Tacticas/Tecnicas de investimento
Tacticas/Tecnicas de investimento
Caros Caldeireiros, todos nós pertencemos a este mundo de investidores da bolsa, uns com poucos Euros, outros com muitos, outros ainda com muuuuuuuuuuuuitos Euros. Mas isso pouco importa, pois afinal andamos todos aqui com o mesmo objectivo: Ganhar dinheiro na Bolsa!Sendo assim todos temos um objectivo comum, adicionalmente todos pertencemos a este espaço que é o Caldeirão, em suma somos uma equipa!
Deste modo, por vezes, acho estranho não haver aqui neste espaço uma maior partilha de idéias de investimento no mercado bolsista, quando um dos objectivos do Caldeirão seria esse mesmo. Poucas são as pessoas (grupo no qual eu me incluo) que vêem aqui expôr as suas técnicas de investimento, quando não há problema nenhum ao divulgá-la (pois presumo que ainda ninguém tenha descoberto uma fórmula mágica para ganhar sempre na bolsa, e que a partir dai todas as pessoas pensassem da mesma forma e o mercado accionista ja não faria sentido
). Por isso creio que se cada um de nós divulgasse aqui a sua forma de negociar, e com uma partilha cordial de idéias poderíamos aprender muito mais, corrigir erros, que eventualmente cometemos ao longo dos nosso trades. Coisas que eventualmente sozinhos demoraríamos anos a aprender, talvez bastasse um amigo "Caldeireiro" alertar e pronto, aprendíamos. E acho que ninguém terá que ter receio, ou vergonha de divulgar a sua táctica, por mais simplista, arrojada, ou descabida que ela seja.
O Cem tem um tópico muito interessante, mais ou menos dentro deste âmbito, embora um pouco específico no tema de Money Management, aqui neste tópico poderíamos descrever o nosso modo de trade de uma forma mais simplista e abrangente, em que poderíamos abordar os seguintes pontos:
- Há quanto tempo investimos;
- Mercado em que investimos;
- Activos que utilizamos;
- Condições para entrar num activo;
- Condições para sair dum activo (quer seja a ganhar ou a perder)
- Tempo de duração dum trade
- defeitos que pensamos ter ao nível de investimento na bolsa
- Rentabilidade anual que temos conseguido com a táctica utilizada
Começando por mim (que não sirvo de exemplo para ninguém
)
- Sou novato nestas andanças, iniciei-me no princípio do ano passado;
- Invisto unicamente no mercado português;
- Acções do PSI 20 e Psi Geral;
- As condições para entrar numa acção teêm variado ao longo do tempo, e sou sincero: os primeiros negócios que fiz foi com a ALTRI, por ouvir dizer que a ALTRI tinha tido uma evolução espectacular em 2005,e na SONI porque admiro o Eng. Belmiro (uau
que tecnica espectacular e rentável, mas certamente fará rir alguns de vocês). Neste momento invisto com base na Análise fundamental (lendo notícias e vindo aqui ao Caldeirão diariamente) e com base na Análise Técnica, basicamente seguindo tendências e entrando quando o MACD da sinal de compra. MAs sinto que a minha táctica e fraquissima (gostava de me cultivar muito mais
)
- A altura de sair para mim é o pior, e graças a isso perdi toda a rentabilidade em 2006, no fatídico mês de Maio, aguentei...aguentei e o meu stop foi feito quando a rentabilidade chegou a zero
. Apanhei o meu primeiro susto e só voltei no início deste ano...em Fevereiro(julgo eu) quando a OPA da PT(na qual eu acreditava, e por isso tinha acções da SONAE.COM) foi por água abaixo e com o espirro dos chinezes, voltei a sair quando a minha rentabilidade foi a zeros.
- A minha perspectiva de investimento era para ser a longo prazo, mas como me assusto facilmente com as correcções do mercado, não tem resultado nada!
, pelo meio vou tendo uma rentabilidadezita graças a uns trades mais curots que fiz na ALTRI, SONI, e GALP...
- Ao nivel do investimento tenho tantos defeitos que nem os consigo enumerar, mas saliento os principais: é muito difícil para mim estabelecer stops e cumpri-los, não consigo ser disciplinado, tenho imensa dificuldade em saber sair dum activo (quer seja a perder ou a ganhar), além disso tenho muito poucos conhecimentos a nivel de análise técnica...e mais uma lista infidável
...
- as minhas rentabilidades são astronómicas
(até já recebi propostas de corretoras para ir gerir carteiras) em 2006: 4% (num ano claro!), este ano já vai em...em...3% (isto vai longe, acreditem!)
Espero que participem neste topico Caldeireiros!
Um Abraço e Bons Negócios!
Deste modo, por vezes, acho estranho não haver aqui neste espaço uma maior partilha de idéias de investimento no mercado bolsista, quando um dos objectivos do Caldeirão seria esse mesmo. Poucas são as pessoas (grupo no qual eu me incluo) que vêem aqui expôr as suas técnicas de investimento, quando não há problema nenhum ao divulgá-la (pois presumo que ainda ninguém tenha descoberto uma fórmula mágica para ganhar sempre na bolsa, e que a partir dai todas as pessoas pensassem da mesma forma e o mercado accionista ja não faria sentido

O Cem tem um tópico muito interessante, mais ou menos dentro deste âmbito, embora um pouco específico no tema de Money Management, aqui neste tópico poderíamos descrever o nosso modo de trade de uma forma mais simplista e abrangente, em que poderíamos abordar os seguintes pontos:
- Há quanto tempo investimos;
- Mercado em que investimos;
- Activos que utilizamos;
- Condições para entrar num activo;
- Condições para sair dum activo (quer seja a ganhar ou a perder)
- Tempo de duração dum trade
- defeitos que pensamos ter ao nível de investimento na bolsa
- Rentabilidade anual que temos conseguido com a táctica utilizada
Começando por mim (que não sirvo de exemplo para ninguém

- Sou novato nestas andanças, iniciei-me no princípio do ano passado;
- Invisto unicamente no mercado português;
- Acções do PSI 20 e Psi Geral;
- As condições para entrar numa acção teêm variado ao longo do tempo, e sou sincero: os primeiros negócios que fiz foi com a ALTRI, por ouvir dizer que a ALTRI tinha tido uma evolução espectacular em 2005,e na SONI porque admiro o Eng. Belmiro (uau

- A altura de sair para mim é o pior, e graças a isso perdi toda a rentabilidade em 2006, no fatídico mês de Maio, aguentei...aguentei e o meu stop foi feito quando a rentabilidade chegou a zero

- A minha perspectiva de investimento era para ser a longo prazo, mas como me assusto facilmente com as correcções do mercado, não tem resultado nada!

- Ao nivel do investimento tenho tantos defeitos que nem os consigo enumerar, mas saliento os principais: é muito difícil para mim estabelecer stops e cumpri-los, não consigo ser disciplinado, tenho imensa dificuldade em saber sair dum activo (quer seja a perder ou a ganhar), além disso tenho muito poucos conhecimentos a nivel de análise técnica...e mais uma lista infidável

- as minhas rentabilidades são astronómicas

Espero que participem neste topico Caldeireiros!
Um Abraço e Bons Negócios!
Quem está ligado: