Caldeirão da Bolsa

Petróleo - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Nyk » 1/5/2008 20:48

Petróleo desliza mais de 2% e já negoceia abaixo dos 109 dólares
O petróleo continua a tendência de queda nos mercados internacionais, registando esta quinta-feira uma desvalorização superior a 2%, que se deve à forte recuperação do dólar contra o euro. Na bolsa de Londres o “brent” está já abaixo dos 109 dólares por barril.

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Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt



O petróleo continua a tendência de queda nos mercados internacionais, registando esta quinta-feira uma desvalorização superior a 2%, que se deve à forte recuperação do dólar contra o euro. Na bolsa de Londres o "brent" está já abaixo dos 109 dólares por barril.

Na bolsa de Nova Iorque o crude WTI cede 2,23% para 110,93 dólares, enquanto na bolsa de Londres o "brent" caiu 2,27% para 108,83 dólares. Ambos os contratos atingiram valores recorde na semana passada, muito perto dos 120 dólares por barril.

Grande parte da alto do petróleo nas últimas semanas ficou a dever-se à perda de valor do dólar face ao euro, mas a moeda norte-americana tem recuperado terreno nos últimos dias, afastando os investidores da mercado das matérias-primas, que estava a servir de refúgio.

Hoje o euro cede mais de 1% para 1,5441 dólares, devido à expectativa de que a Reserva Federal, depois de ontem ter cortado os juros para 2%, terminou já o ciclo de redução do preço do dinheiro nos Estados Unidos.

Já ontem os do crude tinham descido fortemente, depois do Departamento de Energia dos Estados Unidos ter assinalado nova subida nas reservas de combustíveis nos EUA. Hoje a mesma fonte anunciou que os stocks de gás natural, energia alternativa ao petróleo, também subiram mais do que o esperado.

Ainda a pressionar as cotações está o facto de a Exxon Mobil estar em negociações para por fim à greve dos trabalhadores na Nigéria, que está a ser responsável pela quebra de produção de 860 mil barris diários.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
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por MarcoAntonio » 1/5/2008 0:22

ahugo Escreveu:... o Marco esta foi a minha estreia e só queria dar o meu contributo.


Ahugo, eu tinha acabado de colocar os valores correctos.


A verdade é que neste tema, a confusão é mais do que muita. Correm posts em tudo o que é forum e um spam de e-mails com valores incorrectos como nunca vi.

Parece haver um interesse em desinformar as pessoas. Outras naturalmente, por distracção, sem qualquer interesse particular...


Agora, repara: imagina que colocavas uma série de posts com as diversas contas (e valores correctos), a explicar, a esclarecer.

E logo a seguir, depois de todo esse trabalho, aparece alguém que nunca postou no forum e coloca valores incorrectos.
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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por MarcoAntonio » 1/5/2008 0:14

Eu não estou a desconsiderar a tua opinião, estou a dizer que estarmos aqui a discutir termos, expressões e os posts que se leu ou deixou de ler não acrescenta nada: em vez de estarmos a discutir o crude e a gasolina, estamos a discutir se é "ninguém" ou "alguém" e que posts eu li... isso para mim não faz sentido nenhum!


Aparentemente achaste que eu estava a fugir a alguma questão ou a não querer admitir que não li o teu post: ora, eu não li o teu post e não tenho problema absolutamente nenhum em admitir isso (o trafego do caldeirão é medonho e meu tempo limitado). Para mais há uma data de tópicos correntes sobre o Petróleo...

Enfim, estas trocas de posts só distraiem do essencial.
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por ahugo » 1/5/2008 0:13

... o Marco esta foi a minha estreia e só queria dar o meu contributo.
Mas já me apercebi que contigo não vale a pena quando tu dizes se eu estou a espera que se corrija as bombas em tempo real.
...acho que está tudo dito.

Foi a minha estreia, mas tambem a minha saída.

...desculpem qualquer coisa.
 
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por Elias » 1/5/2008 0:01

MarcoAntonio Escreveu:Mas isso altera e acrescenta o quê na discussão?
(...) Muito especialmente num tema destes onde já reina a confusão e falta de esclarecimento...


MarcoAntonio,

Acrescenta exactamente isso: esclarecimento.

Como sabes no post que criei sobre o assunto (e que já tem mais de 2 anos de existência) tenho procurado esclarecer os interessados sobre a evolução do preço do crude. Usando gráficos e valores actualizados e não apenas percepção com os consequentes enviesamentos.

Lamento que consideres que a minha intervenção não acrescenta nada.

Certamente se fosse ao contrário sentir-te-ias desconsiderado :cry:

1 abraço,
Elias
 
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por MarcoAntonio » 30/4/2008 23:51

Mas é que não tinha lido mesmo. É-me impossível ler todos os posts forum. Mas isso altera e acrescenta o quê na discussão?

Acho que só está aqui a baralhar. Centremo-nos no essencial e dispensemos o acessório. Muito especialmente num tema destes onde já reina a confusão e falta de esclarecimento...
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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por Elias » 30/4/2008 23:48

MarcoAntonio Escreveu:Elias, "ninguém" é uma forma de expressão. Falo naturalmente das massas, das pessoas em geral...


MarcoAntonio,

Tu não escreveste "ninguém".

Escreveste exactamente isto: "não me lembro de alguém reclamar e dizer: então como é, a gasolina só sobe isto? devia ter subido o dobro!"

Ora, em português corrente, "alguém" significa pelo menos uma pessoa. Acontece que "alguém" tinha reclamado sobre esse assunto.

Mais valia assumires que não tinhas lido o post :mrgreen:

1 abraço,
Elias
 
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por MarcoAntonio » 30/4/2008 23:42

ahugo Escreveu::?: :?:
:?: :?:

ver link:

http://www.negocios.pt/default.asp?SqlP ... Ticker=cl1

...ok 113.72 :mrgreen:


Ahugo, já agora, não queres esperar e usar os preços da próxima sexta-feira.

O último aumento da gasolina foi ontem e provavelmente até com base em preços anteriores (o máximo não foi ontem). Portanto, já é algo "generoso" estar a usar os valores de ontem...


Nas últimas horas (durante ontem e hoje) o crude virou e está a corrigir de forma relativamente significativa. Não me digas que estás à espera que corrija também nas bombas em tempo real.

Para se fazer uma comparação justa e objectiva é preciso recorrer a prazos minimamente razoáveis e ignorar a informação que é irrelevante.
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por MarcoAntonio » 30/4/2008 23:34

Elias, "ninguém" é uma forma de expressão. Falo naturalmente das massas, das pessoas em geral...

De qq das formas, isso também não é importante, o que pretendo mostrar é como as massas funcionam psicologicamente. Porque não é importante se nas semanas x ou y subiu menos e nas z ou w subiu mais, o que é importante é verificar como sobe num prazo razoável e pesar ambas as coisas da mesma forma.

Quando sobe a menos, não é menos importante de quando sobe a mais e vice-versa.
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por ahugo » 30/4/2008 23:31

:?: :?:
:?: :?:

ver link:

http://www.negocios.pt/default.asp?SqlP ... Ticker=cl1

...ok 113.72 :mrgreen:


O West Texas Intermediate [Cot], em Nova Iorque, seguia a cair 1,65% para os 113,72 dólares por barril e em Londres, o "brent" do Mar do Norte [Cot] negociava nos 111,86 dólares por barril ao desvalorizar 1,38%. :lol: :lol: :lol:
 
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por Elias » 30/4/2008 23:21

MarcoAntonio Escreveu:Portanto, o que diz não é verdade. Pode ocorrer em determinados períodos mas isso é irrelevante. Noutros períodos devia subir mais e também não sobe (e nisso já não repara nem assinala com o mesmo enfase). Eu deixei aliás um exemplo bem claro de um desses períodos em que a gasolina subiu bem menos do que poderia ter subido para acompanhar o crude...

Nessa altura não me lembro de alguém reclamar e dizer: então como é, a gasolina só sobe isto? devia ter subido o dobro!


Tá mal... :cry:

Eu escrevi justamente sobre isso no dia 21 de Abril no outro post sobre esse tema... a dizer que a gasolina já devia estar era mais cara.
 
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por MarcoAntonio » 30/4/2008 23:13

ahugo Escreveu:... mais um exemplo

01/01/2008 ____ 100 $ valiam 68 €


30/04/2008 ____ 106 $ valem 68 €

No inicio do ano um barril custava 100 $.
Ou seja um barril de petroleo podia custar hoje 106 dolares que pagavamos os mesmos 68 euros
face a valorização do euro em relação ao dolar
mas o barril custa 112 dolares o que perfaz um aumento de cerca 5,7% do petroleo desde o inicio do ano.

Sabem quanto já aumentou o gasoleo desde o inicio do ano ???? Resp: 12,3%


Ahugo, começa a não haver paciência para estes números. As pessoas ou estão distraídas ou estão mal intencionadas. E sendo o seu primeiro post no forum estou perfeitamente à vontade para o dizê-lo pois não tem um histórico de participação portanto não posso aferir quais as suas motivações...

No inicio do ano o crude estava a 96 USD (~66 euros).

Actualmente está a 115 USD (~74 euros).

O crude subiu mais de 10% desde o início do ano, mesmo depois de cotado em euros.


(estou a considerar os valores de ontem, naturalmente)
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por ahugo » 30/4/2008 23:04

... mais um exemplo

01/01/2008 ____ 100 $ valiam 68 €


30/04/2008 ____ 106 $ valem 68 €

No inicio do ano um barril custava 100 $.
Ou seja um barril de petroleo podia custar hoje 106 dolares que pagavamos os mesmos 68 euros
face a valorização do euro em relação ao dolar
mas o barril custa 112 dolares o que perfaz um aumento de cerca 5,7% do petroleo desde o inicio do ano.

Sabem quanto já aumentou o gasoleo desde o inicio do ano ???? Resp: 12,3%
 
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Excelente Marco

por gorgo » 30/4/2008 22:57

Quando as pessoas fazem o trabalho de casa acabam as manipulações. Esta sua abordagem está muito acertada.

Apenas algumas ideias:

Não há uma relação totalmente directa entre o petróleo bruto e a gasolina, da mesma forma que o trigo impacta no pão em apenas talvez 20%. Temos de ter em conta os outros factores da produção: operação das refinarias (recursos humanos, investimentos), navios de transporte, parques de armazenamento, inflação quando se comparam períodos longos, veículos cisterna, distancia ao local de produção e consumo, custo das reservas estratégicas e claro políticas comerciais. Estes factores não evoluem na mesma lógica do crude.

Qualquer operador pode importar produtos destilados (gasóleo, gasolina) e vender em Portugal, logo se compra à Petrogal é porque esta lhe apresenta alguma vantagem. Portugal importa um navio de gasóleo todos os meses. As refinarias portuguesas são deficitárias em gasóleo e têm excesso de gasolina, logo não são eficientes.

O mercado dos destilados é liquido, faz-se cotação diária e portanto quem quizer comprar um navio de gasolina não faz indexação ao petróleo bruto mas a cotações do dia (mercado spot) desta commodity (gasolina), ou cotação à data de carga ou outro período de cotações que entendam.

A bloomberg frequentemente informa do preço do dia da gasolina reformulada nos USA, que são os grandes consumidores de gasolina e a Europa de gasóleo.

A procura de gasolina nos USA interfere nas cotações da mesma na Europa, verificando exportações regulares de gasolina da Europa para os USA.

Uma refinaria produz outros produtos como GPL, Betumes, Aromáticos, Fuel,óleos base, etc. Não será facil fazer o pricing deste mix, será sempre a procura (mercado)a definir o preço, pois se não houver procura não tem valor.
 
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por MarcoAntonio » 30/4/2008 22:01

Titleist Escreveu:Foi dito tb que era mais do que expectável que estas subidas viessem a acontecer, a forma como as mms são exploradas (politicamente e jornalisticamente) é que por vezes "incendeiam" nais a opinião pública. O esclarecimento factual não é feito, são enviados dados para o ar, sem se proceder á devida análise dos mms e sem introduzir nos mms factores que possivelmente ajudariam mais facilmente a percebermos o pq das coisas.


Ora nem mais. E é a razão destes meus posts...

Os números estão alcance de todos, as contas e as comparações são apenas ligeiramente trabalhosas... mas são acessíveis e relativamente fáceis de fazer.

Trabalho para esclarecer as pessoas, mostrar os numeros verdadeiros às pessoas há muito pouco. Mostrar o real porquê, mostrar como nos situamos realmente no panorama europeu... muito pouco!

Apenas aproveitamente jornalistico e político. Porque a confusão e a polémica "vendem"!
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2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
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3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por Titleist » 30/4/2008 21:52

Vim agora de ver uma peça e respectivo comentário no jornal da 9 na SIC Noticias, apresentado e conduzido pelo excelentissimo jornalista Mario Crespo.

O assunto foi como seria de esperar, o aumento do preço dos combustiveis em Portugal e a forma como o mm se reflecte na nossa economia. O convidado, excelente tb (não me recordo o nome), era um jurista especialista em assuntos petroliferos.

Em relação ao aumento do preço, ele fez referência aquilo que o Marco vem dizendo, ou seja, os nossos combustiveis são dos mais caros devido à enorme carga fiscal.

Mas disse tb e por forma a desmistificar a ideia de que em Portugal sobe sempre mais do que nos outros paises, deu o exemplo da % de subida da gasolina de 2006 para 2007, sem impostos e que, foi em média de 30% na Europa e de "apenas" 19% em Portugal.

A comparação com a nossa vizinha Espanha surgiu naturalmente e outros factores foram indicados como decisivos para a diferença de preço ainda assim existir : concorrência (mais de um refinador), fiscalização da ADC mais rigorosa, politica de transportes mais virada para os distribuidores, etc.

A relação Estado maior accionista do único refinador existente em Portugal (GALP) tb acaba por ser um factor que leva á suspeição, uma vez que o conflito de interesses é óbvio.

Foi dito tb que era mais do que expectável que estas subidas viessem a acontecer, a forma como as mms são exploradas (politicamente e jornalisticamente) é que por vezes "incendeiam" nais a opinião pública. O esclarecimento factual não é feito, são enviados dados para o ar, sem se proceder á devida análise dos mms e sem introduzir nos mms factores que possivelmente ajudariam mais facilmente a percebermos o pq das coisas.

1 abraço
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por MarcoAntonio » 30/4/2008 21:39

E não estou a dizer que a situação em Portugal é um mar de rosas. Não falta qualquer objectividade na minha apresentação, tanto mais que em cima pode ver os preços e comparar com o resto da Europa.

É fácil de ver porque é que é mais cara e com que países mais nos diferenciamos.


E também é fácil de perceber a razão de tanto alarido: o facto de sermos vizinhos da Espanha que está no polo oposto criando um enorme contraste e levando as pessoas a julgar que somos uma espécie de excepção.

Por detrás de todo este alarido estão concerteza aqueles que mais saiem prejudicados com isto: as gasolineiras e os consumidores.

Agora, o que é desnecessário é por a Autoridade da Concorrência a perder tempo a investigar o que é óbvio: a razão da diferença de preços.

Sería mais útil pressionar o governo para alterar a política de taxação dos combustíveis, sendo certo que se aliviarem aí, "cobrarão" noutro lado qualquer. Ele tem de vir de algum lado...
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por MarcoAntonio » 30/4/2008 21:31

zigzag1000 Escreveu:bom o sr marco antonio vai-me desculpar mas eu acho que algo se passa,pois tenho acompanhado a evolução do preço do crude e mal saem as noticias de novos maximos historicos e é sempre a subir 2 a 3 centimos mas quando é ao contrario nem chega a ser 1 centimo pois usam as 3 casas decimais.em março o crude esteve a preços de fevereiro mas nos postos isso não se constatou e se quiser eu tenho facturas de gasoleo com datas para comprovar.eu tenho bombas da gasolina perto de mim que neste momento chegam a fazer 11 centimos de diferença o litro de gasoleo, esso em relação a galp e bp.agora já deve saber porque a galp comprou a esso e ficou com os postos que eram do carrefour agora continente.mas pronto isto é o que eu acho.as pessoas qeriam os combustiveis livres para haver concorrencia ai a tem galp - bp tomaram conta do negocio.resta a repsol com 2 centimos menos.


Zigzag, isso é uma falácia psicológica. É fácil cairmos nesse raciocínio pois reparamos sempre no que nos prejudica e nem sempre reparamos no que nos benefícia.

Se o crude desce mas o Euro sobe, só reparamos que o crude desceu. Se a gasolina sobe reparamos logo, quando desce já nem sempre reparamos ou damos o devido valor.

Se o que diz fosse verdade, então o preço base da gasolina tinha de subir mais que o preço do crude.

Ora, isso não acontece. Até tem subido ligeiramente menos!



Portanto, o que diz não é verdade. Pode ocorrer em determinados períodos mas isso é irrelevante. Noutros períodos devia subir mais e também não sobe (e nisso já não repara nem assinala com o mesmo enfase). Eu deixei aliás um exemplo bem claro de um desses períodos em que a gasolina subiu bem menos do que poderia ter subido para acompanhar o crude...

Nessa altura não me lembro de alguém reclamar e dizer: então como é, a gasolina só sobe isto? devia ter subido o dobro!


O facto é este: em cerca de dois anos o crude subiu 35~40% quando cotado em euros, o preço base da gasolina no mesmo período subiu 33%. Mas "toda a gente" protesta, que algo de estranho se passa e que para subir sobem sempre e para descer não descem...

Mas pegamos nos números e perguntamos: mas afinal onde está essa subida anormal? Não está em lado nenhum: é psicológica.


Quando comparado com o resto da europa, o preço base teve uma subida ligeira nos últimos anos, muito ligeira (estamos a falar de 1 ou 2 centimos).

E mais significativo que isso foi o nosso afastamento em termos de impostos, com o IVA a subir e com o ISP a subir vários centimos com os diversos ajustes ao longo dos anos. Se há alguma coisa a culpar é a uma política de taxação agressiva e pouco simpática para o consumidor (que contrasta logo com a de Espanha, nossa vizinha, que está no polo oposto). Ainda assim, a nossa política de taxação não é nada de extraordinário no universo europeu, há países que estão piores...
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por zigzag1000 » 30/4/2008 21:19

bom o sr marco antonio vai-me desculpar mas eu acho que algo se passa,pois tenho acompanhado a evolução do preço do crude e mal saem as noticias de novos maximos historicos e é sempre a subir 2 a 3 centimos mas quando é ao contrario nem chega a ser 1 centimo pois usam as 3 casas decimais.em março o crude esteve a preços de fevereiro mas nos postos isso não se constatou e se quiser eu tenho facturas de gasoleo com datas para comprovar.eu tenho bombas da gasolina perto de mim que neste momento chegam a fazer 11 centimos de diferença o litro de gasoleo, esso em relação a galp e bp.agora já deve saber porque a galp comprou a esso e ficou com os postos que eram do carrefour agora continente.mas pronto isto é o que eu acho.as pessoas qeriam os combustiveis livres para haver concorrencia ai a tem galp - bp tomaram conta do negocio.resta a repsol com 2 centimos menos.
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por MarcoAntonio » 30/4/2008 21:16

Um panorama do preço da gasolina na Europa, em Dezembro de 2007.

Entretanto subiu 7 ou 8 centimos acompanhando a subida de crude que anda por máximos históricos quando cotado em Euros.


Estamos um pouco acima da média europeia mas perfeitamente dentro do universo, dentro da realidade europeia.

Uma taxa de IVA de 21% (não é a pior), um ISP de 0.583 euros (também não é o pior) e um preço base de 0.552 euros (que também não é o pior).


Agora, um dos grandes dramas é este: um dos países que regista as maiores diferenças é precisamente a nossa vizinha Espanha. Se estivessemos colados à Holanda certamente não haveria metade do alarido.

Contudo, esta diferensa tremenda para Espanha (que resulta de uma diferença astronómica no ISP e de um IVA mais baixo em 5% também) complica a vida a quem trabalho neste sector, nomeadamente as associações dos postos abastecedores que é quem tem estado na linha da frente das reclamações...

Mas está bom de ver que a diferença de preços não se deve à GALP ou a outro qualquer fantasma semelhante.

A diferença de 1 centimo no preço base é irrelevante.

A diferença está na política de impostos sobre combustíveis entre os diversos países. Portugal faz parte do grupo dos mais "penalizadores" e a Espanha é precisamente a segunda menos penalizadora da Europa dos 15. Uma diferença que também não é de agora mas que tem-se vindo a agravar ligeiramente...

Os ajustes do ISP estão mais ou menos de acordo com o efeito da inflacção (alguns países têm optado por não o aumentar) e em cima disto a nossa taxa de IVA subiu, primeiro para 19% e depois para 21%.
Anexos
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por MarcoAntonio » 30/4/2008 20:58

Mais uma achega: o preço base da gasolina (antes dos impostos) tem estado relativamente estável em comparação com o resto da Europa. Por norma está mais cara 1-2 centimos ao longo dos últimos anos (eventualmente até há razões para em Portugal ser ligeiramente mais cara).

Seja como for, essa diferença é pequena e tem estado mais ou menos estável, pelo que em Portugal não se está a passar nada que não se esteja a passar no resto da Europa.

Para algo de anormal se passar, então essa diferença tinha de aumentar de forma significativa.



E para recuar mais do que uns meses, há sensivelmente dois anos atrás o preço base da gasolina 95 (antes dos impostos portanto) estava nos 0.46 centimos por litro, tendo assim subido 33%.

O crude, no mesmo prazo, subiu cerca de 35~40%.





A verdade é que não me parece de todo que haja alguma coisa para investigar.

Mas as vozes são tantas, a desinformação é tanta, são e-mails para trás e para a frente, posts nos mais diversos foruns, de uma forma geral assentes em pressupostos errados e números completamente falsos que a Autoridade da Concorrência tem de responder de alguma forma...

Enfim, é tempo perdido e dinheiro gasto desnecessariamente porque eu não vejo sequer onde está a base para a investigação.

A culpa?

A culpa é de quem anda a espalhar desinformação, fazendo desta forma que os organismos do Estado gastem tempo e dinheiro dos contribuintes de forma claramente desncessária!
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por MarcoAntonio » 30/4/2008 20:40

Nyk Escreveu:Autoridade da Concorrência investiga subida dos combustíveis
A Autoridade da Concorrência anunciou que vai analisar a situação dos sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis líquidos que se têm verificado em Portugal este ano, em resposta a um pedido nesse sentido feito pelo Ministério da Economia e da Inovação.

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Carla Pedro
cpedro@mediafin.pt



A Autoridade da Concorrência anunciou que vai analisar a situação dos sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis líquidos que se têm verificado em Portugal este ano, em resposta a um pedido nesse sentido feito pelo Ministério da Economia e da Inovação.

"O senhor ministro da Economia e da Inovação solicitou hoje à Autoridade da Concorrência (...) que analisasse a situação dos sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis líquidos que se têm vindo a verificar em Portugal desde o início de 2008, tendo em vista apurar se a formação dos preços a retalho destes combustíveis se está a desenvolver de acordo com as regras do mercado e de uma sã e livre concorrência", relembra a AdC em comunicado.

De acordo com o documento, a entidade liderada por Manuel Sebastião "irá corresponder, com urgência, à solicitação que lhe foi dirigida, sem prejuízo de continuar a monitorizar o mercado dos combustíveis líquidos, que tem vindo a efectuar nos últimos anos, e de modo a poder responder com clareza às interrogações que se têm levantado sobre o assunto".

Desde o início do ano, a gasolina aumentou 6,7% nos postos de abastecimento nacionais e o gasóleo registou uma subida de 12,3%.



Infelizmente tem havido muita desinformação em torno deste assunto. Culpam-se todos e mais alguns, ora é o governo, ora a galp, ora sei lá o quê...

A gasolina sobe, o que não agrada a ninguém, e portanto há que encontrar bodes espiatórios.



Preço do Crude nos Mercados Internacionais:

Dezembro/2007
96 USD (=66 euros)

Actual
115 USD (=73 euros)

Subida de ~10.6%.




Preço da Gasolina 95 fora impostos, impostos, total:

Dezembro:
0.552 euros/litro + 0.821 euros/litro = 1.373 euros/litro na bomba


Maio (preço actual, estimativas):
0.615 euros/litro + 0.834 euros/litro = 1.449 euros/litro na bomba



A subida do preço base é de 11.4% ao longo destes cerca de 4 meses, mais ou menos em linha com a subida do crude nos mercados internacionais.




Já agora, mais uma pequena nota: entre 4 de Janeiro e 18 de Abril a gasolina 95 subiu uns meros 1.4 centimos. No mesmo prazo o crude subiu de 98 USD para 117 USD (de 66 para 74 euros).

Existem alguns desfasamentos que me parecem naturais, mas da mesma forma que há periodos que sobe aparentemente mais do que devia, noutros periodos também menos.

No geral a subida parece-me estar em linha com a subida do crude nos mercados internacionais.
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por Nyk » 30/4/2008 20:09

Autoridade da Concorrência investiga subida dos combustíveis
A Autoridade da Concorrência anunciou que vai analisar a situação dos sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis líquidos que se têm verificado em Portugal este ano, em resposta a um pedido nesse sentido feito pelo Ministério da Economia e da Inovação.

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A Autoridade da Concorrência anunciou que vai analisar a situação dos sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis líquidos que se têm verificado em Portugal este ano, em resposta a um pedido nesse sentido feito pelo Ministério da Economia e da Inovação.

"O senhor ministro da Economia e da Inovação solicitou hoje à Autoridade da Concorrência (...) que analisasse a situação dos sucessivos aumentos dos preços dos combustíveis líquidos que se têm vindo a verificar em Portugal desde o início de 2008, tendo em vista apurar se a formação dos preços a retalho destes combustíveis se está a desenvolver de acordo com as regras do mercado e de uma sã e livre concorrência", relembra a AdC em comunicado.

De acordo com o documento, a entidade liderada por Manuel Sebastião "irá corresponder, com urgência, à solicitação que lhe foi dirigida, sem prejuízo de continuar a monitorizar o mercado dos combustíveis líquidos, que tem vindo a efectuar nos últimos anos, e de modo a poder responder com clareza às interrogações que se têm levantado sobre o assunto".

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por Beer_Goggles » 30/4/2008 19:16

esta aqui uma solução interessante para o problema , pena é que o homem foi assassinado

http://www.youtube.com/watch?v=h_AuZTfl ... re=related

e para os que neguem isto a partida pesquisem bem pois já há muita gente com bons resultados a separar o hidrogenio do oxigenio com pouca eletricidade , é só procurar no youtube
 
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por Nyk » 30/4/2008 18:52

ANTRAM considera "insustentável" a subida dos combustíveis e "fundamental" a redução do ISP
O presidente da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), António Mousinho, considerou hoje "insustentável" a situação criada pelo aumento do preço dos combustíveis e "fundamental" a redução do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).

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Jornal de Negócios com Lusa


O presidente da Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), António Mousinho, considerou hoje "insustentável" a situação criada pelo aumento do preço dos combustíveis e "fundamental" a redução do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP).

"A redução do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos é a medida fundamental. Isto é uma situação insustentável, o preço do gasóleo sofreu um aumento substancial de 50% no último ano e vai continuar a aumentar", frisou António Mousinho.

De acordo com o presidente da ANTRAM, os combustíveis representam um "peso muito grande", cerca de 40%, dos custos deste sector de transportes, pelo que, defende, "é óbvio" que o aumento do seu preço vai repercutir-se nos consumidores e na consequente degradação de todo o quadro económico.

Por isso, além da redução do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos, António Mousinho defende também que o Governo tem de diferenciar os custos com combustíveis entre particulares e profissionais, dando mais competitividade às empresas portuguesas.

"Em 2007, seis por cento do mercado global português transferiu o consumo de combustíveis para Espanha. Mas a grande questão é que ainda há espaço de manobra [do Governo]. A política fiscal é cega, porque não distingue os usos particulares dos profissionais e assim pagam o mesmo tanto aqueles que andam de mota de água como as empresas. Isto não tem sentido nenhum", sublinhou.

António Mousinho lembra que em média as empresas espanholas pagam menos 20% de Imposto sobre os Produtos Petrolíferos do que as portuguesas, que desta forma perdem competitividade.

O responsável realça a importância destas medidas, uma vez que "o aumento do preço do barril para mais de 120 dólares ainda não se fez sentir mas vai repercutir-se dentro de algumas semanas".

Os preços dos combustíveis nos postos de abastecimento da Galp e da BP subiram por litro desde a meia-noite três cêntimos na gasolina e dois cêntimos no gasóleo, uma subida que a Associação Nacional dos Revendedores de Combustíveis (ANAREC) antecipou terça-feira e considerou "absolutamente escandalosa".

Esta foi a 14ª subida dos preços desde o início do ano.
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