BCP - Tópico Geral
richardj Escreveu:Storgoff Escreveu:Sera que a semelhança do anterior AC estara a fazer o patamar que o vai levar a nova descida vertiginosa?
sim, por alguns motivos:
não se avizinham lucros no médio longo prazo
os resultados financeiros vão continuar a pesar no longo prazo
o dinheiro adquirido do aumento de capital é para tapar buracos, não para investir...
Infelizmente acho que tens razão...
- Registado: 5/8/2011 10:28
Storgoff Escreveu:Sera que a semelhança do anterior AC estara a fazer o patamar que o vai levar a nova descida vertiginosa?
sim, por alguns motivos:
não se avizinham lucros no médio longo prazo
os resultados financeiros vão continuar a pesar no longo prazo
o dinheiro adquirido do aumento de capital é para tapar buracos, não para investir...
Figueiraa1 Escreveu:artista Escreveu:Bom post Sergio, os stops são uma espécie de seguro. O que vamos perdendo é o que temos de pagar para garantir que nunca ficaremos "agarrados", por exemplo, a um BCP. Mas o BCP é apenas um entre muitos outros, há tantos títulos que nunca mais recuperam que as probabilidades de um dia "cairmos na ratoeira" são enormes. E ainda se tornam maiores quando a grande maioria dos investidores inexperientes, vende assim que está a ganhar alguma coisa, mas não vende quando está a perder!![]()
Já agora deixo aqui algo que já escrevi há uns anos sobre stops:
http://sobe-e-desce.blogspot.pt/2008/10 ... -loss.html
Artista
Bom dia
Não encontrei no teu blog - 4.1 Pontos de entrada - A referência
Será possível indicares onde se encontra essa parte?
Abraço
Essa parte acabei por a perder um dia porque um utilizador me pediu para retirar de lá uma resposta que tinha dado. Eu não sei bem o que fiz, mas sei que na última vez que tentei não consegui recuperar o artigo. De qualquer forma "A referência" é o índice, como eu só invisto em Portugal (investia na altura em que o escrevi, hoje ando a tentar alargar os horizontes que isto por cá "já é chão que deu uvas") era uma análise ao Psi20...
Basicamente, construí uma escala de cores na análise do índice que me indicava o maior ou menor risco que este apresentava, e que determinava o posicionamento que deveria ter! As cores tinham a ver com as tendências que o índice apresentava (curto, médio, longo prazo). Para ser sincero, deixei de usar esta escala e tornei-me bem mais flexível em relação a essa referência, uso-a de uma forma intuitiva, mas não tenho de seguir à risca o que as cores me indicam. Podes ver um exemplo de uma escala aqui, mas o blogue tem muitas análises ao psi, todas com a escala das cores...
Há muito tempo que ando para colocar lá o resto da minha estratégia, por falta de tempo e se calhar de motivação para, tem ficado adiado... mas é possível que este ano venha a ter bem mais tempo do que tenho tido!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Entrada do estado
Bom dia!
Qual é o efeito de uma eventual entrada do estado? O que acontece ás/aos, acções/acionistas?
Para alem de isso acontecer a um preço muito baixo quais são os outros pontos a ter em conta?
Obrigado
Qual é o efeito de uma eventual entrada do estado? O que acontece ás/aos, acções/acionistas?
Para alem de isso acontecer a um preço muito baixo quais são os outros pontos a ter em conta?
Obrigado
- Registado: 1/11/2011 23:11
artista Escreveu:Bom post Sergio, os stops são uma espécie de seguro. O que vamos perdendo é o que temos de pagar para garantir que nunca ficaremos "agarrados", por exemplo, a um BCP. Mas o BCP é apenas um entre muitos outros, há tantos títulos que nunca mais recuperam que as probabilidades de um dia "cairmos na ratoeira" são enormes. E ainda se tornam maiores quando a grande maioria dos investidores inexperientes, vende assim que está a ganhar alguma coisa, mas não vende quando está a perder!![]()
Artista
Bom dia
Não encontrei no teu blog - 4.1 Pontos de entrada - A referência
Será possível indicares onde se encontra essa parte?
Abraço
A Woman is the most valuable asset a man will ever own, it's only a shame that some of us only realise that when she is gone..
Caríssimos.
Apenas para deixar registado a minha visão para o BCP no curto prazo, podem ver mais no meu último posto no blogue Careca da Bolsa
Deixo também a imagem para vossa análise.
Apenas para deixar registado a minha visão para o BCP no curto prazo, podem ver mais no meu último posto no blogue Careca da Bolsa
Continua o movimento descendente tendo de novo quebrado a fasqui dos 0,09€ por acção, encaminhando-se para o suporte, ou mínimo nos 0,082€, com uma queda hoje de 2,22%.
O curto prazo ou qualquer "time frame" não está nada famoso, pelo que será melhor aguardar por novos dias para fazer uma entrada, que nos permita ter mais alguma segurança no mesmo.
Deixo também a imagem para vossa análise.
- Anexos
-
- BCP_29082012.JPG (141.66 KiB) Visualizado 13727 vezes
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
- Registado: 29/11/2007 3:04
artista Escreveu:Bom post Sergio,
Obrigado.
Foi o 1º elogio que recebi

Quanto ao texto do seu blog, foi dos primeiros textos que li, logo que me "iniciei" aqui no fórum, e ainda hoje recordo.
A minha "aventura" na bolsa começou em 2010, através duma conversa de amigos, comecei por fazer uns investimentos através do BPI. Nesse ano ganhei uns trocos e, claro, entusiasmei-me, reforcei o capital, e digamos, comecei a investir forte.
Como só conseguia entrar "longo", e sem o mínimo de visão sobre o mercado accionista, a cotação do título começou a descer, descer, depois subia um pouco, depois descia mais, não tendo a mínima noção que isso é um "percurso" normal em bear market.
Depois continuava com aquele acreditar que iria recuperar ... . Acabei por encerrar com uma perda significativa.

Só por curiosidade, o título foi a Portucel, empresa que eu considero ser das tem um melhor balanço em termos de equilíbrio financeiro, endividamento, e diversificação internacional. Volvidos vários meses, só agora o título superou o preço a que vendi, continuando longe do preço que comprei.
Por tanto que tenho aprendido aqui, e porque no passado apenas me limitava a ler, sinto a "responsabilidade" de participar e partilhar estas pequenas experiências.
Abraço,
Sérgio
carrancho Escreveu:Mr-Ocean Escreveu:Há-de vir o dia porque é que os "grandes entendidos da bolsa" vêm para aqui perder o seu tempo numa cotação que deveria estar fora do PSI-20 há muito tempo...uma entidade que neste momento vale menos que o rating de Portugal...vale menos que lixo, o mesmo dizendo que vale o equivalente a *****!
Algum opinião dos "grandes cérebros" para esta opinião? A vossa fé e crença ultrapassa os ensinamentos da vossa religião...
Cumps
Ora bem, embora cabeçudo não sou um "grande cérebro" e além disso sou Ateu. Ainda assim penso que até eu posso responder a essa pergunta, vou tentar pelo menos...
Em primeiro lugar isso não é nenhuma opinião, é uma suposição tua de que um dia alguém vem aqui colocar um post desses. Depois, das duas uma, ou diz apenas isso porque afinal não é nenhum "grande entendido da bolsa" ou se é não deve ficar por aí e vai argumentar muito bem o que tiver escrito.
Pensando bem, ainda pode ser uma terceira coisa, pode ser alguém que afinal não é nada "grande entendido de bolsa" mas que se armou em esperto a comprar 18650 títulos acima de 0,50€ e foi ao aumento de capital a 0,36€, agora (mais de um ano depois) tem menos de 20% do capital inicial e não consegue assumir as suas responsabilidades, por isso necessita de descarregar as suas frustrações ora em cima de quem tem expectativas de continuação da tendência ora atribuíndo a culpa à cotada, desvalorizando-a, por se sentir enganado (seria este último o caso da suposta opinião).
Aposto mais nesta última possibilidade, típico daqueles que dão saltos no escuro e... se corre bem são os maiores do mundo, se corre mal a culpa é de todos menos da sua "estratégia".
"Ora bem, embora cabeçudo não sou um "grande cérebro" e além disso sou Ateu. Ainda assim penso que até eu posso responder a essa pergunta, vou tentar pelo menos..."

Verdade! O fórum do qual tenho estado como meramente espectador desde há ano e pouco tem contribuído para melhorar a parte técnica e disciplina. Hoje continuo a desaproveitar oportunidades mas já não passo muitas das preocupações. Provavelmente ainda andaria a negociar BCP se não fosse o fórum e os seus principais contribuintes
Obrigado a todos por me ajudarem a não ser guloso por um lado e assumir algumas perdas limitadas por outro. A aprendizagem vai durar enquanto houver conhecimento e experiências para partilhar! Se já percebo algo? Não! Demora! E também não tenho pressa para ganhar ( ou Perder!, certo?) 

Bom post Sergio, os stops são uma espécie de seguro. O que vamos perdendo é o que temos de pagar para garantir que nunca ficaremos "agarrados", por exemplo, a um BCP. Mas o BCP é apenas um entre muitos outros, há tantos títulos que nunca mais recuperam que as probabilidades de um dia "cairmos na ratoeira" são enormes. E ainda se tornam maiores quando a grande maioria dos investidores inexperientes, vende assim que está a ganhar alguma coisa, mas não vende quando está a perder!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Embora há muito tempo que não faço nenhum trade no BCP, e depois de alguma actividade neste post, verifico que muito se tem escrito, mas acho que esta a faltar uma "fotografia"
A minha "andança" pela bolsa tem apenas 2 anos, e depois de umas perdas significativas, descobri (há 1 ano) que isto da bolsa é um "mundo", que eu diria que é muito complicado quando não se tem informação, nomeadamente, um mínimo de análise técnica, e uma visão mais geral sobre o mercado bolsista.
Aproveito para dizer que graças a este forum, e a muitos dos seus intervenientes, muito tenho aprendido neste último ano.
Refiro nomeadamente a uma análise onde devem ser observadas informações técnicas importantes, como sejam as tendências, suportes e resistências, sobejamente bem explicado por muitos aqui.
Eu sou um mero principiante, e ao olhar para o gráfico abaixo, não vejo nenhum indicador que me leve a acreditar numa recuperação do BCP.
E isso não uma questão de gostar ou não gostar, é o que o gráfico mostra!
Embora algumas cotadas do nosso Psi (que não é sequer o caso do BCP) tenham recentemente efectuado alguma recuperação, continuo a ter sérias dúvidas se esta recuperação é sustentável e duradoura.
Talvez no passado tenha estado bull, quando o mercado estava bear, e agora estou bear e o mercado já esteja bull, mas isso terá efeitos nos meus investimentos.
Uma coisa muito importante: saber perder!
Não ficar agarrado a um trade infindavelmente, à espera que o mercado nos dê razão.
Já fechei trades com perda, e passados 2 ou 3 dias a cotação inverteu e poderia até ter obtido um ganho.
Mas é assim, devemos definir um ganho e uma perda, e logo que obtida/incorrida, fechar a posição. Também já fechei posições antes do referido objectivo, porque tive dúvidas se ele iria ser atingido, e depois verificar que afinal até seria ou que não seria.
E depois, no caso de perda, analisar o erro, se foi uma entrada precipitada, alteração da tendência, quebra de suporte ou resistência inesperada, uma oscilação anormal, enfim ...
Depois desta "seca"
, espero ter contribuído para que alguns (incluindo eu próprio), olhemos para estas questões da bolsa com o pragmatismo e objectividade que devem ter, e libertarmos de "crenças" e "acreditar" que muito provavelmente nos levarão a incorrer em perdas significativas.
BN

A minha "andança" pela bolsa tem apenas 2 anos, e depois de umas perdas significativas, descobri (há 1 ano) que isto da bolsa é um "mundo", que eu diria que é muito complicado quando não se tem informação, nomeadamente, um mínimo de análise técnica, e uma visão mais geral sobre o mercado bolsista.
Aproveito para dizer que graças a este forum, e a muitos dos seus intervenientes, muito tenho aprendido neste último ano.
Refiro nomeadamente a uma análise onde devem ser observadas informações técnicas importantes, como sejam as tendências, suportes e resistências, sobejamente bem explicado por muitos aqui.
Eu sou um mero principiante, e ao olhar para o gráfico abaixo, não vejo nenhum indicador que me leve a acreditar numa recuperação do BCP.
E isso não uma questão de gostar ou não gostar, é o que o gráfico mostra!
Embora algumas cotadas do nosso Psi (que não é sequer o caso do BCP) tenham recentemente efectuado alguma recuperação, continuo a ter sérias dúvidas se esta recuperação é sustentável e duradoura.
Talvez no passado tenha estado bull, quando o mercado estava bear, e agora estou bear e o mercado já esteja bull, mas isso terá efeitos nos meus investimentos.
Uma coisa muito importante: saber perder!
Não ficar agarrado a um trade infindavelmente, à espera que o mercado nos dê razão.
Já fechei trades com perda, e passados 2 ou 3 dias a cotação inverteu e poderia até ter obtido um ganho.
Mas é assim, devemos definir um ganho e uma perda, e logo que obtida/incorrida, fechar a posição. Também já fechei posições antes do referido objectivo, porque tive dúvidas se ele iria ser atingido, e depois verificar que afinal até seria ou que não seria.
E depois, no caso de perda, analisar o erro, se foi uma entrada precipitada, alteração da tendência, quebra de suporte ou resistência inesperada, uma oscilação anormal, enfim ...
Depois desta "seca"

BN
- Anexos
-
- 2012_08_29_BCP0_TF_Semanal.jpg (62.26 KiB) Visualizado 14037 vezes
motocross Escreveu:...Há de vir o dia em que ela subira mas...
Eu até já disso tenho sérias dúvidas! Pelo menos de subidas consistentes, não me estou a referir a subidas do género da reação que teve aos 10 cêntimos!
Se isto corre mal, e no BCP as probabilidades não me parecem pequenas, o Estado toma conta da empresa e "já era" para os acionistas!

Obviamente que esta opinião pouco me importa na forma como invisto, eu apenas olho para o gráfico. Mas além de investir, ou jogar, também gosto de analisar algumas coisas, umas apenas por curiosidade, outras também porque tenho algum interesse na situação, como é o caso, tenho muito interesse nesta novela do BCP... como contribuinte!

motocross Escreveu:O i phone enviou 3 posts![]()
Ando muito participativo arre!![]()
Já corrigi, no problem.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Já foi interessante negociar BCP noutros tempos. Desde os ,16 cents que não me aventuro pois o risco e altíssimo. Há de vir o dia em que ela subira mas tem todos or argumentos para cair mais. A volatilidade vai aumentar certamente até ao Ac. Depois sim poderão existir argumentos para entradas longas. Como não shorto mantenho me de fora. O bes parece me bem mais atraente a esse nível mas cautelas tb sao precisas nesta. Nesta mais. O agosto não foi mau para o psi. Mas quero estar liquido e aguardar
Mr-Ocean Escreveu:Há-de vir o dia porque é que os "grandes entendidos da bolsa" vêm para aqui perder o seu tempo numa cotação que deveria estar fora do PSI-20 há muito tempo...uma entidade que neste momento vale menos que o rating de Portugal...vale menos que lixo, o mesmo dizendo que vale o equivalente a *****!
Algum opinião dos "grandes cérebros" para esta opinião? A vossa fé e crença ultrapassa os ensinamentos da vossa religião...
Cumps
Ora bem, embora cabeçudo não sou um "grande cérebro" e além disso sou Ateu. Ainda assim penso que até eu posso responder a essa pergunta, vou tentar pelo menos...
Em primeiro lugar isso não é nenhuma opinião, é uma suposição tua de que um dia alguém vem aqui colocar um post desses. Depois, das duas uma, ou diz apenas isso porque afinal não é nenhum "grande entendido da bolsa" ou se é não deve ficar por aí e vai argumentar muito bem o que tiver escrito.
Pensando bem, ainda pode ser uma terceira coisa, pode ser alguém que afinal não é nada "grande entendido de bolsa" mas que se armou em esperto a comprar 18650 títulos acima de 0,50€ e foi ao aumento de capital a 0,36€, agora (mais de um ano depois) tem menos de 20% do capital inicial e não consegue assumir as suas responsabilidades, por isso necessita de descarregar as suas frustrações ora em cima de quem tem expectativas de continuação da tendência ora atribuíndo a culpa à cotada, desvalorizando-a, por se sentir enganado (seria este último o caso da suposta opinião).
Aposto mais nesta última possibilidade, típico daqueles que dão saltos no escuro e... se corre bem são os maiores do mundo, se corre mal a culpa é de todos menos da sua "estratégia".
Abraço,
Carrancho
Carrancho
Hoje fechou consistentemente abaixo dos 0,09 ou recupera amanhã ou então vai ser uma alegria para os curtos com target no mínimo de 0,073. Tinha referido que poderia ser uma boa oportunidade no toque nos 0,09 mas só no caso de haver reacção sendo uma entrada de alto risco. O BCP só estará interessante no curto prazo quando ultrapassar 0,103.
- Anexos
-
- BCP.png (17.94 KiB) Visualizado 14382 vezes
Mr-Ocean Escreveu:Há-de vir o dia porque é que os "grandes entendidos da bolsa" vêm para aqui perder o seu tempo numa cotação que deveria estar fora do PSI-20 há muito tempo...uma entidade que neste momento vale menos que o rating de Portugal...vale menos que lixo, o mesmo dizendo que vale o equivalente a *****!
Cumps
Mr-Ocean, era conveniente baixar o tom e agressividade do post.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Há-de vir o dia porque é que os "grandes entendidos da bolsa" vêm para aqui perder o seu tempo numa cotação que deveria estar fora do PSI-20 há muito tempo...uma entidade que neste momento vale menos que o rating de Portugal...vale menos que lixo, o mesmo dizendo que vale o equivalente a *****!
Cumps
Cumps
- Registado: 20/5/2011 12:12
Las_Vegas Escreveu:Quando o ego é muito maior que o talento o resultado acaba quase sempre em entalanço.
Pena que muita gente só aprenda essa lição depois de perder tudo.
como diz o outro..
Perder tudo é no casino, aqui ainda sobra algum (às vezes)
PS: Agora até tenho medo de escrever alguma coisa..

The Mind
Quem está ligado: