Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Quem é quem ou o quê dos traders do Caldeirão?!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por James Wheat » 24/7/2006 18:22

Este tópico foi muito boa ideia - parabéns :clap: !
Demorei a 'postar', pq estive fora e entretanto andei hoje a tirar as medidas ao Bcp... Entrei forte, a €2,22 ! Penso fechar posição até final da semana. Vamos ver...

Aqui vai: vou para os 39 anos e sou Gestor de Profissão (Director de Exportação numa PME Nacional) e Engenheiro de Formação (Católica), com um par de cursos de Gestão para Executivos (Nova de Lisboa; London Business School).
Ando nisto da bolsa por paixão / hobby e como fonte adicional de 'income'. Comecei com... Eiii... :-k ... Nem sei... 22-23 anos ?

O meu objectivo todos os anos é o mesmo desde q constitui família: pagar com a bolsa a empregada doméstica, a mulher-a-dias e os colégios privados dos 2 putos. A partir daí tudo o que vier é por acréscimo. É um pensamento primário / básico ? Seja, mas a conta no banco agradece. Uns anos foi/é fácil, noutros impossível.

Já levei cacetadas a valer... Invisto dentro e fora de Portugal, bem 'alavancado', já q não jogo sozinho. Ganho comissão tanto nos ganhos, como pago igual % nas perdas. O balanço é positivo. Que remédio, não nasci rico :cry: .
Acho a bolsa uma excelente escola para a vida, onde se aprende muito mais do que sómente ganhar / perder dinheiro: o auto-controlo, o método e a disciplina são de extrema utilidade em muitas outras áreas.

Gosto do 'Forum do Caldeirão', o qual descobri há uns 4-5 meses, por indicação de um corretor. Sigo sobretudo as análises técnicas, pq não as faço de forma sistemática. Leio também com bastante interesse opiniões 'discordantes', como forma de questionar convicções pessoais e tentar ganhar 'estabilidade emocional' na hora de decidir. O perfil das pessoas em nada alterou o meu pensamento sobre o forum. Tem-me sido útil e espero conseguir retribuir na mesma moeda.
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por ASR » 24/7/2006 17:37

Bem... com tantas apresentações isto fica mais animado.

Já agora segue a minha:

Fornada de '67 num país bem mais pró sul...
Sempre estive virado para as electrónicas, mas depois, quase por acaso, virei-me para os computadores, e não mais os larguei.
Comecei a trabalhar como programador, depois passei a gestor de sistemas, de redes, etc...
Lic. em Informática, tirada à noite como trabalhador-estudante :)

Quanto à bolsa, comecei nas privatizações da EDP e PT, mas nunca me dediquei a fundo. Tenho aprendido umas coisitas, mas falta-me o essencial - a autodisciplina para poder maximizar os ganhos. Encaro a bolsa como um hobby interessante, que até pode dar um bom complemento para o ordenado.

Abraços e beijos (dividam como apropriado!)

/ASR

Registado: 31/12/2004 15:00

por vanparys » 24/7/2006 14:41

Em primeiro lugar, excelente tópico!!

Sou de Dezembro 1978 (27 anos).

Licenciado em Engenharia Electrotécnica e Computadores pelo IST e trabalho para uma multinacional americana na área da informática. Por razões profissionais já vivi na Bélgica, Luxemburgo e Lituânia e não vivo em Portugal há mais de 3 anos.

As primeiras acções foram EDP em 1997 (compradas pq segundo o meu pai eram um excelente investimento e todos as subscrevemos, até a minha avó). Ainda hoje as possuo!!

Contudo, investimento a sério só começou no Luxemburgo em finais 2004/início 2005, numa altura em que estava como consultor no departamento IT do Banco Europeu de Investimento (BEI) e um dos funcionários do Banco, como quem almoçei N vezes me começou a dar bases de investimento (macroeconomia, microeconomia, AT, AF,...). Foi ele quem me meteu o bichinho cá dentro.

Negoceio essencialmente acções do PSI-20 e do CAC-40.

Abraço,
"Go for a business that any idiot can run - because sooner or later, any idiot probably is going to run it." - Peter Lynch

Registado: 27/7/2005 17:17

por njdg73 » 24/7/2006 14:20

Boas, eu sou de 73, Eng Civil de profissão, começei nos tempos das privatizações (EDP, PT, BRISA, etc...) onde deu para ganhar uns trocos, e foi aí que ganhei o bichinho, inclusivé inscrevi-me nessa altura numa edição do jogo da bolsa, tendo sido uma experiência bastante positiva.
Pena só ter descoberto este forum em Maio deste Ano, pois acho que é uma boa ferramenta para quem gosta de "brincar" aos correctores...

Registado: 23/5/2006 12:19

por siracusa » 24/7/2006 13:26

Bem !

Tenho 52 anos, sou Professor Universitário de Medicina em Coimbra, ando nestas coisas há uns anos - já levei com ela em 87.

Daí para cá tem corrido bem.

Conheço pessoalmente algumas das pessoas que por cá andam.

A minha intervenção é pequena porque aposto muito em fundamentais e longo prazo bem como em empresas falidas. Tiques! Mercado nacional e europeu !
Não basta olhar fixamente os degraus.
É necessário subir a escada.
Vaclav Havel

Registado: 24/11/2002 23:37

por Laraujo » 24/7/2006 12:21

Bem como a do JAOR!

Cumprimentos
Nesta corrida, umas vezes somos Jockeys outras simplesmente...

www.cupstore.pt

Registado: 22/3/2005 17:04

por Laraujo » 24/7/2006 12:17

Bom!!!

parece-me que falta aqui a apresentação do JAS!

Então??

Cumprimentos
Nesta corrida, umas vezes somos Jockeys outras simplesmente...

www.cupstore.pt

Registado: 22/3/2005 17:04

Excelente retrato

por Col » 24/7/2006 4:25

Normalmente não vos digo nada, mas vejo o que vocês dizem todos os dias.
Agora o meu BI:
Mais um cota: 54 anos
Clube dos analfabetos: 1º. ciclo
Ganha pão: Trabalhador por conta de outrem hà 41 anos
Sector: Turistico
Iniciação bolsista: Jà me esqueci quando foi.
Primeiro trade: Soares da Costa, compra a 4 contos venda a 6 contos.
Pior trade: Compra da Celulose do Caima a 62 contos e venda a 16 contos.
Rentabilidade de 2006: + 8%
Mercados: PSI e CAC.

Agora os BI's que mais apreciei:
Luis lobs - Que è pescador de profissão e comprou Reditus a 3 e vendeu a 35 €.
O The Mechanic - Que è Director hoteleiro e mete a cabeça na boca do crocodilo para divertir os seus clientes e aspira a ser Escritor!
Cumprimentos o todos.

Registado: 6/7/2005 3:58

...

por TheMayan » 24/7/2006 2:31

E sim é "O Maya"="TheMayan" e não "A Maya!"

Se fosse "A Maya" daqui por um pouco ainda tinha o pessoal a pedir horoscopos!

Mas confesso que "O Maya" acredita que devemos saber um pouco de tudo e nunca, mas nunca, negar nada sem uma prova de fogo.
Cumprimentos,
TheMayan

"A Verdade é Brevissima o resto é explicação".

"Qualquer comentário que faça nunca poderá ser visto como uma recomendação para alienar ou adquirir um determinado título. Deverá ser visto como uma mera opinião pessoal."

Registado: 28/11/2005 1:09

Ok

por TheMayan » 24/7/2006 1:57

POis... de facto! :(

Totalmente de acordo!
Deveria ser inadmissível dar erros por aqui!
Na verdade deveria o pessoal ser logo queimado na fogueira

Mas confesso que se atentares nos meus posts, quase todos têm, vários, gravissímos, erros destes.
Um abuso da minha parte e que duvido seriamente alguma vez desista de o cometer.

Isto porque as gralhas são só para voar!

Ps: Não levei a mal!
Cumprimentos,
TheMayan

"Qualquer comentário que faça nunca poderá ser visto como uma recomendação para alienar ou adquirir um determinado título. Deverá ser visto como uma mera opinião pessoal."

por Pato_Maluco » 24/7/2006 1:53

Oh bullpower deixa-te de preciosismos! Já viste que o z está encostado ao s?
e não é chavala! é chavalo! 8-)
O mercado é como as pizzas: rotativas

Hans Friedman

Registado: 8/7/2006 22:33

por Lboy » 24/7/2006 1:52

Tenho 22 anos sou promotor imobiliário, tive o meu primeiro contacto com o PSI 20 aos 19 anos depois de 1 ano entre perdas e ganhos não ganhei nem perdi e parei, agora quero voltar em força mas agora vou "especializar-me" na AT

um abraço

Registado: 24/7/2006 1:33

por BullPower » 24/7/2006 0:59

Ó Mayan, não me leves a mal, mas os teus profs licenciaram-te em Direito sabendo que tu escreves fis em vez de fiz? :) Ai ai, com esse erro e se fosses uma chavala fixe, levava-te logo à oral :lol:

Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

Ok....aqui vai!

por TheMayan » 24/7/2006 0:21

Uma iniciativa interessante!

Sou da fornada de 79, licenciei-me em direito, fis uma pós-graduação, dei aulas, e de momento sou "meio advogado".

Quanto ao futuro sinceramente não sei...

Relativamente aos mercados, interessei-me há pouco mais de 2 anos... inicialmente pelo nosso mercado, depois os Eua.

Acredito no Graal do trading.
Nem que seja na perfeição conseguida na arte da "caça ao Tubarão".
Entretanto tenho esvoaçado no mundo dos "patos"!

Acredito também nas maravilhas das leis da natureza, em Gann e noutros malucos como ele!
Sem dúvida que tinha uma resiliência/persistência de mestre.
Fazer aquelas continhas todas sem excel é obra!
Cumprimentos,
TheMayan

por vm » 23/7/2006 23:54

Sempre pensei que os utilizadores do caldeirao fossem na casa dos 40, afinal tava enganado :lol:
Tenho 31 anos, sou eng telecom numa das cotadas em bolsa...em part time, sou investidor nos mercados financeiros e mercados desportivos (actualmente é o meu melhor extra income 8-) ) e considero o caldeirao uma boa fonte de busca/partilha de informação.

Registado: 5/11/2002 10:56

por zenden » 23/7/2006 22:50

Ufa,ainda consegui arranjar um tempinho para escrever neste tópico.

Vivo na margem sul, fornada de 1982, 24 anos, licenciado em contabilidade e finanças e trabalho como consultor/gestor de projectos.

Como alguns, este bichinho da bolsa começou bem cedo...já não me lembro bem, mas por volta do 6ºano já via frequentemente o rtp financial times que dava todos os dias à noite e assim lá fui ouvindo e aprendendo alguns conceitos de economia bastante precocemente, recordo que na altura adorava ver as cotações durante o desenrolar do programa. A par disto, e como também alguns membros referiram, uma espreitadela nas cotações que o banco mostrava para o exterior da rua ia aguçando este bichinho.

O primeiro trade foi em 1999 ainda com 17 anos, altura em que comprava o jornal de negócios religiosamente às quintas-feiras. Resolvi pedir uns patacos os pais e investir na somague a 3.80 e ganhei uns trocos insignificantes (pois é devia ter mantido :evil: :evil: :evil: ).

Actualmente o meu sector de eleição para investir é o dos metais preciosos, embora vá bicando umas de pitroil e gás natural. Raramente tenho acções portuguesas, mas tenho agora algumas EDP compradas à pouco tempo.

Piores negócio: EDP durante o bear:evil: e warrants

Melhores negócios: Silverado, Miramar Mining, Couer d´Alene

Sonhos: - trabalhar em mercados financeiros(quase impossivel em virtude da minha formação e de um apelido sem sal :mrgreen: )

- Dedicar-me a esta actividade a 100%

- Não ter obrigações

- Imortalidade para a familia

- Construir uma familia feliz

Cumprimentos
O verdadeiro caracter de um Homem vê-se pelo modo como trata alguém que não lhe vai dar absolutamente nada!

Registado: 18/12/2002 16:30

por andrepfonseca » 23/7/2006 20:21

Já vi que sou dos mais novitos aqui...!

Tenho 25 anos (fornada de 81), e estou actualmente a concluir o estágio de advocacia, e sou do Belenenses.

Este bichinho da bolsa deu-me de um dia para o outro, há muito pouco tempo, em Abril deste ano.

Conto apenas com alguns trades virtuais, e dois trades reais. No 1.º tive um ganho de 5,5% no Banif, mas a quantia que investi foi tão baixa, que mais não me permitiu do que uma bela jantarada :P!

Actualmente a Mota Engil está a deixar-me negativo...!

Acho o mundo dos mercados financeiros extremamente interessante. Permite combinar uma vertente de investimento financeiro com uma inerente obrigação de informação sobre todos os assuntos da actualidade. Para além disso tem uma vertente psicológica, emocional e sociológia extremamente interessante.

Procuro encarar isto como um Hobbie onde posso aprender muito, e não quero fazer disto modo de vida!

Abraços a todos.

Registado: 2/6/2006 23:29

...

por englishman » 23/7/2006 20:21

Olá, TraderAT. :)

EnglishMan, por onde anda a viajar desta vez? Julgo que ainda não se apresentou por aqui....

Ainda não fiz a minha apresentação, mas vou fazê-lo, em breve... :lol: :)

Viajar? Só por Portugal, neste momento... numa verdadeira "roda viva", acredite.
:roll: :)

Mas acaba por contrastar com os movimentos da minha carteira, que desde aminha entrada em BCP... passei a ter um comportamento passivo! Ehehehehehehhe Mas a passividade não tem a ver com aquiilo que estãoa pensar... essas mentes... não sejam maldosos! :mrgreen: :mrgreen:

Entretanto, o computador portátil que utilizava "foi-se" e agora estou na expectativa de poder conseguir salvar o que estava no disco... :roll: :roll: :roll:
E não... não fiz cópias de segurança! :roll:
Complicada, esta situação... mas vamos ter Fé! :idea: :wink: :mrgreen:

Logo que tenha mais um tempinho faço a minha apresentação... fica prometido. :idea:

Abraços.
EnglishMan

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por pvg80713 » 23/7/2006 18:39

Bolas,
Um gajo nao pode estar fora uns dias por motivos nao muito interessantes que logo aparece um post interessante neste Baldeirao !
O Ovos Moles nao tem 61 anos . Isso é uma total mentira ! Tem 61,14159265358979
(para os curiosos o valor que segue à virgula sao os de Pi que ainda me lembro de cor ), Já agora se alguem tem gostos semelhantes é do Sporting e gosta de Gb, nao nao é Giga Bytes de info, é sim de ga... bo...
62 anos tem a Pata Hari cujo verdeiro nome é Marta,
já agora nem consegui ver se tinha cornos ou nao porque falando com ela esse tema nem sequer tem qualquer interesse. A OK tele seguro depois de a conhecer ainda pensou mudar a campanha para outro nome mas manteve, embora ninguem saiba a verdadeira razao.
Eu sou o PVG, para alguem que possa imaginar uma razao Maquiavelica para o 80713, eu so posso dizer a verdade de que : ..........
Nasci em 66 e sou reformado á 3 anos com uma pensao proxima do ex-ministro.
Nao fique mais chocado do que eu !
Sou consultor de uma multinacional Espanhola .
Perco dinheiro na bolsa.
Sou Engenheiro IST com pos graduacoes em x e y e tambem em z ( em paises de 3 continentes).
Trabalhei em bancos de 4 continentes. Oceania nao tive sorte.
Abri um banco na Polonia com mais 3 Portugueses, e contra vários Polacos importantes ! Este ano deu cento e tal milhoes de lucro a Portugal.
Nesta altura ja nao me sinto nada culpado como o Sr Funcionario Publico que nunca fez nada que desse lucro e consegue ter uma pensao um pouco superior à minha ( ex Ministro ).
Ando à procura de ser Voluntário. Mas a Junta de Freguesia de Cascais respondeu ao meu pedido dizendo :
Neste momento não precisamos de ninguém com o seu Curriculum.
Um ab a todos

Registado: 19/4/2005 11:11

por Susana Amado_ » 23/7/2006 18:35

pvg80713 Escreveu:ovos moles
è mentira nao tens 61 anos ! tens 60 ! e so fazes 61 para o mes que vem !
Um ab

e mais!...
...quando eu chegar aos 61 anos quero ser (estar!) como o ovos moles :!: :wink:
:lol: lol

Registado: 5/11/2002 11:12

por pvg80713 » 23/7/2006 18:11

ovos moles
è mentira nao tens 61 anos ! tens 60 ! e so fazes 61 para o mes que vem !
Um ab

Registado: 19/4/2005 11:11

Re: ..

por Susana Amado_ » 23/7/2006 13:06

Aragorn Escreveu:
Olhando para este topico com tantos membros que demonstram o desejo de fazer dos mercados financeiros o seu "Ganha-pão" em vez de um rendimento complementar ou mesmo um mero hobbie, arrepio-me...

Boa sorte!
Abraços a todos!

Olá! Boa Tarde!

Aragon,
eu acho que compreendo perfeitamente o que quer dizer! :wink:
Mas isto é uma assunto que dava pano para mangas... ui, ui!!
É de facto uma actividade com determinadas partícularidades (muitas vezes desconhecidas ou ignoradas), muito, muito exigente! e que não é para todos ;-) apesar de ainda haver muito essa "ilusão" (digo eu!).

Continuação de bom fim de semana.

Registado: 5/11/2002 11:12

..

por Aragorn » 23/7/2006 1:45

Já lá vai algum tempo!

O tópico prendeu-me de tal forma a atenção que não resisti a "voltar".

- Tenho 30 anos.
- Licenciado em Gestão
- há 6 anos, acabadinho de ingressar no mercado de trabalho, colocaram-me à frente de um computador a colocar ordens de bolsa.
- durante 5 anos, provavelmente me passou pelas maos mais capital do que todo o carcanhol de todos os membros deste forum juntos...
- há exactamente 1 ano decidi largar com uma melhor oferta de trabalho.
- obviamente continuo a acompanhar de alguma forma (ou não teria visto este tópico, né?), mas tenho a certeza que hoje olho para tudo isto de um angulo muito mais abrangente, ainda com a memoria bem viva de quem está no centro de tudo!
- Desde que saí, nunca mais negociei uma acção.

Olhando para este topico com tantos membros que demonstram o desejo de fazer dos mercados financeiros o seu "Ganha-pão" em vez de um rendimento complementar ou mesmo um mero hobbie, arrepio-me...

Boa sorte!
Abraços a todos!
The market may be bad, but I slept like a baby last night. I woke up every hour and cried.

Registado: 6/11/2002 2:27

por Princepe da bolsa » 22/7/2006 19:12

lazarus escreveu:

princepe da bolsa escreveu:
1982 - 24 anos
(é engraçado agora ver a bolsa na TV... eu comprei acções pk ninguém falava delas )
Depois olhei para os bolsos: 1000 euros de prendas de anos, páscoa e natais... Fiquei triste mas não baixei os braços: comprei EDP a 1,60€! AS comissões arrasaram-me! A seguir chamei esse boneco do toy story que às vezes anda por aí e fizemos sociedade! Dei-lhe o acesso à fortuna!!

"oh xr doutor... oh xr doutor..."
se n fosse aqui o expert em novas tecnologias o xr doutor ainda andava a comprar acções ao balcão da CGD e a ver as cotações no teletexto da RTP e SIC! :mrgreen: :lol: :mrgreen: :P

:mrgreen: :P :) :lol: Cá para mim estás-te a armar!! :mrgreen: Mas também tinhas que sevir para alguma coisa! :mrgreen: :mrgreen: Tinhas que trazer sinergias ao negócio!! :wink:
Os stop losses são a melhor forma de não nos afundarmos num mar de esperanças...

Registado: 12/3/2006 16:08

por EMILIA » 22/7/2006 15:54

Bom,

Tenho 33 anos, formação filosofia, carreira profissional ligada ao comércio Grossista(Aramzenistas de produtos alimentares), actualmente ramo de seguros.
Como grande parte comecei com a privatização da EDP, ganhei bastante dinheiro e comprei um pequeno terreno. Estive 3 anos ausente até que vendi o terreno ( Ganhei tanto no terreno como nas acções :lol: ). Voltei com compras na EDP a 1.60 e BCP a 1,35. Vendias todas. Fiz grande negócio com a Altri. Só perdi dinheiro num negócio e mesmo assim foi nas comissões. Detectei o meu erro a tempo evendi ao preço que comprei. O meu interesse é a médio prazo. Como tal comprar em baixa ( claro que pode sempre baixar mais) e esperar, as minhas cadeiras são confortáveis.
Não lamentes as perdas

Registado: 25/10/2005 11:55

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, Google Adsense [Bot], Opcard33, PMP69 e 211 visitantes