Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Crise Grega

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Crise Grega

por pvg80713 » 3/2/2015 12:00

Artista Romeno Escreveu:o governo grego já fala em excedente primário e em recuar, começo a dar razão ao schiller isto pode muito bem ser uma oportunidade

e já disseram que pagavam o que devem ! o que e fantastico...
propoem pagar à medida do crescimento.

vou falar com o meu banco, para ver se posso fazer o mesmo.

Registado: 19/4/2005 11:11

por Artista Romeno » 3/2/2015 11:45

o governo grego já fala em excedente primário e em recuar, começo a dar razão ao schiller isto pode muito bem ser uma oportunidade
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por jccgold » 3/2/2015 11:18

moppie85 Escreveu:Logo para beneces essa é excelente para a comparação. Mas disseste aos amigos alemães, que as autoestradas portuguesas podem ser melhores, mas depois as estradas nacionais são uma calamidade? Eu prefiro para mim a situação alemã.

Porque me baseei na descrição fornecida. Prefiro uma autoestrada 4* daqui para o Porto mas grátis do que uma autoestrada 5* a pagar 20 euros para lá e mais 20 para cá. As AEs falseiam muito o ranking da qualidade das estradas, pq depois as estradas nacionais em Portugal são de bastante má qualidade.
Caro moppie85 eu vivo em Oeiras, nao é uma terreola estou a 10mns a pé da estacao comboios de Oeiras, se for preciso vou lá fora tirar umas fotos para veres como está a estrada. Aquilo já tem mais remendos do que sei lá o quê, é tampas de esgoto mal niveladas, é raizes de arvore a levantar a estrada nao ha obra de passagem cabos que nao fique lá um remendo mal feito. Quem conheça por ex a estrada entre aboboda e trajouce, sao muitos milhares de carros à hora, procura no google maps o estado dela. A UK é o pior exemplo, por aí só se preocupam com a caça à multa.
Entao existem recibos verdes na UK? Entao situacoes que existem em Portugal, como por ex pôr um tecnico a trabalhar para uma empresa mas a recibos verdes ou a self employment como existe cá na UK é possivel e legal?
Nao preciso de ajuda à pergunta, quem ataca a Grécia e os chama de preguiçosos é q tem de dar a resposta pq é q os alemaes passados 22 anos continuaram a precisar de ajuda e precisaram dum perdao 60% à divida. Estamos a falar de 60% perdao divida depois de pagarem 22 anos a paga-la :!:

moppie85 Escreveu:sim, era de 65% na Alemanha vs 72% em Portugal. A diferença é que a Alemanha ficou-se por um pico de 82% e depois manteve-se. Em Portugal vai em 125% and rising... ou seja, enquanto a Alemanha gere a sua divida, nós aumentamo-la.

Certo, mas nao foi nesse periodo que Portugal fez o que a Troika mandava? Pela tua resposta estas a concordar a 100% com o que Bloco Esquerda diz é isso?
A Islandia nao estar no Euro é irrelevante para o caso. Estava-se a dizer que países do norte da Europa sao responsaveis e pagam as suas dividas, portanto a Islandia fica a norte.

moppie85 Escreveu:É astronómico porque eles mentiram, falsificaram contas

Corrige isso. Nao foram os gregos. Foram alguns politicos gregos, sendo que a UE deu o visto às contas em como estava tudo ok.

moppie85 Escreveu:Politica expansionista com o dinheiro de quem?

Pergunta ao Obama. Pq chegou ao poder em 2008 com 10% défice, teve uma política expansionista, e a bolsa americana já duplicou de valor, o défice foi aos 3%, e hoje o americano comum tem mais direitos do que tinha antes, como por ex o Obamacare. O dinheiro imprime-se quando é necessário. Foi o que Obama fez e daqui a meses o dolar há-de valer tanto como o Euro, pq o Euro rasteja. Mas a Alemanha aperta no cinto no que? N fosse a crise grega e dos países perifericos n eram o local de refugio do dinheiro q sao e n podiam pagar até juros negativos pela divida. Só têm beneficiado. Mas desde o inicio da crise de 2008 a Alemanha já deu dinheiro publico a alguém? Todos os empréstimos que fez foram bem pagos com lucro.
Eu entendo a situação, quem não entende a situação é quem não entende que não se pode pedir a 20% da população sem emprego que fique 20 anos assim até que a situação ou as contas do país se endireitem.

moppie85 Escreveu:Não tem qualquer sentido acusares a europa de "falta de solidariedade" e de "impor a sua vontade à Grécia" quando a Grécia sem o empréstimo europeu não comia.

Bullshit. Se a Grecia nao pagar divida, tem superavit para pagarem as despesas internas. Em 2º lugar para isso serve o FMI. A UE nem tinha de se meter. Em 3º nao houve solidariedade nenhuma, pq que saiba solidariedade é dar algo, coisa que nenhum Estado europeu fez até agora. A divida perdoada à Grecia foi a divida de privados. Para salvar um país da falencia para isso existe o FMI.
Vai ouvir é a entrevista que o Obama deu ontem. Nao é possivel reduzir o poder compra duma população em 25% e continuar a espremer a população para pagar a dívida numa situação dessas. A dívida tem de ser paga através de crescimento. Foi o que foi implementado nos Estados Unidos com sucesso e é o que os gregos andam a pedir. Pedir para uma população na miséria continuar assim 20 anos ou mais a pagar dívidas, foi o que levou os alemães a dizerem Basta e elegerem o Hitler. Foi o radicalismo e fanatismo económico que levou à 2ª guerra mundial. E o fanatismo está de volta. Muita gente pensa que os alemães odiavam os judeus por serem judeus, os alemães odiavam os judeus porque eram quem tinha o dinheiro.

moppie85 Escreveu:os EUA têm moeda própria.

A grécia também. Chama-se EURO. O BCE é o banco central da Grécia. E de Portugal também. Chegar a deflação numa zona em contração económica como é a UE a história vai apelidar isto como uma das situações económicas mais ridiculas que já existiram

moppie85 Escreveu:Então os gregos elegem os seus governantes anos a fio, fogem a impostos como o diabo da cruz, funcionam numa de "envelopes" para tudo (vulgo suborno), e a culpa é de quem emprestou dinheiro?? HAHAHA

Misturas tudo, inclusivé linhas temporais. Na altura que houve essa falsificação das contas foi antes de 2008 e nao havia emprestimos da UE como instituição à Grécia. A UE deu o ok às contas gregas, inclusivé para os deixar entrar na UE.

moppie85 Escreveu:Aliás, a Grécia, como já expliquei, paga de juros metade de portugal em termos do PIB :') A única culpa de quem emprestou o dinheiro foi de ter avaliado mal

Exactamente. Chama-se especulação. Umas vezes corre bem outras mal. Eu nao me sinto nada responsável pelas PPP que Sócrates assinou.

moppie85 Escreveu:demagogia

Miudo, aprende com o Obama. Fala menos e aprende mais. Uma lição de fanatismo e radicalismo não é serviço publico

Registado: 11/11/2011 3:58

por RPedroG » 3/2/2015 9:51

moppie85 obrigado por me poupares uma resposta longa :)

e para as perguntas dele sobre a Alemanha e que tu respondeste sobre UK esta também tudo dito, pois obviamente que na Alemanha tb há hora de ponta, recibos verdes, etc etc.

Só gostava de acrescentar uma grande diferenca entre conduzir em Portugal e conduzir na Alemanha é que eu em 2 dias em Portugal vejo mais acidentes na estrada do que em 1 mes na Alemanha. Aqui passo semanas sem ver um acidente. Em Portugal basta conduzir por Lisboa 1 ou 2 dias e vejo acidentes. Mas isto é offtopic pq sobre o tema ja esta tudo dito :)

Registado: 31/7/2014 8:10

por moppie85 » 3/2/2015 7:11

jccgold Escreveu:
RPedroG Escreveu:Na Alemanha os carros (ainda) nao pagam portagens, mas os transportes pesados ja pagam.

Logo para beneces essa é excelente para a comparação. Mas disseste aos amigos alemães, que as autoestradas portuguesas podem ser melhores, mas depois as estradas nacionais são uma calamidade? Eu prefiro para mim a situação alemã.

se nao conheces a situação Alemã, como podes preferir uma a outra?

Depois a ausencia de transito em autoestradas em Portugal. Leva-os a sairem de Lisboa as 18h em direccao a Setubal a passar a ponte sobre o tejo. Uma vez fiz isso fiquei umas 2h retiro até chegar à zona do Seixal. Depois claro nao havia transito a partir daí. 2ª circular a mesma miseria. Tudo quanto é acessos importantes estao entupidos em horas de entrada no trabalho e saida do trabalho.

isso é igual em todo o lado. Deves pensar que Portugal tem o "exclusivo" daquilo a que se chama "hora de ponta". Eu demoro em hora de ponta 3,5h a fazer o percurso Manchester - Bolton (são 15 milhas - uns meros 25km). A diferença é que depois nos sitios que não tem transito não tenho auto-estradas vazias. Tenho estradas de uma via com zonas de cruzamento e sem bermas... Queixas-te das estradas secundárias? No UK, de acordo com os ultimos estudos há 1 defeito na estrada a cada 110 metros. E são um país rico. Pura e simplesmente não investem em estradas em que o movimento não o justifica. Mas em Portugal, queremos uma nacional com 2 faixas para cada lado a ligar todas as aldeias :))). Na Escócia não existe auto-estrada a cima de Perth. Queres ir ao norte a Inverness (tem o mais habitantes que Leiria, mais que Évora, Beja, Guarda, Faro)? Vais de nacional 200 km pq não há transito suficiente que justifique uma auto-estrada,

Quanto a trabalhadores, na alemanha existe o sistema de recibos verdes? E incentivos à precarização, ou seja aos novos empregos o q vai provocar q as empresas despeçam os q estao há 6 meses e metam outros?

Aqui existe. Chama-se "Self employment" e sim, os teus serviços podem ser dispensados a qualquer momento sem qualquer benesse. E sim, existe essa possibilidade de por o pessoal a correr... e em bem menos do que 6 meses. Por exemplo a TESCO informou com dois meses de antecedência aos seus empregados em cerca de 40 lojas que poderiam vir a ser demitidos se não se tivesse necessidade deles noutras lojas na proximidade.
A phone4u perdeu o negócio (não foi à falência e era bem lucrativa), porque as operadoras de telm não quiseram renovar os contratos. Passado um mês já quase todos os trabalhadores estavam na rua e a empresa dissolvida. Se fosse em Portugal, havia de ser bonito uma empresa com lucros (e fortes lucros) a fechar desta maneira... inventava-se algo para a empresa não fechar.

Então continuo à espera da resposta à pergunta. Pq é que de 1918 a 1932 e 1945 a 1953, total de 22 anos os alemães não conseguiram pagar? Pq em 1/4 desse tempo querem que os gregos paguem. Se me vêm com a história da guerra, eu digo então e a Grécia não tem problemas que a Alemanha não tinha como a corrupção? Ou o facto de não terem moeda própria?

A tua resposta está neste artigo... É interessante e pode ser que te ajude. http://www.economist.com/blogs/freeexch ... ic-history

Que saiba em 2008 a dívida da Alemanha em relacao ao PIB era igual à de Portugal por isso essa de que nao fizeram dividas para pagar nao é verdade.

sim, era de 65% na Alemanha vs 72% em Portugal. A diferença é que a Alemanha ficou-se por um pico de 82% e depois manteve-se. Em Portugal vai em 125% and rising... ou seja, enquanto a Alemanha gere a sua divida, nós aumentamo-la.

Quanto a diferenças entre o norte da europa e o sul e assumir responsabilidades, q saiba a Islandia fica no norte e mandaram às urtigas o que quem lá esteve andou a assinar
http://economico.sapo.pt/noticias/como- ... 54357.html

hehe a Islandia não estava no Euro... são 300 mil habitantes e, portanto a divida comparada com a grécia são peanuts. Além do mais, os islandeses sobrevivem (não, não saíram da crise - http://www.finfacts.ie/irishfinancenews ... 6743.shtml ) com o que produzem - os Gregos querem um perdão total de divida e querem voltar a pedir para gastar novamente. Neste momento, com as medidas de austeridade todas tão severas que conseguem ter o ordenado minimo nacional maior que o Português, têm um excedente primário de 3%... pena é que só o aumento do salário que querem fazer (para 750€) era suficiente para trazer esse valor para um déficite de 4%... e isto "só" esta medida... E quem paga esses 4% de déficit? Os mesmos que lhes perdoaram a divida? Não me parece... Mais, a Grécia paga efectivamente uma taxa de juro dos empréstimos que corresponde a cerca de 2,5% do PIB (o chamado serviço da divida). Portugal paga 5%... o dobro... só... mas os "gregos é que são pobres e explorados" lol Só o "perdão de 100mM de € que levaram, dava para pagar o nosso programa todo e sobrava. Era o mesmo que a Troika tivesse cbegado cá e dito "peguem o dinheiro que precisam e levem mais uns 20 mil milhões para o que precisarem".

A Grecia teve parte da divida perdoada mas o peso da divida em relacao ao PIB está igual pq o PIB apos medidas da Troika caiu 25%.

É astronómico porque eles mentiram, falsificaram contas e, como se sabe, os gregos fogem dos impostos como o diabo da cruz... 30 mil milhões (sim metade do nosso pacote de assistência) é a fuga que o cidadão grego faz todos os anos ao fisco :') . "Eu não pago os meus impostos, mas os outros é que são maus!" lol

O ponto é que, dizem os livros de economia numa situação como a grega deve ser adoptada uma politica expansionista. E quiseram impor à Grécia o contrário. Resultado disso, PIB caiu 25% e a situação do defice nao melhorou enquanto a situacao social piorou muito. Portanto agora a UE que assuma as responsabilidades do que impôs à Grécia não ter resultado. É muito giro 1º impor o que têm de fazer, e depois quando nada resulta dizer que a culpa é toda dos próprios.

Politica expansionista com o dinheiro de quem? É bonito dizer que dar cocaína a um drogado é uma coisa fixe. Mas ter de lhe pagar a droga é uma coisa diferente. Se ninguém lhe empresta o dinheiro (porque já se viu o que dá e foi pelo mesmo motivo que tivemos problemas em Portugal), onde arranjas dinheiro para "politicas expansionistas"? É a Alemanha a apertar o cinto aos cidadão em casa para pagar os programas de despesismo público dos outros, é?

O que ainda tem mais piada é que tu não entendes a situação. A "austeridade" grega, trata-se de gastar aquilo que se produz. Como já referi, sem pagar sequer os juros da divida que tem, a grécia tem um excedente de apenas 3%. A Europa não escolheu o caminho para a Grécia. A Grécia tinha de fazer esse caminho. Sem a Europa, os gregos nem sequer dinheiro para comer teriam. Entendes??? Não tem qualquer sentido acusares a europa de "falta de solidariedade" e de "impor a sua vontade à Grécia" quando a Grécia sem o empréstimo europeu não comia. A europa salvou a Grécia da falência. Entendes?? Agora, depois de terem salvo a dita cuja, ela acha que pode não pagar os emprestimos, "gastar como quer" o que não tem que os outros logo pagam.

O que o Syriza quer fazer é ter as mesmas condições que a Alemanha teve em 1953 que é juntar o pagamento da dívida ao ritmo de crescimento da economia.

O que o Syriza quer é não pagar a divida e gastar novamente como se produzisse para o que gasta. Não é o caso. Quanto à comparação com a Alemanha de 1953, é uma comparação que não tem qualquer sentido, como já te deves ter entendido se leste o link do economist que te deixei.

Que é o que Obama fez nos Estados Unidos incentivou o crescimento da economia e com isso é que reduziu o défice de 10% em 2008 para os 3% actuais.

os EUA têm moeda própria. Os gregos se quiserem seguir as pegadas é simples. Saem do euro e seguem a sua vida. Não pagam, não recebem financiamento internacional, imprimem dracmas e são obrigados a fazer violentamente aquilo que lhes tentaram fazer suavemente.

E volto a dizer a UE é muito mais culpada de ter permitido a falsificação de contas na Grécia do que o grego comum que é quem está a pagar a crise
[/quote]

Esta é uma das maiores anedotas que li ultimamente (fica a par da do Leal da Costa a dizer que os ordenados dos médicos quando começam a trabalhar é de 2700€ e qd saem da faculdade é 1500€ (é que qd saem da faculdade, não é qd começam a trabalhar) e corresponde de facto a 1100€ liquidos e 1600€ liquidos...

Então os gregos elegem os seus governantes anos a fio, fogem a impostos como o diabo da cruz, funcionam numa de "envelopes" para tudo (vulgo suborno), e a culpa é de quem emprestou dinheiro?? HAHAHA Aliás, a Grécia, como já expliquei, paga de juros metade de portugal em termos do PIB :') A única culpa de quem emprestou o dinheiro foi de ter avaliado mal a Grécia... se soubesse a meretriz que a mesma é, tinham cortado o financiamento há muito (por isso é que agora para lhe emprestar um chavo a 3 anos pedem-lhe 17%).

Perdi um tempo a escrever-te porque já li a demagogia toda que escreveste, baseada em factos errados, como se os gregos fossem uns coitados, o que não é verdade.
De resto, entende-te como quiseres. Se quiseres continuar a ir contra os moinhos, estás à vontade.
Já fiz o meu trabalho civico de te explicar o que é a Grécia que chora qd tem um PIB per capita de 22k€, quando portugal tem um PIB semelhante e a Bulgaria ou a Roménia têm PIBs bastante inferiores (e portanto vivem pior).

Registado: 15/4/2008 14:12

por jccgold » 3/2/2015 3:45

RPedroG Escreveu:Na Alemanha os carros (ainda) nao pagam portagens, mas os transportes pesados ja pagam.

Logo para beneces essa é excelente para a comparação. Mas disseste aos amigos alemães, que as autoestradas portuguesas podem ser melhores, mas depois as estradas nacionais são uma calamidade? Eu prefiro para mim a situação alemã.
Depois a ausencia de transito em autoestradas em Portugal. Leva-os a sairem de Lisboa as 18h em direccao a Setubal a passar a ponte sobre o tejo. Uma vez fiz isso fiquei umas 2h retiro até chegar à zona do Seixal. Depois claro nao havia transito a partir daí. 2ª circular a mesma miseria. Tudo quanto é acessos importantes estao entupidos em horas de entrada no trabalho e saida do trabalho.
Quanto a trabalhadores, na alemanha existe o sistema de recibos verdes? E incentivos à precarização, ou seja aos novos empregos o q vai provocar q as empresas despeçam os q estao há 6 meses e metam outros?
Então continuo à espera da resposta à pergunta. Pq é que de 1918 a 1932 e 1945 a 1953, total de 22 anos os alemães não conseguiram pagar? Pq em 1/4 desse tempo querem que os gregos paguem. Se me vêm com a história da guerra, eu digo então e a Grécia não tem problemas que a Alemanha não tinha como a corrupção? Ou o facto de não terem moeda própria?
Que saiba em 2008 a dívida da Alemanha em relacao ao PIB era igual à de Portugal por isso essa de que nao fizeram dividas para pagar nao é verdade.
Quanto a diferenças entre o norte da europa e o sul e assumir responsabilidades, q saiba a Islandia fica no norte e mandaram às urtigas o que quem lá esteve andou a assinar
http://economico.sapo.pt/noticias/como- ... 54357.html
A Grecia teve parte da divida perdoada mas o peso da divida em relacao ao PIB está igual pq o PIB apos medidas da Troika caiu 25%.

O ponto é que, dizem os livros de economia numa situação como a grega deve ser adoptada uma politica expansionista. E quiseram impor à Grécia o contrário. Resultado disso, PIB caiu 25% e a situação do defice nao melhorou enquanto a situacao social piorou muito. Portanto agora a UE que assuma as responsabilidades do que impôs à Grécia não ter resultado. É muito giro 1º impor o que têm de fazer, e depois quando nada resulta dizer que a culpa é toda dos próprios.
O que o Syriza quer fazer é ter as mesmas condições que a Alemanha teve em 1953 que é juntar o pagamento da dívida ao ritmo de crescimento da economia. Que é o que Obama fez nos Estados Unidos incentivou o crescimento da economia e com isso é que reduziu o défice de 10% em 2008 para os 3% actuais. E volto a dizer a UE é muito mais culpada de ter permitido a falsificação de contas na Grécia do que o grego comum que é quem está a pagar a crise

por Dr Tretas » 2/2/2015 17:44

Raposo Tavares Escreveu:
No mesmo sentido dos ingleses, vem o Obama e os prémios Nobel do costume. Fala-se de tirar sangue às pedras e refere-se Sísifo (o do pedregulho serro acima). No entanto, há quem tema que Portugal e a Espanha (acredito que o problema seja, de facto, a Espanha) peçam para si, os benefícios que a Grécia venha a conseguir.

Pois era só o que faltava, os gregos já tiveram perdão de 30% da dívida, coisa que mais ninguém teve, e Portugal já pagou por isso (a nossa banca teve prejuízos com a dívida grega). Estou mesmo a ver que daqui a pouco lhes vão propor que não precisam de pagar juros. Então e nós? Se não pagássemos juros da dívida não havia défice, pois o saldo primário é positivo.

Quer dizer, andamos aqui a pagar impostos feito parvos e os gregos a tomar banho no mediterrâneo? Não estou a gostar nada do caminho que isto está a tomar, mas ou há moralidade ou comem todos :shame:

Registado: 29/10/2013 12:15

por moppie85 » 2/2/2015 16:55

Raposo Tavares Escreveu:Os britânicos aconselham um plano melhor para a Grécia e contenção aos gregos. Acreditam que um confronto entre os gregos e os responsáveis máximos da zona euro é um risco grande para a economia do mundo... e, bem entendido, para a sua própria economia.
http://bourse.lesechos.fr/infos-conseils-boursiers/actus-des-marches/infos-marches/osborne-met-en-garde-contre-une-confrontation-grece-zone-euro-1028720.php#xtor=&utm_source=ExtensionFactory.com&utm_medium=extension&utm_campaign=extension&utm_content=newtab

No mesmo sentido dos ingleses, vem o Obama e os prémios Nobel do costume. Fala-se de tirar sangue às pedras e refere-se Sísifo (o do pedregulho serro acima). No entanto, há quem tema que Portugal e a Espanha (acredito que o problema seja, de facto, a Espanha) peçam para si, os benefícios que a Grécia venha a conseguir.
http://www.lecho.be/detail.art?a=9595507&n=3323&itm_campaign=newsteaser&ckc=1

De uma forma mais ínvia, os franceses dão uma no cravo e outra na ferradura: apoiam a reestruturação e a renegociação da dívida grega, mas incitam-nos a pagar impostos. A mim, parece-me bem.
http://www.lefigaro.fr/international/2015/02/01/01003-20150201ARTFIG00223-paris-soutient-un-nouveau-contrat-avec-athenes.php
http://www.lefigaro.fr/flash-eco/2015/02/02/97002-20150202FILWWW00045-sapin-que-chaque-grec-paie-ses-impots.php

Quanto ao alemães, holandeses, austríacos, finlandeses... o silêncio que mantêm já se torna ensurdecedor. Ao fim e ao cabo, disseram o que tinham a dizer há 3 ou 4 dias atrás.

obviamente que o osborne tal como o obama digam isso hehehe não foram eles que emprestaram a guita lol

Registado: 15/4/2008 14:12

por RaposoTavares » 2/2/2015 16:11

Os britânicos aconselham um plano melhor para a Grécia e contenção aos gregos. Acreditam que um confronto entre os gregos e os responsáveis máximos da zona euro é um risco grande para a economia do mundo... e, bem entendido, para a sua própria economia.
http://bourse.lesechos.fr/infos-conseils-boursiers/actus-des-marches/infos-marches/osborne-met-en-garde-contre-une-confrontation-grece-zone-euro-1028720.php#xtor=&utm_source=ExtensionFactory.com&utm_medium=extension&utm_campaign=extension&utm_content=newtab

http://www.lecho.be/detail.art?a=9595507&n=3323&itm_campaign=newsteaser&ckc=1

De uma forma mais ínvia, os franceses dão uma no cravo e outra na ferradura: apoiam a reestruturação e a renegociação da dívida grega, mas incitam-nos a pagar impostos. A mim, parece-me bem.
http://www.lefigaro.fr/international/2015/02/01/01003-20150201ARTFIG00223-paris-soutient-un-nouveau-contrat-avec-athenes.php
http://www.lefigaro.fr/flash-eco/2015/02/02/97002-20150202FILWWW00045-sapin-que-chaque-grec-paie-ses-impots.php

Quanto ao alemães, holandeses, austríacos, finlandeses... o silêncio que mantêm já se torna ensurdecedor. Ao fim e ao cabo, disseram o que tinham a dizer há 3 ou 4 dias atrás.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por BearManBull » 2/2/2015 14:18

RPedroG Escreveu:
Outra situacao que deixa os meus colegas perplexos em Portugal é que qq porcaria é feita com dinheiro da EU. No verao passado andavamos a passear, passamos por um restaurante em obras q dizia salvo erro qq coisa como "custo total 1 milhao de euros, financiamento da EU 500 mil euros" . Eles viram o simbolo da EU e valores e perguntaram o q significava. Quando contei q uma pessoa ia renovar o seu restaurante e receber 500 mil euros da EU para isso eles nao queriam acreditar.

Portugal (e a Grecia) receberam inumeros fundos nos anos 80/90 para se modernizar. Tanto em Portugal como na Grécia foi utilizado esse dinheiro para meter no bolso. A culpa segundo as tuas palavras é da supervisao. A questao na minha opiniao é mais uma vez a responsabilidade. Se é preciso um supervisor para tudo, entao o povo é incompentente e corrupto. Se reclamam por um supervisor, entao nao reclamem quando a EU (e principalmente a Alemanha) diz "paguem a divida".

Meter as culpas das proprias dividas numa supervisao é aceitar-se que se é pequeno, irresponsavel e dependente de alguém que lhe diga como deve viver. Paises com a idade de Portugal e Grécia já tem idade suficiente para serem "adultos"...

Obrigado pela partilha Pedro, as situações que referes parecem ter um fundamento sólido.

Nessa questão da supervisão, devia ter sido establecido um tecto mais baixo por parte dos credores, na altura em que se chegou aos 60% Divida/PIB deveria existir imediatamente um mecanismo de alarme, digo os 60% porque o limite teórico penso que se situa nos 80%. Imcompreensível como as agências de rating mantiveram rates tão altos até ser mesmo impossível continuar a mascarar a dívida, já os mercados depressa deram o sinal de alerta com o ínicio do bear em 2007.

Mas de qualquer forma não se pode culpar ninguém pelo nosso desaire, ainda hoje temos obras completamente fora de contexto em curso, auto estrada do norte... E neste segmento das estradas devia-se ter investido numa melhoria dos IPs em pontos críticos e expansão para duas faixas em zonas que justifica-se.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por Ativo » 2/2/2015 12:56

Acho engraçada a mentalidade de que a união Europeia ou a sua zona Euro tem, de certo modo, de tomar conta de nós ou dos gregos, depois dos desvarios que neste país ou noutro, como a Grécia, se praticaram.
A mentalidade, em Portugal e certamente noutros países, é de "CFN" da União Europeia. Há quem pense: portá-mo-nos mal, gastámos mais do que podíamos, agora tomem conta de nós (quem diz de nós, diz dos gregos).
Também acho interessante que quem continua a emprestar parece que é o mau da fita. Quem empresta, neste momento, à Grécia, não é o mau da fita, está sim a ajudar a Grécia porque sem financiamento seria o fim do mundo "em cuecas" na Grécia.
Quem empresta dinheiro à Grécia tem que impor, obviamente, condições e cabe à Grécia, em acordo com os financiadores dela, delinear as medidas que dêem garantias ao financiadores de serem reembolsados. Portanto a política que a Grécia há-de pôr em prática para pagar a sua dívida é da responsabilidade dela e não de quem lhe empresta dinheiro, mas essa politica tem evidentemente que merecer a concordância dos financiadores.
Quando se trata de pagar uma dívida há que fazer sacrifícios , austeridade. Sempre foi assim e há-de ser.
A Grécia já foi alvo de perdão de dívida que estava em mãos particulares. Não creio que os contribuintes dos outros países estejam dispostos a perdoar dívida aos gregos, até porque se tal acontecesse também teriam que perdoar aos portugueses, aos espanhóis, aos italianos, etc..
Poderão, talvez, aliviarem-se as condições de pagamento da dívida dos gregos (eles já têm condições especiais de pagamento da sua dívida) mas não mais do que isso.

Registado: 24/1/2014 17:24

por RPedroG » 2/2/2015 12:50

Na Alemanha os carros (ainda) nao pagam portagens, mas os transportes pesados ja pagam. E para os carro também já há discussao desde há uns anos q devem comecar a pagar.
E o facto de quererem introduzir as portagens é precisamente para melhorar as estradas. Em Portugal pago pelas portagens, mas tenho Autoestradas por todo o lado (até em demasia), com menos movimento e bastantes com melhores condicoes.
Na Alemanha nao pago pelas portagens, mas tenho muito transito na maior parte das autoestradas. Qualquer colega meu que va a Portugal e ande na A2 fica maravilhado. Sempre que volta comenta: "Mas porque é q a autoestrada é tao boa e nao tem ninguem? Quem me dera ter uma autoestrada daquelas aqui"
Atencao que na minha opiniao a solucao nao é exactamente a portuguesa. Pois mais uma vez Portugal decidiu para beneficio de alguns bolsos, andar a construir autoestradas (com o dinheiro da EU) por todos os lados e depois privatiza-las e dar os lucros a privados.

O PDF é de 2003 e nao estamos a falar de um sector mas no geral. E no geral em 2011/12 sao cerca de 20% no total.
Eu por acaso nao conheco ninguem que pertenca aos sindicatos, nem tenho interesse em pertencer e ter que pagar 1% do meu ordenado (bruto) para pertencer.

A Alemanha elegeu o Hitler e por isso tiveram o pais destruido e pagaram uma boa parte. Uma parte nao conseguiram pagar e pediram um perdao. Desde o perdao nunca mais elegeram nenhum hitler nem ficaram com dividas por pagar.
A Grécia elegeu um politico e andaram a meter reformas aos 50, 15 meses de ordenado (por falar nisso na Alemanha nao há sequer 14 meses). Depois repararam em 2012 q nao conseguiram pagar a divida. Tiveram uma boa parte perdoada. E continuaram a nao cumprir as regras. Passado 3 anos aumentam os salarios e recontratam trabalhadores. Mas nao conseguem pagar a divida e por isso querem um novo perdao.

Uma grande diferenca entre os paises Nordicos e os Paises do Sul é a responsabilidade. Todos podem cometer erros. Mas assumem-se responsabilidades e tenta-se melhorar e aprender com os erros. E se faz-se um acordo, entao tenta-se cumprir.
A Grecia cometeu erros, teve a uma parte da divida perdoada e agora em vez de aprender com os erros e tentar melhorar, elege um politico que diz "epa isto de poupar dinheiro nao é para mim. Eu aumento os ordenados e recontrato trabalhadores. Mas isso de pagar a divida toda, também nao me interessa"
Ou seja, está a fugir às responsabilidades e a nao aprender com os erros.

Outra situacao que deixa os meus colegas perplexos em Portugal é que qq porcaria é feita com dinheiro da EU. No verao passado andavamos a passear, passamos por um restaurante em obras q dizia salvo erro qq coisa como "custo total 1 milhao de euros, financiamento da EU 500 mil euros" . Eles viram o simbolo da EU e valores e perguntaram o q significava. Quando contei q uma pessoa ia renovar o seu restaurante e receber 500 mil euros da EU para isso eles nao queriam acreditar.

Portugal (e a Grecia) receberam inumeros fundos nos anos 80/90 para se modernizar. Tanto em Portugal como na Grécia foi utilizado esse dinheiro para meter no bolso. A culpa segundo as tuas palavras é da supervisao. A questao na minha opiniao é mais uma vez a responsabilidade. Se é preciso um supervisor para tudo, entao o povo é incompentente e corrupto. Se reclamam por um supervisor, entao nao reclamem quando a EU (e principalmente a Alemanha) diz "paguem a divida".

Meter as culpas das proprias dividas numa supervisao é aceitar-se que se é pequeno, irresponsavel e dependente de alguém que lhe diga como deve viver. Paises com a idade de Portugal e Grécia já tem idade suficiente para serem "adultos"...

por paucd » 2/2/2015 11:55

LionH Escreveu:Os Gregos é óbvio são os baldas da Europa . Portugal fica a meio termo e os Irlandeses são mais civilizados. Os Gregos julgaram que podiam viver do ar e que os euros iam cair sempre do ceu (salario minimo de 750€ , 15 salarios , fuga aos impostos, etc ), os Portugueses já não foi tanto assim pois o salário sempre foi muito baixo , logo quem meteu mais ao bolso foram os corruptos , os f. publicos e os reformados (que tiveram e tem benesses que não são compatíveis com o rendimento do País e são as gerações futuras que estão a pagar isto sem terem direito ao mesmo quando chegar a sua vez)e a banca . Os Irlandeses tiveram que salvar a sua banca vitima de especulação imobiliária e má gestão como é obvio.

Excelente resumo!

Registado: 29/11/2007 11:31

por jccgold » 2/2/2015 11:55

É irrelevante pq 1) se a Alemanha está a fazer milhares de creches publicas é pq há mercado para elas e 2) se em Portugal fizerem hospitais que depois tenhas de pagar taxas moderadoras ou universidades onde ha propinas nao vai deixar de ser considerado investimento publico.
Na Alemanha nao se investe sem ser a pagar? Quanto é que se paga para andar na autobahn? Onde sao mais caras as portagens em Portugal ou na Alemanha?
Na Alemanha ganham no 1º ano e podem tirar maternidade 3 anos. Em Portugal ganham nos 1ºs 5 meses apos o qual têm de ir trabalhar
Se quem disse os 90% na Alemanha nao está correcto, nao deixei de reparar nesse pdf que em país desenvolvidos como Suecia, Noruega, Dinamarca, chegam aos 70% sindicalizados, em países sub-desenvolvidos como Espanha 15%. E na funcao publica alemã por esse pdf estao quase nos 60% sindicalizados.
Os gregos é q elegeram os politicos logo têm de pagar a dívida. Mas quem é que elegeu o Hitler fui eu? O Hitler foi eleito.
Teve a volta de 25% da divida perdoada 100 mil milhoes euros, e as medidas da Troika fizeram o PIB cair a volta de 25%. Ou seja o peso da dívida é o mesmo após este período. De quem é a responsabilidade do peso da dívida em relacao ao PIB manter-se igual? Não foram políticas impostas de fora? Ou esta a maior sustentabilidade da divida grega depois desse perdão? Nao está, nao existe. O perdao a divida alemã em 1953 nao foi por serem loiros, mas pela insustentabilidade da divida.

Os pontos são 1) os alemães nao têm menos benesses que o povo portugues ou grego do Estado. 2) Isso é tudo muito giro dizer que a responsabilidade é das pessoas. Até ao dia que se fartam e começam guerras. A UE não impõe regras para tudo? Não tem nenhuma responsabilidade na falta de supervisão das contas gregas? Bem comparado é dizer que eu como contribuinte sou culpado pelo BPN e tenho de pagar a sua divida sendo que o Banco de Portugal nao fez o seu trabalho.
Sou completamente a favor do defice publico obrigatorio de 0.5% nos países mas estando nós no ponto em que estamos a UE deve assumir as suas responsabilidades e se calhar admitir que uma regra como essa deveria existir desde a sua fundação. Por acaso o povo grego teve algum referendo a perguntar-lhes por ex se queriam entrar no Euro? Portugal teve? Onde está a minha responsabilidade pela divida em euros de Portugal se nunca me foi perguntado nada?
Editado pela última vez por jccgold em 2/2/2015 12:03, num total de 1 vez.

por RPedroG » 2/2/2015 10:51

jccgold Escreveu:
RPedroG Escreveu:Tens dados falsos aí.
Na Alemanha o numero de trabalhadores membros de sindicatos esta muito abaixo dos 90%.
A Merkel nao está a dar creches gratuitas para todos. A Alemanha diz que as criancas tem direito a um lugar numa creche do estado. Ou seja, tem que haver uma vaga para ela. O lugar nao é gratis. Custa 450€ por mes.
Exemplo: Eu tenho 2 filhos que nasceram em Dezembro passado. Inscrevi-os para um lugar numa creche do estado em Julho. Sim 5 meses antes de nascerem. Provavelmente terei lugar para elas em Setembro de 2016 numa das creches do Estado que me inscrevi. Se nao receber lugar para elas já em Setembro de 2015 posso ir para tribunal pois tenho direito a ter um lugar vago. A questao é que o Estado tem depois 2 hipoteses:
- diz-me que há um lugar numa creche do estado no outro lado da cidade e sendo assim se eu quiser posso atravessar a cidade toda para ir lá deixar a crianca. Caso nao queira, é meu problema.
- caso nao exista nenhum lugar em nenhuma creche na cidade e eu tenho que as por num creche privada, entao o estado paga-me a diferenca entre a creche privada e o q eu pagava para a creche do estado.

E acho piada à frase que a EU é que é culpada pelos gregos estarem com muitas dividas... Se tu ficas com muitas dividas, a culpa é de quem? Uma coisa é verdade, se a Grécia nao pagar, a EU é q fica a arder com o dinheiro. Assim como se tu nao pagas o credito ao Banco, o Banco arrisca-se a ficar a arder. A questao é q a seguir se precisas de dinheiro emprestado, ninguem te empresta. E o mesmo irá acontecer à Grécia. Estao no livre direito de nao pagar a divida. A questao é q a partir desse momento nao recebem mais 1€ sequer. E sem a EU, será engracado ver aonde é q se vao financiar e a que juros... Por muito q um país ache os gregos simpaticos ou seja amigo deles, ninguem esta disposto a emprestar dinheiro a caloteiros.

Pois 90% de alemaes sindicalizados foi o numero que ouvi. 90% e que na Alemanha há 19 sindicatos. Se tens fonte de outros numeros é favor mostrar.
Se a Merkel prometeu criar creches para que todos os alemães possam ter acesso a uma, é porque actualmente há falta de creches. Se são pagas ou não é irrelevante para o argumento. O Estado alemão está a investir em creches e não é pouco pelos vistos em 500 mil.
http://www.publico.pt/mundo/jornal/pole ... nha-178189
Era só um exemplo entre muitas benesses que os alemães têm. Também é mentira que uma mãe alemã pode ficar até 2 anos em casa sem ter de voltar ao trabalho?
Estando tão bem informado sobre o que se passa na Alemanha poderás fazer a comparação entre as benesses que há em Portugal e as que existem na Alemanha. Essa informação é bem vinda.

Se eu fizer dívidas e as tiver quem as fiz fui eu pessoalmente. O grego que agora paga impostos pesadissimos nao foi ele a assinar as dívidas. Existe uma diferença de todo o tamanho entre uma coisa e outra.
Pelo teu argumento os mais caloteiros são os alemães visto que tiveram perdão da dívida em 60% em 1953. Portanto a minha pergunta era, porque é que em tempo de paz em 22 anos os alemães não conseguiram pagar a dívida nem após a 1ª guerra mundial, nem após a 2ª guerra mundial visto que ao contrário dos gregos são tão bons trabalhadores? O que provocou que os alemães sejam actualmente os maiores caloteiros da Europa?
Porque se não queres pagar 1€ que seja aos gregos, tenho gente da minha família que no tempo da 2ª guerra mundial tinham de dar ao Salazar parte do que produziam para ser enviado aos Nazis assim como todos os portugueses. Até hoje não receberam um tostão da Alemanha de indeminização. Já estes têm quem os defenda, vão exigir aos caloteiros que paguem pelos prejuizos que causaram e é claro que os caloteiros não querem pagar voluntariamente
http://pt.euronews.com/2013/04/24/greci ... a-mundial/

Eu acho interessante dizeres que é irrelavante o estado investir em algo que vai ser gratis ou que custa 450€ por mes.
Ou seja se em Portugal o estado remodelar por exemplo todas as escolas para ti é indiferente se qualquer pessoa pode entrar lá ou se custa X por mes a quem quiser usufruir.
O Estado Alemao esta a construir creches que se eu quiser usar, tenho que pagar 450€ por mes. Se fosse na Grecia o estado investia para provavelmente dar de graca a todas as pessoas. Essa é a diferenca. Na Alemanha investe-se com cabeca.
Acho curioso considerares as creches alemas uma benesse. É bom que estejam a melhorar o numero de creches, mas quem quer paga. Em Portugal também há creches publicas, quanto custam por mes?

Uma mulher pode ficar até 3 anos (e nao 2) em casa até voltar ao trabalho. Mas no 2o e no 3o ano recebe 0 euros de ordenado. No 1o ano recebe no maximo 60% do ordenado que tinha antes. Na Alemanha as pessoas tem que optar por um sistema de saude publico ou privado. A minha mulher tem um sistema privado (nao pode voltar ao publico), ou seja, todos os meses (independentemente se esta em licenca de maternidade ou nao), tem que continuar a pagar o seguro. No caso da minha mulher sao acima de 600€ por MES. As criancas também tem que usar entao o sistema de saude privado. Por crianca custa 180€ por MES.
Eu tive direito a 2 dias de ferias pelo nascimento dos filhos. Se quiser posso tirar licenca de paternidade (passo a receber 60% do ordenado). No conjunto de pai+mae nao podemos exceder os 14 meses. Tudo o que seja acima significa que se passa a receber 0€.

Relativamente aos teus 90% de membros nos sindicatos, como referi estao completamente falsos.
http://www.google.pt/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=10&cad=rja&uact=8&ved=0CFAQ_xMwCQ&url=http%3A%2F%2Fwww.bls.gov%2Fopub%2Fmlr%2F2006%2F01%2Fart3full.pdf&ei=bELPVIvBLcrkaMOogaAK&usg=AFQjCNHuwX0UwUuvmTf73wvVwCTmI-pE_w&bvm=bv.85076809,d.d2s
http://www.aepet.org.br/site/noticias/pagina/9980/Sindicatos-lutam-por-influncia-perdida-na-Alemanha
O numero esta abaixo dos 20%.

Ainda relativamente à Alemanha. Devido à DDR, alguns estados alemaes ainda tem o imposto de solidariedade. Eu pago 1,4% todos os meses por ter existido a DDR.
Quem é religioso tem que pagar 2% de imposto. Quem nao paga esse imposto, nao tem direito a nada da igreja: casamento, batizado, funeral....

Os gregos nao fizeram as dividas? Entao quem é q foi? Eles elegeram os politicos que fizeram as dividas.
Se faz nao comprar dividas criadas por um pais destruido por uma guerra mundial com as dividas criadas por um pais que quis reforma aos 50 anos. E nao te esquecas que a Grécia ja teve uma boa parte de dividas há 2 anos perdoadas.

A mentalidade na Grécia e em Portugal é a de fuga aos impostos e de sacudir as responsabilidades. E é esse o grande problema, tanto da Grécia como de Portugal. E é essa uma grande diferenca entre a Alemanha e Portugal/Grécia.

Na Alemanha um ministro é acusado de plágio de um doutoramento. Demite-se imediatamente e sai da politica.
Que acontece/aconteceu em Portugal?
Tens aí a resposta sobre quem é sério e quem nao é.

Os gregos já tiveram uma discussao sobre a divida. Foi aceite um perdao parcial. Aceitaram isso. Entao agora que assumam a responsabilidade e que paguem. Caso nao queiram pagar, entao que saiam da EU e vao para a miséria pq será para onde vao caso deixem de pagar as dividas. A decisao está mais uma vez no povo grego. O Povo é que elege os politicos. A responsabilidade é toda do povo grego.

por BearManBull » 2/2/2015 6:56

jccgold Escreveu:Monopólios do Estado pagam-se com menos impostos e menos dívida pois os dividendos são dos contribuintes vide Noruega e Suecia e as suas companhias estatais de petroleo e acima de tudo sempre há algum controlo com o voto das pessoas

Raposo Tavares Escreveu:esta inflexão no discurso parece significar que as coisas não lhe estão a correr muito bem.

Por inflexão estamos a falar do discurso de hoje que as tranches da Troika é como um drogado à espera da próxima "fix"? Nao existe inflexão nenhuma, o Syriza teve muitos anos a preparar-se sabem muito bem o que estão a fazer e as etapas que têm de percorrer. Basta dizer que fizeram o governo em 3 dias.

Raposo Tavares Escreveu:De qualquer maneira, que me lembre, não fui eu nem os meus vizinhos que pusemos a Grécia de pantanas. E o dinheiro que me devem já pagavam seis meses de propinas da mais velha... fora o que lhe devem a ela.

Por dinheiro roubado à filha já contabilizou o dinheiro roubado a Portugal que agora tem de pagar com impostos nomeadamente com contratos lesivos ao Estado portugues? Por ex os acordos comerciais em que se abriu o mercado europeu aos texteis chineses visto que era um mercado onde Portugal concorria mas nao a Alemanha? A Alemanha faz todos o tipo de regras na UE que os beneficiam com todo o desplante, lembro-me por ex de um que obriga qualquer empresa de carros a que se querem produzir carros de alta cilindrada têm de produzir tambem carros de baixa cilindrada. Ora isso protege quem, bmw, mercedes, vw, opel, é à descarada regras feitas à medida da economia alemã.
Veja lá se agora a UE nao se impõe a bloquear a importação de painéis foltovoltaicos chineses que recebem apoio estatal chinês, visto que a Alemanha concorre a fazer o mesmo? Alguma vez houve a mesma preocupação com por ex o uso de quimicos proibidos na UE em roupa chinesa ou do Bangladesh. Não seja adepto daquela ideologia chamada o Inocentismo. Nos Estados Unidos que é um sistema comparável, existe uma transferencia à séria de fundos dos Estados mais ricos para os mais pobres, falamos à volta de 3% do PIB de cada Estado de forma a equilibrar o mercado interno, cá na UE os apoios comunitários dos Estados / países mais ricos não chegam a 1% sendo que depois ainda são distribuidos por si mesmos como a PAC para os franceses

Jerónimo, és tu?
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por jccgold » 2/2/2015 3:25

Nao, pq o metro fosse privado e se lembrassem de fazer preços estupidos haviam smp alternativas camioneta, carro, taxi, mota e até bicicleta. Na agua nao tens hipótese.

por Dr Tretas » 2/2/2015 3:14

jccgold Escreveu:Isso são empresas que dão prejuizo. Como diria o Ulisses, só se privatiza o que dá lucro. Além do mais não são monopólios qq dessas empresas pode ter concorrencia

Nem todas podem ter concorrência assim tão facilmente, a Refer é um monopólio natural, e as outras não andam muito longe disso, os custos de capital para criar uma linha de metro de raiz são bem grandes.

Para isso, também posso dizer que as companhias da água podem ter concorrência, é só fazer uns buracos e por canos :mrgreen:

por jccgold » 2/2/2015 1:07

Isso são empresas que dão prejuizo. Como diria o Ulisses, só se privatiza o que dá lucro. Além do mais não são monopólios qq dessas empresas pode ter concorrencia

por Dr Tretas » 2/2/2015 1:03

youmeu Escreveu:Vocês a falar disso e eu a fazer ex de maximkzação de lucro em mercados monopolistas para o exame de recurso de micro-economia :mrgreen:

Isto agora com o Syriza dou-lhe um mês para se auto implementar o (praticamente impossível) modelo de concorrência perfeita -> 100% transparência, não é necessário a intervenção do estado na economia, 0 lucro para as empresas (produtor sobe o preço em 1% já ninguem lhe compra)...

Na Grécia vai-se auto-implementar um sistema bem conhecido: "Quem não tem dinheiro, não tem vícios" :mrgreen:

jccgold Escreveu:Monopólios do Estado pagam-se com menos impostos e menos dívida pois os dividendos são dos contribuintes vide Noruega e Suecia e as suas companhias estatais de petroleo e acima de tudo sempre há algum controlo com o voto das pessoas

O problema é que países como Portugal e a Grécia não são populados por suecos e noruegueses... Onde é que andam os "dividendos" da Carris, do Metro do Porto, da TAP, da CP, da Refer, da Soflusa, das Estradas de Portugal, enfim, a lista não tem fim :wall:

por jccgold » 2/2/2015 0:49

Monopólios do Estado pagam-se com menos impostos e menos dívida pois os dividendos são dos contribuintes vide Noruega e Suecia e as suas companhias estatais de petroleo e acima de tudo sempre há algum controlo com o voto das pessoas

Raposo Tavares Escreveu:esta inflexão no discurso parece significar que as coisas não lhe estão a correr muito bem.

Por inflexão estamos a falar do discurso de hoje que as tranches da Troika é como um drogado à espera da próxima "fix"? Nao existe inflexão nenhuma, o Syriza teve muitos anos a preparar-se sabem muito bem o que estão a fazer e as etapas que têm de percorrer. Basta dizer que fizeram o governo em 3 dias.

Raposo Tavares Escreveu:De qualquer maneira, que me lembre, não fui eu nem os meus vizinhos que pusemos a Grécia de pantanas. E o dinheiro que me devem já pagavam seis meses de propinas da mais velha... fora o que lhe devem a ela.

Por dinheiro roubado à filha já contabilizou o dinheiro roubado a Portugal que agora tem de pagar com impostos nomeadamente com contratos lesivos ao Estado portugues? Por ex os acordos comerciais em que se abriu o mercado europeu aos texteis chineses visto que era um mercado onde Portugal concorria mas nao a Alemanha? A Alemanha faz todos o tipo de regras na UE que os beneficiam com todo o desplante, lembro-me por ex de um que obriga qualquer empresa de carros a que se querem produzir carros de alta cilindrada têm de produzir tambem carros de baixa cilindrada. Ora isso protege quem, bmw, mercedes, vw, opel, é à descarada regras feitas à medida da economia alemã.
Veja lá se agora a UE nao se impõe a bloquear a importação de painéis foltovoltaicos chineses que recebem apoio estatal chinês, visto que a Alemanha concorre a fazer o mesmo? Alguma vez houve a mesma preocupação com por ex o uso de quimicos proibidos na UE em roupa chinesa ou do Bangladesh. Não seja adepto daquela ideologia chamada o Inocentismo. Nos Estados Unidos que é um sistema comparável, existe uma transferencia à séria de fundos dos Estados mais ricos para os mais pobres, falamos à volta de 3% do PIB de cada Estado de forma a equilibrar o mercado interno, cá na UE os apoios comunitários dos Estados / países mais ricos não chegam a 1% sendo que depois ainda são distribuidos por si mesmos como a PAC para os franceses
Editado pela última vez por jccgold em 2/2/2015 1:13, num total de 5 vezes.

por Youmeu » 2/2/2015 0:48

Vocês a falar disso e eu a fazer ex de maximkzação de lucro em mercados monopolistas para o exame de recurso de micro-economia :mrgreen:

Isto agora com o Syriza dou-lhe um mês para se auto implementar o (praticamente impossível) modelo de concorrência perfeita -> 100% transparência, não é necessário a intervenção do estado na economia, 0 lucro para as empresas (produtor sobe o preço em 1% já ninguem lhe compra)...
Editado pela última vez por Youmeu em 2/2/2015 0:50, num total de 1 vez.
The only thing certain is uncertainty itself...

Registado: 17/8/2013 17:10

por Dr Tretas » 2/2/2015 0:30

jccgold Escreveu:Esse sistema chama-se EDP, contratos das renováveis, ANA, PT durante largos anos, concessoes rodoviárias, ETARs, agora prepara-se as águas etc

Não sei o que diga... Monopólios do Estado, pagam-se com impostos altos e dívida, monopólios privados com contas excessivas no fim do mês, nenhum é bom...

A Crise no Telegraph

por RaposoTavares » 2/2/2015 0:26

Imagem
Esta é a cara de alguém que quis por em ordem o sistema fiscal grego. Ameaçado de ficar com as pernas partidas e vítima de diversas outras ameaças, foi alvo de escolta policial e, em junho, mandou as finanças gregas às urtigas.
Aconselha o Syriza ter juízo. Pensa que é necessária moderação no discurso, caso contrário o governo grego acabará a falar para a parede e sem dinheiro.
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/greece/11381653/Death-threats-forced-me-to-quit-my-job-says-Greeces-top-tax-man.html

Imagem
Esta é a cara de alguém que se fartou da demagogia grega. Não perdoa mais calotes.
A propósito: Quando recordamos que a Grécia inventou a democracia, esquecemo-nos sempre que foram os atenienses que a inventaram, que a aplicaram só a 10% da população e que inventaram também a demagogia. Aristófanes, muito 'oportunisticamente' esquecido pelos bem pensantes que pululam por aí, satirizou a demagogia numa obra dramática brilhante a que chamou 'As nuvens'. Lê-se num ápice.
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/germany/11381698/No-more-debt-forgiveness-for-Greece-says-Angela-Merkel.html

O poder do 'Podemos' dá nas vistas na 'Velha Albion'. Claramente, os ingleses congratulam-se, mesmo quando não o dizem, de não terem embarcado no €. Quem poderá dizer que não têm razão?
http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/europe/spain/11381703/Spains-radical-leftist-party-shows-strength-in-big-rally.html

O Yanis Varoufakis estará a ganhar tempo (coisa que também não abunda na situação grega), está a gozar o pagode ou está a amaciar a sua posição?
Ainda é cedo para sabermos. De qualquer forma, esta inflexão no discurso parece significar que as coisas não lhe estão a correr muito bem.
O discurso anti alemão, por outro lado, não augura nada de bom. A Grécia, ao fim e ao cabo, andou a enganar toda a gente.
De qualquer maneira, que me lembre, não fui eu nem os meus vizinhos que pusemos a Grécia de pantanas. E o dinheiro que me devem já pagavam seis meses de propinas da mais velha... fora o que lhe devem a ela.
http://www.telegraph.co.uk/finance/economics/11383158/Greece-will-go-cold-turkey-on-debt-says-finance-minister.html

Contas feitas, há cada vez mais quem ache que a Grécia ganharia com uma saída ordenada do €. Começo a identificar-me com esta opinião. Nem que seja por causa do fim do €... para toda a gente. Lembram-se da bica a 40 cêntimos?
Pois cá eu lembro-me dela a vinte e cinco tostões. Ó, Ó!
http://www.telegraph.co.uk/finance/economics/11382634/Why-I-think-Greece-would-make-a-success-of-Grexit.html
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por jccgold » 1/2/2015 23:48

Esse sistema chama-se EDP, contratos das renováveis, ANA, PT durante largos anos, concessoes rodoviárias, ETARs, agora prepara-se as águas etc

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, Luzemburg, PAULOJOAO, Shimazaki_2, Top5555 e 158 visitantes