BCP - Tópico Geral
Pelo que tenho percebido, durante o AC as acções antigas continuarão a ser negociadas e, como tal, sujeitas a oscilações da cotação diárias. O que vos pergunto é o seguinte: a título hipotético, imaginando que as acções subiriam até aos 0,30 euros, as novas acções quando entrarem no mercado, entrarão a que valores? Acompanharão as acções antigas?
Provavelmente será muito parva esta questão... Mas, enquanto não disponho de bibliografia adequada, vou-me socorrendo aqui do fórum que, diga-se em seu abono, muito tem dado a aprender aos forumeiros! Umas vezes mais, outras vezes menos, mas sempre a aprender ainda que se percebam algumas posições mais correctas e outras nem tanto. Mas vale muito pela reflexão que suscita!
Provavelmente será muito parva esta questão... Mas, enquanto não disponho de bibliografia adequada, vou-me socorrendo aqui do fórum que, diga-se em seu abono, muito tem dado a aprender aos forumeiros! Umas vezes mais, outras vezes menos, mas sempre a aprender ainda que se percebam algumas posições mais correctas e outras nem tanto. Mas vale muito pela reflexão que suscita!
Four-Star General Officer
Général 4 Étoiles
J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...
''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT
À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg
Général 4 Étoiles
J’espère pouvoir l'élever à la 5ème étoile, ce qui n'est rien si on y rappelle tout son héroïsme...
''I don't look to jump over 7-foot bars: I look around for 1-foot bars that I can step over.''
WARREN BUFFETT
À ironia e ao surrealismo que a serve; à condição humana ... e à felicidade escondida nesta vida ...
Arthur H & Lhasa de Sela - On rit encore:
https://www.youtube.com/watch?v=7LIjMJgFJxg
Brascht - Dans le ciel de ma rue:
https://www.youtube.com/watch?v=bgGb--i0ypE
Do valor do marmeleiro...
https://www.youtube.com/watch?v=ZIURJ7YN4cg
K. Escreveu:Storgoff, acho que já vi onde está a confusão, deve-se a formas diferentes de calcular o ratio. Segundo o banco de Portugal, as regras da EBA obrigaram a uma avaliação da carteira soberana em Setembro de 2011 a preços de mercado
http://www.bportugal.pt/pt-PT/OBancoeoE ... 20629.aspx
Isto explica que de facto os racios terão descido temporariamente, mas por outro lado já recuperaram com as recentes subidas das obrigações. Penso que não houve qualquer conversão de CoCos até agora.
Calma isso não é bem assim.
O calculo do racio Tier1 não leva em linha de conta as variações recentes das obrigações em carteira.
As regras da EBA que referes so se aplicaram para calcular o racio no final deste ultimo semestre.
No final do ano passado quando o BCP apresentou os resultados de 2011, os racios eram calculados com regras mais suaves, o que lhe permitiu apresentar racios praticamente iguais aos actuais.
Como neste semestre teve de incluir as imparidades da carteira de divida soberana a valores de Setembro de 2011 acrescido de mais perdas e provisões que teve ao longo deste semestre, foi necessario o estado la meter 3000M€ no final de Junho passado de forma a que o BCP atingisse o Tier1 de 9%.
Foi quando o estado subscreveu os famosos CoCos.
Apesar de um emprestimo obrigacionista, é eligivel para capital.
Entretanto, como em Dezembro proximo é obrigado a um Tier1 de 10%, ainda precisa de fazer o AC de 500M€
Quanto às valorizaçoes ou desvalorizações que a divida soberana em carteira tem vindo a ter, isso não interessa nada para o calculo do Tier1.
O valor fixado pela EBA foi o de Setembro de 2011.
Entretanto pode ser que lá mais para a frente voltem a reavaliar a carteira de divida soberana.
Entendido agora?

- Registado: 21/5/2009 18:43
BCP não vai precisar do Estado como Accionista, diz Nuno Amado.
Fonte: http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Art ... 58499.html
Nuno Amado já tinha afirmado publicamente que tudo faria para evitar ter o Estado como acionista. Ao que o Dinheiro Vivo apurou, o desejo do presidente do BCP vai concretizar-se. Isto porque fontes contactadas revelaram que o aumento de capital será garantido pelos principais acionistas, não devendo ser necessária a tomada firme do Estado.
A alteração do cenário de crise, com o recente anúncio do BCE, provocará uma redução de custos de financiamento e permitirá uma margem de manobra maior de investimento para o sector financeiro. Neste sentido, ao que o Dinheiro Vivo apurou e contrariando o que foi recentemente noticiado, a entrada de um novo acionista internacional no capital do BCP não deverá ser feita por um acionista chinês mas poderá ser por um de nacionalidade brasileira. Esta hipótese já tinha sido levantada anteriormente, com o Banco do Brasil a surgir como o principal candidato.
O aumento de capital deverá assim provocar alterações na atual estrutura acionista do banco. Entre os acionistas que já demonstraram a intenção de acompanhar a operação estão a Sonangol (que detém 11,03% do capital do BCP), a Teixeira Duarte (5,36%), o Sabadell (3,97%) e a EDP (2,99%). Além de garantirem cerca de um quarto do aumento de capital, estes acionistas poderão aproveitar o aumento de capital para aumentarem a sua presença no banco. Quem não vai participar na operação será a Caixa Geral de Depósitos (com 2,96% do capital), tal como o empresário Joe Berardo (com 3,07%) que também deverá ficar fora da operação.
continua...
Fonte: http://www.dinheirovivo.pt/Mercados/Art ... 58499.html
disclaimer: isto é a minha opinião, se não gosta ponha na beira do prato. Se gosta e agir baseado nela, quero deixar claro que o está a fazer por sua única e exclusiva conta e risco.
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
"When it comes to money, the level of integrity is the least." - Parag Parikh
* Fight club sem nódoas negras: http://artista1939.mybrute.com
Storgoff, acho que já vi onde está a confusão, deve-se a formas diferentes de calcular o ratio. Segundo o banco de Portugal, as regras da EBA obrigaram a uma avaliação da carteira soberana em Setembro de 2011 a preços de mercado
Isto explica que de facto os racios terão descido temporariamente, mas por outro lado já recuperaram com as recentes subidas das obrigações. Penso que não houve qualquer conversão de CoCos até agora.
- Registado: 28/5/2008 1:17
Re: Austeridade!!
PAulo68 Escreveu:Hallo Escreveu:Boa noite a todos,
Gostaria de falar um pouco sobre o BCE e as medidas de austeridade anunciadas durante o dia de hoje.
A nível de BCE, penso que todos já perceberam o impacto de tais medidas e em especial no balanço dos bancos. Na passada 3ª Feira, havia quem não acreditasse. Apesar de ainda não se saber se o BCE vai começar a intervir já na próxima Segunda-Feira, se vai apenas intervir quando bem entender.
As declarações de Mario Draghi, foram expressas que iriam afectar Portugal. A mim pareceu-me um convite.
Quando que o mau aluno, vai festejar a melhoria das condições. O bom aluno, vai para casa estudar. E o convite teve logo uma resposta.
Apesar de infelizmente ir afectar muitos Portugueses.
O que pareceu pelo discurso do Dr. Passos Coelho. Foi vamos mostrar austeridade e prontamente mostrar á Troika que estamos a cumprir e que a Troika pode meter cá mais um cheque. E caso o BCE começe a comprar dívida que seja já a Portugal e á Irlanda. A Grécia infelizmente ainda vai ter que provar mais medidas de austeridade e cumprir para receber tal apoio.
O que penso destas medidas é simples em Portugal e na Irlanda com 50 mil milhões. Resolve-se o problema e temos exemplo de 2 países onde mostra que a austeridade dá resultados. Portugal volta aos mercados, os bancos voltam a financiar a economia, e as empresas deixam de falir por falta de financiamento.
Já tive. Agora não tenho dúvidas que o BCE vai mesmo entrar por aí ás compras e que Portugal e a Irlanda, irão ser os grandes beneficiados.
Porque fazem isto? Possivelmente para estancar a ferida. Com a Grécia a despesa é superior e eles são maus alunos. Com a Espanha, pode ser bom aluno, mas iria mexer com os fundos existentes, e podiamos ter que falar de imprimir moeda ou inflação. Na Itália nem se fala.
Quem é o principal beneficiado. Os bancos claro, e viu-se ontem e hoje o que aconteceu na banco portuguesa. Lembram-se quando via-mos os bancos Gregos a dispararem aos 20% e 30% e eram apenas pacotes de ajuda aprovados. Agora imaginem Portugal com a promessa do BCE de compras ilimitadas de dívida.
Acredito que apesar de ser duro para os Portugueses será altamente benéfico para o País e para a banca, num futuro a 1 a 2 anos.
Acho que ainda estamos longe, de ter a certeza que a crise da dívida na europa, e a desintegração do Euro já se dissipatam por causa desta intervenção do BCE. Mas tenho a certeza de uma coisa, vejo uma luz ao fundo do túnel para o País. Há um ano atrás não estava a ver como o País poderia sair da falência técnica. Nem imaginava como o País poderia pagar o que devia aos bancos.
Resumindo: Penso que na próxima 2ª Feira o mercado em geral vai reagir muito bem. Vai aceitar a ideia que, se cumprirmos, temos uma luz ao fundo do túnel e é a nossa safa.
Vai ver a oportunidade dada pelo BCE e Portugal a agarrá-la em primeiro.
E para os bancos portugueses isto tem um óptimo impacto. Estão expostos internacionalmente e deixam de ter um problema doméstico. O que poderia ser melhor. Garantir a sua dívida pública. O país estar blindado da crise europeia.
Quanto ao BCP. Não imagino o que pode acontecer. Visto ser o ultimo dia para transaccionar as acções sem serem ajustadas. O BCP fez bem em fazer o AC nestas datas precisas. Mas também torna tudo uma incógnita. Seria traumático para muita gente o BCP continuar a disparar na próxima 2ª Feira. Quanto á banca em Geral em Portugal, BES e BPI. Acho que têm pernas para continuar a andar. Já têm os seus problemas resolvidos. Já têm as suas estruturas definidas.
Cumprimentos
Hallo
Desculpa hallo mas este otimismo é em todo semelhante àquele que apresentavas quando o bcp estava a subir com os rumores dos chineses e brasileiros. Esta medida é importante passo mas não resolve nada por si só
Boas Paulo68,
Não concordo com a tua opinião e vou-te dizer porquê.
Todas as minhas explicações no "post" anterior acho que são óbvias. Quanto ás acções estarem a subir ou a descer porque causa de novos investidores. Tens a resposta no final deste mês. Já sabes quem vão ser os investidores ou não. E se entra o Estado.
Agora não resolve nada. Sabes o impacto que pode ter no balanço do BCP. Imaginas o que pode ter de efeito sobre a população portuguesa. Portugal tem de ir aos mercados. Senão as empresas fecham , o desemprego aumenta, o alarme social instala-se o país começa a parecer com a Grécia. Acho que é tão óbvio e simples. Que a minha única dúvida é se o Sr. Draghi o vai fazer assim mesmo, como disse que ia.
Abraço,
Hallo
- Registado: 12/10/2011 2:12
Pois é!!
ppbogos Escreveu:the mind Escreveu:ppbogos Escreveu:Depois é ser disciplinado e cumprir à risca o plano.
Eu detenho posição longa em BCP a 0,115.... e a minha estratégia é de longo-prazo, está marcado para 10 anos, quer venha aumento de capital, quer subam, quer desçam, que nacionalizem, quer monopolizem, liquidem mandem para marte.
o teu plano é a 10 anos????! mas se elas subissem para ,20€ amanha, continuava a ser a 10 anos??
Sabes quanto valia o BCP há 10 anos? praí 5€/acção..
entretanto ofereceram uma OPA de 7€/acção ao BPI que estes recusaram..
Quantas pessoas entraram a 1€/acção e disseram o mesmo que tu estás a dizer?! agora vale 9% do capital investido na altura.
Com isto quero dizer que investir na Bolsa a 10 anos não é nada. Para além de ser demasiado tempo, pode fazer desaparecer umas poupanças.
Mas cá para mim, depois de varios posts com esses argumentos, leva-me a crer que isso é uma desculpa para justificarem a si proprios o mau investimento que fizeram, em vez de sairem e assumirem o erro.
Não te esqueças que ainda vais ter que entrar com algum agora no AC.. e ninguem garante que apos o AC as acções vão subir. Este é talvez o 20º AC do BCP e as acções foram sempre a descer.
Se as pessoas pensam que "ah isto vale ,09€ não desce muito mais.." enganam-se, pois pode sempre cair 100%.
Atenção: Isto não expressa o meu desejo, antes pelo contrario. Expressa a minha visão da coisa. Até posso estar errado, mas cautela e agua benta..
Abraço e boa sorte
Mind:
Sabes que o BCP não salta dessa maneira já amanhã, a não ser que lhe façam um reverse split.
Uma questão que muitas pessoas não compreendem é que existem várias formas de actuar com determinados produtos financeiros. Muito recentemente fiz um IRS de uma pessoal que andou a vender acções EDP ainda da 2ª leva da privatização. Imagina tu o que ele não ganhou (não digo na cotação em si, mas ganhou), quanto mais só nos dividendos.
Já sei que o BCP hipotecou os dividendos até por 10 anos de investimento.
Agora essa da desculpa para justificar o investimento?
Então não te disse o stop da posição? Eu entrei com stop do Capital Inicial. Eu estou disposto a arriscar no titulo e perder todo o dinheiro. É dificil de perceber isso?
Bem, começo a pensar que a malta que por aqui anda ao entrar num negócio só vê a direito o lucro!!!
Acordem!!! É que aqui perde-se dinheiro!!!!
Após o AC as acções podem vir para zero...Mas é claro que podem, não sabiam!!!!
A questão que se me colocou no BCP é muito simples:
Tenho x de capital disponivel para investir e que tenho forçosamente que alocar. Não o posso deixar à mercê da banca para me o comer devagarinho.
Faço um DP? Compro uns cerificados de Aforro? Umas obrigações? Ou compro umas acções?
BCP? Porque?
Risco elevevado em todos os prazos.
Retorno grande em caso de valorização.
Maior banco privado Tuga.
É muito grande para falir.
Tem demasiados amigos de Estado.
Etc, Etc....
Mas pode falir?
Pode carago!!!! E estarei lá para assistir.
É que eu tenho plano, até para a falência!!!
Mas será que a malta não consegue ver o lado negro do mercado?
Cumprimentos
Boas PPbogos,
Podes não ser só tú a ter essa estratégia. Mas já estou cansado de dizer que também o meu "stop" é o "0". A diferença está que a transaccionares da forma como é sugerido pela maior parte dos intervenientes no caldeirão se tiveres 10 entradas em que activas "stops" tás a hipotecar o mesmo capital e registaste um perda. Enquanto que no outro caso, tem sempre os papéis. E a decisão só é diferente porque foi uma em vez de 10. Será que os métodos são mais certeiros assim.
Eu se tiver 1000 € para investir (o que significa que o resto está salvaguardado) também prefiro comprar ex:BCP com um risco superior, do que entrar 10 vezes no BCP e ter sido nos últimos 2 anos e ter activado 10 "stops". Ainda teria as acções e se calhar tinha investido o mesmo capital.
Mas dizer isso aqui neste espaço. Atacam-te logo. Chamam-te amador, que não percebes, que não sabes. E dão-te sempre os mesmos argumentos e as mesmas teorias.
Só há uma coisa que não percebem. Quem investe desta forma está menos sujeito á especulação e aos grandes tubarões. Normalmente apenas vende após 5 anos. E quando os lucros são bastante avultados. Vê a sua posição a subir constantemente e a descer.
Mas por vezes ganha á seria. Enquanto que a história do deixa correr, enquanto se está a ganhar. Nunca funciona, porque estão tão habituados a "stopar" descidas que "stopam" as subidas também. E daí que vem a frase sempre do costume. O importante é saber vender, deveria ter vendido no dia a seguir.
Eu a vender BCP será num dia, sempre 6 meses depois de atingir os meus objectivos mínimos.
Por isso é que eu não comento, nem gosto de ensinar. E a experiência, já me provou que por vezes estás a falar com alguém que aparentemente tem pouca experiência e até pode ser o "Mourinho" dos mercados. Cada qual investe á sua maneira. O ajudar aqui é sempre um mau conselho.
Abraço,
Hallo
Re: Austeridade!!
Hallo Escreveu:Boa noite a todos,
Gostaria de falar um pouco sobre o BCE e as medidas de austeridade anunciadas durante o dia de hoje.
A nível de BCE, penso que todos já perceberam o impacto de tais medidas e em especial no balanço dos bancos. Na passada 3ª Feira, havia quem não acreditasse. Apesar de ainda não se saber se o BCE vai começar a intervir já na próxima Segunda-Feira, se vai apenas intervir quando bem entender.
As declarações de Mario Draghi, foram expressas que iriam afectar Portugal. A mim pareceu-me um convite.
Quando que o mau aluno, vai festejar a melhoria das condições. O bom aluno, vai para casa estudar. E o convite teve logo uma resposta.
O que pareceu pelo discurso do Dr. Passos Coelho. Foi vamos mostrar austeridade e prontamente mostrar á Troika que estamos a cumprir e que a Troika pode meter cá mais um cheque. E caso o BCE começe a comprar dívida que seja já a Portugal e á Irlanda. A Grécia infelizmente ainda vai ter que provar mais medidas de austeridade e cumprir para receber tal apoio.
O que penso destas medidas é simples em Portugal e na Irlanda com 50 mil milhões. Resolve-se o problema e temos exemplo de 2 países onde mostra que a austeridade dá resultados. Portugal volta aos mercados, os bancos voltam a financiar a economia, e as empresas deixam de falir por falta de financiamento.
Já tive. Agora não tenho dúvidas que o BCE vai mesmo entrar por aí ás compras e que Portugal e a Irlanda, irão ser os grandes beneficiados.
Porque fazem isto? Possivelmente para estancar a ferida. Com a Grécia a despesa é superior e eles são maus alunos. Com a Espanha, pode ser bom aluno, mas iria mexer com os fundos existentes, e podiamos ter que falar de imprimir moeda ou inflação. Na Itália nem se fala.
Quem é o principal beneficiado. Os bancos claro, e viu-se ontem e hoje o que aconteceu na banco portuguesa. Lembram-se quando via-mos os bancos Gregos a dispararem aos 20% e 30% e eram apenas pacotes de ajuda aprovados. Agora imaginem Portugal com a promessa do BCE de compras ilimitadas de dívida.
Acredito que apesar de ser duro para os Portugueses será altamente benéfico para o País e para a banca, num futuro a 1 a 2 anos.
Acho que ainda estamos longe, de ter a certeza que a crise da dívida na europa, e a desintegração do Euro já se dissipatam por causa desta intervenção do BCE. Mas tenho a certeza de uma coisa, vejo uma luz ao fundo do túnel para o País. Há um ano atrás não estava a ver como o País poderia sair da falência técnica. Nem imaginava como o País poderia pagar o que devia aos bancos.
Resumindo: Penso que na próxima 2ª Feira o mercado em geral vai reagir muito bem. Vai aceitar a ideia que, se cumprirmos, temos uma luz ao fundo do túnel e é a nossa safa.
E para os bancos portugueses isto tem um óptimo impacto. Estão expostos internacionalmente e deixam de ter um problema doméstico. O que poderia ser melhor. Garantir a sua dívida pública. O país estar blindado da crise europeia.
Quanto ao BCP. Não imagino o que pode acontecer. Visto ser o ultimo dia para transaccionar as acções sem serem ajustadas. O BCP fez bem em fazer o AC nestas datas precisas. Mas também torna tudo uma incógnita. Seria traumático para muita gente o BCP continuar a disparar na próxima 2ª Feira. Quanto á banca em Geral em Portugal, BES e BPI. Acho que têm pernas para continuar a andar. Já têm os seus problemas resolvidos. Já têm as suas estruturas definidas.
Cumprimentos
Hallo
Desculpa hallo mas este otimismo é em todo semelhante àquele que apresentavas quando o bcp estava a subir com os rumores dos chineses e brasileiros. Esta medida é importante passo mas não resolve nada por si só
- Registado: 27/12/2011 20:40
Re: BCP a .115
Figueiraa1 Escreveu:Boa tarde ppbogos,
Tenho acompanhado alguns dos teus posts e pelos que li neles nunca imaginei que fizesses trading dessa forma.
Abraço
Caro Figueira.
pode não parecer, mas as acções são o investimentos de longo-prazo, (buy & hold e sell & hold).
Quanto ao que faço noutro tipo de trading, nada tem a haver com acções, mas somente com o indice SPX em forma de sistema de transacção. Isso é outra história, outro plano, outra disciplina, outra alavancagem....em tudo diferente. E estão lá os resultados indicados.
Sim, porque a grande diferença é saber se as estratégias funcionam ou não, e para isso não há nada como aferir dos resultados.
Ao contrario daquilo que aqui no forum não vejo em 99,99% das situações.
Não haja ilusões. Eu assumo a minha parte. Eu tenho plena consiência que posso perder dinheiro no trading.
Será que alguem está também mentalizado para isso?
Aqui luto contra isso com plano e disciplina, nas diversas vertentes do investimento.
Cumprimentos
the mind Escreveu:ppbogos Escreveu:Depois é ser disciplinado e cumprir à risca o plano.
Eu detenho posição longa em BCP a 0,115.... e a minha estratégia é de longo-prazo, está marcado para 10 anos, quer venha aumento de capital, quer subam, quer desçam, que nacionalizem, quer monopolizem, liquidem mandem para marte.
o teu plano é a 10 anos????! mas se elas subissem para ,20€ amanha, continuava a ser a 10 anos??
Sabes quanto valia o BCP há 10 anos? praí 5€/acção..
entretanto ofereceram uma OPA de 7€/acção ao BPI que estes recusaram..
Quantas pessoas entraram a 1€/acção e disseram o mesmo que tu estás a dizer?! agora vale 9% do capital investido na altura.
Com isto quero dizer que investir na Bolsa a 10 anos não é nada. Para além de ser demasiado tempo, pode fazer desaparecer umas poupanças.
Mas cá para mim, depois de varios posts com esses argumentos, leva-me a crer que isso é uma desculpa para justificarem a si proprios o mau investimento que fizeram, em vez de sairem e assumirem o erro.
Não te esqueças que ainda vais ter que entrar com algum agora no AC.. e ninguem garante que apos o AC as acções vão subir. Este é talvez o 20º AC do BCP e as acções foram sempre a descer.
Se as pessoas pensam que "ah isto vale ,09€ não desce muito mais.." enganam-se, pois pode sempre cair 100%.
Atenção: Isto não expressa o meu desejo, antes pelo contrario. Expressa a minha visão da coisa. Até posso estar errado, mas cautela e agua benta..
Abraço e boa sorte
Mind:
Sabes que o BCP não salta dessa maneira já amanhã, a não ser que lhe façam um reverse split.
Uma questão que muitas pessoas não compreendem é que existem várias formas de actuar com determinados produtos financeiros. Muito recentemente fiz um IRS de uma pessoal que andou a vender acções EDP ainda da 2ª leva da privatização. Imagina tu o que ele não ganhou (não digo na cotação em si, mas ganhou), quanto mais só nos dividendos.
Já sei que o BCP hipotecou os dividendos até por 10 anos de investimento.
Agora essa da desculpa para justificar o investimento?
Então não te disse o stop da posição? Eu entrei com stop do Capital Inicial. Eu estou disposto a arriscar no titulo e perder todo o dinheiro. É dificil de perceber isso?
Bem, começo a pensar que a malta que por aqui anda ao entrar num negócio só vê a direito o lucro!!!
Acordem!!! É que aqui perde-se dinheiro!!!!
Após o AC as acções podem vir para zero...Mas é claro que podem, não sabiam!!!!
A questão que se me colocou no BCP é muito simples:
Tenho x de capital disponivel para investir e que tenho forçosamente que alocar. Não o posso deixar à mercê da banca para me o comer devagarinho.
Faço um DP? Compro uns cerificados de Aforro? Umas obrigações? Ou compro umas acções?
BCP? Porque?
Risco elevevado em todos os prazos.
Retorno grande em caso de valorização.
Maior banco privado Tuga.
É muito grande para falir.
Tem demasiados amigos de Estado.
Etc, Etc....
Mas pode falir?
Pode carago!!!! E estarei lá para assistir.
É que eu tenho plano, até para a falência!!!
Mas será que a malta não consegue ver o lado negro do mercado?
Cumprimentos
Austeridade!!
Boa noite a todos,
Cumprimentos
Hallo

Cumprimentos
Hallo
Storgoff Escreveu:Eles tem de atingir pelo meno 10% até ao final do ano e por outro lado terão de fazer mais uma provisão bem gorda para a questão da Grecia.
No final não vai muito alem dos 10 - 11% o core 1
É claro que eles só tem agora 9,3 % de Tier1 porque o estado já lá meteu 3000 milhoes.
Uma das razões que contribuíram para os maus resultados nas contas do banco no final dos últimos semestres foi a obrigação de registar as imparidades obtidas com a queda de cotação das dívidas dos países afectados pela crise. Contudo, desde há 6 meses para cá, tanto a cotação da dívida portuguesa como da irlandesa (e mesmo a cotação das novas obrigações gregas

Esta valorização já está a ser reflectida nas contas do banco?
K. Escreveu:Penso que o estado ainda não fez injecções de capital nos bancos (claro, excluindo BPN e BPP).
O que veio a público foi um apoio estatal dado através do "patrocínio" de Obrigações Contigenciais (CoCos) que são exactamente para cobrir riscos contigenciais. Isto pode ser lido como uma entrada de capital nos bancos, mas na verdade, é um empréstimo que garante a solvência dos bancos em caso de incumprimento do próprio estado (cobrindo assim as perdas de capital resultantes de uma eventual reestruturação da dívida pública).
Isto bate certo com as necessidades dos 9% mais uma folga para contigências. No caso do BPI as contas são relativamente claras, mas no BCP não é claro de onde vem este suposto "buraco" de 500 milhões.
K.
Basicamente é assim:
Os 3000 milhoes que o estado já meteu no BCP atraves dos CoCos que subscreveu no final de Junho passado foi exactamente para o BCP conseguir atingir o racio de 9% Tier 1 exigido pela EBA até ao final do 1º semestre de 2012.
Agora precisa ainda de mais 500 milhoes para atingir a meta dos 10% exigida pelo BdP e Troika e fazer face a uma provisão extra para cobrir eventuais desgraças com a actividade bancaria que o BCP tem na Grécia.
No BCP o estado já meteu 3000M€ e no BPI foram 1300 M€ tudo no final de Junho passado
Penso que o estado ainda não fez injecções de capital nos bancos (claro, excluindo BPN e BPP).
O que veio a público foi um apoio estatal dado através do "patrocínio" de Obrigações Contigenciais (CoCos) que são exactamente para cobrir riscos contigenciais. Isto pode ser lido como uma entrada de capital nos bancos, mas na verdade, é um empréstimo que garante a solvência dos bancos em caso de incumprimento do próprio estado (cobrindo assim as perdas de capital resultantes de uma eventual reestruturação da dívida pública).
Isto bate certo com as necessidades dos 9% mais uma folga para contigências. No caso do BPI as contas são relativamente claras, mas no BCP não é claro de onde vem este suposto "buraco" de 500 milhões.
K. Escreveu:Storgoff, agora fiquei confuso. Os 9.3% de Core Tier I já incluem 3000 milhões do estado?
Não estive a ver as contas mas tem de incluir porque, ao contrario do final do ano passado ,no final do 1º semestre deste ano as contas do tier 1 já tinham de ser feitas pelas regras da EBA e como esta exigia 9 % para final de junho...
Daí o estado la ter metido a massa antes do final do mes.
Alias como fez no BPI
Ok, então vamos ver se percebi: os 3.5% acima dos 9% serão riscos de contigência que serão cobertos pelo estado em caso de acontecer o pior.
Sendo assim estes 500 milhões de aumento de capital representam a estimativa de perdas de capital que não foram incluidas no balanço de 2011.
Quer isto dizer que a actual gestão do BCP estima que o banco apresente perdas de cerca de 500 milhões em 2012 (pois não faz sentido estar a aumentar o capital para cobrir riscos de contigência que são à partida garantidos pelo estado), o que justifica o facto de as cotações permanecerem em baixa. Certo?
Sendo assim estes 500 milhões de aumento de capital representam a estimativa de perdas de capital que não foram incluidas no balanço de 2011.
Quer isto dizer que a actual gestão do BCP estima que o banco apresente perdas de cerca de 500 milhões em 2012 (pois não faz sentido estar a aumentar o capital para cobrir riscos de contigência que são à partida garantidos pelo estado), o que justifica o facto de as cotações permanecerem em baixa. Certo?
K. Escreveu:Obrigado pelas referências. Porém não fui capaz de encontrar indicações claras quanto ao Core Tier I. Segundo o relatório de contas do banco (pag. 53) ele é de 9.3%, mas isso não bate certo com o facto de os capitais terem de ser reforçado para atingir os 9% requeridos.
?
Eles tem de atingir pelo meno 10% até ao final do ano e por outro lado terão de fazer mais uma provisão bem gorda para a questão da Grecia.
No final não vai muito alem dos 10 - 11% o core 1
É claro que eles só tem agora 9,3 % de Tier1 porque o estado já lá meteu 3000 milhoes
K. Escreveu:Obrigado pelas referências. Porém não fui capaz de encontrar indicações claras quanto ao Core Tier I. Segundo o relatório de contas do banco (pag. 53) ele é de 9.3%, mas isso não bate certo com o facto de os capitais terem de ser reforçado para atingir os 9% requeridos.
?
Depois fica com um CORe de 12,5%, uma folga para eventuais imparidades. A crise ainda não acabou.
- Registado: 26/8/2007 20:40
Obrigado pelas referências. Porém não fui capaz de encontrar indicações claras quanto ao Core Tier I. Segundo o relatório de contas do banco (pag. 53) ele é de 9.3%, mas isso não bate certo com o facto de os capitais terem de ser reforçado para atingir os 9% requeridos.
?
?
TOPGUN2 Escreveu:Boa tarde,
Penso ainda não ter visto em lado nenhum, mas cada acção detida dá direito a 1 direito, correcto?
Obrigado
BN
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=80618
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.