Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por m05h » 11/10/2013 10:34

SERPIM1 Escreveu:
m05h Escreveu:
SERPIM1 Escreveu:Pessoalmente aposto mais nos 13.50 pelas razões que referi na passada 6ª feira.

A ver vamos, foi aí que coloquei o meu ponto de entrada.

bons negócios
SP

Boas, não consegui reproduzir a tua LTA a 2 anos, na minha projecção a LTA a 2 anos serviu de suporte ao dia de hoje.
Cumprimentos.

Que periodicidade usas ?

Experimentei todas, podes postar o gráfico com velas para ter uma ideia.
Cumprimentos.

Registado: 13/7/2013 8:12

por Eurouro » 11/10/2013 0:07

Só para dar um exemplo claro:

Há um ano, eu estava investido na Ibersol (também do ramo alimentar) porque sabia que o mercado estava a fazer um preço de 50% desconto face ao valor e quando a empresa estava a descer dos 4 para os 3,4 e ali ficou por várias semanas o Ulisses aconselhou-me a vender porque o trade estava negativo na optica dum AT e não se sabia se ia descer mais.

Mas a forma de estar era outra.
Eu sabia que quanto mais descesse menor seria o risco, desde que o valor da empresa não diminuisse.

Hoje, passado um ano todos vemos que naquela altura a Ibersol estava barata e que o mercado subiu o preço. Mas mesmo subindo o preço, 1 ano ainda não foi suficiente para chegar ao valor, uma vez que agora o desconto é menor, e que o valor deve rondar perto dos 7,4 euros/acçao.

Registado: 18/7/2013 16:01

por Eurouro » 10/10/2013 23:55

TheMolle Escreveu:Eurouro, compreendo o teu comentário relativamente ao facto de o mercado ser errático. Queria apenas aproveitar a oportunidade para te relembrar que acima de tudo, o mercado é soberano e nunca se engana. Acredito que estas palavras não sejam novidade para ti, e provavelmente poderam parecer um chavão comum, mas aconselho esse mesmo chavão como principio básico a qualquer trader.

Bons negócios ;)

Ok respeito. Mas não concordo.

Fundamentalmente sabemos que 14,5euros são um preço chave a que a administração resolveu comprar.

Eu discordo de ti apenas quando dizes que "o mercado é soberano e que nunca se engana". Essa é uma frase que claramente estou farto de ouvir pelos foruns e que nunca concordo.
- Não concordo porque o investidor racional deve tentar comprar abaixo desse preço o mais que poder. Procurando assim um desconto face ao valor do activo. Ora se o mercado é capaz de nos dar descontos, nós também devemos pensar que o mercado por fazê-lo torna-se quase sempre enganado.

Repara que o capital proprio futuro por acção para 2014 estima-se 2,5 o que incorpora mais valor do que os actuais 2.

Uma vez que estamos já em Outubro é razoavel fazer a projecção já com base nos 2,5 com taxa de crescimento actual 30% para 5 anos

2,5(1+0,3)^5=9,28

9,28x30%= 2,78 lucro daqui a 5 anos

2,78x5anos + CP de 2,5= 16,4 de valor

A administração ao pagar 14,5 sabe que está a pagar com o desconto de -12% face ao valor actual.

É obvio que se o mercado levar a JM para 9euros o investidor inteligente fará todo proveito em comprar porque quanto mais baixo o preço maior o desconto em relação ao valor.

Normalmente em empresas que apresentam historial de lucros acima da média, quando acontece periodos de desconto/erráticos, é possivel que com o passar do tempo a empresa venha a ganhar mais valor, sendo o valor crescente e já não igual ao de quando o mercado começou a corrigir.

É aí que o grande lucro é feito.

------

Já o trader comum que compra e vende com base só na AT pode já ter outro pensamento.

por serpim1 » 10/10/2013 20:08

m05h Escreveu:
SERPIM1 Escreveu:Pessoalmente aposto mais nos 13.50 pelas razões que referi na passada 6ª feira.

bons negócios
SP

Boas, não consegui reproduzir a tua LTA a 2 anos, na minha projecção a LTA a 2 anos serviu de suporte ao dia de hoje.
Cumprimentos.

Que periodicidade usas ?

Registado: 19/8/2009 19:28

por cac-trader » 10/10/2013 17:52

getede Escreveu:
m05h Escreveu:

bons negócios
SP

Cumprimentos.

Boas, o que percebo da JM é uma lincha descendente de curto prazo e uma linha ascendente de longo prazo na qual convertem se nos valores que agora estamos, penso que os próximos 2/3 dias são de decisões em relação ao futuro da cotaçao.

concordo plenamente, o ponto de viragem deverá ser realizado estes proximos 2/3 dias... caso contrario o cenário da JMT não fica nada favorável!

Registado: 1/8/2013 16:34

por getede » 10/10/2013 17:48

m05h Escreveu:

bons negócios
SP

Cumprimentos.

Boas, o que percebo da JM é uma lincha descendente de curto prazo e uma linha ascendente de longo prazo na qual convertem se nos valores que agora estamos, penso que os próximos 2/3 dias são de decisões em relação ao futuro da cotaçao.

Registado: 10/5/2010 15:35

por TheMolle » 10/10/2013 17:28

Eurouro, compreendo o teu comentário relativamente ao facto de o mercado ser errático. Queria apenas aproveitar a oportunidade para te relembrar que acima de tudo, o mercado é soberano e nunca se engana. Acredito que estas palavras não sejam novidade para ti, e provavelmente poderam parecer um chavão comum, mas aconselho esse mesmo chavão como principio básico a qualquer trader.

Bons negócios ;)

Registado: 19/7/2013 19:23

por m05h » 10/10/2013 17:10

bons negócios
SP

Cumprimentos.

por Eurouro » 10/10/2013 16:26

tiopatinhas Escreveu:Apesar de poder ser precipitado poderemos estar perante um sinal de inversão de curto prazo :roll: Claro que pode vir ligeiramente abaixo da tendência ...mas muitas cautelas :roll:
Até que me ria se neste curto prazo fosse aos 15,07 :wink: :wink:

Nós sabemos que a administração comprou acções a 14,5euros durante este Verão e esse é um preço que eles que estão dentro do assunto acham proveitoso. Ora se o mercado fosse eficaz, o preço, pela lógica nunca mais viria aquele patamar e aguentar-se-ia sempre acima de 14,5euros.

Mas como todos nós sabemos, o mercado é errático e rege-se pela ignorância e pelas emoções descontroladas e descabidas de todos os intervenientes cada um com sua estratégia e mais alguma.
Ora nesse caso, o Homem racional saberá muito bem o que fazer quando a cotação vier abaixo dos 14,5 euros.

por cac-trader » 10/10/2013 16:19

neste momento ha muitas cotadas (nao nacionais) com sinais de sobrevenda... muito em breve irão fazer efeito elastico!! para cima!
é claro que é tudo muito subjectivo... já vi cotadas com sinais de sobrevenda, que atingiram niveis extremos antes de voltarem ás subidas!

por tiopatinhas » 10/10/2013 16:04

Apesar de poder ser precipitado poderemos estar perante um sinal de inversão de curto prazo :roll: Claro que pode vir ligeiramente abaixo da tendência ...mas muitas cautelas :roll:
Até que me ria se neste curto prazo fosse aos 15,07 :wink: :wink:

Registado: 17/3/2005 14:58

por Ulisses Pereira » 10/10/2013 15:23

Jdoe, só dei a explicação para o termo "sobrevendida" que estava a ser utilizado. Há 1001 interpretações disso. ;)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por bruno_alves » 10/10/2013 15:18

E cá estão eles todos a regressarem :lol:

Registado: 28/9/2010 12:42

por JDoe » 10/10/2013 15:00

Ulisses Pereira Escreveu:JDoe, é uma expressão usada quando alguns indicadores técnicos indicam que a queda foi "rápida" demais.

Um abraço,
Ulisses

e qual é o reflexo que isso pode ter? subida da acção em breve?

Registado: 17/9/2012 9:57

por Ulisses Pereira » 10/10/2013 12:18

JDoe, é uma expressão usada quando alguns indicadores técnicos indicam que a queda foi "rápida" demais.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Luka! » 10/10/2013 11:39

tiopatinhas Escreveu:Sim, começa a haver alguns sinais de sobrevenda... :?

Efectivamente està sobrevendida...
(estou de novo a reforçar) :wink:

abraço
Luka
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por JDoe » 10/10/2013 11:03

tiopatinhas Escreveu:Sim, começa a haver alguns sinais de sobrevenda... :?

podes explicar o que é que isso quer dizer?

Registado: 17/9/2012 9:57

por tiopatinhas » 10/10/2013 0:39

Sim, começa a haver alguns sinais de sobrevenda... :?

por Miguel36 » 9/10/2013 17:35

Sistematizando ideias, relativamente aos fundamentais não me parece que haja razões para esta correcção. Poderá ser um deslocar de investimentos para outras cotadas com maior potencial no curto prazo que eram expectáveis com o fim da avaliação da troika e surgindo assim alguma pressão vendedora. Será mais uma descida passiva, resultante das oportunidades? Os volumes não são muito concludentes ? O contra-ciclo da JM não é novidade e tem um beta baixo. a ver vamos

Registado: 21/1/2008 1:01

por cac-trader » 9/10/2013 16:57

aos 13.00 nao sei, mas os 13.40 poderá chegar amanha ou sexta, sendo um optimo ponto de reforço/entrada (na minha opiniao)... com objectivo curto prazo a volta dos 15.15...
alem disso o RSI está baixissimo para a JMT que nos ultimos meses/anos raramente tocou nestes valores de RSI. no inicio de agosto reagiu bem ao toque dos 30 pontos RSI.

por _Noah » 9/10/2013 16:33

Para mim a JM está com um péssimo visual :shock:

Imagem

Não me admiraria muito que viesse abaixo dos € 13,00 antes de 31.10.2013

Cumprimentos

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por m05h » 9/10/2013 16:29

cac-trader Escreveu:
Miguel7579 Escreveu:Ando nisto há algum tempo, mas é a primeira vez que coloco um post. Antes de mais queria cumprimentar todos os membros do forum e de uma forma especial o Ulisses pereira que eu gosto tanto de ouvir/ler.

Relativamente à JM, não tenho sido um grande investidor neste papel. Por isso esta situação faz-me lembra quando estamos numa fila de transito e decidimos mudar porque a outra está a andar mais depressa. Depois de mudarmos a outra é que arranca. Além das perdas que estou a ter o que mais me chateia é não estar a aproveitar o rally da banca que era mais do que previsível. Foi uma má gestão de carteira. A acção tem dado sinais de fraqueza e rompeu na descendente uma LTA de curto prazo que tinha identificado (provavelmente com pouco valor). Estou muito pessimista. O que acham?

tal e qual como eu! alem de ser a unica portuguesa que tenho em carteira. quase a c hegar a um bom ponto (13.50) de reforço para reduzir o preço medio.

No final do mês apresenta resultados... vamos la ver...

Também estou á espera dos 13.500 para reforçar, mas não me parece que fique por ai, não vejo nenhum indicador positivo nesta altura. O ponto de viragem vai ser provávelmente o dia 1 de Novembro, é o dia da saida de Soares dos Santos e dia pós apresentação de resultados, dois factores que têm estado a pressionar a acção. Já nem acredito numa correcção de curto prazo.

por cac-trader » 9/10/2013 16:20

Miguel7579 Escreveu:Ando nisto há algum tempo, mas é a primeira vez que coloco um post. Antes de mais queria cumprimentar todos os membros do forum e de uma forma especial o Ulisses pereira que eu gosto tanto de ouvir/ler.

Relativamente à JM, não tenho sido um grande investidor neste papel. Por isso esta situação faz-me lembra quando estamos numa fila de transito e decidimos mudar porque a outra está a andar mais depressa. Depois de mudarmos a outra é que arranca. Além das perdas que estou a ter o que mais me chateia é não estar a aproveitar o rally da banca que era mais do que previsível. Foi uma má gestão de carteira. A acção tem dado sinais de fraqueza e rompeu na descendente uma LTA de curto prazo que tinha identificado (provavelmente com pouco valor). Estou muito pessimista. O que acham?

tal e qual como eu! alem de ser a unica portuguesa que tenho em carteira. quase a c hegar a um bom ponto (13.50) de reforço para reduzir o preço medio.

No final do mês apresenta resultados... vamos la ver...

por RML » 9/10/2013 16:16

_Noah Escreveu:
Marcanov Escreveu:
Eu entrei hoje no final da sessão, a ver vamos se não levo uma martelada. Stop apertadinho e venham as marteladas. :roll:

Então, foste martelado? :mrgreen:

Cumprimentos

_Noah

Levei uma pancadinha suave, nem sequer perdi os sentidos... =;
Cump`s

RML

Registado: 19/11/2010 19:34

por tiopatinhas » 9/10/2013 16:00

Levar marteladas nestes pontos até que pode muito bem ser saudável :wink:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, Google [Bot], marketisnotefficient, niceboy, Pedromoreiraaaa e 240 visitantes