Caldeirão da Bolsa

Chipre congela depósitos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Opcard » 20/3/2013 18:13

Os nao-residentes ha semanas que sabiam que a situação era critica , mas nao levantaram o dinheiro.
Nem as ilhas Caimão estarão disponíveis para o receber , e tão sujo que e impossível de o lavar.

Registado: 14/3/2009 0:19

por Blue Epsilon » 20/3/2013 18:13

BlitzFerr Escreveu:Por casualidade encontrei a seguinte imagem sobre o assunto: http://9gag.com/gag/6854803

Reparem que nos poucos comentários os alemaes mostram a ideia que lá predomina, que isto de emprestar dinheiro é um bom negócio e nao é para ajudar mas para lucrar com isso.

A ideia da solidariedade europeia, do perdao da divida alema na reunificacao, do fim da seguranca do euro näo lhes passa pela cabeca..

"Money rules the World".
Tudo o resto são tretas.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por BlitzFerr » 20/3/2013 18:02

Por casualidade encontrei a seguinte imagem sobre o assunto: http://9gag.com/gag/6863631

Reparem que nos poucos comentários os alemaes mostram a ideia que lá predomina, que isto de emprestar dinheiro é um bom negócio e nao é para ajudar mas para lucrar com isso.

A ideia da solidariedade europeia, do perdao da divida alema na reunificacao, do fim da seguranca do euro näo lhes passa pela cabeca..
Editado pela última vez por BlitzFerr em 20/3/2013 23:44, num total de 1 vez.

Registado: 9/6/2011 12:20

por Rantamplan » 20/3/2013 11:51

Rick Lusitano Escreveu:Qual terá sido o interesse da aceitação do Chipre na UE e na zona Euro?
Quais terão sido os motivos da UE?
Em "apenas" 4 anos adere a UE e Zona Euro. Outros países demoram/demoraram mais tempo até aderir ao Euro?

Jazidas de gás natural, posição geo-estratégica.
Daí o elevado interesse dos Russos que querem ficar com o quase-monopólio da distribuição de gás natural à europa.
"Caminante, no hay camino, se hace camino al andar", Antonio Machado

Registado: 4/1/2008 15:57

por elbmurcs » 20/3/2013 10:28

O valor do resgate solicitado aos países do Eurogrupo para Chipre é cerca de cinco vezes superior às imparidades reveladas pelos mais recentes testes de stress aos bancos cipriotas, realizados há apenas cinco meses. Esta grande disparidade entre os valores revelados pelas auditorias da Autoridade Bancária Europeia e o pacote de dez mil milhões de euros põe em causa o trabalho dos auditores europeus e lança dúvidas sobre a sua credibilidade. http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=636792&tm=6&layout=121&visual=49

Registado: 18/7/2008 9:00

por upanddown » 20/3/2013 10:08

Outra solução possível é deixar falir os bancos.

Registado: 9/8/2011 19:58

por K. » 20/3/2013 3:06

Super-Mario afirmou que tudo iria fazer para proteger o Euro, não que ninguém iria sair do Euro...

Neste caso o Chiprexit parece a única solução. O BCE nunca emprestou dinheiro sem colateral, e penso que não tem autorização para o fazer. O máximo que pode fazer é relaxar as exigências, mas falamos de 400% do PIB em depósitos feitos em bancos que já estão insolventes, não vejo saída.

Registado: 28/5/2008 1:17

por ferreira10 » 20/3/2013 1:22

Vão-se mandando umas atordoadas para a frente; algumas delas bem maquiavelicas.Há para ai muita gente desorientada...

Breaking news:

Pension funds in Cyprus going to be nationalized? Cash helping to finance 5.6 billion EUR

http://www.efinancialnews.com/story/201 ... ines-PE-AM

E eu a pensar que os fundos de pensões não eram atingidos pela anterior medida.Mas faz sentido aquilo que eles dizem neste artigo!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por Automech » 20/3/2013 1:11

Cypriot Govt MP Mario Mavrides tells #newsnight if a deal with the Troika can't be found or Cyprus can't raise 6bn, they'll leave the Euro

https://twitter.com/BBCNewsnight/status ... 4380730368
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Ulrich » 20/3/2013 0:57

Penso que esta solução para o Chipre não foi tomada sem as devidas ponderações, e tenho a certeza que é mais um passo para a uniformização do Sistema Bancário Europeu.

O que me preocupa cada vez mais é a forma como a população em geral é tratada em todos estes processos.

Voltámos novamente à Idade Média, cada pessoa é um mero peão à disposição dos iluminados.

Aconteceu na Grécia, na Irlanda , em Portugal, em Espanha, em Itália e agora este susto aos cipriotas... :roll:

Esta situação irá resolver-se como sempre tudo se resolve, melhor ou pior...já que para mim a solução do Bail in me parece a melhor para todos...
“A única diferença entre mim e um louco é que eu não sou louco.”
Salvador Dali

Registado: 8/11/2008 15:54

Re: Se nada for feito...

por joao4702 » 20/3/2013 0:48

joao4702 Escreveu:Se nada for feito vamos ter o colapso na zona euro, só resta a alemanha.

O bull market está posto em causa redondamente.

Vem ai um sell off dos grandes...alguém vai ter que dar o braço a torçer e parece-me que é o eurogrupo!

Bem, a União europeia meteu-se numa trapalhada das grandes, é incrivel como alguém com responsabilidades a alto nivel é co-participante e autor de uma medida desta natureza...

Eu compreendo esta medida do ponto de vista estritamente financeiro, mas a economia não funciona somente com base em numeros mas em expectativas e confiança.

Agora percebo porque é que a economia na zona euro está como está...

Estou longo no mercado...com algumas posições em carteira...a mim a bolsa nem me aquece nem arrefece (em termos monetários), detenho posições longas desde Dezembro 2012, e apenas uso um montante que desde 2003 disponibilizei para o efeito...ainda não morri nestas andanças :lol:

Continuo como diria o Ulisses com o fato de touro vestido...e espero não o tirar tão cedo...
mas se tiver que tirar tiro...divirto-me com isto.

Não misturo a minha vida privada com mercados...não reforço posições com dinheiro do meu salário, a familia é muito mais importante...sim desde 2003 que tenho essa disciplina, desde que entrei nos mercados.

O que me diverte? a experiencia, a frieza, a adrenalina. O mercado não dá borlas e isso fascina-me...

Chipre? não representa nada na economia europeia e mundial...mas representou e muito na história da união europeia...

Se os mercados amanhã não derem a volta...ui ui ui ui ui...muitos arderiam no inferno dos mercados...para muitos seria o fim... :wink:

Registado: 21/9/2006 10:04

por migluso » 20/3/2013 0:42

ferreira10 Escreveu:Exacto! Faz sentido esta abordagem.Mas onde é que se vão buscar garantias bancarias para suportar toda esta intervenção?A menos que o hair cut das soberanas seja violento, os credores dos bancos fiquem a arder, e adicionalmente se nacionalizem os bancos, depois de os falir.De modo a accionar o tal Fundo de garantia.

Está visto que o Chipre não é capaz ou não tem vontade de garantir os 100k.

Se o BCE se chegar à frente, por motivo de risco sistémico, não tem que exigir garantia nenhuma ao Estado.

O próprio BCE emite uns certificados de dívida e paga aos depositantes dos bancos cipriotas.

Ou seja, pagaremos todos, através de inflação futura.

Isto sou eu a especular, considerando aquilo que o Super Mario já fez para estabilizar o sistema, e que antes de o fazer nos parecia impossível de conseguir (LTRO e OMT).
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

Registado: 16/11/2009 18:45

por Midas » 20/3/2013 0:27

Elias Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Chipre está repartida em 3 partes geográficas. Chipre, Reino Unido e Turquia.

Como é que a União Europeia aceitou o Chipre, sem resolver estas questões primeiramente? Uma nação que está ocupada por outras nações. Sendo o Reino Unido parte da UE e a Turquia, um candidato á adesão na UE.

Também já me interroguei sobre isto.

Será que só a parte sul foi aceite?

Por outro lado, a parte norte auto-proclamou-se "república turca do chipre do norte" (esta nação apenas é reconhecida pela Turquia)...

"todos os demais governos e as Nações Unidas reconhecem a soberania da República de Chipre sobre toda a ilha."

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAb ... e_do_Norte

Ou seja, uma parte da União Europeia está ocupada. Tá certo. :roll:

Qual terá sido o interesse da aceitação do Chipre na UE e na zona Euro?
Quais terão sido os motivos da UE?
Em "apenas" 4 anos adere a UE e Zona Euro. Outros países demoram/demoraram mais tempo até aderir ao Euro?

Wikipedia, the free encyclopedia Escreveu:Cyprus is the third most populous island in the Mediterranean Sea and one of its most popular tourist destinations.[24] An advanced,[25] high-income economy with a very high Human Development Index,[26][27] the Republic of Cyprus was a founding member of the Non-Aligned Movement until it joined the European Union on 1 May 2004.[28][29] On 1 January 2008, the Republic of Cyprus joined the Eurozone.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Cyprus
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por Cem pt » 20/3/2013 0:24

Elias Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Chipre está repartida em 3 partes geográficas. Chipre, Reino Unido e Turquia.

Como é que a União Europeia aceitou o Chipre, sem resolver estas questões primeiramente? Uma nação que está ocupada por outras nações. Sendo o Reino Unido parte da UE e a Turquia, um candidato á adesão na UE.

Por outro lado, a parte norte auto-proclamou-se "república turca do chipre do norte" (esta nação apenas é reconhecida pela Turquia)...

"todos os demais governos e as Nações Unidas reconhecem a soberania da República de Chipre sobre toda a ilha."

Ora aí está a solução para toda esta pessegada: a Turquia invade o que resta da ilha e garante os depósitos bancários a toda a gente, ganham os turcos por conquistar mais território + os negócios turísticos do sul da ilha + o negócio de gerir o gigante bancário de 70 mil milhões €, ganham os cipriotas e máfia russa que mantêm os depósitos e finalmente ganha o Eurogrupo que deixa de gastar 10 mil milhões € para salvar Chipre.

Solução encontrada, deixem-se de mais balelas!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por mais_um » 20/3/2013 0:23

Elias Escreveu:

E o curioso é que se a Turquia entrar na UE ficamos com uma "guerra" dentro de casa... :lol: :lol:
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por migluso » 20/3/2013 0:22

mais_um Escreveu:
migluso Escreveu:Em última instância, o BCE garante todos os depósitos até 100.000€.

isso está escrito em algum lado?

Que eu saiba não.
Era eu a traçar o cenário que considero mais provável (e desejável) caso o Chipre deixe os bancos falir.
"In a losing game such as trading, we shall start against the majority and assume we are wrong until proven correct!" - Phantom of the Pits

por Elias » 20/3/2013 0:17

Registado: 5/11/2002 12:21

por ferreira10 » 20/3/2013 0:14

migluso Escreveu:Super Mario afirmou que ninguém sairia do euro.
Os riscos de uma saída são enormes.

Neste momento, creio que todas as hipóteses estão em cima da mesa.

Ainda acredito que a lei se venha a cumprir. Cada um dos credores assumirá a sua responsabilidade.

Em última instância, o BCE garante todos os depósitos até 100.000€.

Só assim se elimina ou no mínimo diminui bastante a possibilidade de uma corrida aos bancos noutros países capaz de mandar o castelo abaixo.

O BCE é o todo poderoso. Não é a Alemanha.

Só haverá um xeque-mate ao Chipre se o BCE o permitir.

Exacto! Faz sentido esta abordagem.Mas onde é que se vão buscar garantias bancarias para suportar toda esta intervenção?A menos que o hair cut das soberanas seja violento, os credores dos bancos fiquem a arder, e adicionalmente se nacionalizem os bancos, depois de os falir.De modo a accionar o tal Fundo de garantia.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at

por Sr_SNiper » 20/3/2013 0:09

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, tomou conhecimento, "com mágoa", do voto negativo do parlamento cipriota contra o plano de resgate europeu, na noite de hoje, durante uma entrevista televisiva.

"Soubemos com mágoa dessa decisão (...). Para que haja um plano de resgate, precisamos de uma solução credível para saber como é que o Chipre vai reencontrar um acesso aos mercados financeiros. De momento, o endividamento é muito elevado (...) tem de ser reduzido", afirmou o ministro ao segundo canal da televisão pública ZDF.

Schäuble admitiu que a situação é "grave", mas acrescentou que esta consideração "não deve conduzir a decisões sem sentido". Expressando a sua "compreensão" pelas manifestações em Chipre, sublinhou que estas "não devem conduzir à tomada de decisões irracionais, irresponsáveis".

Manteve a posição da Alemanha, que entende indispensável uma contribuição dos detentores de contas bancárias em Chipre.

"É preciso que os que colocaram o seu dinheiro nos bancos forneçam uma contribuição apropriada", disse, mas quanto à forma desta contribuição, remeteu para os cipriotas a sua definição.

O ministro procurou também tranquilizar os investidores quanto aos riscos de contágio da crise cipriota. "A Zona Euro é bem mais estável" do que nos primeiros meses da crise da dívida.

"Tomámos medidas em todos os países para evitar os riscos de contágio", pormenorizou, julgando designadamente o sistema bancário grego, muito ligado ao de Chipre, "bem mais sólido" do que antes.

O ministro repetiu várias vezes que o Chipre é o "único responsável" dos seus problemas e que devia reformar o sistema bancário, "completamente sobredimensionado" e que "não funciona".

Considerando a reestruturação do sistema bancário como "a única solução", Schäuble disse que competia "aos responsáveis cipriotas explicá-lo ao seu povo".

O parlamento cipriota rejeitou hoje o plano de resgate muito impopular aprovado no sábado com o Eurogrupo, destinado a evitar a bancarrota da ilha.

A imprensa local adianta que o Governo vai procurar renegociar os termos do acordo com a 'troika' (União Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu) e procurar outras formas de obter os 5,8 mil milhões de euros requeridos como contrapartida a um empréstimo de 10 mil milhões de euros na Zona euro e do FMI.

Entre as opções, estão a emissão de obrigações, a reestruturação dos bancos e a atracção de investidores russos, ainda segundo a imprensa cipriota

Emissão de obrigações, só rir...
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por Midas » 20/3/2013 0:08

Chipre está repartida em 3 partes geográficas. Chipre, Reino Unido e Turquia.

Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Re

por Cem pt » 20/3/2013 0:08

Bem, com o evoluir deste tópico sempre vamos aprendendo umas coisas da História de Chipre, isto é que é enriquecer a cultura geral aqui no Caldeirão.

Já agora, só por curiosidade, se o Ricardo Coração de Leão, a caminho da Cruzada, tomou posse de Chipre e casou com essa tal princesa Berenguer em Limassol em 1192, passou a ser familiar do D. Sancho I (este nosso rei foi cá um danado para a brincadeira: teve 20 filhos, 11 do casamento e 9 fora do casamento!) que tinha casado um pouco mais cedo com a princesa Dulce Berenguer de Aragão, provavelmente pelo nome uma irmã ou mãe, ou tia sabe-se lá, dessa dita cuja que casou em Chipre.

Com um bocado de sorte talvez ainda Portugal possa reivindicar alguma soberania daquelas paragens, embora neste caso, somos uns tristes, para herdar dívidas e calotes, já não chegam as que temos por cá!
Editado pela última vez por Cem pt em 20/3/2013 0:35, num total de 1 vez.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por mais_um » 20/3/2013 0:08

migluso Escreveu:
Ainda acredito que a lei se venha a cumprir. Cada um dos credores assumirá a sua responsabilidade.

Concordo que essa é a única saída airosa da situação.

migluso Escreveu:Em última instância, o BCE garante todos os depósitos até 100.000€.

isso está escrito em algum lado?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por migluso » 20/3/2013 0:04

K. Escreveu:A saida do Euro parece-me o cenario mais provavel.

Super Mario afirmou que ninguém sairia do euro.
Os riscos de uma saída são enormes.

Neste momento, creio que todas as hipóteses estão em cima da mesa.

Em última instância, o BCE garante todos os depósitos até 100.000€.

Só assim se elimina ou no mínimo diminui bastante a possibilidade de uma corrida aos bancos noutros países capaz de mandar o castelo abaixo.

O BCE é o todo poderoso. Não é a Alemanha.

Só haverá um xeque-mate ao Chipre se o BCE o permitir.

por Midas » 20/3/2013 0:01

ul Escreveu:Ja no século XII ,era um problema eles sinais exteriores de riqueza mas nao pagavam impostos , o rei ao fim de im ano vendeu a ilha .

Mas a reforma lá continua aos 55 anos , juros 9% livre de impostos , se as coisa corressem bem todos ganhavam , se corresse mal os alemães pagam ... Quem recebe 9% deve assumir os seus riscos .

"In the 12th century A.D. the island became a target of the crusaders. Richard the Lionheart landed in Limassol on 1 June 1191 in search of his sister and his bride Berengaria, whose ship had become separated from the fleet in a storm. Richard's army landed when Isaac refused to return the hostages (Richard's sister, his bride, and several shipwrecked soldiers), and forced Isaac to flee from Limassol. He eventually surrendered, conceding control of the island to the King of England. Richard married Berengaria in Limassol on 12 May 1192. She was crowned as Queen of England by John Fitzluke, Bishop of Évreux. The crusader fleet continued to St. Jean d'Acre (Syria) on 5 June.
The army of Richard the Lionheart continued to occupy Cyprus and raised taxes. He sold the island to the Knights Templar. Soon after that, the Franks (Lusignans) occupied the island, establishing the Kingdom of Cyprus. They declared Latin the official language, later replacing it with French; much later, Greek was recognised as a second official language. In 1196, the Latin Church was established, and the Orthodox Cypriot Church experienced a series of religious persecutions. Maronites settled on Cyprus during the crusades and still maintain some villages in the North.

Ainda pode-se acrescentar o seguinte:

Wikipedia, the free encyclopedia Escreveu:The Republic of Cyprus has de jure[22] sovereignty over the island of Cyprus and its surrounding waters, except for the British Overseas Territory of Akrotiri and Dhekelia, administered as Sovereign Base Areas. However, the Republic of Cyprus is de facto partitioned into two main parts; the area under the effective control of the Republic, comprising about 59% of the island's area, and the Turkish-controlled area in the north,[23] calling itself the Turkish Republic of Northern Cyprus and recognised only by Turkey, covering about 36% of the island's area. The international community considers the North as occupied territory of the Republic of Cyprus.

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Cyprus
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por ferreira10 » 19/3/2013 23:58

O plano A, ou se calhar... plano B dos Alemães, era fornecer o empréstimo a troco da penalização dos depositantes que encontravam no Chipre um local de lavagem de dinheiro.Com o pretexto de que o dinheiro dos contribuintes Alemães não seria para «segurar» o capital sujo.

Falhou o plano A/B. Não esquecer que durante muito tempo prevaleceu a ideia de que se se deixasse falir Chipre, isso não constituiria um risco sistémico para a zona euro.Se calhar, esse era o plano B.Não sei se eles estão neste momento tão certos de que não há risco sistémico.Agora... pelas palavras do ministro Alemão das finanças não sei se eles,repito, não estarão dispostos a fazer isto descampar para o tal plano B.Deixar falir.

Não nos esqueçamos que logo após este acordo malogrado Schaeuble referiu-se a um suposto castigo.Que acabou por não se concretizar.
Quem sabe, deixar cair esta ilha, seria uma lição magistral para os Estados nos quais a contestação aumenta de tom.As sucessivas reportagens televisivas a denotar o mal estar em que supostamente cairiam os cipriotas era uma vacina para os outros Estados??Ou era uma lição venenosa?

O BCE prover liquidez? O que se gasta num procedimento destes é um valor muito maior do que aquele que se gastaria com um resgate de 10000 milhões.E depois...não se ressalva a principal exigência dos Alemães.Penalizar os depositantes russos que usam a ilha para as suas extravagancias.Sinceramente, não sei como se poderá atender às duas necessidades.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: dragom, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 307 visitantes