Caldeirão da Bolsa

Galp...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por DOW » 17/11/2006 14:22

LISBOA, 17 Nov (Reuters) - A Gazprom nega que tenha firmado qualquer contrato com Américo Amorim, a sua holding de energia ou a Galp para entrar no capital desta empresa, disse fonte oficial da Gazprom.
O Diário Económico refere hoje que Américo Amorim chegou ontem a acordo para a entrada da Gazprom no capital da Galp Energia via uma das 'holdings' através da qual o empresário controla 33,34 pct da 'oil & gas' nacional.
A Galp fez o seu Initial Public Offer (IPO) recentemente com o Estado a vender 23 pct da empresa, que é detida também em 33,34 pct pela italiana ENI , em sete pct pelo Estado e em um pct pela estatal Caixa Geral de Depósitos (CGD).
O DE afirma que não é claro se os russos entrariam directamente na Amorim Energia que é 55 pct da Amorim Serviços Energéticos (ASE) e 45 pct da Sonangol ou se a entrada se faria via esta ASE detida em 75 pct por Américo Amorim e em 25 pct pela Caixa Galicia.
"A Gazprom mantém contactos com muitas companhias, inclusivé com a Amorim e a Galp. Ao mesmo tempo, a Gazprom não firmou quaisquer contratos com a Amorim, nem tem quaisquer obrigações
perante esta companhia," disse, à Reuters, um porta-voz da Gazprom.
Fonte oficial da Galp disse que a empresa não comenta quaisquer eventuais questões accionistas e fonte oficial do Ministério da Economia disse que não comenta.
"Américo Amorim deslocou-se ontem a Londres com o seu braço direito na Galp, Manuel Ferreira de Oliveira, para assinar o acordo -- que garante igualmente à Galp o acesso ao gás da Rússia", refere o DE, citando fontes próximas do processo.
Ferreira de Oliveira é o Chief Operating Officer (COO) da Galp Energia e, segundo a Imprensa, será o novo Chief Executive Officer (CEO), substituindo o actual CEO que está demissionário, José Marques Gonçalves.
A ENI, a Amorim Energia e a CGD controlam cerca de 68 pct da Galp Energia e são subscritores de um Acordo Parassocial que estabelece que, até 31 de Dezembro de 2010, há um período de impossibilidade dos três signatários em alienarem as suas participações, embora com algumas excepções.

Registado: 29/12/2005 1:10

por K@t0 » 17/11/2006 12:55

Então o estado portugues desfez-se da galp, para agora ficar o estado russo com a empresa?
Qual será a mais valia do Amorim? "ganda" negócio!

Registado: 16/6/2003 19:06

Negocios da china

por afonsinho » 17/11/2006 4:11

LM Escreveu:Alguém reparou que pouco antes do pré-fecho as compras estavam a 6.08 e de repente apareceu umcomprador de 100.000 a 6.10 deixando os cofs sem ofertas a 6.09 e levou a cotação a fechar a subir para os 6.11?

Curioso, não? :roll:
[/u]

Está explicado... :P

Registado: 3/9/2006 1:50

está no Diário Económico

por rapa » 17/11/2006 2:05

a notícia integral.[/u]
rapa

Registado: 16/2/2004 23:18

por edgar araujo » 17/11/2006 1:51

confirmo. acabou de dar na TVI Negocios
" os homens mentiriam muito menos, se as mulheres fizessem menos perguntas "

Bons negócios
EA

Registado: 19/7/2006 16:27

Re: Notícia bem interessante!

por paulo godinho » 17/11/2006 1:45

rapa Escreveu:Negócio fechado 00:05

Russos da Gazprom entram no capital da Galp
Amorim e Ferreira de Oliveira foram ontem a Londres fechar acordo. Entrada processa-se por ‘holding’ que continua a ser dominada por Amorim. Galp segue Eni e diversifica fontes de abastecimento de gás natural
Qual a fonte desta noticia?

Registado: 7/9/2005 19:10

Notícia bem interessante!

por rapa » 17/11/2006 1:36

Negócio fechado 00:05

Russos da Gazprom entram no capital da Galp
Amorim e Ferreira de Oliveira foram ontem a Londres fechar acordo. Entrada processa-se por ‘holding’ que continua a ser dominada por Amorim. Galp segue Eni e diversifica fontes de abastecimento de gás natural
rapa

Registado: 16/2/2004 23:18

Impacto $

por Luka! » 16/11/2006 22:57

as margens de refinação são em USD, cada vez que o dolar sobe o imppacto é positivo para a GALP.
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por l_macario » 16/11/2006 22:54

Alguém reparou que pouco antes do pré-fecho as compras estavam a 6.08 e de repente apareceu umcomprador de 100.000 a 6.10 deixando os cofs sem ofertas a 6.09 e levou a cotação a fechar a subir para os 6.11?

Curioso, não? :roll:
[/u]

Registado: 1/9/2005 17:28

por Nyk » 16/11/2006 21:27

Crude cai mais de 4% com aumento das reservas de gás natural
O preço do petróleo cai mais de 4%, para o valor mais baixo desde Novembro de 2005, depois de ser divulgado um relatório que indica que as reservas do gás natural, uma matéria prima concorrente, aumentaram.

--------------------------------------------------------------------------------

Ana Luísa Marques
anamarques@mediafin.pt

O preço do petróleo cai mais de 4%, para o valor mais baixo desde Novembro de 2005, depois de ser divulgado um relatório que indica que as reservas do gás natural, uma matéria prima concorrente, aumentaram.

O West Texas Intermediate [Cot], negociado em Nova Iorque, seguia a descer 4,02% para os 56,40 dólares e o "brent", negociado no mercado londrino, seguia a desvalorizar 3,37% para os 58,57 dólares.

O Departamento de Energia norte-americano divulgou um relatório que indica que as reservas do gás natural, uma matéria prima concorrente ao crude, aumentaram na passada semana. Esta subida foi superior ao previsto pelos analistas contactados pela Bloomberg.

O preço do petróleo já esteve a valorizar no início da sessão de hoje depois de ontem ter sido divulgado que as reservas norte-americanas de gasolina e destilados caíram mais do que o esperado. No entanto, a subida dos preços foi "travada" pelo aumento das reservas de crude.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe

Registado: 2/9/2005 12:45

por jeso » 15/11/2006 23:13

C.G.D.
As acções da Galp que adquirí em nome de um filho, foram transferidas para a minha conta, mas SÓ as do "público em geral".
As "outras" só daqui a tres meses.
Um abraço. :wink:

Registado: 24/6/2006 12:52

por x0106559 » 15/11/2006 23:05

nao tenho nenhum emprestimo...
e por acaso tb transferi as acções do benfica e deu
quanto as da galp eles dizem que nem aparece a opçao...

Registado: 14/10/2006 21:40

Galp

por lr » 15/11/2006 22:58

É claro que podes. Lá por não estarem cotadas, não quer dizer que não possas fazer a transferencia.
As do Benfica (p.e.) também não estão, e não é por isso que não se podem transferir.
Agora se tiveres um emprestimo, aí o caso muda de figura se as acções forem a caução.
A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original – Albert Einstein

Registado: 5/11/2002 10:46

por lutav » 15/11/2006 18:58

x0106559 Escreveu:uma duvida... posso ou não transferir as acções da Galp de pequenos subscritores que comprei na CGD para a minha nova conta do Caixadirecta Invest??

Os da caixainvest dizem que sim, os da CGD dizem que não...

eu tb as tenho, pela caixa, e axo que nao faz sentido fazeres essa transferencia; afinal, nao lhes podes "tocar", e elas estao associadas (digo eu) a 1 crédito...

mas olha, 1 amigo meu, costuma responder aos teste de escolha multipla (sim ou nao), com moeda ao ar! E qdo acabava, voltava a usar a moeda para verificar as respostas anteriores!

faz o mesmo, e volta a ligar ;) ao que te disser que sim, dizes,

"entao se faz favor, faça-me lá isso!"

Registado: 22/9/2006 22:36

por DOW » 15/11/2006 18:34

x0106559 Escreveu:Os da caixainvest dizem que sim, os da CGD dizem que não...

:shock: :lol: :lol: :lol:

Como eles não se entendam entre eles, não sei quem te poderá responder...

Registado: 29/12/2005 1:10

por x0106559 » 15/11/2006 18:27

uma duvida... posso ou não transferir as acções da Galp de pequenos subscritores que comprei na CGD para a minha nova conta do Caixadirecta Invest??

Os da caixainvest dizem que sim, os da CGD dizem que não...

Registado: 14/10/2006 21:40

por Brah » 15/11/2006 2:33

Sim, tambem concordo com o que aqui foi dito, depois das vendas malucas (bem que devem estar arrependidos!! :lol: ) e dos temores, aqui está a menina cheia de força e vontade de se impor... ainda é boa altura para reforçar, pois o preço de saldo já acabou!!! quem queria vender já o fez e quem está agora a ver que "até poderá" ser um bom investimento compra agora...

mas é preciso manter a calma, não esperemos subidas brucas de um dia para o outro, não seria sequer saudavel para quem conta com ela para o médio/longo prazo... que este ritmo se mantenha, subindo sustentada, que eu tenho tempo para vê-la subir... :mrgreen:

estou até curioso para saber qual será o dividendo deste monstro, mas daqui até lá... :wink:

mas agora quanto a janeiro, penso que será até de prever uma correcçãozinha (esperemos que não mais), embora também não saiba ao certo qual a quantidade de acções que entram ao "barulho"...mas serão muitas decerto...

um abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

Re: Silêncio

por marcolopes » 14/11/2006 17:10

afonsinho Escreveu: Claro que quando os pequenos puderem vender isto é capaz de dar um tombo, mas nada que o potencial e margem de crescimento da empresa não consegue mandar para canto.

Em OPV's anteriores pensei o mesmo. Participei em quase todas desde 1997, e se a memória não me falha, passados os 3 meses, e quando ALGUNS investidores libertaram o capital, as acções foram absorvidas sem qualquer significado na cotação...
Crise? Qual crise?

Registado: 20/11/2006 23:11

Silêncio

por afonsinho » 14/11/2006 16:51

Aquando a IPO houve muitos a fazerem de velhos do rostelo. Aquando a "queda" (sim entre aspas porque nunca caiu abaixo do preço de compra) vieram cantar vitório porque foram ilumidados e não entraram na GALP. ..
Entretanto os que entraram estão na espectativa de ver o que dá e os velhos do rostelo entretanto já não têm nada a dizer. Assim explica-se o silêncio...

Claro que quando os pequenos puderem vender isto é capaz de dar um tombo, mas nada que o potencial e margem de crescimento da empresa não consegue mandar para canto. Há muita gente que pensa que isto das acções se não duplicar no primeiro dia foi um mau negócio, mas a longo prazo (mesmo com as quedas do petróleo e consequentemente das margens de refinação) deve ser das empresas portuguesas com maior potencial de crescimento e expansão de negócios.

Agora o futuro? Só a Maia sabe... e mesmo assim...

Registado: 3/9/2006 1:50

por Braganext » 14/11/2006 16:11

Alguem dizia aqui á menos de um mês que vai haver disputa pelo dominio e poder decisão na empresa. Essa disputa sá vai beneficiar quem tem paciência e sabe esperar. Até aqui quem quer comprar sabe que o pode fazer mais barato já que os pequenos investidores assustam-se e satisfazem-se com pouco. Daqui a dois meses entram muitas outras em negociação mas o preço pode já ser diferente.
Esta GALP vai dar Energia.
Braganext em modo Bullnext desde Abril de 2003.

Registado: 5/11/2002 19:47

por carrancho » 14/11/2006 15:42

Yugovic24 Escreveu:...
No entanto, não entendo como ninguém ainda fez nenhum comentário ao bom desempenho desde o início da semana...

...

:lol:

Esse desempenho não é desde o incio da semana, já vem da semana passada. Sempre a subir pautadamente, com poucas ordens de compra e muitas de venda a realizarem-se, ou seja, poucas de compra a cobrirem muitas de venda. Não sei se são tubarões ou qualquer outro animal marinho. O volume não é nada de espectacular, mas desde que começou o movimento nunca mais retraiu. Entrei a 5.96 e reforcei a 5.99. Estou muito curioso e até era dos cepticos.

Alguem sabe quando serão apresentados os resultados?

Um abraço,

Mário Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por FRM » 14/11/2006 14:17

"CEO da Galp apresenta demissão mas mantém-se na Comissão Executiva
O Chief Executive Officer (CEO) da Galp Energia, José Marques Gonçalves, apresentou a sua demissão, mas mantém-se como membro da Comissão Executiva (CE), anunciou a empresa.

DE com Reuters

A empresa adianta que este assunto será apresentado na reunião do Conselho de Administração (CA) da Galp Energia - órgão que reúne os principais accionistas - hoje, a partir das 15h00 locais.

A Imprensa tem referido que o CA da Galp Energia deverá nomear Manuel Ferreira de Oliveira, Chief Operating Officer (COO), para ocupar o cargo de CEO.

A Galp Energia fez recentemente o seu Initial Public Offer (IPO), com o Estado a privatizar 23% do capital da empresa.

"O presidente do CA da Galp Energia informa que recebeu uma carta do presidente da CE, na qual este manifesta a sua decisão de cessar o exercício de funções enquanto presidente da CE e vice-presidente do CA, mantendo-se como vogal do CA e membro da CE", afirma a empresa em comunicado.

Esta carta tem a data de 9 de Novembro último.

A Galp Energia é detida em 33,34% tanto pela italiana ENI como pela Amorim Energia, enquanto a estatal Caixa Geral de Depósitos (CGD) tem um por cento e o Estado directamente sete por cento.

A ENI, a Amorim Energia e a CGD, que controlam cerca de 68% da Galp Energia, são subscritores de um Acordo "

Registado: 21/10/2005 14:03

por JOGO2006MARKITOS » 14/11/2006 14:15

A mim parece-me que o valor do papel tem medo dos pequenos subscritores que daqui a 1 mês e meio podem fazer a cotação assentar os pés no chão.

Registado: 20/11/2006 23:09

por yugovic24 » 14/11/2006 12:52

Uma vez coloquei aqui no fórum um novo tópico (por sinal o meu primeiro e único!) intitulado "Galp-o porquê do blackout do fórum? e levei logo um alerta laranja do Ulisses que não gostou (e com razão) que eu tivesse aberto novo tópico quando já haviam outros sobre o mesmo assunto! :oops:
No entanto, não entendo como ninguém ainda fez nenhum comentário ao bom desempenho desde o início da semana... Será que tão com medo de espantar a fera?! Don´t worry.. acordaram o monstro, tão cedo não volta a dormir.... At least I hope so!

(tou dentro) e comprei quase no pico a 6,17! eheheheh - ganda tiro no pé!
("estes putos não percebem nada disto")

:lol:
O fogo que me ilumina é o mesmo que me faz arder

Registado: 23/10/2006 14:47

por Brah » 13/11/2006 0:14

Pois... que tem toda a razão no que escreve ninguem questiona... nem eu!! :oops: Deixei-me ficar á espera... :( mas também é verdade que o capital já me podia ter servido para outros lados... enfim, é com os erros que se aprende ( e com boas opiniões)! :)

Também é verdade que os factores que me levaram a entrar se mantêm (prospecção de petroleo, espansão do negocio, gas natural, etc), e também por isso me deixei ficar, e ainda tou a contar fazer mais valias, se bem que num prazo mais alargado que contava...

Se esta semana seguir a tendencia da ultima ja me dou por satisfeito...

abraço

Registado: 2/11/2006 11:31

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], iniciado1, rg7803 e 48 visitantes