Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Perguntas para Cem...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Antecipando o mercado

por InDay » 21/4/2004 22:52

Gostava de abordar aqui um tema com relação à previsão do que poderá possivelmente passar mos mercados no futuro.
Apesar de ser entusiasta da analise técnica, de Gann e Elliot tenho pena que não fique guardada esta informação e se possa utilizar num sistema mecânico.
Um sistema de Boas e Más noticias também podia ser criado, comparando então as noticias da atualidade com as passadas mas estou certo que passados uns messes teríamos desistido de actualizar o sistema.
Parei de programar para me poder actualisar.
Estou a estudar um novo programa que espero que me possa dar liberdade na criação de sistemas mecânicos que o meta nunca me deixou criar não só pelos erros que gera mas pelas limitações. Actualmente são necessárias novos Indicadorres que o Meta não dispõe, dou alguns exemplos outocorrelação, covariância…….

Apresento aqui duas soluções para um sistema mecânico, para quem os consiga programar, e deste modo pode adiantar-se ao mercado.

Sei que existe uma correlação entre o ouro e o dólar mas, eu nunca apliquei uma correlação entre um titulo que estou a seguir e o titulo que tenho em causa mas se alguém conseguir descobrir seria muito bom que divulga-se ao fórum . Pode ser que até exista entre as obrigações e os índices ou ouro ou petróleo, mas nunca estudei .
Em relação as series de Gann ou linhas de Gann, projeções ou retrações , nunca usei em nenhum sistema também no Meta por ser impossível colocá-las num sistema mecânico, e não saber bem até que ponto se podem testar.
As projeções de Elliot estão sempre a mudar, sendo impossíveis de testar.

Sobre como se vão direcionar os mercados eu posso acrescentar que se pode ver da seguinte maneira:

1- Se tiver uma formula que te permita ver o dia seguinte deve-se colocar o gráfico em formato semanal ou para a quinzena, depois de se ver os valores prováveis para o máximo mínimo pode-se introduzir no Downloader do Meta para os valores da semana ou quinzena (diariamente). Deste modo tem-se a noção de onde poderá ser o Maximo, mínimo.
2- Divide-se o histórico do titulo no Excel em vários anos. Depois sobrepões os anos e escolhes o ano em com mais probabilidades, atendendo ao factor cíclico do titulo. O primeiro dia do ano considera-se ser o dia 50% e faze-se uma regra de 3 simples:
6,65 --------------50% (1º dia de 2004)
7.09---------------X (2º dia da histórico do títulos que mais esteja correlacionado)

X ----- multiplica-se pelo 1º dia de 2004 e tem-se a cotação para os dias seguintes assim deste modo.

Caso se tenha duvidas pode-se fazer a média dos dois mais prováveis. Assim pode-se prever um ano inteiro.
Gostava de o tê-lo feito no Meta automaticamente atendendo à correlação. Assim a semana que estive-se mais correlacionada com a semana actual queria que o meta carrega-se numa formula ou em varias (Explorer) ,a semana seguinte, e eu ponha a mão no Downloader.
Tratou-se de uma cadeira difícil de resolver. A única solução realmente no Meta que consegui idealizar foi a conversão dos ficheiros em formato Excel ou Txt para o ano de un titulo.
Assim pode-se antecipar-te o mercado e pode-se ver qual o melhor sistema que se pode usar no titulo.
Como se quer que o tudo seja feito automaticamente neste momento só vejo um programa com potencialidades para o fazer que será o Wealth-Lab.

Fico agradecido a quem me esclarecer eu em relação à conversão de ficheiros para Cvs, especialmente a um amigo do forum. Agora não tenho muito tempo para experimentar mas assim, que poder assim o farei.
Um abraço e experimentem que vale a pena.
InDay

Registado: 1/4/2004 21:50

por Cem » 21/4/2004 22:23

Pelos vistos o Gann parece que gostava mais de sobressair através das publicações e artigos do que através do trading mas para mim é irrelevante se o Gann morreu pobre ou rico.
Como dizia e bem o Arnie o que fica para a história era a capacidade extraordinária de acerto das previsões publicadas ( 85% :mrgreen: )! Foi isso que originou a lenda e o entusiasmo de inúmeros seguidores deste método.
Ainda agora estava a rever mais acima neste thread o primeiro suporte previsto pelo método de Gann para o S&P desde que baixou da casa dos 1150,57 há quase 2 semanas atrás. Se repararem o primeiro suporte estava instalado na proximidade dos 1116,90 pontos. A minha curiosidade :shock: foi para o facto do S&P durante a sessão de hoje ter feito 3 ataques à cotação dos 1116 e qualquer coisa e de todas as vezes o mercado funcionou com um forte suporte nesse nível, o tal patamar previsto pelos squares do Gann! :oops:
Não haverá aqui coincidências estranhas? Que explicações dão para este facto?
Um abraço,
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

por Ming » 21/4/2004 20:35

Mais:
Não morreu rico, apesar de não ser gastador.
Mas teve grande sucesso como autor de (muito numerosos) livros (alguns deles best-sellers bem conhecidos). Isso deve ter-lhe dado bom dinheiro.
Assim, se não o desbaratou mas não o fez crescer ao longo da vida (ao estilo de um WB) resta a realidade: Como trader não conseguia ganhar dinheiro...
Earthlings? Bah!

Registado: 20/11/2003 11:37

por Red » 21/4/2004 18:46

Interessante. Não tendo ele morrido muito rico, fica-se com grandes dúvidas se terá realmente descoberto algo fantástico, para além do que é conhecido e usado hoje em dia.

Será que ele geriu a sua imagem e fez com que o mito fosse eterno?...

Também acho interessante Gann ser bastante vasto e cada um poder usar a parte que mais lhe atrai.

abraço,
red

Registado: 6/11/2002 15:42

por Cem » 20/4/2004 22:55

Um pequeno esclarecimento acerca do site onde compro livros de trading, cujo endereço dado atrás está incorrecto.
O nome corrigido é:
www.traderslibrary.com

Para o Red:
De facto a vida do Gann ainda hoje tem muitos aspectos misteriosos, há quem diga que morreu na penúria, outros dizem que deixou uma fortuna enorme, provavelmente a verdade estará no meio...
Deixo-te só aqui uma pequena biografia do W.D. Gann escrita pelo neto, provavelmente será a mais fiel, mas não fala de heranças!

"By John L. Gann, Jr.

Special thanks to Traders World Magazine for allowing us to reprint this fascinating article for your enjoyment.

If you had been a businessman traveling across Texas in 1891, you might have bought a newspaper and a couple of cigars from a tall, lanky 13-year-old selling them on your train. And as you talked with your fellow travelers about investments, you might have noticed the youth eavesdropping intently on your conversation.

If you had asked him, the boy might have told you his name was Willy and, yes, he was interested in commodities. His dad was a farmer in Angelina County, and just about everyone he knew was as well. They were all concerned about the prices their cotton would bring. And had you inquired whether young Willy also wanted to till the East Texas soil when he got older, he might have said no, he didn't think so: he wanted to be a businessman.

“Well, good luck, young Willy,” you might have said. “Maybe you'll have your own business some day, maybe you'll even be famous. Who knows? No one can predict the future.”

The young eavesdropper going up and down the aisles of that train was William Delbert Gann. Was it really true, he might have wondered, that no one can predict the future?

W.D Gann was born on a farm some seven miles outside of Lufkin, Texas, on June 6, 1878.

He was the firstborn of 11 children two girls and eight boys of Sam Houston Gann and Susan R. Gann. The Ganns lived in a too small house with no indoor plumbing and with not much of anything else. They were poor, and young Willy walked the seven miles into Lufkin for three years to go to school.

But the work he could do on the farm was more important to the family, so W.D. never graduated from grammar school or attended high school. As the eldest boy, he had a special responsibility, and those years working on the farm may have been the beginning of his lifelong dedication to hard work. His religious upbringing as a Baptist may also have had something to do with it, for his faith stayed with him throughout his life as well.

A few years later W.D. worked in a brokerage in Texarkana and attended business school at night. He married Rena May Smith, and two daughters, Macie and Nora, were born in the first few years of the new twentieth century. W.D. made the fateful move to New York City in 1903 at the age of 25.

Working most likely at a major Wall Street brokerage, W.D. made other changes in his life as well. He divorced his Texas bride and in 1908 at the age of 30 married a 19-year-old colleen named Sarah Hannify. W.D. and Sadie had two children--Velma, born in 1909 and W.D.'s only son, John, who arrived six years later. In addition, Macie and Nora came to live with their father and were raised in New York by their Irish stepmother.

During the First World War the family moved from Manhattan to Brooklyn first to Bay Ridge, then to Flatbush. W.D. reportedly predicted the November 9, 1918, abdication of the Kaiser and the end of the war. But it was after the armistice that the fortunes of the Ganns of Brooklyn took their most dramatic turn. The W.D. that traders know today emerged in the Roaring Twenties.

In 1919 at the age of 41, W.D. Gann quit his job and went out on his own. He spent the rest of his life building his own business.

He began publishing a daily market letter, the Supply and Demand Letter. The letter covered both stocks and commodities and provided its readers with annual forecasts. Forecasting was an activity with which W.D. had become fascinated.

The young business prospered, and three years later W.D. Gann became a homeowner, buying a small house on Fenimore Street in his adopted home of Brooklyn. The market letter led to more ambitious publishing. In 1924 W.D.'s first book, Truth of the Stock Tape, was published.

A pioneering work on chart reading, it is still regarded by some as the best book ever written on the subject. An individualist and ambitious hard worker, W.D. self-published Truth through his new Financial Guardian Publishing Company. He personally wrote his own ads to market it and negotiated with bookstores to carry it.

Truth as praised by The Wall Street Journal and sold well for years. Some consider it the best of his many books. For a first effort it was a significant accomplishment.

His market forecasts during the twenties were reportedly 85 percent accurate. But W.D. didn't confine his prognostications to prices. It was widely reported he predicted the elections of Wilson and Harding and, indeed, of every president since 1904.

At age 49, W.D. Gann wrote what is perhaps his most unusual book, the 1927 Tunnel Through the Air. It is a prophetic work of fiction, not a genre every Wall Street analyst dabbles in. But W.D. Gann was one of a kind. The book is perhaps best known for having predicted that attack on the United States by Japan and an air war between the two powers. Through Tunnel may have had little to offer investors, it was well-publicized and enhanced its author's growing reputation.

The market in the Twenties seemed to be defying the law of gravity, but W.D. Gann didn't think it could last forever. In his forecast for 1929, he predicted the market would hit new highs until early April, then experience a sharp break, then resume with new highs until September 3. Then it would top and afterward would come the biggest crash in its history. We all know what happened.

W.D. prospered during the Depression, which he predicted would end in 1932. He acquired seats on various commodities exchanges, traded for his own account, wrote Wall Street Stock Selector in 1930 and New Stock Trend Detector in 1936.

He continued making remarkably accurate forecasts as well as some less successful ones like the electoral defeat of FDR. He developed a new interest in investing in Florida real estate. He became a small-scale home-builder in Miami as well as the owner of a block of stores on the Tamiami Trail.

He also became airborne. He bought a plane in 1932 so he could fly over crop areas making observations to use in his forecasts. He hired Elinor Smith, a noted 21-year-old aviator, to fly him around. The novelty of his high-flying research--W.D. was the first to study markets in this way--helped keep him in the spotlight.

W.D.'s son John also went into the securities business in 1936 at the age of 21. A year later he went to work for his dad until in 1941 his Uncle Sam announced he had plans for the young man in Europe.

Back in Brooklyn, Sadie had health problems for some time and died at age 53 in 1942. Then after 20 years on Fenimore Street, an aging W.D. Gann moved to Miami for reasons both of health and personal preference. His How to make Profits in Commodities came out the same year.

He kept his business in New York, relying on his long-time personal secretary. In Miami he continued studying the market, trading, real estate investing, and instructing students. The next year at the age of 65, when most are thinking retirement, W.D. decided he'd get married and did, to a much younger woman.

Son John worked on W.D.'s business in New York briefly after the war, then left to pursue his own interests in the Industry. The two differed in their approach to the market. John L. Gann pursued a successful lifetime career with Wall Street's major brokerage housed until his passing in 1984.

The post-war years saw W.D. start taking it easier. He published 45 Years in Wall Street in 1949. He sold his business to Joseph Lederer, a fellow student of the market. Around the same time he also separately sold the rights to all his books to Edward Lambert. He continued, however, to study, teach, and trade. He was made an honorary member of the International Mark Twain Society in 1950.

In 1954 he suffered a heart attack. A year later advanced stomach cancer was discovered. The doctors operated, but W.D. failed to recover. He died in June, 1955, at the age of 77.

He was buried with his second wife in Green-Wood Cemetery in Brooklyn at a location that looks toward Wall Street. It was a fitting location since he had studied the Street all his adult life.

In 1995, 40 years after his passing, William D. Gann is still talked about, written about, and studied avidly. His books are back in print and are sold by Trader's World and Lambert-Gann Publishing Company. It's an extraordinary testimonial to his work and one that even W.D. couldn't have predicted. Or could he? What lessons might there be in this remarkable man's life?

First is an affirmation of the American Dream. William Delbert Gann of Lufkin, Texas, started with nothing. He and his family had no money, no education, and no prospects. But less than 40 years after overhearing businessmen talk on railroad cars in Texas, W.D. Gann was known around the world.

Second, hard work pays. W.D. rose early, worked late, and approached his business with great energy. Virtually all his education was self-administered. This teacher, writer, and prescient forecaster had a third-grade formal education. But he never stopped reading.

Third, unconventional thinking may have its merits. W.D. was intellectually curious to an extraordinary degree. He was unafraid of unorthodox ideas, whether in finance or in other areas of life. He wasn't always right--none of us are--but he dared to pursue a better idea.

Fourth, there may be something to that clean living business after all. A conservative Baptist, W.D. didn't smoke, drink, play cards, or dance. He was serious in demeanor and a conservative dresser, although he lightened up somewhat in his later years. He respected the value of a dollar and was prudent in his personal spending. Not every internationally acclaimed seer would continue to live in a modest house in Brooklyn.

Fifth, faith helps. W.D. studied the Bible all his life. It was his Book of Books. His own last book, The Magic Work, published in 1950, strongly reflects this devotion.

And finally, the only lesson for traders I will venture to offer. W.D. never stopped studying the market. Even after his forecasts happened, even after he achieved international acclaim. Although he believed in cycles, he also knew that markets are always changing and that decisions must be made based on today's conditions, not yesterday's.

W.D. might have rested on his laurels. But he kept studying and seeking greater understanding. If he couldn't afford to stop, can any trader afford to do so?

John L. Gann Jr., is the grandson of W.D. Gann. Most of the information in this article comes from W.D. Gann's son, the late John L. Gann, to whom this article is dedicated. The information herein is believed to be correct but no assurance of accuracy is offered."

Um abraço,
Cem

por Cem » 20/4/2004 22:32

Caro herculare:
Antigamente estes gráficos eram traçados realmente a 45º, para o traçado dos ângulos 1 x 1, à mão e actualizados a lápis todos os dias em papel milimétrico, fixando-se as unidades de tempo e preço para cada incremento de centímetro ou milímetro.
Com a chegada e multiplicação dos computadores e programas de adaptação tornou-se automático esticar ou encolher gráficos com um simnples toque do rato. Na gíria continuamos a falar em ângulos de 1 x 1 para os 45º originais ou mesmo para gráficos distorcidos (achatados ou alongados), onde é visível que os 45º são mera ficção visual! O que interessa é fixar à partida a relação de 1 x 1 significativa a que corresponderia uma inclinação normal de 45º, situação a que normalmente corresponde à união de máximos e mínimos significativos do mercado.
Um abraço,
Cem

Caro vset:
Não entendi a tua primeira pergunta, mas de facto não negoceio suportes e resistências calculadas por métodos de Gann, para mim são apenas referências interessantes.
Mas atenção que Gann é um mundo, envolve matemática, geometria, astrologia, filosofia oriental do tipo Sheng-Fui, etc.
Não é só um simples sistema de trading, dou como exemplo o método do "Barras Cem" que é baseado em grande parte no entendimento que o Gann tinha sobre definições de tendência na negociação de algumas commodities conhecidas.
Só que o método original com as grelhas, os ângulos e as ferramentas circulares e geométricas passou a ser aquele que muita gente relaciona com Gann.
Quanto à segunda questão, da utilização do método de Gann, normalmente só fico apreensivo quando detecto que o seu posicionamento se revela contrário ao do sistema de trading que utilizo porque reconheço que os pontos de reversão de tendência são incrivelmente próximos das previsões, o que não me deixa muito à vontade.
Confesso que não uso o método de Gann porque dá um trabalhão desgraçado, uma pessoa tem de usar muito mais tempo de dedicação ao método de Gann do que a outro qualquer. Ainda por cima só o aplico ao S&P e viva o velho!
Como me falta tempo e paciência, passo o método de Gann, mas também é certo que nunca me dei ao trabalho de calcular rácios de profit/loss porque neste método não se conseguem fazer testes idênticos aos que estamos habituados a fazer com outros sistemas do tipo programável, mas que deve ter muitas virtudes parece-me indesmentível...
Abraço,
Cem

livros de gann

por Red » 20/4/2004 22:05

Existem alguns livros em formato electrónico reunidos pelo "Gann Study Group" e podem ser importados. Estão na secção "Files" dos grupos Yahoo:

http://finance.groups.yahoo.com/group/gannstudygroup/
http://finance.groups.yahoo.com/group/gannstudygroup2/

Sabem dizer-me se Gann morreu estupidamente rico, apenas rico, assim assim ou pobre?

red

Caro CEM

por vset » 20/4/2004 20:49

Viva Cem,

são relações geométricas para achar pontos de suporte/resistência que não conseguiste negociar?

A contínua utilização do método de W.D.Gann não se revelou eficaz?

Um abraço.

Atentamente,
vset

Registado: 11/1/2004 13:37

hmmm

por speculare » 20/4/2004 19:51

só uma pergunta...

o que acontecia se aumentassemos o tamanho (largura das barras) ou simplesmente aumentar o espaço entre barras? se os angulos forem os mesmo no ecran as projecções nao mudam ?

atentamente.

Registado: 14/3/2003 11:17

por Visitante » 20/4/2004 19:37

Desde já o meu muito obrigado CEM, pela sua clara resposta. É uma boa ajuda para iniciar a pesquisa. Depois de pesquisar na net, alguns dos termos que fala já fui apanhando umas dicas. è realmente muito complicado de perceber este gann :oops: .
o meu receio era estar a comprar gato por lebre, o que hoje em dia na net é muito frequente :-(

Cmp,
VM
Visitante

por Cem » 20/4/2004 18:17

Procurando responder de forma sintética à questão da bibliografia sobre Gann devo dizer que:
A) É verdade que é muito difícil conseguir apanhar elementos avulso na net sobre os métodos do Gann.
B) Normalmente as publicações do Gann da primeira metade do século XX, fora as newsletters e publicações de análises e previsões avulsas ( há várias centenas delas conhecidas), são caríssimas ( custam desde algumas dezenas de contos até muitas centenas de contos) e muitas delas são indecifráveis, em especial para quem tem poucas bases matemáticas.
Por aquilo que sei, embora só tenha lido alguns excertos de algumas páginas de 4 ou 5 livros antigos do Gann, publicados a maioria deles na revista e no site pago da "Stocks and Commodities" e Traders.com , acho que seria tempo perdido dedicar dinheiro e tempo desnecessário para o efeito.
Tanto mais que o Gann, pelo facto de ser um génio matemático, costumava escrever e deixar publicações em que abordava cada assunto com carácter de desafio mental e não como explicação conclusiva, o que deixava a maioria das pessoas na continuação da ignorância de partida! :(
Quanto à chave do Universo, :shock: tipo teorema de Fermat, que Gann afirma ter deixado para decifrar para quem juntasse as soluções de 7 ou 8 publicações diferentes, creio que ainda ninguém conseguiu sequer descobrir uma única delas, que se saiba... :mrgreen:
C) Existem contudo imensas pistas sobre os métodos geométricos utilizados por Gann, 8-) esses não são nenhum segredo de Estado nem matéria esotérica, existem milhares de fontes acerca de como quadrar o preço com o tempo.
D) Só que gráficos simples de quadratura e de ângulos de Gann são a parte mais simples, é o bê á bá de como traçar um gráfico de Gann.
Pouco adianta traçar um gráfico de Gann se depois não se souber interpretar ou houver outras ferramentas de análise a partir das quais o método começa a parecer interessante e a ter efeitos práticos no trading! :oops:
E) A ferramenta de análise mais conhecida a partir deste ponto é a chamada "Square of Nine", para além da "Square de 144" ou ainda do "Hexágono", só para citar alguns. :shock:
F) Aconselho, a quem se quiser dedicar ao estudo aprofundado dos métodos de Gann, a dominar bem as técnicas do uso extensivo da "Square of Nine". :wink:
A partir daqui parece que entramos num mundo mágico de relações de números onde os suportes e resistências parecem obedecer aos nossos cálculos de uma forma quase impossível... :idea:
G) Nesse sentido há muitas publicações, umas melhores que outras, mas pessoalmente aconselho um livro recente publicado em Outubro de 2003 do Patrick Mikula que tem como título "The definitive guide to forecasting using W. D. Gann's Square of Nine".
Admito contudo que haja melhores livros sobre o mesmo assunto, só conheço obviamente uma minoria!
Como eu costumo encomendar livros através da www.traderslibray.com , o custo ficou-me à volta dos 175 USD :oops: incluindo os custos de embarque e demora perto de uma semana entre a encomenda e a chegada a casa.
O livro abarca toda a teoria, a forma de cálculo da Square of Nine e, o mais importante, tem dezenas e dezenas de exemplos de aplicações diferentes com futuros do S&P, DJIA, EURUSD, USDJPY, futuros de café, petróleo, etc, etc... :)
É possível em plena net ter mais informações acerca do conteúdo do livro.
Quem comprar este tipo de livros, não digo que seja só este em particular, vai ter a sensação de entrar num mundo misterioso e numa dimensão de conhecimento de ferramentas de AT insuspeitada e ao mesmo tempo arrebatadora. :shock: Um must!
Espero ter sido útil.
Bons negócios,
Cem

por Visitante » 20/4/2004 13:50

£izard,
obrigado pela dica.
já agora, há alguns livros/artigos/documentos que possa indicar para começar a estudar a analise de Gann? Sei que é muito complicado este estudo e se não encontrar bom material para inicio, posso desistir a meio do caminho :-)

Cmp,
VM
Visitante

por £izard » 20/4/2004 13:34

Visitante

Procura no e-mule, lá vais encontrar material sobre Gann suficiente para te entreter durante uns meses!
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - Bernard Baruch

Registado: 29/2/2004 13:25

por £izard » 20/4/2004 13:34

Visitante

Procura no e-mule, lá vais encontrar material sobre Gann suficiente para te entreter durante uns meses!
"Don't try to buy at the bottom and sell at the top. It can't be done except by liars." - Bernard Baruch

por Visitante » 20/4/2004 9:19

Cem,

Sem querer abusar da sua boa vontade em partilhar com o forum, este seus mágnificos estudos, será que podia deixar um estudo em relação ao eurusd? Pelo que tenho lido dos seus posts, sei que está curto e que tb acha que estamos numa correcção deste bull. A minha pergunta tem a ver em saber qual é q acha que pode ser um bom ponto de entrada longo no eurusd?

Já agora, será que pode deixar alguns links que possam sr uteis para iniciar este estudo? É que a maior parte da informação que tenho encontrado é toda paga e não sei até que ponto não possam ser golpes para sacar $$$ ao pessoal.

Cmp,
VM
Visitante

por D1as » 19/4/2004 23:48

Era só pra dizer que Júpiter é o meu Planeta Regente :)

E já agora, acrescento que Marte representa a Guerra...

Ó Cem, queres mandar todos os Sagitarianos prá tropa?!? Cruzes canhoto, vou já fazer aki uma mézinha pra continuar na reserva! :lol:

Abraço

Registado: 7/11/2002 19:47

por Cem » 19/4/2004 19:32

Vá lá pessoal, fora de brincadeiras, os estudos de Gann foram sempre um dos fascínios dos meus primórdios do estudo da AT.
Tirando aquelas questões astrológicas que envolvem algo de misterioso e de sentimentos mistos de atracção/repulsa, o que sempre admirei neste método foi a forma como os valores pivots de suporte e resistência eram atingidos com graus de precisão muito para além de quaisquer relações aleatórias, umas vezes com ajuda de relações geométricas, outras com a ajuda dos números de Fibonacci e muitas outras por relações universais triangulares, quadráticas, hexagonais, dodecagonais, sinusoidais, logarítmicas naturais e outras que tais!.
Se esta descida correctiva se confirmar para os próximos meses posso-vos deixar por mera curiosidade os pontos sucessivos de suporte do S&P calculados pelo "Square of Nine" do Gann, tendo em conta a unidade base do quadrado da dezena do S&P ( para procurar evidenciar a time-frame que trata o estudo) e tendo em conta que os pontos de viragem probabilísticos do mercado se encontram espaçados a cada ângulo de 90º ( segundo Gann, na proximidade de um dos seguintes valores aparecerá um suporte de ricochete que o obrigará a retomar a tendência ascendente interrompida):
- 1057,88 pontos ( 90º de quadratura do círculo )
- 957,52 pontos ( 180º de quadratura do círculo )
- 862,17 pontos ( 270º de quadratura do círculo )
Já agora e visto estarmos em maré de valores dados pela calculadora da "Square of Nine", aqui ficam outros valores de suporte significativos intermédios ( deverão ser pontos mínimos do mercado correspondentes a pontos extremos de swings descendentes ou extremos de ondas descendentes) segundo Gann (partindo do princípio que os 1163,23 são realmente um máximo significativo do S&P obtido em 2004):
- 1129,37 pontos ( 90º de quadratura )
- 1096,02 pontos ( 180º de quadratura )
Na realidade verificou-se ser o valor de 1087,06 registado em finais de Março, ficou a 8,96 pontos do alvo.
Posteriormente o mercado executou novo rally até aos 1150,57 perto da segunda semana de Abril. Segundo a Square of Nine esse máximo intermédio do mercado dever-se-ia ter verificado aos seguintes níveis de resistência probabilísticas de curto prazo:
- 1120,28 pontos ( 90º de quadratura )
- 1154,00 pontos ( 180º de quadratura )
Logo, uma diferença real, na resistência intermédia do swing, para o valor esperado de: 1154-1150,57 = 3,43 pontos.
Ainda segundo Gann os próximos níveis intermédios significativos de suporte do mercado poderiam ocorrer próximo de algum dos seguintes valores:
- 1116,90 pontos ( 90º de quadratura )
- 1083,73 pontos ( 180º de quadratura )
- 1051,06 pontos ( 270º de quadratura )
Interrrompo neste nível porque a médio prazo aparece-nos também o valor de suporte significativo de 1057,88 pontos ( ver mais acima).
Veremos!
Bem, quanto às conjugações cósmicas e planetárias consultem a internet porque podem por aí encontrar outros dados complementares, para isso não contem comigo!
Abraços, obrigado e boas trades.
Cem

P.S: Se eu errar esta previsão, a culpa não foi minha, mas sim do Gann ou de Marte que ainda não estava bem alinhado com Júpiter...

...

por SirPatrickBateman » 19/4/2004 16:16

Wow....

Nunca pensei ver o "Cem" chegar ao "climax" da AT! :P

Gann sempre me fascinou... Estou curioso para ver desenvolvimentos.... :lol: :lol: :lol:

SirPatrick

PS: O "Holly-System" seria mesmo o rafeirito e o Gann juntos!!!!! :roll: :roll: :roll:

Registado: 6/11/2002 16:28

por gonzaga » 19/4/2004 11:47

teoria interessante gann...
Algum site, ou livro sobre o assunto para curiosos?

Registado: 11/3/2004 12:48

por Red » 18/4/2004 15:28

Obrigado, Cem.
Um abraço.

por Cem » 17/4/2004 22:51

Aqui está a resposta: Gann!
Abraço e bons negócios.
Cem
Anexos
GannS&P040416.png
GannS&P040416.png (39.06 KiB) Visualizado 3196 vezes

por £izard » 17/4/2004 13:32

respota=resposta :oops:

por £izard » 17/4/2004 13:31

Como tb me interessa a respota há que... :mrgreen:

Perguntas para Cem...

por Red » 16/4/2004 11:21

Caro Cem,
Tenho acompanhado as tuas previsões (extra-perdigueiro) com cresente interesse, e queria por-te algumas questões...

Ultimamente tenho procurado factores externos ao mercado (OHLCV do activo) para ter indicações sobre a sua evolução futura, por exemplo atraves dos bonds. E neste contexto, tem-me despertado bastante curiosidade o grau de certeza que pões nas tuas previsões. Embora não deixe obviamente de ser apenas um exercício, pois os preços pertencem ao Deus dos mercados... :)

Em que indicadores/indicações te baseias, por ordem de importancia, para formar a tua opinião sobre o que os mercados vão fazer a seguir? Já sei que segues o teu sistema religiosamente, mas penso que ele neste momento está neutro na maior parte dos mercados, e no entanto tens dito que acreditas que eles vão descer nas próximas semanas.

Vou pôr algumas hipóteses de resposta que me ocorreram...
a) Talvez os indicadores do teu sistema permitam antever a fase mais provavel que se segue, embora ainda não a tenham confirmado. No estilo: Após uma fase de alguns meses de subida forte, e seguindo-se uma lateralização de dois meses, com eventual quebra de pivots... o mais provável é seguir-se uma correcção de semanas ou meses.

b) Análises dos mercados baseadas em teorias tais como Gann e Elliot, apontam com grande probabilidade um determinado cenário. (Fizeste de facto uma previsão para o S&P com base em EW e onde o S&P deveria corrigir).

c) O ciclo económico, as taxas de juro, (a anatomia de uma crise económica/bear market) e outros factores, apontam para uma grande probabilidade de correcção nas próximas semanas ou meses.

d) Uma sensibilidade intuitiva e experiência que levam a acreditar num determinado cenário.

e) Tens uma ligação cósmica com a energia universal, que te permite sintonizar a frequência de ressonância principal do mercado. (OK... esta foi só para compor!)

Finalmente, e se calhar a mais provável, um pouco de cada uma destas...
Sem querer que reveles nenhum santo graal, gostava de perceber melhor como formas as opiniões que tens gentilmente partilhado :)

Aproveito e ponho-te uma questão de outro ambito.
Achas que é possível aproveitar as apostas do tipo daquelas que existem no “BetonMarkets”, e usando um sistema como o teu, fazer um trading com mais vantagens do que o tradicional?
Já sei que parece sempre mais fácil do que realmente é. Mas pareceu-me que eles tiram vantagem sobretudo de serem casino e ficarem sempre com uma percentagem, e não tanto por jogarem com as probabilidades de evolução dos activos. Mas é verdade que olhei superficialmente para aquilo.
Visto que em certas situações, a probabilidade de um activo evoluir numa determinada direcção é elevada, e dada a natureza das apostas do BetonMarkets serem de tudo ou nada, torna-se mais importante a percentagem de acerto do que o ganho médio ou drawdown provocado pelos trades (que é irrelevante). Permitindo em teoria negociar os mercados de forma diferente, talvez com maior rentabilidade?

Um abraço e obrigado pelas eventuais respostas,
red

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Musus, rg7803, Shimazaki_2, TTM62 e 192 visitantes