numeros internamente, como é possivel a ADC descobrir aleagadas cartelizações, os preços são quase "autocomandados" a GALP sobe os outros fazem o mesmo, e aqui nada há para provar

o que é importante que não vejo discutido, é saber a que preço se pagava o crude em Dolares -e quanto valia o Euro face ao Dolar- há 3 ou 4 anos atrás a quanto se pagava a gasolina na bomba....e qual é a proporção para a data de hoje sabendo nós que o crude anda nos 126 dolares e o Euro vale perto 1,55, eu não consegui até agora cruzar estes dados por isso tenho as minhas duvidas, e continuo a pensar noutros numeros....os dos aumentos dos lucros de cerca de 60% na BPe de cerca de 23% na GALP face a periodos homólogos.

Cumpt
Editado pela última vez por charles em 3/6/2008 23:34, num total de 1 vez.
Cumpt

só existe um lado do mercado, nem é o da subida nem o da descida, é o lado certo

Registado: 9/6/2005 12:24

por Gncl_C » 3/6/2008 23:29

Ok, Marco, não te exaltes, eu não te pedi a tua folha de vencimentos. A vertente psicológica não deve ser desprezada e foi apenas isso que quis salientar.

Registado: 18/2/2007 17:55

por atomez » 3/6/2008 23:27

Gncl_C Escreveu:A posição de uma pessoa na sociedade e as suas ideias e opiniões estão intimamente ligadas.

Muito marxista!

Nem sabia que ainda existiam...

Pois olha, para mim é ao contrário.

A posição de uma pessoa na sociedade é, na sua maior parte, consequência das suas ideias e opiniões e do que na prática faz com elas.
Editado pela última vez por atomez em 3/6/2008 23:31, num total de 1 vez.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por MarcoAntonio » 3/6/2008 23:26

Penso (tenho quase a certeza) que é anterior a este período. Mas estou a falar de memória...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por carf2007 » 3/6/2008 23:24

Ao longo destes 4 anos, antes dos impostos, os combustíveis têm estado muito mais tempo mais baratos que em Espanha do que mais caros

Desculpa, mas relembra-me só, quando é que se deu a liberalizaçao dos preços ?

por MarcoAntonio » 3/6/2008 23:24

majomo Escreveu:Marco, onde é que tu foste buscar os dados desse gráfico?

Os dados foram compilados por mim de várias fontes.

Para os preços dos combustíveis, descontado os impostos, tirei-os daqui, em Estatísticas e Preços:

http://www.dgge.pt/

(devo dizer que comparei alguns meses com dados semelhantes disponibilizados por sites estatais espanhóis que também já passaram por aqui no forum)

O historico do crude e do euro, tens em muito lado, eu fiz o calculo mensal do valor do crude cotado em euros a meio do respectivo mês para esse histórico de 4 anos.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por majomo » 3/6/2008 23:20

Marco, onde é que tu foste buscar os dados desse gráfico?
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...

Registado: 25/7/2007 15:52

por Pemides » 3/6/2008 23:19

MarcoAntonio Escreveu:ainda se consegue "sugerir que há interesses dos operadores nesse programa".

E não há? O governo deve estar (se estiver, de todo!) a pagar uma ninharia por cada computador oferecido, visto que grande parte dos custos deve ser suportado pelos operadores. (esquecendo os escalões de acção social escolar. Esses sim, o governo deve estar a pagar algum dinheiro)

Caso contrário, não obrigariam os alunos a subscrever uma tanga de acesso à internet durante 3 anos a pagar 17,5€/mês. Simplesmente ofereceriam a possibilidade de adquirir um portátil a 150€, sem mais custos.
Á força de nos levantarmos cedo tornamo-nos completamente estúpidos. O ser humano necessita de dormir... - Franz Kafka em "A metamorfose"

Registado: 27/3/2005 22:16

por MarcoAntonio » 3/6/2008 23:18

Gncl_C Escreveu:A teu ver é, mas não és o dono da verdade.

A posição de uma pessoa na sociedade e as suas ideias e opiniões estão intimamente ligadas.

Tu não sabes do que estás a falar e também não sabes quando deves estar calado.

É de mau tom e de falta de carácter estar a discutir coisas de carácter pessoal relativamente a uma pessoa que tu praticamente não conheces e sobre os quais não tens qualquer dado.

Se eu sou dono da verdade ou não, não interessa para nada: o que interessa é que tu nada sabes nada sobre as minhas finanças pessoais e sobre quem eu tenho para sustentar.

Mas com uma tremenda falta de carácter, fazes sugestões e continuas a insistir na matéria...
Imagem

Administrador Fórum

por Gncl_C » 3/6/2008 23:16

A teu ver é, mas não és o dono da verdade.

A posição de uma pessoa na sociedade e as suas ideias e opiniões estão intimamente ligadas.

por MarcoAntonio » 3/6/2008 23:15

carf2007 Escreveu:o que eu vejo tambem nesse grafico é que em agosto de 2007 Espanha desceu e Portugal manteve , e entre novembro de 2007 e janeiro de 2008 nem digo nada ...

Desculpa mas essa análise pontual num gráfico de 4 anos é de uma falta de objectividade tremenda.

Ao longo destes 4 anos, antes dos impostos, os combustíveis têm estado muito mais tempo mais baratos que em Espanha do que mais caros. Também se constata que a maior parte do tempo os preços têm tendido a subir em Portugal mais tarde do que em Espanha.

Mas tu chamas a atenção para dois pequenos períodos em que consegues fazer uma observação "desvantajosa".

Eu olho para o gráfico e o que vejo é que, antes dos impostos e pequenas disparidades para um lado e para o outro, em termos globais e gerais estão alinhados entre Portugal e Espanha. E vejo também que as subidas e descidas têm-se dado ambas mais tarde face aos respectivos movimentos do crude...
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 3/6/2008 23:10

Gncl_C Escreveu:Marco António, duvido muito que ganhe o salário mínimo nacional, se ganhasse e tivesse que sustentar uma família com isso, gostava de ver como é que conseguia continuar a viver com essas ideias. É fácil falar quando não nos aperta... mas quando somos nós, aí já é diferente.

Tu nada sabes da minha situação financeira, dos meus rendimentos e quem tenho de sustentar ou deixar de sustentar.

Essa tua intervenção é de péssimo gosto, na linha do que já nos habituaste...
Imagem

Administrador Fórum

por Gncl_C » 3/6/2008 23:06

Eu não tenho problemas financeiros, mas preocupo-me com quem os tem, porque nunca se sabe se um dia não serei eu.

Marco António, duvido muito que ganhe o salário mínimo nacional, se ganhasse e tivesse que sustentar uma família com isso, gostava de ver como é que conseguia continuar a viver com essas ideias. É fácil falar quando não nos aperta... mas quando somos nós, aí já é diferente.

Apenas uma questão que gostaria de salientar, será que sobe o preço de todas as matérias primas, ou é o valor do dinheiro que usamos que diminui? É tudo uma questão de ponto de vista, mas há uma delas que não resolve nada apontar e criticar, adivinhem qual é.

por carf2007 » 3/6/2008 23:06

o que eu vejo tambem nesse grafico é que em agosto de 2007 Espanha desceu e Portugal manteve , e entre novembro de 2007 e janeiro de 2008 nem digo nada ...

por MarcoAntonio » 3/6/2008 22:51

majomo Escreveu:E aqui critico a GALP pois é rápida a subir, de acordo com a média europeia, mas lenta a descer...

Não é verdade e eu já demonstrei isso.

Volto a colocar o gráfico de 4 anos que já há dias coloquei.

Quer subidas, quer descidas têm-se dado com um certo delay, o que é perfeitamente natural. O problema é que numa tendência de alta, as pessoas confundem a subida de hoje na Bomba com a subida de hoje do crude nos mercados, quando essa subida nas bombas está a reflectir a subida do crude de há umas duas semanas atrás ou coisa parecida.

Olhando para o gráfico de longo-prazo isso torna-se bem evidente.

Repara como depois de uma descida do crude, a inversão "nas bombas" para retorno à subida também se dá mais tarde (tal como os picos do preço). Acontece que as pessoas só reparam nesse segundo...
Anexos
ptes-vs-crude.PNG
ptes-vs-crude.PNG (22.02 KiB) Visualizado 2300 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por carf2007 » 3/6/2008 22:50

E agora uma notícia para ver reflectida nos próximos tempos...

E aqui critico a GALP pois é rápida a subir, de acordo com a média europeia, mas lenta a descer...

Lenta e quando o barril sobe de 125 para 126, a Galp sobe 2 centimos, quando o barril baixa novamente para 125 , a Galp desce 1 centimo ... é sempre a somar !!

por carf2007 » 3/6/2008 22:44

Eu não subscrevo a opinião que os problemas do país se resumem (ou se devam principalmente) ao Governo. Este ou outro anterior...

Eng. Antonio Guterres ... não te diz nada !

Poderiamos estar a viver muito melhor se não fosse este senhor.

Não é possivel contratar politicos estrangeiros, como no futebol ??? :mrgreen:

por majomo » 3/6/2008 22:44

El barril Texas cierra por debajo de los 125 dólares

El precio del barril de crudo de Texas ha bajado más de tres dólares, un 2,7%, y se sitúa ya a menos de 125 dólares en Nueva York, en una jornada en la que el dólar se fortaleció frente al euro y otras divisas. Al finalizar la sesión regular en la Bolsa Mercantil de Nueva York (Nymex), los contratos de Petróleo Intermedio de Texas (WTI) para entrega en julio restaban 3,45 dólares al precio anterior y quedaban a 124,31 dólares el barril, el nivel mas bajo desde el 15 de mayo.

E agora uma notícia para ver reflectida nos próximos tempos...

E aqui critico a GALP pois é rápida a subir, de acordo com a média europeia, mas lenta a descer...
-Devo usar STOP's

por majomo » 3/6/2008 22:40

MarcoAntonio Escreveu:Querem ver um exemplo bem concreto: eu conheço várias pessoas que "se aproveitaram" do programa e-escola (ou lá como se chama) para ter um computador de borla.

É assim, a ética do país. E depois, protesta-se contra o governo e cumulo dos cumulos ainda se consegue "sugerir que há interesses dos operadores nesse programa".

E contudo... o que é que eu vejo?

Pessoas que nem filhos têm, através de um primo ou sobrinho que não queria ou não precisava, arranjaram a ficar com um PC à borla para si.

Este é um exemplo concreto e faz-se isto como se fosse a coisa mais natural do mundo e cinco minutos depois está-se a vociferar contra os "papões" deste país.

Concordo com o que dizes, com excepção da dimensão que lhe estás a dar...

Penso que o povo é mais o espelho do governo do que o governo é o espelho do povo.

Basta começar no exemplo que os políticos dão nas sessões da assembleia da república e na quantidade exagerada de deputados que temos...

Mas, como dizes e bem, em Portugal, dá-se mais valor a um ladrão que subiu na vida, pois não foi apanhado, do que a uma pessoa que com o seu trabalho conseguiu vencer... qualquer pessoa que tenha subido na vida por méritos próprios é geralmente olhada de lado.

Mas, não acham que à classe politica lhes interessa um povo ignorante e pouco critico, não no sentido de se expressar mas no saber do que está a falar...?

Como já aqui trocamos impressões sobre os combustíveis, é mais um aproveitamento político para deitar a culpa para a GALP...

Eu sou professor e agora, mais do que nunca, sou obrigado a passar alunos que pouco ou nada sabem...
E esta será a geração do futuro. :twisted:
-Devo usar STOP's

por Semitela » 3/6/2008 22:37

Vejo um país que vive de expedientes. Vejo "grandes máquinas" na estrada como nunca vi. Vejo uma "adoração doentia" por ídolos que de ídolos nada têm (especialmente no futebol). Vejo uma inveja crónica de quem faz algo por mérito/valor. Vejo uma importânica desmedida pela imagem (o que interessa é ter o telemóvel da moda, ter um jeep maior que o do vizinho, etc).

Concordo plenamente . Neste país cada um vive para si , e todos para o futebol :(

Parecemos o brasil da Europa - É samba e bola .

Abraços

Registado: 19/10/2006 9:36

por MarcoAntonio » 3/6/2008 22:30

Querem ver um exemplo bem concreto: eu conheço várias pessoas que "se aproveitaram" do programa e-escola (ou lá como se chama) para ter um computador de borla.

É assim, a ética do país. E depois, protesta-se contra o governo e cumulo dos cumulos ainda se consegue "sugerir que há interesses dos operadores nesse programa".

E contudo... o que é que eu vejo?

Pessoas que nem filhos têm, através de um primo ou sobrinho que não queria ou não precisava, arranjaram a ficar com um PC à borla para si.

Este é um exemplo concreto e faz-se isto como se fosse a coisa mais natural do mundo e cinco minutos depois está-se a vociferar contra os "papões" deste país.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 3/6/2008 22:26

Eu não subscrevo a opinião que os problemas do país se resumem (ou se devam principalmente) ao Governo. Este ou outro anterior...

O Governo, ou melhor o Estado em geral, é parte integrante do problema e, na minha opinião, não é mais do que um reflexo bastante fiel do resto do país.

As pessoas sistematicamente protestam contra o governo mas o que eu vejo é um país que produz pouco e mal, onde "todos" procuram uma pontezinha e um fim de semana prolongado, onde tentam arranjar forma de sair mais cedo dos empregos ou entrar mais tarde... ou entrar e ir tomar um cafezinho e dar dois dedos de conversa com este ou aquele.

Vejo um país que vive de expedientes. Vejo "grandes máquinas" na estrada como nunca vi. Vejo uma "adoração doentia" por ídolos que de ídolos nada têm (especialmente no futebol). Vejo uma inveja crónica de quem faz algo por mérito/valor. Vejo uma importânica desmedida pela imagem (o que interessa é ter o telemóvel da moda, ter um jeep maior que o do vizinho, etc).

E no fim... protesta-se contra o governo e faz-se da GALP o papão que anda a aproveitar-se de toda a gente.

Esses é que são os maus.

Mas na fila do supermercado só não passa à frente do concidadão mais distraído quem não pode.

Por isso, não subscrevo essa tua posição. Acho que o mal é muito mais generalizado do que no Governo, o mal está por todo o lado e vê-se em muitos níveis e em muitas escalas.
Imagem

Administrador Fórum

por carf2007 » 3/6/2008 22:20

Como é que se resolve isso?

Trabalhando mais, produzindo mais e melhor, exportando mais, etc...

Concordo plenamente , mas não escreveste o principal :

Governando em prol do país e acabando com a corrupção !

AnteriorPróximo

Quem está ligado: