Caldeirão da Bolsa

Galp...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

.

por Guzziman » 12/1/2007 20:06

Parece-me que se misturam coisas que não são passíveis de misturar:

1- Mercado Capitais;
2- O dia a dia do negócio.

1- Mercado Capitais - Na Galp é notório um movimento de acompanhamento correlacionado com o do custo do crude, mas não está indexada à evolução do mesmo.
O crude e está a ser mto bem explorado num outro tópico, está num momento complicado, pressionado em baixa face aos 53 dolares barril.

Mas o problema Galp em bolsa não se prende com compras de barril cada vez mais barato e venda na bomba a valor sempre igual... esse faz parte do resultado líquido da empresa que no final de 2007 será apurado.

Agora, é lógico que dos 5.8 aos 6.90 a margem de lucro é enorme. Aliviar é bom no longo prazo, mas não saiu notícia de nenhum investidor de peso a sair ...

No passado sim, ouve, mas a entrar, a tomar posição no título. A desvalorização do título não foi efectuada com volume. Vejam-se os volumes na ascensão entre 5.8 e 6.20 por exemplo, os quais foram sempre em peso.

Concluo que a correcção é apenas uma natural troca de mãos e novas oportunidades de entrada em cena de novos investidores.

Entrei desde Outubro na PRiv, mantenho todas e entrei nesta correcção porque me pareceu termos entrado num mini panic sell e são excelentes oportunidades esses mini panic.

Pena que não tenha conseguido aguentar e compreender que a acção viria a 6.30 !

Agora, a coincidência de más noticias, essa sim é constante ... é a típica, em que todos querem dar a facadinha qd encontram alguém em desgraça :)

Gostava de ter visto o Millennium assumir o PT de 6 euros / acção no dia em que a Galp fez o máximo do ano nos 6.9*, a isso sim, daria valor, não quando a desgraçada caiu até 6.3*.

Enfim, são as casas de investimento k temos! daí os price para mta gente valerem o k valem.

2- Dia a dia do negócio,
Em gestão as medidas correctivas à orientação estratégica da empresa não se visualizam no dia seguinte.

O ter descoberto um poço petróleo, o ter celebrado um bom contrato com cliente ou fornecedor, as sinergias de uma fusão por ex ...

Assim sendo, o valor contabilistico de uma acção não tem de acompanhar o valor das acções. exemplos ? Altri !!! maiores ? a Coca Cola... a Amazon ... Google...

A culpa do crude estar a 53 euros pode ser do inverno ameno, mas calma, é apenas um factor anormal a ajudar ao descalabro, mas se virmos os gráficos... o último pico do custo do barril esteve em pleno verão...
e nessa altura não são necessários caloríficos... mas tb não é do ar condicionado!

A minha carteira está carregada, atestada e superlotada de Galps, e não sinto receio. Sinto-me mais preocupado com a pequena exposição que mantenho em Cofinas por exemplo.

Boas curvas,
Guzziman
"A iliteracia do século XXI, não se refere àqueles que não sabem ler e escrever, mas àqueles que não sabem, aprender, desaprender e reaprender".
Alvin Toffler

Registado: 16/9/2003 22:39

por vitor79 » 12/1/2007 19:35

Não percebo isto.
Estive a pensare é assim.
Então estes gajos da Galp compram o crude muto mais barato, vendem a gasolina ao mesmo preço ou quase.
Conclusão lógica. Os lucros vão disparar.
O que é que se vê nas acções, descem.
Alguem me explica isto?
A Tendência é Nossa Amiga.

Registado: 9/12/2006 20:01

por artista_ » 12/1/2007 19:26

Mais um dia fraco, mais um dia com um Price Target abaixo da cotação... parece que não há mal que lhe não venha, ainda assim vai resistindo!

E pode ser que tenha sido por ser sexta-feira... :) :) esta gente "agarra-se" a cada uma :mrgreen: :mrgreen:

Bom fim de semana

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 12/1/2007 14:46

valves Escreveu:Boas noites mais uma vez alerto para o facto do dia 23 não ter particular significado na cotação da Galp os investidores têm que perceber que tem havido alguma pressão sobre a Galp nos ultimos dias por causa da queda do preço do crude e mesmo assim ela tem -se aguentado bem com compras da " Parpublica " etc etc . Em outras OPV´S como por exemplo na Brisa em 1998 - eu estava pessoalmente investido - nesse dia " 23 " não só a cotação se aguentou como até houve alguma subida - portanto não há razão para qualquer panicos por causa do dia 22

Em primeiro lugar acho que talvez me tenha enganado quando pensei que as quedas dos últimos dias se deviam em muito a esse dia "22" (ou 23, já não sei?!) embora alguns investidores tenham vendido a pensar já nele e possam ter contribuido parece-me que a queda violenta do petróleo terá sido a razão de peso para essas quedas...

Respondendo ao Valves, a questão não é no próprio dia é antes desse dia porque com a entrada das novas acções há muitos investidores a sairem para entrarem mais baixo quando essas novas acções forem admitidas à cotação... não me lembra o que aconteceu com a Brisa, embora também tivesse ido à sua IPO, mas com a EDP a cotação caiu antes do "seu dia 22" e subiu nesse dia!

Vodka7 Escreveu:Artista, desculpa lá, mas já não sei quantas vezes repetiste o dia "22", tens algum objectivo com isso?

Penso que o pessoal já está alertado para esse dia, que sim, é dia 23.

Pretendes instalar o panico de venda para comprares em baixa, se é que o forum consiga alguma influencia na cotação?!

Caro Vodka7, eu sei que aqui no forum a grande maioria das pessoas dizem o que sabem, o que não sabem, o que pensam e o que não pensam para defender os seus investimentos... não espere isso de mim, eu posso enganar-me mas digo sempre o que penso e sabe porquê? porque aqueles que não o fazem enganam-se sobretudo a si próprios!

Tenho 5410 acções da Galp, todas da tranche de pequenos subscritores (8 vezes 600 mais 610, o meu pai foi o "sortudo" que teve mais 10 que todos os outros) neste momento não tenho qualquer capital disponível para entrar na Galp ou noutro investimento qualquer e penso vender a curto prazo algumas das acções que tenho da petrolifera... como vê o meu único interesse é que elas subam, até aos 10, 20 ou 30 euros se fosse possível!

por mcstreet » 12/1/2007 1:00

também me parece que esta reacção da GALP demonstra que não é a questão dos pequenos subscritores que a fez descer nos últimos tempos, embora julgasse ser o factor principal... o preço do crude parece ter muito mais influência na cotação do que o famoso 23 de janeiro.. e afinal com aquela subida contínua (17-18%) mais dia menos dia tinha que haver uma correcção (9%), e quanto maiores são as subidas mais risco há que as correcções também o sejam..

Registado: 28/4/2006 17:30

por valves » 12/1/2007 0:53

Boas noites mais uma vez alerto para o facto do dia 23 não ter particular significado na cotação da Galp os investidores têm que perceber que tem havido alguma pressão sobre a Galp nos ultimos dias por causa da queda do preço do crude e mesmo assim ela tem -se aguentado bem com compras da " Parpublica " etc etc . Em outras OPV´S como por exemplo na Brisa em 1998 - eu estava pessoalmente investido - nesse dia " 23 " não só a cotação se aguentou como até houve alguma subida - portanto não há razão para qualquer panicos por causa do dia 22

Cumpts
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Vodka7 » 11/1/2007 23:51

Artista, desculpa lá, mas já não sei quantas vezes repetiste o dia "22", tens algum objectivo com isso?

Penso que o pessoal já está alertado para esse dia, que sim, é dia 23.

Pretendes instalar o panico de venda para comprares em baixa, se é que o forum consiga alguma influencia na cotação?!

Registado: 10/11/2005 21:53

por artista_ » 11/1/2007 23:33

Ertai Escreveu:6.30€ pode a partir de agora servir de suporte, e da maneira como subiu no fecho de hoje, amanhã poderemos continuar com este rebound (se com o crude não acontecer outra desgraça).

Não sei se continuará o reboud, acredito que sim mas é sexta-feira e até me parece mais provável uma consolidação mas também me parece que só uma conjugação de forte queda do petróleo com o dia "22" (acho que é 22 e não 23?!) poderá fazer quebrar o suporte dos 6.30... duvido que isso aconteça mas!?....

bons negócios

por Banbino » 11/1/2007 22:04

Atenção à abertura amanhã.
Fecho DOW 0,58%
Fecho nasdaq 1,04%
fecho crude fut. -3,55%
«Hà mais problemólogos que solucionólogos» by:Mafalda

Registado: 5/10/2006 13:56

por Ertai » 11/1/2007 21:27

Para já não é que aconselhe a deixarem-se ficar até dia 23 (2ªfeira) mas pelo menos parece-me que formamos um suporte que pode servir já de base à AT nos próximos meses.

6.30€ pode a partir de agora servir de suporte, e da maneira como subiu no fecho de hoje, amanhã poderemos continuar com este rebound (se com o crude não acontecer outra desgraça).

Registado: 11/5/2003 12:11

por jeso » 11/1/2007 19:20

artista Escreveu:Parece cada vez mais sustentada a curto prazo, vamos ver se não faz novos mínimos até ao famigerado dia 22...

Não te esqueças que no "famigerado 22" também vai haver algum forcing de vendas do papel que é liberado nessa data. No entanto deve estabilizar em pouco tempo. :?:

Registado: 24/6/2006 12:52

por artista_ » 11/1/2007 16:16

Parece cada vez mais sustentada a curto prazo, vamos ver se não faz novos mínimos até ao famigerado dia 22...

por Semitela » 11/1/2007 11:24

OPEC's President Urges Group to Comply With Oil Cuts (Update4)

By Andy Critchlow

Jan. 11 (Bloomberg) -- OPEC's president, describing crude oil's plunge to $53 a barrel as ``unacceptable,'' urged members to comply with pledged production cuts.

``It's very difficult to have 100 percent compliance, but we need to make the cuts that we have agreed,'' Mohamed al- Hamli, who is also the oil minister of the United Arab Emirates, said in a phone interview from Abu Dhabi.

The Organization of Petroleum Exporting Countries, the producer of 40 percent of the world's oil, agreed in the fourth quarter to cut output by 1.7 million barrels a day by Feb. 1. Al-Hamli said that consultations among ministers about falling prices are ``ongoing.''

West Texas Intermediate crude oil for February delivery fell as much as $1.08, or 2 percent, to $52.94 a barrel in after-hours electronic trading on the New York Mercantile Exchange. Oil recovered ground after al-Hamli's comments, and was trading at $53.82 at 9:50 a.m. in London.

OPEC's attempts to keep prices from falling below its unofficial target of $60 a barrel have failed after mild weather in the U.S. weakened demand this winter in the world's biggest oil consuming country. Prices are 32 percent below the record of $78.40 reached on July 14, which may cause some oil producers to reduce 2007 spending plans.

More Cuts Needed

``OPEC probably will need to cut more,'' Jean-Bernard Guyon, director general of Global Gestion France, said in a phone interview from Paris today. ``I would say another 500,000 barrel-a-day cut may be necessary, depending on the weather and the reaction in the market in February.''

The U.A.E.'s state-run Abu Dhabi National Oil Co. has already been instructed to implement its share of the OPEC cuts, al-Hamli said. The Persian Gulf state is OPEC's third- largest oil producer after Saudi Arabia and Iran.

Saudi Aramco, the world's largest state oil company, will make the biggest cut in exports to Asia in two years as part of OPEC's attempts to stem a 12 percent slide in prices this year.

Aramco informed South Korean refiners that supplies will be cut by between 11 percent and 14 percent in February, said refinery officials, who asked not to be identified because of confidentiality agreements with the company. Refiners in Japan will receive between 10 percent and 12 percent below contracted volumes, the officials said.

Qatar Already Cut

Qatar's oil minister Abdullah bin Hamad al-Attiyah said Jan. 9 the Gulf state had brought forward February cuts to stem falling prices. OPEC's Spokesman Omar Farouk Ibrahim said Tuesday that it was likely other members would follow suit.

Inventories of distillate fuel, a category that includes heating oil and diesel, surged 5.4 million barrels to 141 million in the week ended Jan. 5, the biggest gain since January 2004, the Energy Department reported yesterday. Gasoline supplies rose 3.76 million barrels to 213.3 million.

``We can't control the weather in the U.S.,'' al-Hamli said. ``We need to see what impact the February cuts will have on the market.'' He said the group has no plans at this moment to move forward its next quota setting meeting scheduled in March.

Snow in New York City yesterday, the first this winter, was the latest since records began in 1869.

To contact the reporters on this story: Andy Critchlow in Abu Dhabi on at acritchlow1@bloomberg.net

Registado: 19/10/2006 9:36

por artista_ » 11/1/2007 10:57

Parece que está a reagir... os líderes da OPEP já disseram o é inaceitável o preço do crude a 53 dólares, deve ser por isso!!!

Talvez tenha feito um mínimos relativo mas ainda há muita coisa para provar...

por jeso » 11/1/2007 10:53

Está uma verdadeira sangria.
Penso que só volta a subir a partir do dia 22.(Oxalá) :?

Registado: 24/6/2006 12:52

...

por afonsinho » 11/1/2007 0:47

O que está a acontecer à galp já não tem só a haver com os PS... mas foi um bom negócio para os PG, fez-se bom dinheiro em 2 meses para quem soube vender, alguns melhor... outros piores. Mas mesmo os que vendam agora fazem um bom lucro para 2 meses de investimento. E os PS se quiserem, também vão vender a ganhar, se calhar não tanto como desejavam... mas isso já são outras histórias. Não vejo onde foi um risco ou mau negócio este.

Sinceramente acho que a empresa tem muito para onde crescer e é bastante atraente a longo prazo. Não vou vender as minhas PS... e em principio até vou reforçar.

Registado: 3/9/2006 1:50

por artista_ » 10/1/2007 18:53

Ainda assim a Galp tem sido para mim uma desilusão, é a pior performance de uma IPO do estado e a continuar assim ainda chega ao dia 22 a rondar o preço a que foi para o mercado!!!

Muitas vezes estes inícios são falsos e os títulos seguem caminhos bem diferentes no futuro mas eu não gosto muito de riscos e não penso "pagar para ver"...

Bons negócios

por tunes » 10/1/2007 16:35

Vou aproveitar para reforçar visto que apenas fiquei com 120 acções na OPV :lol:

O complicado vai ser adivinhar o fundo...

Registado: 21/12/2004 12:46

por vitor79 » 10/1/2007 16:31

A Baixa do petrole é passageira, pelo menos em minha opinião.
Todos os factores de produção coninuam lá, assim como todos os problemas Geopoliticos.
A ver pela previsão dos climatologitas mais respeitados 2007 será um dos anos mais quentes de sempre.
Assim com uma emperactura boa de inverno gastasse menos petroleo, mas om uma temperactura mais elevada de verão, gastar-se-á muito mais petroleo.

Por isso continuo com boas excpectativas referentes a esta acção.

por artista_ » 10/1/2007 16:13

RMDDS Escreveu:Está-se a aproximar o prazo para venda dos pequenos investidores... É o costume, por isso é que não confio na galinha dos ovos de ouro que alguns apregoam relativamente às OPV's e dificilmente entro numa.

Em primeiro lugar, em OPV's iniciais do estado a Galp deve ser a que está a ter pior performance de todas.

Em segundo lugar, ainda assim quem comprou na tranche dos Peq. Subscritores tem actualmente um ganho potencial muito superior a 10%, é mau?? mesmo que venha para os 6 euros o ganho é de cerca de 10%...

É claro que tb não gosto de ver a cotação a cair como está e não poder fazer nada, porque só as posso vender apartir de dia 22, mas tirar conclusões dessas parece-me muito exagerado...

bons negócios

por JOGO2006MARKITOS » 10/1/2007 14:32

Desde o início da OPV que este comportamento era apregoado por alguns, a baixa do petroleo só vem antecipar o inevitavel. Na minha opinião ainda vai baixar dos 6€ no curto-prazo.

Registado: 20/11/2006 23:09

por vitor79 » 10/1/2007 13:17

Agora não posso sair, PS, por isso estou a ensar em reforçar lá para dia 22 ou 23.
Depois deve ser a subir.

por jabreu » 10/1/2007 13:17

isso não interessa pq ele não baixam o preço dos combustiveis...

Este país é uma vergonha
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio

Registado: 18/8/2004 12:26

por mcstreet » 10/1/2007 12:58

para além disso o OIL continua em queda...

Registado: 28/4/2006 17:30

por GONZO » 10/1/2007 12:44

Alguém poderá colocar um gráfico? Obrigado.

Registado: 24/8/2005 22:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], Luzemburg, Opcard, Phil2014, rg7803 e 59 visitantes