EDP Renováveis - Tópico Geral
Re: EDP Renováveis - Tópico Geral
Resumindo...há que estar atento a quem tem EDPr, pois pode continuar a subir ou vir a cair por ai a baixo.
Neste momento, por o que se pode ver é que irá continuar nas subidas, estou enganado?
Neste momento, por o que se pode ver é que irá continuar nas subidas, estou enganado?
- Registado: 4/2/2010 15:57
Artista Romeno Escreveu:não caias no sacrilégio de juntar as duas, é assim AT para o curto prazo, AF para o longo, pois no cp os mercados não são eficientes, mas no lp as cotações tendem para o real valor das empresas, vai la investir pela AT no bcp a 14 centimos aquando do ac e verias onde andas agora, ou na tdu quando ressaltou e fez isto e aquilo....
Bom insight.. Faz-me sentido, vou ter que o "mastigar" mentalmente..

Artista Romeno Escreveu:as ventoinhas estão lá instadas e não vão ser mais eficientes por si, uns anos há mais vento outros menos, mas o vento nao cresce, como não crescem as pásora para crescer as vendas só resta subir a tarifa de venda
, e a tarifa de venda não vai subir eternamente tanto que justifique tamanho multiplo, isto não é a chipotle nem o facebok, aqui há obviamente uma bolha
Também faz sentido! Basicamente o que dizes é que, mantendo-se o modelo de negócio actual, se não houver grandes alterações, não é previsível que aumente os lucros e eventualmente uma "massa crítica" de investidores há-de chegar à conclusão que está cara (PER alto, Dividend-yield baixo, mercado estagnado, etc.) e poder-se-á dar uma queda.
Ou seja, é de aproveitar no curto prazo para amealhar uns trocos, enquanto houver indicadores técnicos de subida, mas estar cada vez mais alerta de que uma eventual queda forte poderá surgir, por motivos "fundamentais".. É esta a ideia, penso eu?

Obrigado!

joaoventura Escreveu:Artista Romeno Escreveu:joaoventura Escreveu:Boas Artista Romeno,
podes dizer onde consultas o PER para esta acção (e/ou para outras do PSI)?
Já agora, para esta cotada, é de quanto?
Obrigado
alem da plataforma que uso, pode ser por exemplo aqui http://markets.ft.com/research/Markets/ ... s=EDPR:LIS
é de 44 a meu ver um abuso
Ultimamente tenho estado a reler o "Ganhar em Bolsa" do Fernando Braga de Matos, e tento agora estar mais atento a indicadores "fundamentais" entre os quais o PER (ou P/E, como no site que indicas). De facto, 44 é um valor muito grande, e o próprio Fernando Braga de Matos dá vários exemplos no capítulo do PER, nomeadamente o caso do Japão, que andava com PERs na ordem dos 40 antes de entrar no seu longo Bear Market.. Portanto, este PER elevadíssimo diz-nos ou que o preço da acção está muito alto ou então que os lucros é que são baixos.
Estou ainda naquela fase em que tento juntar as duas abordagens (fundamental e técnica), pelo que não consigo ainda entender as repercussões do PER elevado, tanto que pela via técnica, a EDPr aparenta ainda estar em subida. Não sei qual a tua abordagem, mas és capaz de comentar algo acerca da junção das duas "análises" neste caso específico?
Grato
não caias no sacrilégio de juntar as duas, é assim AT para o curto prazo, AF para o longo, pois no cp os mercados não são eficientes, mas no lp as cotações tendem para o real valor das empresas, vai la investir pela AT no bcp a 14 centimos aquando do ac e verias onde andas agora, ou na tdu quando ressaltou e fez isto e aquilo....
dito isto para curto prazo nao vejo a questão muito relevante, para longo prazo vejo que se quebrar a mm200 é para sair imediatamente porque uma empresa ceteris paribus a taxa de imposto e o custo da divida, só cresce de 2 maneiras vende mais, é mais eficiente ou então ouro sobre azul as 2 combinadas, ora o que chama a atenção na edpré que as ventoinhas estão lá instadas e não vão ser mais eficientes por si, uns anos há mais vento outros menos, mas o vento nao cresce, como não crescem as pás

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Artista Romeno Escreveu:joaoventura Escreveu:Boas Artista Romeno,
Obrigado
alem da plataforma que uso, pode ser por exemplo aqui http://markets.ft.com/research/Markets/ ... s=EDPR:LIS
Ultimamente tenho estado a reler o "Ganhar em Bolsa" do Fernando Braga de Matos, e tento agora estar mais atento a indicadores "fundamentais" entre os quais o PER (ou P/E, como no site que indicas). De facto, 44 é um valor muito grande, e o próprio Fernando Braga de Matos dá vários exemplos no capítulo do PER, nomeadamente o caso do Japão, que andava com PERs na ordem dos 40 antes de entrar no seu longo Bear Market.. Portanto, este PER elevadíssimo diz-nos ou que o preço da acção está muito alto ou então que os lucros é que são baixos.
Estou ainda naquela fase em que tento juntar as duas abordagens (fundamental e técnica), pelo que não consigo ainda entender as repercussões do PER elevado, tanto que pela via técnica, a EDPr aparenta ainda estar em subida. Não sei qual a tua abordagem, mas és capaz de comentar algo acerca da junção das duas "análises" neste caso específico?
Grato
joaoventura Escreveu:Boas Artista Romeno,
Obrigado

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Boas Artista Romeno,
Obrigado
Obrigado
pikota Escreveu:Artista Romeno Escreveu:diz se que um mega watt de eolica vale 1,3 milhão de euros, dito isto a edpr está justamente valorizada, mas pergunto já viram o per e o free cash flow yield distoo mercado considera esta uma growth stock, só que eu tenho duvidas, muitas duvidas, que seja tanto growth é que os ativos que estão instalados não se vão tornar mas produtivos num toque de magico, portanto terá que vir tudo por subida de tarifa....
e as tarifas não vao aumentar tanto assim.... aumentaram 8% na europa, valor que em perpetuidade é impossivel e 10% nos EUA, mas aqui foi muito cambio a trabalhar, basta ver o que aconteceu a divida da edpr por efeito de forex que aumentou 175m
![]()
A energia renovavel é pouco rentavel o resto é conversa, mas na bolha das dot com havia empresas assim também
Artista Romeno,
O que queres dizer com este comentário?
Que a EDPr está muito cara?
Que a EDPr é uma cotação sem futuro?
sem futuro não é , futuro tem, pois gera lucro tem ativos a produzir energia, resta saber é se o preço atual é justificado

Artista Romeno Escreveu:diz se que um mega watt de eolica vale 1,3 milhão de euros, dito isto a edpr está justamente valorizada, mas pergunto já viram o per e o free cash flow yield distoo mercado considera esta uma growth stock, só que eu tenho duvidas, muitas duvidas, que seja tanto growth é que os ativos que estão instalados não se vão tornar mas produtivos num toque de magico, portanto terá que vir tudo por subida de tarifa....
e as tarifas não vao aumentar tanto assim.... aumentaram 8% na europa, valor que em perpetuidade é impossivel e 10% nos EUA, mas aqui foi muito cambio a trabalhar, basta ver o que aconteceu a divida da edpr por efeito de forex que aumentou 175m
![]()
A energia renovavel é pouco rentavel o resto é conversa, mas na bolha das dot com havia empresas assim também
Artista Romeno,
O que queres dizer com este comentário?
Que a EDPr está muito cara?
Que a EDPr é uma cotação sem futuro?
»NirSup Escreveu:«A energia renovavel é pouco rentavel o resto é conversa, mas na bolha das dot com havia empresas assim também
Para quem afirma publicamente que a energia renovável é pouco rentável, vejamos o exemplo do Brasil:
Leilão de contratação de energia eléctrica (Edital Público de 06/04/2015), os preços estabelecidos foram de:
R$ 155 por megawatt/hora para fontes hidrelétricas,
de R$ 179 por megawatt/hora para fontes eólicas
e de R$ 210 por megawatt/hora em fontes de carvão.
No Brasil, a energia eólica é actualmente a segunda fonte de energia mais competitiva e a segunda mais contratada desde 2004.
Cresceu 1300% em 2013.
De acordo com o relatório, em 2014, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, os investimentos em energias limpas no Brasil aumentaram 93% em relação ao ano anterior, chegando a US$ 7,6 mil milhões. Desse total, US$ 6,2 mil milhões (84%) foram investidos em energia eólica.
E isto tudo sem subsídios de qualquer espécie (apenas a garantia da compra da energia ao preço de referência do leilão. Ganha quem oferecer o preço mais baixo).[/quote]
então diz me lá qual é o roic after tax da edp renovaveis? alguma vez supera o custo do capital lá investido....... eu creio que nunca superará

«A energia renovavel é pouco rentavel o resto é conversa, mas na bolha das dot com havia empresas assim também[/quote]»
Para quem afirma publicamente que a energia renovável é pouco rentável, vejamos o exemplo do Brasil:
Leilão de contratação de energia eléctrica (Edital Público de 06/04/2015), os preços estabelecidos foram de:
No Brasil, a energia eólica é actualmente a segunda fonte de energia mais competitiva e a segunda mais contratada desde 2004.
Cresceu 1300% em 2013.
De acordo com o relatório, em 2014, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, os investimentos em energias limpas no Brasil aumentaram 93% em relação ao ano anterior, chegando a US$ 7,6 mil milhões. Desse total, US$ 6,2 mil milhões (84%) foram investidos em energia eólica.
E isto tudo sem subsídios de qualquer espécie (apenas a garantia da compra da energia ao preço de referência do leilão. Ganha quem oferecer o preço mais baixo).
Cresceu 1300% em 2013.
E isto tudo sem subsídios de qualquer espécie (apenas a garantia da compra da energia ao preço de referência do leilão. Ganha quem oferecer o preço mais baixo).
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
diz se que um mega watt de eolica vale 1,3 milhão de euros, dito isto a edpr está justamente valorizada, mas pergunto já viram o per e o free cash flow yield disto
o mercado considera esta uma growth stock, só que eu tenho duvidas, muitas duvidas, que seja tanto growth é que os ativos que estão instalados não se vão tornar mas produtivos num toque de magico, portanto terá que vir tudo por subida de tarifa....

Aqui ficam os gráficos actualizados da EDPR que continua com o seu bonito e intocável "Bull Market".
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
EDPR - Auto-sustentável .... em termos de recursos próprios para os investimentos previstos
Quanto aos recursos para esse investimento expansivo, "a política agora é: nem mais um tostão pedido emprestado à EDP", diz Manso Neto. A libertação de ‘cash-flow' das operações, bem como a venda de posições minoritárias, dá folga à própria EDP Renováveis. "O financiamento próprio começa a ser relevante", acrescenta o responsável (15/05/2015)
Tal como tinha dito no meu comentário do dia 14/05/2015. A dívida acumulada vai baixar e vai diminuir o serviço de pagamento da dívida (encargos financeiros). Em contrapartida, aumentam os lucros.
Quanto aos recursos para esse investimento expansivo, "a política agora é: nem mais um tostão pedido emprestado à EDP", diz Manso Neto. A libertação de ‘cash-flow' das operações, bem como a venda de posições minoritárias, dá folga à própria EDP Renováveis. "O financiamento próprio começa a ser relevante", acrescenta o responsável (15/05/2015)
Tal como tinha dito no meu comentário do dia 14/05/2015. A dívida acumulada vai baixar e vai diminuir o serviço de pagamento da dívida (encargos financeiros). Em contrapartida, aumentam os lucros.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
A EDPr lá continua no seu caminho ascendente, aos poucos e poucos vai caminhando para valores de 2009.
Espero que mantenha este caminho mesmo que seja pouco a pouco.
Espero que mantenha este caminho mesmo que seja pouco a pouco.

ricardmag Escreveu:Temos de recuar a 2009 para encontrar a edpr acima dos valores de hoje...
edit: a resistência é em máximos históricos.
É mesmo, eu tenho-as desde 2010, na altura tinha entrado a 6,26€ e consegui aguenta-las este tempo todo.
Quero ver se a EDPr consegue passar acima 7€.
Temos de recuar a 2009 para encontrar a edpr acima dos valores de hoje...
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
cris.a Escreveu:Boa tarde,
Será que há uma "alma caridosa" que me diga onde está a próxima resistência desta ação?
thanks
Caro/a Cris.a,
Não sou expert na «arte» de adivinhação da análise técnica e, por isso mesmo, não lhe dou grande importância. Qualquer ventozito, vindo do exterior, deita por terra as análises melhor fundamentadas tecnicamente ou as lucubrações mais excêntricas. Mas reconheço que é uma óptima ferramenta para quem joga no curto prazo.
Quanto a mim, não existem resistências para a EDPR. Ela vai fazendo o seu trajecto, mais depressa ou mais devagar conforme as circunstancias do momento ou do lugar. E parece que este ano e no próximo vai investir fortemente nos EUA, onde tem feito alguns investimentos produtivos.
Deixo-lhe aqui uma pergunta: um empresa que investe cerca de mil milhões de Euros por ano, que vai ter um EBITDA que cobre quase na totalidade o CAPEX, tem alguma vez resistências, sejam elas de natureza técnica ou de outra ordem qualquer, que não se desfaçam com a força dos ventos, vindos dos 4 cantos do mundo?
Editado pela última vez por NirSup em 15/5/2015 0:02, num total de 2 vezes.
Boa tarde,
Será que há uma "alma caridosa" que me diga onde está a próxima resistência desta ação?
thanks
thanks
- Registado: 11/9/2014 13:05
HJOR Escreveu::arrow:
HJOR, podes colocar uma breve análise do teu gráfico por favor?

The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Alemanha quer promover as Energias Renováveis em fóruns internacionais
«Durante muito tempo nas conferências internacionais para a protecção do clima existia uma parte oficial em que se falava sobre temas ecológicos e outra não oficial em que se defendiam os interesses económicos
Agora, com a percepção em torno dos benefícios económicos que podem resultar de uma mudança de modelo energético, a questão que se coloca já não é mais a dos custos que acarreta, mas a das oportunidades que abre.
Quando a Alemanha decidiu acabar com a energia nuclear - o último reator deve desconectar-se da rede em 2022 - o debate centrou-se sobre as consequências económicas da medida e a possibilidade de destruição de postos de trabalho.
No entanto, ao longo do tempo começaram a ver-se os benefícios e enquanto o sector de energia atómica gerou nos seus melhores tempos cerca de 30.000 postos de trabalho na Alemanha, a energia renovável conta atualmente com cerca de 300 mil empregos».
(Sigmar Gabriel, vice-chanceler alemão)
«Durante muito tempo nas conferências internacionais para a protecção do clima existia uma parte oficial em que se falava sobre temas ecológicos e outra não oficial em que se defendiam os interesses económicos
Agora, com a percepção em torno dos benefícios económicos que podem resultar de uma mudança de modelo energético, a questão que se coloca já não é mais a dos custos que acarreta, mas a das oportunidades que abre.
Quando a Alemanha decidiu acabar com a energia nuclear - o último reator deve desconectar-se da rede em 2022 - o debate centrou-se sobre as consequências económicas da medida e a possibilidade de destruição de postos de trabalho.
No entanto, ao longo do tempo começaram a ver-se os benefícios e enquanto o sector de energia atómica gerou nos seus melhores tempos cerca de 30.000 postos de trabalho na Alemanha, a energia renovável conta atualmente com cerca de 300 mil empregos».
(Sigmar Gabriel, vice-chanceler alemão)
A EDP Renováveis continua "bullish" em todos os horizontes temporais. Em termos de curto prazo é importante que a acção continue sem quebrar o suporte da zona dos 6,2. Em termos de médio prazo só a quebra da zona entre os 5,7 e 5,8 euros colocaria os touros em perigo.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Aqui ficam os gráficos actualizados.
Abraço,
Ulisses
Ulisses, podes deixar um comentário de análise aos gráficos?
Aqui ficam os gráficos actualizados.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, CORTIÇA, PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, yggy e 333 visitantes