Mota Engil - Tópico Geral
Re: Mota Engil - Tópico Geral
PMP69 Escreveu:Serdom, qual é a vantagem em apostar na bitola Ibérica, quando a própia Espanha está a adoptar a bitola Europeia?
Já agora, empresas como a Mota-Engil Railway e a Somafel, não teriam custos em adaptar os seus equipamentos para a bitola Europeia, partindo do príncipio que é possível adaptá-los?
Pedro
não será a discussão mais relevante para este tópico, e o tema tem sempre vários pontos de vista que são discutíveis (a diferença entre tráfego de passageiros e mercadorias é um deles) mas deixo resumidamente a minha resposta.
a principal vantagem é não repetir o erro espanhol. haja uma vantagem em demorar muito tempo a decidir e essa será aprender com os erros dos outros. Espanha partilha a rede bitola Ibérica com Portugal mas tem ainda outras bitolas regionais (Galiza, País Basco, etc). quando investiu na AV, fazia sentido apostar na bitola Europeia porque o resto da rede estava nesse formato. Paris - Barcelona ou Lyon > Madrid passam a ser viagens comercialmente viáveis. o problema principal foi a ligação ao tráfego doméstico, com duplicação de estações e transbordos entre tráfego rural e AV.
Portugal já é uma ilha ferroviária, estamos longe de tudo. Lisboa > Barcelona é provavelmente a distância máxima viável de um ponto de vista comercial em AV. ou seja, a península Ibérica é em si mesma o limite temporal que um passageiro aceita viajar de comboio (há vários estudos que olham para a competição entre modos de transporte, nomeadamente aviação vs AV, se não me engano 800km era o número "mágico"). para mercadorias, um dos links do podcast abaixo refere exactamente que mudar o tempo de transbordo dos contentores é irrelevante no tempo total de viagem.
regressando a Portugal, seria absurdo investir numa nova bitola que não tem capacidade de absorver directamente o tráfego da rede nacional existente. se há linha com potencial comercial, é precisamente Porto <>Lisboa, e isso é facilitado pelas redes urbanas metropolitanas que são alimentadas em bitola Ibérica. a partir daí, ligar a norte até vigo é fácil. e para Lisboa <> Madrid, não é mudar com intercambiador na fronteira que acrescenta um atraso significativo na viagem.
já não acompanho os desenvolvimentos do sector de tão perto como há alguns anos, mas estas condições mantém-se cruciais. quando alguém diz que vamos ficar para trás por não apostar em bitola europeia na AV, a minha única dúvida é qual a agenda por trás dessa afirmação. o plano ferroviário nacional está muito atrasado e carece de muito investimento. enterrar dinheiro é a última coisa que precisa.
por fim, a decisão de separar operação da infraestrutura vem da Europa dos anos 90/00, e é uma discussão em si mesma. mas é irrelevante para um operador como a ME, no sentido em que tem pouco a dizer sobre isso. afecta claro o investimento em material rolante. é insignificante face aos custos nacionais na infraestrutura, mas claro que beneficia se houver estabilidade nas decisões.
há material rolante com capacidade de ajustar distância dos eixos facilitando a transição entre bitolas, e isso poderia até ser uma vantagem competitiva com os comboios franceses e alemães. de novo, não me parece um aspecto crítico para os operadores locais, onde o aspecto cultural (língua) é muito mais relevante para a operação.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Serdom, qual é a vantagem em apostar na bitola Ibérica, quando a própia Espanha está a adoptar a bitola Europeia?
Já agora, empresas como a Mota-Engil Railway e a Somafel, não teriam custos em adaptar os seus equipamentos para a bitola Europeia, partindo do príncipio que é possível adaptá-los?
Pedro
Já agora, empresas como a Mota-Engil Railway e a Somafel, não teriam custos em adaptar os seus equipamentos para a bitola Europeia, partindo do príncipio que é possível adaptá-los?
Pedro
PARA QUANDO UMA REDUÇÃO DO CAPITAL SO: Mota Engil - Tópico G

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
eu sou engenheiro civil de formação, especialização em infraestruturas de transportes, com uma queda por comboios.
a bitola enche muitas páginas de jornais, mas é uma não questão para a cotação da mota Engil.
não faltam soluções que garantam a ligação à rede europeia de AV. pessoalmente, fico muito contente que a AD não tenha desfeito o trabalho feito pelo executivo socialista, e que a rede avance em bitola Ibérica. quando tiver tempo, hei de editar este post com alguns links para o tema.
entretanto, bons negócios.
EDIT1: https://www.publico.pt/2020/09/15/econo ... la-1931512
esta conversa tem anos, e este podcast já estava cansado de explicar o falso problema em 2020. outros links seguirão.
EDIT2: https://www.publico.pt/2022/09/22/econo ... al-2021522
voltam ao tema em 2022.
https://www.publico.pt/2024/02/22/econo ... te-2081256
e em 2024 do ponto de vista do transporte privado de mercadorias.
EDIT3: volumes interessantes a começar o dia e um duplo toque na LTA (duplo fundo?) de curto prazo entretanto reajustada. abri posição aos 4,5eur com objectivo de atingir último máximo relativo. a ver se nao me queimo
a bitola enche muitas páginas de jornais, mas é uma não questão para a cotação da mota Engil.
não faltam soluções que garantam a ligação à rede europeia de AV. pessoalmente, fico muito contente que a AD não tenha desfeito o trabalho feito pelo executivo socialista, e que a rede avance em bitola Ibérica. quando tiver tempo, hei de editar este post com alguns links para o tema.
entretanto, bons negócios.
EDIT1: https://www.publico.pt/2020/09/15/econo ... la-1931512
esta conversa tem anos, e este podcast já estava cansado de explicar o falso problema em 2020. outros links seguirão.
EDIT2: https://www.publico.pt/2022/09/22/econo ... al-2021522
voltam ao tema em 2022.
https://www.publico.pt/2024/02/22/econo ... te-2081256
e em 2024 do ponto de vista do transporte privado de mercadorias.
EDIT3: volumes interessantes a começar o dia e um duplo toque na LTA (duplo fundo?) de curto prazo entretanto reajustada. abri posição aos 4,5eur com objectivo de atingir último máximo relativo. a ver se nao me queimo

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
JN: Mota-Engil anuncia segundo contrato com a Petrobras em quatro dias. São 240 milhões de euros
A construtora portuguesa indica que a sua carteira de encomendas no Brasil já ronda os 900 milhões de euros.
A construtora portuguesa indica que a sua carteira de encomendas no Brasil já ronda os 900 milhões de euros.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
@nmv! Escreveu:o preço hoje revela, que o trading update foi fraquinho.
Nem devia comentar, mas... você põe-se a jeito (como sempre fez com os seus outros heterónimos) e a tentação de lhe responder é mais forte que eu.
Os trading updates (bem como os relatórios de contas) avaliam-se primariamente com base em comparação com os períodos homólogos e, complementarmente, contra as expetativas/projeções dos analistas financeiros para esses mesmos resultados.
Ou seja, os resultados avaliam-se segundo métricas, rácios e critérios financeiros objetivos e não por observação da cotação no dia seguinte.
O facto da cotação subir ou descer a seguir à apresentação de resultados é circunstancial. Correlação não é causalidade. (um exemplo concreto: a cotação de uma ação pode cair violentamente a seguir uma excelente apresentação de resultados, simplesmente por já estar a cotar a um valor demasiado elevado. Foi o que aconteceu com a Mota após a apresentação de resultados de 2023... excelentes... mas não justificavam (nessa altura) uma cotação de 5.90€).
@nmv! Escreveu:foi fraquinho porque era esperado pelos analistas EBITDA superior ao registado.
foi fraquinho porque era esperado pelos analistas mais receitas, que as que se registaram.
Se você assinasse o Jornal de Negócios, teria lido esta notícia e teria ficado a saber que:



Esquecendo agora as projeções (que valem o que valem), o critério mais objetivo para determinar se os resultados foram ou não "fraquinhos", é compará-los com os do primeiro trimestre do ano passado. Vou-me repetir, mas... houve crescimento... o que "você" chama de receita (que na prática é o volume de negócios) foi 1% superior ao mesmo período do ano passado, já o EBITDA foi 9.7% superior e o resultado líquido cresceu dois dígitos, mais concretamente 35%.
Isto é fraquinho?... caramba! Escrever isso é querer atirar areia para os olhos dos outros... mas acredite lá no que quiser (como de costume).
@nmv! Escreveu:ademais, se o guidance do corpo de gestão aponta para resultado líquido de 180 milhões em 2026, sem resultados não recorrentes não sei como chegarão lá
Errado. (já estava com saudades de lhe responder assim)
Mostre-me lá, no PDF oficial do plano estratégico da Mota-Engil para 2026 onde está escrito que o resultado líquido de 180 milhões será conseguido sem recurso a resultados não recorrentes.
A realidade é precisamente contrária ao que você afirma e o forista Apramg e o minibull já referiram (e bem) os porquês.
Se ainda tem dúvidas, recomendo-lhe a leitura atenta do guidance da Mota-Engil que referi, especialmente as seguintes passagens:



A Mota nunca escondeu o facto destas projeções de lucro líquido serem feitas também na base de "resultados não recorrentes". Mas descontando esses resultados, o facto é que o guidance também diz que as receitas (brutas, operacionais e líquidas) são para aumentar consistentemente, com foco na otimização da eficiência operacional, redução de custos e aumento das margens.
Relembro que na apresentação deste trading update do 1T2025, foi referido que o foco na rendibilidade irá ter uma materialização significativa já nos resultados do 2º semestre de 2025 (bem como em 2026).
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Nyk Escreveu:Portugal escolheu ficar fora da rede europeia de alta velocidade": espanhóis constroem linha Madrid-Lisboa em bitola diferente
https://cnnportugal.iol.pt/tgv-portugal ... 2ee446844c
Espanhóis constroem Madrid-Lisboa em bitola europeia
Espanha vai construir os troços em falta da linha Madrid-Lisboa em bitola europeia, ou seja, com a mesma largura de carris dos comboios franceses, de toda a Europa Central e, em breve, da Ucrânia e dos países bálticos.
O Governo da AD decidiu seguir as políticas dos governos de António Costa: adjudicou já os primeiros troços da linha Porto-Lisboa em bitola ibérica e mantém a intenção de fazer o mesmo nas linhas Lisboa-Madrid e Porto-Vigo.
O ministro das infraestruturas garante que “a opção pela construção em bitola ibérica não inviabiliza a futura migração para bitola europeia de toda a linha, assim que ocorra uma migração das linhas espanholas na fronteira”. Os peritos em ferrovia contestam esta política, que implicará interromper o tráfego durante vários meses.
A solução “provisória” será instalar “intercambiadores”, aparelhos que permitem aos comboios de passageiros mudar de bitola em pleno andamento. No caso da linha Lisboa-Madrid, esse aparelho ficará colocado em Plasencia.
O problema é que as linhas com duas bitolas não podem ser percorridas pelos comboios “standard”, usados na Europa, em bitola europeia, que revolucionaram o mercado espanhol com alta velocidade ferroviária a preços baixos.
“Não faz sentido construirmos linhas de alta velocidade com uma tecnologia que vai ser descartada a seguir, quando Espanha já está a construir todas as novas linhas com a tecnologia definitiva, que permite a ligação à Europa. Na prática, isto isola Portugal do centro da Europa o que tem consequências nefastas para as empresas e a economia”, critica Mário Lopes, professor do Instituto Superior Técnico, que tem sido um dos porta-vozes das múltiplas associações empresariais e engenheiros que protestam contra esta política. “Portugal escolheu ficar de fora da rede europeia de alta velocidade, com a exceção da Galiza, que é temporária”, conclui.
Não me parece que vai ficar assim. Bruxelas está a fazer pressão para Portugal mudar para bitola europeia que é o que faz sentido! Muito provavelmente vai ter que haver mudança de planos.
A paciência é a chave do negocio
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Isso é bom ou é mau para a Mota-Engil?
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Portugal escolheu ficar fora da rede europeia de alta velocidade": espanhóis constroem linha Madrid-Lisboa em bitola diferente
https://cnnportugal.iol.pt/tgv-portugal ... 2ee446844c
Espanhóis constroem Madrid-Lisboa em bitola europeia
Espanha vai construir os troços em falta da linha Madrid-Lisboa em bitola europeia, ou seja, com a mesma largura de carris dos comboios franceses, de toda a Europa Central e, em breve, da Ucrânia e dos países bálticos.
O Governo da AD decidiu seguir as políticas dos governos de António Costa: adjudicou já os primeiros troços da linha Porto-Lisboa em bitola ibérica e mantém a intenção de fazer o mesmo nas linhas Lisboa-Madrid e Porto-Vigo.
O ministro das infraestruturas garante que “a opção pela construção em bitola ibérica não inviabiliza a futura migração para bitola europeia de toda a linha, assim que ocorra uma migração das linhas espanholas na fronteira”. Os peritos em ferrovia contestam esta política, que implicará interromper o tráfego durante vários meses.
A solução “provisória” será instalar “intercambiadores”, aparelhos que permitem aos comboios de passageiros mudar de bitola em pleno andamento. No caso da linha Lisboa-Madrid, esse aparelho ficará colocado em Plasencia.
O problema é que as linhas com duas bitolas não podem ser percorridas pelos comboios “standard”, usados na Europa, em bitola europeia, que revolucionaram o mercado espanhol com alta velocidade ferroviária a preços baixos.
“Não faz sentido construirmos linhas de alta velocidade com uma tecnologia que vai ser descartada a seguir, quando Espanha já está a construir todas as novas linhas com a tecnologia definitiva, que permite a ligação à Europa. Na prática, isto isola Portugal do centro da Europa o que tem consequências nefastas para as empresas e a economia”, critica Mário Lopes, professor do Instituto Superior Técnico, que tem sido um dos porta-vozes das múltiplas associações empresariais e engenheiros que protestam contra esta política. “Portugal escolheu ficar de fora da rede europeia de alta velocidade, com a exceção da Galiza, que é temporária”, conclui.
https://cnnportugal.iol.pt/tgv-portugal ... 2ee446844c
Espanhóis constroem Madrid-Lisboa em bitola europeia
Espanha vai construir os troços em falta da linha Madrid-Lisboa em bitola europeia, ou seja, com a mesma largura de carris dos comboios franceses, de toda a Europa Central e, em breve, da Ucrânia e dos países bálticos.
O Governo da AD decidiu seguir as políticas dos governos de António Costa: adjudicou já os primeiros troços da linha Porto-Lisboa em bitola ibérica e mantém a intenção de fazer o mesmo nas linhas Lisboa-Madrid e Porto-Vigo.
O ministro das infraestruturas garante que “a opção pela construção em bitola ibérica não inviabiliza a futura migração para bitola europeia de toda a linha, assim que ocorra uma migração das linhas espanholas na fronteira”. Os peritos em ferrovia contestam esta política, que implicará interromper o tráfego durante vários meses.
A solução “provisória” será instalar “intercambiadores”, aparelhos que permitem aos comboios de passageiros mudar de bitola em pleno andamento. No caso da linha Lisboa-Madrid, esse aparelho ficará colocado em Plasencia.
O problema é que as linhas com duas bitolas não podem ser percorridas pelos comboios “standard”, usados na Europa, em bitola europeia, que revolucionaram o mercado espanhol com alta velocidade ferroviária a preços baixos.
“Não faz sentido construirmos linhas de alta velocidade com uma tecnologia que vai ser descartada a seguir, quando Espanha já está a construir todas as novas linhas com a tecnologia definitiva, que permite a ligação à Europa. Na prática, isto isola Portugal do centro da Europa o que tem consequências nefastas para as empresas e a economia”, critica Mário Lopes, professor do Instituto Superior Técnico, que tem sido um dos porta-vozes das múltiplas associações empresariais e engenheiros que protestam contra esta política. “Portugal escolheu ficar de fora da rede europeia de alta velocidade, com a exceção da Galiza, que é temporária”, conclui.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Caro Apramag,
'E exactamente como dizes !
E acrescento, a Mota Engil, tem como política de gestão, a criação de parcerias e concessões, as quais quando se encontram "maduras" são vendidas, gerando cash que seguidamente é aplicado noutras que seguem procedimento idêntico ( neste preciso momento, enquanto umas são vendidas, outras são criadas).
O que se consegue com isto ?
Por um lado conseguir o cash necessário para novas obras/investimentos, os quais vão gerar rentabilidade, ao mesmo tempo que se valorizam, e quando atingem a sua fase de maturidade, e estão em "velocidade de cruzeiro", valendo bem mais do que custaram, são vendidas, libertando o cash, que será necessário e suficiente, para novas obras e investimentos, repetindo-se este processo sucessivamente.
Com esta política de investimentos (diga-se de passagem "brilhante" em termos de gestão), transforma-se os resultados que numa análise superficial aparentam ser não recorrentes, em verdadeiros resultados recorrentes.
Abc.
'E exactamente como dizes !
E acrescento, a Mota Engil, tem como política de gestão, a criação de parcerias e concessões, as quais quando se encontram "maduras" são vendidas, gerando cash que seguidamente é aplicado noutras que seguem procedimento idêntico ( neste preciso momento, enquanto umas são vendidas, outras são criadas).
O que se consegue com isto ?
Por um lado conseguir o cash necessário para novas obras/investimentos, os quais vão gerar rentabilidade, ao mesmo tempo que se valorizam, e quando atingem a sua fase de maturidade, e estão em "velocidade de cruzeiro", valendo bem mais do que custaram, são vendidas, libertando o cash, que será necessário e suficiente, para novas obras e investimentos, repetindo-se este processo sucessivamente.
Com esta política de investimentos (diga-se de passagem "brilhante" em termos de gestão), transforma-se os resultados que numa análise superficial aparentam ser não recorrentes, em verdadeiros resultados recorrentes.
Abc.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Os 180 milhões também incluem rotação de ativos, ou seja, podem ser não recorrentes. A mota tem muitos ativos que ir vendendo ao longo dos anos seguintes. É lucro na mesma.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
o preço hoje revela, que o trading update foi fraquinho.
foi fraquinho porque era esperado pelos analistas EBITDA superior ao registado.
foi fraquinho porque era esperado pelos analistas mais receitas, que as que se registaram.
ademais, se o guidance do corpo de gestão aponta para resultado líquido de 180 milhões em 2026, sem resultados não recorrentes não sei como chegarão lá
a fechar, caso o trading update tivesse sido mais robusto o preço estaria noutro patamar, que não o de fragilidade no imediato.
foi fraquinho porque era esperado pelos analistas EBITDA superior ao registado.
foi fraquinho porque era esperado pelos analistas mais receitas, que as que se registaram.
ademais, se o guidance do corpo de gestão aponta para resultado líquido de 180 milhões em 2026, sem resultados não recorrentes não sei como chegarão lá

a fechar, caso o trading update tivesse sido mais robusto o preço estaria noutro patamar, que não o de fragilidade no imediato.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Sinedrio Escreveu:Outra coisa importante é que a Mota paga dividendos a 12 de junho, o ex dividendo é a 10. Os curtos vão pagar o dividendo? Ou vão comprar?
julgo serem 20ctsx 0,72%,viram 14,4cts - taxas ....MISéRIA


pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
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Trading Update Fraquinho? LOL
Caros, a queda da cotação de hoje pode estar relacionada com tudo menos com um "Trading Update Fraquinho" e é sobre o mesmo que se vai centrar este post onde farei uma pequena análise aos "resultados".
A análise será pequena porque isto se tratou apenas de um "Trading Update", onde é divulgada muito pouca informação (i.e. que não é acompanhada de um relatório de contas) no entanto dá para ficar com uma ideia do que o futuro financeiro da Mota nos reserva.
O Volume de negócios cresceu 1% no primeiro trimestre, contra o que seria esperado após a venda das operações na Polónia e do fim do mega projeto do Trem Maya no México, o que é positivo.
O volume de negócios do segmento de Engenharia e Construção subiu 42% em África, o que é excelente visto que é aqui que a Mota gera margem EBITDA superior a qualquer outro continente onde opera.
África continua a ser o grande motor de valorização presente e (potencialmente) futuro, apesar da constante diabolização dos clientes deste continente protagonizada pelo forista que adjetivou este Trading Update de hoje como "fraquinho".
Eu concordo mais com a a adjetivação do Jornal de Negócios que escreveu que este foi o "melhor desempenho de sempre num primeiro trimestre", senão vejamos: um EBITDA que aumentou 10% face ao primeiro trimestre do ano passado, com uma margem de 16% entre as melhores margens do setor, e um resultado líquido que cresceu 36% face ao do 1T2024.
Colocando isto numa tabela, vamos comparar, lado a lado, a performance do primeiro trimestre desde 2022:
NOTA: A Mota-Engil esteve vários anos a apresentar resultados exclusivamente numa base semestral, tendo apenas começado a fazer os updates trimestrais a partir do 3º trimestre de 2023. Para baseline inicial comparei o primeiro trimestre de 2023 com os resultados do primeiro semestre de 2022, que mesmo assim conseguiram ser superiores em termos absolutos.
Este quadro mostra o foco no crescimento que se continuou a verificar neste primeiro trimestre de 2025, apesar de ter abrandado ligeiramente (não é expectável que a Mota continue a subir 50% a cada trimestre, isso significaria um crescimento exponencial e em meia dúzia de anos ficava maior que a Vinci
).
Para finalizar nada como citar o próprio documento da apresentação dos resultados para pôr os potenciais investidores a "fazer contas" ao futuro:
Talvez algo que tenha "desanimado" os especuladores foi o facto da administração da Mota-Engil ter reforçado que o crescimento da Mota será feito de forma orgânica e não através de fusões ou aquisições (curiosamente também a Teixeira Duarte caiu hoje na mesma proporção percentual).
Quanto ao reforço das posições curtas, caro @nmv! (no seu novo heterónimo, ou será ortónimo?), esse reforço não é de hoje, foi comunicado há uma semana, no dia 20 (mais precisamente) e isso não impediu a Mota de subir 6% nesse dia.
A meu ver o mercado já pouco liga ao reforço das posições curtas, especialmente porque já há "tubarões" na costa a "comer os abutres". Como referi neste post, há 7 fundos e institucionais que entraram "longos" na Mota, e detinham 3.5% do capital em março deste ano.
Esses sim são os que estão a fazer subir a cotação (não é o "zé povinho").
Remato, com uma breve citação desta notícia premium do Jornal de Negócios (que merece uma leitura mais atenta para além da lacónica frase que vou transcrever):
A análise será pequena porque isto se tratou apenas de um "Trading Update", onde é divulgada muito pouca informação (i.e. que não é acompanhada de um relatório de contas) no entanto dá para ficar com uma ideia do que o futuro financeiro da Mota nos reserva.
O Volume de negócios cresceu 1% no primeiro trimestre, contra o que seria esperado após a venda das operações na Polónia e do fim do mega projeto do Trem Maya no México, o que é positivo.
O volume de negócios do segmento de Engenharia e Construção subiu 42% em África, o que é excelente visto que é aqui que a Mota gera margem EBITDA superior a qualquer outro continente onde opera.
In Trading Update 1T25 - Mota-Engil
O volume de negócios resiliente reflete a forte contribuição de África, a qual representa 68% da carteira de E&C.
Todos os novos projetos são desenvolvidos numa perspetiva reforçada e abrangente de gestão de risco, alinhada com a estratégia produção-para-caixa, a qual assegura um controlo exigente na execução, uma maior conversão para caixa e uma maior rendibilidade.
Esta perspetiva não só reforça a disciplina financeira, mas também conduz a uma maior rendibilidade, enquanto reforça o nosso compromisso de otimização de cash flow e as prioridades estratégicas de um crescimento sustentável e de criação de valor no longo-prazo
África continua a ser o grande motor de valorização presente e (potencialmente) futuro, apesar da constante diabolização dos clientes deste continente protagonizada pelo forista que adjetivou este Trading Update de hoje como "fraquinho".
Eu concordo mais com a a adjetivação do Jornal de Negócios que escreveu que este foi o "melhor desempenho de sempre num primeiro trimestre", senão vejamos: um EBITDA que aumentou 10% face ao primeiro trimestre do ano passado, com uma margem de 16% entre as melhores margens do setor, e um resultado líquido que cresceu 36% face ao do 1T2024.
Colocando isto numa tabela, vamos comparar, lado a lado, a performance do primeiro trimestre desde 2022:
NOTA: A Mota-Engil esteve vários anos a apresentar resultados exclusivamente numa base semestral, tendo apenas começado a fazer os updates trimestrais a partir do 3º trimestre de 2023. Para baseline inicial comparei o primeiro trimestre de 2023 com os resultados do primeiro semestre de 2022, que mesmo assim conseguiram ser superiores em termos absolutos.
Este quadro mostra o foco no crescimento que se continuou a verificar neste primeiro trimestre de 2025, apesar de ter abrandado ligeiramente (não é expectável que a Mota continue a subir 50% a cada trimestre, isso significaria um crescimento exponencial e em meia dúzia de anos ficava maior que a Vinci

Para finalizar nada como citar o próprio documento da apresentação dos resultados para pôr os potenciais investidores a "fazer contas" ao futuro:
In Trading Update 1T24
Os projetos em carteira asseguram uma perspetiva sólida de entrega e uma rendibilidade crescente
Foco na rendibilidade, impulsionada por uma política comercial seletiva e estratégica, reforçada pelo Programa de Eficiência transversal ao Grupo (OPEX50) em curso, com a materialização dos respetivos impactos estimada para o 2S25 e para 2026
Margem EBITDA de 16%, acima dos pares, suportando a melhoria da margem líquida, a progredir gradualmente até ao objetivo de 3% definido para 2026
Foco na geração de free cash flow com o compromisso de manter a dívida líquida/EBITDA <2x e a dívida bruta/EBITDA <4x
Reforço da sustentabilidade da dívida através do alinhamento de maturidades e da redução do custo do mix da dívida
Progressivamente e de forma orgânica a caminho do objetivo de atingir um Capital Próprio/Ativo >15%, ajudado pela performance dos resultados
Novo Plano Estratégico em desenvolvimento no seguimento de se ter alcançado a maioria dos objetivos do Plano Building26, dois anos antes do prazo
Talvez algo que tenha "desanimado" os especuladores foi o facto da administração da Mota-Engil ter reforçado que o crescimento da Mota será feito de forma orgânica e não através de fusões ou aquisições (curiosamente também a Teixeira Duarte caiu hoje na mesma proporção percentual).
Quanto ao reforço das posições curtas, caro @nmv! (no seu novo heterónimo, ou será ortónimo?), esse reforço não é de hoje, foi comunicado há uma semana, no dia 20 (mais precisamente) e isso não impediu a Mota de subir 6% nesse dia.
A meu ver o mercado já pouco liga ao reforço das posições curtas, especialmente porque já há "tubarões" na costa a "comer os abutres". Como referi neste post, há 7 fundos e institucionais que entraram "longos" na Mota, e detinham 3.5% do capital em março deste ano.
Esses sim são os que estão a fazer subir a cotação (não é o "zé povinho").
Remato, com uma breve citação desta notícia premium do Jornal de Negócios (que merece uma leitura mais atenta para além da lacónica frase que vou transcrever):
In Jornal de Negócios
(...)
Nem a JB Capital nem o CaixaBank / BPI fizeram alterações ao preço-alvo da Mota-Engil, que colocam em 6,20 euros e 5,99 euros
(...)
Re: Mota Engil - Tópico Geral
lucro com um aumento homólogo de 37% (27M face a 20M)
já em cadeia caiu 41,3% (27M face a 46M)
https://eco.sapo.pt/2025/05/27/lucros-d ... trimestre/
já em cadeia caiu 41,3% (27M face a 46M)
https://eco.sapo.pt/2025/05/27/lucros-d ... trimestre/
Re: Mota Engil - Tópico Geral
o que se assiste é ao reforço de posições curtas na mota, já são
Total de posições curtas a 27-05-2025: 1.38%
Numeric Investors LLC aumenta dos anteriores 0,60% para 0,81%

Total de posições curtas a 27-05-2025: 1.38%
Numeric Investors LLC aumenta dos anteriores 0,60% para 0,81%

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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Tomada de mais-valias da Mota-Engil acelera "mesmo com sólidos resultados"
Após a construtora ter anunciado um aumento de 37% no lucro dos primeiros três meses do ano, as ações tombaram quase 4%. Os analistas mantêm o otimismo, lembrando que o primeiro troço do comboio de alta velocidade em Portugal e o contrato com a Petrobras ainda não estão refletidos nos resultados.
Após a construtora ter anunciado um aumento de 37% no lucro dos primeiros três meses do ano, as ações tombaram quase 4%. Os analistas mantêm o otimismo, lembrando que o primeiro troço do comboio de alta velocidade em Portugal e o contrato com a Petrobras ainda não estão refletidos nos resultados.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
A Mota é o brinquedo dos especuladores, ora para cima ora para baixo .
Editado pela última vez por Luzemburg em 27/5/2025 20:13, num total de 1 vez.
Re: Mota Engil - Tópico Geral
Apramg Escreveu:A mota é eter na mente volátil!
Mais meia hora de sessão e fechava verde...lol
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
A mota é eter na mente volátil!
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
serdom Escreveu:pois, agora é esperar pela resposta a essa pergunta,
no mto curto prazo (horario, boneco da esquerda), quebrou a LTA dos ultimos meses, mas tb já entrou em sobrevenda. será que aguenta a LTA?![]()
no diário (grafico da direita), dá ideia que a queda pode ser entre os 15% (4,13€ - limite superior do canal rompido há 2 semanas) e 28% (3,52€ limite inferior do mesmo canal). vamos vendo..
Bons gráficos. Parece ter recuperado a LTA (a confirmar até ao final da sessão) o que seria um bom sinal no curto prazo.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Kikoff Escreveu:Afinal os curtos estavam lá e acordaram. S.O. deu sinal de venda.
Amanhã outro rombo igual até 4€/4,20€?
Quer-me parecer que desta vez os curtos não vão brincar sozinhos. veremos...
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
pois, agora é esperar pela resposta a essa pergunta,
no mto curto prazo (horario, boneco da esquerda), quebrou a LTA dos ultimos meses, mas tb já entrou em sobrevenda. será que aguenta a LTA?
no diário (grafico da direita), dá ideia que a queda pode ser entre os 15% (4,13€ - limite superior do canal rompido há 2 semanas) e 28% (3,52€ limite inferior do mesmo canal). vamos vendo..
no mto curto prazo (horario, boneco da esquerda), quebrou a LTA dos ultimos meses, mas tb já entrou em sobrevenda. será que aguenta a LTA?

no diário (grafico da direita), dá ideia que a queda pode ser entre os 15% (4,13€ - limite superior do canal rompido há 2 semanas) e 28% (3,52€ limite inferior do mesmo canal). vamos vendo..
Editado pela última vez por serdom em 27/5/2025 14:53, num total de 1 vez.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral
Afinal os curtos estavam lá e acordaram. S.O. deu sinal de venda.
Amanhã outro rombo igual até 4€/4,20€?
Amanhã outro rombo igual até 4€/4,20€?
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