Off topic- Os Bancos são uns x*pistas!
Concordo com o jotabil.
Com o multibanco, vou levantando quando quero apenas o que preciso, o resto está à ordem no banco, para eles bem fazerem o que entenderem.
Se passar a pagar comissões por cada levantamento, quero receber em cheque, ou numa operação levanto todo o dinheiro. Se todos fizerem assim, como fica a liquidez dos bancos??!!
Não esquecer também, que como a grande maioria, não vai aos balcoes, o inventimento em: balcões, área, pessoal, formação, etc. diminuiu drasticamente. O que trouxe economias brutais aos bancos
Com o multibanco, vou levantando quando quero apenas o que preciso, o resto está à ordem no banco, para eles bem fazerem o que entenderem.
Se passar a pagar comissões por cada levantamento, quero receber em cheque, ou numa operação levanto todo o dinheiro. Se todos fizerem assim, como fica a liquidez dos bancos??!!
Não esquecer também, que como a grande maioria, não vai aos balcoes, o inventimento em: balcões, área, pessoal, formação, etc. diminuiu drasticamente. O que trouxe economias brutais aos bancos
comentário
Mas os bancos já ganham e muito, quando nós utilizamos como meio de pagamento o cartão tanto o de débito como o de crédito.
Façamos um pequeno raciocínio:
Condideremso como hipótese que a CGD, banco que efectua o pagamento salarial de grande parte do funcionalimo, num volume mensal de 100 milhões de euros....
Como a maior parte dos funcionários possui cartão....vai levantando ao longo do mês as quantias necessárias para efectuar os pagamentos.
Alguém da CGD efectuou estudos e verificou que a meio do mês, da massa salarial atribuída, cerca de 1/3 se mantinha no banco e que, portanto até ao meio do mês poderia investir cerca de 33 milhões de euros durante meio mês.
Se dessa massa, que a flexibilidade do cartão permite, entrarmos com o conceito do mínimo de reserva legal que ronda os 10% desse capital ou seja o banco apenas deve imobilizar 3 milhões de euros....restam-nos 27 milhoes de euros a investir factorialmente....considerando como factor o minimo de reserva legal .....podemos imaginar os lucros fabulosos que o cartão permite.
É, portanto, um abuso dos bancos quererem cobrar comissões pela utilização dos cartões.....de resto acho mesmo que se arriscam com essa medida, a acabar com a galinha dos ovos de oiro que é a existência de cartões de débito. Pode acontecer que embora com incomodidade, as pessoas resolvam ou passar chegues ou então receber em dinheiro fresco.
É um tremendo abuso dos bancos...tão tão....que quase posso adiantar que os banqueiros não podem ser assim tão tapados que se deixem ir nessa conversa.
Os donos e gestores dos bancos sabem bem o que lhes convém e decerto que não vão afugentar os clientes...é demasiadamente óbvia a cobiça dessa medida e como tal não será tomada de animo leve pelo banqueiros.
Mas neste mundo tudo é possível
cumps
Façamos um pequeno raciocínio:
Condideremso como hipótese que a CGD, banco que efectua o pagamento salarial de grande parte do funcionalimo, num volume mensal de 100 milhões de euros....
Como a maior parte dos funcionários possui cartão....vai levantando ao longo do mês as quantias necessárias para efectuar os pagamentos.
Alguém da CGD efectuou estudos e verificou que a meio do mês, da massa salarial atribuída, cerca de 1/3 se mantinha no banco e que, portanto até ao meio do mês poderia investir cerca de 33 milhões de euros durante meio mês.
Se dessa massa, que a flexibilidade do cartão permite, entrarmos com o conceito do mínimo de reserva legal que ronda os 10% desse capital ou seja o banco apenas deve imobilizar 3 milhões de euros....restam-nos 27 milhoes de euros a investir factorialmente....considerando como factor o minimo de reserva legal .....podemos imaginar os lucros fabulosos que o cartão permite.
É, portanto, um abuso dos bancos quererem cobrar comissões pela utilização dos cartões.....de resto acho mesmo que se arriscam com essa medida, a acabar com a galinha dos ovos de oiro que é a existência de cartões de débito. Pode acontecer que embora com incomodidade, as pessoas resolvam ou passar chegues ou então receber em dinheiro fresco.
É um tremendo abuso dos bancos...tão tão....que quase posso adiantar que os banqueiros não podem ser assim tão tapados que se deixem ir nessa conversa.
Os donos e gestores dos bancos sabem bem o que lhes convém e decerto que não vão afugentar os clientes...é demasiadamente óbvia a cobiça dessa medida e como tal não será tomada de animo leve pelo banqueiros.
Mas neste mundo tudo é possível
cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
Sun Tzu
- Registado: 7/11/2002 0:00
A mim o que me faz mais confusão era (pois entretanto mudaram) pagar operações na Net e não no Multibanco...
É que eu saiba os bancos "ganham" $$$ se for um cliente de outro banco a levantar $$ nas suas caixas ATM.
A outra questão é que pagam a SIBS.
Se custa muito um "caramelo" levantar 10 euros então mudem o valor minimo e pronto...
É que eu saiba os bancos "ganham" $$$ se for um cliente de outro banco a levantar $$ nas suas caixas ATM.
A outra questão é que pagam a SIBS.
Se custa muito um "caramelo" levantar 10 euros então mudem o valor minimo e pronto...
- Registado: 24/8/2004 10:42
Zeds Escreveu:pcsilva Escreveu:sou gestor desse canal numa Instituição Financeira e concordo em absoluto com essa prática.
Os custos de operacionalidade são enormes... para além do investimento....
Ohhhh Silva.
Claro que custa dinheiro, agora faz as contitas se o pessoal começar a ir aos balcões levantar €€€!
Agora para levantar o nosso €€€ já temos que pagar, este país está do melhor!!!
Zeeeeeds
Eu deixo de ter dinheiro no banco, podem ter a certeza. No enttanto em Espanha isso já acontece, e não queiram saber o valor. Chega ao ponto de eu levantar e e não me ser cobrado qualquer valor, e um cl Espanhol levantar e o proprio banco cobrar.
Mais uma ideia, vou a Espanha levantar...começa a valer a pena viver pertinho
Sempre tive a ideia que o negócio dos bancos é emprestar dinheiro e depois cobrar o capital+juros e ainda utilizar o dinheiro dos clientes e investi-lo em proveito próprio, sem os clientes saberem!!!
Mesmo assim há bancos que cobram as comissões de manutenção.
Pela utilização do cartão de débito e crédito é cobrada uma anuidade, salvo algumas exepções.
Caso algum dia venham a cobrar uma taxa por cada operação nas ATM's, deveram eliminar as outras taxas e comissões inerentes à conta bancária.
Já há muito tempo que se fala neste assunto.Julgo que ainda não foi implementado, por medo de perderem liquidez.Imaginem o que era a maior parte dos clientes regredirem ao metodo de guardarem o dinheiro debaixo do colchão!Voltavamos a receber o ordenado por cheque, a fazer qualquer tipo de pagamento directamente ao balcão das empresas(...)
Esta é daquelas ideias que até podem ter justificação, mas cujas consequências seriam piores do que a situação actual.
Mesmo assim há bancos que cobram as comissões de manutenção.
Pela utilização do cartão de débito e crédito é cobrada uma anuidade, salvo algumas exepções.
Caso algum dia venham a cobrar uma taxa por cada operação nas ATM's, deveram eliminar as outras taxas e comissões inerentes à conta bancária.
Já há muito tempo que se fala neste assunto.Julgo que ainda não foi implementado, por medo de perderem liquidez.Imaginem o que era a maior parte dos clientes regredirem ao metodo de guardarem o dinheiro debaixo do colchão!Voltavamos a receber o ordenado por cheque, a fazer qualquer tipo de pagamento directamente ao balcão das empresas(...)
Esta é daquelas ideias que até podem ter justificação, mas cujas consequências seriam piores do que a situação actual.
The dreams in which I'm dying are the best I've ever had
- Registado: 30/3/2005 20:54
pcsilva Escreveu:sou gestor desse canal numa Instituição Financeira e concordo em absoluto com essa prática.
Os custos de operacionalidade são enormes... para além do investimento....
Ohhhh Silva.
Claro que custa dinheiro, agora faz as contitas se o pessoal começar a ir aos balcões levantar €€€!
Agora para levantar o nosso €€€ já temos que pagar, este país está do melhor!!!
Zeeeeeds
- Registado: 6/5/2005 17:03
«Não é possível perpetuarmos os levantamentos em ATM indiscriminadamente sem qualquer custo para os que fazem os levantamentos», disse António Souto
Pois é. É necessário pagar aos macaquinhos que estão dentro das ATMs a contar as notas.
Isto é ridículo. Com médias de crescimento de lucros de 24%, como é que a banca pode ser tão hipócrita.
"Não é possível perpetuarmos os levantamentos sem custo". Quase que começa a ser viável voltar paras as filas da caixa para fazer um levantamento, uma consulta dos saldos...
Enfim...
Se ouvesse um sistema concorrente à SIBS podia ser que isto não avançasse. Basta haver uma concertação e ninguém lhes pode fazer frente. Passa a haver uma "liberalização" dos preços como aconteceu com os combustíveis...
ASE.·.
- Registado: 29/12/2005 17:25
Off topic- Os Bancos são uns x*pistas!
Banca volta a defender pagamento de comissões no multibanco
O administrador do Banco Espírito Santo, António Souto, defendeu hoje a necessidade de se cobrar comissões nas operações realizadas no Multibanco, uma posição que foi partilhada por outros responsáveis do sector bancário português.
Maria Ana Barroso
mariabarroso@mediafin.pt
O administrador do Banco Espírito Santo, António Souto, defendeu hoje a necessidade de se cobrar comissões nas operações realizadas no Multibanco, uma posição que foi partilhada por outros responsáveis do sector bancário português.
«Não é possível perpetuarmos os levantamentos em ATM indiscriminadamente sem qualquer custo para os que fazem os levantamentos», disse António Souto
Esta posição foi defendida pelo administrador do BES durante uma conferência organizada pelo Instituto de Formação Bancária (IFB), subordinada ao tema «O Futuro dos Sistemas de Pagamentos na Europa»
A posição de Souto foi partilhada por outros responsáveis do sector bancário também presentes na conferência, que lembraram que Portugal é dos poucos países onde estes serviços não são pagos.
Esta polémica sobre a introdução de comissões nestes serviços não é nova, tendo já sido defendida pelo sector em 2001. Nessa altura Ricardo Salgado, presidente do BES, disse ao «Público» que os bancos portugueses vão começar a cobrar aos seus clientes as operações realizadas nas caixas Multibanco, que actualmente são gratuitas, como forma de compensarem a queda nas margens.
A iniciativa foi contestada e nunca chegou a avançar.
Se os bancos hoje em dia já tem lucros enormes, imagino com a introdução desta nova pratica!!!
Qualquer dia introduzem uma comissão para depósito bancario!
Depois disso só falta comissões para pagamentos de serviços, carregamento de telemoveis, compras, e qualquer dia até se paga para os utilizar!
Bem...
Quem está ligado: