What Makes Finnish Kids So Smart?
Pata-Hari Escreveu:iurp, nós não os sabemos resolver! esse é o facto! logo, olha-se para quem sabe - e não certamente para nós! Eu é que assobio para o lado? o mais cego é o que não quer ver, todos sabemos isso.
Conheces outra maneira de aprender além de olhar para quem sabe fazer? os génios criativos obviamente não estão por cá.
Realmente somos um povo miserável. É que nem aprender sabemos, segundo a análise que faz. Nós não precisamos de aprender, porque a teoria sabemos toda. Precisamos é de QUERER FAZER.Precisamos é que os políticos da nossa praça DECIDAM um pacto para a educação para 10-15 anos. Que tenha plasticidade para se poder ir melhorando. Nós sabemos o que fazer. mas os políticos não querem, não deixam e decidiram ter como bodes expiatórios os professores. Só que quem tudo tem decidido ao longo destes 34 anos de "democracia" t~em sido os políticos, os governos, ops ministros, os secretários de estado e nós, os professores, temos sido os "camelos" às ordens de suas excelências. E esta ministra miserável,para não lhe chamar outro nome, foi a cerejinha no bolo:pôs os professores na lama.Nós precisamos é de quem perceba o sistema, de quem o queira melhorar e não de DOUTORES SAPIENTES que já nem uma aula sabem dar (os poucos alunos que iam ás suas aulas adormeciam) (O secretário de estado perdeu o mandato na cãmar de penamacor por excesso de faltas, mas não admite que as pessoas possam faltar por doença!!!).
Precisamos é de ...HONESTIDADE.
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iurp, nós não os sabemos resolver! esse é o facto! logo, olha-se para quem sabe - e não certamente para nós! Eu é que assobio para o lado? o mais cego é o que não quer ver, todos sabemos isso.
Conheces outra maneira de aprender além de olhar para quem sabe fazer? os génios criativos obviamente não estão por cá.
Conheces outra maneira de aprender além de olhar para quem sabe fazer? os génios criativos obviamente não estão por cá.
Pata-Hari Escreveu:Marco, como é que isso se resolve nos outros paises (vamos olhar para os com melhores resultados que nós e não para os piores como já alguém sugeriu).
Desculpe Pata, mas só a vejo assobiar para o lado. O que o Marco diz é a realidade dos factos e só a vejo preocupada em arranjar exemplos doutros países para resolver os nossos problemas. Sabe uma coisa...os nossos são nossos e têm que ser resolvidos por nós.Arranjar soluções externas para problemas internos tem sido a grande pecha deste país. Talvez também devessemos importar a ministra ou ministro da Finlãndis. E já agora também os professores, os alunos, as infraestruturas, etc.
Continue a assobiar para o lado...esse é mesmo o melhor caminho.É que pimenta no ** dos outros para mim é mostarda.
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Confesso que me senti envergonhado e enojado a ver o video. Uma pouca vergonha, uma tremenda falta de educação, uma tremenda falta de tudo. Tudo que aquela menina ( e muitos da turma ) não tem, ela não obteve em casa. Vai crescer torta e dificilmente endireita. Peço desculpa, mas o que a garota precisa, é de boa chapada, disciplina e educação.
Pata-Hari Escreveu:Para começar, não se vê o que dá origem à triste cena (coisa que eventualmente se torna indiferente).
A professora retirou o telemóvel à aluna, foi isso que deu origem à situação (os alunos estão proibidos de utilizar o telemóvel dentro da sala de aula).
A convulsão violenta que se vê no vídeo é a aluna a querer recuperar o telemóvel pela força.
Pata-Hari Escreveu:Tenho algumas certezas: isto não é de certezinha um problema apenas português e não é certamente a genética que explica isto.
Este problema deriva essencialmente de um conjunto de medidas e alterações que têm desautorizado progressivamente cada vez mais o professor dentro da sala de aula (algumas figuras mediáticas têm ajudado à festa espezinhando publicamente os professores).
Eu já falei deste tema neste e noutros tópicos sobre o assunto e é um dos problemas mais graves com a educação actualmente.
Os alunos não sentem que devem respeitar o professor porque quando não os respeitam, nada lhes acontece. Além de nada lhes acontecer, vêm frequentemente outros humilharem os professores publicalmente (há quem tenha o descaramento de por exemplo lhes chamar "hooligans").
Não só a política do ensino e o comportamento público face aos professores ajuda à festa como a generalidade dos pais também. Os pais de uma forma geral (como em tudo há excepções) presenteiam os filhos com PSP's, telemóveis Nokia e férias na neve depois de terem tido comportamentos destes (alguns pais sabem outros nem querem saber).
Um certo professor que eu conheci há meia duzia de anos atrás (quando este problema já se fazia sentir, agora ainda é mais grave) dizia que os papéis se inverteram e os filhos mandam nos pais com o consentimento destes. Os pais de hoje têm mais medo que o filho fuja de casa de que seja um mau aluno...
Enquanto se continuarem a apontar as baterias aos professores o problema da educação não se resolve pois é evidente que o problema é um problema social muito abrangente onde os professores são apenas uma parte (e não uma parte assim tão grande quanto isso) do problema. Não ver os problemas graves que há em torno da educação que pouco ou nada têm que ver com os professores é uma espécie de cegueira que se tornou moda nos últimos anos...
Como sempre disse, não estou a desresponsabilizar os professores de tudo. Alguns problemas também são da responsabilidade dos professores.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Eu só vi o link do maverick. Para começar, não se vê o que dá origem à triste cena (coisa que eventualmente se torna indiferente). E o que eu me pergunto é o que será que acontece noutros paises e como é que isso é gerido. Tenho algumas certezas: isto não é de certezinha um problema apenas português e não é certamente a genética que explica isto. E a outra certeza é que a formação em word não vai ajudar a resolver este tipo de questões bem mais fundamentais.
Volto a colocar uma das citações que acredito nos dá dicas acerca de como estes temas são encarados na Finlândia:
Meus caros professores, pergunto-vos eu, como é que estas questões se resolvem nos outros paises? estou certa que estudaram e investigaram como é que estes problemas são geridos noutros paises e sabem melhor que ninguém qual é a solução que melhor tem resultado.
Volto a colocar uma das citações que acredito nos dá dicas acerca de como estes temas são encarados na Finlândia:
After Finland's elementary and secondary system was totally reformed in the 1970s, it was determined that the education of elementary and secondary teachers also needed to change. Four new teacher education goals were proposed: (1) developing scientific humanism, (2) creativity, (3) socialization, and (4) a holistic view of individuals. The new plan did not separate general, theoretical, and professional education; it oriented teacher education more toward science and research. Three factors were crucial: integrating theoretical with practical studies; integrating subject studies with pedagogical studies; and preparing prospective teachers to guide the cognitive, affective, and psychomotor development of their students. Finland's reformed teacher education now offers comprehensive programs for elementary and subject (secondary) teachers. Both programs lead to a master's degree and are considered academic curricula. Because subject teachers teach subject-specific classes in comprehensive schools, they study two or three subjects and major in one. Since elementary teachers teach all subjects, they major in educational science and learn the basics of all subjects. The teacher education reform has led to a system that does not differ much from the traditional notion of professionalism on the European continent.
Meus caros professores, pergunto-vos eu, como é que estas questões se resolvem nos outros paises? estou certa que estudaram e investigaram como é que estes problemas são geridos noutros paises e sabem melhor que ninguém qual é a solução que melhor tem resultado.
Editado pela última vez por kostta em 21/3/2008 0:02, num total de 1 vez.
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Só para actualizar o link... que vergonha.
Só para actualizar o link... que vergonha.
Cumprimentos
Obrigado JAM.. bem sei que não tenho ar de espião..
E nem de proposito:
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=930350&div_id=291

E nem de proposito:
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=930350&div_id=291
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Eu acho que a culpa é da professora.... não sei porquê mas é. Pela cara, que deixa antever a idade, deverá ganhar uns 2500 por mês!
Ou seja, neste vídeo o problema está no facto da professora ganhar 2500 Euros por mês. Se fosse uma professora que ganhasse só 500 Euros este vídeo não teria nada de especial

O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!?
Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!

JAM Escreveu:rmachado Escreveu:Tenho imensa pena de o dizer, mas tenho ideia que no menu tempo é que era... e eu só tenho 35 anos. É estranho não é?
Não é estranho. É um sentimento cada vez mais comum nas pessoas que sobre a educação não são fundamentalistas No meu tempo a desobediência valia a expulsão da aula. Uma expulsão não era motivo de regozijo como actualmente, era motivo de preocupação futura. E agora como é?
Exacto. Uma explusão era muito má... mesmo quando o faziamos para "ganhar" protagonismo... mas não deixava de ser má...
Agora.. isso ainda há?
Enfim, a brandura é muita...
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Agora como é
Como lecciono 12º e muitos dos meus alunos já tem mais de 18, têm a vantagem de assinar as próprias justificações "sem dar parte aos gatos". Mas desde que o encarregado de educação (EE) assine a justificação, o aluno pode fazer o que quiser.
Se tiver uma falta por explusão da sala, não justifica essa. Mas como justifica todas as outras ... não acontece nada.
Se o professor decidir que a falta deve ser disciplinar, o processo é tão moroso que não vale apena começá-lo no 3ºp.
Até aí, supondo que o resultado do processo disciplinar é uma suspensão (tão raro que só o refiro neste contexto), desde que o EE justifique as outras faltas ... não acontece nada.
Porque é que os EEs podem justificar tudo? Porque os professores não podem substituir os EEs no seu papel de educadores sendo os EEs, para efeitos práticos, plenipotentes e os educandos prepotentes.
Entre o estatuto do aluno (congelado pelo ME de tão bom que é) e despachos vários (já não leio nem o que devo porque é muito e muito mau mas isso já notaram)melhorou:
Não há justificações de faltas.
Se o aluno tem falta, essa falta tem de ser compensada.
O professor tem de lhe dar um exercício para o aluno poder mostrar que aprendeu a matéria autonomamente
Se o aluno não apresentar o trabalho pedido então não compensou e tem falta.
Essa falta tem de ser compensada. ...
O resto adivinha-se.
Como é evidente, a taxa de abandono escolar tem diminuido.
Se tiver uma falta por explusão da sala, não justifica essa. Mas como justifica todas as outras ... não acontece nada.
Se o professor decidir que a falta deve ser disciplinar, o processo é tão moroso que não vale apena começá-lo no 3ºp.
Até aí, supondo que o resultado do processo disciplinar é uma suspensão (tão raro que só o refiro neste contexto), desde que o EE justifique as outras faltas ... não acontece nada.
Porque é que os EEs podem justificar tudo? Porque os professores não podem substituir os EEs no seu papel de educadores sendo os EEs, para efeitos práticos, plenipotentes e os educandos prepotentes.
Entre o estatuto do aluno (congelado pelo ME de tão bom que é) e despachos vários (já não leio nem o que devo porque é muito e muito mau mas isso já notaram)melhorou:
Não há justificações de faltas.
Se o aluno tem falta, essa falta tem de ser compensada.
O professor tem de lhe dar um exercício para o aluno poder mostrar que aprendeu a matéria autonomamente




Se o aluno não apresentar o trabalho pedido então não compensou e tem falta.
Essa falta tem de ser compensada. ...
O resto adivinha-se.

Como é evidente, a taxa de abandono escolar tem diminuido.
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rmachado Escreveu:Tenho imensa pena de o dizer, mas tenho ideia que no menu tempo é que era... e eu só tenho 35 anos. É estranho não é?
Não é estranho. É um sentimento cada vez mais comum nas pessoas que sobre a educação não são fundamentalistas No meu tempo a desobediência valia a expulsão da aula. Uma expulsão não era motivo de regozijo como actualmente, era motivo de preocupação futura. E agora como é?
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!?
Phone-ix!! Eles são socialistas pá!!!!

Caro jpereira667
É notório que existe muita falta de informação do "grande público", e que isso só contribui para o imagem distorcida da realidade.
Nós (Portugal) tem um problema grave na educação (bem terá vários) e têm de ser resolvido.
O problema não reside nos professores (embora façam parte do problema e da solução), ou melhor não são eles o problema, o problema são as politicas que se fazem sobre o ensino, que normalmente só "atacam" a rama, mas não mudam comportamentos nem mentalidades.
É a paixão da educação, é o espirito reformista, é eu sei lá o que... mas na prática são coisas de 2-3 anos que mudam constantamente. E isto é que é o problema.
Os finlandeses decidiram fazer uma coisa, mudar o sistema de ensino e fizeram-no tentando ser o mais abrangente possivel na sociedade. Não foi fácil, mas pasme-se foi produtivo... levaram 15 anos ou mais...
Nós já vamos em quantos? E resultados?
Tenho imensa pena de o dizer, mas tenho ideia que no menu tempo é que era... e eu só tenho 35 anos. É estranho não é?
É notório que existe muita falta de informação do "grande público", e que isso só contribui para o imagem distorcida da realidade.
Nós (Portugal) tem um problema grave na educação (bem terá vários) e têm de ser resolvido.
O problema não reside nos professores (embora façam parte do problema e da solução), ou melhor não são eles o problema, o problema são as politicas que se fazem sobre o ensino, que normalmente só "atacam" a rama, mas não mudam comportamentos nem mentalidades.
É a paixão da educação, é o espirito reformista, é eu sei lá o que... mas na prática são coisas de 2-3 anos que mudam constantamente. E isto é que é o problema.
Os finlandeses decidiram fazer uma coisa, mudar o sistema de ensino e fizeram-no tentando ser o mais abrangente possivel na sociedade. Não foi fácil, mas pasme-se foi produtivo... levaram 15 anos ou mais...
Nós já vamos em quantos? E resultados?
Tenho imensa pena de o dizer, mas tenho ideia que no menu tempo é que era... e eu só tenho 35 anos. É estranho não é?
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Assunto esquecido
rmachado:
Não é mal feito. Gostava era de ter hipóteses de lá chegar.
Uma vantagem da nova carreira SERIA obrigar a provar o mérito de cada um.
Uma desvantagem da nova carreira É garantir que não se prova.
Eu aceito que seja necessário ficar à espera que alguém se reforme ou morra para eu poder progredir. É vulgar. Que só os "queridos avôs" o possam fazer é dificil de aceitar.
Mas sejamos honestos. Se eu conseguir uma promoção com 43 anos de idade, até à reforma ainda melhoro muito o ordenado médio. Se só conseguir a promoção aos 63, em 2 anos (quando lá chegar aposto em 7) não melhoro nada e a Segurança Social agradece ao ME.
Se alguém pensa que a divisão da carreira é a procura do mérito ... DUUUUHHHHH ... HHEEEELLLLLLOOOOO ...
Já agora, ninguem fala sobre o novo modelo de gestão das escolas públicas.
Além de estar convenientemente esquecido, é bom atentar no seguinte:
a) na 1ª versão os professores eram tão ... que estavão proíbidos de pertencer à comissão gestora, directiva, executiva (o nome depende um bocado da fonte e da data) ;
b) participavam na eleição de alguém (NUNCA UM PROFESSOR) para presidir à escola.
É pá, que o porteiro não se sente na administração eu percebo. Que achem que eu tenho os mesmos conhecimentos e preparação já não percebo.
Mas ... M a s . . . mais engraçado. Qualquer pai pode ser eleito para presidente. Qualquer funcionário da câmara (um dos que representar a câmara municipal na escola) pode ser eleito presidente. O padre-cura pode ser eleito presidente, o presidente dos rotários locais pode ser eleito, etc... Os professores não.
Os cidadãos com mais de 35 anos podem concorrer à presidência da república. Supondo que os professores ainda são cidadãos, também o podem fazer. Não podem é candidatar-se a cargos de responsabilidade como a presidência das escolas.
A proibição a) já foi retirada. A proibição b) ainda não. Espero estar desactualizado.
Se analisarmos o universo de pais, e considerando que vergonha é roubar, há muita gente que não tem o 9º ano. Anda esquecido mas a probeza e o trabalho infantil garantiram que, em várias zonas do país, ter mais que a 4º classe e mais de 40 anos seja um feito. Já para não falar de quem é liminarmente obtuso mas isso há em todo o lado.
Então, quem vai presidir às escolas? Um individuo funcionalmente analfabeto? O boy do partido que o cacique local mandar? Ou o criado do sr.eng. que o sr.eng. está para Lisboa?
Se acham que é exagero devem uma volta pelo país sem usar autoestradas. Tenham as vacinas em dia e levem um rolinho de papel higiénico.
Para fechar: entre notícias, conversas e fórum, tenho de dar os parabéns à Pata-Hari. Foi a única que eu ouvi/li a defender uma formação contínua, estruturada, objectiva para os professores. Mas com os bloqueios que a "Lurdinhas" meteu e o que isso custa ...
Não é mal feito. Gostava era de ter hipóteses de lá chegar.
Uma vantagem da nova carreira SERIA obrigar a provar o mérito de cada um.
Uma desvantagem da nova carreira É garantir que não se prova.
Eu aceito que seja necessário ficar à espera que alguém se reforme ou morra para eu poder progredir. É vulgar. Que só os "queridos avôs" o possam fazer é dificil de aceitar.
Mas sejamos honestos. Se eu conseguir uma promoção com 43 anos de idade, até à reforma ainda melhoro muito o ordenado médio. Se só conseguir a promoção aos 63, em 2 anos (quando lá chegar aposto em 7) não melhoro nada e a Segurança Social agradece ao ME.
Se alguém pensa que a divisão da carreira é a procura do mérito ... DUUUUHHHHH ... HHEEEELLLLLLOOOOO ...
Já agora, ninguem fala sobre o novo modelo de gestão das escolas públicas.
Além de estar convenientemente esquecido, é bom atentar no seguinte:
a) na 1ª versão os professores eram tão ... que estavão proíbidos de pertencer à comissão gestora, directiva, executiva (o nome depende um bocado da fonte e da data) ;
b) participavam na eleição de alguém (NUNCA UM PROFESSOR) para presidir à escola.
É pá, que o porteiro não se sente na administração eu percebo. Que achem que eu tenho os mesmos conhecimentos e preparação já não percebo.
Mas ... M a s . . . mais engraçado. Qualquer pai pode ser eleito para presidente. Qualquer funcionário da câmara (um dos que representar a câmara municipal na escola) pode ser eleito presidente. O padre-cura pode ser eleito presidente, o presidente dos rotários locais pode ser eleito, etc... Os professores não.
Os cidadãos com mais de 35 anos podem concorrer à presidência da república. Supondo que os professores ainda são cidadãos, também o podem fazer. Não podem é candidatar-se a cargos de responsabilidade como a presidência das escolas.



A proibição a) já foi retirada. A proibição b) ainda não. Espero estar desactualizado.
Se analisarmos o universo de pais, e considerando que vergonha é roubar, há muita gente que não tem o 9º ano. Anda esquecido mas a probeza e o trabalho infantil garantiram que, em várias zonas do país, ter mais que a 4º classe e mais de 40 anos seja um feito. Já para não falar de quem é liminarmente obtuso mas isso há em todo o lado.
Então, quem vai presidir às escolas? Um individuo funcionalmente analfabeto? O boy do partido que o cacique local mandar? Ou o criado do sr.eng. que o sr.eng. está para Lisboa?
Se acham que é exagero devem uma volta pelo país sem usar autoestradas. Tenham as vacinas em dia e levem um rolinho de papel higiénico.
Para fechar: entre notícias, conversas e fórum, tenho de dar os parabéns à Pata-Hari. Foi a única que eu ouvi/li a defender uma formação contínua, estruturada, objectiva para os professores. Mas com os bloqueios que a "Lurdinhas" meteu e o que isso custa ...
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rmachado Escreveu:kostta Escreveu:Fazem isto no ensino, abrem concurso para se passar para o escalão 8, 9 ou 10?
abre.se concurso para professor titular
Sim, kostta, mas desde quando?E é assim tão mal feito?
ha alguns anos exitiu um exame para aceder ao 8º escalão, que depois caiu.
Já houve um concurso para titular, e em breve haverá outro.
Mas apartir do momento em que para se ser titular tem que se ter 18 anos de serviço com classificação minima de bom, nao estamos a selecionar os melhores mas sim os mais velhos,
E se nos proximos concursos isso nem se vai notar tanto, no 1º concurso (concurso com regras especias), foram providos a titulares verdadeiras aberrações (aqueles casos que contecem em minoria mas que a mioria gosta de generalziar)
Distinção da carreira ? Até pode ser, apesar de achar que isso nao vai resultar em nada de positivo.
Pq é que eu com 10 anos de serviço com "n" cargos ao longo dos anos, pos.gradução, lançador de inumeros projectos na escola vou ser avaliado por alguem que para além de ter pior curriculo, nao dominar as novas tecnologias, não ter qualquer preparação em avaliação de pares e a sua actividade na sala de aula nãi ser nada de especial?
Desde quando é positivo um optimo funcionario, só poder atingir um alto cargo quando chega à meia-idade?
e entretanto vou deixar mais uma incongruencia do sistema:
a incongruencia do codigo de procedimento administrativo com o decreto da avaliação:
resumo: o funcionario não pode participar num acto em que dele possa ter interesse. se o prof vai ser avaliado pelas notas do aluno, como é que pode propoer e ratificar as notas dos alunos?
(de momento nao sei bem os artigos mas é uma questão de procurar)
Coisas feitas à pressa e sem tempo de serem ponderadas. É a "virtude" deste governo reformista que vai de encontro ao que já defendi imensas vezes como sendo uma forma de agir dos políticos: Não importa fazer bem, importa é fazer.
O mercado cega... nem uma ida a Cuba resolve. Cuba?!?
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