Caldeirão da Bolsa

Hoje fiquei a perceber a OTA

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: mcarvalho - informação assimétrica

por FRAGON » 14/3/2007 19:48

No mesmo Diário de Notícias que cita vem também um quadro com os gastos em estudos com a OTA desde 2001 e ano a ano e cuja fonte é a NAER, não é verdade ?
Certamente por lapso, não referiu como lá vem escrito que os valores mais elevados foram gastos nos anos de 2002, 2003 e 2004. Terão sido realizados esses montantes (os mais elevados de sempre) nesses anos em que o Governo era outro, por mero acaso ?
Julgo que fornecer aos "caldeireiros" informação assimétrica é uma MÁ PARTILHA e poderá eventualmente conduzir alguns colegas de Forum a conclusões enviesadas.
Cumprimentos.
Quem não sabe o que quer, obtém o que não deseja, OU MELHOR, para barco sem rumo não há vento favorável.

Registado: 7/4/2006 15:30

Re: Outro dado curioso

por nunofaustino » 14/3/2007 19:37

jeso Escreveu:[
O projecto OTA é tão abjecto e aberrante que nem merece comentários, na minha opinião.

Ó Jiboia, fala-me de Bolsa, que és mais sensato.
Um abraço :wink:

Jeso, estás errado num aspecto.. o projecto da OTA e do TGV são os projectos que mais merecem ser discutidos pois vão ser responsáveis por uma % bastante elevado do investimento português e europeu em Portugal.

Se sou contra a OTA por termos técnicos (acho que há melhores locais do que a OTA, e que a OTA ainda está a ser considerada exclusivamente por motivos políticos/interesses que não os de Portugal como país) o do TGV estou contra por uma questão de estratégia e de preço. Não acredito que um projecto como o do TGV (que está previsto custar cerca de 700E por português) possa ser rentável a longo prazo e tenha alguma utilidade no curto/médio prazo.

Penso que se a OTA e o TGV forem aprovados e construídos, o $$ gasto nos dois projectos é de tal magnitude e cria tão pouca riqueza a médio prazo que podem ser a machadada final na economia Portuguesa...

Por isso, estes dois assuntos DEVEM ser discutidos e DEVEM ser referendados...

Um abr
Nuno

Registado: 5/11/2002 5:10

por jeso » 14/3/2007 19:29

Jiboia Cega Escreveu:Eu não sou a favor nem contra a OTA, sou a favor de um novo aeroporto e tenho conhecimentos válidos porque trabalho na aviação para o defender.

Estar contra a OTA é uma coisa, contra um novo aeroporto é outra. Para se estar contra a OTA é preciso no mínimo perceber de engenharia, hidráulica, geologia, etc. Para estar contra um novo aeroporto é preciso saber de aviação e disso sabem muitíssimo menos pessoas que de engenharia...

O projecto OTA é tão abjecto e aberrante que nem merece comentários, na minha opinião.

Ó Jiboia, fala-me de Bolsa, que és mais sensato.
Um abraço :wink:

Registado: 24/6/2006 12:52

por Jiboia Cega » 14/3/2007 19:07

ricardotugas Escreveu:Comparemos 2 aeroportos e dois investimentos.

Aeroporto de Malaga 12 milhões de passageiros, 1 pista, a 8 km da cidade, tx de crescimento 7%.

Aeroporto de Lisboa 10,7 milhões de passageiros, 2 pistas, na cidade, tx de crescimento 4,5% (dados de 2004)

Soluções:

Malaga: 1 novo terminal, 190 milhões de investimento, e continua com 1 pista, aumento para 20 milhões de capacidade.

Lisboa: 1 novo aeroporto, 3.000 a 4.000 milhões de investimento só a 40 Km da cidade, nem vale a pena falar do aumento de capacidade.

Ricardo esta é uma comparação falaciosa e populista que já vi a correr pelos emails dos portugueses.
Eu não sou a favor nem contra a OTA, sou a favor de um novo aeroporto e tenho conhecimentos válidos porque trabalho na aviação para o defender.

Estar contra a OTA é uma coisa, contra um novo aeroporto é outra. Para se estar contra a OTA é preciso no mínimo perceber de engenharia, hidráulica, geologia, etc. Para estar contra um novo aeroporto é preciso saber de aviação e disso sabem muitíssimo menos pessoas que de engenharia...

Registado: 21/3/2006 10:46

que vergomha!!!!-... Muitos só querem ter que comer

por mcarvalho » 14/3/2007 10:37

Custos com estudos para o aeroporto da Ota aumentam este ano

14/03/2007

Os custos com os estudos e projectos relacionados com a construção do aeroporto da Ota vão aumentar este ano. A Naer, que gere o novo aeroporto, tem um orçamento de 14 milhões de euros para investir, o que compara com os três milhões de euros investidos no ano passado, noticia o "Diário de Notícias" .

Até ao final de 2006, o investimento com estudos ascendeu a quase 22,8 milhões de euros, total que subirá para 36,8 milhões, caso o orçamento para 2007 seja realizado, de acordo com informação da empresa citada pelo jornal. Parte desta verba foi assegurada por fundos comunitários, mas a maioria é avançada pela ANA - Aeroportos de Portugal, que tem 80% da Naer.

Este aumento do investimento com estudos e projectos deve-se ao aproximar da fase de preparação do projecto para o concurso público internacional que o Governo quer lançar na segunda metade do ano, adianta o "Diário de Notícias".

Registado: 17/2/2004 1:38

E, o Tua?!!!

por mcarvalho » 14/3/2007 8:36

Carruagem que descarrilou na linha do Tua removida em Abril

A carruagem envolvida no acidente na linha do Tua que provocou três mortos e dois feridos, a 12 de Fevereiro, vai ser removida do local durante o mês de Abril, anunciaram hoje os responsáveis pela operação.
Devido à inacessibilidade da zona, a operação vai obrigar ao desmantelamento do veículo, que será removido peça a peça, disse à Lusa o presidente da Câmara de Mirandela, José Silvano.

O autarca preside também à administração do Metropolitano de Superfície de Mirandela, responsável pela carruagem sinistrada, que se encontrava ao serviço da CP.

A carruagem caiu numa ravina com 60 metros arrastando os cinco ocupantes.

Dois feridos, jovens passageiros, foram resgatados na noite do acidente, enquanto dois funcionários do metro e um da CP foram arrastados pela corrente.

O último desaparecido foi encontrado uma semana depois do descarrilamento.

As causas do acidente, alegadamente provocado por um deslizamento de pedras e terras, ainda não estão esclarecidas.

A carruagem permanece no local, um mês depois do mais grave acidente de sempre na linha do Tua, que liga a zona com o mesmo nome a Mirandela, numa extensão de cerca de 60 quilómetros.

Segundo José Silvano, os técnicos já fizeram a avaliação da zona e concluíram que a composição não pode se retirada inteira por falta de um ponto de apoio para o peso.

De acordo ainda com o autarca, devido ao estado de decomposição, a carruagem já não tem condições para voltar a circular, pelo que foi decidido que será desmantelada.

As peças serão içadas pela ravina numa operação que está prevista decorrer durante o mês de Abril, embora ainda não tenha data marcada.

O autarca disse ainda que a administração do Metro pretende realizar uma assembleia-geral até ao final do mês de Março.

Nesta reunião, os responsáveis pelo metropolitano esperam poder discutir já as conclusões do relatório da Refer, responsável pela linha, sobre o acidente.

Segundo ainda Silvano, está previsto que estas conclusões sejam entregues ao governo nos próximos dias, mas na região desconhece- se ainda qualquer conclusão oficial sobre o acidente.

De acordo ainda com o autarca, só depois de discutidas as conclusões deste relatório com o governo será conhecida uma decisão sobre a reabertura da linha no troço do acidente.

A circulação mantêm-se de comboio entre Mirandela e a Brunheda e o restante percurso, até ao Tua, é feito numa viatura de nove lugares ao serviço da CP.

Diário Digital / Lusa

Registado: 17/2/2004 1:38

por vitor79 » 14/3/2007 2:24

Concordo com o que disseste, mas não percebo onde é que refutas a afirmação.

PS: eu não acredito que os politicos resolvam isto, a não ser por pressão popular.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

mais uma

por mjaguiar » 14/3/2007 2:19

...Para isso, como os politicos não vão fazer nada para que isso aconteça, o pessoal deveria fazer um abaixo assinado a pedir um referendo, digo eu.

correndo o risco (muito elevado mesmo) de ser "bombardeado" não podia deixar de refutar esta afirmação.

No passado dia 5 estive no debate promovido pelo clube dos pensadores (passe a publicidade) e tive o prazer de ouvir o PSL, que por acaso foi 1º ministro deste País durante 4 meses (!!! e mesmo assim acho que so não foi acusado de ter morto JC), dizer claramente que a OTA e um erro!!! mais, afirmou que espera que a classe politica (da qual faz parte) emende a mão rapidamente.

Confesso que uma das expressões utilizadas pelo PSL que mais me marcou e ficou na memoria foi a "da corte de Lisboa". E eu a pensar que viviamos numa républica!

Desengane-se quem pensar que os nosso politicos são todos "bons rapazes" e que zelam pelos interesses do "povo", afinal o que eles querem mesmo é aceder a corte ne?!!!

So mais uma (e com esta juro que me calo), ja repararam que os deputados são eleitos pelos 18 concelhos do País (se não me engano - mas a esta hora já é tudo admissivel) sendo os seus dignos reprezentantes, eleitos através das listas dos partidos, mas que por artes magicas imediatamente após serem eleitos passam a deputados da nação???

curiosamente eu era capaz de jurar que eles eram eleitos pelos seus circulos eleitorais e como tal ficariam intrinsecamente ligados aos seus eleitores!!! mas enfim, eu não percebo mesmo nada destas coisas.

mjaguiar
..bom a onda e a mesma mas agora ja não deve dar confusão!

Registado: 16/8/2006 22:59

por vitor79 » 14/3/2007 1:47

Devia-se era fazer um referendo sobre isto.
Iriam ver que aqui os portugueses participavam.
Para isso, como os politicos não vão fazer nada para que isso aconteça, o pessoal deveria fazer um abaixo assinado a pedir um referendo, digo eu.
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por ricardotugas » 14/3/2007 0:53

http://www.aena.es/csee/ccurl/AGP_PRESENTACION%20PLAN%20DIRECTOR.pdf

A aprsentação já velhinha do aeroporto de malaga, num total de 330 milhões de euros e não 3.000 milhões, e se pensarmos como aqui pode derrapar em termos de custos...

Não quero ser Madeirense ou espanhol, só queria que todos fossem Portugueses e não espertalhões de meia tigela.

BN
passo a passo se constroi o futuro

Registado: 26/5/2006 14:26

por acintra » 14/3/2007 0:36

golden lion Escreveu:Só agora é que perceberam que a regionalozação era o melhor sistema para este pais de idiotas.
Veja-se o exemplo da MADEIRA, em que podem dizer mal do Alberto João Jardim, que fala mal e que tem uma má imagem, mas uma coisa é certa, o dinheiro que entrou na ilha (10% vindo do continente, 40% dos fundos comunitários, e 50% do orçamento regional, valores aproximados) foi gasto e bem gasto, e facilmente se pode ver, por isso é que se encontra super desenvolvida e com uma qualidade de vida extraordinária, sem dúvida nenhuma, basta comprarem um passagem área e verificam que a população vive muito bem, enquanto que no continente andam alguns a se encherem a custa do povo.

ACORDEM......................

VIVA A INDEPENDÊNCIA DA MADEIRA E DEPOIS QUERO SER ESPANHOL

Sem comentários...Mas fica a pergunta:
Vive-se bem aonde? O Funchal não é a Madeira. Então a pobreza do lado Norte da ilha, que está considerada como extrema, analfabeta e isolada. Se calhar até lhe dou razão em Você querer ser Espanhol, porque o verdadeiro Português não fala/escreve assim.

Registado: 17/7/2006 16:09

por Valete » 14/3/2007 0:09

A OTA tem uma razão. Antigamente os lideres podiam colocar umas estátuas, e estava resolvido o assunto. Actualmente todos querem deixar uma obra, para no futuro, serem lembrados. E logo em Portugal onde os nossos lideres, com a ajuda do povo, se fartam de dizer, que eu fiz isto e aquilo. Bem ou mal, não interessa, o que interessa é que fiz. Sim andaram lá de pá e picareta.

Ao menos na minha freguesia, não houve meios termos. O presidente da junta mal "fazia" uma estrada, ou um largo, era logo o nome dele, ou do presidente da câmara num marco, mais caro que a obra. Mas teve azar, porque isso, é mais habitual, para quem já se foi... e ele realmente pouco mais durou depois disso.
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por HOSTILE » 14/3/2007 0:01

golden lion Escreveu:Só agora é que perceberam que a regionalozação era o melhor sistema para este pais de idiotas.

Realmente, é um país de idiotas... :roll:

Registado: 31/5/2006 21:13

por Keyser Soze » 13/3/2007 23:58

mjaguiar Escreveu:Atenção que essa informação é publica (acerca do aeroporto de Malaga) e esta disponivel na internet (na altura deram-me o link para o site)

http://www.maquinistas.org/

Registado: 8/2/2006 17:32

por mjaguiar » 13/3/2007 23:54

ricardotugas Escreveu:Comparemos 2 aeroportos e dois investimentos.

Aeroporto de Malaga 12 milhões de passageiros, 1 pista, a 8 km da cidade, tx de crescimento 7%.

Aeroporto de Lisboa 10,7 milhões de passageiros, 2 pistas, na cidade, tx de crescimento 4,5% (dados de 2004)

Caro Ricardo,

confesso que já tinha recebido um mail com os mesmos dados que aqui revela mas o mais incrivel é que em nenhuma das noticias que sairam nos media acerca da OTA eu vi qualquer referencia a mesma!!!

Será que anda todo o mundo distraido??? curiosamente todos sabemos qual o poder da imprensa neste pequeno Páis e extranhamente ninguem se "manca"! porque será?

Atenção que essa informação é publica (acerca do aeroporto de Malaga) e esta disponivel na internet (na altura deram-me o link para o site)

Outro dado curioso

por ricardotugas » 13/3/2007 23:34

Comparemos 2 aeroportos e dois investimentos.

Soluções:

Malaga: 1 novo terminal, 190 milhões de investimento, e continua com 1 pista, aumento para 20 milhões de capacidade.

Lisboa: 1 novo aeroporto, 3.000 a 4.000 milhões de investimento só a 40 Km da cidade, nem vale a pena falar do aumento de capacidade.

BN

Quem quiser ver as bases da decisão politica pode ver o estudo efectuado por uma empresa "amiga" do actual Ministro das Obras Publicas Mário Lino.

http://www.naer.pt/anexos/ota/E-o.htm

(Claro está que as fotos de localização foram efectuadas no verão)[/b]

por golden lion » 13/3/2007 23:32

Só agora é que perceberam que a regionalozação era o melhor sistema para este pais de idiotas.
Veja-se o exemplo da MADEIRA, em que podem dizer mal do Alberto João Jardim, que fala mal e que tem uma má imagem, mas uma coisa é certa, o dinheiro que entrou na ilha (10% vindo do continente, 40% dos fundos comunitários, e 50% do orçamento regional, valores aproximados) foi gasto e bem gasto, e facilmente se pode ver, por isso é que se encontra super desenvolvida e com uma qualidade de vida extraordinária, sem dúvida nenhuma, basta comprarem um passagem área e verificam que a população vive muito bem, enquanto que no continente andam alguns a se encherem a custa do povo.

ACORDEM......................

Registado: 9/1/2007 11:35

por acintra » 13/3/2007 23:32

caro RicardoTugas,
Esta imagem devia correr todos os e-mails de Portugal, para todos perceberem a tremenda asneira que o nosso País vai fazer.

por Barra » 13/3/2007 23:23

Sim, também acho que a solução da regionalização é esperada agora por mais gente que na altura.

Tal como no aborto, há sempre um tempo de maturação das ideias.

Acho que quer o poder central, quer ainda as autarquias deveríam transferir muitissimas competências para as regiões.

Acabar com Governadores Civis, e com competências autarquicas e nacionais é a solução.
Não acredito muito nos agrupamentos de autarquias.

Registado: 19/10/2004 19:26

Re: Hoje fiquei a perceber a OTA

por ricardotugas » 13/3/2007 23:17

francan Escreveu:

Isto parece-me um "pequeno" exagero do dito engenheiro e equivaleria a no mínimo 3 pistas com 50 Km cada ou 30 pistas com 5 km cada, de facto isso sim um aeroporto digno de respeito, para além de que o aluvião está mais Leste, na Leziria Ribatejana, e aquando da construção da central termoeléctrica do Ribatejo não foi preciso ir tão fundo para construir as torres de refrigeração, e aqui sim em pleno aluvião, na margem do Tejo, no Carregado!

Aqui está o pequeno exagero:

O Local previsto para a implantação do Novo Aeroporto de Lisboa é uma zona de aluvião, com altitudes de 2 e 3 metros, onde confluem 3 linhas de água:

O Rio de Alenquer
(no limite sul)
A Ribeira e Paul do Alvarinho
(atravessa a zona central do NAL)
O Rio e Paul de Ota
(coincidente com a pista leste do NAL)

A foto de implementação dos 1.400 estádios de futebol, sim leram bem 1.400 estádios, é que depois dos ecovazios estádios de futebol que o Socrates ajudos a construir, quer agora 1.400 !!:
Anexos
1528.png
Realmente não são necessários comentários. Só 80 milhões de M3.
1528.png (0 Bytes) Visualizado 2185 vezes

por mjaguiar » 13/3/2007 22:54

como já referi num outro tópico, começo a ser um adepto da regionalização: já que não se pode endireitar o pais, que se divida em regiões com poder de decisão e responsabilidades fiscais, e que cada uma tome o caminho que achar melhor

Caro Keyser,

Também eu votei contra a regionalização e ja a algum tempo que estou bem arrependido! infelizmente penso que a unica solução para este País e essa mesma (a unica forma de acabar com a centralização bacoca que se assiste em tudo)

mjaguiar

Re: Hoje fiquei a perceber a OTA

por francan » 13/3/2007 22:34

ricardotugas Escreveu:um engenheiro deu uma ideia muito aproximada da movimentação de terras que terá que se efectuar para construir uma pista de aviação sobre um aluvião:

Um muro de Lisboa a Barcelona com 10 metros de largura por 100 metros de altura.( tudo isto apoiado por milhares de pilares em cimento.)

Hehehe mais parece o Muralha da China.

BN

Isto parece-me um "pequeno" exagero do dito engenheiro e equivaleria a no mínimo 3 pistas com 50 Km cada ou 30 pistas com 5 km cada, de facto isso sim um aeroporto digno de respeito, para além de que o aluvião está mais Leste, na Leziria Ribatejana, e aquando da construção da central termoeléctrica do Ribatejo não foi preciso ir tão fundo para construir as torres de refrigeração, e aqui sim em pleno aluvião, na margem do Tejo, no Carregado!

Registado: 21/3/2005 16:20

Re: ?

por acintra » 13/3/2007 22:27

O Rei das Ondas Escreveu:...aluvião, "muralha da china", pilares "técnicos"...
Bem informados nós?
Então daqui a 20 anos não há que aumentar?
Uma capital lateral a ficar tão longe?
...
Não há paciência para tamanha "ciência"!

R.d.O

20 anos depois de estar pronto estamos entalados outra vez. Já não chega porque só vai ter tb 2 pistas e os próximos terrenos disponiveis devem ser em Abrantes, Ponte Sor...E a que preços.
A OTA é a verdadeira palhaçada, mas como os glutões vão se encher da nota (construtoras, proprietários, politicos...)vamos para a frente.
Já para não falar dos ventos, da aproximação á pista...

por Keyser Soze » 13/3/2007 22:16

Ebay Escreveu:
Keyser Soze Escreveu:
Ebay Escreveu:Cimpor, Semapa, Mota-Engil e afins saberão repartir com os accionistas as vantagens de tão grandioso projecto...alguém se queixa?

pagas impostos, não pagas ?

donde vem o dinheiro para pagar as obras ?

achas que vem tudo a fundo perdido da CE ?

Uma parte sim, mais investimento privado e OE...mas o que se vai ganhar em dividendos e na valorização dos títulos vai compensar, descansem...

nem vou dizer mais nada....enquanto houver pessoas que pensam que o dinheiro nasce nas árvores este pais não vai sair da cepa torta

como já referi num outro tópico, começo a ser um adepto da regionalização: já que não se pode endireitar o pais, que se divida em regiões com poder de decisão e responsabilidades fiscais, e que cada uma tome o caminho que achar melhor

eu sou do Minho, já estou bem servido de aeroportos:

Aeroporto Francisco Sá Carneiro eleito o terceiro melhor da Europa

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi distinguido com o prémio de terceiro melhor aeroporto da Europa pela Airport Council International (ACI).

"O Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi distinguido na cerimónia de atribuição dos Airport Service Quality Awards promovida pelo ACI - Airport Council International, com o galardão correspondente ao terceiro lugar na categoria de Melhor Aeroporto da Europa", de acordo com um comunicado emitido pela ANA – Aeroportos de Portugal.

Para além deste prémio, o aeroporto foi distinguido com o terceiro prémio de melhor aeroporto com menos de cinco milhões de passageiros.

"Estes prémios resultam das classificações obtidas nos inquéritos trimestrais para avaliar a satisfação dos passageiros, os quais são realizados nos mais de 90 aeroportos de todo o mundo que aderiram ao Airport Service Quality Programme, promovido pelo ACI", adianta a mesma fonte.

Registado: 8/2/2006 17:32

por Ebay » 13/3/2007 22:01

Keyser Soze Escreveu:
Ebay Escreveu:Cimpor, Semapa, Mota-Engil e afins saberão repartir com os accionistas as vantagens de tão grandioso projecto...alguém se queixa?

pagas impostos, não pagas ?

donde vem o dinheiro para pagar as obras ?

achas que vem tudo a fundo perdido da CE ?

Uma parte sim, mais investimento privado e OE...mas o que se vai ganhar em dividendos e na valorização dos títulos vai compensar, descansem...

Registado: 20/6/2006 12:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 73 visitantes